Qual aquecedor de convecção é melhor para casa


Como escolher um convector econômico para uma residência de verão, critérios

Ao escolher um convetor elétrico de aquecimento, em primeiro lugar, são avaliados os seguintes:

Energia elétrica

A potência do convetor é selecionada dependendo da área de uso pretendida. Se o equipamento for utilizado como sistema de aquecimento principal, a capacidade da instalação é calculada com base na relação de 1 kW por 10 m2 de área aquecida. Ao valor calculado, adicione 15 - 20% para possíveis perdas de calor.

Aquecedor de convecção

Se o dispositivo for usado como sistema de backup, a potência do convetor pode ser significativamente menor. O valor exato depende das características do circuito de aquecimento principal, da qualidade do isolamento térmico do edifício e da temperatura exterior. Via de regra, a potência desses convetores varia de 150 a 500 W.

Tipo de termostato

Termostatos mecânicos e eletrônicos são usados ​​no projeto de convetores elétricos modernos. Dispositivos com ajuste mecânico são simples e confiáveis, mas a funcionalidade de tais convetores é mínima.

Aquecedor de convecção

O uso de unidades de controle eletrônico garante aderência precisa ao regime de temperatura definido, a possibilidade de controle remoto e por software, e também permite a conexão de módulos funcionais adicionais.

O uso de convetores de aquecimento eletrônicos é aconselhável como sistema de aquecimento principal. Para um sistema redundante, é mais lucrativo comprar um convector barato com um termostato bimetálico.

Tipo de elemento de aquecimento

Os convetores elétricos podem ter elementos de aquecimento do tipo aberto e fechado. Ao usar um elemento de aquecimento de tipo aberto, há uma grande probabilidade de queimar oxigênio e, além disso, a destruição corrosiva da espiral do fio é possível sob a influência da umidade natural do ar.

Em elementos de aquecimento do tipo fechado, o filamento é colocado em um tubo selado com aletas de alumínio especiais projetadas para aumentar a eficiência da transferência de calor. O uso de tais elementos de aquecimento elimina completamente a combustão de oxigênio e a corrosão. Apesar do custo mais elevado, são os elementos de aquecimento fechados os mais utilizados.

Funções adicionais

Via de regra, funções adicionais estão disponíveis para convetores com sistema de controle eletrônico, são extremamente raras em convetores "mecânicos". Os recursos adicionais mais solicitados incluem:

Aquecedor de convecção

  • Modo anticongelamento. Quando esta função está habilitada, o aparelho automaticamente mantém a temperatura ambiente em +5 C, evitando que o prédio congele totalmente na ausência dos proprietários;
  • Trabalhe no modo programado. A opção permite alterar automaticamente o modo de temperatura para economizar energia. Por exemplo, na ausência dos proprietários, o convetor pode funcionar no modo de aquecimento mínimo e, a um determinado momento, uma ou duas horas antes do seu regresso, o aparelho muda para o modo de temperatura ideal.
  • O controle remoto torna a operação do dispositivo confortável.
  • Ligar e desligar o convetor com um temporizador permite reduzir significativamente o consumo de energia.

Segurança do dispositivo

Para garantir uma operação segura, o convetor deve ter uma série de funções básicas de proteção:

  • Proteção confiável contra a entrada de umidade;
  • Desligar o elemento de aquecimento em caso de capotamento evitará um incêndio;
  • Desligar o elemento de aquecimento em caso de superaquecimento do aparelho;
  • Proteção contra congelamento, que consiste em manter a temperatura entre +5 - 7 C em modo autônomo na ausência dos proprietários.

Além disso, se o convetor for instalado no quarto das crianças, a presença de arestas e cantos afiados que possam ferir a criança é inaceitável.

Dicas para escolher um convetor

Ao escolher um aquecedor de convecção, leve em consideração as seguintes características:

  • Consumo de energia;
  • Tipo de elemento de aquecimento;
  • Dimensões do instrumento;
  • Segurança operacional;
  • Características adicionais;
  • Custo;
  • Fabricante;
  • Indicadores quando visualizados.

1. Então, poder. Ele é selecionado com base no tamanho da sala a ser aquecida. Por exemplo, se é suposto usar o aparelho além do aquecimento durante o período em que ainda não são ou deixaram de aquecer, calculamos a potência da seguinte forma: para cada metro cúbico de volume da sala, 25 watts de potência são necessário. Mas se não houver aquecimento na casa, você terá que contar com base em 40 watts por metro cúbico.

Vamos dar um exemplo: se a área da sala é de 19 metros quadrados, os tetos são 2,7 décimos de metro, então a potência do aquecedor na baixa temporada é calculada multiplicando esses dois valores por 25 Conseguimos 1285,5 watts. Arredondando e procurando um aquecedor com capacidade de um quilowatts e meio.

2. Tipo de elemento de aquecimento. Quanto ao elemento de aquecimento, se você tiver escolha, escolha um aquecedor com um aquecedor monolítico fundido - ele vai durar mais e trabalhar com mais eficiência.

3. Dimensões do dispositivo. Ao examinar o dispositivo, preste atenção às suas dimensões, especialmente a sua altura. Afinal, depende da velocidade com que o ar se moverá. Assim, por exemplo, convetores baixos com uma altura de apenas 60 centímetros são capazes de fornecer um movimento muito rápido das massas de ar e, consequentemente, aquecer um ambiente mais rápido. Também é importante o quão pesado o dispositivo é - afinal, você pode ter que movê-lo de um lugar para outro durante o uso.

4. Segurança operacional. O aquecedor deve ser o mais seguro possível. Na verdade, os convetores são os dispositivos mais seguros para aquecimento. Afinal, seu corpo é aquecido apenas até 60 graus, não mais, e por isso não vai deixar queimaduras. Os pais de crianças pequenas preferem modelos em que o corpo seja desprovido de cantos e tenha contornos suaves. O aterramento para convetores não é necessário, e eles suportam quedas de tensão com honra.

5. Recursos adicionais. Dos recursos adicionais que um bom convetor tem, pode-se observar o seguinte:

  • O regulador de temperatura é muito útil. Se estiver quente lá fora, você pode bagunçar um pouco e, em caso de geada forte, colocar no máximo.
  • O termostato manterá o ambiente na temperatura mais confortável para você.
  • O temporizador permitirá ligar o aquecedor por um determinado tempo, após o qual o dispositivo de desligamento funcionará. É uma boa ideia aproveitar esta oportunidade à noite, antes de ir para a cama.
  • Um ionizador embutido absorve poeira saturando o ar com íons negativos. É muito bom para a saúde. Em um quarto com esse microclima, você dorme melhor e trabalha de forma mais produtiva.
  • O controle remoto e o temporizador permitem que você não saia de dentro de um cobertor quente pela manhã para aquecer o ambiente.
  • A proteção contra capotamento é uma função muito importante, especialmente quando há animais brincalhões ou crianças inquietas em casa.

Sistema de controle mecânico
Sistema de controle mecânico.

Sistema de controle eletrônico
Convector com sistema de controle eletrônico

6. Ao escolher um fabricante de aquecedores, lembre-se de que um produto bom não pode ser barato. Afinal, todos queremos que o aquecedor seja eficiente e seguro, que funcione por muito tempo e tenha um serviço de garantia normal. Por isso, ao escolher um dispositivo, volte o olhar para marcas conhecidas, cuja garantia não são apenas palavras vazias.São eles realmente responsáveis ​​pela qualidade dos seus produtos, que já fabricam há muito e os comercializam com sucesso no mercado mundial.

7. Inspeção visual. Ao examinar o convetor oferecido pelo vendedor na loja, dê uma boa olhada nele para ver se há arranhões ou amassados. Gotas de tinta, distorções do corpo, entalhes e bordas afiadas são inaceitáveis. Parafusos e pernos não devem sobressair da caixa. Se algo de que você não gostou ou pareceu suspeito, é melhor não levar esse aquecedor. Afinal, isso indica uma montagem inadequada ou transporte descuidado.

Lembre-se das três regras a seguir: 1. Cada aquecedor do tipo convector secará o ar da sala. Simplesmente não há outro dado, de acordo com o princípio do trabalho. O máximo que pode ajudar: um recipiente com água para evaporação. 2. Como o ar está em constante movimento no processo de convecção, a poeira se moverá com ele. Com o tempo, ele se acumulará entre as placas. Se um vendedor fraudulento disser que "só este modelo" do convector não acumula poeira, não dê ouvidos a essas fábulas e chame outro consultor. 3. Qualquer aquecedor elétrico tem uma eficiência próxima de 100%. Portanto, não acredite que somente este modelo, teimosamente imposto pelo vendedor, possa dar tal eficiência.

Avaliação de convetores

Com base nos modelos considerados, faremos uma classificação dos convetores em termos de confiabilidade, qualidade e custo.
Em termos de confiabilidade, a posição de liderança é ocupada pelos convetores Neurot. Em seguida, vêm os modelos dos fabricantes Atlantik, Electrolux e Ballu.

Os melhores convetores de parede são Neurot e Timberk. A Timberk é novamente líder entre os fabricantes de aquecimento de piso. Bons modelos também são produzidos pela Electrolux e Ballu.

Mas entre as marcas mais baratas, convectores Atlantic podem ser chamados. A Delonghi também produz dispositivos de aquecimento baratos. Em geral, as análises sobre os modelos deste fabricante são boas. Portanto, se você quiser comprar um convetor de piso, cujo preço é baixo, você pode comprar com segurança os produtos Delonghi.

É difícil dar uma resposta inequívoca sobre qual dos modelos de convector descritos vale a pena comprar.

Tudo depende das condições de operação, suas preferências em relação ao projeto, potência e outros parâmetros técnicos, bem como sua situação financeira. Claro, se a condição do material permitir, é melhor comprar modelos de fabricantes europeus. Nesse caso, você tem a garantia de obter um dispositivo de qualidade. Se o orçamento for limitado, você pode parar nas marcas chinesas mais baratas.

A presença de um termostato no convetor

Dispositivo termostato no convetor.

Em dispositivos elétricos modernos, são usados ​​termostatos eletromecânicos e eletrônicos (que possuem um sensor de temperatura do ar). Todos os convetores, independentemente do tipo de termostato, são equipados com proteção contra superaquecimento.

Esses dispositivos com termostato mecânico têm as seguintes características:

  • preço acessível;
  • precisão na medição da temperatura do ar (+/- 0,5-1 ° С);
  • quando o aquecimento é desligado e ligado, ouve-se um clique característico;
  • alta confiabilidade durante a operação em condições de tensão de alimentação instável (casa de veraneio, vila e assim por diante).

Em termostatos eletrônicos, um termostato microcontrolador é instalado. Seus sensores de temperatura medem regularmente a temperatura do ar frio de entrada e enviam um sinal ao elemento de controle, que é capaz de manter um determinado modo com uma precisão de +/- 0,1-0,3 ° C.

Características de dispositivos semelhantes com termostatos eletrônicos:

  • preço mais alto;
  • trabalho completamente silencioso;
  • boa precisão de medição de temperatura.

Devido à maior precisão da medição de temperatura, o uso de convetores com um regulador eletrônico pode fornecer economia de energia de 3-5% em comparação com projetos eletromecânicos. Os modelos que possuem um termostato eletrônico geralmente suportam vários modos de operação: econômico, conforto, anticongelante (a temperatura é mantida regularmente em + 5-6 ° C) e automático.

Elementos de aquecimento monolíticos

Em elementos de aquecimento monolíticos, um filamento de nicrômio com enchimento dielétrico está localizado em um invólucro de alumínio sólido com aletas desenvolvidas. Quando aquecidos e resfriados, todas as partes do monobloco se expandem e contraem igualmente, o que elimina o atrito e o aparecimento de microfissuras. Eles são silenciosos em operação e muito duráveis. O projeto monolítico permitiu minimizar as perdas intermediárias de calor e reduzir ainda mais a temperatura na superfície das nervuras em comparação com os elementos de aquecimento. Normalmente, os dispositivos com esses aquecedores têm um grau de proteção IP24.

Qual convetor é melhor escolher

  • Saiba mais sobre os invólucros dessas baterias
  • Elemento de aquecimento para convetores
  • A presença de um termostato no convetor
  • Cálculo da potência de tal dispositivo de aquecimento

Como escolher um convetor para residência de verão? Hoje, o mercado de convectores russo é incrivelmente grande: fabricantes europeus e asiáticos estão representados lá. Com tamanha variedade, surge o problema de qual convetor é melhor escolher para residência de verão. Os principais critérios para a escolha deste dispositivo são: segurança, economia, longa vida útil, bem como seu custo. Todos esses parâmetros (com exceção do custo) são determinados pelas características de design dos convetores.

Aquecedor de convecção

Os principais parâmetros na escolha de um convetor: segurança, respeito ao meio ambiente, bom funcionamento, baixo custo.

Convetor elétrico ou a gás? É preciso saber que convetores existem hoje e se faz sentido dizer que os melhores são elétricos e não outros. Um dispositivo semelhante pode funcionar nos seguintes tipos de substâncias:

  • com água;
  • usando energia elétrica;
  • usando gás natural.

Devido ao custo do gás natural, alguns consumidores acreditam que os melhores convetores de gás podem ser adquiridos na Rússia. Porém, é com este tipo de equipamento que nem tudo é tão simples como parece. Encontrar essas baterias é bastante difícil quando as unidades elétricas são vendidas em todos os lugares.

Qual convetor é melhor escolher para uma residência de verão: montado na parede ou no chão?

Etapas de instalação de um convetor de parede.

Em primeiro lugar, você precisa decidir como planeja usar o convetor elétrico. Na maioria das vezes, os convetores elétricos são instalados permanentemente na parede, sob as janelas ou em um suporte especial que vem com o kit. Se você deseja obter um aquecedor móvel que possa ser movido pela sala, você precisará adquirir adicionalmente um conjunto de pernas (na maioria dos casos, é vendido separadamente para convetores montados na parede) ou comprar um convetor projetado especificamente para instalação no chão. Essas baterias, originalmente destinadas à instalação no solo, são equipadas com pés de rolamento e um sensor de rollover, que é um fator muito importante para o funcionamento de tal dispositivo. Convectores elétricos de chão de alta qualidade podem ser encontrados na gama de alguns fabricantes alemães.

Os convetores elétricos de piso são estreitos, baixos (20 cm) e longos. Os que são fixados às paredes têm uma altura de cerca de 40-50 cm, havendo uma diferença no fornecimento de calor. Os dispositivos de aquecimento mais eficientes são aqueles localizados mais próximos do chão. Isso se deve ao fato de que o ar quente sobe. Portanto, o equipamento montado na parede não é muito lucrativo para comprar.

Qual é o princípio de um aquecedor de convecção

O funcionamento do dispositivo baseia-se no fato de que o ar quente e o frio têm densidades diferentes. Portanto, o ar mais pesado com uma temperatura baixa se acumula mais perto do chão, e o ar quente, sendo mais leve, sobe até o teto. No corpo de qualquer convector existem duas ranhuras: uma na parte superior e outra na parte inferior. Eles são projetados para a passagem de ar de diferentes temperaturas.

Assim, o funcionamento do aparelho é simples: pela fenda inferior, o ar frio entra no interior do aparelho, aquece com a resistência, fica mais leve, passa pela fenda superior e vai parar no teto.

Este tipo de aquecedor tem um design simples. Dentro da caixa de metal, que se destaca por sua pequena largura, há um elemento de aquecimento alimentado pela rede elétrica. A temperatura de aquecimento é controlada por um termostato, cujo botão está localizado no painel externo. Para o caso, utiliza-se metal com espessura de 0,8 milímetros. Aqui, de fato, examinamos como funciona um aquecedor de convecção. Existem três tipos de elementos de aquecimento para esses aquecedores. Cada um deles será discutido a seguir.

Elemento de aquecimento por convetor elétrico
Convector elétrico desmontado e seu elemento de aquecimento.

1. O elemento de aquecimento do tipo fita (caso contrário, agulha) é uma placa dielétrica de pequena largura, em ambos os lados da qual existem laços feitos de uma liga de cromo-níquel. Essas dobradiças podem ser facilmente danificadas, pois são muito frágeis.

Portanto, agora os fabricantes praticamente abandonaram a fabricação de tais elementos de aquecimento. Além disso, aquecem o ar muito lentamente devido à falta de costelas. Aqui, o corpo do próprio dispositivo aquece e, depois disso, o ar quente se move.

2. Um elemento de aquecimento tubular (caso contrário, dez) foi merecidamente reconhecido como o mais popular por várias décadas. No tubo aquecedor, em todo o seu comprimento, existem aletas de alumínio. Quanto mais deles e quanto mais frequentemente estiverem localizados, maior será a transferência de calor.

+ Vantagens de dez:

  • O tubo tem uma temperatura muito mais baixa do que o fio de nicrômio escondido dentro dele.
  • Teng serve por tempo suficiente - mais do que um aquecedor de fita.
  • Esse aquecedor pode funcionar em ambientes onde a umidade é muito alta. Nesse caso, aplica-se a classe de proteção IP24.

- Contras de dez:

  • Durante o trabalho, ouve-se frequentemente um pequeno estalo irritante. Isso se deve à diferença na dilatação térmica entre as placas de alumínio e o tubo de aço.
  • Existe um espaço entre as aletas de alumínio e o tubo de aço, que aumenta com o tempo. Isso resulta em perda de calor.

3. Existe mais um tipo de elementos de aquecimento - monolíticos. Eles são construídos de forma diferente. Todo o mesmo fio de nicromo é colocado em uma caixa de alumínio fundido com nervuras, e um backfill dielétrico é usado para isolá-los uns dos outros. Aqui, se a perda de calor for observada, ela será mínima - afinal, a diferença na expansão da temperatura não existe mais. Esses elementos de aquecimento são bons para todos: são silenciosos, o corpo do aparelho esquenta um pouco e praticamente não perde calor.

Como o corpo do dispositivo é oco por dentro, ele funciona como uma espécie de túnel de vento, no qual o empuxo é criado devido ao aquecimento do ar. Enquanto o convetor está conectado à rede, o processo de ar frio que passa pelo elemento de aquecimento continua continuamente, é aquecido e flui para cima. E assim, parte por parte, todo o ar da sala é gradualmente aquecido.

Atualmente, os convetores estão disponíveis em uma ampla variedade de designs.

Então, eles são feitos:

  • tipo ao ar livre;
  • tipo de parede;
  • tipo de pedestal.

Os dois primeiros modelos podem ter até quarenta e cinco centímetros de altura. Estes últimos são muito mais baixos - apenas até vinte centímetros de altura, mas seu comprimento é impressionante - às vezes até dois metros e meio.Esse modelo pode ser escolhido para instalação sob a abertura de uma janela; faz sentido pensar em um modelo semelhante. Devido ao seu longo comprimento, não é muito conveniente movê-los.

Convector de rodapé
Vista externa do convetor tipo rodapé.

Convectores de parede
Convectores elétricos fixados na parede.

Os convetores são instalados de duas maneiras:

  • no chão
  • na parede.

Eles têm rodas e uma alça para se mover no chão. Mas, na parede, os aquecedores são fixados com suportes especiais. Graças a isso, os modelos de parede não ocupam espaço extra na sala. Além disso, eles podem se misturar perfeitamente com o design de interiores moderno.

Objetivo e princípio de funcionamento do convetor elétrico

Antes de continuar a considerar o princípio de funcionamento de um convetor elétrico, é necessário estudar sua estrutura e características de projeto. Com esse conhecimento, não será difícil entender o princípio de funcionamento do dispositivo.

Projeto

Aquecedor de convecção

Independentemente do fabricante e da modificação, qualquer convetor elétrico inclui os seguintes elementos principais:

  • Habitação.
    A maioria dos fabricantes dá preferência às caixas de metal, que proporcionam alta resistência na operação e segurança dos módulos internos em caso de capotamento ou outro estresse mecânico. Para facilitar a estrutura, ligas leves à base de alumínio são utilizadas na fabricação da caixa. Nas partes inferior e superior existem grades para a entrada do frio e retorno do ar quente.
  • Elemento de aquecimento elétrico
    ... Graças a esses dispositivos, o ar que circula no dispositivo é aquecido. Em instalações de convetor modernas, vários tipos de elementos de aquecimento são usados:
  1. Monolítico.
    O corpo fundido de tal elemento de aquecimento permite alcançar alta eficiência e operação silenciosa;
  2. Tubular.
    O desenho é um tubo de metal com um fio de nicromo esticado no interior. O espaço entre a rosca e a superfície interna do tubo é preenchido com um isolador de massa condutor de calor. Existem aletas de alumínio na superfície externa do tubo para aumentar a eficiência da transferência de calor.
  3. Como uma agulha.
    Esse elemento de aquecimento consiste em uma base dielétrica na qual é fixado um fio de cromo-níquel, coberto com um isolante especial. As instalações com um elemento de aquecimento de agulha fornecem o aquecimento mais rápido possível da sala, mas não diferem em durabilidade.

Sensores de temperatura, localizações e outros elementos de proteção que garantem a operação segura do dispositivo;

Modelos com alto rendimento de calor podem ser equipados com ventilador para aumentar a circulação de ar.

Princípio da Operação

O funcionamento de um convetor elétrico é baseado na circulação natural das massas de ar. O ar frio vindo de baixo aquece e sobe pela grade do convetor. À medida que a temperatura diminui, o ar resfriado se move gradualmente para baixo e o ciclo se repete.

Aquecedor de convecção

Além disso, uma certa quantidade de calor pode ser transferida devido à radiação térmica do painel frontal do dispositivo, que está próximo ao elemento de aquecimento. É a simplicidade do design que garante a confiabilidade e durabilidade dos convetores.

Alguns modelos com elemento de aquecimento de alta potência podem ser equipados com ventilador para aumentar a circulação de ar, reduzindo significativamente o tempo de aquecimento inicial. O movimento forçado das massas de ar aumenta a eficiência do dispositivo, mas é acompanhado por um aumento no nível de ruído.

Como escolher um convector?

Os convetores elétricos estão disponíveis em diferentes capacidades. Como escolher o modelo de potência necessária? O convetor é selecionado com base nas características do ambiente a ser aquecido. Para escolher um convector, necessitará das seguintes informações: a área da divisão, a altura dos tectos, o número de janelas.Na nossa zona climática, com uma altura de teto padrão (2,5-2,7 m), com um isolamento térmico padrão da sala para o aquecimento principal de 1 metro quadrado no inverno, são necessários 100-120 watts de eletricidade. Assim, para aquecer uma sala de 15 m². você precisa de 1500 watts de potência. Uma vez que convectores são recomendados para serem instalados sob as janelas, então, com uma janela nesta sala, um convetor de 1,5 kW será adequado para você, mas se houver duas janelas na sala, seria melhor instalar um convector de 750 W em cada uma (ou seja, 2 peças, na soma é o mesmo 1,5 kW). Se você planeja aquecer a casa apenas no período de primavera-verão-outono, a potência do convetor pode ser reduzida.

Tenha em mente! Para aquecer uma divisão de uma determinada área, com propriedades específicas de isolamento térmico, é necessária uma certa quantidade de energia (no nosso caso, eletricidade). Aqueles. ao aquecer uma sala de 10 m² um convector de 1000W e um convector de 1500W consumirão a mesma quantidade de eletricidade. Só que um convetor mais potente vai aquecer a sala mais rápido e desligar mais cedo, deixando de desperdiçar eletricidade. No entanto, se você usar um convector de baixa potência, pode surgir uma situação em que não será suficiente para aquecer a sala até a temperatura definida e funcionará constantemente. Deve-se lembrar também da potência elétrica máxima que é alocada à casa, bem como a potência para a qual a fiação da casa foi projetada, a fim de evitar excedê-la.

Convectores de parede

Aquecedor de convecção

O convetor montado na parede é o equipamento de aquecimento mais escolhido pelos usuários. O controlador térmico com a temperatura máxima de aquecimento ambiente economiza energia, pois quando a temperatura configurada é atingida, o aparelho desliga-se.

O convector de aço montado na parede com termostato mantém a temperatura ideal mesmo em um ambiente aquecido. Com aquecimento intermitente em casas de campo, o convetor manterá uma temperatura estável, economizando combustível para um aquecimento completo do edifício.

Convectores embutidos no peitoril da janela protegem de forma confiável a sala da penetração do frio. Eles não ocupam muito espaço.

Convectores de chão

Aquecedor de convecção

A instalação de convetores de piso não requer nenhuma habilidade especial, as instruções descrevem toda a sequência de instalação.

Os convetores de piso são divididos em vários tipos:

  • com convecção natural;
  • com convecção forçada;
  • capaz de funcionar em ambientes com alta umidade.

Os convetores de piso são corpos grandes, de vários comprimentos, dependendo da potência do convetor. Cabe facilmente em qualquer interior, geralmente feito sob encomenda.

Aquecedor de convecção

Na própria caixa há um trocador de calor feito de cobre ou alumínio com boa condutividade térmica. A limpeza interna deve ser feita a cada poucos anos.

Convector de chão

Aquecedor de convecção

Os convetores de piso são radiadores embutidos no piso. Eles são água e elétricos.

O convector de rodapé é utilizado em divisões com sistema de aquecimento individual ou central.

Óleo, água e outros líquidos são usados ​​como fonte de calor.

Substitui com sucesso o radiador de aquecimento tradicional. É um dispositivo constituído por um corpo feito de vários materiais. Via de regra, utiliza-se aço inoxidável ou galvanizado, que apresenta maior resistência à corrosão.

Aquecedor de convecção

No corpo existe um trocador de calor feito de um tubo de cobre dobrado em forma de ferradura. As aletas de alumínio aumentam a área de superfície do trocador de calor.

A grelha decorativa, montada no topo do convector, é feita de aço, madeira, alumínio.

A capacidade depende da temperatura do meio de aquecimento fornecido e da intensidade do fluxo de ar ao redor do trocador de calor.

Eles são usados ​​em vários sistemas de aquecimento operando em uma ampla faixa de temperaturas do transportador de calor - de 45 a 90 ° C. O ventilador tangencial embutido, que fornece um aumento na taxa de fluxo de ar, aumenta o desempenho e a taxa de transferência de calor para o convector.

Quais opções adicionais os convetores têm?

Alguns acrescentam. as funções podem ser realmente úteis. E se o dispositivo os tiver, então é melhor escolhê-lo do que um dispositivo mais primitivo. Por exemplo, um controlador de temperatura. Isto é muito conveniente se estiver quente lá fora, bagunce um pouco e, se vier gelo, coloque no máximo.

Ao comprar um aquecedor elétrico, você deve estudar cuidadosamente todas as sutilezas do posicionamento do aparelho, suas características, bem como outros fatores que afetam a escolha de um determinado modelo.

Muitos modelos são equipados com temporizador, o que ajuda a ligar o aquecedor na hora certa e depois o aparelho desliga sozinho. É conveniente fazer isso antes de dormir.

Se houver um ionizador embutido no dispositivo, ele absorverá bem a poeira e o ar ficará saturado com íons negativos. É bom para a saúde. Acredita-se que é melhor dormir em um cômodo assim e trabalhar com mais conforto. Bem, se o aquecedor estiver equipado com um controle remoto, torna-se mais do que conveniente operá-lo. E, claro, é importante que o aquecedor tenha proteção contra tombamento - isso protegerá crianças e animais contra ferimentos.

Tipos de aquecimento por convetores elétricos

Ao escolher a tecnologia climática, é importante levar em consideração que os convetores elétricos podem diferir entre si nas seguintes características:

  1. Tipo de montagem.
  2. O elemento de aquecimento usado.

Você também deve prestar atenção ao fabricante do produto e ao custo da eletricidade.

Tipos de convetores elétricos, de acordo com as características de instalação

Os aquecedores de convecção de ar podem ser divididos em três categorias.

Montado na parede. Os convetores fixados na parede são os mais eficientes. A localização na parede facilita o processo de convecção e aumenta a eficiência e a transferência de calor dos aquecedores.

Aquecedor de convecção

Versão de chão - usada como fonte adicional de calor. Os modelos com ventilador embutido diferem no desempenho. O convetor com circulação forçada de ar não pode se orgulhar de um funcionamento silencioso, mas aquece bem o ar.

Modelos universais - podem ser instalados no chão e montados na parede usando suportes especiais. Na hora de escolher, preste atenção à presença de rodas no kit. Ao instalar as rodas no corpo, você pode mover facilmente o aquecedor para qualquer lugar da sala.

A principal vantagem do convetor é o baixo aquecimento do corpo do dispositivo. Isso permite que você instale um aquecedor para aquecer uma casa de madeira.

Classificação dos convetores de acordo com o elemento de aquecimento usado

No total, são usados ​​três tipos de elementos de aquecimento. O projeto do elemento de aquecimento afeta a operação do aquecedor.

  • Elemento de aquecimento de agulha - um design simples, é um fio de aquecimento de cromo-níquel localizado em uma placa dielétrica. A parte superior é revestida com um verniz isolante especial O aquecedor com resistência de agulhas não é adequado para ambientes úmidos, uma vez que a resistência não tem proteção alguma contra a entrada de água, vapor, condensação e outros líquidos. Como regra, os modelos econômicos são equipados com um elemento de aquecimento de agulha.
  • Elemento de aquecimento tubular - fabricado em um design à prova d'água. A estrutura consiste em um tubo de aço preenchido com um backfill condutor de calor, que também é um isolante. Para aumentar a transferência de calor, aletas de distribuição de calor são fixadas nas laterais do elemento de aquecimento, aumentando a convecção. Os aquecedores estão equipados com protecção contra sobreaquecimento, como desvantagem do elemento tubular de aquecimento pode-se destacar o facto de o convector eléctrico aquecer por muito tempo. O funcionamento do aparelho pode ser acompanhado por sons que se assemelham ao estalido de madeira a arder.
  • Elemento de aquecimento monolítico - os convetores elétricos mais econômicos para o aquecimento de uma casa privada usam um elemento de aquecimento do tipo monolítico. O corpo da resistência não tem costuras, a obra não acompanha ruídos externos.Se se pretende tornar o aquecimento eléctrico do apartamento com convectores o principal, então os modelos com resistência monolítica são a melhor solução. Durante a operação, é observada uma perda mínima de calor. O aquecedor aquece o ambiente com eficiência e rapidez. A única desvantagem observada em um elemento de aquecimento monolítico é o alto custo do dispositivo.

Para aquecimento ambiente por convetor elétrico, é melhor escolher dispositivos que tenham um elemento de aquecimento tubular ou monolítico e que estejam equipados com um termostato eletrônico ou programável embutido.

Onde instalar o convector?

Recomenda-se a instalação de convetores elétricos permanentemente, sob a janela (como baterias de aquecimento central), criando assim uma cortina térmica. É desejável que o convetor se sobreponha completamente à abertura da janela. O convector é pendurado na parede a uma altura de 8-12 cm do chão. A distância da borda superior do convetor ao peitoril da janela deve ser de 12-15 cm. Em banheiros, chuveiros, etc. o convetor deve ser localizado de forma que os controles fiquem inacessíveis para a pessoa que toma banho ou ducha. A tomada na qual o convector está conectado não deve ser colocada acima do dispositivo de aquecimento.

Caso não seja possível instalar o convector por baixo da janela, pode ser pendurado em qualquer outro local. Convectores projetados para instalação móvel são equipados com pés ou rodízios e, sem falha, um sensor de basculamento. Observação: alguns modelos de convetor podem não ser instalados em pernas ou rodízios!

Qual convetor de empresa é melhor escolher

É claro que, ao escolher um convetor, o comprador procura escolher um dispositivo em que preço e qualidade sejam combinados de maneira ideal. Mas é difícil comparar a qualidade e o custo de diferentes fabricantes. Por exemplo, convectores de fabricação europeia são de alta qualidade, longa vida útil e longo prazo de garantia. Mas o preço por eles também será alto.

Também são apresentadas no mercado opções chinesas, cujo custo é muito inferior ao dos fabricantes europeus. Mas a qualidade de tais dispositivos deixa muito a desejar.

Os convetores europeus são geralmente representados por produtos da Itália, França e Alemanha. Quanto aos aquecedores domésticos, os modelos modernos podem competir com bastante sucesso com seus homólogos europeus. Além disso, eles têm uma grande vantagem - os fabricantes levam em consideração as condições climáticas do nosso país, que são muito diferentes das da Ásia e da Europa.

Compare modelos

Atualmente, existem três tipos principais de dispositivos de três fabricantes no mercado nacional. São as marcas europeias "Noirot" e "Nobo", além da chinesa "Ballu". Como eles diferem um do outro, exceto pela marca e pelo fabricante?


Noirot Spot E-II 1000W

  • Os europeus são inferiores em sua aparência e seu controle é mecânico. No entanto, os europeus têm o período de garantia mais alto. Os fabricantes chineses oferecem aquecedores de controle remoto, o que os torna mais convenientes.
  • "Ballu" e "Noirot" incorporam elementos de aquecimento de silumin sólido (esta é uma liga de alumínio). Os convectores de aquecimento eléctrico nobo estão equipados com resistências sinterizadas, que são inferiores às primeiras nas suas características.
  • Ballu é considerado um modelo mais avançado. Ele usa uma operação de dois estágios (meio e cheio) para regular a temperatura e economizar energia. Além disso, este é o único dispositivo equipado com um cronômetro de oito horas.
  • As marcas Ballu e Noirot têm versões de chão e de parede. A versão Nobo tem a menor espessura, o que permite a sua utilização apenas como versão de parede.Mas seu comprimento é maior do que o de outros análogos.
  • O “Ballu” está equipado com um sensor de rollover, ou seja, quando o aparelho cai, o sensor corta a alimentação.

Concluindo da análise destas três marcas, há que dizer que do ponto de vista do design e da facilidade de gestão, o melhor é dar preferência à marca chinesa "Ballu". Mas se considerarmos os dispositivos do ponto de vista da segurança e confiabilidade, então a palma da mão deve ser dada ao dispositivo francês "Noirot". Mas para o preço, todos os três aquecedores são quase iguais, então você terá que fazer a escolha principal de acordo com as características técnicas.

Os melhores convectores elétricos 2018-2019 na relação qualidade / preço

Às vezes, em uma loja, é difícil decidir que tipo de equipamento de aquecimento é necessário. Freqüentemente, todos preferem opções cuja qualidade corresponda ao dinheiro gasto. É sobre esses modelos que falaremos nesta seção.

Convector ADAX VP 1020 KT - poderoso e acessível

Aquecedor de convecção
É caro comprar convetores elétricos para uma grande casa de campo de vários andares
Tal modelo é considerado mais funcional, mas, ao mesmo tempo, distingue-se pela facilidade de gerenciamento. Claro, esta unidade não pode ser comparada com análogos premium, mas, no entanto, não é inferior a eles em qualidade. Este convetor também tem segurança adicional. Mais detalhes na tabela.

Poder, WÁrea de aquecimento, m2Método de controleOpção de montagemOpções adicionais
200015MecânicomuroRegulação de temperatura, desligamento por superaquecimento, proteção contra capotamento

ADAX VP 1020 KT

Convector Timberk TEC.PF10N DG 2000 IN

Aquecedor de convecção
O corpo de metal do convetor elétrico é aquecido até 60 ° C
Um modelo com uma fachada interessante. A parte traseira é feita da maneira tradicional. O painel de controle contém teclas de controle e um regulador de energia. Este dispositivo é mais conveniente de usar quando instalado no chão. Existem muitas adições interessantes a este modelo.

Poder, WÁrea de aquecimento, m2A presença de um termostatoMétodo de controleOpções adicionais
200023simMecânicoControle de temperatura, caixa à prova d'água, painel de vidro frontal

Timberk TEC PF10N

Convector Hyundai H-HV15-10-UI617 - modelo com parâmetros simples

Aquecedor de convecção
Ao usar um convetor elétrico, não há necessidade de instalar um ventilador na sala.
Simples de execução, fácil de usar e de alta qualidade. Todas essas características podem ser atribuídas com segurança à unidade declarada. O dispositivo é adequado para salas pequenas, mas tem excelente dissipação de calor. Portanto, seu uso na vida cotidiana é plenamente justificado.

Poder, WÁrea de aquecimento, m2A presença de um termostatoMétodo de controleOpções adicionais
100013simMecânicoNão

Hyundai H HV15 10 UI617

BOM SABER!

Acessórios adicionais podem ser conectados a modelos multifuncionais de convetores elétricos.

Aquecedor de convecção

Os melhores aquecedores do tipo convector monolítico

Graças ao seu design inteligente, os conversores monolíticos permitem aquecer rapidamente uma sala fria. A circulação do ar é realizada através dos intervalos entre o elemento de aquecimento e a caixa de metal. Os especialistas selecionaram vários modelos eficazes.

Electrolux ECH / R-2500 T

Avaliação: 4,9

A potência máxima é o aquecedor Electrolux ECH / R-2500 T. Graças à montagem chinesa, o fabricante sueco conseguiu oferecer aos russos um preço democrático. O dispositivo foi projetado para aquecer uma sala de até 30 m². m. Devido ao design à prova d'água da caixa, o escopo do dispositivo é muito amplo. O projeto prevê o desligamento automático do aquecedor em caso de superaquecimento, a eletrônica controla o grau de aquecimento. Os especialistas deram ao modelo o primeiro lugar em nossa análise pela aparência elegante e montagem de alta qualidade.

Os usuários elogiam a alta qualidade dos materiais, a facilidade de uso e o termostato integrado. O aquecedor é robusto, confiável e durável.

Dignidade

  • fabricação de alta qualidade;
  • Garantia de 5 anos;
  • corpo durável;
  • design à prova de umidade.

desvantagens

  • não detectado.

Nobo NTE4S 12

Avaliação: 4,8

O aquecedor norueguês Nobo NTE4S 12 destaca-se pelo alto rendimento frente aos concorrentes, com um consumo de energia econômico (1200 W), é possível criar um microclima aconchegante em uma sala com área de até 19 metros quadrados . m. Mas não apenas no poder, o modelo é inferior ao líder da revisão. O aparelho norueguês é mais caro e pesa mais (5,7 kg). No entanto, o fabricante não instalou as rodas para movimentação. Os especialistas apreciaram a montagem segura do dispositivo na parede: o aquecedor não seca o ar da sala.

Os usuários domésticos elogiam o dispositivo por sua alta qualidade de construção, consumo de energia econômico, design elegante e corpo esguio. Das desvantagens, há um preço alto e a ausência de rodas no kit.

Dignidade

  • eficiência de aquecimento;
  • fixação confiável;
  • consumo econômico de energia;
  • montagem de alta qualidade.

desvantagens

  • peso pesado;
  • Preço Alto.

Ballu BEC / EVU-2000

Avaliação: 4,7

O convetor BEC / EVU-2000 da famosa marca holandesa Ballu combina alta potência (2000 W) e fácil controle (termostato eletrônico). O aparelho é montado na China, o que o torna competitivo no mercado russo. O dispositivo é capaz de aquecer uma sala de até 25 m². m. O fabricante fornece para a montagem no piso e na parede, o kit inclui todos os fixadores necessários. Os especialistas gostaram do moderno painel de controle LCD. Dos sistemas de segurança do dispositivo há um desligamento em caso de superaquecimento e capotamento.

Os usuários em fóruns temáticos falam de forma lisonjeira sobre operação silenciosa, economia e versatilidade de instalação. Das deficiências, a falta de um chassi no kit e a superfície suja do convector são freqüentemente mencionadas.

Dignidade

  • compacidade;
  • design elegante;
  • versatilidade de instalação;
  • Visor LED.

desvantagens

  • superfície da caixa facilmente suja;
  • nenhum chassi incluído.

Timberk TEC.E0X M 1500

Avaliação: 4,6

O design lacônico, o preço acessível e a construção segura ajudaram o aquecedor Timberk TEC.E0X M 1500 a entrar em nossa análise. Os especialistas consideram o dispositivo uma opção válida para aquecimento temporário ou adicional de uma sala de até 20 m². m. O dispositivo está equipado com controle de temperatura, termostato, pode ser instalado no chão ou montado na parede. O fabricante também se preocupou com a segurança do aparelho elétrico, em caso de sobreaquecimento ou capotamento o aquecimento desliga-se automaticamente. O modelo está em quarto lugar em nossa análise.

Os líderes de revisão de modelo não puderam ser ignorados devido a algumas revisões críticas de usuários. Eles estão insatisfeitos com a forte desumidificação do ar interno. Mas o preço acessível e o aquecimento rápido podem ser adicionados ao ativo do dispositivo.

Dignidade

  • design lacônico;
  • preço acessível;
  • segurança operacional;
  • aquecimento rápido.

desvantagens

  • seca fortemente o ar.

Hyundai H-HV16-15-UI621

Avaliação: 4,5

O aquecedor coreano Hyundai H-HV16-15-UI621 traz o mínimo de transtornos para os moradores de uma casa ou apartamento. Não seca o ar da sala, não faz barulho, não emite odores. Ao mesmo tempo, o modelo é vendido a um preço baixo. Os especialistas elogiaram o fabricante por sua montagem de alta qualidade e design elegante. O aparelho está equipado com um termóstato e pode ser montado na parede ou no chão. O convector não tem medo de umidade, pode ser usado na cozinha, banheiro ou chuveiro. Com uma potência de 1500 W, a área da sala não deve ultrapassar 18 metros quadrados. m.

Os consumidores domésticos estão satisfeitos com a leveza (3,8 kg) e compactação do modelo, versatilidade de instalação e preço acessível. O aparelho aumenta rapidamente a temperatura ambiente. Dos pontos negativos, há um forte aquecimento da caixa e o funcionamento descontrolado do termostato.

Dignidade

  • montagem de alta qualidade;
  • aquecimento rápido;
  • silêncio;
  • não seca o ar.

desvantagens

  • o caso está muito quente;
  • termostato não funciona.

RESANTA OK-2000

Avaliação: 4,4

RESANTA OK-2000

O modelo mais pesado em nossa análise foi o convetor RESANTA OK-2000. Seu peso é de 6 kg. Talvez seja por isso que o produto letão-chinês é equipado com rodas para se mover. O modelo parece decente em termos de potência (2000 W), o que permite que seja usado em uma sala de até 20 sq. m. O dispositivo está bem equipado funcionalmente. Possui controle de temperatura, termostato, interruptor com indicação luminosa. Em caso de sobreaquecimento, o aquecedor desliga-se automaticamente. O corpo do convetor é protegido de forma confiável contra umidade.

Os usuários concordam com as avaliações positivas de especialistas no que diz respeito à eficiência e funcionalidade. Os proprietários ficam insatisfeitos com os cliques altos quando o aquecimento é desligado e com um cabo de alimentação curto.

Dignidade

  • preço acessível;
  • alto poder;
  • versatilidade de instalação;
  • facilidade de gerenciamento.

desvantagens

  • cabo curto;
  • clica alto quando o termostato é acionado.

Como funciona um convetor elétrico

Na natureza, existe um processo natural de movimento das massas de ar quente e frio. O ar aquecido sobe até esfriar, após o que desce. O princípio por trás do movimento das correntes de ar é chamado de convecção.

A este respeito, surge a pergunta, um convector elétrico - o que é? Este é um dispositivo que usa o princípio de convecção de massas de ar. O ar aquecido com o elemento de aquecimento sobe. Após o resfriamento, ele desce e cai novamente no bloco de aquecimento do dispositivo.

Para garantir a convecção contínua, dutos de ar são fornecidos no alojamento, através dos quais o ar é aspirado para dentro e para fora.

O princípio de funcionamento do convetor elétrico pode diferir ligeiramente dependendo do tipo de elemento de aquecimento utilizado e da presença ou ausência de equipamento de pressão (ventilador).

Aquecedor de convecção

Tipos de elemento de aquecimento

O convetor elétrico (existem também convetores de gás e água) é o dispositivo de aquecimento mais popular no mercado hoje. Ele conquistou sua reputação não apenas por sua facilidade de uso, mas também por sua confiabilidade. Este equipamento é capaz de proporcionar um ambiente confortável tanto na sala quanto na área pública. Os especialistas acreditam que a principal característica do projeto é a ausência de intermediários para a transferência de calor.

Um convetor moderno usa um dos três tipos de elementos de aquecimento... Ele pode ser:

  • agulha, em forma de fita, aquecedor do tipo stich;
  • aquecedor elétrico tubular com aletas de alumínio, abreviado como é chamado de elemento de aquecimento;
  • tipo monolítico.

Cada tipo tem suas próprias características e desvantagens. A decisão sobre qual escolher deve ser feita com base nas características da sala aquecida.

Os melhores fabricantes de convetores elétricos

Atualmente, os convetores elétricos mais demandados são:

  1. Ballu
    ... Os produtos da empresa são apresentados ao mercado tanto em unidades seriais quanto em unidades exclusivas de design. A potência dos dispositivos pode ser de 0,5 a 2 kW. Os convetores Ballu são altamente confiáveis ​​e seguros de usar. A presença de um grande número de funções adicionais e um sistema de segurança confiável, combinados com um preço acessível, garantiram a grande popularidade dos produtos da empresa.
  2. Noirot
    ... Os aquecedores elétricos desta empresa são caracterizados, acima de tudo, pela alta confiabilidade. A vida útil média da unidade é de pelo menos 10 anos. Além disso, os convetores Noirot se distinguem pela automação confiável e grande funcionalidade. O desenho dos vários autores das unidades permite que sejam utilizadas em qualquer interior, não só como dispositivo de aquecimento, mas também como elemento decorativo.
  3. Electrolux
    ... Todos os eletrodomésticos produzidos sob esta marca se distinguem por características de alto desempenho, confiabilidade e soluções de design originais. Os convetores elétricos não foram exceção. A maioria dos modelos produzidos pela empresa possui controle eletrônico com uma ampla gama de funções adicionais e elementos de aquecimento do tipo fechado confiáveis. Apenas o alto custo do equipamento é um pouco confuso.
  4. Timberk
    ... Os convectores desta empresa distinguem-se pelo design requintado, variedade de cores e formas. Quanto ao lado técnico da questão, pode-se notar a alta qualidade de construção e confiabilidade dos elementos de aquecimento. A utilização de materiais e tecnologias inovadoras permitiram à empresa obter um funcionamento impecável das unidades em condições de elevada humidade. Os convetores Timberk são acessíveis para a maioria dos proprietários de residências.
  5. Neoclima
    ... A empresa está focada na produção de modelos de unidades de baixo custo. A potência dos convetores produzidos permite aquecer com eficiência uma pequena casa no campo. Apesar do baixo custo, as unidades Neoclima se diferenciam por sua confiabilidade e longa vida útil.

Atualmente, a escolha dos convetores facilita a seleção de um modelo com a potência necessária e design adequado.

Solução inteligente: convetor de gás

Os convetores de gás operam com gás natural (principal) ou liquefeito (balão). Eles não precisam de fonte de alimentação, exceto nos modelos que são equipados com ventilador para melhorar a circulação do ar.

Mas mesmo sem eletricidade, esses dispositivos funcionam silenciosamente - apenas o ventilador não gira. As unidades são normalmente utilizadas como dispositivos de aquecimento principais, mas também podem desempenhar uma função auxiliar.

Vantagens e desvantagens do equipamento

Dentre as vantagens importantes dos aquecedores convetores a gás, além da "independência elétrica", vale destacar os seguintes pontos:

  • esses dispositivos não têm medo de geada, eles podem ser deixados com segurança em casas sem aquecimento;
  • os produtos são seguros: o fornecimento de gás é cortado automaticamente em caso de emergência.

Uma vantagem significativa reside na simplicidade do dispositivo, devido ao qual os dispositivos são bastante confiáveis ​​e agradáveis ​​com alta eficiência.

O equipamento também tem desvantagens:

  • apesar de suas pequenas dimensões, os convetores de gás são geralmente difíceis de encaixar com sucesso no interior;
  • você precisa "martelar" a parede para a saída de gás coaxial.

Uma desvantagem significativa é que a unidade de gás não pode simplesmente ser levada e "superada" o dispositivo para outro lugar.

Projeto do convetor de gás

O aquecedor a gás consiste nas seguintes unidades:

  1. Corpo metálico. Ele é coberto com tinta resistente ao calor. Na parte inferior e superior, a estrutura é aberta para a circulação de ar.
  2. Trocador de calor com aletas. Aquece o ar. Quanto maior for, mais rápido a temperatura ambiente sobe.
  3. Queimador. O gás é queimado aqui.
  4. Válvula combinada. Responsável por regular o fluxo de gás para o queimador.
  5. Chaminé. Conduz a fumaça para longe do dispositivo. Nem todos os fabricantes incluem uma chaminé no conjunto de entrega - vale a pena prestar atenção ao escolher o equipamento.
  6. Termostato. Elemento para controlar o funcionamento da válvula combinada.
  7. Automação. Desligue o fornecimento de gás em situações de emergência.

Além disso, o convetor de gás pode ser equipado com um ventilador, controle remoto (modelos caros).

Recomendações para a seleção de dispositivos

O produto deve ser adaptado à pressão em seu sistema de gás. A potência necessária do convetor de gás é calculada de acordo com a fórmula bem conhecida - para cada 10 sq. m da área das instalações requer 1 kW de calor. Não será supérfluo adicionar 1 kW ao valor resultante para isolamento de má qualidade ou janelas velhas.

De acordo com o método de fixação, os dispositivos podem ser montados na parede e no chão.Os primeiros são mais leves e compactos, têm potência suficiente; geralmente é recomendado interromper sua escolha neles.

Um parâmetro muito importante na escolha de um aquecedor a gás é o material de que é feito seu trocador de calor, que pode ser:

  • ferro fundido;
  • alumínio;
  • aço.

O trocador de calor em ferro fundido aquece uniformemente, tem uma eficiência bastante alta e é capaz de operar por meio século. Mas como o ferro fundido é um material quebradiço, sob certas condições (por exemplo, uma grande diferença de temperatura), ele pode estourar. Além disso, essa estrutura é pesada.

Os trocadores de calor de alumínio têm excelente condutividade térmica, mas sua resistência ao calor é baixa. Os dispositivos equipados com eles são de alto custo.

Um trocador de calor de aço é a melhor opção. Em termos de uma série de características, é certamente inferior aos seus "concorrentes". Mas é durável, leve e barato.

Um bom bônus no projeto de um convetor de gás é a presença de um ventilador. Reduz o tempo de aquecimento da sala e reduz o risco de queima do trocador de calor, mas aumenta o custo do equipamento.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores