Potência dos radiadores de aquecimento de aço (tabela): como descobrir quantos kW em 1 seção, o que afeta a transferência de calor, bem como as características dos radiadores de painel de aço

Na maioria dos países europeus, estão abandonando o uso de radiadores de ferro fundido em favor dos de alumínio ou bimetálicos, que têm dimensões mais compactas, alta eficiência e design atraente. Mas eles têm duas desvantagens significativas:

  • Preço Alto;
  • Aumento do desgaste devido ao agente de aquecimento de má qualidade do sistema centralizado.

Portanto, para os países da CEI, dispositivos de aquecimento de ferro fundido ainda são relevantes e em demanda. Eles são caracterizados por:

  • Longa vida útil;
  • Resistência à corrosão;
  • Conformidade com os sistemas de aquecimento existentes.

Características de design de radiadores de ferro fundido

Os dispositivos de ferro fundido são feitos de uma liga de ferro fundido, que apresenta alta resistência e é homogênea.

As seções da bateria são produzidas separadamente por fundição, a seguir conectadas, obtendo os dispositivos da energia térmica necessária. A estanqueidade das juntas é obtida por meio de elementos de vedação feitos de vários materiais.

Existem três tipos de radiadores de ferro fundido: um canal, dois canais e três canais.

O dispositivo de radiadores de ferro fundido

O princípio de funcionamento é muito simples, é o seguinte: o refrigerante aquecido circula no interior do dispositivo, emite calor para as suas paredes, que é então transferido para o ar circundante.

  • O equipamento de aquecimento deste tipo é caracterizado pelas seguintes características:
  • As nervuras internas são posicionadas verticalmente para aumentar a superfície de troca de calor;
  • Boa resistência e capacidade de suportar altas pressões;
  • Coeficiente de expansão linear relativamente baixo do material e resistência a altas temperaturas;
  • A potência térmica varia de 100 a 150 W;
  • Um alto grau de inércia dos produtos, em relação ao qual seu aquecimento e resfriamento ocorrem de forma bastante lenta, a termorregulação praticamente não faz sentido.

Tipos de radiadores de alumínio por tecnologia de fabricação

De acordo com o método de produção, podem ser seccionais (fundidos) e sólidos (extrusão).

Elencar

Cada seção do radiador é fabricada por meio de moldagem por injeção. Este método garante dimensões precisas e uma superfície lisa do produto.

radiadores de aquecimento quantos kW 1 seção

A conexão das seções em um bloco é realizada por meio de bicos. Essas baterias são mais caras do que as de extrusão, mas sua confiabilidade também é maior.

Extrusão

Os modelos inteiros são extrudados de alumínio reciclado. Consiste em forçar o derretimento do material através das cabeças formadoras (matrizes) para obter o perfil desejado.

Perfis de aço são usados ​​como matrizes. As peças obtidas desta forma são soldadas umas às outras. São obtidos produtos inteiros que não podem ser aumentados ou diminuídos.

radiadores de aquecimento quantos kW 1 seção

Às vezes, para reduzir o custo de seu custo, as peças individuais não são soldadas, mas coladas com adesivos compostos. No entanto, essa substituição degrada significativamente as características dos produtos.

Vantagens e desvantagens das baterias de ferro fundido

Como qualquer dispositivo de aquecimento, os radiadores de ferro fundido apresentam vantagens e desvantagens. Entre as vantagens estão as seguintes:

  • Resistência aos efeitos de componentes quimicamente ativos na composição de fluidos de transferência de calor. Ao contrário dos materiais usados ​​na produção de outros tipos de radiadores, o ferro fundido praticamente não enferruja.
  • Longa vida útil. Algumas baterias de ferro fundido que serviram por 50-60 anos ainda funcionam hoje.
  • Não há necessidade de conectar uma bomba de circulação, pois os radiadores de ferro fundido criam uma pequena resistência hidráulica para o refrigerante.
  • Não requerem limpeza por muito tempo devido ao grande diâmetro dos canais;
  • Inércia térmica, que atua como uma vantagem e uma desvantagem ao mesmo tempo. Os radiadores são capazes de se aquecer por muito tempo, mas o controle da temperatura não é possível.

Tabela de comparação de características de radiadores de ferro fundido

Desvantagens:

  • Grandes dimensões, massa de dispositivos, que complicam significativamente sua instalação;
  • Dificuldade em ajustar as condições de temperatura;
  • Aquecimento lento quando o sistema é ligado;
  • As juntas intercostais são bastante complexas, o que interfere na limpeza e pintura do produto.

Design e princípio de operação

As baterias de alumínio podem ser sólidas ou seccionais. Para força e resistência à corrosão de alumínio, silício, zinco, titânio são adicionados durante o processo de fabricação.

radiadores de aquecimento quantos kW 1 seção

As seções são conectadas com conectores roscados. As conexões são vedadas com juntas de silicone. Para evitar rasgos, o interior dos radiadores é coberto com materiais poliméricos.

Como escolher um radiador de ferro fundido - opções de seleção

O principal critério de seleção é a produção de calor do dispositivo.

Cada modelo é caracterizado por uma certa quantidade de energia térmica liberada. Sua quantidade é amplamente influenciada pela cor do revestimento. Os produtos pretos emitem 25% mais energia térmica do que os produtos brancos.

Ao escolher um radiador de ferro fundido, você também deve prestar atenção ao método de instalação, conexão, temperaturas permitidas do líquido de arrefecimento e pressão.

Principais características técnicas

As baterias de alumínio são atraentes justamente por suas altas características técnicas a um preço acessível. Em que:

  • o peso de uma seção é de 1 ... 1,5 kg;
  • capacidade - 0,25 ... 0,46 l;
  • a distância entre os eixos é de 20/35/50/80 cm;
  • vida útil garantida de 10 ... 20 anos.

O fabricante indica todas as características principais no passaporte do dispositivo.

Poder Térmico

Energia térmica (transferência de calor) é entendida como a quantidade de calor que é fornecida por uma seção do radiador.

O fator de recuo para a seção padrão é de 82 ... 212 watts. Depende da temperatura do refrigerante. A produção total de calor depende do número de seções da bateria.

Pressão de operação

Existem dois tipos de radiadores de alumínio:

  • normal - com uma pressão de trabalho de até 6 atmosferas;
  • reforçado - até 16 atmosferas

Uma vez que a pressão de trabalho em edifícios de vários andares é de 10 ... 15 atmosferas, e em casas com sistema de aquecimento autônomo - menos de 1,4 atmosferas, a primeira opção é adequada para instalação em casas particulares, e a segunda - em "altas construir edifícios ".

Pressão de pressão

Para manter a eficiência do sistema, ele deve ser submetido a testes de pressão anualmente, cuja pressão é de 20 ... 50 atmosferas.

Parâmetros do portador de calor

A temperatura dos portadores de calor em radiadores de alumínio pode chegar a 120 ° C, mas normalmente não ultrapassa 70 ° C, e é essa temperatura que é considerada no cálculo da produção de calor.

Quantos kW em uma seção - cálculo de transferência de calor

Na ficha técnica do dispositivo, o fabricante indica a principal característica do setor da bateria - energia térmica (transferência de calor).

Os valores reais e declarados costumam ser muito diferentes. Isso é possível no caso em que a temperatura real do líquido de arrefecimento difere daquela indicada no passaporte do dispositivo.

Para calcular a produção de calor real, use a seguinte fórmula:

Q = K * S * dT

Onde:

  1. S é a área da superfície de troca de calor;
  2. dT é a temperatura máxima expressa em graus Celsius;
  3. K é o coeficiente de transferência de calor do ferro fundido.

Para calcular a diferença de temperatura, você precisa conhecer três parâmetros:

  • Temperatura do refrigerante na entrada (lata);
  • Temperatura do refrigerante na saída do radiador (tout);
  • Temperatura média do ar ambiente (tair).

Pegamos a fórmula:

dT = 0,5 * (tinput + toutput) - tair

A diferença entre o resultado real e o declarado pode ser causada pelos seguintes fatores:

  • Os tubos subaquáticos são muito longos;
  • Cabeça baixa do refrigerante;
  • Temperatura insuficiente do refrigerante.

Para calcular o número necessário de seções, é necessário descobrir a quantidade necessária de calor para aquecer o ambiente. Existem duas opções de cálculo: pela área da divisão e pelo volume do espaço aquecido.

Para qualquer uma das opções, selecione o valor normalizado da quantidade de calor necessária para aquecer uma unidade de área e volume de espaço, respectivamente.

Em seguida, a quantidade total de calor necessária para aquecer toda a sala é obtida como o produto do valor normalizado pela área ou volume (dependendo da opção de cálculo escolhida).

O número necessário de seções é igual ao quociente de divisão da quantidade necessária de calor pela quantidade de calor gerada por uma seção do dispositivo.

Propriedade de dissipação de calor

A potência dos radiadores de aquecimento de aço, bem como de todos os outros tipos de aquecedores, baseia-se no princípio de seu funcionamento:

  1. O refrigerante, entrando na bateria, circula pelo tanque (para modelos de painel de aço, são canais), enquanto em estado quente é direcionado para cima, enquanto quando esfria desce. Em um sistema de aquecimento autônomo ou centralizado, a caldeira está envolvida no aquecimento do portador.
  2. Durante o tempo em que a água quente entra em contato com o radiador, ela libera seu calor para ele, aquecendo suas paredes. Este ponto é muito importante, pois o comprimento do seu percurso depende do tamanho do aquecedor, e quanto mais longo, mais quente fica o radiador.
  3. As paredes aquecidas da estrutura conferem sua temperatura ao ar, que se espalha pela sala sob a influência de fluxos de calor.
  4. Para aumentar o nível de transferência de calor, o aquecedor é equipado com trocadores de calor, como pode ser visto nos radiadores de aço dos tipos 11, 22 e 33.

A presença de trocadores de calor aumenta significativamente a potência dos radiadores de aço, funcionando segundo dois princípios de aquecimento: radiador, que aproveita o calor das paredes do aparelho, e convetor, que forma o movimento do ar aquecido.

Via de regra, o fabricante indica os indicadores de potência na ficha técnica, para que você possa navegar por ela, mas é ainda melhor fazer cálculos de forma independente levando em consideração a área da sala, a temperatura do ar e a quantidade de calor perda.

As consequências de um aquecedor selecionado incorretamente são:

  1. O chamado superaquecimento, quando a sala está tão quente que é preciso manter a janela aberta. Isso cria um microclima prejudicial ao corpo, obriga você a pagar mais pelos custos de energia ou a instalar termostatos para reduzir a carga do sistema.
  2. Se a potência do painel de radiadores de aquecimento de aço estiver abaixo do nível necessário, a sala estará fria mesmo com sua carga máxima.
  3. Fortes quedas de pressão em um sistema de aquecimento equipado com baterias fracas levarão a um acidente, pois não suportarão tais "tensões".

Todos esses problemas podem ser evitados se você souber exatamente o que afeta a transferência de calor das baterias de aquecimento e como aumentar sua eficiência.

Qual fabricante escolher?

Os radiadores de ferro fundido agora não são feitos por tantos fabricantes como os modelos de alumínio e bimetálicos, mas consideraremos três marcas principais no mercado russo.

Konner

As baterias de ferro fundido desta empresa têm as seguintes vantagens:

  • Longa vida útil;
  • Baixa resistência hidráulica;
  • Conformidade com sistemas de aquecimento centralizado;
  • O alto nível declarado de transferência de calor da seção (até 150 W);
  • Facilidade de instalação;

Baterias de ferro fundido Konner

De acordo com alguns consumidores, esses dispositivos realmente produzem menos energia térmica do que o declarado no passaporte. Outra desvantagem é o custo bastante elevado.

Isento

Vantagens dos dispositivos deste fabricante:

  • Respeito ao meio ambiente e confiabilidade;
  • Alta produção de calor produzida por uma seção;
  • Capaz de trabalhar em sistemas de aquecimento de um e dois tubos;
  • Revestido a pó;
  • Design exclusivo estilizado como 19 e início do século 20.

Na produção de radiadores de ferro fundido, é utilizado o método da fundição artística, o que aumenta o custo dos aparelhos. Além disso, seu design exclusivo não é adequado para todos os interiores.

Linhas modelo de radiadores de ferro fundido Exemet

GuRaTec

Vantagens dos radiadores desta marca:

  • Produtos de elevada qualidade, cujo controlo é efectuado em câmara de pressão e ensaios hidráulicos;
  • Longa vida útil;
  • Segurança ambiental;
  • Potência térmica suficientemente alta das seções (até 150 W);
  • Design único.

Radiadores de design GuRaTec

Os aparelhos são decorados com diversos elementos decorativos que lhes conferem um aspecto atraente. No entanto, isso também afeta o custo dos produtos.

4.9 / 5 ( 37 votos)

Características das baterias de aço

O design dos radiadores de painel é tal que são feitos de duas chapas de aço estampadas conectadas entre si, dentro das quais existem 2 canais horizontais na parte superior e inferior e 3 canais verticais para cada 10 cm de comprimento.

O "elo" fraco de tais aquecedores é a estreiteza desses canais, portanto, é muito importante que o refrigerante esteja livre de impurezas. Num sistema de aquecimento centralizado isso é impossível, portanto, tendo optado pelos radiadores de aço, é necessário instalar um filtro na entrada da alimentação do refrigerante para o tubo de alimentação do apartamento.

Como regra, o kW de radiadores de aço depende de seu tipo e tem uma média de 0,1-014 por seção:

  1. Para o tipo 11, que consiste em uma seção e um convetor com uma profundidade de 63 mm, a potência é de 1,1 kW.
  2. Para 22 tipos, consistindo em duas seções com dois convetores a uma profundidade de 100 mm - isto é 1,9 kW.
  3. 33º tipo reconhecida como a mais eficiente, por ser composta por três seções com três convetores a 150 mm de profundidade. A potência desse tipo de radiador de painel de aço é de 2,7 kW.

Por exemplo, foram tomadas estruturas com convetores, uma vez que sem eles os painéis de aço são ineficazes e adequados para pequenos sistemas de aquecimento autônomo.

Para fazer a escolha certa, você deve se familiarizar com os seguintes parâmetros antes de comprar:

  1. Quantos kW em 1 seção de um radiador de aço.
  2. Como a altura e o comprimento do produto afetam sua potência?
  3. Quantas seções e convetores existem.

Só depois de receber as respostas a estas perguntas poderá escolher a melhor opção de aquecedor para cada divisão separadamente.

Ao instalar um sistema de aquecimento, o foco está na qualidade dos radiadores. As baterias de alumínio apresentam a melhor relação qualidade / preço.

São seus prós e contras que consideraremos a seguir - variedades, cálculo, opções de conexão, critérios técnicos e dicas de escolha.

O que você precisa saber ao escolher baterias de alumínio

Os radiadores de alumínio têm muito medo do ambiente ácido do sistema de aquecimento. Portanto, a operação confiável de longo prazo só é possível em pH 6,5… 8.

Você também deve saber que:

  • a superfície interna deve ser cuidadosamente processada, um filme de óxido aplicado;
  • o radiador deve ter passaporte com as características nele indicadas, é desejável que haja relatório de ensaio;
  • a montagem na fábrica é mais confiável, portanto, se possível, você deve comprar uma bateria pronta com o número necessário de seções;
  • não instale uma bateria por mais de 15 seções, é melhor instalar duas;
  • um design incomum do radiador pode degradar seu desempenho;
  • radiadores fabricados na China NF / 68 devem ser evitados. Eles podem conter amianto, que é perigoso para a saúde.
iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores