Como fazer um trocador de calor com as próprias mãos em um banho

A instalação de equipamentos de aquecimento equipados com trocador de calor evita que você tenha que comprar uma caldeira para aquecer água. Graças a ele, o banheiro será constantemente abastecido com água quente, e se você conectar um radiador adicional, pode conseguir um regime de temperatura ideal mesmo em geadas severas.

Uma salamandra com permutador de calor para aquecimento é a melhor solução se a sala de vapor e a sala de lavagem estiverem separadas. Se você conectar um tanque remoto, poderá aquecer a sala a partir de uma sala adjacente.

O dispositivo de trocadores de calor para um fogão a lenha de sauna

Foto 2

Alta transferência de calor de fogões de sauna, aumento da intensidade de combustão de combustível neles são usados ​​ativamente para colocação neles Dispositivos de aquecimento de água para lavagem.

Os trocadores de calor para banhos são um recipiente oco selado para água, em forma de bobina (registro)colocado na fornalha, bem como tanque seladocolocado em sua parede ou chaminé.

Dispositivo de aquecimento de água tipo de circulação conectado por um sistema de tubulação com um tanque de armazenamento de água quente.

O princípio de operação de dispositivos para aquecimento indireto de água com base na circulação de fluido como resultado de sua convecção natural.

Referência. A convecção natural do líquido ocorre quando as camadas inferiores do líquido aquecem e se tornam mais leves, subindo e as pesadas e frias afundam, tomando o lugar dos aquecidos.

Para a operação de um sistema de recirculação de líquido aberto (sem o uso de uma bomba de circulação), o diâmetro dos tubos que fornecem água para o tanque de armazenamento, não deve exceder uma polegadapara garantir a taxa de circulação necessária.

Comprimento dos tubos do trocador de calor ao tanque de armazenamento não deve exceder 3 metros. Este comprimento é frequentemente suficiente para mover o tanque de armazenamento da sala de vapor para a sala adjacente para lavagem.

Foto 3

A capacidade de água quente, de acordo com as leis de convecção natural, é definida acima do nível do trocador de calor.

Bicos roscados são soldados ao equipamento de aquecimento de água dos lados de entrada e saída para conectar os tubos de circulação que conectam o dispositivo ao tanque.

O tanque de armazenamento de aço mais comumente usado volume de 60-120 litros, dependendo da potência do forno.

Uma válvula de drenagem para a lavagem é instalada no tanque de armazenamento e uma válvula de drenagem para drenar o líquido do sistema é instalada no tubo de circulação de água fria (parte inferior).

Importante! Especialistas não recomendo instalar uma bomba de circulação em sistemas de aquecimento de água para fogões de sauna.

Visualizações

Os seguintes tipos de dispositivos são comumente usados:

  • Interior. A opção mais simples, feita em forma de bobina embutida no forno, é direcionada ao aproveitamento ativo do calor gerado pelo combustível.
  • Externo. É um reservatório de água montado na parede lateral externa do forno. A alta temperatura da parede aquece o tanque, transferindo radiação térmica para ele. Esta opção é mais fácil de fabricar do que um trocador de calor interno.
  • Exterior. Um reservatório de água instalado no tubo da chaminé é uma forma eficaz de instalar um permutador de calor, que não exige muito esforço na sua instalação e não ocupa muito espaço na sala de vapor.
  • Fluxo externo (economizador). É um pequeno aquecedor de fluxo de média capacidade de 5 a 10 linstalado na chaminé e conectado ao tanque de armazenamento por um sistema de tubulação. Este é talvez o melhor trocador de calor para sua instalação e uso.

Foto 4

Foto 1.Trocador de calor externo para salamandra. O dispositivo é feito de aço inoxidável e se encaixa na chaminé.

  • Modelos combinados. Ao mesmo tempo, uma bobina embutida na fornalha e um recipiente externo com água instalado no tubo da chaminé estão incluídos no projeto. Ambas as unidades são conectadas por um sistema de tubulação e possuem um tanque plug-in separado para a coleta de líquido quente.

Do que eles são feitos

Trocadores de calor internos (registros) na forma de uma treliça em forma de L são feitos de tubos de aço dobrado, ferro fundido ou cobre com paredes lisas com um diâmetro de 40-50 mm.

Os tanques de água são feitos de chapa de aço cortada e soldada com espessura superior a 2,5 mm.

O material mais popular para a fabricação de dispositivos de aquecimento de água - aço inoxidável, uma vez que é um metal barato com resistência a altas temperaturas.

Atenção! Na fabricação de dispositivos de aquecimento térmico deste tipo indesejável usar aço galvanizado, porque a uma temperatura acima de 200 graus Celsius o zinco começa a evaporar.

Desvantagens das unidades de ferro fundido - sua fragilidade e peso, e cobre - aumento do preço e resistência ao calor insuficiente.

Trocador de calor faça você mesmo para um banho

O trocador de calor é feito de metal de pelo menos 2,5 mm ou tubos dobrados com uma serpente ou espiral.

O tanque de água está localizado acima do nível do forno para circular a água. Em seguida, esses elementos são conectados uns aos outros por tubos: os contornos superior e inferior.

Para drenar a água (ao lavar o sistema ou durante longos períodos de inatividade no inverno), uma torneira é aberta no circuito de retorno no ponto mais baixo do tubo.

A instalação de um trocador de calor em um fogão de sauna requer uma conexão de alta qualidade de todos os elementos, estanqueidade das costuras soldadas. O próprio trocador de calor pode ser verificado com ar comprimido por imersão em água. Após a montagem, verifique a estanqueidade das juntas de todo o sistema.

Nota: para aquecer divisões adjacentes, o reservatório de água pode ser isolado termicamente - neste caso, terá a função adicional de acumulador de calor.

Localização: na chaminé, dentro da fornalha, na parede lateral

Foto 5

Estruturas internas Situam-se no interior da fornalha da estufa ao longo do seu contorno para que não fiquem na zona da temperatura máxima da chama e dos gases incandescentes dela escapando, para que o dispositivo dure o máximo possível.

Unidades externas o aquecimento é instalado na parede lateral da estufa para que não interfiram com o uso da mesma.

Exterior, inclusive de fluxo (economizadores), são instalados diretamente no tubo da chaminé, circundando-o em um círculo.

Trocador de calor faça você mesmo para um banho

O trocador de calor é feito de metal de pelo menos 2,5 mm ou tubos dobrados com uma serpente ou espiral.

O tanque de água está localizado acima do nível do forno para circular a água. Em seguida, esses elementos são conectados uns aos outros por tubos: os contornos superior e inferior.

Para drenar a água (ao lavar o sistema ou durante longos períodos de inatividade no inverno), uma torneira é aberta no circuito de retorno no ponto mais baixo do tubo.

A instalação de um trocador de calor em um fogão de sauna requer uma conexão de alta qualidade de todos os elementos, o aperto das costuras soldadas. O próprio trocador de calor pode ser verificado com ar comprimido por imersão em água. Após a montagem, verifique a estanqueidade das juntas de todo o sistema.

Nota: para aquecer divisões adjacentes, o reservatório de água pode ser isolado termicamente - neste caso, terá a função adicional de acumulador de calor.

Recomendações de seleção

Prós e contras das opções trocadores de calor:

  • Interior. Em contato direto com a zona de combustão, portanto, a taxa de aquecimento do refrigerante é alta.Porém, a eficiência da combustão do combustível em tal sistema é baixa, pois o refrigerante retira parte da energia gerada do combustível, o que leva ao seu consumo excessivo quando a sala de vapor é aquecida. De acordo com os cálculos, a eficiência dos trocadores de calor internos não excede 50%.
  • Externo. Seu aquecimento é mais lento que a bobina devido à sua distância da fonte de calor, porém também remove o calor da parede da fornalha, reduzindo a eficiência do sistema. Desvantagens do esquema - um tanque localizado na parede do forno requer a adição constante de água fria devido ao seu rápido aquecimento, bem como o possível perigo de queimaduras ao tocar no tanque.
  • Exterior. Aumenta a eficiência da combustão de combustível na fornalha até 60% pelo resfriamento dos gases quentes que passam pela chaminé, o que reduz o tempo de aquecimento da sala de vapor e a quantidade de combustível necessária. A desvantagem da opção outdoor é a necessidade de adicionar água fria quando ferver no tanque.
  • Fluxo externo (economizador). Ao usar um economizador, a água do tanque tem tempo de se aquecer até a temperatura necessária para a lavagem durante o aquecimento da sala de vapor, o que torna esse esquema a melhor opção para o uso no banho.

Importante! Na fabricação de um trocador de calor e um tanque de armazenamento, a escolha da forma e do tamanho é melhor feita comparando-os com fornos de fabricantes renomados de potência semelhanteuma vez que esses fornos passaram nos testes de desempenho necessários.

Modelos combinados incluem as desvantagens das opções listadas e não são muito populares hoje.

Uma ótima solução para o seu banho

Se está cansado de aquecer água para o banho à moda antiga, utilizando baldes e outros meios improvisados, então um design com permutador de calor será a solução perfeita para si. Você pode optar por não comprar um frango caro adquirindo um dispositivo que executa duas funções ao mesmo tempo.

O sortido da loja online "VashBani" apresenta vários tipos de equipamentos de aquecimento. No catálogo encontra fogões de sauna com permutador de calor para aquecimento da sala de vapor, que também se destinam a aquecer a água do banho após uma visita à sala de vapor.

No site, você pode comprar qualquer produto que desejar, adicionando-o ao carrinho. Existem formas convenientes de pagamento para você, bem como a possibilidade de entrega de produtos em Moscou, bem como em qualquer outra cidade do nosso país. Verifique o custo desse serviço para sua região com nossas operadoras por telefone.

Variedades de dispositivos em fotos

Foto 6

Foto 2. Trocador de calor externo instalado no tubo de um recuperador de calor. O dispositivo está cheio de água.

Foto 7

Foto 3. Trocador de calor externo de escoamento para o forno, em cobre. O dispositivo é colocado na chaminé.

Foto 8

Foto 4. Trocador externo de calor flow-through para salamandra. Com o auxílio de tubos, o dispositivo é conectado à caixa d'água.

Métodos de instalação


A estrutura interna do trocador de calor para o fogão na chaminé

A instalação de um trocador de calor é mais fácil de realizar se o elemento for fornecido completo com o equipamento de forno adquirido. Neste caso, basta estudar as instruções de manutenção da unidade e efetuar a montagem tendo em conta o esquema. Ao instalar um circuito de água no interior de uma conduta de gás ou forno de tijolo, o registo é feito previamente em aço inoxidável ou tubo de parede grossa, após o que é construído de acordo com o desenho do aquecedor.

Se o elemento for feito em casa, é melhor focar nos modelos de dispositivos semelhantes, encontrando suas características técnicas e calculando a área necessária da peça. Um trocador de calor "faça você mesmo" para chaminé, que funciona como economizador de água, é adquirido pronto ou soldado em tubos de diferentes diâmetros. Quanto mais longo o circuito, mais eficientemente ele transferirá energia térmica para a chaminé.

Regras recomendadas para instalar um trocador de calor

Ao convidar especialistas para instalar equipamentos de troca de calor, o usuário pode controlar de forma independente a eficácia do trabalho que está sendo executado, conhecendo as seguintes regras aplicáveis ​​a equipamentos deste tipo:

  • O tanque de água deve ser selecionado com um volume adequado. Você não pode escolher um tanque grande para um pequeno fogão (já que um grande volume de água não terá tempo de aquecer) e um tanque pequeno para uma grande lareira (pois uma quantidade excessiva de calor será gerada, criando uma carga no sistema hidráulico o circuito)
  • Recomenda-se instalar tanques grandes o mais próximo possível do equipamento do forno.
  • A proporção ideal do trocador de calor e do fogão da sauna é de cerca de 10%, que deve ir para o aquecimento de água quente
  • A fixação de tubos não deve ser realizada por estruturas rígidas: as peças metálicas densas tendem a expandir-se devido à exposição a altas temperaturas, o que irá causar deformações no futuro
  • As juntas entre tubos e outros elementos estruturais devem ser bem vedadas. Selecione o selante de alta temperatura e o selante para uma vedação ideal.
  • Se a bomba de circulação no projeto for excluída, é recomendado instalar a tubulação em uma inclinação de até cinco graus, e o trocador de calor acima do equipamento do forno para movimento ideal de água quente e fria, bem como aquecimento rápido
  • Primeiro, o próprio tanque de água é montado diretamente e, em seguida, o encanamento
  • É necessário prever a instalação de uma válvula de drenagem na parte inferior de todo o sistema a fim de retirar o excesso de água
  • O tanque deve ser verificado freqüentemente para garantir que está cheio. Um tanque vazio é perigoso durante o aquecimento da estufa, pois pode aquecer excessivamente e provocar um incêndio.

Atenção! Recomenda-se a utilização de mangueiras flexíveis de aço inoxidável, por exemplo, gás, ao conectar o tanque à tubulação e ao trocador de calor. Tais tubos têm vida útil mais longa, pois são menos suscetíveis à oxidação, deformação, umidade e altas temperaturas.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores