Como escolher o adesivo certo para tubos de polipropileno

O conhecimento de como colar um tubo de plástico de esgoto quando o equipamento necessário não está disponível será útil para todo artesão doméstico. Vazamentos freqüentes devem ser eliminados com urgência quando não for possível substituir o elemento danificado. Você pode montar completamente o sistema de tubulação de plástico usando adesivos especiais.

Colagem de tubos de PVC

A composição e o princípio de ação dos materiais adesivos

Os produtos plásticos são colados com compostos químicos especializados que dissolvem a superfície externa do material. O ingrediente ativo na maioria das variantes é metil etil cetona, ciclohexano ou tetrahidrofurano. O adesivo para canos de esgoto em PVC ou polipropileno é feito com a mesma substância que as próprias partes da canalização. Além disso, diversos aditivos são misturados aos adesivos, o que permite influenciar a viscosidade da mistura e seu tempo de pega, além de melhorar a aderência.

No processo de endurecimento da cola, os tubos de plástico são rigidamente conectados devido ao entrelaçamento de cadeias de polímeros moleculares nas superfícies externas das peças a serem unidas. O solvente é então evaporado e é obtido um composto que tem as mesmas características de um novo produto inteiriço.

Causas de vazamentos

Em sistemas de fluxo livre, surgem situações de emergência devido a operação inadequada, instalação de baixa qualidade e defeitos de fábrica. Uma conexão que não é feita de acordo com a tecnologia sempre causa uma despressurização da rede.

o construtor se senta com uma furadeira em uma escada
Perfurei um tubo de polipropileno na parede o que fazer

O polipropileno não é difícil de danificar por estresse mecânico. Na maioria das vezes, os vazamentos em um sistema de fluxo livre ocorrem precisamente devido à interferência externa. A tensão mecânica afeta negativamente os elementos de vedação de borracha, com a ajuda dos quais a maioria das conexões são feitas em redes de fluxo livre.

Em sistemas sob pressão, os acidentes ocorrem pelos seguintes motivos:

  • impacto físico;
  • instalação incorreta;
  • não observância das recomendações durante a operação;
  • aumento da pressão;
  • montagem errônea;
  • uso de materiais abaixo do padrão.

Freqüentemente, uma violação da rigidez do sistema PP ocorre durante os trabalhos de reparo e construção. Freqüentemente, instaladores ou construtores perfuram tubulações.

Os defeitos de fábrica também podem ser a causa de uma emergência, porque os tubos de polímero de fabricação chinesa estão presentes.

Os produtos PP têm durabilidade de 50 anos. Esta é a garantia dada por fabricantes genuínos de produtos certificados.

Como escolher uma cola?

Ao escolher como colar o tubo de esgoto, você precisa prestar atenção aos seguintes fatores:

  • material de ligação;
  • definição de duração;
  • tecnologia de uso;
  • condições de temperatura;
  • tempo e condições de armazenamento após a abertura da embalagem.

Todas as informações necessárias estão descritas detalhadamente nas instruções, que devem ser estudadas com atenção.

Existem 2 grupos principais de materiais adesivos para colar tubos de plástico:

  1. Formulações de um componente. Tais produtos são vendidos prontos e não requerem mistura preliminar dos componentes. Os adesivos são embalados em recipientes de vidro, plástico ou metal e são usados ​​para unir diferentes tipos de plástico. Eles consistem em dissolver, amolecer e formar juntas substâncias quimicamente ativas.Mas eles não têm aditivos ou aditivos que podem alterar a duração do curso de uma reação química e aumentar a resistência do local de encontro. Um exemplo típico de tais materiais é o selante para PVC e polipropileno (Momento).
  2. Formulações de dois componentes. Eles são produzidos na forma de 2 componentes separados, que estão em embalagens diferentes. Eles são misturados imediatamente antes do uso. Compostos quimicamente mais complexos, pois incluem elementos que melhoram a adesão e reduzem o tempo de evaporação dos componentes do solvente. A adição de aditivos promove a aceleração da formação de cadeias poliméricas estáveis, devido às quais ligações de nível atômico são obtidas mais fortes. Maior qualidade da junta é fornecida.

Uma maneira conveniente e eficaz de colar rapidamente todos os tipos de tubulações é usar uma fita de vedação especial.

Como colar um cano de esgoto de plástico

Se as fístulas forem características do ferro fundido, nenhum tubo, incluindo o de plástico, tem seguro contra rachaduras. Se um orifício se formou na parte plana, as mesmas pinças vêm em socorro.

jugo
Braçadeira de reparo

Assim como no caso de um tubo de ferro fundido, a braçadeira pode ser substituída por um pedaço de borracha (não por muito tempo!) E arame.

Selante de silicone ↑

Uma pequena rachadura pode ser reparada com selante de silicone. Aja em etapas:

  • a fenda é expandida (se possível) para que a composição penetre o mais profundamente possível;
  • a superfície é cuidadosamente limpa e desengordurada;
  • seque a área reparada com um secador de cabelo de construção;
  • aplique um selante.

Um epóxi de dois componentes é usado para reparar o orifício de passagem. O procedimento é ligeiramente diferente:

  • a superfície é limpa e desengordurada;
  • a área danificada é envolvida com um curativo (é preparado previamente com um material flexível e denso) - em todo o comprimento, com uma margem, sobreposta, no mínimo 5 voltas;
  • cola epóxi é aplicada.

Fita de vedação ↑

O método é muito conveniente e barato. A fita é um tecido adesivo impregnado.

selante
Fita selante

É indispensável na reparação de zonas de difícil acesso e é tão cómodo que serve para selar fissuras em troços rectilíneos de uma tubagem de esgoto. Como com outros materiais, a superfície é completamente limpa e desengordurada, então a fita é esticada e enrolada ao redor da seção do tubo (a tensão da fita deve ser constante para evitar enrugamento). Eles são enrolados com uma sobreposição - a próxima camada deve cobrir metade da anterior, de modo que no final o material fique em duas camadas.

Como preparar e colar elementos de tubulação de plástico?

Uma vez que o adesivo para tubos contém componentes voláteis tóxicos, todo o trabalho deve ser realizado em uma área bem ventilada. A temperatura deve estar entre + 5 ... + 35 ° С. Recomenda-se proteger as mãos com luvas de borracha para evitar causar uma reação alérgica ou irritação.

A sequência de ações é a seguinte:

  1. Corte seções de tubo do comprimento necessário usando uma tesoura especial (cortador de tubo) ou uma serra de dentes finos. As bordas do corte são limpas com lima e lixa para remover lascas e rebarbas.
  2. Em seguida, a área colada da superfície deve ser bem limpa de sujeira e bem seca.
  3. É realizada a montagem preliminar da estrutura do duto e o ajuste final de todos os elementos.
  4. Antes de colar o dano ou colar todas as partes, os pontos de colagem devem ser desengraxados com uma solução especial ou um líquido à base de álcool.
  5. O adesivo está bem misturado. Ao usar o método de reparo com cola de dois componentes, meça a quantidade necessária de material e amasse com as mãos até que esteja pronto (consistência de plasticina).
  6. Usando um pincel ou aplicador, a cola é distribuída uniformemente sobre a superfície preparada.As peças são unidas e fixadas em um estado estacionário por vários minutos (o tempo exato é indicado nas instruções). Reaplicação às vezes é necessária. Um mastique espesso é aplicado na área reparada e fortemente pressionado com um torniquete.
  7. O excesso de cola que se projeta ao longo das bordas da junta é removido com uma toalha de papel ou pano.
  8. As partes conectadas são deixadas sozinhas até que o adesivo esteja completamente seco.

O aperto geral das juntas e a confiabilidade de toda a estrutura são verificados não antes de 24 horas. Ao vedar o vazamento, a massa de reparo endurece em uma hora.

Usando soldagem a frio

Uma maneira eficaz de selar um vazamento de maneira confiável é usar soldagem a frio para consertar tubos de plástico. Este é um composto de reparo especial que deve ser aplicado na área do problema. O material é vendido em lojas especializadas.

A superfície do tubo a ser reparado é pré-limpa com lixa, completamente desengordurada e seca. Depois disso, você precisa pegar uma quantidade suficiente de solda a frio e amassar bem. Neste caso, as mãos devem ser umedecidas em luvas de borracha. O material é amassado até que mude de cor para marrom e adquira a consistência de plasticina. A massa preparada deve ser aplicada no local a ser reparado e bem apertada com torniquete, aguardando uma hora. Durante esse tempo, a soldagem a frio endurece e forma uma ligação quase monolítica com o plástico.

Causas de defeitos ao colar tubos de PVC

Às vezes, algum tempo depois de selar uma rachadura em um tubo de PVC ou colar toda a estrutura, observa-se vazamento de fluido nas juntas. Na maioria das vezes, os motivos são as seguintes violações tecnológicas que foram cometidas durante o trabalho:

  1. Má preparação da superfície em tubos antigos e irregularidades graves. Em caso de processamento deficiente das bordas cortadas, quando a rugosidade permanece no material, o adesivo se dissolve e amolece o material de forma desigual.
  2. A contaminação permaneceu nas áreas tratadas. Superfícies sem gordura também não podem ser bem impregnadas com cola.
  3. A aplicação irregular do adesivo leva à não colagem em alguns pontos da junta.
  4. A costura não é completamente colada se uma fina película superficial se formou na camada adesiva devido ao seu ressecamento. Todo o trabalho deve ser feito rapidamente.
  5. Uma camada de cola macia e solta em vez de uma boa junta forte é formada em baixas temperaturas ambientes durante o trabalho. Neste caso, o solvente não evapora completamente e a composição não endurece.
  6. Uma camada adesiva porosa pode permanecer se os componentes forem mal misturados antes da aplicação. As bolhas de ar remanescentes enfraquecem gravemente a costura.
  7. Força de compressão insuficiente ou falta de tempo de retenção, resultando em distorção e deslocamento das peças a serem coladas durante a cura da composição.
  8. Marca de cola selecionada incorretamente.

Para não ter que tomar medidas adicionais para eliminar o vazamento devido a uma colagem de má qualidade, é necessário selecionar corretamente a composição adesiva e observar rigorosamente a tecnologia de trabalho.

Como reparar pequenos danos

Às vezes, as rachaduras são tão pequenas que são quase invisíveis visualmente. Eles só podem ser detectados pelo cheiro. Na maioria das vezes, eles aparecem por impacto mecânico - um golpe com um objeto pesado e a queda de algo afiado.

Danos menores são difíceis de identificar. Você precisa examinar cuidadosamente o cachimbo, talvez até com uma lupa. Pode haver vários chips. Mesmo o menor deles não pode ser ignorado. Se a rachadura não estiver selada, ela se deteriorará ainda mais e poderá rachar, de modo que terá que ser substituída completamente.

Quando todos os pontos de dano são estabelecidos, eles começam a se reparar.Para a restauração de pequenos cavacos, basta aplicar cola hot melt no plástico. Para obter um efeito positivo, é importante realizar o trabalho corretamente:

  • Antes de iniciar o reparo, seque as áreas danificadas com um secador de cabelo.
  • Limpe a fenda com uma lixa de grão fino.
  • Desengordure a superfície.
  • Pré-aqueça a pistola térmica à temperatura necessária. Não deve ser excessivo, caso contrário, o tubo pode derreter. Ele é selecionado individualmente, dependendo do material do qual o tubo é feito. Normalmente, após a instalação do sistema de drenagem, permanecem restos. Eles podem ser pré-testados.
  • Aplicação de cola quente derretida na rachadura. Se for horizontal, a direção do movimento da ponta da arma não importa. Na maioria das vezes, é realizado da esquerda para a direita. Quando a trinca é vertical, o nariz do dispositivo deve ser direcionado de baixo para cima, como na soldagem.
  1. Rachaduras no tubo e na junção são quase invisíveis. Eles podem ser identificados pelo cheiro e suspensão da gota.

  • A cola é aplicada 2 cm mais longe do início da fissura de cada lado. Se espalhar, pode ser endireitado com uma espátula e pressionado contra a superfície.

A cola hot melt seca muito rapidamente, em apenas alguns minutos. Você não precisa esperar muito para começar a usar o esgoto novamente.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Com a ajuda da soldagem a frio, tubulações de água e esgoto realmente de alta qualidade são montadas. Além disso, o método pode ser usado com igual eficácia ao estabelecer comunicações em um edifício privado e de vários andares.

Se você não está confiante em suas próprias habilidades, faz sentido contratar profissionais. Mas para os proprietários de residências que sabem como manusear as ferramentas, não será difícil fazer o trabalho por conta própria. Oferecemos vídeos úteis para ajudar os artesãos.

Por que é melhor colar tubos de PVC? Um mestre experiente responde:

Como e como você pode cortar tubos de polímero é descrito no seguinte vídeo:

A escolha ideal é uma multi-ferramenta que corta tubos retos e chanfros imediatamente:

A escolha da cola depende diretamente do tipo de tubo, então você deve prestar atenção a eles:

Não existe tecnologia mais simples para unir tubos de polímero do que a colagem. O método é barato, conveniente e tão eficaz quanto a soldagem. Quase qualquer pessoa pode fazer a instalação do duto com a ajuda de cola, pois ele não precisa de nenhuma habilidade especial.

O principal é escolher os tubos, cola e ferramentas corretas, e ser cuidadoso e limpo ao trabalhar.

Compartilhe com os leitores sua experiência na colagem de tubos de PVC, conte-nos que tipo de cola você usou em seu trabalho. Deixe comentários sobre o artigo e faça perguntas de interesse. O formulário de feedback está localizado abaixo.

Nas comunicações modernas, os tubos de plástico são cada vez mais usados, especialmente para as necessidades domésticas. Os sistemas de esgotos, abastecimento de água e aquecimento consistem, na sua maioria, em tubos de polipropileno ou produtos de PVC. Essa popularidade se deve à longa vida útil, facilidade de instalação e confiabilidade dos tubos de polímero. Mas mesmo esses produtos às vezes precisam de reparos. Este artigo discutirá como colar um tubo de plástico.

O que fazer primeiro se ocorrer um vazamento

Se aparecer um vazamento nos tubos de alta pressão, sistema de aquecimento ou outra comunicação em um apartamento ou casa, o primeiro passo é fechar as válvulas de corte. Essa verdade é familiar a todos. Mas o que fazer a seguir?

O vazamento emergente pode ser "conectado" com grampos. Essas estruturas são simplesmente colocadas na área desejada e apertadas com parafusos.

Você pode usar a maneira antiga - use borracha. Usando esse método, costumo consertar um cano de aquecimento ou de abastecimento de água. A área do problema é enrolada com um pedaço de borracha (por exemplo, pneus de carro) e presa com uma braçadeira ou puxada com um fio fino ou corda forte.

Observação! Você pode usar tinta normal. O local onde aparece uma rachadura ou vazamento é envolto em um pano e pintado com tinta a óleo.

Mas todos os métodos acima podem ser considerados uma solução temporária. Se esses patches permanecerem por muito tempo, o vazamento aparecerá novamente. É por isso que muitos mestres recomendam substituir a área do problema, especialmente porque é muito fácil fazer isso usando tubos de plástico.

Tipos de dano

O sistema de vertedouro consiste em uma rede de esgoto interna e externa. As condições de operação são diferentes para ambos os sistemas.

Para o interno, característica:

  • Exposição periódica a líquidos até 80-90 ° C. Isso causa um aumento de carga devido ao aumento da agressividade química dos componentes do efluente.
  • Descarga de voleio de água de todas as fontes localizadas nos alojamentos. A consequência é o aumento da pressão da coluna de líquido sobre a estrutura do sistema de esgoto interno. O material do coletor e dos conjuntos de acoplamento estão sujeitos a maior tensão.
  • Carregamento mecânico dos elementos do sistema: utilizando o coletor como suporte ou cabide, suporte para movimentação de móveis. Não é incomum usar canos em vez de uma escada ou um suporte para uma pessoa, quando ela executa qualquer ação.

Exterior:

  • Experimentando flutuações de temperaturas externas. No inverno - negativo, no verão, atingindo 50-60 ° C.
  • Na estação fria, o coletor imerso no solo pode ser influenciado pela força de pressão da água subterrânea congelada.
  • A linha é submetida a uma carga estática da massa do solo de cobertura.
  • Forças adicionais - peso de edifícios ou veículos ao ar livre, se a rodovia for colocada sob a faixa de rodagem.

Devido aos impactos contabilizados e não contabilizados, podem aparecer defeitos nos elementos do sistema de vertedouro:

  • rachaduras;
  • a junta da tubulação de esgoto está danificada;
  • destruição completa de parte do sistema de esgoto (coletor de estouro).

Como fechar um buraco em um tubo de polipropileno

Ao reparar um sistema de polipropileno, a maneira mais segura é substituir uma seção não lacrada. Para isso, uma seção de emergência com um orifício é cortada da comunicação.

um fragmento de um tubo pp nas mãos de um mestre
Encanador examina um pedaço de tubo

Em seguida, uma nova unidade é montada no solo ou um pedaço de tubo do comprimento necessário é simplesmente preparado. Ele já está soldado no lugar usando acoplamentos PP.

Na prática, nem sempre é possível usar uma máquina de solda especial para soldar uma parte de um tubo ou um conjunto completo. Neste caso, outros métodos de preenchimento de orifícios no sistema são usados.

Braçadeira

Uma das opções para eliminar o vazamento seria a utilização de uma pinça com pinças de rosca. Esta é uma forma temporária de parar o vazamento. A braçadeira é usada em conjunto com um material plástico de vedação à prova d'água. Esta opção permite eliminar completamente o vazamento.

A vantagem de usar uma pinça é a passagem livre de água pelo sistema. Nesse caso, nada interferirá na movimentação do líquido. Este método é implementado rapidamente sem interromper a operação do sistema.

A desvantagem deste método é o afrouxamento inevitável da conexão aparafusada. Portanto, é necessário verificar periodicamente o local e apertar a braçadeira.

Soldagem fria

A soldagem a frio é freqüentemente usada para selar o orifício. Sua quantidade depende da quantidade de trabalho de reparo. No início, o componente é amassado manualmente ou misturado nas proporções desejadas. Em seguida, a substância é aplicada na área danificada. O vazamento é eliminado após a solidificação da soldagem a frio.

Band-aid adesivo

Você pode eliminar um buraco em um tubo de polipropileno usando uma bandagem adesiva. O método é implementado usando 2 grampos juntamente com um material que é impregnado com uma cola especial - uma composição de 2 componentes.Recomenda-se o uso de borracha ou bandagem junto com cimento para esgoto.

A vantagem desse método é a capacidade de não desligar a água do sistema. A desvantagem do método é a impossibilidade de uso de bandagem adesiva em rede com alta pressão.

Selante e fitas

Uma boa opção é usar fita adesiva. O material adesivo permite selar rapidamente um vazamento através de um pequeno orifício. É necessário aplicar a fita em várias camadas.

Você também pode aplicar um selante especial. Também permite colar rapidamente uma rachadura que se formou na junção de tubos de plástico. No entanto, essa opção é uma solução temporária para o vazamento.

Para a implementação de alta qualidade de qualquer um dos métodos, você deve primeiro desengordurar e limpar a superfície com defeito.

Na prática, os seguintes tipos principais de selantes são usados:

  • Substância neutra aplicada por pistola, adequada para uso em todos os tubos;
  • composto universal de silicone projetado para vedar conexões de esgoto em forma de sino;
  • um selante ácido não adequado para tubos quebradiços e para o reparo de sistemas de transferência de ácido.

O mais difícil é eliminar vazamentos nas redes de aquecimento. Os circuitos térmicos são geralmente instalados de forma fechada. Portanto, antes de colar o furo no tubo, é necessário determinar com precisão a localização do dano. Para fazer isso, você deve abrir paredes, pisos e outras estruturas de construção.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores