Texto do livro “Caldeiras de Usinas Térmicas e Proteção da Atmosfera”


Características da instalação de caldeiras a gás e equipamentos de fornalha

A instalação de caldeiras a gás deve ser realizada de acordo com os requisitos dos documentos regulamentares. Os próprios inquilinos, os proprietários do edifício, não podem instalar equipamentos a gás. Deve ser instalado de acordo com um projeto que só pode ser desenvolvido por uma organização licenciada para isso.

As caldeiras a gás também são instaladas (conectadas) por especialistas de uma organização licenciada. As sociedades comerciais, via de regra, possuem autorizações para o serviço pós-venda de equipamentos automatizados de gás, muitas vezes para projeto e instalação. Portanto, é conveniente usar os serviços de uma organização.

A seguir, para fins informativos, são apresentados os requisitos básicos para os locais onde podem ser instaladas caldeiras a gás natural (ligadas à rede de gás). Mas a construção de tais estruturas deve ser realizada de acordo com o projeto e os requisitos das normas.

Requisitos diferentes para caldeiras com câmara de combustão aberta e fechada

Todas as caldeiras são classificadas de acordo com o tipo de câmara de combustão e a forma de ventilação. A câmara de combustão fechada é ventilada à força por meio de um ventilador embutido na caldeira.

Isto permite prescindir de uma chaminé alta, mas apenas com uma secção horizontal do cano e retirar o ar para o queimador da rua através de uma conduta de ar ou da mesma chaminé (chaminé coaxial).

Portanto, os requisitos para o local de instalação de uma caldeira de parede de baixa potência (até 30 kW) com uma câmara de combustão fechada não são tão rígidos. Pode ser instalado em uma despensa seca, incluindo a cozinha.

É proibida a instalação de equipamentos de gás nas salas, no banheiro é proibida

Caldeiras com queimador aberto são outro assunto. Eles trabalham para uma chaminé alta (acima da crista do telhado), que cria uma corrente natural através da câmara de combustão. E o ar é retirado diretamente da sala.

A presença de tal câmara de combustão acarreta a principal limitação - essas caldeiras devem ser instaladas em salas separadas especialmente alocadas para elas - fornalha (salas de caldeiras).

Saiba mais sobre as características das caldeiras com diferentes câmaras de combustão. E também aprenda como escolher uma caldeira econômica e como criar um sistema de aquecimento econômico.

A seguir, consideraremos com mais detalhes os requisitos para a colocação de caldeiras dentro do forno e para esta sala.

Caldeira a gás na parede do forno

Onde o forno (sala da caldeira) pode ser localizado

A divisão para instalação de caldeiras pode ser distribuída em qualquer piso de uma moradia privada, nomeadamente na cave e cave, bem como no sótão e na cobertura.

Aqueles. sob a fornalha, você pode adaptar um cômodo dentro da casa com dimensões não inferiores ao padrão, cujas portas dão para a rua. E também equipado com uma janela e uma grade de ventilação de uma determinada área, etc. O forno pode ser instalado em um prédio separado.

O que e como pode ser colocado na fornalha

A passagem livre da parte frontal do equipamento de gás instalado deve ter pelo menos 1 metro de largura. O forno pode acomodar até 4 unidades de equipamentos de aquecimento a gás com câmaras de combustão fechadas, mas com uma capacidade total de no máximo 200 kW.

Dimensões do forno

A altura dos tetos da fornalha (sala da caldeira) não é inferior a 2,2 metros, a área útil não é inferior a 4 metros quadrados. para uma caldeira. Mas o volume do forno é regulado em função da capacidade do equipamento de gás instalado: - até 30 kW inclusive - não inferior a 7,5 metros cúbicos; - 30 - 60 kW inclusive - não inferior a 13,5 metros cúbicos; - 60 - 200 kW - pelo menos 15 metros cúbicos

Colocação do equipamento na fornalha

O que é equipado com uma fornalha

O forno está equipado com portas de acesso à rua com largura de pelo menos 0,8 metros, bem como janela para iluminação natural com área mínima de 0,3 metros quadrados. 10 metros cúbicos. forno.

O forno é alimentado com alimentação 220 V monofásica, realizada de acordo com a PUE, bem como com sistema de abastecimento de água ligado ao aquecimento e abastecimento de água quente, bem como sistema de esgotos que pode receber água em caso de emergência inundações, inclusive nos volumes de uma caldeira e de um tanque pulmão.

Não é permitida a presença na sala da caldeira de materiais combustíveis e perigosos ao fogo, incluindo acabamento nas paredes. A rede de gás dentro do forno deve ser equipada com um dispositivo de fechamento, um para cada caldeira.

Como a fornalha (sala da caldeira) deve ser ventilada

O forno deve ser equipado com ventilação de exaustão, possivelmente conectada ao sistema de ventilação de todo o edifício. O ar fresco pode ser fornecido às caldeiras através da grelha de ventilação, instalada na parte inferior da porta ou parede.

Além disso, a área dos orifícios nesta grelha não deve ser inferior a 8 cm quadrados por um quilowatt de potência da caldeira. E se a entrada de dentro do prédio for de no mínimo 30 cm quadrados. para 1 kW.

Chaminé

Os valores do diâmetro mínimo da chaminé em função da potência da caldeira são indicados na tabela.

Mas a regra básica é esta - a área da seção transversal da chaminé não deve ser menor que a área de saída da caldeira.

Cada chaminé deve ter um orifício de inspeção localizado pelo menos 25 cm abaixo da entrada da chaminé.

Para uma operação estável, a chaminé deve estar acima da cumeeira. Além disso, o tronco da chaminé (parte vertical) deve ser absolutamente reto.

Essas informações são fornecidas apenas para fins informativos para formar uma ideia geral do forno em residências privadas. Ao construir uma sala para a colocação de equipamentos de gás, é necessário orientar-se por soluções de design e pelos requisitos de documentos regulamentares.

Grande Enciclopédia de Petróleo e Gás

Página 4

Para todas as caldeiras deste grupo, a câmara de combustão é dividida por uma tela de duas luzes. Uma redução adicional nas dimensões das caldeiras foi alcançada devido ao fato de que, com as menores dimensões da parte convectiva do superaquecedor, tornou-se possível diminuir a profundidade da chaminé de desvio horizontal, e diminuir a distância entre o forno e o eixo de convecção de abaixamento. Em particular, para a caldeira TP-92, todo o superaquecedor primário é feito na forma de pacotes de tubos montados na parede e telas dispostas em duas filas, e o superaquecedor secundário está localizado em um eixo de convecção descendente. [46]

Por causa disso, não deve haver nenhum caminho de fluido descendente na tubulação na parte superior do economizador. Isso determina o projeto de tubos paralelos nas bobinas, que são um pouco maiores do que as bobinas da parte convectiva do superaquecedor. [47]

No superaquecedor, não há cruzamento mútuo do vapor das metades esquerda e direita da caldeira e a temperatura do vapor é regulada para cada metade separadamente. Além disso, o vapor ao longo dos risers verticais 7, dentro dos quais existe um dispositivo de injeção, é direcionado para a metade inferior da parte convectiva do superaquecedor. [49]

Se um cinto incendiário pendurado nesses canos, então fissuras apareceriam periodicamente nele. Portanto, se houver uma correia incendiária na fornalha, é necessário abandonar a instalação de um superaquecedor a vapor de alta radiação. Consequentemente, a parte convectiva do superaquecedor aumenta e uma parte de sua superfície de aquecimento deve operar em uma cabeça de temperatura reduzida. Essa circunstância cria dificuldades adicionais. [cinquenta]

Se a água de alimentação entrar na caldeira do tambor a uma temperatura mais baixa, então combustível adicional deve ser consumido para aquecer essa água até ferver. Neste caso, as telas e a parte convectiva do superaquecedor são aquecidos por uma maior quantidade de gases de combustão, e o superaquecimento do vapor aumenta em conformidade.Em uma caldeira de passagem única, esse aumento no consumo de combustível leva a um aumento na temperatura do vapor de reaquecimento. [52]

Diagrama do superaquecedor da caldeira TGM-84B. [53]

A caldeira foi reconstruída repetidamente, como resultado o modelo TGM-84A apareceu, e depois o modelo TGM-84B. Em particular, telas unificadas foram introduzidas e uma distribuição mais uniforme do vapor entre os tubos foi alcançada. O passo transversal dos tubos em pacotes horizontais da parte convectiva do superaquecedor foi aumentado, reduzindo assim a probabilidade de sua contaminação com fuligem de óleo combustível. [54]

As bobinas da superfície de controle de aquecimento localizada acima dela tornaram-se inutilizáveis. Em uma escala muito menor, as últimas bobinas verticais da parte convectiva do superaquecedor foram danificadas no curso dos gases; o economizador e o aquecedor de ar rotativo regenerativo não foram danificados. [55]

A câmara de combustão à prova de gás com telas totalmente soldadas e remoção de cinzas sólidas está equipada com oito queimadores de carvão pulverizado de duplo fluxo localizados opostamente nas paredes laterais em uma camada. O layout da caldeira é feito de acordo com o esquema em T com dutos de gás descidos localizados nas laterais do forno, nos quais estão localizados a parte convectiva do superaquecedor e o segundo estágio do economizador. [57]

Em uma caldeira de tambor, a temperatura do vapor superaquecido, via de regra, aumenta com o aumento do teor de umidade do carvão e diminui com sua diminuição. Essa dependência é mais sentida nas caldeiras, nas quais a parte de radiação do superaquecedor é relativamente pequena, e é explicada principalmente pelo fato de que ao queimar mais carvão úmido, a quantidade de gases de combustão que lavam as telas e a parte convectiva do superaquecedor aumenta, como resultado do qual uma maior quantidade de calor é transferida para o vapor. [58]

Muito mais perigoso é um aumento temporário no teor de sal da água de alimentação devido a vários problemas operacionais, por exemplo, etc. Esta zona está localizada como. Ramzin, entre a parte convectiva do superaquecedor e o economizador convectivo e é lavado, portanto, por gases de combustão de temperatura moderada. A viabilidade de tal zona de transição será testada nos primeiros anos de operação das caldeiras. [59]

Os superaquecedores de várias caldeiras operando em ASh estão dispostos de forma diferente (Fig. O vapor saturado entra na parte radiante do superaquecedor, localizada em uma parede lateral do forno. Esta parte do superaquecedor consiste em dois painéis. Em seguida, o vapor entra na parte convectiva do superaquecedor, consistindo de três pacotes de bobinas horizontais e localizados em um duto de gás de elevação acima de um pequeno feixe de tubos de caldeira. [60]

Páginas: 1 2 3 4 5

www.ngpedia.ru

Determinação das dimensões da câmara de combustão, chaminé de convecção e colocação de queimadores

A câmara de combustão da caldeira projetada é um paralelepípedo (em - largura, bt - profundidade, ht - altura)

O volume da câmara de combustão é limitado pelo plano axial dos tubos da parede e do teto. A seção do forno ao longo dos eixos dos tubos das telas fт é determinada com base na densidade de liberação de calor testada na prática ao longo da seção do forno qf

fт =, m2 (9)

A largura e a profundidade da câmara de combustão são selecionadas com base nas dimensões da chama dos queimadores e sua produção de calor. O projeto do curso usa queimadores automáticos Weishaupt []. As dimensões da seção da câmara de combustão são determinadas de acordo com o nomograma da Figura 9.1.

Figura 9.1

Produção de calor do queimador

, kW (9,1)

onde Вр é o consumo volumétrico de gás natural, m3 / h;

- o menor calor de combustão do gás, kJ / m3.

Em caldeiras com baixa produtividade (até 25 t / h), é instalado um queimador por caldeira. O tipo de queimador adequado é selecionado no catálogo [].

O resultado da escolha do queimador é apresentado na tabela. 9,1

Tabela 9.1

Tipo de queimadornúmero
Gasóleo Monarh 1000 ... 1000 kW

O volume da câmara de combustão da caldeira é selecionado com base no estresse térmico permissível do volume de combustão.

, m3 (9,2)

Os resultados do cálculo da seção, volume e altura da câmara de combustão são apresentados na tabela. 9,2

Tabela 9.2

, m3 / s, kJ / m3, kW / m2, m2, kW / m2, m3ht, m

A menor seção do duto convectivo de gás é determinada com base no volume de gases na entrada da mina e em sua velocidade economicamente ideal

, m2 (9,3)

onde Fk é a seção, m2; - temperatura dos gases de combustão na entrada do duto de gás, оС; K é o coeficiente da área de fluxo livre; - velocidade ideal dos gases de combustão, m / s.

Razão de área de fluxo livre

, (9.4)

onde S1 é o passo do tubo na seção transversal ao fluxo de gás, mm; d - diâmetro externo dos tubos, mm.

S1 S1 d

fluxo de gás

D pré-selecionado = 51 mm, S1 = 100 mm. Os resultados dos cálculos são apresentados na tabela. 9,3

Tabela 9.3

, m3 / h, m3 / sVg, m3 / m3, oC, emS, mmd, mmPARA, m2

A superfície calculada das paredes da câmara de combustão

, m2 (9,5)

Volume estimado da câmara de combustão

, m3 (9,6)

O resultado da determinação é apresentado em tabela. 9,4

Tabela 9.4

, m, m, m, m2, m2

Cálculo térmico da câmara de combustão

10.1. Dissipação de calor útil na fornalha

, kJ / m3 (10)

onde é o poder calorífico líquido do gás natural seco, kJ / m3; - o calor do ar externo. Uma vez que o ar frio não é pré-aquecido

, kJ / m3 (10,1)

Os resultados do cálculo são apresentados na tabela. 10,1

Tabela 10.1

, kJ / m3, %, kJ / m3, kJ / m3, kJ / m3

Temperatura teórica (adiabática) de combustão do combustível.

A temperatura, υa é determinada na tabela. 7.3 interpolando a entalpia dos gases da câmara de combustão usando a fórmula

, оС (10.2)

O resultado do cálculo é apresentado na tabela. 10,2

Tabela 10.2

, kJ / m3, оС, оС, kJ / m3, kJ / m3, оС

megaobuchalka.ru

Avaliações do proprietário das caldeiras de combustível sólido Tis: vantagens e desvantagens

Benefíciosdesvantagens
Aço espesso (4-5 mm) da câmara de combustão, que garante a durabilidade do elemento principal das unidades de caldeira TTGrande peso de caldeiras
Eficiência de combustão de combustível devido à pós-combustão de gases e um design mais complexo de remoção de produtos de combustão em modelos mais jovens, bem como combustão superior em modelos mais antigosAs estruturas de serviço e comércio não são desenvolvidas em todas as regiões da Rússia
Tempo de queima - devido à fornalha relativamente grande, dependendo do modelo e do combustível, uma carga é suficiente para 6,8, 10 ou até 20 ou mais horasDe acordo com a prática de serviço, existem problemas extremamente raros com o termostato mecânico, a caldeira não mantém a temperatura definida
Formação moderada de fuligem, sem problemas de condensação, limpeza prática e fácil
Custo agradável para esta classe e segmento de preço de caldeiras
Suporte excelente e responsivo (tanto na consulta antes da compra quanto em outros serviços)
Grande seleção de opções de energia para todos os modelos

3,6. Caldeiras a vapor da série KE

A marca de caldeiras a vapor da série KE indica unidades de tambor duplo com circulação natural, fornos estratificados com capacidade de vapor de 2,5 ... 25 t / h, que são projetados para gerar vapor saturado e superaquecido com pressão de 1,4 e 2,4 MPa. Essas caldeiras a vapor operam com carvão preto e marrom, o conjunto de caldeiras inclui fornos semimecânicos KE-2.5-13 ou fornos mecânicos TLMZ e TCHZ (caldeiras a vapor KE-4-13; -6,5-13; -10-13). ..

Caldeiras a vapor da série KE, capacidade de vapor 4; 6,5 e 10 t / h têm layout baixo com câmara de combustão (Fig. 3.8), formada por telas laterais de tubos com diâmetro de 51 × 2,5 mm, paredes frontal e traseira de tijolo sem tela.

FIG. 3,8. Caldeira a vapor da série KE com capacidade para 4 vapor; 6,5 e 10 t / h:

1 - câmara de combustão; 2 - tambor superior; 3 - parede de tijolos; 4 - câmara de pós-combustão; 5, 6 - respectivamente, partições refratárias e de ferro fundido; 7 - dispositivo de sopro; 8 - tambor inferior; 9 - seção para suprimento de ar; 10 - grelha de retorno; 11 - mina de escória; 12 - espalhador pneumomecânico de combustível

Um pós-combustor está localizado entre a câmara de combustão e o feixe de tubos convectivos. Os gases de combustão da câmara de combustão e da câmara de pós-combustão entram no feixe tubular de convecção, lavando-o com um fluxo transversal e fazendo curvas no plano horizontal durante o movimento devido à presença de chamotte e divisórias de ferro fundido. As paredes laterais são revestidas com forro interno.Ele é inclinado sob o pós-combustor de modo que a maior parte das peças de combustível que caem na câmara rola para a grelha.

As caldeiras a vapor KE-25 são feitas em uma configuração alta com uma fornalha totalmente blindada. A tela traseira forma uma vieira e, conseqüentemente, uma câmara de pós-combustão. A tela em forma de L do lado direito vai para o teto. As caldeiras são equipadas com um sistema de retorno de arrastamento de combustível e um jato forte (fluxo de ar de alta velocidade). O arrastamento que se deposita nas quatro caixas de cinzas da caldeira é devolvido ao forno por meio de ejetores e é introduzido na câmara de combustão. O ar de sopro é introduzido na câmara de combustão através da parede traseira usando bicos localizados a uma altura de 500 mm do nível da grelha. Uma fornalha mecânica está localizada sob a caldeira, que consiste em uma treliça de corrente em flocos do curso de retorno. A grelha é equipada com dois espalhadores pneumomecânicos

A caldeira usa um esquema de evaporação de estágio único. A água de alimentação é alimentada no tambor superior abaixo do nível da água através de um tubo perfurado. O vapor é removido da umidade em um separador de veneziana horizontal e um receptor de vapor na forma de uma proteção perfurada com orifícios.

As superfícies de aquecimento da cauda consistem em um aquecedor de ar de passagem única, que fornece aquecimento do ar até 145 ° C. Um economizador de água está instalado atrás do aquecedor de ar.

Qual modelo de caldeira é melhor escolher no final?

Se optou pelas caldeiras Tis, a mais versátil e difundida é a Tis Pro DR. Em nossa opinião, esta é a melhor oferta em termos de relação qualidade / preço. Em geral, não há modelos malsucedidos ou excessivamente proeminentes na programação. A escolha depende principalmente do orçamento, bem como do tipo de combustível e sua fragmentação.

O principal na escolha é decidir a potência da caldeira necessária. Para uma casa média na zona climática da região de Moscou, com 2 tijolos e pé-direito de 2,7 m, a potência mínima necessária do equipamento de aquecimento é calculada a partir de uma regra simples: 1 kW para cada 10 m2 de área. Também recomendamos definir uma pequena margem de 15-25%.

Por exemplo, tendo a casa acima descrita com uma área de 150 m2, a potência mínima necessária é 150/10 * 1,2 (20% do estoque) = 18 kW.

Se a casa estiver perfeitamente isolada (por exemplo, espuma de plástico com espessura de 10 cm ou mais) ou estiver localizada no extremo sul de um país com clima quente, o resultado pode ser ajustado para baixo em 5-30%.

Como calcular a potência necessária da caldeira Fatores de cálculo, fórmula e correção individuais

Site oficial: onde ver todos os modelos e instruções de operação


Um instantâneo do site oficial do fabricante.
O site oficial original é: https://www.belkomin.com/

Na Rússia, a empresa não é representada por um único site, quase cada um dos parceiros oficiais no território da Federação Russa (você pode ver uma lista deles na seção "Onde comprar" do site oficial) tem o seu próprio local na rede Internet.

Indo para a seção “Catálogo” → “Caldeiras de combustível sólido” você pode ver todos os modelos disponíveis e suas descrições. Para cada modelo, na guia "Instruções", são anexadas cópias eletrônicas de um manual de instruções completo, instalação e ajuste. Os manuais de cada modelo descrevem as características, o diagrama de instalação, o algoritmo para ligar e ajustar o funcionamento, as características do serviço, há imagens e fotos esquemáticas nítidas.

Os números de telefone do serviço variam consoante a região, pode encontrá-los no separador "Serviço" → "Centros de serviço".

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores