Revisão de dispositivos de aquecimento modernos para aquecimento da casa: elétrico, gás e sistema de água


O que são

Os dispositivos de aquecimento são classificados de acordo com os seguintes critérios:

  • Tipo de refrigerante. Pode ser líquido ou gasoso.
  • Material de fabricação.
  • Especificações. Isso se refere ao tamanho, potência, recursos de instalação e a presença de aquecimento controlado.

Ao escolher a melhor opção, é necessário aproveitar as características do sistema de aquecimento doméstico e as condições de operação. Neste caso, deve ser observada toda a lista de requisitos e normas relativas aos dispositivos de aquecimento. Junto com a potência dos produtos, a especificidade de sua instalação é de grande importância. Na ausência de abastecimento de gás e possibilidade de providenciar aquecimento de água, existe ainda a opção de aquecedores elétricos.

Temperatura de aquecimento constante de aparelhos elétricos

Por que a temperatura de aquecimento permanece constante em todos os aquecedores?

O aquecimento de um condutor está relacionado à resistência elétrica. E a resistência elétrica do condutor depende da temperatura. Quanto mais baixa for a temperatura do condutor, mais baixa será a resistência do condutor. Se um condutor aquece, sua resistência aumenta. A mudança na resistência elétrica durante o aquecimento faz com que a mesma potência seja mantida o tempo todo, que é liberada durante o aquecimento no condutor.

Os elementos de aquecimento são de particular importância hoje. Num futuro próximo, podemos esperar o aparecimento de calçadas aquecidas, ruas aquecidas, e não apenas o uso de aparelhos de aquecimento nas instalações.

Dispositivo de aquecimento de água

O aquecimento por água quente é a forma mais comum de aquecer edifícios. Isso explica a disponibilidade no mercado de uma variedade significativa de variedades de dispositivos de aquecimento para circuitos de água. As razões residem no bom nível de eficiência destes produtos, bem como nos custos razoáveis ​​de aquisição, instalação e operação do serviço. Os designs desses dispositivos de aquecimento são muito semelhantes entre si. O núcleo de cada um deles é uma cavidade: por ela circula água quente, aquecendo a superfície da bateria. Além disso, o processo de convecção entra em ação, transmitindo calor para toda a sala.

tipos de aquecedores

Os radiadores para sistemas de aquecimento de água podem ser feitos dos seguintes materiais:

  1. Ferro fundido.
  2. Vir a ser.
  3. Alumínio.
  4. Combinações de materiais (as chamadas "baterias bimetálicas").

Qualquer um desses tipos de dispositivos de aquecimento tem suas próprias especificações. Em cada caso específico, é necessário ter em consideração a área da divisão aquecida, as características da instalação, a qualidade e o tipo de transportador térmico utilizado (por exemplo, em alguns casos é utilizado anticongelante). Para regular a potência das baterias, é possível adicionar ou separar seções. É desejável que o comprimento de um radiador não exceda 1,5-2 metros.

Pisos elétricos quentes

piso radiante elétrico

Este tipo de aquecimento já é perfeito para um prédio de apartamentos. Aqui você pode usar um cabo de aquecimento, que será esticado por toda a sala e irá aquecê-lo. Existe também a opção de aquecimento com esteiras de aquecimento. Este projeto consiste em um cabo fino e fibra de vidro; entre as vantagens, vale destacar a pouca importância da mesa. Filme infravermelho também pode ser usado, mas já falamos sobre isso acima. Recomendamos a instalação de tal sistema de aquecimento no banheiro, cozinha e corredor. Isso manterá a temperatura do piso e da sala como um todo quente sem gastar muita energia.

Baterias de ferro fundido

O tipo de dispositivos de aquecimento de ferro fundido é uma das opções mais comuns para completar sistemas domésticos centralizados. Foi preferido a outras variedades principalmente devido ao seu baixo custo. No futuro, aparelhos desse tipo começaram a ser substituídos gradativamente por aparelhos com maior coeficiente de transferência de calor (para baterias de ferro fundido, é de apenas 40%). Atualmente, os radiadores de ferro fundido são equipados principalmente com sistemas antigos. Quanto aos interiores modernos, você pode encontrar modelos de design em ferro fundido.

dispositivo aquecedor

Os pontos fortes do dispositivo de dispositivos de aquecimento incluem uma área de superfície significativa através da qual a energia é transferida do refrigerante para o espaço circundante. Outra vantagem notável é a durabilidade das baterias de ferro fundido: elas podem funcionar sem problemas por 50 anos ou mais. Existem também desvantagens, e muitas delas. Em primeiro lugar, o refrigerante é usado em volumes muito grandes (até 1,5 litros para cada seção). O ferro fundido é aquecido lentamente, portanto, é necessário esperar até que, depois de ligar a caldeira, o calor comece a fluir para os quartos. Estas baterias não são fáceis de reparar e, para minimizar a probabilidade de avarias, têm de ser limpas a cada 2-3 anos. O trabalho de instalação é complicado pelo grande peso dos radiadores.

Radiadores

Radiadores de ferro fundido.

O ferro fundido tem uma alta condutividade térmica. Por estas razões, os aquecedores feitos a partir dele podem ser usados ​​em sistemas com grandes quedas de pressão e mau preparo da água (aumento da agressividade, poluição, pedaços de escala). Todas essas qualidades são possuídas pelos sistemas de um tubo que prevalecem na construção de vários andares.

Os radiadores de ferro fundido são produzidos há mais de 100 anos. Trata-se de uma espécie de clássico, sobre o qual foi “criada” mais de uma geração dos nossos concidadãos, que habitualmente chamam este dispositivo de aquecimento de bateria. Até a década de 1960, quase toda a gama de aparelhos de aquecimento em nosso país era formada por baterias. E hoje esse dispositivo de aquecimento, prematuramente cancelado por muitos, ainda retém até 70% do mercado russo.

DISPOSITIVOS DE AQUECIMENTO DE ÁGUA MODERNOS

Os radiadores de aquecimento modernos têm um bom design e alta dissipação de calor.

Em nosso país, os radiadores de ferro fundido são os mais usados, consistindo em seções de dois canais conectadas entre si. O número de seções é determinado pela superfície de aquecimento calculada. Eles também usam radiadores de ferro fundido de canal único e de vários canais (até 9 canais em uma seção).

Suas desvantagens incluem alto peso, uma porcentagem significativa de rejeitos de fábrica - rachaduras e cavidades que se formam como resultado de fundição de baixa qualidade e reduzem uma vida útil potencialmente muito longa. De acordo com os regulamentos, o período de garantia para radiadores é de 2,5 anos a partir da data em que o objeto é colocado em operação ou vendido dentro do período de armazenamento da garantia, e os fabricantes e vendedores prometem pelo menos várias décadas de serviço perfeito para esses dispositivos. Às vezes, os radiadores de ferro fundido são criticados pela falta de uma aparência atraente (lembre-se: "bateria de acordeão"). No entanto, o uso de designs modernos e tintas em pó também pode adicionar charme a esses veteranos.

Os sistemas nos quais estão envolvidos radiadores de ferro fundido, devido à alta inércia térmica, não são facilmente regulados. Embora exista uma saída para esta situação, e em alguns modelos, reduzindo a capacidade das secções, é possível utilizar de forma eficaz os elementos termostáticos (como, por exemplo, Danfoss RTD-G, termostatos RTD-N).

Os produtos domésticos prevalecem nesta classe de dispositivos de aquecimento. Entre os estrangeiros, destacam-se os radiadores seccionais em ferro fundido das empresas. Roca (Espanha), Viadrus (República Checa), Biasi (Itália), "Santekhlit" (Bielo-Rússia), radiadores turcos Ridem.

Radiadores de painel de aço

Formado a partir de duas folhas estampadas. Em nosso país, sua produção teve início na década de 1960. Eles se distinguem dos de ferro fundido seccionais por seu menor peso (gravidade específica por 1 kW é cerca de três vezes menor) e inércia térmica. São considerados "maricas" porque são mais sensíveis aos choques hidráulicos que ocorrem quando o sistema é interrompido ou inicializado e têm medo da corrosão provocada por drenos frequentes ou alto teor de oxigênio no refrigerante. Em sistemas onde há vários picos de pressão "acima do normal", não é necessário contar com uma longa vida útil dos radiadores de painel de aço.

Normalmente, a pressão operacional de dispositivos deste tipo não excede 9 atm.

opinião de um 'expert

V.V. Kotkov Diretor Comercial do Grupo

Pode-se argumentar que a participação dos projetos de radiadores progressivos (em relação ao até agora prevalecente ferro fundido clássico) está aumentando. Hoje, na Europa, até 5 milhões de seções de radiadores de alumínio são produzidas anualmente. Em grande medida, o desenvolvimento desta produção é estimulado pelo mercado russo, onde a demanda por eles está aumentando anualmente em 5-10%. Portanto, as principais empresas ocidentais estão tentando adaptar seus produtos tanto quanto possível às condições russas (problemas existentes com tratamento de água em nosso país, alta pressão instável em sistemas de aquecimento central, etc.). Embora, por tradição, muitas empresas de construção russas dêem prioridade aos radiadores de ferro fundido, o número de empresas que trabalham com alumínio está aumentando constantemente. Afinal, um radiador de alumínio não é apenas uma solução técnica privada, mas uma solução para toda uma gama de problemas relacionados com eficiência, segurança e design. Pode caber em um interior moderno, não precisa ser mascarado, gastando muito dinheiro com isso.

Os radiadores de painel de aço são amplamente utilizados na construção de edifícios baixos. Eles são especialmente apropriados para um sistema de aquecimento de dois tubos, o que é preferido na construção de casas de campo. Em edifícios de vários pisos, é razoável instalá-los na presença de um ponto de aquecimento individual, ou seja, uma sala de caldeiras. Três quartos das vendas de radiadores de painel de aço são de incorporadores privados, residências de luxo e edifícios civis. Os modelos de empresas mais famosos em nosso país são: VSZ (Eslováquia), Dia Norm, Preussag, Kermi (Alemanha), Korado (República Checa), DeLonghi (Itália), Stelrad (Holanda), Purmo (Polônia), Roca (Espanha), DemirDokum (Peru), Impulse oeste (Inglaterra, mas montado na Itália), Dunaferr (Hungria).

Tubular e seccional

Os radiadores são externamente semelhantes, embora sejam estruturalmente diferentes - nas seções tubulares, eles estão ausentes como tal, e os tubos são conectados por dois coletores monolíticos. Ambos têm uma aparência atraente e se encaixam organicamente em quase todos os interiores. A forma aerodinâmica do radiador elimina a possibilidade de ferimentos humanos. A capacidade de seção pequena contribui para a termorregulação eficaz. E se alguns de seus elementos são feitos de um tubo aletado, então é possível, sem alterar as dimensões lineares, aumentar significativamente a potência do radiador.

A pressão de trabalho dos radiadores tubulares de aço é maior do que a dos radiadores de painel - 10 e mais atm.

Em nosso mercado, este tipo de radiador é representado principalmente por marcas alemãs. Bemm, Arbonia, Kermi.

Alumínio

Eles chamam de radiadores feitos de uma liga de alumínio com silício (o conteúdo do alumínio em si é de 80 a 98%). O alumínio é um material com alta condutividade térmica, mas impõe requisitos maiores na composição química do refrigerante. A desvantagem dos radiadores de liga de alumínio-silício com alto teor de silício é a geração de hidrogênio em contato com a água. O excelente desempenho do projeto da maioria dos radiadores prejudica um pouco a válvula automática de liberação de ar instalada em cada dispositivo, uma vez que o hidrogênio evolui ativamente durante a operação.

Uma parte significativa do mercado russo de radiadores de alumínio é ocupada por produtos de empresas italianas: Rovall, Industrie Pasotti, Global, Alugas, Aural, Fondital, Giacomini, Nova Florida... Existem também radiadores espanhóis Roca, Czech Radus, English Wester, etc.

Radiadores bimetálicos

Externamente semelhante ao alumínio. As seções consistem em dois tubos de aço de paredes finas (canais de passagem do meio de aquecimento), prensados ​​sob pressão com uma liga de alumínio de alta qualidade. A lógica dessa simbiose é baseada no fato de que o alumínio possui alta condutividade térmica e o aço possui resistência, o que garante o funcionamento do dispositivo em sobrepressão. As empresas italianas são os verdadeiros monopolistas na produção de radiadores bimetálicos. A marca comercial mais famosa é Sira.

DISPOSITIVOS DE AQUECIMENTO DE ÁGUA MODERNOS

Os radiadores bimetálicos são duráveis ​​e eficientes.

Convectores

A base do projeto do convector é um elemento de aquecimento encerrado em um invólucro. Fluindo de baixo para cima, o ar refrigerado da sala aquece e sobe. Como resultado, mais de 90% do calor é transferido por convecção.

Convectores são mais amplamente usados ​​em sistemas autônomos. Eles são especialmente eficazes em baixas temperaturas do líquido de arrefecimento. Assim, eles são capazes de aquecer o ambiente a uma temperatura de água de apenas 40 ° C. Para comodidade do usuário, o convetor é equipado com uma válvula de ar e um tubo de drenagem. O termostato embutido e o regulador de pressão da água tornam sua operação econômica.

O convetor se encaixa de maneira especialmente harmoniosa no ambiente arquitetônico moderno, que usa ativamente grandes janelas, janelas salientes, jardins de inverno, etc.

DISPOSITIVOS DE AQUECIMENTO DE ÁGUA MODERNOS

Estruturalmente, pode ter quatro soluções:

  • Os convetores do radiador são uma combinação de dois dispositivos, refletidos no próprio nome. Eles são instalados perto de janelas, no chão ou em pequenas arquibancadas.
  • Os convetores de rodapé estão localizados no piso, sob grandes janelas. A altura baixa (90–100 mm) não requer nichos, e o fluxo convectivo fraco pode ser aumentado por um ventilador girando lentamente.

  • Os convectores enterrados no solo são a melhor opção para as habitações no piso térreo. O aparelho é colocado em uma espécie de poço, o ar frio que passa pela janela entra livremente no convector, e o fluxo de ar quente garante a circulação natural no ambiente.
  • Convectores cobertos por uma tela decorativa. Ao contrário dos radiadores, um convector fechado não perde na transferência de calor, pelo contrário, a tela aumenta a tração.

Baterias bimetálicas

O ponto forte das estruturas bimetálicas são os painéis de convecção especiais que aumentam a qualidade da circulação do ar. Além disso, os dispositivos deste tipo podem ser equipados com reguladores especiais, com os quais você pode aumentar ou diminuir a vazão do refrigerante. O trabalho de instalação em sua simplicidade se assemelha à instalação de radiadores de alumínio. Cada uma das seções tem potência de 180 W, proporcionando aquecimento para 1,5 m2 de área.

dispositivos de aquecimento modernos

Em alguns casos, o uso de dispositivos de aquecimento do tipo água encontra sérias dificuldades. Por exemplo, radiadores bimetálicos não podem ser instalados em sistemas onde anticongelante é usado como refrigerante. Esses líquidos não congelantes, que protegem os canos do congelamento, podem ter um efeito destrutivo no interior das baterias. Você também deve levar em consideração o alto custo dessa opção de aquecimento.

Aquecimento de ar

Estes tipos de aquecimento de várias instalações são considerados um dos mais antigos. Pela primeira vez, esse sistema foi usado antes mesmo de nossa era. Até o momento, esse sistema de aquecimento se espalhou - tanto em instalações públicas quanto na produção.

tipos de prós e contras de aquecimento
Aquecimento de ar de uma casa particular

O ar aquecido também é popular para aquecimento de edifícios. Na recirculação, esse ar pode ser fornecido para a sala, onde se mistura com o ar interno e, assim, o ar é resfriado até a temperatura ambiente e reaquecido.

O aquecimento do ar pode ser de natureza local se o edifício não tiver ventilação central ou se a quantidade de ar fornecida for menor do que a necessária.

Em sistemas de aquecimento de ar, o ar é aquecido por aquecedores de ar. O aquecedor principal para esses componentes é o vapor quente ou água. Para aquecer o ar da sala, você pode usar outros dispositivos de aquecimento ou qualquer fonte de calor.

Aquecimento de ar local

Quando questionados sobre o tipo de aquecimento, o aquecimento local é frequentemente equiparado apenas às instalações de produção. Para tais instalações são utilizados dispositivos de aquecimento local que são utilizados apenas durante determinados períodos, em instalações de natureza auxiliar, em instalações que estão conectadas com correntes de ar externas.

Os principais dispositivos do sistema de aquecimento local são o ventilador e o aquecedor. Para aquecimento do ar, dispositivos e dispositivos como: dispositivos de aquecimento do ar, ventiladores de calor ou pistolas de calor podem ser usados. Esses dispositivos funcionam com base no princípio da recirculação do ar.

quais são os sistemas de aquecimento
Pistola de calor

Aquecimento central de ar

O aquecimento central do ar é feito nas divisões de qualquer planta, desde que o edifício tenha sistema de ventilação central. Estes tipos de sistemas de aquecimento podem ser organizados de acordo com três esquemas diferentes: recirculação de fluxo direto, recirculação parcial ou total. A recirculação total do ar pode ser utilizada principalmente durante as horas de folga para tipos de aquecimento em serviço ou para aquecer a divisão antes do início do dia de trabalho.

comparação de sistemas de aquecimento
Aquecimento central de ar

No entanto, o aquecimento de acordo com esse esquema pode ocorrer se não contradizer as regras de segurança contra incêndio ou os requisitos básicos de higiene. Para tal esquema de aquecimento, um sistema de fornecimento de ventilação deve ser usado, mas o ar não será retirado da rua, mas das salas que são aquecidas. No sistema de aquecimento central do ar, são utilizados tipos de dispositivos de aquecimento construtivos como: radiadores, ventiladores, filtros, dutos de ar e outros dispositivos.

Cortinas de ar

O ar frio pode sair em grandes quantidades da rua se as portas da frente da casa forem abertas com muita frequência. Se nada for feito para limitar a quantidade de ar frio que entra na sala, ou para não aquecê-la, pode prejudicar o regime de temperatura, que deve estar de acordo com a norma. Para evitar esse problema, você pode criar uma cortina de ar em uma porta aberta.

Tipos de aquecimento de água quente

Nas entradas de edifícios residenciais ou comerciais, pode-se instalar uma cortina térmica de ar de baixa altura.

A limitação da quantidade de ar frio que entra no exterior do edifício ocorre devido a uma mudança estrutural na entrada da sala.

seleção do sistema de aquecimento
Cortinas de ar elétricas

Cortinas térmicas de ar do tipo compacto tornaram-se cada vez mais populares recentemente. As cortinas mais eficazes são consideradas do tipo "chibber". Essas cortinas criam uma barreira de jato de ar que protege uma porta aberta da penetração de correntes de ar frio. Como mostra uma comparação de tipos de aquecimento, essa cortina pode reduzir as perdas de calor quase pela metade.

Tipos de aquecedores elétricos

Nos casos em que surjam problemas com a organização do aquecimento da água, costuma-se usar aquecedores elétricos. Eles também são apresentados em diversas variedades, diferindo uns dos outros em poder e método de transferência de calor. A desvantagem mais significativa dos aparelhos de aquecimento doméstico deste tipo é o alto custo da eletricidade consumida.Nesse caso, muitas vezes é necessário instalar uma nova fiação, projetada para cargas maiores. Se a potência total de todos os aquecedores elétricos ultrapassar 12 kW, as normas técnicas prevêem a organização de uma rede com tensão de 380 V.

eletrodomésticos de aquecimento

Canos de água quente

O funcionamento de dispositivos de aquecimento em sistemas hidráulicos é impossível sem tubos. Os primeiros tubos de polímero (PVC) foram fabricados em 1936 na Alemanha. O primeiro gasoduto deles foi construído no mesmo local em 1939. Mas a introdução ativa de tubos de polímero em sistemas de abastecimento de água e aquecimento começou em meados da década de 1950 e, em nosso país, no início da década de 1970.

Tanto para sistemas com radiadores clássicos como para aquecimento de piso, os tubos XLPE são os mais adequados. Eles não têm medo de aumentos de temperatura de curto prazo de até +110 ° C (a temperatura normal de operação é geralmente de +95 ° C). Com todas as vantagens, eles têm uma desvantagem - o preço alto.

Usado em sistemas de aquecimento e tubos de propileno... Mas, neste caso, o alto coeficiente de dilatação térmica do material deve ser levado em consideração. A vida útil dos tubos de polímero pode chegar a 30 anos ou mais. A gaxeta deve ser escondida: eles estão escondidos em rodapés, poços, canais ou em estruturas de piso. Se tubos de polímero são usados ​​em sistemas de aquecimento, para protegê-los de exceder os parâmetros do refrigerante, é necessário prever a instalação de dispositivos de controle automático.

As vantagens dos tubos de plástico e metal combinam tubos de metal com plástico. Combinados com outros materiais, não permitem a passagem de oxigênio e, devido à sua superfície interna lisa, sua resistência ao escoamento é menor que a do aço, o que em condições de uso em massa permite economizar muita energia. O período de garantia é de pelo menos 20 anos, mas, via de regra, chega a 30-50 anos. Para efeito de comparação, de acordo com o Comitê Estadual de Construção da Federação Russa, tubos de aço galvanizado em sistemas internos servem uma média de 12-16 anos, e "preto" - metade do tempo.

Dispositivos concorrentes para sistemas de aquecimento de água quente

Tipo de aparelho de aquecimentoSelosPreço por unidade de equipamento convencional com capacidade de 1 kW (em euros)
Radiador tubular de açoArbonia Kermi "TERMO-RS", "BITERMO-RS"100–160 80
Radiador de cobre-alumínio (Bélgica, Rússia)JAGA, "isotérmica"100
Radiador bimetálico (Rússia, República Tcheca)SIRA, Estilo, Bimex85–95
Radiador de alumínio fundido (Itália)Elegance, Nova Florida, Calidor Super, Sahara Plus, Global MIX, Global VOX64–75
Radiador de extrusão de alumínio (Itália, Rússia)Opera RN ("radiador Stupinsky")63 50
Radiador de painel de açoKermi, Korado, DeLongi, Stelrad50
Convector (Rússia)"TB Universal"25
Radiador de ferro fundidoMS-140 Demir Dokum, Roca25 65

Radiadores de óleo

O princípio da convecção também é utilizado na operação de aquecedores elétricos a óleo. Óleo especial é derramado no aparelho para aquecimento com um elemento de aquecimento. Para regular o aquecimento, costuma-se usar um termostato, que desliga a energia quando a temperatura desejada é atingida. Dispositivos movidos a óleo são caracterizados por alta inércia. Isso se manifesta em um aquecimento lento do dispositivo e no mesmo resfriamento lento após uma queda de energia.

seleção de dispositivos de aquecimento

A temperatura da superfície geralmente aquece até 110-150 graus, o que prevê a observância das regras de segurança. Esse dispositivo não deve ser instalado perto de superfícies inflamáveis. Os radiadores a óleo são equipados com regulação conveniente da intensidade de aquecimento, projetados para 2 a 4 modos de operação. Tendo em mente a potência de uma seção (150–250 kW), não é nada difícil escolher o modelo ideal para aquecer uma sala específica. A potência máxima de tal dispositivo é limitada a 4,5 kW.

Aquecimento com piso radiante

chão aquecido a água

Este tipo de aquecimento cria um elevado conforto aquecendo o piso, mas não às temperaturas dos radiadores convencionais. Também deve ser levado em consideração que o ambiente aquece uniformemente.Esse aquecimento aquece rapidamente a sala, o que significa que ela tem alta inércia. Usando este aquecimento, você pode ventilar o ambiente com segurança, enquanto você não sentirá frio, ele também aumenta o espaço na casa em comparação com os radiadores convencionais. Mas deve-se ter em mente que a casa deve ser bem aquecida e que podem surgir algumas dificuldades durante a instalação em um apartamento. É também um tipo de aquecimento bastante caro (mais caro do que o radiador), embora digam que em breve terá de pagar com a poupança de eletricidade. Mas mesmo em um inverno frio, será difícil para você usar este tipo de aquecimento, uma vez que você não pode elevar a temperatura do piso a um nível muito alto, você ainda terá que usar aquecimento por radiador adicionalmente em um inverno rigoroso.

Aquecimento infravermelho

A escolha de aquecedores infravermelhos traz os seguintes dividendos:

  • Economia de energia de até 30% em comparação com aparelhos elétricos convencionais.
  • O oxigênio do ar não queima.
  • A sala aquece em questão de minutos.

novos dispositivos de aquecimento

Dispositivos infravermelhos são classificados de acordo com o método de transmissão de ondas. Em novos dispositivos de aquecimento, a radiação é transmitida para o espaço circundante graças a condutores resistores instalados em um filme especial. A potência das esteiras quentes pode chegar a 800 W / m2. Os aquecedores de filme são convenientes porque podem ser usados ​​para organizar pisos aquecidos.

Quanto aos emissores de carbono, as ondas são emitidas neles em espirais de uma lâmpada transparente selada. A potência de tais dispositivos está na faixa de 0,7-4,0 kW. A potência dos aquecedores de carbono é uma ordem de magnitude maior, o que proporciona medidas de segurança contra incêndio mais rigorosas.

Finalidade dos radiadores e baterias de aquecimento

O aquecimento do ar em uma casa de madeira é realizado devido à liberação e transferência de calor para as instalações por radiadores de aquecimento. Esses dispositivos diferem entre si não apenas nas características de design, mas também no método de transferência de calor e design. Apesar de algumas diferenças, os dispositivos de aquecimento podem ser divididos em classes de acordo com os seguintes critérios:

  1. O transportador de calor usado no sistema é água quente ou anticongelante, aquecimento com gás ou eletricidade.
  2. O material usado para a fabricação de radiadores. Pode ser ferro fundido, aço ou um composto de polímeros com metal, a chamada estrutura bimetálica. Esses dispositivos são instalados em um sistema de aquecimento fechado.
  3. Classificação de desempenho. Isso inclui a potência do dispositivo, as dimensões gerais, bem como a presença de equipamento adicional (a capacidade de ajustar o grau de aquecimento).

Observação! A escolha de um tipo específico dependerá do sistema de fornecimento de calor utilizado, por exemplo, baterias bimetálicas podem ser utilizadas tanto para aquecimento de água como de vapor.

Aquecimento a gás

Para economizar dinheiro, você pode usar aquecedores a gás. Seu tipo mais simples é um convetor de gás, que é alternado para um gasoduto principal ou um cilindro de GLP. O queimador do aparelho está totalmente protegido do contacto com a atmosfera envolvente: neste caso, é utilizado um tubo especial para o fornecimento de oxigénio, que é conduzido para a rua através de um orifício na parede. Esses dispositivos são caracterizados por alta potência (no mínimo 8 kW) e baixo custo de operação. Entre as fragilidades dos aquecedores a gás, pode-se destacar a obrigatoriedade de registro nos órgãos reguladores, a necessidade de ventilação efetiva e a necessidade de limpeza periódica dos bicos.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores