Como colocar um medidor para aquecimento em um apartamento: instalação, nuances


Por que você precisa de um contador?

A despesa mais séria hoje é a energia. Em uma casa particular, o proprietário resolve o problema de economizar por conta própria, e em um prédio de apartamentos na cidade, muitas vezes tudo é deixado ao acaso. Enquanto isso, você também pode gastar menos com aquecimento (bem como com eletricidade e água) na cidade - se você pagar apenas suas próprias despesas, e não algum indicador médio. Qualquer dispositivo de aquecimento moderno pode ser equipado com um termostato e aumentar / diminuir a temperatura dependendo das necessidades da família.

Deve ser instalado um medidor comum de forma a não pagar pelo calor que, em princípio, não entrava no edifício. É caro, é comprado pelos inquilinos ao mesmo tempo.

É possível instalar medidores para aquecimento em um apartamento ou não, dependendo do tipo de fiação da casa. Nos últimos anos, os edifícios dispõem de cablagem horizontal: a água quente é fornecida a cada apartamento por uma coluna, da qual diverge para dispositivos de aquecimento.

como instalar um medidor para aquecimento em um apartamento
Medidor de calor no apartamento

Uma imagem diferente nas casas dos edifícios antigos (Khrushchev, etc.). Aqui, o riser atende a uma linha vertical de baterias em todos os andares. Há tantos risers quantos radiadores no apartamento. Nesse caso, seria necessário instalar um dispositivo de medição para cada bateria separadamente, o que não é lucrativo e complica muito a contabilidade.

distribuidor de calor
Se for impossível instalar um medidor de calor, você pode usar um distribuidor de calor

Em edifícios com cablagem vertical, não é realizada a instalação de medidores de calor individuais (de acordo com a Ordem do Ministério de Desenvolvimento Regional da Federação Russa 627 de 29 de dezembro de 2011). Nessa situação, pode-se instalar no sistema um distribuidor, que determina a vazão pela diferença de temperatura entre o ar da sala e a superfície do radiador.

Importante: existe uma cláusula nos documentos legislativos que pode complicar sua transição para o pagamento por medidor individual. De acordo com a RF PP 354 (42-1), se nem todos os apartamentos da casa estiverem equipados com medidores individuais, o provedor de serviços tem o direito de cobrar uma taxa com base nas leituras do medidor geral da casa em termos de área de cada apartamento. Às vezes você tem que colocar a questão ao voto dos residentes da casa.

Princípio da Operação

Pisos quentes através de aquecimento. Piso de água quente como aquecimento principal

Este dispositivo é projetado para compensar o calor que entra no apartamento do CHP. O seu princípio de funcionamento baseia-se na combinação das funções de hidrômetro e termômetro. O medidor de água do aparelho lê a vazão da água que entra no sistema de aquecimento do apartamento, e o sensor de temperatura registra a temperatura da água que entra e sai da tubulação de aquecimento. Os dados do medidor de fluxo e dos sensores de temperatura são enviados ao dispositivo de computação do dispositivo, que os converte em unidades de calor - hectacalorias. Além disso, esse dispositivo é capaz de armazenar informações sobre a quantidade de calor consumida tanto em um dia quanto em um mês ou mesmo um ano.

Muitos medidores de calor estão instalados no sistema de aquecimento em conjunto com uma válvula elétrica reguladora, que permite controlar a quantidade de calor que entra no apartamento. Isto é muito cómodo, visto que nem sempre é necessária uma temperatura elevada nos radiadores e com a ajuda desta torneira pode regular o fluxo de água quente para o sistema de aquecimento.

Por exemplo, se todos os membros da família estão fora de casa durante o dia, por que aquecer demais um apartamento vazio? Pode simplesmente programar que esta válvula permite o caudal mínimo durante o dia, e à noite, antes da chegada do agregado familiar, abre totalmente e aquece o apartamento. Ou, por exemplo, se a temperatura do apartamento for superior ao necessário, você também pode limitá-la usando este dispositivo.

A escolha do dispositivo de medição

Por designação, os medidores de aquecimento são divididos em industriais (também são usados ​​como casa geral) e individuais (apartamentos).

A unidade de apartamento tem pequenos canais (dentro de 2 centímetros). A faixa de medição do fluxo do refrigerante é de 0,6 a 2,5 metros cúbicos por hora. O pacote geralmente inclui:

  • sensor de calor;
  • o contador real com a calculadora;
  • reguladores de pressão, vazão, resistência (opcional).

Uma calculadora é instalada no medidor, dois fios com sensores são conectados - um ao tubo de alimentação e o outro à saída. A quantidade de calor consumido é determinada pela diferença de temperatura entre eles.

O eletrodoméstico difere do eletrodoméstico principalmente no tamanho: o diâmetro do canal é de 2,5 a 30 cm.

medidor de calor mecânico
Pulsar medidor de calor mecânico

De acordo com as características do aparelho, os aparelhos são divididos em ultrassônicos e mecânicos (tacométricos). Existem também medidores de aquecimento vórtice e eletromagnético, mas são menos comuns para uso individual.

O projeto mecânico inclui uma calculadora e um medidor rotativo de água. O corpo de trabalho é um impulsor (parafuso), que gira sob a ação de um refrigerante que passa. A quantidade de calor é determinada pelo número de rotações.

medidor mecânico para aquecimento
Projeto do medidor de aquecimento mecânico

O dispositivo é relativamente barato. Com um diâmetro de duto de até 3,2 cm, a compra custará 15% menos do que um medidor ultrassônico. O reparo também é barato.

As desvantagens incluem vulnerabilidade à água dura com ferrugem ou incrustação: partículas obstruem medidores de vazão e filtros, o que reduz o recurso. É obrigatório instalar um filtro de malha magnética para purificação de água grossa. Mas, mesmo neste caso, o tempo de operação não excede 5 anos.

O principal corpo de trabalho de um medidor de calor ultrassônico é um par de dispositivos: um transmissor e um receptor de sinais ultrassônicos. Os sinais são transmitidos através do fluxo de água. O tempo de transmissão depende da vazão: a velocidade é calculada a partir do tempo e, consequentemente, da vazão.

Prós do contador u / s:

  • a precisão das leituras é superior à mecânica. Conseqüentemente, o cálculo do aquecimento pelo medidor em um prédio de apartamentos para esses modelos é mais correto;
  • vida útil mais longa (vida útil de 10 anos).

medidor ultrassônico
Medidor de calor ultrassônico
O próprio dispositivo ultrassônico é menos sensível à qualidade da água do que um mecânico, mas a exatidão das leituras depende da pureza do refrigerante. A precisão é afetada por sujeira e bolhas de ar. Para evitar o aparecimento de bolhas, o medidor é instalado estritamente em uma seção reta da linha (não menor que 1 metro).

Conselho: Recomenda-se escolher um modelo de termômetro com fonte de alimentação autônoma. Assim, o funcionamento do dispositivo não será interrompido no caso de queda de energia.

Instalação

A figura mostra uma variante da instalação de um medidor de calor em um sistema de aquecimento.


Diagrama de instalação de um medidor de calor no sistema de aquecimento

Como você pode ver na figura, o medidor de calor consiste em várias partes:

  1. Medidor de fluxo - usado para contabilizar a água quente que entra no sistema. Os dados na forma de sinais eletrônicos são enviados para a unidade de medição e controle do medidor de calor.
  2. Sensores de temperatura - instalados nos tubos de alimentação e retorno do aquecimento. Os dados dos sensores também são enviados para o medidor de calor.
  3. Unidade de contabilidade e controle - esta unidade recebe todos os dados dos sensores de temperatura e um medidor de vazão. Com base nesses dados, o microprocessador embutido calcula a quantidade de calor consumido em Gcal.
  4. O relé de controle de válvula elétrica é um dispositivo para regular o calor fornecido ao apartamento.A válvula elétrica é instalada no tubo de alimentação e o relé de controle é instalado próximo e conectado por fios à válvula elétrica.

Para instalar o medidor de fluxo e os sensores com suas próprias mãos, primeiro você precisa concordar com a administração de habitação e serviços comunitários sobre desligar o aquecimento do apartamento durante a instalação. Também é necessário encontrar nas tubulações que saem do riser uma conexão roscada, a partir da qual será iniciada a instalação do termômetro. Se não for esse o caso, você terá que fazer isso sozinho.

Para fazer isso, você pode ir de duas maneiras: como geralmente os tubos de metal são instalados em sistemas de aquecimento, você precisa cortar uma rosca nesses tubos ou soldar dois rodos roscados. Se a tubulação for de plástico, usando um ferro de solda, as transições roscadas são instaladas. Essas saídas roscadas são equipadas com duas válvulas de meia volta convencionais.

Após a instalação das válvulas de corte, o aquecimento pode ser reconectado. É melhor fazer isso o mais rápido possível, porque para trocar o medidor de calor em um apartamento, a habitação e os serviços comunitários têm que desligar vários apartamentos de uma vez, e se isso acontecer durante a estação de aquecimento, deixando os vizinhos sem o aquecimento não é a melhor solução.

Após a válvula de corte, um filtro grosso é instalado na conexão roscada. Isso deve ser feito para excluir a entrada de várias partículas suspensas da linha no hidrômetro. Como pode ser visto na figura, em seguida, é instalado um sensor de temperatura na rosca e, em seguida, um hidrômetro. Após o medidor de água - uma válvula elétrica. Apenas um sensor de temperatura e uma válvula de equilíbrio são instalados no tubo de retorno.

Após instalar o termômetro e ligar o aquecimento, inspecione as conexões roscadas quanto a possíveis vazamentos e, se necessário, elimine-os. Então você precisa sangrar o ar das baterias de aquecimento.

Para começar a usar o medidor, você precisa ligar para um representante dos serviços de habitação e comunais. Ele o selará e redigirá um ato de aceitação em operação. Depois disso, um livro correspondente é emitido para pagar pelos serviços, você pode começar a operar o medidor de calor.

Para fazer a instalação de um termômetro, você precisa, além do dinheiro para a compra, de tempo livre. Portanto, se não estiver lá, você pode confiar esse trabalho a uma organização adequada. Vai custar um pouco mais, mas eles vão resolver todos os problemas com habitação e serviços comunitários, e com a organização do projeto e com os instaladores.

Instalando um medidor de calor

A decisão de instalar um contador geral em casa é tomada em uma assembleia geral de residentes e é oficialmente documentada. Com base na ata da reunião, é apresentado um pedido à sociedade gestora de habitação. Dentre os locatários, é selecionada uma pessoa responsável pela tomada e transmissão do depoimento.

Como colocar um medidor individual para aquecimento em um apartamento:

  1. Certifique-se de que a instalação é possível. A opção ideal, na qual você não terá dúvidas, é um laudo de exame e uma conclusão de empresa profissional credenciada.
  2. Antes de instalar um medidor para aquecimento em um apartamento, elimine vazamentos de calor através de portas mal encaixadas, caixilhos de janelas, cantos congelados, costuras de fachada com vazamento, etc. Caso contrário, você não poderá economizar dinheiro às custas de seu próprio dispositivo. Muito pelo contrário, já que muita energia será gasta no aquecimento das ruas.
  3. Peça uma opinião sobre as condições técnicas de instalação (o que é necessário para a instalação) junto ao seu departamento de habitação. Para tal, deve apresentar um pedido, anexar ao pedido uma cópia do documento de titularidade da habitação e do certificado de matrícula do apartamento.
  4. Chame um especialista de um instalador certificado, elabore um projeto de instalação.
  5. Combine o projeto com a sua gestora.
  6. Depois de obter permissão para instalar, você pode comprar um medidor.O vendedor é obrigado a fornecer-lhe toda a documentação que o acompanha: passaporte do dispositivo, certificado de qualidade, caixa registradora e recibo de venda.
  7. Ligue para o instalador. Ele fará a instalação, testará e iniciará o dispositivo.
  8. A selagem é efectuada por uma comissão composta por um especialista do instalador, um representante do gabinete de habitação e o proprietário do apartamento.

instalação do medidor de aquecimento
Instalação de medidor de aquecimento
O que procurar ao escolher um instalador:

  • no Cadastro Estadual Unificado de Pessoas Jurídicas deve haver informações a respeito;
  • a empresa possui certificado e admissão SRO;
  • possui os especialistas e equipamentos necessários à sua disposição;
  • capacidade de chamar um especialista para elaborar um projeto;
  • proporcionando ao cliente uma garantia de instalação.

O projeto deve indicar:

  • cálculo da vazão do refrigerante;
  • modelo de dispositivo recomendado;
  • cálculo da resistência hidráulica;
  • diagrama de instalação no pipeline;
  • cálculo de perdas de calor não contabilizadas;
  • esquema de cálculo dos pagamentos ao balcão.

A instalação de medidores de aquecimento em um prédio de apartamentos está sujeita a certas regras:

  • o dispositivo é montado exatamente de acordo com o projeto. Se forem feitas alterações, o projeto é aprovado novamente;
  • um esquema de instalação típico é fora do apartamento. A instalação no apartamento é acordada individualmente;
  • ao instalar um medidor de calor em ambos os lados dos medidores de vazão, seções retas de tubo “calmantes” são deixadas. A resistência térmica deve estar no eixo do tubo, possíveis "bolsas" e bolhas de ar devem ser excluídas;
  • é necessário instalar um bypass contornando o medidor para que o dispositivo possa ser retirado sem escoar a água do sistema.

Tipo mecânico

Como colocar medidores para aquecimento em um apartamento

É um medidor com design unificado. Pode ser parafuso, turbina ou palheta. A base da operação da unidade está na conversão do movimento de translação do refrigerante no movimento do elemento para medição.

Este é o dispositivo mais acessível em termos de custo. Não pode ser usado se a água com dureza aumentada atuar como um transportador de calor, ou se contiver partículas de ferrugem, incrustações ou incrustações. Eles podem obstruir as partes mecânicas do dispositivo. Portanto, antes de instalar as unidades, sistemas de filtros especiais são instalados. Além disso, a configuração mecânica não tolera flutuações repentinas de fluxo.

Oferecemos a você que se familiarize com Colocar uma peça com suas próprias mãos

Verificação e fazer leituras

Todos os dispositivos de medição precisam de verificação regular - desta forma, a funcionalidade do medidor é verificada e, consequentemente, a exatidão da transmissão das leituras de vazão pelo locatário.

A verificação inicial é realizada na fábrica. É evidenciado por um autocolante ou selo no próprio contador de calor e uma entrada nos documentos de acompanhamento.

No futuro, a verificação deve ser realizada a cada quatro anos às custas do proprietário do apartamento. Para conduzi-lo, você precisa entrar em contato com:

  • para uma empresa licenciada para fornecer tais serviços;
  • para o centro de serviço do fabricante do medidor;
  • para a filial local da Rostest.

Eles fazem leituras da mesma forma que com outros medidores - elétricos, água. A diferença entre as leituras do mês atual e do último é a despesa real, que deve ser multiplicada pela tarifa para calcular o valor a ser pago.

O medidor pode determinar o consumo em quilowatts e é necessário para transmitir as leituras em gigacalorias. Para converter watts em calorias, o valor removido é multiplicado por 0,0008598.

Como instalar um medidor de calor em um apartamento

A maneira mais fácil é instalar um dispositivo suspenso, para isso não é necessário contratar ninguém ou cortar canos. Basta ligá-lo à bateria. Os medidores de calor mecânicos são outra questão, aqui você terá que fechar os risers, drenar a água e desmontar a seção do tubo. O mesmo se aplica a dispositivos ultrassônicos que são cortados diretamente na tubulação. Conforme mencionado acima, para realizar esse trabalho, você deve ter uma licença e um projeto concluído em mãos.E para o sucesso do comissionamento, a instalação deve ser realizada por empresa licenciada, o que será comprovado pelo ato correspondente da obra realizada.

No caso de você decidir começar a trabalhar por conta própria, primeiro estude cuidadosamente as instruções do medidor de calor. São fornecidas recomendações de instalação e operação, que devem ser estritamente observadas. A propósito, para dispositivos taquimétricos e ultrassônicos, é necessário fornecer uma seção de medição de um determinado comprimento. Ou seja, antes e depois do aparelho deve haver um tubo reto, sem voltas e curvas.

Para referência. O comprimento da seção de medição para um medidor mecânico é de 3 diâmetros de tubo antes do medidor de vazão e 1 diâmetro depois dele. Os requisitos para medidores de vazão ultrassônicos são maiores, onde, antes do medidor, é necessária uma seção reta de no mínimo 5 diâmetros e 3 - depois (dependendo do fabricante).

Agora, sobre se é possível colocar um medidor de calor de apartamento no tubo de retorno. A maioria dos fabricantes oferece modelos que são instalados em qualquer linha, o principal é instalar corretamente os termopares de resistência (sensores de temperatura). Normalmente são aparafusados ​​em um T ou em uma torneira especial, que possui um tubo de derivação separado para essa finalidade.

diagrama de instalação do medidor de calor

A instalação em um prédio de apartamentos é lucrativa?

Se você conseguiu completar todos os pontos acima e tem um medidor de aquecimento instalado, você terá imediatamente a seguinte lista de vantagens:

  • Você só vai pagar pelo calor que usou por um determinado período, ou seja, de acordo com o medidor.
  • Se você tiver algum tempo em que não precisa de aquecimento, pode economizar. Ou seja, não usa medidor, esquenta, aí não paga.
  • Se a sua casa ou apartamento também tem paredes, piso e teto com isolamento térmico, você terá que pagar ainda menos! Você não precisa gastar tanto aquecimento, pois seu apartamento já está isolado de todos os lados.

Quanto à questão do retorno desse aparelho, então quase tudo vai depender de como você vai operá-lo. Mas você pode dizer com certeza que pode economizar e muito bem.

Mais especificamente, você pode economizar cerca de 20-30%. Mas se você estiver em dúvida agora, pode olhar com segurança os recibos do ano passado e compará-los com aqueles que virão após a instalação do medidor. Você notará uma diferença decente imediatamente!

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores