Fogão potbelly para mineração: vantagens e desvantagens

Com o que se afogar?

O recuperador de calor é eficiente, pequeno e de funcionamento despretensioso. Sua instalação não causa dificuldades, e a queima é um processo que não requer treinamento especial. A lenha (ou lascas secas) é usada como combustível.

Opinião de um 'expert

Pavel Kruglov

Operador de fogão com 25 anos de experiência

Na utilização de lenha, recomenda-se a utilização de toras com comprimento não superior a meio metro e espessura de 8 a 10 centímetros. Isso permitirá que eles queimem de forma eficiente e uniforme, evitando combustão acentuada. Você também pode dar uma olhada mais de perto nos briquetes de madeira, que em suas propriedades não são diferentes da lenha. Ao mesmo tempo, são mais caprichosos no armazenamento e, quando mantidos por muito tempo em condições de alta umidade, desintegram-se em serragem.

A madeira é um dos combustíveis mais demandados. Mas como aquecer um fogão, exceto lenha?

O que usar além da lenha?

Tu podes levar:

  1. Os briquetes de turfa, como os briquetes de madeira, não toleram umedecimento direto, mas são menos críticos para as condições de armazenamento. No entanto, quando são queimados, muitas cinzas se formam. Turfa não gosta de queima de longo prazo, emitindo Fedor.

  2. O carvão não é menos popular para acender do que a lenha. Ele queima por mais tempo, tem uma eficiência maior. Mas, devido à alta temperatura de combustão do fogão, os fogões a carvão impõem requisitos especiais no projeto da chaminé.
  3. Pellets são grânulos feitos de resíduos comprimidos da indústria de madeira. O benefício econômico desse combustível reside no fato de que ele é produzido a partir de resíduos reais e não precisa de processamento especial - corte, divisão.

O que não pode ser usado para aquecer?

O aquecedor não deve ser aquecido com combustível bruto, isso faz com que durante a combustão a umidade seja convertida em vapor. O vapor, ao passar pelos canais da fornalha, os resfria e se deposita nas paredes da estrutura. Misturando-se à fuligem, as gotículas condensam-se, o que provoca danos nos componentes metálicos da unidade e a destruição da estufa. Portanto, a lenha deve secar por pelo menos um ano antes de ser usada.

Informação geral

Os briquetes de combustível, ou como também são chamados de eurowood, são feitos de materiais naturais prensados, na maioria das vezes serragem, às vezes turfa ou palha, raramente de sementes ou cascas de nozes. Durante o processo de prensagem, a maior parte da umidade sai da madeira, o que permite obter características de alto poder calorífico. Ao contrário da lenha, cuja secura máxima é determinada por 20% de umidade, o mesmo parâmetro para briquetes de combustível é de 8-9%.

A versão dos briquetes pode ser diferente:

  • Eurobriquettes RUF - fabricadas exclusivamente por prensagem sem processamento adicional.
  • Eurobriquettes Nestro são briquetes comprimidos de forma cilíndrica, por vezes com um orifício no meio.
  • As Eurobriquetes Pini-Cay são serragem comprimida queimada com uma mistura de gás-ar para criar uma forma mais durável, o que aumenta o tempo de armazenamento e a proteção contra a umidade.

Independentemente do tipo de briquete combustível, sua densidade é maior que a da madeira, o que permite uma boa combustão e geração de grande calor. As características térmicas diferem para os briquetes europeus feitos de materiais diferentes, geralmente eles usam tipos de madeira de alta qualidade, cascas de sementes de cereais, palha, turfa.

Prática de uso de blocos de combustível
Uso direto de blocos de combustível

Na produção de todos os tipos de briquetes Euro, não são usados ​​aditivos de cola, uma vez que a madeira e materiais semelhantes contêm um componente de lignina adequado que pode colar toda a serragem.

Devido ao fato de que os briquetes de combustível são feitos de madeira mais seca, seu valor calorífico é significativamente maior do que o da lenha comum ou da lenha e é remotamente comparável às características do carvão preto. Por exemplo, a lenha de bétula seca durante a combustão emite 2500 kcal / kg, a lenha cerca de 3800 kcal / kg e briquetes de combustível 4500 kcal / kg. Assim, para instalações de aquecimento, a opção com esse combustível é bastante aceitável, mas se os briquetes de combustível forem adequados para banho, é possível aquecer um fogão nele utilizando esse combustível.

É bom saber: como a lenha é cortada manualmente e mecanicamente

Como manter uma temperatura constante?

Quando a madeira ou o carvão queimam, as taxas de transferência de calor do fogão são reduzidas significativamente e, após um tempo, a estrutura esfria completamente. Para reduzir o consumo de combustível e manter uma determinada temperatura, fabricantes de fogões experientes aconselham o uso dos seguintes métodos:

  • junto ao recuperador (não menos de 5 a 6 cm), coloque telas laterais metálicas para aquecer adicionalmente o ambiente devido à circulação de ar quente;


    Telas de proteção

  • será possível manter o calor em um invólucro de metal por muito mais tempo;
  • para reduzir a circulação de ar, é importante empilhar as toras no forno o mais firmemente possível. Se o carvão for usado como combustível, as cinzas devem ser agitadas tão raramente quanto possível;
  • colocando uma caixa de metal ou um balde de areia em cima, mesmo após a extinção, o calor acumulado será uniformemente distribuído por toda a sala;


    Despeje a areia em um balde ou caixa e coloque em cima do fogão

  • para preservar o calor, você pode cobrir o fogão com tijolos (em 1 a 2 camadas), mas não firmemente, mas a uma distância de 5 a 7 cm, deixando brechas para ventilação.

Quanto tempo você consegue aquecer continuamente?

Vários fatores afetam a duração do forno:

  • a capacidade de reter o calor em casa;
  • que tipo de combustível é usado;
  • se o aquecimento é realizado, então de que tipo;
  • e, finalmente, o próprio proprietário e suas preferências quanto à temperatura interna.

Se o inverno não for muito frio, então a casa tem 6x6 de tamanho, basta aquecê-la uma vez ao dia, enquanto os indicadores de temperatura ficarão dentro de 20 ° C. Por exemplo, tendo inundado o fogão pela manhã, estará quente na casa (cerca de 24 ° C), então na manhã seguinte cairá para cerca de 18 ° C.

O princípio de funcionamento do aparelho

A combustão do combustível no fogão durante o processamento ocorre em duas etapas principais. Inicialmente, o óleo enchido queima no tanque, após o qual os gases são misturados ao ar, entram na segunda câmara, onde são queimados e garantem a máxima eficiência de aquecimento possível do ambiente. Ao mesmo tempo, o consumo de combustível é reduzido significativamente, não há necessidade de reabastecer constantemente a unidade.

Um fogão a óleo devidamente montado consistirá em dois compartimentos separados. A primeira câmara é um pequeno tanque onde o óleo usado é despejado. A combustão do combustível ocorre a uma temperatura relativamente baixa. Acima está a pós-combustão, onde o gás formado se mistura com o ar e queima a uma temperatura de cerca de 800 graus. As paredes de metal do fogão são aquecidas, e o metal espesso retém o calor com eficácia, aquecendo rapidamente uma pequena área.

Neste vídeo você encontrará informações úteis na fabricação de um fogão:

Quais são os fogões?

Para a fabricação da caixa, um de dois metais é usado:

  1. Ferro fundido.
  2. Aço.

Fogões de ferro fundido sobre lenha para residência de verão terão uma massa impressionante. Seu aquecimento demora um pouco mais do que o aço.

Mas a inércia compensa quando ocorre a atenuação. As paredes de aço ficam quentes durante o processo de combustão e, em seguida, esfriam com a mesma rapidez. O ferro fundido, por outro lado, retém o calor por algum tempo após o amortecimento.

Além disso, o ferro fundido tem uma vida útil mais longa, tal fogão não vai queimar por muito tempo.Mas, ao mesmo tempo, pode ser danificado, por exemplo, ao deixar cair ou bater com um objeto pesado - existe a possibilidade de fissuras e o aparelho ficará inutilizável.

Outras diferenças nos modelos. Fogões Potbelly podem ser:

  1. Com pernas.
  2. Sem pernas, em base plana.

Os primeiros parecem mais elegantes, mas são mais seguros de usar.

  • retangular;
  • em forma de barril.

Fogão em forma de barril

Os últimos são geralmente feitos à mão, por exemplo, com um pedaço de tubo.

Carvão como combustível fóssil

O carvão é um tipo de combustível fóssil. O processo de sua formação ocorre a partir de plantas antigas no subsolo, sem acesso ao oxigênio, por um longo tempo. O carvão é principalmente carbono contendo impurezas não combustíveis. O carvão é geralmente classificado da seguinte forma:

  • A linhita é o tipo de carvão com menor envelhecimento, apresenta cor marrom, até 45% de umidade, alto teor de enxofre e é o mais solto em relação aos outros tipos de carvão. É usado principalmente em usinas de energia.
  • O carvão marrom também é um fóssil sólido bastante jovem. Conteúdo de carbono de até 70%, umidade de cerca de 40%, voláteis 38-50%. É usado como combustível local, às vezes como matéria-prima química.
  • O carvão é uma rocha sedimentar formada pela decomposição de restos vegetais. Aqui a composição é mais saturada com carbono (de 75% a 95%) e contém menos água (8-20%) e impurezas que formam cinzas.
  • Antracite - carvão de origem mais antiga, possui alta densidade e brilho. O teor de carbono é de 95%. O combustível sólido desse carvão é pouco inflamável, tendo o mais alto grau de calor de combustão.

Como acender um fogão com lenha crua - sem meios especiais

Muitas pessoas pensam erroneamente que podem manusear madeira bruta com querosene, diesel ou gasolina. Basta jogar um pouco de líquido na lareira. Isso levará a consequências fatais, incluindo incendiar as instalações. Você também pode ser envenenado por produtos de combustão se não abrir todas as janelas e portas. Existem outras maneiras, você só tem que ter paciência, porque o procedimento vai demorar muito:

  • É bom se você tiver toras secas que sobraram do ano passado. Então você deve primeiro dividi-los com um machado ou uma faca em lascas finas. Amasse mais papel, coloque tochas preparadas sobre ele, acenda. Deixe o fogo queimar. Neste momento, bata as barras molhadas o mais fino possível. E coloque-os com cuidado na lareira com uma "cabana". Não tente acelerar o processo, não adicione todos os logs de uma vez. Isso levará a fumaça na sala, a formação de fuligem e fuligem na chaminé. Assim que aparecerem brasas vermelhas, você pode colocar matrizes mais grossas lá. É necessário apenas garantir que haja uma pequena distância entre eles para que o oxigênio entre no fogo. Em seguida, proceda de acordo com o método: a mão não tolera o calor sobre o fogo, então é hora de colocar o resto.

como acender o fogão em casa rapidamente

  • Como aquecer o fogão com lenha crua? Um pouco mais difícil e mais longo. Muitos foguistas sabem por experiência própria que fumaça e fuligem o acompanharão. Mas assim que o primeiro lote de galhos se inflamar, você pode adicionar lenha molhada. Não haverá mais diferença entre combustível seco e úmido. A saída de calor do fogo será a mesma. Mesmo as pessoas prolongam deliberadamente o curso da combustão, jogando matéria-prima na fornalha, a fim de aumentar o intervalo de tempo para jogar um novo lote. Porque as matrizes secas acendem rapidamente, mas também queimam instantaneamente. E você pensará constantemente em manter a casa aquecida e correrá continuamente para a unidade.

Como fazer o fogão Loginov com as próprias mãos?

A fabricação do fogão Loginov não requer ferramentas ou materiais especiais. O mestre deve ser capaz de cozinhar, cortar e rebitar metal, aderir ao esquema exatamente.

Instrumentos

Ao trabalhar com metal, você precisará das seguintes ferramentas:

  • Moedor para corte de metal.
  • Máquina de solda, que acompanha o equipamento de proteção.
  • Pistola para rebitar metal.
  • Ferramenta para cortar fios de diferentes diâmetros.
  • Broca e broca para metal.

Materiais (editar)

Materiais para fazer o fogão de Loginov:

  • Chapas com espessura mínima de 3mm, com área total de 1,35m2.
  • Barras de ferro com 45 cm de comprimento - 6 unid.
  • Tubo de chaminé 100mm. O comprimento depende da altura da sala.
  • Tubo de 80 mm e 30 mm para sopro e ventilação.
  • Tubo de 200 mm, comprimento de cerca de 10 cm, para a porta da fornalha.
  • Plug 220mm.
  • O canto metálico das pernas é de cerca de 1,2 metros, dependendo da altura planejada da estrutura.
  • Rebites 6pcs.

Instruções passo a passo

  1. Corte o metal nas peças desejadas na forma de um retângulo de acordo com o esquema (acima, na p. Esquema e desenho).

    Prepare pedaços de folhas

  2. Corte aberturas nos canos e na chapa de metal para a parte frontal do fogão para a porta do forno e soprador, e também faça um furo para o cano da chaminé na folha de cima.
  3. Corte fios nas extremidades dos tubos de 200 mm e 30 mm, dentro da porta da fornalha e do plugue do soprador.

    Faça roscas de tubo

  4. Em um tubo de 30 mm na área da rosca, faça furos em um círculo de maneira escalonada. Não deve haver furos fora da rosca.
  5. Solde um soprador de tubos de 80 mm e 30 mm de acordo com o esquema, solde a borda do tubo em 80 mm. Faça uma tampa para o soprador.

    Além disso, o soprador pode ser atualizado como nesta foto.

  6. Solde as folhas de metal, solde a saída da chaminé, a porta do combustível e o soprador aos orifícios.

    Soldar o corpo

    Solde o resto das peças a este corpo

  7. Solde barras de ferro nas paredes da fornalha.
  8. Coloque o fogão em pé soldando um canto de metal. Corte e dobre as pernas do canto como no diagrama.
  9. Solde a tela. Usando uma pistola especial, rebite as folhas como no desenho, dobrando a folha de metal na parte de trás da tela.
  10. Solde o tubo da chaminé na saída de fumaça.

    Solde a chaminé

  11. Verifique se há defeitos, monte e conduza a chaminé para fora.
  12. Faça um teste de forno. Se o fogão não fumegar, tiver uma boa tiragem, o trabalho acabou. O forno está pronto para ser usado.

Possíveis problemas e como corrigi-los

O principal problema que pode surgir ao se queimar carvão é a fumaça.

Pode haver vários motivos para isso:

  • falta de tiragem na chaminé - entupimento na tubulação ou na saída dos fumos;
  • chaminé mal isolada;
  • uma grande quantidade de umidade no combustível, devido à qual a fumaça se torna úmida;
  • rachaduras no corpo do forno.

Em cada caso, você precisa identificar a causa individualmente. É melhor consultar um especialista para isso.

Outra questão é se é necessário despejar as brasas restantes da fornalha após o acendimento? A resposta depende da situação:

  1. Se as brasas tiverem morrido e não derem chamas, elas podem ser deixadas com segurança no compartimento de combustível. No dia seguinte, você vai derreter o fogão mais rápido. Nesse caso, é melhor terminar o acendimento 1,5 horas antes de deitar ou antes de sair de casa.
  2. Se o combustível não tiver tempo de queimar, coloque-o em um recipiente de metal e encha-o com água.

Outros problemas podem surgir devido à instalação inadequada do fogão e da chaminé. Para evitá-los, recomendamos que estude atentamente as instruções do equipamento de aquecimento e confie a instalação do recuperador ao mestre.

Vantagens e desvantagens

A popularidade deste tipo de unidades de aquecimento deve-se em grande parte à simplicidade do seu design, fiabilidade e durabilidade. As vantagens de um fogão potbelly durante a mineração incluem:

  1. Simplicidade de design.
  2. Confiabilidade e segurança.
  3. Eficiência.
  4. Possibilidade de utilização de combustível grátis.
  5. Ausência de cheiro desagradável e sensação de ar queimado.
  6. Respeito ao meio ambiente.

As características operacionais do fogão a óleo e sua potência dependerão diretamente da escolha de um projeto de fabricação específico. Na Internet você pode encontrar vários desenhos de fogão em óleo usado com as próprias mãos, que serão diferentes em seu design, potência e uma série de outros parâmetros.

Forno em desenvolvimento - desenhos e esquema de fabricação:

Preparando o fogão para os primeiros gravetos após uma paralisação no verão

Na estação quente, que é de pelo menos 3-5 meses, o equipamento de aquecimento não é usado. É importante compreender que após tal intervalo não é possível aquecer imediatamente o fogão. Primeiro, você precisa verificar todo o sistema e prepará-lo para o trabalho:

  1. Certifique-se de que não há fissuras na cobertura do forno, de que a porta está bem fechada quando fechada. Caso contrário, mesmo através do intervalo mínimo, o monóxido de carbono e a fumaça, perigosos para os humanos, podem passar para o espaço de vida.
  2. Verifique a estrutura da chaminé, nomeadamente a integridade das costuras e a qualidade da tiragem. Se necessário, limpe o tubo de fuligem e objetos estranhos.
  3. Remova objetos que podem pegar fogo da área da fornalha. Todos os líquidos inflamáveis ​​e objetos inflamáveis ​​devem ser mantidos a uma distância de pelo menos 0,5 m.
  4. O forno do fogão também deve ser limpo, assim como o cinzeiro deve ser esvaziado. Para evitar que as cinzas se espalhem, você pode borrifá-las com água. Use um pano seco para limpar as paredes internas.

Na estação fria, quando está congelando lá fora, pode ser especialmente difícil derreter o fogão após um intervalo. Nesse caso, você pode primeiro aquecer a fornalha com um secador de cabelo industrial. Também vale a pena observar o intervalo entre as fornalhas de cerca de 4 horas.

É imprescindível verificar a qualidade do combustível. O carvão deve ser firme, não se desfazendo ao ser pressionado. É melhor filtrar o pó, caso contrário, pode surgir um cheiro desagradável durante o processo de combustão.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores