Como fazer ladrilhos com suas próprias mãos - uma aula magistral sobre como fazer ladrilhos


Ladrilhos para decorar fogões e lareiras se espalharam há meio milênio e há muito se tornaram parte integrante da cultura eslava. Os fogões de ladrilho são tradicionalmente distinguidos por padrões multicoloridos, motivos e ornamentos intrincados, bem como pinturas na forma de vários temas.

A forma das placas de fogão e a tecnologia de seu processamento foram aprimoradas ao longo dos séculos. A moderna variedade de padrões e relevos permite realizar revestimentos em vários estilos - e criar uma atmosfera única de aconchego e conforto no ambiente.

Tipos de ladrilhos

Os ladrilhos do fogão podem variar na aparência. A este respeito, os ladrilhos são classificados em:

  • liso liso;
  • liso em relevo;
  • pintado de forma lisa;
  • relevo pintado;
  • reboco.

Todas essas variedades são muito bonitas e são consideradas quase o tipo de cerâmica da mais alta qualidade. Todos os tipos de padrões e imagens inteiras com um enredo bem definido - é assim que fogões e paredes podem ser decorados usando materiais como azulejos. Você pode ver uma foto das estruturas finalizadas com ele na página. Hoje em dia, o interesse por este tipo de decoração tem aumentado muito. E, assim, começaram a ser criadas oficinas, especializadas na fabricação de tal revestimento para fogões e paredes. Na maioria das vezes, eles vendem tipos padrão de tais ladrilhos. No entanto, se desejar, você também pode solicitar um kit exclusivo projetado para um determinado fogão ou interior específico.

placa de fogão

Fazendo um modelo e um formulário para ladrilhos

Ao fazer ladrilhos, primeiro você precisa construir um modelo. Para isso, é retirada uma camada de argila, com espessura de cerca de 3 cm, na qual é aplicado o padrão desejado. As telhas são lisas e gofradas. Os primeiros envolvem o desenho de padrões nos ladrilhos, os segundos - a pintura dos ladrilhos do fogão.

Levando isso em consideração, são formados os templates, cujo processo de fabricação completo pode ser visualizado no vídeo. Os parâmetros e a forma dos ladrilhos são selecionados levando em consideração as dimensões do forno. Desenhos simples podem ser feitos à mão, conforme mostrado na foto. A criação de padrões complexos nos ladrilhos é realizada por meio de uma ferramenta especial (pilha).
Ao fazer as telhas para o fogão, são usadas pilhas de vários tipos:

  • facas - contribuem para a formação de padrões;
  • ranhuras - ao aplicar listras;
  • laços ajudam a remover o excesso de argila.

Essas ferramentas são adquiridas ou feitas independentemente de madeira usando um arame de laço.

Ao formar padrões para ladrilhos para lareiras, deve-se lembrar que a separação dos ladrilhos de fogão dos gabaritos deve ser feita com facilidade. Portanto, ao criar um modelo em casa, você precisa tentar excluir a formação de pequenos detalhes, respectivamente, ângulos retos. Os perfis recomendados podem ser vistos na foto apresentada. Dada a complexidade da obra, as telhas para o fogão têm um custo bastante elevado, pelo que nem toda a gente as pode comprar.

O significado da palavra "ladrilho"

O significado exato deste nome para este tipo de cerâmica não é conhecido. No entanto, presume-se que veio da palavra "cortar". O fato é que, na fabricação de tal revestimento, foram utilizadas formas de madeira. Ao mesmo tempo, a beleza dos azulejos dependia diretamente da habilidade do entalhador. Quanto mais habilidoso era o mestre, mais original e atraente era o material acabado.

Talvez o significado da palavra "ladrilho" tenha raízes um pouco diferentes. Alguns pesquisadores traçam um paralelo entre ela e a palavra "amostra".O fato é que este último era muito comum na Rússia precisamente durante o apogeu da arte azulejar.

Fazemos ladrilhos cerâmicos

A base para o fabrico do ladrilho é a argila de oleiro, à qual são adicionadas várias substâncias com propriedades refractárias: chamotte, koalin, etc. Devemos preencher cuidadosamente o nosso molde com argila. Os movimentos devem ser com pressão para que não se formem vazios. Depois de algumas horas, quando a argila secar, retire com cuidado o ladrilho do molde.

Observe que a argila cede um pouco de sua umidade à forma e, portanto, diminui de tamanho. Portanto, esteja preparado para o fato de que o tamanho do molde de plasticina e do ladrilho acabado serão diferentes. Então, se você precisar de ladrilhos de um determinado tamanho, aumente um pouco o molde de argila.

Características do projeto e instalação de ladrilhos

Então, o que é uma telha, descobrimos. Este é o nome de um material de revestimento feito de argila. A seguir, vamos ver quais são as características da instalação deste tipo de acabamento. O enfrentamento desse material é feito de forma completamente diferente do azulejo. Na maioria das vezes, os azulejos são usados ​​para decorar fogões. Se você apenas colocá-los em uma solução ou cola, devido ao efeito das altas temperaturas durante o fogo, eles logo desaparecerão. A mistura de concreto não é utilizada pelo mesmo motivo, mesmo na instalação dos fogões. É substituído por uma solução de argila.

A colocação dos ladrilhos é efectuada não na estufa acabada, mas imediatamente - já em fase de assentamento. Na fabricação de telhas, são feitos furos nos segmentos da garupa de altura oposta, nos quais é inserida uma haste de metal. Em seguida, a caixa do lado sujo é preenchida com argamassa de argila, na qual pequenos entulhos de tijolo são pressionados. Ao colocar o fogão nesta solução, um furo é selecionado para a haste de metal. Além disso, um fio é sobreposto em torno dele, cujas extremidades são colocadas entre os tijolos durante o processo de assentamento. Tradicionalmente, nenhuma costura é deixada entre os ladrilhos. O resultado é um acabamento bonito, mas altamente durável.

Ladrilhos: decoratividade e funcionalidade

Os ladrilhos são ladrilhos cerâmicos em forma de caixa com uma superfície brilhante vidrada (majólica) ou áspera (terracota), em relevo ou lisa. Ao contrário dos ladrilhos cerâmicos comuns, esses produtos têm uma forma tridimensional - na parte traseira eles têm uma chamada rumpa - uma saliência em forma de caixa equipada com orifícios para fixação ao forno por meio de um arame, cujas extremidades são embutidas em as costuras entre os tijolos durante o assentamento. Nem cola nem aroeira são usados ​​com revestimento de forno tradicional. Como resultado, formam-se “almofadas de ar” entre a superfície do fogão e os ladrilhos - acumulam calor, distribuem-no por toda a área e mantêm a transferência de calor a longo prazo. Ao mesmo tempo, é impossível queimar-se na superfície forrada do fogão.

Dependendo do local e método de aplicação, os seguintes tipos de ladrilhos são distinguidos:

  • plano - eles são instalados em uma superfície plana;
  • cornija e porão - respectivamente, para enfrentar os portais acima das cornijas e a fileira inferior do chão - a base da fornalha;
  • canto - para enfrentar os cantos do fogão;
  • em forma - decoram os cantos convexos.

A história dos azulejos na Rússia

Assim, agora você sabe o que é um ladrilho e quais são as características de sua instalação. Agora vamos fazer uma pequena excursão ao passado e ver quando exatamente esse tipo de decoração apareceu na Rússia. A história da fabricação deste tipo de material de revestimento está intimamente ligada à história do desenvolvimento da arte de assar fogões. Era uma vez, na Rússia, as cabanas eram aquecidas "de preto" com a ajuda dos designs mais simples - aquecedores. Porém, mais tarde, começaram a surgir fogões mais modernos - com chaminé. É claro que o amor russo por decorar utensílios domésticos também tocou esse importante elemento da cabana.As telhas de argila, destinadas ao acabamento de pisos e edifícios, começaram a ser produzidas na Rússia já no século 10-11. Em seguida, ela foi decorada principalmente com igrejas e templos.

A própria telha do fogão apareceu um pouco mais tarde - no século XVI. Naquela época, era uma telha de barro comum com um padrão em relevo. As tramas do desenho em tal acabamento podem ser muito diferentes. Os azulejos (análogos ao vidrado moderno) começaram a ser processados ​​no século XVII. Em qualquer caso, o mais antigo de todos os azulejos encontrados data deste século. Sua segunda metade pode ser chamada de idade de ouro da arte azulejar. Foi precisamente do século XVII. e até o dia 19, a decoração de fogões com este tipo de revestimento torna-se tradicional. Os enredos das pinturas israelenses, bem como os motivos dos padrões, estão se tornando cada vez mais complicados. As cores tornam-se invulgarmente brilhantes e coloridas. Fogões de grandes igrejas, casas de cidadãos ricos, palácios são decorados com azulejos.

Até ao século XVIII, era habitual revestir com esses azulejos, incluindo as fachadas dos edifícios pelo exterior. No entanto, no final deste século, essa moda desapareceu. O azulejo passou a ser usado apenas para decoração de interiores.

Estágio de pintura de azulejos

Após a cozedura, o utensílio pode ser deixado na cor natural ou pintado. Antes da pintura, o produto é coberto com óleo de linhaça natural e seco por 1-2 dias. A pintura é feita de duas maneiras.

1) Método de pintura a frio - normalmente usado para ladrilhos caseiros. Esta é a opção menos trabalhosa que não requer disparos adicionais. Tintas a óleo normais são adequadas para pintura a frio e verniz a óleo para a camada final.

2) Engobing - pintura com engobes coloridos. Engobe é um revestimento decorativo feito de argila líquida. Para criar um engobe, pegue diferentes tipos de argila ou pinte a argila branca com pigmentos coloridos.

Esta técnica de desenho é dividida em duas subespécies:

  • aplicar argila com consistência de creme azedo espesso;
  • mergulhando o ladrilho na água e depois em um engobe branco. Após a secagem incompleta do fundo branco, um padrão é aplicado a ele com engobes coloridos.

O uso deste tipo de revestimento na URSS

Infelizmente, depois da revolução, a arte de fazer ladrilhos em nosso país praticamente entrou em decadência. No entanto, não foi completamente esquecido. Eles continuaram a decorar os fogões com azulejos. Em particular, este tipo de acabamento era popular na Ucrânia. Esse revestimento foi usado até mesmo para decorar uma das estações de metrô de Moscou - Borovitskaya. As telhas também foram fornecidas a outros países do campo socialista - Tchecoslováquia, RDA, etc.

placa de fogão

Como fazer azulejos com suas próprias mãos

Uma master class sobre como fazer ladrilhos será de interesse para aqueles que decidem começar a trabalhar por conta própria. O trabalho não é difícil, mas árduo e muito emocionante. Conhecer as nuances de cada operação o ajudará a evitar decepções e obter um produto de qualidade.

A preparação para o trabalho inclui: compra de massa de gesso para fazer moldes e argila especial para o produto. A partir das ferramentas, você precisará de facas ou pilhas e uma mufla para queimar. Não haverá instruções passo a passo supérfluas que permitirão que você faça uma peça de acordo com as tradições dos mestres russos.

Preparando argila para telhas

Tecnologicamente, fazer sozinho um ladrilho para um fogão não é tão difícil quanto pode parecer à primeira vista. No entanto, este trabalho leva muito tempo e inclui várias etapas:

  • Primeiro você precisa desenterrar uma boa argila vermelha sem impurezas.
  • Em seguida, é colocado em uma caixa de madeira, bem triturado e peneirado em uma peneira fina.
  • Em seguida, a poeira resultante é diluída com água e deixada para assentar.
  • Depois de um tempo, a água leve e iluminada é drenada e a argila líquida é retirada de forma que a camada densa mais baixa permaneça no fundo.
  • Deixa-se secar um pouco. Depois de adquirir a consistência e a flexibilidade da plasticina, você pode começar a fazer o próprio ladrilho.

Ladrilhos de vidro

Os ladrilhos para fogões ou lareiras têm uma superfície lisa que facilita a manutenção. Isso só é possível com o auxílio de um vidrado, no qual os ladrilhos são despejados ou mergulhados no esmalte, como mostra a foto. Para maior comodidade, as telhas devem ser seguradas pelo timão ou apoiadas em suporte de arame grosso.

Ladrilhos vidrados também são submetidos a vidrados, bem como ladrilhos pintados. A espessura do esmalte deve ser de pelo menos 1 mm. Depois de secar o vidrado, os ladrilhos são devolvidos aos fornos. O procedimento de queima é realizado em mufla em temperaturas mais baixas por três dias.

Derramando as telhas

Em seguida, eles próprios começam a fabricar as telhas. A telha para o fogão é feita da seguinte forma:

  • A forma finalizada é preenchida com solução de argila.
  • Os entalhes são feitos ao longo das bordas da peça de trabalho.
  • Quatro longos blocos retangulares são moldados em argila.
  • Os palitos são colados ao longo das bordas da peça de trabalho. Nesse caso, é algo como uma caixa.
  • Nos dois segmentos extremos da moldura, são feitos furos no meio para o pino de fixação.

Após a secagem da argila, os ladrilhos são removidos do molde.

O que é um ladrilho?

Ladrilhos de fogão (ladrilhos) são um tipo especial de ladrilho cerâmico que tem a forma de uma caixa. O verso do ladrilho tem a forma de uma caixa invertida.

Ele é preso à superfície graças aos pinos embutidos nele. Essa superfície é chamada de alcatra. Graças a esta estrutura, uma almofada de ar é formada entre o forno e o material de revestimento.

Além de seu valor estético, os ladrilhos são um material bastante funcional. Vamos considerar suas principais vantagens:

  • Praticidade. Este material de revestimento não é extravagante e não requer cuidados especiais. Basta limpá-lo com um pano úmido. Os ladrilhos não absorvem o cheiro a fumo, pelo que o ar da divisão permanece limpo.
  • Transferência de calor. Como o material de confecção do ladrilho é o barro, ele retém o calor por muito tempo. Quando o ladrilho esquenta, ele se expande. O mesmo acontece ao aquecer um tijolo. A expansão desses dois materiais tem o mesmo coeficiente. Isso indica um alto nível de transferência de calor.
  • Segurança. Se você tocar em um tijolo em brasa, poderá se queimar. Isso não acontecerá se o seu fogão ou lareira for decorado com azulejos. Você pode tocá-los com segurança.
  • Amizade ambiental. Para a fabricação dessas telhas, a argila é usada sem várias impurezas de outros componentes.
  • Longo prazo de uso. A cobertura de azulejos irá atendê-lo de forma confiável por mais de uma década.

Queima e pintura

As peças assim obtidas são colocadas na mufla. O ladrilho deve ser "cozido" nele por quatro horas em temperaturas de até 950 gramas. Em seguida, desligue o forno, espere esfriar e retire os ladrilhos. Depois que esfriarem, você pode começar a pintar. Os ladrilhos são pintados com tintas a óleo ou engobes. Este último tipo é representado por argilas de diferentes composições, que assumem diferentes tonalidades em altas temperaturas. Após a aplicação do desenho, o ladrilho é coberto com um esmalte especial. Depois de esperar que esta seque, os ladrilhos são novamente colocados no forno e novamente cozidos.

foto do ladrilho

Como fazer você mesmo as telhas

O processo de fabricação dos ladrilhos é bastante demorado e trabalhoso, com muitas nuances.Apesar disso, você pode tentar fazer ladrilhos exclusivos para o fogão com suas próprias mãos. Os produtos resultantes são usados ​​para decorar lareiras, lareiras e fogões, e também são usados ​​para decorar interiores residenciais modernos na forma de painéis e inserções artísticas nas paredes.

Trabalho preparatório

Para a fabricação de telhas de fogão, é necessário o preparo adequado do barro. É mais conveniente realizar esse trabalho no verão ou no início do outono. A argila em pequenos pedaços é colocada sobre um piso de madeira e seca ao sol. Depois disso, os caroços são despejados em um recipiente e uniformemente quebrados até que desapareçam com um compactador, peneirados até que a folhagem e a grama, seixos, etc. sejam removidos. Em seguida, o barro é derramado abundantemente com água, misturado e a água é drenada junto com os detritos e grandes grãos de areia. Para uma limpeza de alta qualidade, você pode usar uma cuba de madeira, um vasto recipiente de metal ou plástico com vários orifícios laterais em diferentes níveis com tubos inseridos neles, fechados com plugues. Após a lavagem da argila com água, os bujões são puxados sequencialmente dos orifícios de cima para baixo, fazendo com que a água seja drenada gradativamente. Após as manipulações realizadas, a argila líquida sedimentada permanecerá na saída. Deve ser colocado em um recipiente largo e exposto ao sol para que o excesso de água evapore. A massa deve ser misturada periodicamente, e quando adquirir uma consistência homogênea de massa grossa, amasse bem com as mãos para dar plasticidade à massa.

Fazendo uma peça de trabalho e um molde de gesso

Os ladrilhos mais comuns são retangulares, quadrados, bem como redondos e ovais. Pegue um pedaço de argila, molde um bolo achatado e, em seguida, use uma faca para cortar um quadrado ou outro formato dele. Alinhe cuidadosamente as bordas superiores do modelo com uma régua de metal ou madeira compensada.

O padrão em relevo na superfície do modelo é esculpido com os dedos, e também pilhas de madeira esculpidas de vários formatos são usadas para obter uma certa textura de ranhuras, pilhas com laços de arame para cortar o excesso de material.

Um esboço do padrão é aplicado à superfície do modelo usando a ponta da pilha e, em seguida, rolos de argila são colocados ao longo do perímetro do ladrilho até a altura do relevo. O espaço entre eles é preenchido com os detalhes do padrão. É importante planejar o relevo da superfície do ladrilho de modo que, na moldagem, o molde de gesso possa ser facilmente destacado do modelo. Use pilhas para formar os recessos do padrão e dar definição ao relevo da amostra. Após esculpir, alise levemente a superfície padronizada com um pano úmido.

O modelo fabricado é colocado em uma moldura de madeira (cofragem) e vazado com argamassa de gesso. É feito na proporção de 7 partes de gesso para 10 partes de água, despejando água primeiro no recipiente e, em seguida, adicionando e misturando gradualmente o gesso nele. A argamassa de gesso em poucos minutos após a produção perde sua plasticidade e endurece rapidamente, por isso deve ser usada imediatamente após a preparação. A amostra de argila é umedecida com água por meio de uma pistola de pulverização e despejada com uma fina camada de gesso - de forma que a solução cubra completamente todos os detalhes do padrão, e depois para o topo da fôrma. Após o endurecimento do gesso (após cerca de 15 minutos), a fôrma é removida e o molde com a amostra é deixado secar por várias horas. A massa de argila seca se separará facilmente do gesso. A forma resultante deve ser enxaguada e seca. Desta forma, você pode fazer cerca de duzentas peças.

Moldar e queimar telhas

É necessário preencher toda a superfície do molde com argila mole, pressionando cuidadosamente no relevo até que esteja totalmente preenchido e, em seguida, nivelar a superfície com alisador. Um rumpa é colocado no topo - quatro barras moldadas de argila e dobradas em um retângulo, orifícios devem ser perfurados para fixação na alvenaria. Quando o ladrilho seca ligeiramente, é retirado do molde.A argila que secou até perder a plasticidade, mas não completamente endurecida (esta condição é chamada de couro duro) é polida - polida até um brilho suave usando uma colher de metal ou uma bolha de vidro, uma pedra arredondada. Se houver um relevo, você pode adicionar brilho às partes salientes do padrão. Em seguida, a cerâmica é deixada secar por vários dias - o período de secagem depende do peso do produto, da temperatura e da umidade do ar.

Após a secagem, os ladrilhos são colocados na mufla e cozidos a uma temperatura de cerca de 900 ° C durante três a quatro horas. Neste caso, os ladrilhos são dispostos de forma compacta, deslocando-os para evitar que grudem em pedaços de tijolo. Ladrilhos queimados (chamados de terracota) são deixados em um forno fechado para esfriar gradualmente.

Como pintar ladrilhos

Os seguintes métodos são usados ​​para pintar ladrilhos de fogão:

  1. Pintura a frio - usando tintas a óleo comuns. Os ladrilhos são cobertos preliminarmente com óleo de linhaça natural, secos por um dia e depois pintados, secados e abertos com verniz de óleo. Este método não requer queima subsequente no forno.
  2. Pintura com engobes - diferentes tipos de argila são usados ​​para isso. Existem duas formas de pintar:
  • argila diluída até a consistência de creme azedo - dá diferentes tonalidades na pintura, do branco ao cinza escuro, bem como tons de vermelho e marrom. Deve-se ter em mente que sob a influência do fogo, os tons da pintura do engobe podem mudar;
  • o ladrilho é mergulhado em água e depois coberto com uma fina camada de engobe branco. Em seguida, o ladrilho é deixado secar um pouco (não até que a camada aplicada esteja completamente endurecida) e pintado com tintas de guache resistentes ao calor - você pode usar pincéis, uma pêra de borracha, um funil ou um chifre com um tubo de plástico ou canudo inserido no fim. Se a aplicação subsequente de esmalte no ladrilho não for planejada, recomenda-se adicionar 10-30% de vidro triturado ao engobe para aumentar a resistência. Ele é colocado em luvas de proteção e óculos de proteção em um recipiente de metal de parede grossa com um pilão de metal, enquanto o pilão e o pilão são embalados em um saco plástico para evitar respingos de fragmentos de vidro. Após o esmagamento, o vidro passa por uma peneira ou meia de náilon. Os ladrilhos pintados são queimados novamente.

Ladrilhos de vidro

Em casa, você pode fazer um esmalte misturando uma pasta de amido fermentado de consistência líquida com vidro triturado (até a consistência de creme azedo fino). Queimados e pintados com engobes ou telhas de terracota são envidraçados. Eles são mergulhados no esmalte, deixados para secar e, em seguida, enviados ao forno para cozimento e posterior solidificação final. Sob a influência das altas temperaturas, a cola vai secar e ser absorvida pelos poros da argila, posteriormente, ficará uma fina camada de esmalte na superfície dos ladrilhos.

Segunda via

Você pode fazer uma peça com suas próprias mãos de outra maneira. Esta é uma tecnologia simples que não requer equipamento de disparo. No entanto, os ladrilhos feitos por este método só podem ser usados ​​para revestimento de parede. Ela não consegue terminar os fogões. Nesse caso, em vez de argila, é retirada uma mistura de massa comum, que pode ser adquirida em qualquer loja de materiais de construção. É diluído em água, seguindo as instruções da embalagem. No entanto, você precisa adicionar um pouco mais. A mistura finalizada deve ter uma consistência de creme de leite de 15%. É bem misturado até que todos os caroços desapareçam e sejam deixados em repouso por um tempo.

Você pode usar moldes de silicone para ladrilhos, projetados para assar biscoitos. A mistura de massa é colocada neles de forma que não haja espaços vazios. Em seguida, um retângulo de tamanho comparável ao formato é cortado da malha de reforço da pintura. Deve ser pressionado suavemente na mistura. Os ladrilhos reforçados desta forma serão mais fortes.Em seguida, a camada superior da mistura é removida com um alisador, alinhando cuidadosamente a parte endurecida da peça de trabalho. Após a cura da mistura, os ladrilhos podem ser removidos do molde. Às vezes, a flacidez feia permanece nas peças obtidas desta forma. Você pode removê-los com uma lixa grossa comum.

placa de fogão

Tecnologia de fabricação de telhas

Tradicionalmente, as telhas de fogão eram fundidas usando moldes de madeira, um leme era fixado a elas à mão ou em uma roda de oleiro e depois pintadas com sais e óxidos de metal. As tecnologias modernas permitem que você deixe a superfície das lareiras não muito quente - neste caso, ladrilhos de cerâmica comuns podem ser usados ​​para o revestimento de suas superfícies. Para fogões cuja principal função é reter o calor por muito tempo e aquecer a divisão, continua a ser adequado o uso de ladrilhos cerâmicos com cana, bem como para fogões ou lareiras. Fogões de cerâmica podem reter o calor por até cinco dias.

A produção moderna de ladrilhos para recuperadores de calor combina tradições antigas e desenvolvimentos tecnológicos da atualidade. Os modelos de telha eram tradicionalmente feitos à mão e replicados, repetindo cada amostra. Para tal produção são necessários fornos de queima, laboratórios para preparação de esmaltes. Vários métodos de pintura de ladrilhos são usados ​​- gráficos, combinando uma superfície fosca e processamento brilhante, adicionando inserções de vitral, efeito de envelhecimento, pulverização de metal, etc.

O processo de confecção de um conjunto de peças consiste nas seguintes etapas:

  • os moldes são feitos de gesso - para isso, são calculadas preliminarmente as dimensões do ladrilho, após o que é feita a fundição da peça, marcados e confeccionados os elementos individuais do relevo do modelo e realizada a montagem. Em seguida, o modelo é coberto várias vezes com um lubrificante especial, a fôrma é instalada e o molde mestre é removido (o modelo é preenchido com gesso). O formulário é finalizado e limpo, seco;
  • prepare a argila - limpe-a de várias impurezas e óxidos e deixe-a "amadurecer" para dar a plasticidade ideal e, em seguida, misture bem até que todas as bolhas de ar sejam removidas;
  • a argila é disposta em moldes, puncionada do centro para as bordas, espalhando-se uniformemente e deixada para secar. O molde de gesso retira umidade da massa de argila - como resultado, ele seca, encolhe e sai facilmente das paredes. Nesta etapa, os produtos moldados são retirados dos moldes e encaminhados para uma câmara de secagem com determinado regime de umidade e aquecimento gradativo;
  • além disso, para irregularidades de revestimento, conferindo cor e aumentando a resistência à umidade, usa-se engobing com queima em fornos elétricos com temperatura gradualmente crescente, a fim de excluir o aparecimento de distorções e rachaduras. Depois disso, os ladrilhos dos ladrilhos ficam duros. Sua forma é verificada, as pontas são processadas;
  • os ladrilhos são revestidos no topo com argilas decorativas ou esmalte (vitrificado) de várias formas e pintados;
  • após a vitrificação, realiza-se a última cozedura, com a qual as tintas adquirem a sua tonalidade final, o vidrado funde-se e forma uma película forte. Overglaze paint pode ser aplicada ao ladrilho acabado.

Pintura de ladrilhos de massa

As tintas para desenhar em ladrilhos feitos desta forma são selecionadas com base na finalidade do ladrilho. Se, por exemplo, for instalado atrás de um fogão de cozinha, é melhor escolher um resistente ao calor. Em todos os outros casos, pode-se usar corante acrílico. Em seguida, os ladrilhos podem ser posteriormente lavados e limpos.

Esperamos ter divulgado totalmente o tópico do artigo e respondido à pergunta sobre o que é um ladrilho. Agora você também sabe fazer esse acabamento com suas próprias mãos. Isso é tudo. Desejamos-lhe boa sorte neste interessante empreendimento!

Preço para telhas acabadas

NomeDimensões (editar)Preço
Azulejos "épico"205 x 205 mm, 155 x 300 mmRUB 1800-2000
Série "Walk"205 x 205 mmRUB 1500-1650
Série "Painéis"155 x 155 mmRUB 750-850
Série "Rainbow"205 x 205 mmRUB 950-1100
Relevos "Openwork"205 x 205 mmRUB 940-1180

O revestimento com ladrilhos ajuda a prolongar o tempo de funcionamento do recuperador ou lareira. No entanto, os preços dos azulejos acabados são fabulosos hoje, por isso nem todos podem se dar ao luxo de comprá-los e fazer o acabamento do fogão ou da lareira. Graças a assistir ao vídeo e conhecer as fotos apresentadas pela nossa master class, todos poderão fazer ladrilhos para o fogão com as próprias mãos em casa.

Fogões de ladrilho

Uma salamandra deve ser planejada antes de ser erguida. O trabalho começa com um esboço:

  • Um padrão é desenhado.
  • As dimensões são removidas.
  • O número de peças e todos os elementos necessários são contados.

Ao solicitar peças, adquira também 1 peça de cada tipo de peça. Mesmo que nenhuma telha seja danificada durante o processo de alvenaria, será mais seguro se as peças de reposição forem armazenadas, caso sejam danificadas no futuro.

Salamandra
Salamandra

  1. O conjunto acabado de ladrilhos é colocado no chão. Cada elemento é numerado na parte de trás.
  2. Inicia-se a instalação simultânea da primeira fila de cerâmica (base) e alvenaria. Os elementos da cave são preenchidos com argamassa da mesma forma que todos os ladrilhos, mas a barra de metal não é inserida. Se a base não for muito plana, pode-se instalar a primeira fila na argamassa (apenas certifique-se de que a argamassa não penetra entre os ladrilhos). A segunda linha e acima - apenas seque.
  3. Um feixe triplo de arame é aparafusado na muleta e (suas pontas serão embutidas na alvenaria).
  4. As muletas também são conectadas com um fio.
  5. Depois que a primeira fileira de ladrilhos foi exposta, a alvenaria começa. Cada tijolo é pressionado firmemente contra o ladrilho. Nos lugares certos, o fio é fechado e dobrado.
  6. Freqüentemente, os ladrilhos são fixados adicionalmente com grampos.

A alvenaria de azulejos é por vezes feita com costuras de até 10 mm. Mas uma tela com costuras horizontais de 1 mm ou menos parece muito melhor, como se fazia antigamente.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores