Válvula de segurança para caldeira: para que serve, princípio de funcionamento e funções, verificação do funcionamento da válvula, instalação

Os proprietários de aquecedores de água muitas vezes se deparam com o fato de que a água goteja (flui) da válvula de segurança. Infelizmente, hoje, na era da tecnologia moderna, esse problema é problemático. Isso se deve à complexidade de determinar a causa do vazamento do aquecedor de água. Considerando que pode ser completamente novo, ou a parte quebrada já foi trocada várias vezes, mas continua pingando mesmo assim. Para entender os principais motivos desse colapso desagradável e irritante, primeiro você precisa descobrir que tipo de peça é e por que é necessária.

O dispositivo da válvula de segurança e o princípio do seu funcionamento.

Na verdade, o acessório serve para aliviar o excesso de pressão dentro da caldeira. Consiste em dois cilindros perpendiculares entre si. Os cilindros têm tamanhos diferentes e uma cavidade comum.

Há uma válvula dentro do grande cilindro que se abre quando a água da rede começa a fluir. Conforme o tanque se enche, a pressão aumenta gradualmente. E assim que o tanque estiver cheio, ficará mais alto por dentro do que por fora e fará com que a válvula feche.

Dentro do segundo cilindro existe também uma válvula, mas com uma mola mais potente. Esta mola foi projetada para a pressão mais alta que se acumula quando a água é aquecida. E quando ultrapassar a taxa estabelecida, a mola se comprimirá, abrindo o orifício de drenagem por onde a água escoará.

Uma caldeira com vazamento pode ser reparada?

Depois de ter sido estabelecido com precisão o motivo do vazamento do aquecedor de água, você precisa escolher a solução ideal para eliminar o problema. Começando a pesquisar a causa da pane, você precisa preparar as ferramentas de que pode precisar no processo:

  • mangueiras de drenagem de água;
  • chaves de fenda, chaves ajustáveis, tubulares e de soquete;
  • multímetro.

O dispositivo da caldeira não é tão simples quanto parece à primeira vista. Se você não tem certas habilidades, se detectar um vazamento no aquecedor de água, é melhor procurar ajuda de especialistas.

Em caso de fuga, a primeira coisa a fazer é desligar o aparelho da rede e escoar toda a água para que o reservatório fique vazio. Só depois disso, é possível proceder ao exame para apurar a causa. Dependendo do que causou o vazamento, as próximas ações serão determinadas. Em alguns casos, você pode resolver o problema com reparos simples, em outros, você precisará trocar a caldeira por uma nova. É melhor fazer isso antes que o período de garantia expire.

Assim, devido às fugas do aparelho, em particular da cisterna, evidenciadas pelo aparecimento de fugas de água nas juntas das tubagens, não pode ser reparado, pelo que é necessária a sua substituição.

O vazamento de cima, se todas as regras de manutenção forem seguidas e a haste de magnésio for trocada em tempo hábil, também requer a troca da caldeira, pois o reparo é impossível. A substituição da caldeira também será necessária nos casos em que a haste de magnésio não foi trocada por muito tempo, o que levou ao apodrecimento do tanque (se a superfície interna estiver sem esmalte).

Por que a caldeira está vazando e como consertar
Tanque podre

A alteração do sistema de abastecimento de água também é necessária nos casos em que sejam violadas as regras de ligação da caldeira à mesma, principalmente no caso de utilização de tubos de plástico e ausência de válvula de segurança especial.

O tanque da caldeira está operacional quando apenas a própria válvula está vazando.

Para eliminar o vazamento da tampa do tanque de um aquecedor de água, na maioria dos casos é necessário substituir o aquecedor.

Se o próprio tanque está vazando, é quase impossível consertá-lo, pois a caldeira é uma estrutura monolítica, com o interior coberto de esmalte. Se o esmalte dentro do aquecedor de água estiver danificado, ele não pode ser consertado. Nesse caso, você precisará comprar uma nova caldeira.

Causas do vazamento da válvula de segurança

  • Descarregando o excesso de volume. Quando o líquido é aquecido, o volume dentro do tanque também aumenta. Ou seja, quando um tanque cheio é aquecido, o volume aumenta 2-3%. Esse interesse será drenado. Portanto, não há nada a temer, uma vez que gotejamento de água está incluído no processo de eletrodomésticos.
  • Mau funcionamento do componente. Vale a pena distinguir onde o volume está sendo despejado e onde o componente falhou. Se o aquecedor de água estiver ligado, a água é aquecida, mas não usada, então uma pequena quantidade deve fluir para fora. Para um funcionamento médio do aquecedor de água (cozinhar alimentos, lavar louça), o líquido deve escoar-se periodicamente e um pouco mais do que o normal. Conseqüentemente, com um trabalho longo, por exemplo, tomar um banho, ele fluirá ainda mais. Se a água pingar constantemente, independentemente do nível de trabalho, isso indica uma avaria do dispositivo.
  • Bloqueio. A mola abre a válvula, mas não pode fechá-la, pois pedaços de escala ou quaisquer outros detritos interferem. Neste caso, a água sairá sempre, mesmo com a caldeira desligada.
  • Alta pressão no abastecimento de água. Neste caso, também fluirá o tempo todo, independentemente do estado da caldeira. Para entender que o motivo está justamente nele, e não no entupimento, é necessário medir a pressão da água fria no sistema de abastecimento de água. Se for maior do que a pressão ajustada, o mecanismo de segurança entrará em ação e isso levará a um vazamento.

Dicas para prolongar a vida

Para a maior vida útil possível do aquecedor de água sem avarias, é importante seguir as recomendações do fabricante para a sua instalação e utilização. Isso se aplica a qualquer tecnologia que forneça aquecimento ou aquecimento de água. Ao instalar a caldeira, é importante fornecer aterramento, ânodo de magnésio, válvula de segurança.

  1. Antes de instalar o dispositivo, é imperativo verificar a pressão no sistema. Indicador normal: até duas atmosferas. Se o indicador ultrapassar mais de 3 atmosferas, esta pressão deve ser reduzida, para o que é instalado um redutor na frente do dispositivo, o que evitará o aumento da temperatura.
  2. A temperatura ótima para a caldeira é de até 50 ° C, não se recomenda ajustar mais que este valor.
  3. Limpe periodicamente (2-3 vezes por ano), é importante monitorar o estado da haste.
  4. Recomenda-se conectar o dispositivo ao sistema de abastecimento de água por meio de um filtro especial de magnésio, que é melhor adquirir junto com a compra de um aquecedor de água. Isso irá reduzir a dureza da água se eles forem muito altos ou se houver muitas impurezas na água.

Se a caldeira está vazando, você precisa tentar determinar a causa deste fenômeno desagradável o mais rápido possível e eliminá-lo. E para evitar quebras desse tipo, você precisa seguir as regras de funcionamento do aquecedor de água, limpá-lo periodicamente e substituir os elementos desgastados.

Elimine o vazamento no aquecedor de água

  1. Substituindo a válvula de segurança.

Atenção: É expressamente proibido o funcionamento do aquecedor de água sem este componente.

  • Se o motivo for alta pressão na linha, deve-se instalar um redutor de pressão na entrada de água do apartamento. Com ele, você poderá regular a pressão do fluido que sai dele.
  • Se o vazamento estiver associado à descarga do excesso de volume, uma mangueira flexível e, preferencialmente, transparente pode ser fixada no orifício de drenagem, cuja extremidade deve ser levada para o esgoto ou qualquer recipiente adequado.

O que fazer se uma válvula estiver pingando no aquecedor de água?

Durante o funcionamento do aquecedor de água, muitas vezes surge a pergunta - por que está pingando da válvula do aquecedor de água? Se pingar da válvula de retenção após o aquecimento da caldeira, esta situação indica que está tudo em ordem com o seu elemento, o conjunto de proteção desempenha perfeitamente sua função - descarga de líquido durante o aquecimento, quando a pressão nas paredes do tanque aumenta devido ao expansão térmica da água nele.

A descarga de água reduz a pressão no interior da caldeira. É necessário colocar um tubo de plástico transparente na conexão e levá-lo à rede de esgoto. Deve-se apenas levar em consideração que nem todos os dispositivos possuem dreno de água da caldeira, por exemplo, como não existe no Ariston, deve-se instalar uma torneira em T.

Mas se isso acontecer o tempo todo, você deve prestar atenção aos seguintes pontos:

  • Em primeiro lugar, o conjunto pode perder suas propriedades de proteção devido ao desgaste - a mola esticada, o dispositivo de gatilho estourou.
  • Em segundo lugar, pode quebrar devido ao golpe de aríete ocorrido, que ocorre quando a pressão no sistema de abastecimento de água sobe bruscamente, por exemplo, no momento em que se abre a torneira depois de desligada. Além disso, neste caso, todos os detritos que se acumularam nas tubulações voam pelo sistema em grande velocidade e entopem o conjunto de proteção. Também pode ficar obstruído com incrustações se o próprio tanque da caldeira não for limpo por um longo período.
    Nestes casos, a solução para o problema só pode ser a instalação de um novo elemento de segurança.
  • Em terceiro lugar, é possível que um conjunto de proteção defeituoso tenha sido originalmente instalado. De acordo com os usuários, isso é frequentemente encontrado em modelos Termex. Aqui, só pode ajudar o diagnóstico do dispositivo de segurança, que consiste na medição da pressão de alívio e medida com um manômetro. Se o valor medido for inferior a 7 bar e superior a 9 bar, o conjunto de proteção deve ser substituído. Este valor é médio e depende do modelo da máquina.
  • O quarto fator, vazamento de água da válvula de retenção, pode ser o desejo de "ocultar" o dispositivo de proteção e o não cumprimento do requisito básico para operação correta - o comprimento da seção entre o conjunto de proteção e a caldeira não deve exceder dois metros, caso contrário, a pressão aumentará e o vazamento.
    Apenas reinstalar o conjunto de segurança conforme necessário ajudará aqui. Às vezes é possível entender que um elemento defeituoso é instalado apenas substituindo-o por outro. Para fazer isso, você precisa convidar um mestre, eles geralmente têm um elemento de trabalho verificável em estoque. Substituí-lo custa cerca de quatro dólares.

Se você substituiu o conjunto de segurança e pingos dele (métodos para eliminar vazamentos da válvula da caldeira Themex são descritos aqui), é provável que sua pressão nominal não corresponda à pressão declarada pelo fabricante, que é indicada nas instruções do dispositivo .

Outra possível razão é uma temperatura de aquecimento muito alta, como resultado, o aumento constante da pressão dentro do tanque, a temperatura ideal é de 60 graus.

O próximo motivo para vazamento de água da válvula de segurança pode ser um aumento da pressão no sistema.

Freqüentemente, devido ao estado tradicionalmente deplorável das adutoras de água, a pressão no sistema é aumentada para fornecer água aos andares superiores de edifícios altos. Se a instalação inicial do elemento de segurança foi realizada levando em consideração a pressão nominal da linha e as recomendações do fabricante, então, quando ela subir, a válvula não atenderá às suas funções.

A mola é regulada para uma pressão de sete kg, se a pressão na linha de abastecimento de água aumentar, o conjunto de segurança começa a vazar. A instalação de uma caixa de engrenagens com os parâmetros adequados ajudará a eliminar esta causa - um dispositivo que diminui a pressão na linha.Os redutores diferem tanto no tipo de instalação como nas características, portanto, para a seleção e instalação, deve-se entrar em contato com especialistas.

Os redutores diferem em desempenho, ou seja, pelo volume de líquido que flui por unidade de tempo, pelo princípio de conexão - rosqueado e flangeado, pela faixa de ajuste, pela pressão e temperatura máximas da água. Conectar uma caixa de câmbio custará US $ 8-10.

Estas são as principais razões para o vazamento de uma válvula em um aquecedor de água. Na maioria dos casos, isso é normal, você precisa soar o alarme quando isso não acontecer e houver perigo de explosão de sua unidade.

Avarias típicas e métodos de reparo

Os tipos de válvulas listados acima desempenham funções ambíguas e diferem no design. Também existem diferenças nas razões pelas quais eles se tornam inutilizáveis ​​e maneiras de eliminar a quebra.

O principal objetivo da válvula de gás é regular a pressão do gás fornecido pelos bicos ao queimador. Você pode ajustar o fluxo para que a câmara receba de 25 a 100% do fluxo. Tudo depende do tipo de gás a ser utilizado no funcionamento do equipamento, da quantidade de ar que será fornecida para a combustão normal.

Na verdade, este é um dispositivo eletromagnético, cuja operação principal é realizada apenas quando conectado a uma fonte de alimentação. No entanto, quando suas bobinas solenóides são desenergizadas, a válvula de gás atua como um componente de segurança. Nesse caso, fecha hermeticamente os canais pelos quais o combustível gasoso se move.

Válvula de segurança do aquecedor de água pingando água

A carga gerada pelo termopar do aquecedor de água a gás ou caldeira de aquecimento atinge o eletroímã (bobina) da válvula de gás, como resultado do qual a arruela metálica da válvula de bloqueio é magnetizada para a bobina. O lavador abre o diafragma para que o gás possa passar para os bicos do dispositivo de ignição e do bloco do queimador.

Quando a chama atenua ou diminui abaixo dos valores padrão, o termopar para de gerar eletricidade. Como resultado, a bobina que segura a arruela é desmagnetizada. Os canais de combustível azuis estão fechados.

A necessidade de agir será indicada por uma queda ou aumento da pressão estática, ou seja, pressão de entrada quando a caldeira não está em funcionamento. Para unidades de processamento de gás principal, deve ser de pelo menos 17 mbar. Para caldeiras movidas a combustível liquefeito - pelo menos 35 mbar.

A lista de falhas típicas de válvula de gás inclui:

  • Violações no circuito elétrico que fornece o dispositivo eletromagnético. Nesse caso, toda a fiação e contatos nas áreas de conexão devem ser verificados com um multímetro. Se for detectada uma ruptura, ela é eliminada de forma trivial: substituindo o fio danificado, desencapando e apertando os contatos.
  • Válvula de gás entupida. Os canais do dispositivo podem ficar obstruídos periodicamente com partículas minerais provenientes de gás de baixa qualidade, depósitos de carbono elementar e sais de cálcio formados no caso de condensação no combustível fornecido. A limpeza mecânica mais simples economiza.
  • Falha do termopar. Freqüentemente, ele requer uma substituição completa devido à queima completa da borda de trabalho. Ao mesmo tempo, nenhuma corrente é transmitida ao eletroímã, como resultado, a caldeira não acende ou é bloqueada após alguns minutos de operação.
  • Danos mecânicos na válvula de gás. Por exemplo, a arruela mostrada acima. Ele para de pressionar com força e garantir a estanqueidade ou não responde ao ajuste, devido ao qual um volume descontrolado de gás entra na câmara. Para eliminá-lo, a válvula ou a parte danificada são substituídas.
  • Curto-circuito no corpo do enrolamento da bobina eletromagnética. Na maioria das vezes, ocorre devido ao superaquecimento de curto prazo e subsequente derretimento da luva de plástico, na qual as bobinas do eletroímã são enroladas.

É claro que a lista de todas as avarias pode ser dividida em dois grupos: violações na parte elétrica e danos mecânicos nas peças.

Avisamos imediatamente que a realização de quaisquer reparações para as quais seja necessária a desmontagem da carcaça do aparelho, priva automaticamente o titular do direito de uso da garantia do fabricante. Além disso, nem a empresa nem a organização com a qual é celebrado o contrato de serviço não serão responsabilizadas por um resultado negativo.

Acontece que em vez de aprender a consertar corretamente a válvula solenóide de uma caldeira a gás, o dono da unidade se esforça para ligá-la. Ao mesmo tempo, ele pressiona continuamente o botão do dispositivo de abastecimento de gás, tentando ligar o queimador. Isso é absolutamente impossível de fazer.

Se você mesmo abrir o caminho para o fluxo de gás, o queimador da caldeira ainda não acenderá. Mas o gás fluirá de forma incontrolável para a sala, enquanto o proprietário irá literalmente segurar o dedo no gatilho. Qual é a ameaça? Na melhor das hipóteses, um envenenamento leve, na pior das hipóteses - uma explosão.

Em alguns casos, o aquecedor de água pode ser reparado por você. No entanto, o processo não é tão fácil quanto pode parecer à primeira vista.

O primeiro passo é entender a causa do problema. Para fazer isso, vale a pena preparar e levar ferramentas que possam ser úteis durante a inspeção:

  • mangueiras (necessárias para drenar o fluido);
  • Chave de fenda;
  • chaves (final, tubular, ajustável);
  • multímetro.

Depois disso, certifique-se de desconectar o dispositivo da rede elétrica e drenar o líquido. O tanque do dispositivo deve estar vazio. Somente após as manipulações nomeadas eles procedem à inspeção, identificando as causas da quebra ou vazamento.

Em alguns casos, o problema é resolvido com um pequeno reparo. Em outros, será necessária a substituição completa do aquecedor de água por um novo. É aconselhável fazer isso antes que o período de garantia expire.

Aqui está o que procurar ao examinar:

  • Vazamentos de água aparecem nas áreas de fundo dos tubos. A causa do mau funcionamento é um vazamento no tanque do aquecedor de água. Nenhum reparo é possível. A caldeira terá que ser trocada.
  • Vazamento é observado no topo. Se o dispositivo foi devidamente cuidado regularmente, a haste de magnésio foi substituída a tempo e ainda há um vazamento, o reparo não ajudará. Teremos que comprar uma nova caldeira. Além disso, todo o aquecedor de água deve ser substituído se tiver uma haste de magnésio antiga que não foi substituída durante a operação de longo prazo. Isso provoca o apodrecimento do tanque (no caso de uma superfície interna não esmaltada).
  • A tampa do tanque está vazando. Nessas circunstâncias, um novo aquecedor é instalado.
  • Vazamento direto no tanque. A situação mais desagradável é que o vazamento vem do fundo do tanque. O cenário mais provável é o acúmulo de sedimentos corroendo o fundo do reservatório. Nenhum reparo é possível. O fato é que o aquecedor de água é um dispositivo integral com corpo único e paredes internas esmaltadas. Quando a superfície do esmalte está quebrada, não pode ser reparada.

O primeiro lugar que um encanador verificará é a válvula de drenagem. Ele está localizado na parte inferior do tanque. Responsável pela drenagem de sedimentos do aquecedor de água. A válvula é facilmente substituível, portanto, esta situação é a mais simples.

É importante lembrar que nem todas as pequenas poças de água encontradas na base de um aquecedor de água são causadas por vazamentos. A condensação pode se formar nos canos e aparelhos que circundam o aquecedor de água. À medida que a condensação aumenta, o líquido goteja e se acumula no chão. Isso é especialmente verdadeiro em porões ou em clima úmido.

Sugerimos que você se familiarize com Como instalar um canto em uma banheira todos os tipos de bordas e como instalá-los

O projeto da caldeira e os sistemas operacionais são mais complexos do que você possa imaginar. Por esse motivo, a maneira mais ideal é solicitar reparos de especialistas ou adquirir um novo dispositivo.

Para que é necessário

Um aquecedor de água é um recipiente selado que contém um volume constante de líquido. Normalmente, quando uma pessoa consumiu um pouco da água quente, ela é substituída por água fria. O problema surge quando ninguém usa a água e o aquecimento continua.

Como você sabe, quando a água atinge 90 ° C, ela se expande em 3%. Isso significa que em uma caldeira de 60 litros se formam quase 2 litros de líquido "adicional", que não terá para onde ir se a válvula não for instalada! Essa situação levará a um acidente.

Mas as funções da válvula de segurança não terminam com o seguro de acidentes.

Válvula de segurança

Ele também é necessário:

  • Para evitar que a água quente retorne do tanque para o abastecimento de água;
  • Para evitar o golpe de aríete (suaviza a pressão na entrada);
  • Foi possível drenar a água do aquecedor durante os reparos.
  • Com o desligamento total do abastecimento de água, não é necessário reabastecer a caldeira.

Não confie apenas em termostatos. Eles controlam o grau de aquecimento da água e evitam que ela ferva. Mas, como qualquer outro dispositivo, às vezes eles falham. As consequências de tal falha são perigosas demais para serem arriscadas.

Dicas de modelo

Conforme mencionado acima, os aquecedores de água são vendidos com válvula de segurança.

Nesse sentido, ao comprar um modelo novo, principalmente de marca, você não precisa se preocupar com a seleção de uma peça.

A necessidade de compra surge em três casos:

  • você já recebeu uma caldeira usada sem elementos de tubulação;
  • o fusível se perde durante o movimento;
  • a válvula está quebrada ou desgastada.

Conhecendo o modelo da caldeira, você pode facilmente pegar um novo elemento. No manual de instruções do equipamento você encontra os parâmetros da pressão limite - a mesma deve estar estampada no corpo da nova peça.

O diâmetro da rosca deve corresponder às dimensões do bico de montagem e da tubulação de água fria. Além do aparelho em si, você precisará de um fio de linho no cachimbo ou de uma gaxeta de borracha se for usado um delineador flexível.

Às vezes, uma válvula é instalada entre o bico da caldeira e o fusível para drenar a água.

Este é um esquema de tubulação permitido, permitido, mas com uma condição - a válvula deve ser montada em uma saída horizontal da linha de abastecimento de água.

Não deve haver dispositivos de fechamento entre a válvula de segurança e o aquecedor de água.

Variedades de válvulas em uma caldeira a gás

O funcionamento normal dos equipamentos a gás destinados ao aquecimento de águas sanitárias e à preparação do refrigerante é assegurado por uma ampla gama de sistemas, peças, dispositivos, cada um dos quais desempenhando claramente a importante função que lhe é atribuída.

Existem os seguintes tipos de válvulas no projeto de caldeiras a gás:

  • Válvula de gás. Componente do sistema de gás responsável pelo fornecimento proporcional do combustível azul ao queimador de gás, garantindo um processo de combustão estável de acordo com os comandos da placa eletrônica. Este dispositivo eletromagnético também inclui válvulas de fechamento e controle.
  • Válvula de segurança. Componente do sistema hidráulico, destinado a descarregar o excesso de líquido refrigerante do circuito de aquecimento em caso de ultrapassagem dos valores de pressão padrão.
  • Válvula de três vias. Detalhe do sistema hidráulico apenas das caldeiras de circuito duplo. Redireciona o fluxo de água aquecida do circuito de aquecimento para a AQS durante o consumo para fins de higiene. Dependendo da classe da caldeira, pode ser com ou sem servo acionamento.

Todos os tipos de válvulas listados envolvidos na operação de uma caldeira a gás podem ser substituídos ou reparados em caso de avaria.

Vamos dar uma olhada na tecnologia para restaurar seu desempenho. Tendo dominado técnicas e princípios simples de reparo, você pode aumentar significativamente a vida útil da própria caldeira.

Água pinga à noite

É muito importante distinguir a descarga natural de água da falha de peças componentes.Quando o equipamento de água quente está conectado à rede elétrica, na ausência de seu funcionamento, uma pequena quantidade deve fluir pela parte de conexão do dispositivo válvula, inclusive durante a noite.

Quando o aparelho está a funcionar em regime de carga média, que inclui a lavagem regular da loiça e a cozedura dos alimentos, a água sai periodicamente da válvula, num volume ligeiramente superior ao habitual. O vazamento contínuo, incluindo durante a noite, pode indicar uma falha do dispositivo.

Água flui da caldeira

O principal motivo para o vazamento de gotículas de água à noite é o entupimento da conexão ou de seu interior com incrustações ou detritos. O mecanismo de mola que abre a válvula não consegue fechá-la no momento certo, por isso a água sai mesmo quando o equipamento de água quente é desligado. Uma causa igualmente comum de vazamento noturno de água são as leituras de pressão muito altas no sistema de abastecimento de água. Para verificar a pressão da água de trabalho, ela é medida na rede de abastecimento de água principal.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores