Termostatos e automação para controle de bomba de circulação de aquecimento


Modelos mecânicos

A válvula e a cabeça térmica são os elementos principais, sem os quais é impossível imaginar quase qualquer termostato. Neste caso, o último desempenha a função de elemento sensível. Essas peças não precisam de energia externa para funcionar corretamente.

Por sua vez, a cabeça térmica também possui vários componentes. Este é um regulador e atuador, um elemento líquido, às vezes peças elásticas ou de gás são encontradas como uma alternativa a ele.

Organização interna

Ao escolher um regulador de temperatura, é necessário levar em consideração todos os fatores que podem afetar o funcionamento do dispositivo no futuro. Suas partes principais são as seguintes:

  1. escala com ajuste;
  2. fixação da temperatura definida, anel;
  3. mecanismo de ação compensatória;
  4. porca de união;
  5. estoque;
  6. carretel;
  7. conexão destacável;
  8. elemento sensível;
  9. elemento termostático;
  10. válvula termostática.

Unidade de controle automático para bomba de circulação

A bomba de circulação é controlada por um termostato, um relé, uma fonte de alimentação ininterrupta. O complexo é necessário para regular o aquecimento do refrigerante, para manter o funcionamento do equipamento.

Termostatos

O controle inteligente de bombas SALUS oferece uma solução econômica

As unidades combinam as funções de termoelemento e válvula, necessárias para regular a temperatura de aquecimento da água.

O termostato para uma bomba de circulação de aquecimento funciona assim:

  1. Lê informações do sensor de temperatura. Compara métricas com configurações. Para definir o modo de configurações, um menu lateral é projetado com uma diferença na temperatura de início da bomba e histerese. Histerese - o intervalo de tempo do atraso de temperatura quando o aquecedor é ligado e desligado.
  2. Quando o equipamento é ligado, a histerese é automaticamente adicionada ao valor de aquecimento da água quando o soprador é ligado. Quando a bomba é desligada, a histerese é subtraída do total.

Por padrão, o tamanho da histerese é considerado como 1/10 da temperatura de aquecimento do meio de aquecimento. Assim, quando a água aquece a +50 C, a histerese é de apenas 5 graus. Para que a unidade de controle automático comece a funcionar, a água deve aquecer até +55 C. Para desligar a unidade, ela deve esfriar até +45 C. As unidades com histerese são mais convenientes em operação. O equipamento suporta um aumento de temperatura de 5 graus, portanto, é protegido de constantes chaveamentos liga / desliga.

O termostato deve ser selecionado com uma histerese de firmware de no mínimo +/- 1 grau, no máximo +/- 10 graus. Coloque o termostato próximo à caldeira. Desde que seja regulada tendo em conta a temperatura exterior da divisão, a regulação da caldeira deve ser capaz de alterar o indicador do transportador.

Fonte de energia ininterrupta

A unidade de controle da bomba de circulação de aquecimento é um equipamento volátil, não funcionará sem eletricidade. Um UPS (fonte de alimentação ininterrupta) ou gerador ajudará a eliminar a possibilidade de tempo de inatividade. É permitido dispensar um dispositivo de alimentação inicializando a rede em modo de gravidade. Mas existe o risco de um erro no cálculo dos pipelines, o que levará a uma falha na rede.

O controle inteligente de bombas SALUS oferece uma solução econômica

Os contornos da rede de aquecimento por gravidade de acordo com a técnica de layout são inclinados em direção ao tubo de recirculação. Recomenda-se que a inclinação seja mantida dentro de uma faixa de até 3 cm para cada metro de duto. Isso requer cálculos de circuito precisos e aumenta a área de layout da rede.

A linha de circulação de retorno é montada com inclinação em direção ao aquecedor, levando em consideração também a inclinação. Se o nível de redução for pequeno, existe o risco de estagnação do líquido de arrefecimento, formação de um bloqueio de ar.Além disso, o aquecedor deve ser instalado no ponto mais baixo do circuito, o que é difícil na ausência de um porão.

Uma bomba de circulação ajudará a evitar todos os problemas, a fim de fornecer energia, um UPS ou gerador é integrado à rede. A escolha depende do usuário, no entanto, o gerador faz muito barulho durante a operação, o no-break opera o mais silenciosamente possível.

Relé ligado e desligado

Trata-se de um módulo para inicialização do equipamento e desligamento da unidade. O relé para ligar a bomba de aquecimento é uma unidade importante responsável por manter o funcionamento de toda a unidade.

A tarefa da unidade é simples:

  • diminuição do nível de pressão na rede - sinal para colocar o aparelho em operação, o relé liga o equipamento;
  • excedendo a taxa de pressão definida - um sinal para parar o equipamento.

O controle inteligente de bombas SALUS oferece uma solução econômica

Assim, quando a análise do refrigerante para, a pressão na rede aumenta, o temporizador da bomba de aquecimento é acionado para desligar. A retomada da análise da água quente leva a uma diminuição do indicador de pressão, coloca o aparelho em funcionamento. A instalação ou não de um termostato ou no-break depende do proprietário.

Uma bomba de circulação de alta qualidade com sensor de temperatura tem uma série de vantagens:

  • reduz o consumo de combustível;
  • garante a manutenção de uma temperatura confortável nas instalações;
  • torna possível corrigir rapidamente o modo de operação.

Os especialistas recomendam escolher os dispositivos de acordo com as instruções do fabricante. Os fabricantes de equipamentos sem unidade de controle automático prescrevem no passaporte técnico os parâmetros de uma unidade adequada para instalação em dispositivos.

Para simplificar a regulação do fluxo de água na bateria, recomenda-se equipar todas as baterias da casa com termostatos. Ao escolhê-los, é necessário levar em consideração as gradações do ambiente - quanto menor a divisão, mais preciso é o modo. É mais prático usar dispositivos com gradação de escala de até 5 graus.

Princípio da Operação

O volume do meio de aquecimento muda quando a temperatura na sala aquecida muda.

O fole também muda de volume. É por isso que o movimento do carretel de controle começa. Seu movimento está proporcionalmente relacionado a como o regime de temperatura muda.

O termostato possui uma haste de válvula especial que se move devido a um elemento sensível que reage ao meio ambiente.

Sobre a instalação e seus recursos

Uma válvula termostática é instalada na parte de alimentação da tubulação do regulador. É importante manter uma posição horizontal para a cabeça do dispositivo de aquecimento. A exposição à luz solar direta, calor em grandes quantidades é inaceitável.

Os radiadores não podem desempenhar as suas funções normalmente se forem cobertos com cortinas ou cobertos com mobília. Em tal situação, uma zona aparece com uma falta de sensibilidade quase completa. Isso significa que não há contato com o meio ambiente.

Por outro lado

Se não for possível instalar o sistema de aquecimento de outra forma, terá que usar sensores de controle remoto, que possuem um patch element sensível. Os chamados reguladores de mini-aquecimento também se destinam à integração em nichos.

Os especialistas recomendam a instalação de uma válvula de corte especial no fluxo de retorno do radiador de aquecimento. Então você não precisa desconectar todo o sistema de aquecimento do riser, se você precisar limpar a bateria, desmonte-a.

O termostato da bomba deve estar totalmente aberto quando a estação de aquecimento terminar. Depois disso, o excesso de sedimento não se formará na sede da válvula, o próprio dispositivo simplesmente gira no sentido anti-horário.

Existem vários modos térmicos com os quais diferentes tipos de dispositivos de bomba podem funcionar.

  1. verão - 28 ° C;
  2. banheiro - 24 ° C;
  3. sala de estar - 20 ° C;
  4. quarto - 16 ° C;
  5. corredor interno - 11 ° C;
  6. proteção contra congelamento - 7 ° C.

É imperativo definir o termostato para a bomba antes de iniciar a operação ativa. Nesta fase, é criada resistência hidráulica adicional. É necessário ajustar suavemente o mecanismo de aceleração para obter o resultado desejado da operação da bomba.

A válvula de retenção da bateria e a válvula de admissão são igualmente boas para ajudar a fazer o mesmo.

Materiais usados ​​na produção de bombas de circulação

Esse é um aspecto muito importante que afeta não só a qualidade do trabalho, mas também o custo da unidade. É claro e sem palavras que o contato das peças e conjuntos da bomba com a água traz muitos problemas. Portanto, para a produção deste tipo, são usados ​​materiais de alta resistência que podem suportar água a uma temperatura suficientemente alta.

Por exemplo, hoje são produzidos análogos onde o eixo, ou seja, o rotor e os mancais são feitos de cerâmica. Essas peças têm alta resistência e longa vida útil. Além disso, a cerâmica não tem medo de água. Além disso, esses detalhes funcionam silenciosamente.

A vida útil média garantida das bombas de circulação é de pelo menos dez anos. Claro, os requisitos dos fabricantes aqui devem ser rigorosamente seguidos, caso contrário, não há garantias. O que os fabricantes exigem? Seleção correta, instalação correta, portador de calor preparado, evitando alguns indicadores negativos no sistema de aquecimento, por exemplo, o ar interno.

Modelos de tipo eletrônico

Eles também são brevemente referidos como ET. São dispositivos automáticos que ajudam a manter a temperatura definida. Eles podem ser usados ​​com qualquer tipo de bomba, se necessário.

Um termostato eletrônico pode controlar automaticamente os atuadores do sistema, como válvulas e bombas, misturadores e caldeiras.

Como funciona?

A presença de um sensor térmico externo ou embutido no projeto torna-se obrigatória. Ele é instalado em um local livre da influência direta de outros dispositivos de aquecimento. Esta parte é usada para ajustar o dispositivo.

O sensor térmico fornece ao ET informações sobre a temperatura mantida no ambiente. Atualmente, versões digitais e analógicas de ET são produzidas.

Os primeiros têm mais funcionalidade, pelo que se generalizaram.

Por sua vez, os modelos de tipo digital são divididos em dois tipos:

  1. com aberto;
  2. ou lógica fechada.

O que é uma bomba de circulação

Trata-se de uma pequena unidade que se instala no sistema duto de aquecimento e destila o refrigerante ao longo de todos os ramais do sistema de aquecimento, ou seja, circula a água quente. Existe uma grande variedade de bombas de circulação para sistemas de aquecimento. mas para residências particulares, geralmente são utilizadas unidades com o chamado "rotor úmido". Qual é o recurso de design deste modelo?

O fato é que as partes móveis da bomba, e esta é principalmente o rotor e o impulsor, são resfriadas e simultaneamente lubrificadas pelo líquido que flui no interior da bomba, ou seja, o refrigerante. Daí a operação silenciosa e um alto indicador de confiabilidade e as pequenas dimensões da própria unidade. Adicione durabilidade, eficiência e economia.

Lógica fechada

A lógica fechada do dispositivo para a bomba de circulação significa que existe uma estrutura interna rígida. O algoritmo de trabalho permanece constante ao longo do tempo, não muda dependendo do estado do ambiente.

Para equipamentos de bombeamento de circulação, isso é perfeitamente possível. Existe apenas um pequeno número de parâmetros programáveis ​​que podem ser alterados.

Lógica aberta

Existem também tipos de instrumentos de lógica aberta livremente programáveis. Eles também são freqüentemente encontrados em produtos de bombeamento do tipo de circulação.Esses dispositivos podem ser facilmente configurados para quaisquer condições ambientais e condições de temperatura.

Mas é bastante difícil gerenciá-los, são necessárias qualificações especiais. Portanto, eles não se espalharam, a lógica fechada é mais freqüentemente encontrada em dispositivos circulantes.

Você não deve economizar na compra de um termostato para um sistema de aquecimento, pois este produto aumenta significativamente a produtividade e a eficiência.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores