Caldeira a combustível sólido para aquecimento doméstico - qual é melhor escolher

# 1. Resumidamente sobre os princípios de trabalho

Parece tão difícil em uma caldeira de combustível sólido? Joguei lenha ou carvão na fornalha, eles queimaram, aqueceram a água e a casa se encheu de calor. Em geral, tudo é verdade, mas o princípio de funcionamento do dispositivo é um pouco mais complicado. No projeto de uma caldeira de combustível sólido moderna, os seguintes elementos principais podem ser distinguidos:

  • fornalha;
  • sistema de circulação de refrigerante;
  • sistema de remoção de fumaça;
  • sistema de segurança;
  • sistema de armazenamento de calor.

DENTRO fornalha o combustível é fornecido e queimado para obter calor. Esta é a versão clássica. Existem caldeiras de pirólise em que o combustível sólido (lenha) arde, liberando gás, que queima, fornecendo calor. Ao mesmo tempo, a eficiência aumenta um pouco, mas trataremos das peculiaridades do funcionamento das caldeiras clássicas e de pirólise mais tarde.

A fornalha é um grande recipiente com paredes duplas, entre as quais há refrigerante... Na maioria dos casos, é água; com menos frequência, é usado um líquido anticongelante ou uma mistura de água e anticongelante. O refrigerante recebe calor do combustível queimado, circula por canos e radiadores, aquecendo o ar da casa. Resfriando, a água volta para a caldeira e tudo se repete. Freqüentemente, bombas especiais são usadas para melhorar a circulação.

Quando o combustível é queimado, não apenas o calor é gerado, mas também os gases que devem ser removidos. O sistema se destina a isso. remoção de fumaça... A chaminé remove os gases da caldeira para a rua, às vezes um sistema de ventilação forçada é usado para aumentar a eficiência desse processo.

A maioria grande perigoque pode acontecer quando uma caldeira de combustível sólido está funcionando é superaquecimento do refrigerante... A água pode já estar suficientemente aquecida e a caldeira continuará a gerar calor. Se a água ferver, o sistema de aquecimento pode não aguentar, especialmente se a casa tiver canos de metal-plástico suficientemente sensíveis a altas temperaturas. É quase impossível parar a combustão da lenha ou do carvão - tudo o que resta é reduzir a intensidade, e para que o refrigerante superaquecido não entre no sistema, eles usam trocador de calor de refrigeração... Recebe água fria da rede de abastecimento, mas em caso de corte de água é melhor ter sempre abastecimento suficiente.

O trocador de calor de refrigeração pode ser incorporado na caldeira ou entre a caldeira e o resto do sistema de aquecimento. Ele só pode ser construído na estrutura de uma caldeira de aço. Funciona de duas maneiras possíveis:

  1. primeira opção - resfriamento do refrigerante aquecidoque passa por um trocador de calor de refrigeração. A água fria é fornecida ao trocador de calor de resfriamento por meio de uma válvula térmica, que se abre quando a temperatura do refrigerante atinge + 950C. O processo continua até que o refrigerante esfrie até uma temperatura segura;
  2. a segunda opção prevê a presença válvula de corte... Se a temperatura da água atingir valores críticos, a válvula não permite que ela flua para os tubos. Água fria é fornecida ao sistema de fornecimento de calor pelo sistema de fornecimento de água, e o refrigerante superaquecido é drenado para o esgoto. É verdade que a pressão da água deve ser suficiente, e sua composição não deve conter aumento da quantidade de sais, o que provocará a formação de incrustações.


Despejar água aquecida no esgoto não é muito inteligente e econômico, portanto, é melhor complementar o projeto de uma caldeira de combustível sólido tanque de armazenamento... Este é um buffer entre a caldeira e o resto do sistema de aquecimento, graças ao qual uma série de funções importantes:

  • acúmulo de água quente para seu uso posterior, que é economia de combustível, conforto, estabilidade na manutenção da temperatura e diminuição do número de idas à fornalha para jogar o combustível;
  • proteção contra acidentes... No tanque, a água superaquecida é misturada com água morna;
  • a capacidade de usar caldeiras de diferentes tipos... O tanque de armazenamento será comum para um combustível sólido e, por exemplo, uma caldeira a gás ou elétrica, permitirá que você simplesmente organize um único sistema de fornecimento de calor em casa e se assegure com várias fontes de calor.

Os acumuladores de calor são feitos de ferro fundido ou aço e recebem um poderoso isolamento térmico. Volume de buffer, em primeiro lugar, depende da potência da caldeira: para cada 1 kW, é necessário fornecer 25 litros de volume do tanque. A qualidade deste elemento do sistema de aquecimento deve ser da mais alta, portanto, é melhor confiar nos produtos de fabricantes bem conhecidos. A loja online https://www.duim24.ru/ apresenta acumuladores de calor apenas de empresas de confiança, o sortimento inclui tanques de diferentes volumes e materiais de fabricação.

Caldeira de combustível sólido no sistema de aquecimento doméstico

É necessário escolher o esquema de tubulação ideal para a caldeira com o sistema de aquecimento. Esta é a melhor maneira de fazer isso.

  • Unidade de mistura. É necessário instalar um jumper de tubo para alimentação e retorno. O jumper atuará como um misturador, onde a água quente flui do circuito de alimentação, passando para o retorno. Ao mesmo tempo, a temperatura pode ser regulada na seção de retorno do circuito de aquecimento. Uma válvula de separação deve ser instalada no jumper. Com tal sistema, o aquecimento será realizado normalmente até que a temperatura comece a cair para um limite crítico. Então a conexão automática funcionará se a caldeira estiver equipada com automatismos de controle. Se estiver ausente, será necessário abrir e fechar manualmente a válvula de corte e monitorar a temperatura do refrigerante. Nesse caso, você não pode ficar sem um termômetro.
  • Instalação de um tanque pulmão. Sua conexão com o sistema de aquecimento permitirá que você não fique preso ao dispositivo de aquecimento com a necessidade de abastecimento constante de combustível. O tanque pulmão acumula energia térmica. Contém água no seu interior, aquecida no circuito de alimentação do circuito de aquecimento. Então, a água aquecida do recipiente cede seu calor ao refrigerante. Essa capacidade divide todo o sistema de aquecimento em duas partes: a caldeira de aquecimento e os radiadores do sistema de aquecimento.

Para o tanque, recomenda-se a instalação de outra unidade de mistura no sistema. Também existem esquemas de tubulação mais complexos para uma caldeira de combustível sólido com sistema de aquecimento, mas só fazem sentido na ausência de automação do equipamento da caldeira, enquanto hoje no mercado, a maioria das propostas é direcionada para a regulação automática dos processos de linha.

# 2. Tipos de caldeiras de combustível sólido de acordo com o princípio de operação

Com um esquema geral semelhante do dispositivo, diferentes tipos de caldeiras de combustível sólido têm algumas nuances de design. Todo o sortimento existente pode ser dividido nos seguintes tipos:

  • caldeiras clássicas ou tradicionais;
  • pirólise ou caldeiras de geração de gás;
  • caldeiras de queima longa;
  • caldeiras de pellets.

Caldeiras clássicas de combustível sólido

Essas caldeiras são muito parecidas com fogões comuns. O calor é obtido aqui como resultado combustível em chamas... Como regra, utiliza-se lenha ou carvão como o último. O combustível é fornecido por uma porta e pela outra - a caldeira é limpa de cinzas e outros produtos da combustão incompleta. As caldeiras tradicionais podem ter trocadores de calor de ferro fundido e aço, geralmente usados ​​em sistemas de circulação natural.

Embora a eficiência desse tipo de dispositivo não seja das mais altas, eles são valorizados por confiabilidade, porque o projeto da caldeira possui um mínimo de elementos eletrônicos que podem falhar. O único elemento de automação é um controlador de temperatura, mas também funciona em um princípio mecânico. As caldeiras clássicas são duráveis ​​e raramente requerem reparos.

Caldeiras de pirólise

As caldeiras de pirólise (geração de gás) são um pouco mais complicadas. Seu design contém duas câmaras de combustão... Combustível sólido (lenha) é colocado no primeiro, em alta temperatura e ocorre deficiência de oxigênio processo de pirólise com a liberação de gás de pirólise. Ele vai para a segunda câmara, onde queima e libera calor para o refrigerante. Só resta carvão da lenha.

A temperatura de combustão do gás de pirólise é superior à da lenha, o que aumenta a eficiência da caldeira em até 90%. Se levarmos em conta o fato de que o processo de decomposição da madeira é mais lento do que sua combustão, podemos falar de outra vantagem - um abastecimento de combustível é suficiente para 10-13 horas (para caldeiras clássicas, esse número é de 5 a 7 horas). O combustível utilizado é madeira dura e baixo teor de umidade (não mais que 20%).

Caldeiras de queima longa

Este tipo de caldeira assemelha-se às caldeiras de pirólise em muitos aspectos, mas difere em algumas características técnicas. O combustível sólido queima na primeira câmara, forma gases que queimam na segunda fornalha. Neste caso, apenas a parte superior do combustível está envolvida no processo de combustão lenta e combustão. Devido a isso, ele tem que ser carregado com menos frequência e a eficiência aumenta. Uma carga de lenha é suficiente para a caldeira funcionar dois dias... A principal desvantagem é o alto custo do equipamento.

Caldeiras de pellets

Eles também são freqüentemente chamados de caldeiras automáticas. De acordo com o princípio de funcionamento, eles diferem pouco dos tradicionais, mas além da fornalha, eles têm bunker para armazenar um estoque de combustível. Isso significa que não será necessário subir com frequência e despejar o combustível manualmente no forno - tudo será feito por um equipamento automático. Aproximadamente 7 dias... Além disso, esse sistema pode ser ajustado com muita precisão para você. O combustível é considerado um dos mais ecológicos da atualidade. Pellets são grânulos produzidos a partir de resíduos de madeira (serragem, aparas, etc.). A eficiência de tais sistemas é 91-95%, a única desvantagem é o alto preço das caldeiras.

Dez melhores modelos de caldeiras de combustível sólido

10+. ZOTA Pellet 100A

Foto ZOTA Pellet 100A

Trata-se de uma caldeira do tipo pellet, que se caracteriza por um alto grau de automação do processo, quando o dispositivo é capaz de operar por vários dias sem reabastecimento adicional com materiais combustíveis. O projeto prevê um suprimento de parafuso de combustível e a presença de um ventilador inflável, é perfeito para as duras condições climáticas russas. A potência máxima do equipamento é de 100 kW, o volume do reservatório de combustível é de 606 litros. Devido à alimentação do parafuso, proteção absoluta contra superaquecimento é fornecida, também evita a penetração de chamas no compartimento de armazenamento de combustível.

O termostato embutido envia o dispositivo para o modo de espera quando a temperatura necessária é atingida. A caldeira está ligada à rede eléctrica, a partir da qual todas as funções de automação, tem acendimento automático. O ajuste dos parâmetros principais é realizado através dos botões no corpo do dispositivo. A automação permite manter sob controle total o consumo diário de combustível, tornando a caldeira mais eficiente e econômica. Além disso, você pode instalar um módulo GSM que permite controlar remotamente a temperatura do sistema. A unidade tem capacidade para aquecer um prédio de até 800 metros quadrados.

Benefícios:

  • Abastecimento de combustível do Auger;
  • A presença de um sistema de controle eletrônico para todos os elementos;
  • Alto poder;
  • Alta eficiência - cerca de 90%.

Desvantagens:

  • A necessidade de se conectar à rede elétrica;
  • Peso significativo do dispositivo.

ACV TKAN 100

Fotos ACV TKAN 100

Dispositivo totalmente automatizado que usa carvão, suportes de madeira, madeira e assim por diante como combustível.Possui uma alta eficiência - cerca de 93%, o consumo de combustível é baixo - de 8 kg por hora quando a caldeira está configurada para os parâmetros de desempenho máximo. A caldeira é absolutamente segura durante o funcionamento graças à sua câmara de combustão totalmente vedada e ao fornecimento de ar forçado. O mecanismo de fornecimento de combustível está equipado com um amortecedor de incêndio.

A parte convectiva é dotada de sistema de limpeza pneumático, existem grades especiais para a comodidade do uso de combustível sólido. A área máxima aquecida é de 300 m². m. A pressão mais alta no sistema de aquecimento é de 3 bar. O aparelho está equipado com um sistema automático alimentado por eletricidade, pelo que a caldeira tem de estar ligada à rede eléctrica, o queimador acende-se sozinho. As configurações principais são definidas usando um painel especial localizado no corpo da unidade.

Benefícios:

  • Não é a maior massa do produto;
  • Alta potência nominal e eficiência;
  • Disponibilidade de automação eletrônica garantindo operação segura e conformidade com todos os modos configurados;
  • O combustível é fornecido por meio de um mecanismo de parafuso.

Desvantagens:

  • Preço Alto.

ZOTA Poplar М 20

Fotos de ZOTA Poplar M 20

A caldeira se distingue pela alta confiabilidade e uma solução de design muito atraente. O carregamento do combustível é vertical, um regulador de tiragem do tipo automático é fornecido, há um queimador de gás conectado diretamente a um gasoduto doméstico ou a um cilindro, há um elemento de aquecimento confiável.

A área máxima aquecida é de 150 metros quadrados com pé-direito de 3 metros. No sistema de aquecimento, a pressão máxima é de 3 atmosferas, seu volume é projetado para 54 litros. A caixa possui um bom isolamento térmico. Por baixo do revestimento decorativo existe um invólucro de água que evita o sobreaquecimento da caldeira, é adicionalmente revestido com cartão basalto, pelo que a perda de calor é mínima. A porta da fornalha é equipada com uma fechadura, uma carga de combustível queima em cerca de 12 horas. A caldeira deve ser conectada a uma chaminé natural, pois seu projeto não inclui ventilador.

Mais: Aspirador de pó de robô japonês cleverPANDA i5 - revisão completa do aspirador de pó de robô híbrido

Benefícios:

  • O queimador é econômico, devido ao qual o consumo de combustível é reduzido e a produção de calor aumenta;
  • Gestão autônoma;
  • A capacidade de usar vários tipos de combustíveis sólidos;
  • Indicadores de desempenho significativos - mais de 90%;
  • Construção confiável;

Desvantagens:

  • Ótimo peso.

Praticante de Teplodar Kupper 8

Teplodar Kupper Practician 8 fotos

O dispositivo destina-se a ser colocado em edifícios residenciais e outros locais, cuja área deve estar na faixa de 40 a 80 metros quadrados. m. Os produtos são universais, respectivamente, eles podem ser usados ​​em sistemas de aquecimento fechados e abertos. A forma de circulação do refrigerante não desempenha um papel especial - o dispositivo funciona de forma estável com métodos artificiais e naturais. A caldeira pode ser usada como uma fonte independente de energia térmica, mas muitas vezes é instalada como um complemento aos sistemas existentes que funcionam com gás, eletricidade ou combustível líquido. A caldeira vem com um atiçador, um termômetro, um portão giratório e uma shurovka. O dispositivo é caracterizado por pequenas dimensões gerais - ocupa o mínimo de espaço na sala.

Se necessário, o projeto pode ser aprimorado com um regulador automático de tiragem. Este dispositivo permite controlar a intensidade da combustão, o que economiza combustível significativamente. O produto é adequado para qualquer sistema de aquecimento, mesmo feito de tubos de polímero de pequeno volume, mas neste caso devem ser conectados através de um separador hidráulico especial de tipo capacitivo.O convector da caixa aqui é do tipo perfurado, pelo que a divisão onde se encontra a caldeira é adicionalmente aquecida. O tubo de alimentação está localizado na superfície superior da estrutura, é capaz de fornecer versatilidade de conexão e proteger o sistema da entrada de ar. A fornalha é inclinada, o combustível é distribuído uniformemente nela. O amortecedor é feito de ferro fundido, com sua ajuda você pode proteger a sala de respingos de escória e carvão.

Benefícios:

  • Produto universal capaz de operar com qualquer combustível sólido;
  • Design totalmente seguro e bem pensado;
  • Alta eficiência e eficiência.

Desvantagens:

  • É necessário que seja colocado em uma sala separada;
  • A instalação é bastante complicada - é problemático realizá-la você mesmo.

ZOTA Enisey 12

ZOTA Yenisei 12 fotos

Tem uma fornalha muito funda, pelo que é possível colocar lenha até 60 cm de comprimento.A fornalha é feita a um determinado ângulo, pelo que será muito mais cómodo encher a câmara de combustão com combustível a granel. As portas de carregamento e de cinzas se ajustam firmemente ao corpo principal da caldeira, não deixe os produtos da combustão entrarem na sala e o ar não entrará na câmara de combustão através delas. Isso, por sua vez, terá um efeito positivo na tração. O processo de combustão pode ser controlado por um amortecedor especial de suprimento de ar. Na parede lateral do aparelho existe um termômetro, que mostra a temperatura da água que sai da caldeira. Se necessário, pode-se instalar um regulador de tiragem mecânico, mas deverá ser adquirido separadamente - não é fornecido com a caldeira.

A eletricidade pode ser usada aqui como uma fonte auxiliar de calor. Para o efeito, a caldeira está equipada com resistências especiais em aço inoxidável. A camisa de água está localizada ao longo de todo o contorno da caldeira, inclusive sob o cinzeiro. Devido a esta característica do aparelho, a quantidade de calor transferida para o refrigerante aumenta e também não ocorre a deformação da caixa de cinzas. Benefícios:

  • Indicador decente de eficiência;
  • Pode funcionar com qualquer combustível sólido;
  • É possível instalar peças adicionais;
  • Mão de obra de alta qualidade;
  • As portas se ajustam perfeitamente ao corpo.

Desvantagens:

  • A manutenção do dispositivo é um tanto problemática.

EVAN WARMOS TT-18

Foto de EVAN WARMOS TT-18

Esta caldeira pode ser utilizada não só para uso residencial, mas também para instalações industriais ou agrícolas. Pode ser usado como equipamento de aquecimento principal ou adicional. A regra principal é que ele esteja localizado em uma sala equipada com sistema de ventilação natural. Para maior eficiência, o dispositivo está equipado com um sistema de combustão de gases de combustão.

Mais: TOP-10 + melhores máquinas de cortar cabelo, como escolher

O projeto tem um elemento de aquecimento e um sistema de controle de tração confiável. A principal função do elemento de aquecimento é manter a temperatura da água para evitar o degelo do sistema de aquecimento. A unidade funciona com base na circulação natural da água devido à diferença de temperatura, porém, as tubulações deverão ser posicionadas de forma que o refrigerante possa passar pelo sistema por conta própria. Caso não seja possível, será necessário instalar adicionalmente uma bomba de circulação e um tanque de expansão que tenha contato direto com o ar atmosférico. A pressão máxima à qual esta caldeira pode funcionar é de 5 bar. A unidade é projetada para uma área de até 120 metros quadrados.

Benefícios:

  • Fácil de instalar;
  • Qualidade de construção confiável
  • A capacidade de usar qualquer combustível sólido.

Desvantagens:

  • A posição do amortecedor deve ser ajustada manualmente para evitar o consumo excessivo de combustível;
  • Queima rápida de combustível.

Lemax Forward-16

Lemax Forward-16 foto

É um dispositivo bastante simples, onde nada supérfluo é fornecido. O design é muito confiável, não precisa de manutenção e tem um preço acessível. O corpo é feito de painéis decorativos de metal. Atrás dela está uma camada de isolamento térmico, sob a qual existe um corpo de aço macio de 4 mm de espessura. A câmara de combustível é grande e protegida contra superaquecimento por uma camisa de água.

Para aumentar a resistência do equipamento, o trocador de calor é reforçado com um canal, para que a probabilidade de ruptura seja baixa. Na parte inferior do aparelho existe uma grelha resistente ao calor, por baixo da qual existe uma caixa para a escória e as cinzas. Pode ser retirado através de uma porta no painel frontal, também serve como amortecedor que regula a quantidade de ar que entra na câmara de combustão vindo do ambiente. No painel posterior encontram-se os ramais através dos quais se ligam as linhas de alimentação e retorno do sistema de aquecimento. Existe também um tubo de chaminé com amortecedor que regula a tiragem. A caldeira pode funcionar com lenha ou carvão marrom; por conveniência, há um sistema de carregamento de combustível superior.

Benefícios:

  • A capacidade de usar qualquer tipo de combustível sólido - carvão, coque, lenha e assim por diante;
  • Dimensões gerais reduzidas, sem necessidade de manutenção constante;
  • Carregamento superior ou lateral conveniente;
  • Baixo custo.

Desvantagens:

  • Baixa eficiencia;
  • A necessidade de carregar combustível regularmente, pois ele se queima com rapidez suficiente.

Kentatsu ELEGANT-03

Foto Kentatsu ELEGANT-03

O dispositivo é um produto muito durável e confiável, projetado para aquecimento de instalações para diversos fins. O controle aqui é simplesmente mecânico, você não precisa conectá-lo à rede elétrica. O dispositivo é capaz de operar com carvão e madeira, tem um trocador de calor bastante resistente feito de ferro fundido e pode suportar grandes esforços físicos, incluindo a alta pressão do próprio refrigerante. As grelhas são resfriadas aqui e o desempenho geral é alto. O dispositivo é fabricado com base em um trocador de calor de várias seções, que é fabricado com a nova tecnologia AminGas. É resistente a processos corrosivos e resiste bem ao estresse de temperatura. O combustível é queimado completamente com o fornecimento de ar secundário. A caldeira é de circuito único, mas também pode ser adaptada para fornecer água quente - para isso, será necessário adquirir caldeiras de aquecimento indireto. Eles são conectados ao circuito de aquecimento, parte do calor é retirado de lá e essa energia é direcionada para trocadores de calor em espiral.

A câmara de combustão é espaçosa, a porta de carregamento também é bastante grande, o que facilita o depósito de combustível. A temperatura do circuito de aquecimento pode ser controlada pelo controle mecânico da corrente de ar. A temperatura mais alta do refrigerante pode ser de 90 graus, a pressão não deve exceder 4 bar. A caldeira pode ser utilizada em sistemas fechados com circulação forçada.

Benefícios:

  • Custo razoavelmente aceitável;
  • Alta performance;
  • Dimensões aceitáveis;
  • Aparelhos universais;
  • Bom acabamento e montagem do dispositivo;
  • Longa vida útil;
  • Não há necessidade de conectar o produto à fonte de alimentação.

Desvantagens:

  • O cinzeiro não é muito conveniente - tirá-lo é problemático.

3. Teplodar Kupper OK 15

Kupper OK 15 fotos

No topo das caldeiras de combustível sólido, esta unidade ocupa um honroso terceiro lugar, em grande parte devido à prolongada queima de combustível. Então, em uma guia de lenha, o equipamento pode funcionar por cerca de 30 horas, os briquetes queimam em dois dias, o carvão por cerca de 5 dias. Ideal para residências, armazéns e até instalações industriais, cuja área não ultrapasse 150 metros quadrados.

Mais: as 10 melhores TVs com diagonal de 43 polegadas

Como refrigerante, você pode usar água e anticongelante, qualquer combustível sólido atua como combustível - briquetes, lenha, carvão. Ao instalar elementos adicionais, a caldeira funcionará com eletricidade ou gás. O trocador de calor é composto por 12 tubos, o que garante alta eficiência do aparelho. A porta é selada, evitando que a fumaça entre na sala e o combustível queime por muito mais tempo devido ao acesso fraco do oxigênio ao forno - é baseado no padrão estadual GOST 9817-95.

Benefícios:

  • Alta qualidade de construção do dispositivo;
  • Rentabilidade do trabalho com significativa eficiência;
  • Excelente relação qualidade / preço.

Desvantagens:

  • Massa considerável, o que dificulta a deslocação da caldeira de um local para outro.

Caldeira de combustível sólido - Semana "KO-90"

Long Burning Boiler Week KO-90
Salas de aquecimento 150 - 400 m² Ideal para uma casa privada, casa de campo, serviço automóvel, bem como para lavagem de automóveis.
Com uma carga de 300 litros, pode funcionar até 7 dias. Potência de trabalho: 15-45 kW (regulado por automação). Potência de pico: 90 kW

Benefícios:

  • Produção em massa;
  • Fabricado em aço russo de 5 mm, grau 09G2S, fabricado pela MMK;
  • A escotilha para limpeza do trocador de calor pode estar localizada tanto à esquerda quanto à direita;
  • Todas as etapas da produção são controladas;
  • Responsabilidade segurada para com o consumidor em ROSGOSSTRAKH no valor de 10 milhões de rublos;
  • Tecnologia de produção patenteada;
  • Disponibilidade de documentação confirmando a segurança contra incêndio e a confiabilidade no uso.

Desvantagens:

  • Peso e dimensões, mas isso torna a caldeira confiável, com uma boa carga única;
  • A presença de condensado pode parecer um sinal de menos, mas este é um indicador da alta eficiência da caldeira, e existem maneiras eficazes de reduzi-la;
  • Volatilidade. Sem dúvida um sinal de menos, mas facilmente corrigível, em cuja solução a casa fica sempre quente, independentemente de haver eletricidade ou não.

Você pode comprar caldeiras Nedelka aqui.

Stropuva Mini S8

Foto Stropuva Mini S8

O líder da nossa análise das melhores caldeiras de combustível sólido é capaz de aquecimento de alta qualidade de uma sala, cuja área chega a 80 m2. m. Carvão, lenha, briquetes de madeira e assim por diante podem ser usados ​​como combustível. A duração da queima em uma guia de combustível é significativa: a lenha comum queima em cerca de 30 horas, os briquetes em 48 horas. Estes são os parâmetros máximos que podem ser influenciados pela perda de calor do edifício, a temperatura do ar externo e a qualidade do combustível. As dimensões gerais não são muito grandes, a caldeira ocupa um mínimo de espaço livre. O design não é muito complicado - o aparelho consiste em dois cilindros colocados um dentro do outro e feitos de aço. Existe uma camada de isolamento térmico externo, pelo que não será possível se queimar contra as paredes da caldeira. O refrigerante flui pelo espaço entre esses cilindros. Dentro do menor deles existe uma câmara de combustão, que é servida por portas no corpo do dispositivo.

O próprio processo de combustão ocorre apenas na camada superior do combustível. O ar aquecido de uma câmara especial é direcionado aqui através de um tubo telescópico. Quando a camada superior de combustível queima, o tubo se move para a camada inferior e assim por diante. tal solução construtiva permite aumentar a eficiência do aparelho, bem como ajustar a temperatura do refrigerante de acordo com as necessidades do usuário. Os produtos da combustão, antes de entrarem na chaminé, passam primeiro pela câmara de aquecimento do ar, transferindo para ela o seu calor.

Benefícios:

  • Não volatilidade absoluta do produto;
  • Design confiável e seguro;
  • Pode aquecer uma grande área;
  • Ele usa combustível com moderação.

Desvantagens:

  • Exceto por um custo bastante elevado, não foi encontrado.

Número 3. Material trocador de calor

Existem poucas opções. Os trocadores de calor podem ser:

  • aço;
  • ferro fundido.

É difícil dizer de forma inequívoca qual caldeira a combustível sólido é melhor escolher - tudo depende do orçamento, condições de operação e requisitos pessoais. Os fabricantes produzem ambas as caldeiras.

Os trocadores de calor de ferro fundido têm as seguintes vantagens:

  • eles vão de seções separadas, portanto, seu transporte e instalação são mais fáceis. Além disso, se uma das seções estiver danificada, pode ser substituído, tão durabilidade tais caldeiras em uma altura - até 20 anos ou mais;
  • o ferro fundido durante a operação é coberto com uma película de óxido de ferro. É uma ferrugem seca que dificilmente progride, protegendo o resto do material dos efeitos negativos. Ferro fundido mais resistente à corrosão, portanto, o trocador de calor terá que ser limpo com menos frequência;
  • ferro fundido se mantém aquecido por mais tempo, isso é uma vantagem. A desvantagem é que ele aquece mais lentamente.

Entre contras alto peso, maior que o aço, fragilidade e baixa resistência ao choque térmico. Com uma mudança brusca de temperatura, o trocador de calor de ferro fundido pode rachar facilmente, portanto, evite colocar água fria no trocador de calor ainda quente.

As vantagens de um trocador de calor de aço incluem:

  • mais alto força, e uma vez que tal trocador de calor é cozido na fábrica e sai inteiro, torna-se possível fabricar câmaras de combustão de configurações complexas, devido ao qual a eficiência aumenta;
  • Alto resistência a mudanças repentinas de temperatura... Caldeiras com tais trocadores de calor, via de regra, recebem automação mais avançada, pois a temperatura pode ser controlada livremente sem medo de danificar a estrutura;
  • não tão alto quanto o ferro fundido;
  • aquecimento mais rápido, mas também resfriamento mais rápido.

Por outro lado, o aço é mais propenso ao desenvolvimento processos de corrosão... Apesar da resistência aos extremos de temperatura, com frequentes tais oscilações, podem surgir fissuras nos pontos de solda. Nesse caso será impossível consertar a caldeira de aço - você terá que comprar um novo, portanto, a durabilidade dessas estruturas é menor.

Automação e segurança

Muitos sistemas de aquecimento modernos são equipados com dispositivos de circulação forçada. Esse equipamento é mais fácil de projetar, instalar e economizar dinheiro. Sua única desvantagem é que existe o risco de interrupção da circulação durante o aquecimento. Nesse caso, o refrigerante para de se mover no sistema, mas a caldeira continua gerando calor. E se os tubos do sistema forem de plástico, eles podem não suportar tal carga de temperatura.

Portanto, os desenvolvedores foram forçados a instalar sistemas automatizados de combustível sólido que monitoram de forma independente se o ventilador não para. Afinal, é importante não só preservar a integridade e operabilidade do sistema, mas também garantir a segurança do aquecimento, para evitar um incêndio.


Automação de caldeira

Uma caldeira de combustível sólido de baixo custo pode ser equipada com um trocador de calor de resfriamento, que é instalado na saída do dispositivo. Sua entrada é equipada com uma válvula que se abre se a temperatura do refrigerante ultrapassar um valor crítico. Nesse caso, a água de resfriamento entra no sistema, baixando o indicador de temperatura para um nível seguro.

Os sistemas automatizados precisam ser abastecidos com eletricidade. Como isso pode causar interrupções no funcionamento do equipamento, a instalação de elementos ininterruptos não interfere.

Demonstração do funcionamento de uma caldeira de combustível sólido

No. 4. Tração e consumo de energia

As caldeiras de combustível sólido podem ser divididas em dois tipos:

Tipos e modelos modernos de caldeiras de combustível sólido

A primeira coisa que distingue caldeiras de diferentes modelos e fabricantes é o combustível utilizado para o seu funcionamento. Os seguintes combustíveis podem ser usados ​​em caldeiras de combustível sólido.

  • Carvão. Para a sua casa de campo, esta é a melhor opção. As vantagens são que não é necessário ter local para guardar lenha, como é o caso de uma caldeira a lenha. Em seu trabalho, ele é totalmente autônomo. Não só o combustível, mas também o próprio equipamento tem baixo custo. Essas caldeiras não requerem instalação cara.
  • Lenha e pellets. Combina alta potência, eficiência e economia. Essa caldeira pode ser instalada em qualquer instalação. Madeira e pellets são fáceis de comprar em qualquer região, e o preço não será acessível, levando em conta a economia de consumo, pois a eficiência aqui chega a 90%.
  • Caldeiras de pirólise. Eles usam biocombustível sólido. Podem ser resíduos agrícolas e de madeira. Na saída, obtemos alta transferência de calor e eficiência na região de 85 a 92%. Antes de escolher uma caldeira de combustível sólido para longa queima, é preciso levar tudo isso em consideração e avaliar se será fácil conseguir o combustível certo para ela.

A escolha final da tecnologia de combustível depende do terreno e do algoritmo operacional desejado. Por exemplo, se não houver possibilidade de conexão permanente à rede elétrica, então você precisa escolher caldeiras com funcionamento totalmente autônomo e carregamento manual de consumíveis. A caldeira de combustível sólido de longa duração pode combinar materiais de combustível com uma eficiência consistentemente alta.

Número 5. Número de contornos

Caldeiras de circuito único responsável apenas pelo sistema de aquecimento. Também há caldeiras de circuito duplo, que permitem fornecer um sistema de abastecimento de água quente para uma casa particular. Isso é muito conveniente, mas ao calcular a potência necessária, você definitivamente deve levar esse recurso em consideração. Além disso, existem caldeiras equipadas com fogão.

Observe que as caldeiras de combustível sólido são montadas no chão - não há modelos montados na parede.

Caldeira a pellets

Ao considerar os sistemas de aquecimento a pellets, vale a pena começar pelas desvantagens, uma vez que existem apenas duas delas:

  • alto custo do equipamento;
  • a complexidade de ajuste e reparo, exigindo o envolvimento de especialistas.

Caldeiras automáticas a carvão operando no princípio de pellet têm uma desvantagem adicional - exigindo qualidade e fração de carvão (tamanho de até 80 mm). Agora listamos as vantagens devido às quais este tipo de caldeira é procurado:

  • O uso de um queimador e combustível de alto poder calorífico aumenta a eficiência do gerador de calor em até 80-85%.
  • Praticamente não há inércia, pois uma pequena parte do combustível fica constantemente na câmara de combustão. Depois de desligar o suprimento de ar, um pequeno punhado de pelotas ou carvão permanece fumegante.
  • Não há necessidade de instalar um tanque tampão, embora a proteção contra condensação seja necessária.
  • As caldeiras são totalmente automatizadas e requerem intervenção humana uma vez a cada 4-7 dias para limpar e adicionar combustível ao bunker.
  • Capacidade de programar o funcionamento do equipamento e controlá-lo à distância através da Internet ou comunicação móvel.
  • Sem sujeira e serragem na sala da caldeira.
  • Devido ao funil de combustível, projetado para 5 a 10 dias de operação contínua, a caldeira a pellet ocupa mais espaço do que a tradicional. Mas o nível de conforto durante a operação é comparável a aquecedores a gás e elétricos.

Número 6. Cálculo da potência de uma caldeira de combustível sólido

Um dos principais indicadores a que se deve prestar atenção antes de mais nada na hora de escolher uma caldeira a combustível sólido é a sua potência, da qual depende da área que pode fornecer calor. Deve-se proceder precisamente a partir de a área da sala aquecida. Você pode usar a regra geralmente aceita: para cada 10 m2 de área, é necessário 1 kW de potência da caldeira. Este está sujeito a isolamento térmico normal e a uma altura de teto não superior a 3 m.

Acontece que uma caldeira de 15 kW será suficiente para aquecer uma casa com 150 m2. Mesmo com uma temperatura externa de -360C, ele manterá a temperatura interna de + 180C. Com isolamento térmico insuficiente em casa, assim como em um clima adverso, é melhor levar uma caldeira com uma pequena reserva de energia.

Se a caldeira for utilizada em sistema de abastecimento de água quente, isso deve ser levado em consideração no cálculo da potência do trocador de calor. Os especialistas afirmam que, para garantir o conforto da casa, a potência de uma caldeira de duplo circuito em qualquer caso não deve ser inferior a 24 kW. É melhor confiar cálculos mais precisos a profissionais que levarão em consideração todas as características de uma determinada casa e sistema de aquecimento.

De que material deve ser feita uma caldeira de combustível sólido?

Ligas diferentes são usadas em modelos diferentes. A seleção também se baseia nas classificações de potência exigidas, no combustível usado e em outros fatores. Vamos listar as ligas populares.

  • Ferro fundido. As caldeiras de ferro fundido são as mais econômicas. Recomenda-se escolhê-los se o carvão servir de combustível para o trabalho. Então você pode alcançar as taxas de eficiência mais altas. Mas em comparação com caldeiras baseadas em outras ligas, a eficiência ainda é reduzida aqui.
  • Aço. As caldeiras de aço são mais potentes e mais ergonômicas. Hoje no mercado existem muitos modelos de caldeiras de combustível sólido feitas de aço de diferentes espessuras, design de trocador de calor, indicadores de eficiência e o tempo de operação contínua entre as cargas de combustível. O tempo de operação dessas caldeiras é em média de 4 a 8 horas, então você não precisa monitorar o combustível constantemente, o que é muito conveniente.
  • Cerâmica. Caldeiras de cerâmica ainda são uma raridade agora, mas ainda são as mais eficientes. A transferência de calor é alta, queime por um longo tempo, aqueça rapidamente o refrigerante.

Deve-se ter em mente que as cerâmicas são muito caras, mas são as mais eficazes, o ferro fundido é um material barato, mas ainda aquece por muito tempo e tem um rendimento inferior ao do aço. E o aço é bom, só que é considerado menos durável e sofre oxidação com o tempo, principalmente se a caldeira foi fabricada por uma empresa sem escrúpulos.

# 7. Tipo de combustível

Você pode jogar na fornalha de uma caldeira de combustível sólido lenha, carvão, pellets e serragem... É um erro acreditar que a potência da caldeira permanecerá inalterada, independentemente do combustível utilizado. Muitos modelos de caldeiras podem trabalhar com diferentes tipos de combustível, mas ao mesmo tempo, a potência máxima será alcançada somente com o uso do combustível que o fabricante indicou como o principal. Ao usar combustível com menos calorias, a potência cairá em 25-30% e, se estiver muito úmido, a queda de potência pode ser de até 40%.

Parâmetros médios de transferência de calor para diferentes tipos de combustível:

  • lenha - 2500 kcal / kg. As toras de madeira têm geralmente 25-30 cm de comprimento e podem ser serradas ou cortadas. É importante que a madeira esteja seca;
  • carvão antracítico - 7400 kcal / kg;
  • carvão duro - 7000 kcal / kg;
  • carvão marrom - 3500 kcal / kg;
  • pellets - 4500 kcal / kg.

Caldeira de queima direta clássica

Uma caldeira de combustível sólido tradicional funciona com mais eficiência do que qualquer forno, o que é confirmado por uma eficiência de 70%, no máximo - 75%.

As vantagens da unidade de aquecimento não se limitam a:

  • o aquecedor aceita lenha com qualquer teor de umidade, carvão e resíduos de madeira, briquetes;
  • é a mais acessível entre todas as caldeiras de combustível sólido;
  • simples em design e manutenção;
  • ocupa relativamente pouco espaço.

Mas há um ponto importante: no caso de aquisição de equipamentos baratos, pode ser necessário um investimento adicional e atenção constante durante a operação.

A culpa é dos aspectos negativos das unidades clássicas:

  • A fornalha deve ser freqüentemente reabastecida com lenha (uma vez a cada 4-6 horas) e limpa uma vez por dia. A exceção são as caldeiras de longa duração operando com 1 carga por 8-12 horas.
  • Inércia. A queima de madeira ou carvão na fornalha não pode ser interrompida instantaneamente quando a água já estiver quente. A caldeira precisa descarregar o calor em algum lugar até que seja necessário para o sistema de aquecimento, para o qual um tanque de água adicional (tanque tampão) é usado. Ao usar lenha crua, a eficiência da unidade diminui drasticamente. Exemplo: madeira seca pode fornecer cerca de 4 kW de calor a partir de 1 kg e recém-cortada - apenas 2 kW.
  • Se a combustão for desacelerada bloqueando o ar, a eficiência do gerador de calor também cai em 10-20%. Os trocadores de calor de aço precisam de proteção contra condensado e os de ferro fundido - de choque térmico. Teremos de fornecer elementos adicionais para a tubulação da caldeira - uma unidade de mistura com uma válvula de três vias.

Em alguns casos, uma unidade de combustível sólido é mal combinada com um sistema de aquecimento gravitacional (gravidade). O refrigerante flui por ele muito lentamente, o que pode afetar o resfriamento da câmara de combustão, o que pode causar superaquecimento e explosão da caldeira. É necessário colocar pelo menos uma bomba de circulação, ou melhor também um tanque pulmão, que servirá como acumulador de calor.

No. 8. Volume da câmara de combustão

Quanto maior o volume da câmara de combustão, mais combustível pode ser carregado e com menos frequência você corre para a fornalha e coloca uma nova porção. Nas características da caldeira, costuma-se indicar esse indicador como a relação entre o volume de carga de combustível e a potência da caldeira, medida em l / kW. Já uma caldeira de aço com a mesma potência de uma caldeira de ferro fundido terá parâmetros um pouco mais compactos, para ela essa relação é de 1,6-2,6 l / kW. Para caldeiras de ferro fundido - 1,1-1,4 l / kW. Quanto mais alto for este indicador, menos frequentemente você terá que correr para a caldeira.

Para caldeiras com combustível de carregamento superior o volume útil é maior e, neste caso, o combustível é distribuído de maneira mais uniforme. Com o carregamento frontal, especialmente quando se trata de um trocador de calor de várias seções em ferro fundido, algum esforço será necessário para distribuir uniformemente o combustível.

Caldeira de pirólise

As caldeiras de pirólise serão a sua melhor escolha, desde que tenha uma atitude competente e equilibrada em relação a elas.

Os vendedores oferecem a este tipo de caldeiras vantagens frequentemente exageradas - combustão sem fumaça e cinzas, duração de 12 horas a partir de 1 guia e eficiência de 83-89%. Essas declarações são uma jogada de marketing inteligente. Esses fatores estão realmente presentes e funcionam, mas apenas sob a condição de uma abordagem qualificada dessas caldeiras por parte do proprietário.

  • A eficiência de um gerador de calor de pirólise é de 75-80% se você seguir as recomendações e "alimentá-lo" com madeira seca.
  • A combustão sem fumo também fornece lenha com um teor de humidade não superior a 20%, apenas estas podem ser utilizadas nesta caldeira.
  • Uma vez que o ar é soprado por um ventilador, apenas a cinza leve permanece da madeira seca, que é soprada para a chaminé.
  • A duração do trabalho de 1 carga é obtida aumentando o volume da fornalha.

A unidade de aquecimento é chamada de unidade de pirólise, mas os especialistas em caldeiras a chamam de “aparelho de explosão superior”. É diferente da caldeira clássica com ventilador porque o ar é forçado da fornalha para o cinzeiro, e não vice-versa. O defletor de cerâmica e a câmara de combustão ampliada dobram o custo do produto em comparação com um aquecedor tradicional. Além disso, as cerâmicas nele utilizadas têm uma vida útil limitada.

Não há diferenças no material e design do trocador de calor, bem como nas características de operação. A mesma inércia, exigindo a instalação de um acumulador de calor, além de proteção contra condensação e choque térmico.

Um ponto interessante: usando lenha bem seca e carvão de alta qualidade, o mesmo excelente resultado pode ser obtido em uma caldeira comum de combustível sólido, que é 1,5-2 vezes mais barata.

No. 9. O que mais deve ser considerado ao escolher uma caldeira de combustível sólido?

Obviamente, antes mesmo da compra da caldeira, vale a pena decidir se a caldeira será a principal fonte de calor ou de reserva. Neste último caso, será necessário instalar um tanque de expansão ou um acumulador de calor - é mais fácil fazer isso imediatamente do que atualizar o sistema existente posteriormente.

Se no futuro houver uma oportunidade mudar para combustível gasoso, ao escolher, deve-se atentar para a possibilidade de transformação da caldeira. Muitas caldeiras tradicionais podem mudar para gás instalando um queimador inflável. É conveniente, mas deve-se ter em mente que a eficiência da caldeira convertida será inferior à que foi projetada originalmente para gás.

Mudando para gás

Questionando sobre como escolher uma caldeira de combustível sólido, muitos estão pensando se a possibilidade de mudar de combustível sólido para gás é necessária. Se houver interrupção no fornecimento de algum dos combustíveis, o sistema universal é uma excelente escolha.

Esse equipamento pode ser usado mesmo que o gás ainda não tenha sido fornecido para a casa, mas está planejado para um futuro próximo. Então, uma estação ou várias estações podem fornecer aquecimento da casa com lenha e, em seguida, passar para o gás.

No. 10. Fabricantes de caldeiras de combustível sólido

Não abriremos a América se dissermos que a qualidade depende muito da reputação do fabricante. As grandes empresas não vão estragar seu nome com produtos de qualidade inadequada, por isso, ao escolher um gato de combustível sólido, é melhor prestar atenção aos modelos de fabricantes confiáveis. É o que acontece quando é melhor não guardar.

Você pode marcar caldeiras das seguintes marcas:

  • Buderus É uma empresa alemã especializada na produção de caldeiras para diversos tipos e finalidades. Os modelos de combustível sólido funcionam com diferentes tipos de combustível, existem caldeiras clássicas e de pirólise, há energia suficiente para aquecer grandes casas particulares;
  • Bosch produz caldeiras não voláteis tradicionais;
  • Ferroli É uma grande empresa italiana que produz caldeiras domésticas e privadas. Entre as caldeiras de combustível sólido estão as caldeiras a carvão, madeira e pellets. O sortimento é amplo, a qualidade é alta;
  • SIME É outra empresa italiana que fez nome em apenas 35 anos. Os produtos são exportados para 50 países ao redor do mundo, a gama é representada por carvão e caldeiras a lenha;
  • VIADRUS - Caldeiras checas. Eles são apresentados em uma gama bastante ampla, confiáveis, seguros e têm um custo agradável;
  • Stropuva É um fabricante lituano que frequentemente apresenta novas soluções no campo. O desenvolvimento mais recente é uma caldeira de 40 kW com capacidade para trabalhar com uma carga por 30 horas;
  • Protherm - caldeiras de ferro fundido eslovaco de alta qualidade com alta eficiência.

Você também pode observar os produtos de empresas nacionais produzidos sob as marcas "Prometeu" (para casas de até 450 m2), "Lareira" (existem caldeiras de circuito duplo), "Zota" e "Fumaça".

Guia de seleção de caldeira de combustível sólido

As caldeiras projetadas para queimar vários tipos de combustíveis sólidos são divididas nos seguintes tipos:

  • Clássico (tradicional), queima direta. Atuam segundo o princípio de um fogão convencional, só que em vez de ar aquecem água para o sistema de aquecimento.
  • Pirólise. Neles, o gás combustível é liberado da madeira e do carvão durante a combustão, que depois é queimado na câmara secundária, aquecendo o refrigerante.
  • Pelota e carvão. A água é aquecida com o auxílio de queimadores, onde os pellets de combustível são alimentados automaticamente.

Existem também modelos especializados que trabalham com serragem ou cavacos, mas não são amplamente utilizados devido ao seu foco restrito.

  • Todas essas caldeiras são vendidas no projeto do chão e podem ser equipadas com um circuito de água para fornecer água quente.
  • Tentativas de fabricar e vender caldeiras de combustível sólido de parede foram feitas, mas não tiveram sucesso devido ao alto preço dos produtos acabados e à falta de demanda por eles.

Uma caldeira de combustível sólido tradicional consiste nos seguintes elementos básicos:

  • câmaras de combustão (fornalha), onde a lenha é colocada e queimada;
  • grelha, desempenhando o papel de uma plataforma de combustível;
  • câmara de cinzas (cinzeiro), onde as cinzas e as cinzas são despejadas na grelha;
  • um trocador de calor, onde o calor da combustão é transferido para a água;
  • uma camisa de água envolvendo a fornalha de todos os lados;
  • sistemas de fornecimento de ar para o forno da caldeira;
  • dispositivos de controle (manômetro, termômetro).

O trocador de calor e a fornalha são os elementos mais importantes feitos de aço espesso (3-4 mm) ou ferro fundido. A potência da caldeira depende do seu tamanho.

O ferro fundido é mais durável e confiável do que o aço, mas tem medo das mudanças de temperatura e é mais caro em média 40%.

Metal fino (2 mm ou menos) é usado para a camisa de água.

Existe uma categoria separada - unidades de longa duração que não têm um trocador de calor e são uma grande fornalha de aço cercada por um refrigerante. O processo de combustão vai de cima para baixo.

O princípio de funcionamento de uma caldeira clássica

Para efeito de comparação, vamos relembrar como funciona uma caldeira clássica de combustível sólido:

  1. O combustível (lenha ou carvão) é colocado na grelha e incendiado.
  2. No processo de combustão, a chama aquece as paredes da fornalha e o refrigerante atrás delas.
  3. Antes de sair da chaminé, os gases quentes e a fumaça passam por um trocador de calor, de onde liberam a maior parte da energia térmica para a mesma água.
  4. O ar de combustão é fornecido pela porta do cinzeiro devido à tiragem da chaminé. O segundo método é a injeção de ar por ventilador controlado pela unidade de automação eletrônica, dependendo das leituras dos sensores.
  5. O líquido refrigerante resfriado do sistema de aquecimento entra na camisa da caldeira por baixo e, quando aquecido das paredes do forno, sai da tubulação pela parte superior.

O princípio de funcionamento da caldeira de pirólise

Em caldeiras de pirólise, o algoritmo de operação é um pouco diferente e ocorre em 2 estágios.

Primeira etapa

  1. A combustão de combustível sólido ocorre no modo de combustão lenta, no qual o gás de pirólise inflamável é liberado.
  2. A partir da ação do ventilador, que sopra o ar para a fornalha principal, esse gás desce e passa do cinzeiro pela grelha e por uma divisória com pastilha de cerâmica.

Segundo estágio

  1. Um orifício (bico) é feito na inserção de cerâmica, por onde o gás flui. Ele já queima dentro do cinzeiro, criando uma tocha de chama direcionada para baixo.
  2. O fundo da câmara é aquecido a partir dele, atrás do qual a água está localizada.
  3. Além disso, o processo ocorre da mesma maneira que em um gerador de calor clássico.

Ao contrário das unidades tradicionais e de pirólise, as paredes da fornalha da caldeira de pellets são aquecidas pela chama do queimador embutido na porta de carregamento. Pode acender e desligar automaticamente sob o controle da unidade de automação. Carvão ou pellets são alimentados na quantidade necessária ao queimador por meio de um transportador helicoidal.

Qual caldeira é melhor - critérios de avaliação

Qual caldeira é melhor ou pior ficará claro já durante a operação do equipamento de aquecimento. A única maneira de evitar decepções e eliminar custos adicionais é avaliar corretamente as opções de aquecimento autônomo de combustível sólido existentes. Quais são os critérios de avaliação: melhor ou pior para unidades de combustível sólido?

Para a tecnologia de aquecimento, os seguintes critérios são importantes:

  • potência dos modelos propostos de caldeiras de combustível sólido;
  • disponibilidade de combustível, seu custo;
  • parâmetros tecnológicos de caldeiras de aquecimento;
  • segurança do equipamento de aquecimento;
  • equipar com sistemas de controle automático;
  • a possibilidade de mudar para aquecimento a gás.

Requisitos para a potência desejada, os tipos de combustível determinam os parâmetros tecnológicos das unidades.Isso inclui as dimensões, o número de câmaras de combustão, o princípio de operação, o método de carregamento do combustível.

Desempenho, desempenho, segurança também são aspectos chave, com base nos quais podemos dizer com certeza - esta caldeira de aquecimento é melhor do que outros modelos.

Como calcular os parâmetros de potência ideais

Tal como acontece com as caldeiras a gás, o método de cálculo da potência das caldeiras a combustível sólido é efectuado de acordo com o mesmo princípio - é necessário 1 kW para aquecer 10 m2 da área interior. A altura dos tetos também é tomada com base no valor médio - 3 m.

Por exemplo: para aquecer um edifício residencial ou um pequeno edifício industrial com uma área de 150 m2, é necessária uma caldeira a combustível sólido com uma capacidade de 15 kW. Por quê? 150/10 = 15.

Às vezes, a potência da caldeira é calculada levando em consideração o volume interno da sala. Aqui já é necessário levar em consideração um fator como o isolamento térmico da divisão. Para calcular uma sala bem isolada e isolada, é considerado um coeficiente de 40. Um edifício com isolamento insuficiente corresponde a um coeficiente de 60. Para um edifício com área de 150 m2 e pé-direito de 2,5 m, fazemos cálculos

Por exemplo:

150 x 2,5 x 40 = 15000 W (15 kW) - potência do equipamento, ideal para aquecimento de um edifício com bom isolamento térmico.

150 x 2,5 x 60 = 22500 W (22,5 kW) - a potência ideal da unidade para aquecer uma sala com isolamento térmico insuficiente.

Importante! Até 50% da capacidade projetada deve ser adicionada à capacidade projetada do equipamento usado para o abastecimento de água quente. Para aquecimento indireto de água em caldeira ou para aquecimento de trocador de calor, será necessária uma quantidade significativa de energia adicional e uma quantidade maior de lenha ou carvão.

Para instalações residenciais, a questão do fornecimento de água quente é especialmente relevante. Nesta situação, uma questão importante deve ser resolvida, que tipo é preferível para você e quanto será necessário para o funcionamento normal do sistema de aquecimento individual.

Que combustível parar

Hoje, uma variedade de combustíveis é usada para operar caldeiras de combustível sólido:

  • carvão marrom;
  • Coca;
  • carvão;
  • turfa;
  • lenha, produtos de madeira.

É uma ilusão acreditar que a potência de um aquecedor, independentemente de ser a lenha, carvão ou pellets, será a mesma. Cada combustível possui seus próprios parâmetros de poder calorífico, portanto, respectivamente, em cada caso, a potência do aparelho e o volume de carga da câmara de combustão podem ser diferentes.

Para referência: combustível com menos calorias pode levar a uma queda na potência de uma unidade de combustível sólido em 20-30% dos dados do projeto. Um recurso de combustível despreparado (alta umidade) leva a perdas de energia ainda mais perceptíveis do equipamento de aquecimento.

Na documentação técnica do dispositivo de aquecimento, os fabricantes costumam indicar o tipo de combustível recomendado e alternativas. O principal tipo de material combustível aumentará a duração da operação do equipamento da caldeira sem interrupções. O melhor material combustível pode ter pouco efeito se usado neste tipo de equipamento como combustível adicional.

Para uma avaliação ideal da qualidade do equipamento de aquecimento, é necessário não só levar em consideração os requisitos de potência do aquecedor e os parâmetros tecnológicos do recurso de combustível, mas também estudar cuidadosamente as variedades de dispositivos de aquecimento de combustível sólido existentes .

Vantagens e desvantagens

Você pode estar interessado na informação - caldeiras de aquecimento para uma casa privada

As caldeiras de aquecimento de combustível sólido estão longe de ser as instalações de aquecimento ideais. Eles, como outras unidades, têm suas próprias vantagens e desvantagens. Conhecer este último ajudará a determinar a escolha do modelo, bem como a decidir se tal caldeira é necessária em casa.

A caldeira de combustível sólido tem suas vantagens e desvantagens

Vantagens do uso de caldeiras de combustível sólido:

  • preço relativamente baixo, que foi alcançado devido à simplicidade do design;
  • a possibilidade de usar diferentes tipos de combustível em uma unidade;
  • as matérias-primas para a caldeira são relativamente baratas;
  • uma caldeira a combustível sólido não necessita de ser ligada à rede eléctrica, o seu funcionamento não depende da disponibilidade de energia eléctrica em casa;
  • alta confiabilidade da instalação - pode-se dizer, operação sem problemas;
  • alto nível de transferência de calor;
  • é possível instalar tal unidade sem o consentimento das autoridades de supervisão;
  • uma caldeira automatizada moderna deve ser acionada apenas uma vez no início da temporada (alguns modelos);
  • existe uma grande seleção de caldeiras no mercado;
  • A eficiência atinge 85% ou mais.

Uma sala de caldeira moderna em uma casa particular está equipada com uma caldeira de combustível sólido de circuito duplo com um tanque de armazenamento de água quente

Desvantagens do uso de caldeiras de combustível sólido:

  • a instalação requer limpeza regular de calcário e fuligem. Ambos reduzem significativamente a eficiência do dispositivo, a caldeira começa a aquecer pior e os materiais de que é feita podem se tornar inutilizáveis ​​(por exemplo, a incrustação prejudica a transferência de calor do trocador de calor para a água, como resultado, o metal superaquece e sua destruição);

    Limpeza de uma caldeira de combustível sólido com uma espátula

  • uma caldeira de combustível sólido não será capaz de funcionar sem intervenção humana - o combustível em si não é carregado na câmara de combustão. Felizmente, muitas vezes não é necessário carregá-lo em caldeiras automatizadas modernas (1 a 2 vezes por semana), mas uma caldeira clássica é carregada a cada 2 a 4 horas;
  • você precisa de espaço livre para armazenar combustível;
  • para evitar problemas, é importante seguir cuidadosamente todas as regras de segurança;
  • as caldeiras têm medo de superaquecimento.

Caldeira de carregamento superior

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores