Caldeiras de combustível sólido Nedelka: vantagens, comentários do proprietário


Características de design e princípio de trabalho

A parte interna é usada como fornalha. Ele é projetado para que a combustão ocorra de cima para baixo. Isso é facilitado por um suprimento especial de ar diretamente para a zona de combustão. O processo lembra mais a combustão lenta com a produção de gases a partir de combustíveis carbonáceos. Em grande medida, esses gases são inflamáveis. Devido à sua pós-combustão na parte superior do forno, ocorre o aproveitamento máximo da energia térmica, o que permite aumentar a transferência de calor e reduzir o consumo de combustível.

A câmara da caldeira é dividida em duas partes por um distribuidor de ar. Tem a forma de um tubo, ao qual uma almofada com lâminas é fixada em uma extremidade, e a outra extremidade serve para fornecer oxigênio.

As caldeiras de aquecimento superior são caracterizadas por uma operação cíclica e, até que a primeira aba queime, a adição de um segundo lote de combustível não será necessária.

Caldeira de pirólise de combustível sólido

A diferença entre este projeto é que o combustível sólido não queima nele, como no combustível comum, mas se houver falta de suprimento de ar primário, ele é "destilado" em gás de madeira (pirólise), que é queimado em um pós-combustor especial quando o ar secundário é fornecido a ele. Esse tipo de alimentação pode ser natural e forçado.

Desenho esquemático de uma das opções da caldeira de pirólise

1 - regulador de tiragem com sensor térmico; 3 - lenha; 4 - porta inferior; 5 - rede; 6 - amortecedor de ar para suprimento de ar primário; 7 - cinzeiro; 8 - grelha; 10 - limpeza; 11 - dreno; 12 - isolamento térmico da carcaça; 13 - retorno (alimentação de refrigerante do sistema); 14 - bico; 15 - suprimento de ar secundário; 16 - amortecedor de chaminé; 17 - um cano com água aquecida; 18 - amortecedor; 21 - porta de carregamento; 22 - câmara de pós-combustão.

Características técnicas das caldeiras de combustível sólido

As caldeiras de queima de topo são produzidas com diferentes capacidades de 8 a 95 kW. Alguns modelos podem atingir 1200 kW. Quanto mais alto o indicador, mais eficiente é a operação da unidade e maior a área que pode ser aquecida. As caldeiras com potência mínima são projetadas para instalação em pequenas residências. "Burany" ucraniano com 40 kW destinam-se ao aquecimento de grandes casas ou armazéns.

Dispositivo semanal da caldeira e princípio de operação
Caldeira de combustível sólido BURAN-EXTRA 1200

Os materiais da caldeira são ferro fundido ou aço. Um trocador de calor de ferro fundido é mais durável, mas devido ao seu peso pesado, pode ser difícil de instalar. Os trocadores de calor de aço são feitos de aço de várias qualidades, de baixo grau a alta qualidade, resistente a altas temperaturas. Além disso, as caldeiras de aço são frequentemente protegidas de tijolos refratários.

Na maioria das vezes, as caldeiras de combustão superior funcionam com madeira, mas existem modelos em que você pode empilhar carvão, briquetes de turfa, aparas e outros combustíveis.

A eficiência das caldeiras é de 85-93%. Segundo os fabricantes, o tempo de funcionamento do aparelho após uma carga de lenha é de 8 a 31 horas, e na brasa de até 5 dias. Uma caldeira média e barata produz calor dentro de 5-8 horas.

Temperatura de aquecimento da água 70 0 C na madeira e 85 0 C no carvão. A temperatura de entrada recomendada é de 60 0 C. O sistema de aquecimento pode ser de circulação natural ou forçada.

Instalação de caldeira

Para a localização da caldeira, é selecionado um local não residencial acolhedor com uma área superior a 5 metros quadrados, no qual terá livre acesso à caldeira por três lados. O cômodo deve ser isolado da parte residencial da casa para que os odores da sala da caldeira não penetrem nos cômodos.Para que a caldeira queime bem, deve haver ventilação natural na sala da caldeira. Idealmente, a caldeira deve ser instalada em uma fundação e sua proximidade com materiais combustíveis deve ser excluída, mas se isso não for possível, então uma gaxeta retardante de fogo deve ser instalada sob a caldeira e na frente dela.

Em seguida, a caldeira é instalada no sistema de aquecimento, que já está instalado na casa. É necessário vedar cuidadosamente todas as juntas entre a caldeira e o sistema de aquecimento e fixar o sensor de temperatura no tubo de alimentação do sistema. A forma mais cómoda de o fazer é com a cobertura térmica, já incluída no kit de equipamentos da caldeira. Instale o controlador e o ventilador e verifique se o amortecedor do ventilador sobe livremente.

Após a instalação, é necessário encher o sistema e a caldeira com refrigerante, colocar papelão ou lenha na grelha da caldeira e despejar o carvão na caldeira. Em seguida, verifique se todas as escotilhas estão hermeticamente fechadas, defina a temperatura para pelo menos 60 graus e vá para fora para verificar se há fumaça saindo da chaminé. Depois de meia hora, abra o orifício de drenagem - no primeiro acionamento, forma-se muita condensação, deve ser drenado.

Vantagens e desvantagens das caldeiras de combustível sólido de combustão superior

As caldeiras de fogo superior fornecem calor aos usuários há mais de 15 anos. Durante este tempo, eles confirmaram plenamente sua eficácia, que é garantida pelos seguintes fatores:

  • quando o combustível é carregado, o distribuidor sobe e, após a ignição, pousa na madeira e cai ao queimar;
  • no local por onde o ar entra, ocorre a oxidação incompleta dos hidrocarbonetos. O gás com partículas de cinza é transferido para a parte superior da câmara de combustão. Aí o oxigênio se junta a ele, como resultado do qual ele é queimado e libera o calor restante;
  • no início da câmara de combustão do gás, existe um regulador de tiragem. Ele detecta automaticamente a temperatura da água e regula a taxa de combustão de compostos voláteis.

As caldeiras têm as seguintes vantagens:

  • longo tempo de execução e número mínimo de downloads;
  • independência energética devido ao trabalho com circulação e tiragem naturais;
  • a versatilidade de algumas unidades em termos de combustível: carvão, lenha, aparas, turfa, etc .;
  • uma pequena quantidade de combustível é capaz de garantir alta eficiência de trabalho;
  • operação contínua automatizada da caldeira para fornecimento de água quente e calor;
  • a ausência de mecanismos complexos torna a operação da caldeira simples, mesmo para iniciantes;
  • alto nível de segurança;
  • longa vida útil de 10-15 anos ou mais.

Dispositivo semanal da caldeira e princípio de operação
A caldeira de combustão superior possui um alto nível de segurança

Desvantagens das caldeiras de combustível sólido com carregamento superior:

  • alto custo em comparação com outras instalações;
  • sensibilidade às mudanças na temperatura do trocador de calor. A condensação e a oxidação de elementos de aço são possíveis;
  • o aumento do teor de cinzas pode obstruir a zona de combustão e reduzir o nível de transferência de calor;
  • é necessário limpar regularmente manualmente a chaminé e o cinzeiro;
  • colocação inconveniente de lenha devido às características do projeto;
  • você não pode carregar combustível grande, por exemplo, não madeira cortada;
  • o combustível deve estar completamente seco, por isso é preciso pensar nas condições de seu armazenamento;
  • o carregamento incompleto torna o acionamento inconveniente; a fornalha é profunda o suficiente;
  • é impossível realizar carregamentos adicionais se o processo já estiver em execução;
  • a viga de suporte e o disco, que servem de partição entre as zonas de combustão do combustível sólido e do gás, falham rapidamente.

Como você pode ver, as caldeiras de combustível sólido para combustão superior não são desprovidas de desvantagens, portanto, antes de comprar tal dispositivo, pese cuidadosamente os prós e os contras.

Como os DRGs funcionam


A maioria dos fogões de combustível sólido usa o método do oxidante de alimentação superior (oxigênio no ar) para manter a combustão.Além disso, imediatamente antes de entrar no forno, é aquecido a uma determinada temperatura, o que contribui para uma melhor oxidação e minimização dos resíduos de combustão: cinzas, fuligem, etc.

O oxigênio neles, ao contrário de uma lareira, é fornecido pela entrada superior e, em seguida, desce para a parte inferior da câmara de combustão.

Devido a essa organização do movimento do ar, no estágio inicial, apenas a camada superior de combustível sólido localizada no volume da câmara é efetivamente queimada. Depois que as reservas dessa camada se esgotam, o suprimento de oxigênio para sua parte inferior é ligado. Conforme a próxima camada queima, o fluxo de ar penetra cada vez mais fundo na fornalha. Por isso, cada porção subsequente de madeira é descartada apenas quando chega sua sequência.

Esta abordagem permite que você economize na quantidade de combustível consumido e, ao mesmo tempo, controle claramente o processo de combustão. As características descritas da tecnologia permitiram classificar as caldeiras que funcionam na sua base como equipamentos de aquecimento de longa duração. Devido às especificidades de seu funcionamento, essas unidades são econômicas e garantem um alto grau de respeito ao meio ambiente no descarte de todos os tipos de combustível.

Nuances do sistema de controle da caldeira de combustão superior

Em caldeiras de longa queima com combustão de topo, o principal princípio de controle é a regulação dos fluxos de ar que entram na câmara de combustão. As unidades padrão são equipadas com um dispositivo mecânico para isso. O amortecedor acionado por corrente é acionado por um termostato.

O termostato da caldeira é ajustado para um determinado regime de temperatura. Quando o refrigerante aquece até o nível desejado, o amortecedor é automaticamente ajustado para uma determinada posição, reduzindo a intensidade do aquecimento. É impossível reduzir drasticamente a temperatura, porque o refrigerante continuará a aquecer por inércia, aquecendo a sala.

Dispositivos com ventiladores funcionam de maneira um pouco diferente. Se você precisar aumentar a potência de transferência de calor, isso pode ser feito precisamente às custas do ventilador. O aparelho vai soprar ar. Com isso, é possível reduzir a inércia da caldeira. O controle ocorre automaticamente e os sensores registram as menores alterações na temperatura do refrigerante.

Aquecimento com caldeira Nedelka em uma casa na região de Kemerovo

A caldeira foi adquirida para aquecimento de um chalé com área de 200 metros quadrados na aldeia da região de Kemerovo, onde no inverno a temperatura cai continuamente para -25ºC. Levando em consideração a área da casa e o orçamento, optamos pelo modelo KO-60 - o mais orçamentário na linha de caldeiras deste fabricante. Por se decidir pela economia, a caldeira foi instalada e acionada de forma independente - o kit incluía um guia passo a passo detalhado, no qual todas as etapas do trabalho eram claramente descritas.

Nos primeiros dias de funcionamento da caldeira, passamos muito tempo ajustando a temperatura, como resultado, chegamos à conclusão de que é mais confortável morar em uma casa entre 23-25C. No inverno, a uma temperatura de -20-25 ° C, a caldeira aquece ininterruptamente a casa por 2 a 3 dias, com o aquecimento esse período aumenta para 5 a 6 dias. Quando o combustível acaba, a caldeira deve ser completamente limpa e derretida, o que geralmente leva de uma hora a uma hora e meia.

A propósito, durante o período de uma semana de partida, a caldeira foi deixada a funcionar e a temperatura foi regulada para 18ºC. No final da semana, havia combustível na caldeira e o sistema de aquecimento da casa não estava congelado. Depois de limpar e acender, a casa rapidamente aqueceu até uma temperatura confortável.

Revisão das melhores caldeiras de queima de topo

Atualmente, a produção de caldeiras de combustível sólido tem se expandido significativamente e muitos modelos de empresas estrangeiras e nacionais são apresentados à escolha dos consumidores. Vamos dar uma olhada nos melhores.

Stropuva

As caldeiras da empresa búlgara Stropuva são unidades compactas de alta eficiência. Os aparelhos são equipados com ventilador. O corpo cilíndrico tem uma estrutura de eixo.Os dispositivos são caracterizados por um excelente desempenho aliado a um excelente design. As caldeiras universais podem ser aquecidas com madeira, turfa ou briquetes prensados. A potência dos modelos é de 8-40 kW, a área aquecida é de 30-400 m². O teor de umidade permissível do combustível pode chegar a 45%, o que é totalmente consistente com os requisitos modernos.

Liepsnele

Na Lituânia, as caldeiras de longa queima são fabricadas com combustível sólido de tipo universal, ou seja, funcionam com qualquer tipo de combustível. A potência das unidades varia na faixa de 10-40 kW, a área aquecida é de até 400 m². O tempo máximo de operação em uma colocação de carvão é de até 7 dias, lenha - até 2 dias. O design das caldeiras é um tipo clássico de mina com combustão de topo. As caldeiras Liepsnele têm uma alta eficiência, não inferior a 90%, independentemente do tipo de combustível e da escolha do modo de operação.

Semana

As caldeiras têm formato retangular, design atraente e dimensões compactas. Para uma remoção de calor mais completa, canais são fornecidos através dos quais os gases de combustão aquecidos passam. Caldeiras de queima de topo russas capazes de operar com uma carga de carvão por até 7 dias.

Dispositivo semanal da caldeira e princípio de operação
Semana da caldeira

A empresa Nedelka oferece quatro variantes de caldeiras com diferentes capacidades, assumindo o aquecimento de instalações de diferentes tamanhos: 50-250 m², 150-400 m², 400-800 m², 800-2000 m² .

Para aquecimento de água de uma casa particular, muitos projetos de dispositivos de aquecimento foram desenvolvidos. As caldeiras de minas se destacam pela eficiência e baixa manutenção. Seu custo é bastante alto, então muitos artesãos repetem modelos de fábrica em casa ou os fazem de acordo com seu próprio projeto.

Uma caldeira de mina de longa queima difere das demais na duração da combustão e nas características do dispositivo. Freqüentemente, não é necessário adicionar combustível, pois tem uma câmara de combustível de grande volume e a combustão é lenta. Dois tipos de caldeiras de minas foram desenvolvidos: com combustão convencional e pirólise. Cada um possui um dispositivo semelhante de duas câmaras: uma queima combustível, a outra tem um trocador de calor.

Uma caldeira de mina com combustão convencional tem um design mais simples. Metade de todo o volume é ocupada por uma fornalha com altura de quase toda a unidade, mas de pequena largura e profundidade. Na lateral ou no topo há uma escotilha para o carregamento de combustível. Quando vista de cima, a câmara de combustão lembra uma mina, daí o nome. Um cinzeiro está localizado sob a câmara de combustão, separado dela por uma grelha. Através da porta do cinzeiro, o acesso se abre não apenas para ele, mas também para a fornalha. A entrada de ar é regulada por um portão localizado sob a porta.

Dispositivo semanal da caldeira e princípio de operação

A caldeira da mina não requer controle especial devido à sua duração de queima

A segunda parte importante é uma câmara com um trocador de calor cheio de água ou, se a caldeira não for usada para aquecimento de água quente, um tubo de incêndio. Os gases entram na fornalha pelo orifício e saem pela chaminé, aquecendo simultaneamente o trocador de calor. A partir dele, a água entra no sistema por meio de canos ou o ar quente aquece o ambiente.

A caldeira de pirólise tipo poço tem um design semelhante, mas é fabricada com alguns elementos adicionais:

  1. 1. Câmaras nas quais o monóxido de carbono se queima e se extingue. Localizadas na parte inferior do espaço de troca de calor, as paredes são revestidas com tijolos refratários.
  2. 2. Vários tubos com muitos orifícios pequenos. Através deles, o ar é fornecido para as câmaras de combustão e pós-combustão.
  3. 3. No topo da parede existem válvulas para separar as duas câmaras.

O princípio de funcionamento da caldeira de pirólise é um pouco diferente. Durante a fornalha, o fluxo de ar é limitado, a combustão lenta causa a formação de uma grande quantidade de gases que entram nas câmaras adicionais e se queimam. As caldeiras queimam qualquer combustível sólido: carvão, madeira, pellets. Uma carga de carvão é suficiente para cinco dias, lenha - não mais do que trinta horas.Devido à combustão completa, essas caldeiras têm uma alta eficiência - até 90%.

O projeto proposto tem uma potência de 22 kW, uma eficiência de 75%. Ele funciona em madeira por 10 horas sem carga adicional, em carvão - por um dia. A fornalha tem um volume de 83 litros até a borda inferior da abertura de carregamento. A caldeira está equipada com automáticas de fabricação polonesa: uma unidade de controle com um sensor de temperatura KG Elektronik SP-05 e um ventilador DP-02. A vista geral é mostrada no desenho.

Dispositivo semanal da caldeira e princípio de operação

O dispositivo funciona da seguinte maneira:

  1. 1. A lenha é carregada na fornalha e pega fogo. As portas estão fechadas hermeticamente.
  2. 2. A temperatura de aquecimento necessária é definida na unidade de controle, não inferior a 50 °. O botão da unidade é pressionado e o ventilador começa a soprar ar.
  3. 3. Quando a temperatura definida é atingida, o fornecimento de ar pelo ventilador é interrompido. A lenha arde lentamente, eles dão muito pouco calor.
  4. 4. Depois de um tempo, a temperatura cai. O ventilador liga novamente e a combustão continua.

A unidade eletrônica regula o processo de combustão, que ocorre com a máxima eficiência. Praticamente não há combustão lenta, os modos de combustão intensiva e standby são usados.

A figura a seguir mostra uma visão interna.

Dispositivo semanal da caldeira e princípio de operação

O combustível sólido é queimado de acordo com o esquema clássico: o calor é transferido diretamente para as paredes da camisa de água e para o teto do tanque. Possui um trocador de calor embutido que retira o calor dos gases. O ar aquecido é alimentado na fornalha através do duto de ar por baixo. O combustível carregado em grandes quantidades garante um longo tempo de operação da caldeira. Enquanto espera, quando o ventilador desliga, o ar é completamente bloqueado por um amortecedor gravitacional, acionado por equipamento automático, a tiragem natural é bloqueada.

O desenho mostra a parte traseira com um trocador de calor de tubo de chama.

Dispositivo semanal da caldeira e princípio de operação

Quando montamos com nossas próprias mãos, usamos os desenhos, respeitamos as dimensões especificadas. A sequência é a seguinte:

  1. 1. Recorte o corpo de um metal de 4 mm: fundo, paredes laterais, tampa, portas. Tudo gruda no fundo, que é solto para os lados, como no desenho. No interior, fixamos os cantos por meio de soldagem, que servirá de prateleira para a grelha.
  2. 2. Solde com cuidado as juntas e prossiga para uma camisa de água de metal de 3 mm. Afasta-se das paredes da caixa em 20 mm e, para a instalar, soldamos tiras de aço à caixa. Nós soldamos a pele a eles.
  3. 3. Instalando os tubos de chama no topo da caldeira Fazemos furos nas paredes traseira e frontal, inserimos vários tubos, soldamos nas pontas.
  4. 4. Corte as portas, solde duas tiras por dentro, coloque amianto entre elas para selar. Grades de grizzly medindo 360 × 460 mm são cortadas dos cantos e soldadas às prateleiras com um canto externo.
  5. 5. Nas paredes do tanque cortamos os encaixes das tubagens de abastecimento e retorno, o tubo ramal do canal de fumos. Soldamos um duto de ar a partir de um tubo de perfil de 40 × 60 mm. Um ventilador será conectado a ele através do flange. A entrada de ar é feita pela parede posterior.
  6. 6. Soldamos as dobradiças e abas da porta para fixar a moldura decorativa. Envolvemos o tanque da caldeira com isolamento de basalto, prendemos com cordão. Fixamos o quadro com parafusos auto-roscantes nas guias, instalamos as portas.

Instruções de manutenção da caldeira de aquecimento

1.1 INFORMAÇÕES GERAIS

Encontro Para aquecimento e abastecimento de água quente
Tipo de combustível Combustível sólido (carvão, lenha)
Pressão máxima da água, kg / cm2 0,5
Temperatura máxima da água, ° С 95
Capacidade de aquecimento, máx., KW 30 40 60 100 150
Área aquecida, m2 300 400 600 1000 1500
Superfície de aquecimento de uma caldeira de água quente, m2 3 4 6 10 15
Largura, mm 560 660 750 1200 1300
Profundidade mm 1200 1300 1300 1600 1800
Altura, mm 1100 1100 1200 1600 1600
Espessura do metal, mm 5
Download único

Combustível, l

120 170 240 440 720

As caldeiras deste tipo estão equipadas com ventilador insuflável e termostato mecânico (controlador microprocessado) e são representativas de um novo design de caldeiras com condutas de convecção horizontal-vertical, que permitem controlar a potência da caldeira. O desenho da caldeira permite a utilização de qualquer tipo de combustível: carvão, carvão, madeira.Além disso, o uso de um sistema de fornecimento de ar distribuído para a zona de combustão permite controlar efetivamente o processo de combustão do combustível na câmara e também permite controlar efetivamente o processo de combustão do combustível da forma mais eficiente possível com diferentes potências de caldeira.

O forno da caldeira é uma câmara de carga equipada com grades de aço cheias de água. Há um cinzeiro sob o trocador de calor.

A localização das portas de carregamento, forno e cinzeiro permite acesso rápido à fornalha para limpeza ou acendimento. Portas de carga largas e angulares facilitam o carregamento de combustível. Além disso, existem portas de limpeza que permitem a limpeza dos canais de fumos da caldeira. O ar necessário para o correto processo de combustão é fornecido por um ventilador, graças a um sistema de buchas pressurizadas localizadas diretamente na área do combustível carregado. O controlador microprocessado mede constantemente a temperatura da água na caldeira e, em conformidade, ajusta a força de sopro do ventilador, regulando a quantidade de ar necessária para o processo de combustão.

O termostato mecânico (microprocessador) garante o funcionamento constante da caldeira na temperatura especificada de 85 ° C. A temperatura máxima da água na caldeira é 90 ° C. Quando essa temperatura é excedida, o regulador desliga o reforço de ar.

Os gases quentes passam por um trocador de calor de aço onde, após liberar calor, são resfriados. Os gases resfriados saem da caldeira através de uma chaminé conectada ao tubo de combustão

A temperatura da água da caldeira pode ser monitorada por meio de um termômetro instalado na caldeira.

É terminantemente proibido o uso da caldeira sem tanque de expansão.

As caldeiras deste tipo são projetadas para funcionar exclusivamente com vasos de expansão de tipo aberto. O tanque de expansão de tipo aberto deve ter um volume mínimo. 10% do volume total do sistema de aquecimento.

A altura mínima de instalação do vaso de expansão deve ser superior à altura máxima do sistema de aquecimento.

O principal combustível para este tipo de caldeiras de aquecimento central é o carvão para fins energéticos da variedade da noz.

A caldeira de aquecimento central é entregue montada, nomeadamente: juntamente com as portas de limpeza, carregamento, forno e cinzeiro.

Tabela 1. Equipamento de caldeira padrão

Conjunto completo padrão unidades rev. qty
Instruções de serviço PC. 1
Termorregulador PC. 1
Ventoinha PC. 1
Termômetro analógico PC. 1
Válvula de emergência PC. 1

Durante o funcionamento a uma temperatura da água (alimentação do sistema de aquecimento central) inferior a 60 ° C, o vapor contido nos fumos condensa-se nas paredes da caldeira. Durante o período inicial de operação da caldeira, a condensação pode vazar para o chão da sala da caldeira. O uso prolongado em baixas temperaturas pode causar corrosão e encurtar a vida útil da caldeira. Portanto, não é recomendável utilizar a caldeira em baixa temperatura da água de abastecimento do sistema de aquecimento central, inferior a 60 ° C.

A operação da caldeira a uma temperatura de abastecimento de água do sistema de aquecimento central abaixo de 60 0C leva a um aumento na liberação de substâncias resinosas do combustível queimado, e isso leva ao crescimento excessivo do trocador de calor e da chaminé com depósitos de resina, o que pode levar a uma perda de desempenho da caldeira.

As caldeiras de aquecimento deste tipo destinam-se a aquecer a água do sistema de aquecimento central a uma temperatura de saída não superior a 85 ° C e a uma pressão de serviço não superior a 0,15 MPa. Utilizado com bomba de circulação em sistemas de aquecimento central e água quente.

Diagrama de conexão da caldeira

1 caldeira;

Bomba de 2 circulação;

3 baterias;

4- vaso de expansão de tipo aberto

5- filtro na frente da bomba de circulação

6 tregulador termostático

3. REQUISITOS PARA CHAMINÉ

Para evitar a entrada de condensado da chaminé na caldeira.

A chaminé deve ser ligada à caldeira por meio de um cotovelo. Não é permitida a conexão direta da chaminé.

A chaminé do lado da rua deve ser isolada com um material incombustível.

4. REQUISITOS PARA SALA DA CALDEIRA

A sala da caldeira deve ser separada dos aposentos para evitar a entrada de monóxido de carbono nos aposentos.

Antes de ligar a caldeira, verifique:

passabilidade do sistema,

enchimento correto da instalação com água,

o estado da água no tanque de expansão.

Antes de iniciar a ignição, as portas de combustão e as portas do cinzeiro devem ser totalmente abertas, enquanto as portas de enchimento devem ser totalmente fechadas. A ignição deve ser feita lentamente, com pedaços de papel e madeira amassados, aos quais, após o aparecimento do fogo, deve-se adicionar uma camada de carvão vegetal. Quando o carvão começar a queimar, feche as portas do forno e do cinzeiro, abra as portas de enchimento e encha a câmara de combustão com combustível. Quando os gases de combustão entram na chaminé, abra as portas de carregamento, ligue o turbo, defina a temperatura desejada no regulador.

Se o fogo se apagar durante o acendimento, limpe o forno, ventile os canais da caldeira e acenda novamente.

O carvão com um teor de umidade de no máximo 20% deve ser despejado em uma câmara de combustão limpa de cinzas (umidade muito alta levará ao aparecimento de gotículas de água nas paredes da caldeira, o que pode causar aumento da corrosão). O carvão deve ser derramado até um nível alguns centímetros abaixo dos orifícios de pressurização superiores nas paredes laterais da câmara de combustão e não deve cobrir esses orifícios. Se o carvão acidentalmente cair da grelha para dentro da caixa de cinzas, ele deve ser devolvido à câmara de combustão. A camada de madeira derramada deve ser nivelada (sem socar), colocar papel, madeira e queimar. Quando os gases de combustão entrarem na chaminé, abra as portas de carregamento, ligue o turbo e defina a temperatura desejada no regulador. Após a ignição, o fogo deve se desenvolver em toda a área com uma chama azul-amarela. Em caso de ranhuras ou combustão irregular, recomenda-se preencher a ranhura e espalhar a camada de queima em toda a superfície do forno.

Ao utilizar reguladores com possibilidade de programar os limites de horas, devem-se evitar diferenças muito grandes nas temperaturas ajustadas, o que pode levar ao chamado "disparo" na caldeira. Além disso, a temperatura da caldeira não deve ser ajustada para um valor muito baixo (abaixo de 55 ° C), pois isso afeta negativamente o processo de combustão e aumenta a liberação de substâncias nocivas para a atmosfera. Se a caldeira funcionar a baixas temperaturas, podem surgir gotas de vapor de água (“suor”) nas paredes. "Transpiração" prolongada pode levar à corrosão e encurtar a vida útil da caldeira. Por esse motivo, deve-se definir uma temperatura de operação da caldeira suficientemente alta e a temperatura da casa deve ser regulada por meio de reguladores termostáticos na bateria. O tempo de combustão do combustível depende de sua qualidade e quantidade, portanto o usuário deve descobrir a quantidade conveniente de combustível e o tempo de queima por seleção.

A CÂMARA DE COMBUSTÃO E A CINZEIRA DEVEM ESTAR SEMPRE FECHADOS, EXCETO A HORA DE QUEIMAR, CARREGAR O COMBUSTÍVEL OU LIMPAR AS CINZAS DA CINZA. NO CASO DE ENERGIA ELÉTRICA, AS CALDEIRAS PODEM OPERAR SEM REGULADOR, SOBRE PROJETO NATURAL, SOB A CONDIÇÃO DE RECEPÇÃO DE CALOR GRAVITACIONAL. PARA ISTO DEVE ABRIR AS PORTAS DO ASHIRE E COLOCAR A CALDEIRA DO FUNDO, ADICIONANDO GRADUALMENTE O COMBUSTÍVEL. NO CASO DE PERDA DE ENERGIA ELÉTRICA DE CURTO PRAZO, ou seja, DURANTE 3-4 HORAS, O CARVÃO FUMADO RESTANTE NA CALDEIRA PERMITE QUE A CALDEIRA COM UM REGULADOR REINICIE.

AO QUEBRAR UMA CALDEIRA FRIA, PODE APARECER CONDENSADO DE VAPOR DE ÁGUA NAS PAREDES DA CALDEIRA - “SECANDO” CRIANDO UMA ILUSÃO DE QUE A CALDEIRA VAZ. ESTE É UM FENÔMENO COMPLETAMENTE NATURAL QUE VAI DESAPARECER APÓS A CALDEIRA AQUECER ACIMA DE 60 ° C.NO CASO DE UMA NOVA CALDEIRA, DEPENDENDO DAS CONDIÇÕES ATMOSFÉRICAS E DA TEMPERATURA DA ÁGUA NA CALDEIRA, ESTE FENÔMENO PODE DURAR DIVERSOS DIAS. O USO DA CALDEIRA A UMA TEMPERATURA ACIMA DE 60 ° C EVITA O APARECIMENTO DE UMIDADE E CORROSÃO NA CALDEIRA.

Durante o uso normal da caldeira, o processo de manutenção da caldeira consiste em encher atempadamente a câmara de combustão e limpar o cinzeiro. Uma porção de combustível é suficiente para mais de 24 horas de operação da caldeira com a potência especificada. Com baixa potência, o tempo de aquecimento pode ser estendido por várias horas.

É permitido adicionar combustível. Ao colocar combustível na câmara de combustão, desligue o ventilador, a seguir abra lentamente as portas de enchimento, acrescente combustível, feche as portas e volte a ligar o ventilador.

Princípio de funcionamento da caldeira de aquecimento a lenha, longa queima

O dispositivo e o princípio de operação de uma caldeira a lenha para operação de longo prazo com uma carga visa recriar tais condições no espaço limitado da câmara de combustão. A lenha não queima no sentido pleno da palavra, mas arde sem chama. O tempo de operação aumenta e a falta de calor é compensada pela pós-combustão dos gases liberados.

O projeto de caldeiras de longa queima inclui as seguintes unidades:

    Câmara de combustão - o dispositivo possui duas câmaras de combustão ao mesmo tempo. O primeiro forno (com carregamento vertical ou horizontal) é destinado à queima de lenha. A segunda câmara é usada para a pós-combustão do dióxido de carbono produzido. Para garantir a combustão completa do gás, a fornalha é feita de tijolos refratários, o que evita a perda de calor e ajuda a manter uma temperatura em torno de 800 ° C.

Dispositivo semanal da caldeira e princípio de operação

Trocador de calor DIY para uma caldeira de combustível sólido

Primeiro, a fornalha é montada em duas paredes laterais, uma traseira e outra superior. As costuras entre as paredes são feitas com penetração total (devem ser seladas). Uma tira de aço 20x3 mm é soldada horizontalmente à fornalha de 3 lados a partir de baixo, que servirá como a parte inferior da camisa de água.

Além disso, nas paredes lateral e posterior do forno, é necessário soldar seções curtas de tubo de pequeno diâmetro em ordem aleatória - os chamados clipes, que irão garantir a rigidez da estrutura do trocador de calor.

Agora, as paredes externas do trocador de calor com orifícios pré-perfurados para os clipes podem ser soldadas à faixa inferior. O comprimento dos clipes deve ser tal que se projetem um pouco além das paredes externas, às quais devem ser soldados com uma costura hermética.

Furos coaxiais são cortados nas paredes frontal e traseira do trocador de calor acima da fornalha, na qual os tubos de chama são soldados.

Resta soldar tubos ao trocador de calor para conectar ao circuito do sistema de aquecimento.

Como escolher uma caldeira de queima lenta a lenha

Caldeiras de aquecimento a lenha de longa duração são oferecidas por vários fabricantes nacionais e estrangeiros. O design do equipamento, bem como as características de engenharia térmica, diferem significativamente. Ao escolher um gerador de calor, preste atenção aos seguintes parâmetros:

  1. Desempenho.
  2. Características de design.
  3. País do fabricante.

De acordo com os três parâmetros listados acima, um modelo de caldeira adequado para as necessidades domésticas é selecionado.

Cálculo de potência

Uma caldeira de aquecimento a lenha devidamente selecionada para uma longa queima, facilmente lida com aquecimento de espaços residenciais de até 400 - 500 m². Ao escolher, o desempenho do gerador de calor é levado em consideração. O cálculo da potência é realizado da seguinte forma:

  1. Calcule a área total da casa.
  2. Calcule a potência necessária da caldeira usando a fórmula 1 kW = 10 m².
  3. Se um circuito AQS estiver presente na estrutura, 15-20% da reserva é adicionado ao resultado obtido.

Os cálculos acima são adequados para edifícios com um grau médio de isolamento térmico localizados na latitude média da Rússia e com um teto de altura não superior a 2,7 m. Para salas com uma configuração complexa, um grande número de aberturas de janelas e portas, os cálculos são feitos usando calculadoras online.

O processo de fazer uma caldeira de combustível sólido a partir de um tijolo com suas próprias mãos

Que materiais e ferramentas são necessários para a construção?

Para construir uma caldeira de combustível sólido com as próprias mãos, é necessário ter o mínimo conhecimento em soldagem, as habilidades de um pedreiro e saber usar um cortador de gás. É aconselhável entender a marcação e corte do material de trabalho, bem como ter uma idéia de como trabalhar com ferramentas elétricas. Com tanta bagagem de conhecimento, será possível construir rapidamente uma caldeira de combustível sólido de alta qualidade com o menor preço. Isso exigirá os seguintes materiais:

  • tijolo de argila;
  • grato;
  • tubos;
  • cascalho;
  • agua;
  • folha de metal;
  • portas;
  • bomba de água e dispositivo de aquecimento de água.

É necessário preparar as seguintes ferramentas:

  • máquina de solda;
  • Búlgaro;
  • cortador de gás;
  • um marcador claramente visível no metal;
  • espátula de massa;
  • nível;
  • alicate;
  • roleta;
  • furadeira elétrica.

Para se proteger, é importante preparar os equipamentos de proteção individual (óculos e máscara) e só depois começar a fazer uma caldeira de tijolos.

Etapas de trabalho

Dispositivos verticais de aquecimento de combustível sólido são populares, os quais podem ser projetados independentemente da seguinte forma:

  1. Prepare o trocador de calor e retire dele as dimensões para a fabricação da câmara de combustão.
  2. Construa uma base de alvenaria ou entulho.
  3. Coloque a base da caldeira com uma junta de feltro impermeabilizada.
  4. Disponha o fundo da câmara e o soprador com a porta com tijolos de forno e separe-os com uma grelha de ferro fundido.
  5. Instale o TO e disponha as paredes do tijolo, deixando uma folga de 1,5-2 cm.
  6. Uma porta é fixada na frente, cobrindo o combustível armazenado, e uma abertura para a chaminé é deixada na parte traseira.
  7. Um fogão de ferro fundido ou uma grossa chapa de metal forrada com uma camada de tijolo é colocado no topo das paredes da câmara, se não for planejado o uso da caldeira para cozinhar.
  8. A saída da fumaça está localizada na lateral ou no topo da câmara de combustão, sendo feita de um tubo metálico ou material de construção.
  9. Quando a alvenaria está bem seca, os tubos do trocador de calor são fixados à tubulação por meio de acoplamentos ou por soldagem.
  10. Finalmente, um forno de teste é feito e o funcionamento do dispositivo de aquecimento é verificado.

Voltar ao índice

Características de operação de caldeiras a lenha com longa queima

O tempo de queima de um marcador de lenha é de 8 a 24 horas. A duração da bateria depende de vários fatores:

  1. Tipo de caldeira.
  2. Qualidade do combustível.
  3. Operação correta.

Aprender a aquecer adequadamente a caldeira é muito mais fácil do que pode parecer à primeira vista. Durante a queima e outras operações, eles atendem aos requisitos especificados pelo fabricante na documentação técnica. Depois de algumas fornalhas, o processo se torna familiar.

Dispositivo semanal da caldeira e princípio de operação

Como conseguir lenha de longa queima

Você pode conseguir a queima de lenha a longo prazo, seguindo cuidadosamente as recomendações do fabricante:

  • A lenha é acesa com o amortecedor totalmente aberto.
  • A caldeira passa para o modo de combustão longa somente após atingir a temperatura de 600 ° С.
  • O teor de umidade da madeira não deve exceder 20%. O aquecimento com coníferas não é recomendado.

Dispositivo semanal da caldeira e princípio de operação

As violações das regras de funcionamento conduzem à formação de resina a partir da madeira da caldeira. Na maioria das vezes, as seguintes condições não são atendidas:

  • A temperatura mínima do refrigerante na saída não deve cair abaixo de 65 ° C.
  • É correto aquecer a caldeira com lenha de madeira nobre: ​​choupo, faia, acácia, carvalho, etc.
  • O alto teor de umidade da madeira leva a uma liberação abundante de resina.

O funcionamento correto das caldeiras de longa queima prolonga a vida útil do equipamento e aumenta a transferência de calor.

Como carregar lenha corretamente

Dispositivo semanal da caldeira e princípio de operação

A ignição é feita exclusivamente com lascas secas. É proibido usar gasolina ou querosene para acender lenha. De vez em quando, é recomendado o uso de briquetes químicos especiais que removem depósitos de alcatrão nas paredes.

Quanta lenha é necessária para a temporada de inverno

O dispositivo da caldeira de longa queima, permite economia de combustível, cerca de 15-30%, dependendo do modelo escolhido. O consumo aproximado de lenha é calculado da seguinte forma:

  • É geralmente aceito que, para aquecimento a cada 100 m², serão necessários 3 Gcal / mês.
  • Quando um quilo de lenha é queimado, 3.200 kcal são liberados.
  • Para obter 1 Gcal, as caldeiras de longa duração queimam 312 kg de lenha.
  • Para obter 3 Gcal, é necessária cerca de uma tonelada de madeira.

Durante a estação de aquecimento, para aquecer uma casa de 100 m², você precisa de 7 a 8 toneladas de lenha.

Dispositivo semanal da caldeira e princípio de operação

Regras e regulamentos para a instalação de uma caldeira de lenha de longa duração

A instalação de uma caldeira de longa duração é efectuada de acordo com as normas aplicáveis ​​a todas as caldeiras a lenha. Durante o trabalho de instalação, leve em consideração os requisitos existentes de PPB e SNiP:

  • A instalação é realizada sobre uma base sólida não combustível. Paredes e pisos são cobertos com materiais de construção não combustíveis.
  • A chaminé é realizada em conformidade com os cortes de incêndio. Na junção com a parede feita de material combustível, é colocado um isolamento resistente ao fogo. O material é forrado com chapa de aço.

Dispositivo semanal da caldeira e princípio de operação

O aquecimento da água a partir de uma caldeira a lenha de longa duração é ligado a tomadas especiais localizadas no corpo da caldeira. As instruções indicam detalhadamente qual ramal vai para a alimentação e retorno do circuito de água.

Dispositivo semanal da caldeira e princípio de operação

  • Uma caldeira com capacidade de mais de 40 kW é instalada em uma sala separada.
  • As caldeiras voláteis são conectadas à fonte de alimentação por meio de um estabilizador e uma fonte de alimentação ininterrupta. Certifique-se de usar máquinas. A conexão é feita diretamente da sala de controle.
  • Na divisão destinada à sala das caldeiras, é necessária ventilação de insuflação e exaustão e luz natural. Se necessário, é permitido colocar a caldeira na cave.

Montagem de caldeira

A unidade deve ser montada na seguinte sequência:

  1. Primeiramente, o corpo é feito agarrando as paredes laterais e enquadrando as aberturas com costuras curtas ao fundo. A parte inferior do próprio corpo serve como a estrutura inferior da abertura do cinzeiro.
  2. Por dentro, os cantos são soldados ao corpo, no qual a bandeja da fornalha (grelha) será colocada.
  3. Agora você precisa soldar a própria grade. Os cantos que o constituem devem ser soldados com o canto externo voltado para baixo, de modo que o ar que entra por baixo seja uniformemente distribuído pelas duas superfícies inclinadas de cada canto.
  4. Além disso, uma fornalha com um trocador de calor é soldada aos cantos em que a grelha é colocada.
  5. A fornalha e as portas do cinzeiro são cortadas em chapa de aço. Por dentro, são emoldurados por uma tira de aço, disposta em duas filas, entre as quais é necessário colocar um cordão de amianto.

Caldeira de queima longa semana KO-150

De que lado a escotilha lateral será conveniente para limpar o trocador de calor:

Esquerda direita

Caixa da caldeira:

Invólucro não isolado Invólucro isolado

Adicionar ao Carrinho

Pagamento mínimo de por mês

Compra a crédito Post Bank
Modelo 2020. Confiabilidade lendária! Potência operacional em modo de queima contínua: 70-150 kW (controlada por equipamento automático) Potência de pico: 150 kW
Volume de carga útil: 600 litros

Tempo de queima para a área (os indicadores de combustão são calculados a partir do valor calorífico do carvão de pelo menos 7500 kcal / kg): 800 m2. = 4-7 dias * 1200 m² = 3-5 dias * 1500 m² = 1-3 dias *

As caldeiras de combustível sólido "Nedelka" KO-150 são fabricadas em aço de alta qualidade 5 mm, marca 09G2S.

Uma camisa de água de 25 mm ao redor de todo o perímetro da câmara de combustão permite que você transfira rapidamente o calor para o refrigerante sem criar uma carga desnecessária no metal, alcançando assim uma longa vida útil da caldeira.

As grelhas são feitas de um tubo sem costura de parede grossa (liga STAL20) projetado para toda a vida útil da caldeira de aquecimento Nedelka.

O permutador de calor alargado permite retirar o calor residual dos fumos, o que torna a caldeira o mais eficiente possível.

Para facilitar a instalação, as caldeiras Nedelka são produzidas com alçapão lateral para limpeza do trocador de calor à direita ou à esquerda.

O controle de qualidade das caldeiras fabricadas é realizado em todas as etapas: desde a seleção criteriosa de fornecedores de materiais e componentes até a inspeção de pré-venda de todos os elementos.

Temperatura de operação de +35 a +85 graus Celsius (temperatura de alimentação do meio de aquecimento) Pressão de operação: 1,5 bar Peso da caldeira: ~ 1200 kg

O kit da caldeira inclui um painel de controle de combustão Prond Proton 405.01 e dois sopradores WPA X 2. As dimensões gerais da caldeira e a documentação podem ser vistas a seguir neste texto.

xn - 80ahcab0aeedqi2czi.xn - p1ai

A fase final

Você precisa fazer o seguinte trabalho:

  1. O topo da parte interna da camisa de água é preso por soldagem.
  2. Nela é feito um furo para a chaminé e soldado um tubo de 130 mm.
  3. Um furo semelhante é criado na parte superior do corpo da unidade e a peça de trabalho é fixada.
  4. Os orifícios são perfurados na parte superior e inferior da camisa de água, após o que tubos feitos de tubos de 25 mm são soldados.
  5. Para verificar a estanqueidade do trocador de calor, ele é enchido com água e a pressão é elevada.
  6. A parte inferior é fixada na estrutura.
  7. De todos os lados ao longo do perímetro, um tubo profissional com um tamanho de 20x20 milímetros é soldado.
  8. Uma folha de aço com espessura de 1-2 milímetros é fixada na parte superior.
  9. Eles consertam as portas - fornalha e carregamento.
  10. A estrutura é toda revestida com lã de basalto e posteriormente com chapa galvanizada.

Você também pode construir uma caldeira de mina com tijolos. Seu dispositivo estrutural difere porque a lenha é carregada nele através de uma escotilha em uma câmara de alta carga, daí o nome da unidade.

Dispositivo de caldeira

A unidade de aquecimento de Kholmov tem uma estrutura de mina. Essas caldeiras são divididas em dois tipos:

  • dependente de energia elétrica;
  • funcionando sem estar conectado à rede elétrica.

Todas as caldeiras Kholmov têm um design, que consiste nos seguintes elementos:

  • caixa metálica;
  • duas câmaras - um combustível e um eixo com um trocador de calor;
  • termostato;
  • barras de grelha;
  • o tubo de ramificação ao qual a chaminé está conectada;
  • compensadores de expansão térmica;
  • entradas e saídas para drenagem, alimentação e saídas e instalação de válvula de segurança;
  • portas;
  • bandeja extraível para coleta de cinzas.

As portas dos armários são feitas de duas folhas de metal, entre as quais é colocada uma camada de material isolante de calor. Suas bordas ao longo do contorno são coladas com um selante de amianto resistente ao calor. Este projeto permite que as portas não aqueçam muito - a temperatura máxima de aquecimento chega a 80 graus.

As tampas são fixadas com travas especiais, apenas o painel da tampa traseira é fixado com parafusos removíveis. A porta de cinzas é resfriada por correntes de ar contínuas, portanto, contém menos de 50% de isolamento térmico.

Na foto, a caldeira de Kholmov com um bunker ampliado
Na foto, a caldeira de Kholmov com um bunker ampliado

A parte inferior da unidade é uma placa especial coberta com um material que reduz a transferência de calor. Há uma câmera na parte superior e duas pernas longas e estáveis ​​na parte inferior.

Os projetos voláteis das caldeiras de Kholmov são equipados com um ventilador e um dispositivo que controla o processo. As unidades que funcionam independentemente da eletricidade possuem um termostato na parede frontal, com o qual a transferência de calor dos equipamentos de aquecimento é ajustada automaticamente. O dispositivo é conectado à porta do soprador com uma corrente especial. O cinzeiro está localizado logo abaixo da carruagem.Quando a porta está aberta, o cinzeiro pode ser facilmente removido. No fundo da caldeira existe um tubo de derivação para escoamento do fluido de trabalho. As torneiras de entrada estão localizadas na parte superior e os tubos de retorno estão na parte inferior.

Compensadores de expansão estão localizados ao longo do perímetro da unidade, e também na forma de hastes e divisórias estão localizadas no próprio corpo. Eles protegem o gabinete de aumentar para volumes críticos durante o aquecimento. Graças a isso, o trocador de calor também não é deformado. As paredes divisórias estão separadas por 24 centímetros.

Como aquecer uma caldeira tipo mina

Como qualquer outro tipo de equipamento de caldeira, projetado para aquecimento de edifícios residenciais, uma caldeira de mina tem suas próprias sutilezas e nuances durante a operação. A primeira e mais importante coisa para o funcionamento normal da unidade é a qualidade do combustível e como a lenha é carregada na câmara de combustível. A alta eficiência térmica de uma caldeira de mina de combustível sólido é alcançada devido ao correto empilhamento da lenha. O combustível colocado corretamente não só garantirá a máxima eficiência operacional, mas também reduzirá a probabilidade de poluição por fumaça em instalações residenciais.

A qualidade da colocação do combustível determina a duração da combustão e, consequentemente, a duração do funcionamento da unidade de aquecimento.

Em uma nota: a falta de habilidades necessárias leva ao fato de que a maioria dos consumidores não é capaz de usar o dispositivo de aquecimento corretamente. Em vez de geração de gás, as caldeiras da mina funcionam normalmente. Conseqüentemente, a eficiência da operação de tal unidade é extremamente baixa.


Para usar adequadamente um dispositivo de aquecimento do tipo mina, basta aprender um algoritmo simples de ações.

  1. Iluminação inicial a lenha da forma tradicional.
  2. Após 15-20 minutos, a caldeira poderá atingir sua potência nominal.
  3. Depois que a caldeira entra em modo de operação, a lenha restante é carregada no poço de combustível e muda para o modo de operação de pirólise.

A lenha correctamente seleccionada e empilhada é uma garantia de que a caldeira funcionará durante muito tempo, proporcionando calor à sua casa.

Quanto ao combustível em si, muito depende da imaginação e da capacidade financeira do dono da casa. No entanto, apesar do fato de os aquecedores do tipo minas serem onívoros, a eficiência da caldeira depende diretamente de como você aquece a caldeira.

Briquetes de combustível, resíduos de madeira e pellets vão para o forno da caldeira. Briquetes e pellets são considerados um tipo de combustível de elite, mas seu preço é muito mais alto do que o custo da lenha comum. Além disso, se levarmos em conta a despretensão dos equipamentos da caldeira da mina em termos de recurso combustível. A lenha é o principal combustível das caldeiras de minas. Durante a operação, é necessário fazer pelo menos metade dos marcadores de lenha.

Em uma nota: é melhor usar lenha para a caldeira. As toras de pinheiro e abeto têm alto teor de resina, o que pode levar à formação e acúmulo de alcatrão nas paredes da câmara de combustão.

Método de empilhamento de lenha em uma caldeira de mina

Tendo lidado com o princípio de operação dos aquecedores de minas, com os requisitos de combustível, você precisa prestar atenção aos métodos de marcação.

Os casos mais frequentes que os proprietários de caldeiras de combustível sólido de mina têm de lidar estão relacionados com o enforcamento de lenha na câmara de combustível. A razão para isso é o marcador errado. Tendo em conta o princípio de funcionamento de uma caldeira de mina, onde a combustão principal ocorre na parte inferior do dispositivo, a lenha deve cair suavemente com o seu próprio peso.

O não cumprimento das recomendações para o assentamento de lenha, neste caso, acarreta uma interrupção repentina do processo principal - a combustão do combustível. Antes de iniciar a operação das unidades de mineração, as seguintes recomendações devem ser seguidas:

  • as toras destinadas ao assentamento devem ser menores, vários centímetros a menos que os valores do perímetro do poço de combustível;
  • a lenha deve sempre ser colocada ao longo do poço, e em nenhum caso ao longo dele;
  • as toras mais secas são empilhadas bem no fundo, enquanto a lenha úmida pode ser colocada no topo.

Dicas simples irão ajudá-lo a fazer com que sua caldeira funcione corretamente. Uma carga de lenha, se todas as regras de bookmarking forem seguidas, deve ser suficiente para 12 horas. A caldeira funcionará de forma independente o tempo todo, sem a necessidade de sua participação.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores