Instalação de piso elétrico aquecido - como não se enroscar nos fios?


Os principais prós e contras dos pisos elétricos

Antes de efectuar o pavimento radiante com as próprias mãos, é importante estudar todos os cantos fortes e fracos deste revestimento, para que o pavimento radiante instalado lhe sirva durante muito tempo.

As vantagens indiscutíveis deste produto incluem:

  • A capacidade de usar um piso elétrico aquecido, tanto como fonte principal de calor quanto como fonte auxiliar;
  • Aquecimento suave e mais importante, correto de toda a sala;
  • Uma vasta gama de aplicações em vários tipos de quartos, desde habitações normais a escritórios;
  • O piso radiante elétrico é organicamente compilado com todos os tipos de camadas finais, por exemplo, ladrilhos, pisos laminados, linóleo;
  • É permitido regular o regime de temperatura e aquecimento, tanto em toda a divisão como em zonas individuais;
  • O piso isolado termicamente instalado deste tipo não requer instalação adicional de equipamento especial;
  • Nenhum conhecimento especializado é necessário para instalar um piso elétrico;
  • Furtividade. A instalação do pavimento radiante eléctrico é efectuada por baixo da camada de acabamento, o que significa que o circuito acabado fica totalmente oculto;
  • Um período bastante longo de operação com todas as recomendações de operação.

Já que qualquer produto moderno, infelizmente, além dos prós é dotado de desvantagens, então quando você decidir fazer um piso elétrico aquecido com as próprias mãos, é preciso levá-los em consideração.

Métodos básicos de assentamento de piso elétrico

As maneiras como é permitido colocar um piso elétrico aquecido com as próprias mãos são divididas em três tipos:

  1. Instalação direta na betonilha e, em seguida, montada a camada final (aquecimento radiante por cabo).
  2. Colocação em cima da betonilha por baixo dos ladrilhos (esteiras eléctricas).
  3. E instalação direta sob o piso (piso aquecido por infravermelho).

Os tipos de execução acima permitem que você coloque um piso com isolamento térmico elétrico em cômodos absolutamente diferentes de sua casa ou apartamento.

Vídeo sobre como colocar o piso de cabos sob a mesa:

Vídeo sobre como instalar a esteira de aquecimento:

Aquecimento sob o ladrilho

Como fazer um piso aquecido. Aquecimento elétrico de piso

Se for necessário instalar um sistema de aquecimento sob os ladrilhos a serem assentados e não puder elevar o piso, recomenda-se a utilização do cabo de aquecimento colocado em uma proposta especial rede

.

Um cabo com 2,5 mm de diâmetro é colocado em uma chamada esteira, que tem 0,5 metros de largura e pelo menos 4 metros de comprimento. A potência desse cabo por 1 m2 é de 100 W, o que possibilita um aquecimento confortável do piso de cerâmica. Neste caso, não é feito isolamento térmico adicional, caso contrário, a argamassa que une os ladrilhos perderá resistência devido ao sobreaquecimento.

O cabo de aquecimento single-core é bem blindado, não tem medo de água. Assim chamado "Tapete quente"

colocado na base. Caso seja necessário girar o cabo, é feita uma incisão na malha do tapete.

Depois que o sistema estiver praticamente instalado, um sensor de temperatura do piso é colocado nele, colocado em um tubo protetor corrugado. Em seguida, o termostato instalado é conectado ao cabo e ao sensor, uma telha é colocada em cima da solução.

Para identificação, cada tipo de cabo é alfanumérico e codificado por cores. A faixa de potência dos termostatos incluídos no sistema é de até 3,5 kW.

Preparação da base

Quando fazemos um pavimento radiante eléctrico com as nossas próprias mãos, é importante preparar cuidadosamente a base.

Na fase de preparação da fundação, realizamos as seguintes atividades:

  • Removemos o revestimento antigo e revisamos a mesa. No caso de ser necessária a montagem de um piso térmico infravermelho e a mesa estiver em condições satisfatórias, a superfície é simplesmente completamente limpa de sujeira e poeira. Se for necessária a instalação de um piso isolado termicamente com fio, então não será possível fazer sem remover a base antiga, uma vez que não há alternativa para uma nova amarração para esconder o cabo, e isso vai “corroer” a altura dos tetos.
  • A próxima etapa é a colocação de um revestimento à prova de umidade, uma camada de polietileno é amplamente utilizada para esse fim, mas se desejar, é permitido usar sua própria versão, por exemplo, material de cobertura. Em seguida, uma película amortecedora é fixada em as paredes da sala. Garante a compensação da dilatação térmica durante o aquecimento.
  • Em seguida, uma camada de proteção térmica é colocada. A colocação dessa camada reduzirá significativamente as perdas de calor pela base do piso. O tipo de proteção térmica é selecionado dependendo da orientação da sala e do tipo de base.
  • Se houver um cômodo não aquecido sob o chão, a espessura do material isolante deve ser de pelo menos dez centímetros, se um porão quente ou outras salas de estar forem feitas sob o teto, então é permitido fazer com uma espessura de cinco ou dois cm.
  • Além disso, se o tipo de cabo do piso radiante for colocado, o cabo é colocado com mais enchimento da mesa e, se for necessário apenas nivelar a superfície, são feitos pisos autonivelantes ou argamassa.

Elementos de aquecimento de um piso aquecido a água e seus cálculos

O aquecimento por piso radiante a água é um sistema de aquecimento popular em que o portador de calor é a água, que é retirada do sistema de aquecimento ou.

Além disso, elétricos e são usados ​​para aquecer o refrigerante. Antes de entrar nos elementos de aquecimento, o transportador de calor é fornecido ao coletor, que é o principal centro de distribuição deste tipo de aquecimento.

No sistema de aquecimento central e encanamento, a água tem uma temperatura suficientemente alta (60-80 0 С), e o próprio piso quente deve ser aquecido a 30-40 0 С.

Para isso, são instalados medidores de vazão no manifold, que controlam o fornecimento do refrigerante a cada circuito.

Uma tubulação separada é chamada de circuito em um sistema de aquecimento por piso radiante de água. Uma vez que o coletor é instalado sozinho para todo o apartamento ou casa, muitos tubos são conectados a ele ao instalar este tipo de aquecimento em todo o apartamento. Os tubos, por ser um elemento de aquecimento, devem ter uma estrutura flexível e ser feitos de materiais confiáveis, sem deformar com as mudanças de temperatura.


Existem vários tipos de elementos de aquecimento que têm certas características:

  • tubos de polipropileno;
  • Tubos de cobre;
  • tubos de metal ondulado;
  • elementos de aquecimento de metal-plástico.

Os elementos de cobre e aço do sistema têm a melhor condutividade térmica, mas não são tão usados ​​como os de metal-plástico e polipropileno devido ao seu custo.

impermeabilização, redes de reforço às quais são fixados os elementos de aquecimento, os próprios tubos, a betonilha de cimento-betão e o acabamento.

Métodos de colocação de tubos


Hoje, dois métodos de colocação de elementos de aquecimento são amplamente utilizados:

  • ziguezague;
  • espiral.

A colocação de cachimbos em espiral ou caracol (2º nome) é realizada em amplas salas, locais com geadas prolongadas e nas regiões do norte do país. Uma vez que este sistema de instalação envolve custos elevados do transportador de calor, o aquecimento intensivo das salas é obtido em conformidade.

Um piso de água quente com um método de colocação de tubo em espiral é freqüentemente usado para organizar a fonte principal de aquecimento. Este novo tipo de aquecimento é capaz de aquecer uniformemente o piso de acabamento e todo o ambiente, criando um excelente microclima.

É possível colocar os elementos de aquecimento em ziguezague em qualquer divisão.Este método requer menos (do que com uma espiral) quantidade de refrigerante para criar um ambiente interno confortável. Mas há uma desvantagem desse sistema de tubulação - o aquecimento desigual. Como a água é fornecida no início do circuito e retirada no final, ocorre uma queda suave da temperatura do piso, no mesmo sentido.

Para evitar tal fenômeno, é utilizado um sistema de tubulação dupla em zigue-zague, com abastecimento de água de diferentes circuitos de aquecimento. Isso permite um aquecimento uniforme. Ao colocar tubos em zigue-zague, um piso quente é freqüentemente usado como um tipo adicional de aquecimento para salas pequenas (banheiros, varandas).

Deve-se lembrar que dependendo das características atmosféricas do local de instalação do piso quente e da zona climática, bem como levando em consideração os requisitos do proprietário quanto à temperatura ambiente, a distância entre as tubulações do piso quente para ambos os métodos de instalação pode ser diferente.

Instalação de elementos de aquecimento por piso radiante

Um layout competente dos elementos de aquecimento prevê uma distância de 15 cm da parede e 10 cm das unidades de aquecimento subsequentes.

  • Se for escolhido um piso de cabo térmico, então o cabo é colocado com um degrau selecionado em toda a sala, é preso à base e conectado à rede elétrica e uma verificação obrigatória com um multiamperímetro para conexão correta, então a mesa é derramada .
  • Se forem escolhidos tapetes ou chapas de energia, é necessário colocá-los em locais onde não serão colocados móveis e encanamentos.
  • As esteiras colocadas e o filme infravermelho também são conectados à rede elétrica e verificados quanto à capacidade de manutenção.

O aquecimento radiante elétrico "faça você mesmo" não é difícil de fazer, especialmente se for um filme infravermelho. Durante a instalação, o filme é fixado à base com fita especial e as esteiras de aquecimento possuem sua própria camada adesiva.

Ao instalar o fio, certifique-se de que não está esticado e de que as dobras são suaves e sem dobras. Isso garantirá uma longa vida útil para o piso.

Depois de verificar a correta instalação dos sistemas conectados, pode-se prosseguir com a instalação do revestimento final.


Algoritmo para colocar esteiras de aquecimento

Neste artigo, examinamos como instalar e colocar um piso elétrico aquecido. Conhecendo todas as sutilezas e nuances, você pode facilmente realizar este procedimento sem ajuda externa.

Detalhes do sistema de aquecimento elétrico do piso

Entre as placas - tiras de folha de 20 ... 25 cm de largura - uma camada reflexiva. E - o cachimbo:

Para aumentar o efeito reflexivo, folhas de metal, de alumínio ou aço galvanizado, são colocadas no topo dos tubos. Acima - laminado, mas não parquet!

A figura não mostra uma camada de material em folha no topo do lag, mas é possível sem ela, embora seja mais confiável com ela. Por quê? Com uma grande distância entre as travas, as tábuas de 20 ... 25 mm de espessura podem dobrar com o peso de móveis e pessoas. (Principalmente se não forem placas, mas tiras de aglomerado.) Com placas mais grossas, a distância dos tubos até a superfície do piso aumenta, o que torna o piso mais aquecido ...

Essa base não é adequada para parquet, uma vez que é muito móvel e flexível. Para o parquet, é necessária uma base de concreto e a base (compensado) deve ser firmemente aparafusada à base de concreto. E para pisos laminados.

A segunda opção é mais adequada para colocar o tubo com uma "cobra", e as fotos que ilustram essa opção de instalação são fornecidas a seguir.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores