Condensado no tubo da chaminé - causas do aparecimento e como resolver o problema

Você equipou um sistema de ventilação, mas a casa ainda não tem nada para respirar, e até úmida? Portanto, é hora de pensar em como se livrar da condensação no tubo de ventilação e evitar sua formação no futuro. Concordo, é melhor resolver o problema imediatamente do que suportar o desconforto por muito tempo.

Mostraremos o que fazer para que você não tenha que gastar dinheiro na substituição de tubos de ventilação e no combate ao mofo nas salas de estar. Com nosso artigo proposto, você aprenderá a melhor forma de prevenir e excluir a condensação. Nossas recomendações ajudarão os artesãos domésticos independentes.

O que é condensação e que danos ela causa?

A água está presente no ar em estado de vapor. Ao ser resfriado, o vapor se transforma em água líquida e se instala nas superfícies internas dos dutos de ar em forma de gotas, que podem escoar, formando riachos e poças.

Razões para a formação de condensação:

  • erros no projeto e instalação do sistema de ventilação;
  • alta umidade nas instalações;
  • a proximidade de corpos d'água;
  • grande diferença de temperatura dentro e fora de casa.

Devem ser preocupantes não apenas poças no chão, mas também ferrugem nas tubulações, uma diminuição no fluxo de ar fresco, o acúmulo de umidade nas paredes e tetos através dos quais os dutos de ar são colocados.

Dano de condensação
A condensação no sistema de ventilação leva a um aumento da umidade do ar na própria casa, com efeitos como o embaçamento das janelas

A condensação é uma fonte de umidade em sua casa. Ele serve como um terreno fértil para fungos e outros microorganismos que afetam negativamente a saúde humana. Sob a influência da condensação de ventilação, os dutos de ar de metal são destruídos. Mesmo as paredes de concreto podem “sentir” os efeitos nocivos da alta umidade.

Métodos de remoção de condensado

Eliminar a condensação da ventilação interna é a principal tarefa dos residentes, uma vez que a alta umidade nas instalações é uma violação do microclima.

umidade no tubo

O ar muito úmido em uma casa ou apartamento leva à formação de mofo e fungos, que são perigosos para pessoas com tendência a doenças respiratórias (rinite alérgica, asma brônquica).

O aparecimento de cheiros específicos nas divisões é outra consequência do aumento da humidade do ar.

A condensação nas tubulações é indesejável por si só, uma vez que o líquido contém componentes agressivos que afetam negativamente as estruturas metálicas e de concreto. Existem muitas maneiras de lidar com a condensação.

Isolamento do duto de ventilação

Este método é relevante para edifícios privados baixos, onde os proprietários têm todo o direito de interferir nos sistemas de engenharia interna do edifício. Para isolar as condutas de ar que retiram o ar das instalações da cozinha, casa de banho e salas, pode ser necessário desmontar temporariamente as divisórias das paredes e outras estruturas não sustentáveis ​​para chegar às condutas de ventilação.

aquecimento

Se isso puder ser feito, então é melhor usar materiais isolantes padrão para vedar e isolar dutos de ventilação:

  • lã mineral;
  • polietileno espumado;
  • Isopor;
  • espuma de poliuretano.

Recomendamos que você se familiarize com: Como dobrar adequadamente um tubo de polipropileno em casa e evitar a deformação

Dependendo do formato dos dutos e de sua localização, você pode usar isolamento de rolo ou revestimento de espuma de poliuretano, que protege os tubos de duto de metal redondo.

É importante! A camada de isolamento deve ser fixada o mais firmemente possível para que não se forme um espaço entre o tubo e a camada de isolamento.

Ao isolar dutos de ar, atenção especial deve ser dada às áreas chamadas.ponto de orvalho - a seção de transição da sala aquecida para o sótão e saída para o telhado. Também é necessário atentar para a estanqueidade nas juntas dos tubos.

A seção do tubo que sai de uma sala quente deve ser envolvida com isolamento, cuja espessura não deve ser inferior a 100 mm. Na seção externa do duto - cabeça do tubo - deve ser instalado um defletor, que melhora a tração e protege o duto da umidade atmosférica.

Drenagem de condensado

Às vezes os donos da casa não têm oportunidade, tempo e vontade de interferir no sistema de ventilação e isolar o duto de ar, e em outros casos, o isolamento não dá o resultado desejado.

Em tal situação, é possível reconstruir o sistema de ventilação para remover mecanicamente a umidade do sistema. Para isso, a tubulação do duto de ar, que leva o ar do local para a rua, é girada na direção oposta (90 graus) após a desmontagem preliminar.

desvio

Tendo instalado o tubo na posição vertical, outro tubo é instalado em cima dele, levando ao telhado. A seção do tubo, voltada para baixo, servirá para drenar o condensado, que simplesmente drenará para fora. Se desejar, um elemento cônico pode ser colocado na cabeça do tubo inferior, que serve como uma espécie de chave inglesa.

Atenção! É possível instalar um tubo de derivação adicional, do tipo que existe nos sistemas de aquecimento autónomo de caldeira. Para fazer isso, você pode conectar um pequeno tubo flexível ao tubo e conduzi-lo ao sistema de drenagem.

Ventilação forçada

Se o sistema de ventilação da casa estiver desatualizado, os métodos descritos acima para lidar com a condensação podem não funcionar. Neste caso, recomenda-se instalar uma nova ventilação de alimentação na casa, preservando a antiga.

Recomendamos que você se familiarize com: Como fazer andaimes a partir de um perfil - desenhos e instruções

É colocada uma ficha na conduta de ar do sistema antigo e instalado um exaustor na janela ou parede da cozinha, proporcionando a circulação forçada. O dispositivo extrairá o ar da sala junto com gotículas microscópicas de umidade.

Para fornecer ar fresco para a casa, você também pode instalar válvulas de entrada de parede. Geralmente são cortados nas paredes próximas aos radiadores de aquecimento para que as massas de ar vindas da rua sejam aquecidas e não afetem o regime de temperatura.

Remoção de condensado fora dos dutos de ventilação

A coleta do condensado nas seções verticais e inclinadas dos dutos de ar é realizada em sua parte inferior. Em dutos de ar horizontais, a coleta de condensado pode ser organizada em quase qualquer lugar, exceto para áreas colocadas nas paredes.

Um soquete-T é instalado no tubo de ventilação de forma que o ramal seja direcionado para baixo. A saída é equipada com um recipiente especial - um coletor de condensado.

Vários tipos de armadilhas de condensado para ventilação podem ser encontrados comercialmente. Eles diferem em design e materiais de fabricação. Eles podem ser transparentes, o que facilita o controle do enchimento, mas na maioria das vezes são feitos de aço inoxidável ou galvanizado.

Ao encher com condensado, os recipientes com tampa de rosca são esvaziados manualmente, o que nem sempre é conveniente. Além disso, a uma temperatura do ar exterior de -20 ° C e inferior, a condensação forma-se de forma especialmente abundante e o tanque é enchido num curto período de tempo.

Pesquisa de ventilação
Antes de instalar o coletor de condensado, o ponto mais baixo no sistema de dutos de ar é determinado, mas com sua disposição horizontal, o coletor de condensado pode ser instalado em quase qualquer lugar conveniente

Nesse caso, uma lata cônica de rega com coletor de condensado é uma boa opção. É fácil conectar uma mangueira a ele e drenar o condensado para o ralo. Caso seja necessário organizar a drenagem do líquido em local de difícil acesso, utiliza-se também modelo com regador.

Ao organizar a coleta e drenagem do condensado, a configuração do sistema de ventilação é levada em consideração. Com várias curvas de tubo, você terá que instalar não um, mas vários coletores de condensado.

Os sorventes - substâncias que retêm a umidade - também ajudam a coletar e remover o condensado. Eles se parecem com cassetes e são instalados na seção de filtragem do duto de ar fornecido. Periodicamente, o sorvente deve ser retirado para secagem, após o que está novamente pronto para uso.

A remoção de condensado é vista como uma medida temporária, principalmente devido à possibilidade de entupimentos de gelo no inverno. O aquecimento dos canais de ramal ajuda a resolver radicalmente o problema.

Como evitar condensação na ventilação

Para evitar o aparecimento de condensação nos dutos de ar, o sistema de ventilação precisa ventilar o ambiente com mais frequência. Com o aumento do fluxo de ar fresco, a umidade nos quartos diminui. Também é aconselhável limitar o número de vasos com flores de interior, não deixar ferver no fogão com as tampas abertas por muito tempo, limpar os canais em tempo hábil e passar as superfícies molhadas.

Além disso, é necessário verificar o funcionamento do sistema de ventilação. É realizado em tempo calmo da seguinte forma:

  • retire a grelha de ventilação;
  • traga um fósforo aceso até o buraco e observe o movimento do fogo;
  • na ausência de tração, os canais são limpos;
  • substitua a grelha. A conexão firme e apertada da grade deve ser constantemente monitorada.

Alta umidade e baixas temperaturas externas podem causar severa umidificação do sistema. É possível reduzir a formação de condensação com esse tempo, abrindo ligeiramente o caixilho da janela por um longo período.

Requisitos para materiais de isolamento térmico

Para o isolamento de dutos de ar no sistema de ventilação, são necessários materiais com as seguintes propriedades:

  • baixa condutividade térmica;
  • estanqueidade ao vapor;
  • resistência ao fogo;
  • capacidade de absorção de ruído;
  • bioestabilidade.

O coeficiente de condutividade térmica é o parâmetro mais importante de um material de isolamento térmico.

Congelamento de condensado
Mesmo com a correta instalação de todos os elementos do sistema de ventilação, a drenagem do condensado nem sempre é eficaz, pois pode congelar e formar um tampão de gelo

O segundo indicador mais importante é a permeabilidade ao vapor. Muitos materiais usados ​​para isolamento térmico de ventilação têm a capacidade de liberar a umidade acumulada sob eles quando a voltagem máxima para eles é excedida.

Ao preencher os poros do material, a umidade aumenta sua condutividade térmica, reduzindo assim a eficácia do isolamento. Para evitar que isso aconteça, um revestimento impermeabilizante é montado no topo do isolador de calor - uma membrana capaz de soltar o vapor, bloqueando seu acesso ao interior.

A resistência ao fogo determina o quão à prova de fogo será o isolamento térmico. Existem 6 classes de resistência ao fogo no total.

Para dutos de ar, é necessário um isolamento de grau zero, ou seja, ter a maior resistência ao fogo e, portanto, a mais à prova de fogo. Com o isolamento térmico multicamadas e o cumprimento de uma série de condições adicionais, é permitida a utilização de materiais de primeira classe de resistência ao fogo.

O fluxo de ar que passa pelos dutos de ar cria ruído. Em sistemas de ventilação forçada, um ventilador em funcionamento também faz barulho e vibra. Para evitar que ruídos e vibrações sejam transmitidos por estruturas rígidas e não se espalhem pelos aposentos, são usados ​​dispositivos de amortecimento e gaxetas.

Mas a maioria dos materiais isolantes de calor também têm propriedades de isolamento acústico e, além de sua função principal, ajudam a proteger a casa de efeitos acústicos desagradáveis.

Lã mineral
A lã mineral é um dos materiais de isolamento térmico mais populares em construções baixas e também é usada para isolamento térmico de dutos de ar.

Os materiais usados ​​não devem ser um ambiente favorável para a atividade vital de insetos, fungos, bactérias em decomposição e outros microorganismos prejudiciais.

Penetrando pelos dutos de ar em ambientes residenciais, podem causar doenças, além de danificar o próprio material, o que pode exigir sua substituição prematura. Existem microrganismos cujos produtos residuais são tão agressivos que podem queimar chapas de aço com 1,5 mm de espessura.

Os materiais usados ​​no arranjo das comunicações de ventilação devem estar de acordo com as normas sanitárias e higiênicas. O isolamento não deve liberar substâncias perigosas para o homem e o meio ambiente. Respeito ao meio ambiente significa ausência de ameaça de contaminação do ambiente natural durante o descarte.

Exemplos de erros de isolamento

Configuração do duto de ventilação de inverno
Configuração do duto de ventilação de inverno

Exemplo 1

A casa de banho não tem janelas, as suas dimensões são 2 x 2,5 M. A ventilação é efectuada em forma de tubo de escape em PVC com uma secção de 110 mm. Pelo forro de madeira, o duto de ventilação vai até o sótão (2,5 m de comprimento), e depois para a rua. Além disso, a seção do tubo de ventilação do sótão é isolada. Tubo de ventilação no banheiro com ventilador embutido e válvula de retenção. No inverno, a condensação começa a pingar no sistema de ventilação. Como resolver o problema?

Tudo está no isolamento errado. Foi necessário calcular corretamente o "ponto de orvalho". Mesmo que a tubulação do sótão seja isolada, ela permanece aberta no teto, ocorre uma queda de temperatura e, como resultado, forma-se condensação. Portanto, recomenda-se isolá-lo com materiais isolantes de calor, começando pelo teto e terminando na saída para a rua. Alguns proprietários também isolam a parte da rua dos dutos de ar, o que também é correto.

Exemplo # 2

Em edifícios mais antigos, o sistema de ventilação é apresentado na forma de uma tubulação de amianto que atravessa o sótão até a rua. Em temperaturas abaixo de zero, você pode perceber que isso goteja da ventilação e, em alguns casos, a água escoa em baldes. Muitos proprietários estão se perguntando se o isolamento ajudará? Afinal, mesmo assim, o ar frio esfria e se transforma em condensação.

Em residências particulares, a partir da sobreposição, enrole o tubo com isolante de forma que a espessura seja de 100 mm, deve-se instalar um defletor na extremidade do tubo de ventilação. Se a casa tiver vários andares, os tubos de cimento-amianto, como os galvanizados, têm um espaço entre eles, que não é vedado. Portanto, o ar frio resfria essa área, formando condensação na ventilação de alimentação.

Para eliminar o problema, é necessário fazer espaçadores, instalar a fôrma e preencher com cimento. Este método de combate à condensação evita que massas de vento frio entrem na ventilação. Os dutos de ar em tais casas estão localizados em um tubo de tijolo, é necessário investigá-lo. Se necessário, use argamassa para selar os vãos entre os tijolos. Em seguida, envolva o duto de ar com um aquecedor. Esses métodos simples ajudam a eliminar a condensação na ventilação.

Opções de isolamento térmico permitidas

Os requisitos acima são atendidos por muitos materiais de fibra mineral, polímeros de hidrocarbonetos, elastômeros de espuma, incluindo:

  • lã mineral;
  • cloreto de polivinilo;
  • poliestireno expandido;
  • poliuretano.

Os elastômeros de espuma são produzidos por extrusão e vulcanização. Possuem estrutura porosa, e os poros são em forma de bolha, ou seja, fechados, o que reduz a absorção de umidade e os torna impermeáveis ​​ao vapor. Materiais de isolamento como poliuretano e cloreto de polivinila são obtidos por polimerização de hidrocarbonetos.

Os isoladores térmicos são fornecidos à venda na forma de rolos, folhas (tapetes), cilindros ocos (conchas). Os materiais em rolo e os invólucros são adequados para o isolamento térmico de tubos e dutos redondos. Os dutos de ar retangulares podem ser isolados com material em folha.

Dispositivo de passagem de telhado com tubo de ventilação
O duto de ar é isolado em todas as áreas localizadas em salas sem aquecimento e os dutos de ventilação que passam pelas paredes, tetos e telhados requerem atenção especial

As folhas e rolos de isolamento são altamente flexíveis, fáceis de moldar e um lado pode ser liso. Devido à combinação dessas propriedades, a instalação de isolamento térmico é muito facilitada. Muitos materiais não são apenas resistentes ao fogo, mas também autoextinguíveis, o que aumenta a segurança contra incêndio.

O isolamento é escolhido levando-se em consideração as condições do ambiente em que será utilizado, inclusive a temperatura de operação. Para a Rússia central, os materiais que podem suportar temperaturas ambientes na faixa de -30 ° C a 60 ° C são adequados para isolamento térmico de sistemas de ventilação.

Um filme de polietileno (PE) e uma membrana de cloreto de polivinila (PVC) são usados ​​como proteção à prova d'água. Os dutos de ventilação isolados são fechados contra danos externos com caixas revestidas com uma placa, compensado ou folhas de alumínio.

De onde vem o condensado da chaminé?

Você viu condensação na chaminé - o que fazer, acontece com todo mundo. Você pode até dizer que simplesmente não há chaminé sem condensação.

Os seguintes fatores influenciam o processo de formação de condensação:

  • Nível de umidade do combustível. Além disso, o combustível absolutamente seco simplesmente não existe. Uma parte do vapor d'água está contida até mesmo no gás natural, além disso, durante a combustão, esse combustível se decompõe em dióxido de carbono e vapor d'água. Portanto, a condensação na chaminé de uma caldeira a gás é bastante comum.
  • A temperatura dos gases de combustão e da própria chaminé - se for inferior a 100 graus Celsius, o ar na própria chaminé será a fonte do vapor de água. Ao mesmo tempo, no início, qualquer aquecedor gera gases de exaustão com temperatura insuficientemente elevada, que passam por uma tubulação insuficientemente aquecida.
  • Tiragem fraca no duto da chaminé - se a velocidade do movimento dos gases de exaustão pelos dutos de ar for insuficiente, o risco de transferência de vapor para a água aumenta. Em alta velocidade (impulso), os vapores simplesmente voam para fora do tubo, sem que haja tempo para engrossar e se transformar em líquido.

Foto chaminé

  • Existe uma grande diferença de temperatura entre o tubo e o ambiente - neste caso, o vapor de água condensa-se tanto na superfície exterior da chaminé como na sua extremidade. Este efeito é exacerbado a cada onda de frio sazonal.

Características do isolamento do duto de dentro

É necessário isolar todos os dutos de ar fora das instalações aquecidas, incluindo áreas nas paredes. O isolamento das superfícies externas e internas dos dutos de ar é possível.

Se o isolamento for feito pelo interior, já na fase de projeto, prevê-se um aumento da secção da conduta de acordo com a espessura da camada termo-isolante. Caso contrário, sua largura de banda diminuirá.

As fibras de lã mineral são reforçadas com adesivos. Isso evita que as fibras se desprendam com o jato de ar. A cola usada para este fim não deve afetar o nível de resistência ao fogo do isolamento e sua compatibilidade ambiental.

Opção de isolamento de tubo de ventilação
Para não diminuir as propriedades de arejamento da conduta de ventilação, é preferível efectuar o isolamento pelo interior de acordo com o esquema "pipe-in-pipe". É assim que um sanduíche de tubo de chaminé é construído. Se você não tem tempo e vontade de fazê-los sozinho, você pode comprar os pré-fabricados

O isolamento térmico colocado no interior não deve aumentar a resistência aerodinâmica, retardando o movimento das massas de ar. Ou seja, é necessário tornar sua superfície lisa.

Devido a requisitos adicionais para isolamento térmico interno, seu uso é frequentemente impraticável. Inclusive se você tiver que isolar um sistema de ventilação já construído com uma determinada seção transversal de dutos de ar. Nesses casos, os dutos de ar são isolados do lado de fora.

O procedimento para instalar o isolamento térmico no exterior

O material de isolamento térmico mais econômico para uma casa particular é a lã mineral testada pelo tempo. Ele vem em rolos de várias larguras e pode ter uma ou duas camadas externas de folha.

Isolamento térmico do tubo com fita isolante térmica revestida de folha
O material de isolamento térmico é instalado sobreposto no tubo de ventilação para que não haja áreas desprotegidas, as juntas são coladas na parte superior com fita adesiva

Ao determinar a espessura da camada de isolamento térmico, eles são guiados pelo SNiP 2.04.14–88. Os engenheiros de calor realizam cálculos complexos levando em consideração os diâmetros dos tubos, o coeficiente de condutividade térmica do material isolante de calor usado.

Eles levam em consideração a temperatura média anual do ar e até mesmo a possível perda de calor através de juntas e fixadores, além de outros parâmetros, a maioria dos quais podem ser encontrados em livros de referência e no SNiP acima.

Falando especificamente sobre lã mineral, quando se trata de sistemas de ventilação de isolamento em casas particulares localizadas no centro da Rússia, geralmente é usado material em rolo com uma espessura de 100 mm. Você pode comprar lã mineral de 50 mm e enrolar o cachimbo duas vezes.

Para determinar a largura necessária do isolamento, meça o diâmetro do tubo, acrescente a espessura da lã mineral multiplicada por dois ao valor obtido. Multiplique a quantidade resultante por 3,14 (pi).

Para começar, prepare com antecedência uma espátula de borracha, uma faca de construção, um grampeador, fita de alumínio de 7 a 8 cm de largura, um marcador e ferramentas de medição - um quadrado, uma régua e uma fita métrica (de preferência de metal). Certifique-se de usar roupas de proteção.

Para trabalhar ao ar livre, escolhem um dia sem precipitações. Caso contrário, a lã mineral pode ficar molhada. O rolo é desenrolado, marcado e cortado para obter o corte do tamanho desejado. Separe a folha ao longo da borda para que o tubo possa ser enrolado com uma camada de lã mineral e cubra a costura de conexão com uma camada de folha.

Casco de isolamento
Em locais de difícil acesso, é utilizado um tipo moderno de isolante térmico - o chamado casco, que deve ser selecionado levando-se em consideração o diâmetro externo do tubo

Em seguida, a costura de ligação com degrau de 10 cm é fixada com grampeador e colada com fita adesiva em todo o comprimento. Para fixar o isolamento ao tubo, são usados ​​fixadores especiais e arame comum.

Para proteger as juntas dos dutos de ar, o isolamento é cortado em fragmentos de formato e tamanho apropriados. Não se esqueça de limpar a sujeira do tubo antes do isolamento.

O isolamento também pode ser executado usando aquecedores segmentados. O invólucro monolítico tem a forma de um tubo e é rosqueado na conduta. É utilizado principalmente durante a instalação de um sistema de ventilação "do zero".

Tendo medido os parâmetros geométricos do duto, um revestimento é selecionado que é adequado em tamanho e esticado ao longo de todo o comprimento do tubo. A folha é enrolada e fixada com grampos de aço inoxidável ou cobre.

O invólucro dobrável consiste em dois semicilindros, que são aplicados ao tubo de ambos os lados e fixados. Nas seções que passam pela parede, é difícil enrolar o tubo em um rolo de isolamento e é muito mais fácil colocar a casca. O invólucro dobrável pode ser colocado em um duto de ar existente.

Como eliminar definitivamente o aparecimento de condensação no tubo de ventilação? - Prof Pipes

Se qualquer tipo de sistema de ventilação for instalado incorretamente, formar-se-á condensação na ventilação de uma casa particular. Isso está repleto de consequências graves - paredes molhadas, umidade na casa. Com o tempo, ocorre a formação de moldes, que destroem estruturas, tornam as superfícies visualmente pouco atraentes e prejudicam a saúde humana.

Como eliminar a condensação nos tubos de ventilação?

A diferença de temperatura entre os dutos de ar e o ar bombeado por eles provoca uma liberação abundante de condensado de vapor d'água, que se deposita tanto na superfície interna quanto externa dos dutos de alimentação e exaustão.

Como resultado, uma das tarefas mais importantes dos projetistas e montadores de sistemas de troca de ar é remover o condensado da ventilação. Portanto, neste artigo consideraremos os principais métodos de nivelamento dos processos de condensação e as tecnologias mais comuns para a remoção de líquidos dos dutos de ventilação.

Condensação no sistema de ventilação

Causas de condensação em dutos de ventilação

A condensação na ventilação é mais frequentemente explicada pelos seguintes motivos:

  • Em primeiro lugar, a diferença de temperatura entre o fluxo de alimentação e a sala ventilada. E quanto maior essa diferença, maior a intensidade do processo de condensação do vapor d'água.
  • Em segundo lugar, falhas no próprio sistema de troca de ar. Com entrada insuficiente ou exaustão fraca, o excesso de vapor de água não "sairá" dos dutos de ventilação, mas se depositará nas paredes dos dutos de ar.
  • Em terceiro lugar, pode ocorrer condensação no sistema de ventilação, mesmo se o isolamento térmico dos dutos de ar estiver quebrado. O contato de uma tubulação fria com o ar relativamente quente provoca um espessamento imediato do vapor d'água depositado em suas paredes.
  • Em quarto lugar, o aparecimento de condensação pode provocar uma falha operacional - alagamento do canal com solo, derretimento ou água da chuva, um rompimento no sistema de abastecimento de água, cuja consequência foi a supersaturação da sala com vapor de água, e assim por diante.
  • Quinto, o motivo do excesso de umidade na ventilação pode ser um defeito na estrutura da sala ventilada, ou seja, violação da impermeabilização, isolamento térmico insuficiente do edifício, etc.

Em uma palavra, descobrimos as causas principais devido às quais a condensação aparece nos tubos de ventilação. Agora, resta desenvolver medidas para conter esse processo, tentando eliminar a causa raiz ou reduzir a intensidade do processo.

Como se livrar da condensação no sistema de ventilação - uma visão geral das técnicas

Para se livrar da umidade, basta evitar o processo de espessamento do vapor d'água (violando as condições para a formação de condensado) ou reduzir sua intensidade.

Controle de condensação por exemplo

Vamos considerar uma situação específica. A casa privativa térrea possui sistema de ventilação que possibilita a troca de ar no banheiro e na cozinha. Tubos de ventilação de metal são conectados a esses quartos.

Eles são colocados no sótão com uma saída posterior para o telhado. Com as flutuações diárias de temperatura, forma-se condensação nas tubulações. Mas principalmente sua grande quantidade é observada no inverno, quando a água pinga do capô, acumulando-se em uma poça.

Isolamento no sótão
Os sótãos geralmente não são aquecidos, portanto, os tubos de ventilação colocados nesta sala precisam ser isolados em todo o seu comprimento.

O problema está resolvido de forma abrangente. O isolamento dos tubos de exaustão e abastecimento está em andamento. Os tubos são isolados desde a entrada até o teto até a saída para o exterior. Em áreas que passam por um sótão sem aquecimento, os tubos são isolados com lã mineral laminada de 70-100 mm de espessura.

Nos locais de passagem pelo teto e sobreposição, são utilizadas conchas. No ponto mais baixo, um tee com um coletor de condensador é instalado.

Se os dutos de ventilação não passarem pelo telhado, mas pela parede, uma seção da parede é isolada com a ajuda de uma concha. Fora da casa, um T de 90 graus é instalado no tubo de ventilação, um coletor de condensado e um guarda-chuva (defletor) são montados.

Razões para danos ao sistema

A maioria das pessoas, mesmo depois de se mudar para um novo local de residência e morar lá por anos, muitas vezes não pensa em algum tipo de cano colocado dentro das paredes. Freqüentemente, eles descobrem que há um duto de ventilação em sua casa apenas quando algum problema acontece com o exaustor. E então eles se perguntam por um longo tempo por que exatamente esse problema aconteceu. E pode ter acontecido por vários motivos:

  1. A principal razão para o aparecimento de condensação é uma diferença acentuada de temperatura, a colisão de correntes de ar frio da rua e correntes domésticas quentes e úmidas. Quanto maior a diferença de temperatura, mais os tubos “choram”. Não é à toa que as pessoas costumam começar a reclamar da condensação quando o capô é ligado na baixa temporada.
  2. O sistema desde o início foi arranjado incorretamente e funcionou mal, a partir do qual a condensação começou a se formar. Normalmente, a umidade aparece devido à exaustão fraca ou fluxo de ar insuficiente, devido ao qual o vapor de água é retido no tubo e se deposita em gotículas ali.
  3. Os motivos podem ir mais fundo na supervisão ao construir uma casa. A fundação está úmida ou as paredes e o piso estão mal isolados.
  4. Outra versão é a umidade excessiva na sala.
  5. A condensação se forma em resposta à inundação de uma casa ou de uma falha no abastecimento de água.
  6. A condensação ocorre se o isolamento térmico do tubo for ruim. A situação descrita no primeiro parágrafo ocorre - uma colisão de temperaturas, um conflito entre o frio do tubo e o calor do ar que passa por ele.
  7. O problema do capô é causado por seu entupimento. Com o tempo, poeira e outros detritos entram no canal, sua quantidade aumenta até se tornar um obstáculo para a troca de ar. Coloque um pedaço de papel na grelha de ventilação - se o duto não estiver entupido, o papel grudará firmemente na grelha devido ao fluxo de ar. Pior de tudo, se o pedaço de papel voar abruptamente para fora da grade, isso significa que o ar de exaustão dos vizinhos entra na casa.

Ao colocar papel na grelha de ventilação, você pode verificar o funcionamento do sistema de exaustão

Construção de um novo sistema de ventilação

Devido a erros de projeto e instalação, ao usar tubos de baixa qualidade, todas as medidas para combater a condensação podem ser em vão.

Nesse caso, é economicamente vantajoso abafar o antigo e equipar um novo sistema de ventilação que faria face às suas funções de remoção de ar contaminado e fornecimento de massas de ar fresco.

O projeto é realizado somente após análise dos processos de trocas de ar e cálculos de acordo com os padrões especificados no SNiP, com base nas características das instalações ventiladas e no número de moradores. Pode ser necessário abandonar a ventilação natural em favor da ventilação forçada com alteração da configuração das condutas de ventilação e instalação de equipamento para aquecimento do ar de entrada.

Qual é a razão para o aparecimento de condensação

Essa ventilação definitivamente não dará apenas condensação, mas a água jorrará
Essa ventilação definitivamente não dará apenas condensação, mas a água jorrará

Condensação - a formação de umidade no interior do tubo. Gotículas de água penetram em várias juntas, resultando em paredes e tetos constantemente molhados. No inverno, o lúmen pode desaparecer na tubulação devido ao congelamento da água, portanto, não haverá circulação de ar no duto de ventilação. As razões pelas quais a ventilação flui em uma casa particular são as seguintes:

  • falta de isolamento térmico nas tubulações de ventilação;
  • isolamento incorreto de tubos foi feito;
  • durante a instalação da ventilação, foram adquiridos materiais defeituosos;
  • mau isolamento do chão e paredes, gelo;
  • a construção da casa foi realizada sobre um alicerce úmido;
  • água no porão da casa;
  • tubos de ventilação entupidos com detritos ao longo do tempo;
  • falhas no abastecimento de água da casa;
  • diferença de temperatura dentro e fora de casa;
  • instalação incorreta do exaustor.

Os motivos também podem ser fontes constantes de fumos - secagem de roupa molhada na casa, especialmente na área onde a casa foi construída, por exemplo, perto de um lago, um rio. Em qualquer caso, se pingar da ventilação, você precisa agir.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores