Reboco com cola para azulejos. Tipos e propriedades adesivas. Preparação da base, instalação de balizas, preparação de argamassa e aplicação na parede


Por que paredes de gesso com cola de azulejo

Na prática, muitas vezes há casos em que em vez de rebocar paredes, assim como pisos de banheiros e vasos sanitários, são revestidos com cola para cerâmica. Há algum sentido em realizar esse trabalho, ninguém pode dar uma resposta inequívoca. O número de opiniões divergentes é praticamente igual ao número de especialistas no assunto. Para o esclarecimento final desta questão, vale considerar as variedades e características dos adesivos existentes e a possibilidade de seu uso.

Tipos e propriedades do adesivo para azulejos

O sortimento de lojas de construção tem um grande número de variedades de cola para azulejos. A diferença entre eles está no custo e na composição. A última diferença pode determinar sua resistência, a capacidade de adesão à superfície a ser revestida, o tempo que leva para a camada adesiva secar completamente e sua viscosidade.

De acordo com sua composição, todas as misturas de cola disponíveis podem ser divididas em dois grandes grupos:

  • Misturas secas à base de areia ou cimento;
  • Soluções prontas a usar, cuja preparação é efectuada sobre uma base polimérica.

O primeiro tipo de cola requer diluição com água sem falhas. Todo o volume do material obtido deve ser consumido em poucas horas.

O nível de suas propriedades de ligação é determinado pela presença de plastificantes adicionados à composição. Seus recursos incluem as seguintes propriedades:

  • Se compararmos com o cimento, ele proporciona uma presa mais rápida da mistura aplicada, bem como uma retenção mais durável da mesma na superfície a ser tratada;
  • Estável mesmo na presença de baixas temperaturas e alta umidade. Esta condição é característica exclusivamente de espécies universais.
  • Baixo grau de fluidez, nível suficiente de plasticidade.

Os parâmetros acima deixam claro que este tipo de mistura por seus próprios indicadores é uma ordem de magnitude maior do que uma massa comum. A aplicação de cola em camada espessa superior a 1 cm não deve ser permitida devido à possível formação de fissuras no futuro. A principal característica do trabalho é a aplicação camada por camada.

O segundo tipo de cola não requer adição de água. Mas seu custo é muito maior do que o tipo de mistura anterior. Ele pode ser usado apenas em superfícies perfeitamente processadas e aplicado com um pincel fino em camadas limpas.

Tipos de trabalho em que a cola é usada

Todos os materiais utilizados na construção têm finalidade própria. Para nivelar as paredes, o gesso é mais frequentemente usado junto com a massa. O primeiro permite eliminar a presença de irregularidades profundas, o segundo confere lisura à superfície acabada.

A execução dos trabalhos com a sua utilização realiza-se da mesma forma que a aplicação do reboco nas paredes. Com uma execução cuidadosa e de alta qualidade, esse revestimento de parede ou piso servirá por muito tempo. Se, na aplicação dessa mistura, observar toda a tecnologia desenvolvida, o resultado será um gesso de alta qualidade e durabilidade.

amstafkomanda.ru

Ferramentas de estuque de fornalha

Para fazer o trabalho, você precisa preparar uma ferramenta do que engessar o forno com as próprias mãos:

  • maklovitsa é uma escova grande e larga para molhar a superfície da parede com diferentes tipos de soluções de forno;
  • um martelo de reboco ajudará a aparar as paredes, cortar o excesso, retirar a velha cobertura do fogão;
  • o fio de prumo é uma ferramenta que permite avaliar o quão vertical está a superfície rebocada;
  • um grande recipiente no qual é preparada uma solução para rebocar o forno;
  • o nível da estante é uma ferramenta de medição com a qual controlam a instalação de balizas no plano horizontal, para que no futuro seja mais fácil engessar os fogões;
  • um balde com volume de 1 a 1,5 litro é usado para lançar argamassa sobre a superfície rebocada;
  • uma espátula ou espátula é a ferramenta mais comum para transportar uma pequena quantidade de consumível;
  • espátulas de tamanhos diferentes ajudarão a aplicar um revestimento de alta qualidade nos lugares certos;
  • faróis de aço galvanizado são montados antes do reboco da superfície;
  • cantos para formar cantos, feitos de fibra de vidro ou alumínio, são usados ​​para obter juntas lisas de duas paredes perpendiculares durante a operação;
  • a regra é uma tira especial de madeira ou alumínio para nivelar uma grande superfície da solução entre as balizas;

Ferramentas de estuque de fornalha

  • um ralador e um ralador são usados ​​para rejuntar a solução;
  • o desenho da espátula é semelhante a uma espátula, mas geralmente é feita de metal e usada para dar acabamento à superfície;
  • um cinzel e um martelo serão necessários para remover uma camada velha de gesso do forno;
  • uma escova de cerdas de metal é necessária para a limpeza do forno;
  • Um misturador é uma ferramenta especial para uma furadeira ou furadeira usada para misturar argamassa de gesso.

Com a lista de ferramentas apresentada, você pode executar um acabamento de fornos de altíssima qualidade.

Preparar uma solução que grude em uma superfície quente, e não apenas evite vazamentos, não é fácil. Para tanto, é necessário determinar a qualidade e o teor da gordura da argila para calcular com precisão as proporções dos ingredientes na solução. É muito mais fácil e seguro usar uma mistura que já está disponível como produto acabado ou simplesmente diluída em água.

O gesso especial resistente ao calor tem as seguintes qualidades positivas.

  1. Ingredientes ecológicos. Isso é muito importante, porque sob a influência de altas temperaturas, substâncias que normalmente são inofensivas se decompõem com a liberação de toxinas.
  2. Alta resistência e resistência a flutuações de temperatura significativas, baixo risco de rachaduras.
  3. Durabilidade. Preparado corretamente e aplicado na superfície do gesso para o fogão no banho vai durar no mínimo 50 anos.
  4. Alta elasticidade e viscosidade. O material pode ser facilmente aplicado a quase qualquer superfície.
  5. Algumas das misturas também podem ser usadas para superfícies de metal.

fogão de sauna

Os acabamentos de gesso tradicionais podem degradar em temperaturas muito altas e o acabamento resistente ao fogo permanece intacto mesmo quando exposto a temperaturas de até 650 graus Celsius. Graças a isso, o uso independente do composto resistente ao calor torna-se muito mais seguro e funcional.

É possível rebocar com cola para azulejos

Alina fez uma pergunta:

Se isso não te incomoda. Por favor, dê alguns conselhos. Ainda temos um saco cheio de cola para azulejos. Não calculamos quando renovamos a cozinha e o banheiro. Você pode engessar com adesivo para azulejos? Não temos onde usá-lo para o fim a que se destina (em tais quantidades), mas bastaria rebocar a parede de uma varanda construída com blocos. Precisa ser usado em algum lugar antes de ficar úmido. Podem ser rebocados ou apenas ladrilhos colados? Dê uma resposta. Eu realmente não quero refazer o trabalho se ele cair. Qual é o tamanho da espátula que devo usar? Pelo que entendi, uma telha entalhada não vai funcionar? Ou você precisa levar dois, um grande e outro menor?

Resposta de Tiler:

Dê uma olhada mais de perto nos blocos de espuma. Eles não requerem grandes gastos com materiais de gesso. E eles não precisam de isolamento adicional. Mas esta é uma pequena nuance.Vamos voltar ao trabalho.

Não é uma pena? O gesso é mais barato. Estou respondendo a sua pergunta. É claro que o adesivo para ladrilhos pode ser usado em vez do gesso. Segura melhor, assenta bem, mas requer massa de acabamento subsequente. É sobre sua estrutura. É mais grosso do que as misturas de gesso. Isso torna a superfície áspera ao toque. Se você estiver satisfeito, pode pular a linha de chegada. Mas isso é uma questão de gosto. Estou acostumada a fazer bem meu trabalho. Este é um processo bastante simples se você seguir a sequência de ações passo a passo.

  1. Se a sua alvenaria for irregular (e provavelmente é), você precisará fazer várias camadas. Para melhor aderência à superfície, trate com um primer. Uma solução em várias camadas tem uma grande massa. Isso evitará o risco de reparos repetidos.
  2. Após o primer, dilua a solução com uma consistência próxima ao creme de leite. Pegue um pincel molar largo e pinte bem toda a parede. Depois disso, deixe secar por um dia. Repita o procedimento se necessário. Mas talvez uma vez seja o suficiente.
  3. Nivele o perfil do gesso. Aperte corretamente. Pegue a regra (esta é a ferramenta). Isso vai lhe poupar tempo. Claro, você pode usar uma espátula normal, mas este é um trabalho longo e trabalhoso. Nesta fase, o gesso é feito com cola para azulejos. A argamassa deve ser mais espessa, bem colocada, não grudar muito na espátula. Coloque a argamassa na parede com uma espátula. Depois disso, alinhe-se com a regra. Faça isso com cada seção da parede para rebocá-la completamente.
  4. Deixe secar. Depois de um dia, você pode fotografar um perfil. Com cola para azulejos, é necessário tapar os vazios do perfil com uma espátula. Em seguida, alinhe os cantos.
  5. A superfície é preparada para a aplicação do filler. Mas você não precisa.

Como você pode ver, a composição é bastante adequada não só para a colagem de ladrilhos. Comparado ao gesso convencional, é resistente à umidade e tem maior adesão. Quando se trata de ferramentas, você definitivamente quer uma espátula de tamanho médio, uma espátula angular. Certifique-se de governar, caso contrário, seu trabalho será feito de forma tortuosa. Também é necessária uma espátula para assentamento de argamassa. E o último conselho. Já a cola seca rapidamente. Você terá que raspá-lo periodicamente. Não dilua em grandes porções. Não deixe a solução por muito tempo. Caso contrário, ele vai secar. Isso aumentará o consumo de materiais.

izplitki.com

Tipos de materiais

Para a decoração de interiores de uma banheira de tijolos, você pode usar vários tipos de materiais, aqui estão alguns deles:

  • resina;
  • Grés porcelânico;
  • azulejo de cerâmica;
  • Painéis de PVC.

O primeiro apresenta vantagens na forma de textura agradável e naturalidade, além da capacidade de combinar o material com outras soluções. As desvantagens do forro são a complexidade de manutenção e instalação, fragilidade e alto grau de risco de incêndio. Já o Grés Porcelânico e o Ladrilho são confiáveis ​​e resistentes ao ataque químico. Apresentado à venda em uma ampla variedade de texturas e tonalidades.

Os ladrilhos e o grés porcelânico são fortes e duráveis, à prova de fogo e amigos do ambiente. Porém, ao instalar tais produtos, devem ser observadas as regras de instalação, o que nem sempre é possível para um pedreiro iniciante. As principais desvantagens podem ser com

Gesso em vez de cola para azulejos - Portal de construção

O reboco de paredes é um dos processos mais importantes que se realiza antes do assentamento dos ladrilhos.

Quando os reparos são feitos com as próprias mãos, mais de uma questão problemática surge para os artesãos domésticos. Exemplo - você pode rebocar as paredes do banheiro antes de colocar os ladrilhos? Então rebocar as paredes não é algo possível - é necessário, vai afetar a qualidade do acabamento. E o ladrilho vai levar melhor, e esteticamente tudo vai ficar perfeito.

Conteúdo do material:

O conteúdo do artigo:

Preciso rebocar as paredes antes de colocar os ladrilhos

Se você estava cobrindo as paredes do banheiro, por exemplo, com painéis de plástico ou em vez de azulejos, decidiu usar drywall resistente à umidade, não precisará de reboco na parede. Mas só antes de colocar os ladrilhos, reboco a superfície sem falhar.

É imperativo rebocar as paredes se estiverem desiguais e danificadas.

A escolha da mistura envolverá duas opções:

  • Misturas à base de gesso. Não é a melhor opção para um banheiro, pois o gesso é higroscópico.
  • Misturas à base de cimento. E essa opção é exatamente para o banheiro. Destina-se a trabalhos em ambientes com elevada humidade.

Além disso, ao escolher uma solução para ambientes úmidos, certifique-se de que já contenha aditivos antibacterianos e os plastificantes necessários, que protegerão contra possíveis rachaduras nas paredes. Os rebocos higienizantes são considerados uma excelente opção - as paredes são impermeabilizadas, as paredes são protegidas de eflorescências e manchas de mofo, o material é ecologicamente correto. Os compostos higienizantes destinam-se apenas a trabalhos internos.

É possível colocar ladrilhos em gesso?

Conforme discutido acima, isso é indesejável. Sim, em algumas situações é possível aplicar gesso, mas apenas se forem cumpridas certas condições. E essas condições nem sempre são possíveis de cumprir.

Portanto, as regras para a aplicação do gesso:

  • As paredes rebocadas serão totalmente acabadas com ladrilhos de cerâmica e as costuras serão cobertas com uma argamassa especial resistente à umidade;
  • A camada de gesso não ultrapassará 2 cm;
  • A superfície rebocada não será alisada;
  • Antes de colocar os ladrilhos, a superfície deverá ser tratada com um primer especial à la Aquastop.

Os profissionais, na maioria dos casos, não recomendam a instalação de ladrilhos em gesso.

No entanto, o uso de gesso é indesejável. O cimento é muitas vezes melhor, o gesso simplesmente não é indicado para uso no banheiro. Use-o apenas em casos excepcionais.

Trabalho preparatório: reboco das paredes da casa de banho sob os azulejos

Limpe bem as paredes, elimine o revestimento antigo. Se houver manchas nas paredes, elas precisam ser removidas. As manchas de ferrugem podem ser removidas com uma solução de ácido suave. Se achar que as paredes são muito lisas, processe-as com um entalhe, elas se tornarão ásperas até o grau necessário.

O trabalho começa com a aplicação de uma camada inicial. A primeira camada é aplicada com gesso líquido. Primeiro, a base é umedecida com um pouco de água, depois a solução líquida de gesso é "lançada" nas paredes com uma espátula. A camada inicial não deve ser mais espessa do que meio milímetro. E você não precisa alisar e nivelar essa camada.

Camada de base e acabamento: gesso sob as telhas

A camada principal também é chamada de áspera. Deve ser aplicado sobre a camada inicial, e sua espessura é a mesma - meio centímetro. Se uma camada de 5 mm, como lhe parece, não é suficiente, então, após a secagem da primeira camada áspera, aplique a mesma segunda. Apenas a mistura de gesso deve ser mais espessa.

Graças ao reboco das paredes, você pode estender significativamente a vida útil dos ladrilhos.

Ao aplicar uma camada de rascunho, o reboco vai se dar assim: você joga a argamassa na parede e nivela com uma ferramenta especial, uma espátula comprida. Nesse caso, os movimentos podem ser em qualquer direção.

A camada de acabamento de gesso é aplicada da seguinte forma:

  • Esta camada é muito fina, cerca de 2 m;
  • É aplicado após a camada de base estar completamente seca;
  • Antes de aplicar esta camada, as paredes devem ser umedecidas com água, depois trabalhe com a mistura e uma espátula.

Em seguida, uma espátula especial uniformiza a camada ainda não curada. Isso é feito em um movimento circular anti-horário. Assim, você conseguiu rebocar a parede com alta qualidade, resta esperar até que seque para poder colocar os ladrilhos.

Tipos de gesso: é possível gesso com cola para azulejos

Os especialistas garantem que em alguns casos, sob certas condições, a mistura de gesso pode ser substituída por cola para azulejos de alta qualidade. É produzido tanto em solução pronta quanto em mistura seca. As misturas secas são tradicionalmente diluídas com água, e as soluções prontas contendo polímeros não requerem diluição. Mas as composições de polímero para gesso não são adequadas, você pode usar apenas uma mistura seca.

Antes de rebocar a parede com cola, deve ser preparada da mesma forma que no caso da mistura de reboco. A parede deve estar limpa, se necessário - certas áreas terão que ser betumadas. Em seguida, um primer é aplicado à parede em duas camadas.

O reboco com adesivo para azulejos é recomendado se você tiver a experiência adequada.

Gesso adesivo para azulejos:

  • Instale balizas usando um nível e linhas de prumo;
  • Depois disso, você pode aplicar o próprio adesivo. A primeira camada deve ter a consistência de creme de leite.
  • Espátula bem as paredes com a mistura, tentando preencher todas as fissuras. Esta solução vai secar em um dia. Então você pode engessar ainda mais.
  • Para a segunda camada, você precisará de uma mistura mais espessa. Nesta etapa, é necessário atingir a espessura de camada desejada, pois, ao final, as paredes serão niveladas. Primeiro, a regra é usada e os cantos são convenientemente formados com uma espátula especial.
  • Depois que esta camada secar completamente, você também pode colar os ladrilhos de cerâmica na superfície.

Como você pode ver, não há nada hipercomplicado nesse método. O principal é não esquecer que a cola não é um polímero necessário, mas sim na forma de uma mistura seca. E para obter as consistências corretas, bem como uma aplicação de duas camadas. Então tudo vai dar certo.

Reboco de paredes no banheiro para azulejos (vídeo)

Claro, rebocar a parede antes do revestimento não é um processo desejável, mas obrigatório. Isso torna seus reparos de alta qualidade e duráveis. Portanto, não negligencie as regras de reparo competente, e o próximo não será necessário em breve.

Bom trabalho!

Fonte: kitchenremont.ru

Reboco de paredes com mistura adesiva

Vejamos agora como realizar corretamente o reboco para obter um e de alta qualidade. Como qualquer outra obra, este procedimento é executado passo a passo.

Preparação da base

Em primeiro lugar, é necessário preparar qualitativamente a base. Deve estar livre de áreas desagregadas ou descascadas, bem como sujeira que prejudique a adesão.

Isso envolve o uso de 5 peças de adesivo para azulejos. Isso não fornece cobertura adesiva suficiente ou suporte para o ladrilho. As paredes de gesso precisam ser preparadas na frente das telhas? Ao usar adesivos à base de cimento, o fundo poroso deve ser preparado com um primer adequado.

Como alinhar corretamente as paredes com cola

Ao usar cola mista pré-fabricada; nenhum primer é necessário, a menos que a superfície esteja empoeirada ou brilhante. Mas não relaxe ainda - arriscar soar como uma ópera festiva é divertido. Agora precisamos pensar sobre adesivos e instalação. Afinal, seus novos ladrilhos só ficarão melhores se forem instalados corretamente.

Em particular, as lajes de concreto devem ser limpas do óleo usado em sua fabricação. Você pode usar água morna e detergentes para isso. Se houver vestígios de mofo ou bolor na superfície, deve-se limpar com uma escova de metal.

A última etapa do preparo é a aplicação de um primer, que não só melhora a aderência dos materiais, mas também protege a base dos efeitos dos microrganismos. A solução é aplicada nas paredes em duas camadas.

Em muitos casos, faz sentido escolher um adesivo de ação rápida. No entanto, muitas vezes você prefere usar cola com um tempo de abertura mais longo - quando você está aplicando o piso em um padrão complexo como uma espinha de peixe ou ao colocar ladrilhos de grande formato em uma parede e deseja garantir um acabamento perfeito.

Portanto, para lembrar que ao revestir qualquer piso e muitas paredes, é necessário usar cola em pó. A escolha exata da cola dependerá da cor da sua argamassa e da flexibilidade e tempo de trabalho desejados. Há mais alguns pontos a serem considerados enquanto estamos no tópico de adesivos para ladrilhos.Vamos olhar mais de perto.

Instalação de beacons

Esta etapa é bastante difícil, pois requer extrema precisão - todas as balizas-guia devem ser localizadas estritamente horizontalmente, em um plano. Depende de quão lisas as paredes acabem sendo, ou seja, para que serve o gesso.

Se você deseja instalar úmido ou é muito importante que você use adesivo para ladrilhos flexível. Os processos de aquecimento e resfriamento criam tensões significativas e o adesivo flexível as absorve, reduzindo a probabilidade de rachaduras dos ladrilhos com o tempo.

Os sistemas de piso radiante elétrico consistem em pequenos cabos que são colocados no topo da camada de piso e, em seguida, revestidos. No entanto, recomendamos o uso de um composto autonivelante para cobrir os cabos e fornecer uma superfície perfeitamente plana para os ladrilhos - pode ser um pesadelo esfregar cabos elétricos expostos!

Como balizas, deve-se utilizar um perfil especial de gesso, que é fixado na parede com pedaços de gesso ou da mesma solução adesiva. Para ajustar a posição do farol, parafusos autoatarraxantes podem ser aparafusados ​​em ambos os lados. Neste caso, o perfil com suas bordas “fica” em seus chapéus.

Observação! Se for necessário verificar a sua posição várias vezes com um nível de edifício.

Se você estiver em um projeto com prazo crítico, nossos kits duram apenas 45 minutos. Misture, sirva e deixe enquanto faz a pausa para o chá! Superfícies absorventes, como gesso, podem sugar a água do adesivo para azulejos, reduzindo a força de adesão e o tempo de trabalho. A aplicação de um no substrato na frente das telhas sela a superfície, evitando a absorção de água e aumentando a força de adesão. Eles também são úteis se o substrato for muito empoeirado ou muito liso para ladrilhos.

Ao aplicar duas camadas de primer, é melhor aplicar a primeira camada verticalmente e a segunda horizontalmente. Quando se trata de consertar ladrilhos, o velho ditado de que "Falha ao preparar a preparação para o fracasso" não poderia ser mais verdadeiro. Portanto, antes de abrir o primeiro saco ou tubo de cola para azulejos, é importante que seus subs estejam prontos, ou seja, eles são planos, limpos e fortes o suficiente para receber seus ladrilhos.

Preparação da solução

A peculiaridade da preparação da solução, neste caso, é que ela pode ser muito gordurosa, o que levará a rachaduras na superfície. Portanto, geralmente é adicionada areia.

O teor de gordura é determinado durante o seu preparo, se a solução adere fortemente ao instrumento, então é necessário adicionar areia. Como resultado, a composição deve apenas aderir ligeiramente à espátula.

Ninguém quer ladrilhos desiguais - é difícil nivelar os ladrilhos e você vai acabar perdendo a cola. Use uma régua de 2 m para testar o quão plano é o seu apoio; se houver algum desvio de mais de 3 mm, recomendamos verter uma camada de autonivelante para garantir uma superfície uniforme.

Paredes irregulares podem ser planas usando um bom material de gesso ou colocando lajes de ladrilho. Poeira e sujeira podem dificultar a adesão do ladrilho e entrar na argamassa, portanto, tome cuidado para varrer os substratos na frente dos ladrilhos. Há uma boa razão para tantos pintinhos jurarem por seu Henry Hoover!

Aplicar a composição na parede

Depois de preparar a base e executar a argamassa, pode-se proceder diretamente ao reboco.

A instrução é parecida com esta:

  • A primeira camada é aplicada com solução de consistência cremosa com auxílio de espátula. A mistura deve preencher todas as depressões, rachaduras e cobrir completamente a superfície da parede. No entanto, a espessura da primeira camada não deve ser superior a um centímetro, de preferência até ligeiramente inferior.
  • Depois que a primeira camada secar, o que geralmente leva um dia, você pode aplicar a segunda camada da mesma maneira. Se ao mesmo tempo a espessura exigida for atingida, então o nivelamento da superfície deve ser executado usando uma régua que pressiona as balizas e se estende de baixo para cima.
  • A etapa final é alinhar os cantos. Para esses fins, você pode usar uma espátula angular especial.

Como mencionamos acima, é importante considerar o peso do ladrilho e do adesivo ao enfrentar paredes de gesso ou drywall. O gesso fresco pode suportar 20 kg por metro quadrado e drywall 32 kg por metro quadrado. Normalmente, você precisará de 2 a 4 kg por metro quadrado para cola e argamassa, além do peso dos ladrilhos. Esse peso pode variar; ladrilhos de cerâmica pequenos geralmente são bastante leves, mas ladrilhos de porcelana maiores podem pesar mais de 20 kg por metro quadrado. Sempre que possível, aconselhamo-lo a fixar os azulejos em paredes sem parede, ou melhor.

Isso completa o procedimento de gesso. Se erros tecnológicos não forem permitidos no processo de sua aplicação, o esparadrapo acabará por ser bastante durável e de alta qualidade.

Usamos cola em vez de gesso: conselhos de experientes

Hoje, a escolha de materiais de construção em qualquer loja é enorme. Ao planejar fazer reparos, você não precisa procurar conhecidos que possam vender papéis de parede importados ou ladrilhos raros por baixo do balcão. E as misturas de cimento não precisam mais ser misturadas por nós mesmos.

No entanto, nos fóruns, costuma-se perguntar: "É possível rebocar com cola para azulejos?" Via de regra, o motivo desse desejo de experimentação é a economia banal. Em primeiro lugar, acontece que o adesivo para azulejos custa uma ordem de grandeza mais barato do que uma composição de gesso de um bom fabricante. E em segundo lugar, se você vai colar ladrilhos cerâmicos no banheiro e já comprou os materiais necessários com uma margem, então rebocar as paredes com cola para ladrilhos ajudará a resolver o problema de irregularidades superficiais reveladas inesperadamente.

É possível ou não?

Os próprios fabricantes de adesivos à base de cimento Portland (por exemplo, Ceresit) às vezes indicam na embalagem a possibilidade de usar a cola como material de nivelamento. O reboco com cola para azulejos, como mostra a prática, justifica-se plenamente se forem seguidas as instruções de uso (ou seja, não se deve ultrapassar a espessura da camada, é imprescindível aguardar a secagem, recomenda-se aplicar um primário antes e após a aplicação).

Porém, na hora de substituir um material por outro, como no caso da utilização de cola para azulejos como gesso, deve-se também lembrar as diferenças nas características técnicas. Se compararmos, por exemplo, a cola para azulejos SK KVARTs e o DSP M-150 universal da mesma marca, veremos que a resistência à compressão da mistura cimento-areia é maior. Além disso, a mistura seca é muito mais barata. E, a propósito, este gesso universal é usado com frequência no lugar da cola para azulejos.

E se você conectar?

A mente curiosa dos artesãos populares foi ainda mais longe: na rede você também pode encontrar dúvidas sobre como misturar as duas composições acima. De acordo com os próprios experimentadores, o material resultante é resistente a rachaduras e durável. Mas as proporções exatas de adicionar cola ao gesso são difíceis de determinar. Afinal, é preciso partir das características dessa ou daquela mistura de cola e gesso. Portanto, não recomendamos a realização desses testes nas paredes de sua própria casa. Especialmente se você for novo em decoração.

Tipos e tipos de gesso para forno

Este tipo de argamassa deve diferir das comuns pelo aumento da resistência a altas temperaturas, mantendo a resistência e aderência. A mistura de cimento convencional é destruída pela temperatura.

Este tipo de mistura refratária é subdividido em:

  1. Soluções simples.
  2. Tipos complexos de misturas.

Para preparar um gesso simples, é necessário preparar argila e areia. Misturas complexas são amassadas com base em 3 ou mais ingredientes:

  • amianto, argila, areia;
  • cal, argila refratária de chamotte, areia de rio;
  • argila, areia, cimento e amianto;
  • gesso, cal, fibra de vidro, areia.

Observe que o amianto não é recomendado para reboco de superfícies em instalações residenciais. Este material pode ser adicionado a fornos de garagem ou oficina. Para alojamentos, é melhor usar uma solução simples ou adicionar fibra de vidro.

Recomendamos também a leitura do artigo "Solução de gesso DIY". Aqui está uma instrução completa e abrangente sobre como fazer você mesmo a mistura.

Resultado

O reboco com cola para azulejos é possível tendo em conta as peculiaridades das misturas de cola, as condições da divisão, uma quantidade suficiente de dinheiro que o proprietário está disposto a investir na reparação. Em alguns casos, esse acabamento é ainda mais vantajoso.

O artigo aborda uma pergunta frequente nos fóruns: é possível e como usar o adesivo para azulejos como gesso. Como pode ver, nada há de impossível nisso, caso em que é necessário, sem desvio, seguir as instruções de assentamento. Afinal, a tarefa do conserto é proteger por muito tempo o material da parede de fatores destrutivos externos e, ao mesmo tempo, decorar a casa de acordo com seu gosto. O adesivo para ladrilhos é um material adequado para revestimento de parede de proteção de alta qualidade.

Artigos recentes:

  • Gesso decorativo de seda úmida
    Gesso de seda - sua aplicação, efeitos e regras de aplicação Em fotografias de interiores caros na Internet e ...
  • Tiras decorativas de gesso Gesso decorativo. Visualizações. Como fazer, aplicar e maisA decoração da casa com gesso decorativo está se tornando cada vez mais difundida. ...
  • Gesso decorativo: o que é? Gesso texturizado - efeitos deslumbrantes para paredes O gesso texturizado é um tipo de acabamento decorativo usado para ...
  • Gesso de grão fino Gesso decorativo de grão fino

Prós e contras dessa solução

Vamos listar as vantagens que os adesivos têm:

  • maior adesividade, as argamassas aderem bem ao concreto;
  • sendo fino, adere à base sem escorregar;
  • alta plasticidade, trabalhabilidade;
  • a vida útil permite que você trabalhe com o material sem pressa;
  • fácil de fazer, fácil de aplicar;
  • ambientalmente amigável;
  • resistência a temperaturas extremas,
  • a resistência mecânica é comparável aos rebocos de cimento;
  • conjunto rápido de força;
  • possibilidade de aproveitamento para acabamento de fachadas;
  • longa vida útil.

Para algumas posições, os revestimentos em cola como um gesso superam as composições de gesso e massas. Por exemplo, essas misturas são materiais insubstituíveis para o banheiro. Eles não esfoliam, não colapsam com o choque ou pressão, não permitem que a umidade passe para as paredes. Enquanto o gesso tem medo de água, facilmente racha e explode com o impacto, com a aplicação em várias camadas, ele é capaz de se mover em camadas.

As desvantagens incluem:

  1. Preço Alto.
  2. Não aplique materiais adesivos com camada superior a 10 mm. Se for necessária mais espessura para o nivelamento, é necessário aplicar a massa várias vezes. Os gessos podem ser aplicados em camadas com espessura superior a 1 cm.
  3. Não é conveniente trabalhar com cola. Não se destina a reboco e segue a regra.

Para que serve o gesso resistente à umidade?

O gesso resistente à umidade é projetado para proteger as instalações contra corrosão desnecessária. Os aditivos especiais ajudam a repelir a água. Isso evita o aparecimento de ferrugem nas estruturas de suporte, evita o crescimento de mofo e bolor.

Para que a composição resista à umidade por muitos anos, ela é produzida com uma permeabilidade média ao vapor. Assim, as camadas finas continuam a "respirar" e o microclima natural da sala não é perturbado.

Com todo o resto, não se deve ignorar a ventilação de alta qualidade no local da aplicação.

Os emplastros deste tipo são adequados para condições internas e externas agressivas. Com o seu uso, são processados ​​banheiros, banheiras, caves, piscinas, caves, salas de serviço e banheiros sem aquecimento.

Além disso, o gesso resistente à umidade prepara perfeitamente as paredes para o acabamento posterior. Tintas, azulejos, materiais decorativos e drywall aderem a eles tão firmemente quanto possível. Há um grande escopo para design com uma camada de acabamento fina e espessa.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores