Aquecemos a casa de uma nova maneira. Visão geral do sistema elétrico de piso de água XL PIPE


Ao escolher o tipo de pavimento radiante, tem de decidir: instalar um pavimento radiante a água ou eléctrico. Elétrica é mais fácil de instalar, mas cara de operar. Você tem que pagar um pouco por mês pela água, mas sua instalação é complicada e muito cara (se instalar também caldeira, misturador, coletor). Mas hoje existe uma simbiose de ambos os sistemas, o que combina as vantagens de ambos os sistemas: um piso aquecido elétrico de água (líquido). A propósito, esta é a única opção para piso aquecido a água sem bomba em qualquer outra versão, o sistema ficará inoperante. Existem duas ofertas no mercado hoje:
  • Da campanha coreana Daewoo Enertec. Seu produto é denominado XL Pipe (X-L Pipe).
  • Piso capilar UNIMAT AQUA de outra bastante famosa campanha coreana Caleo, mas deve-se notar que os produtos da filial russa desta campanha são vendidos em nosso país.

Os sistemas são iguais apenas pelo facto de os tubos cheios de líquido ficarem escondidos na betonilha e o transportador de calor ser aquecido com electricidade. Mas os próprios elementos de aquecimento e o método de aquecimento do líquido são diferentes. Leia mais sobre cada um dos sistemas abaixo.

XL Pipe Liquid Electric Floor

A novidade desse sistema está na estrutura do elemento de aquecimento: tubos de polietileno estruturado (de parede grossa com diâmetro de 20 mm), preenchidos com um portador de calor. Um cabo de aquecimento é inserido em todo o comprimento. Este não é um cabo comum, mas sete fios de liga de cromo-níquel com uma bainha de Teflon. Os tubos com cabo e portador de calor são selados hermeticamente. O refrigerante é estático e não se move, pelo que no sistema de pavimento radiante eléctrico de água não é necessária uma bomba, bem como uma caldeira e um colector.

Aquecimento por piso radiante XL Pipe (X-L Pipe) da campanha coreana Daewoo Enertec - aquecimento elétrico de água

Aquecimento por piso radiante XL Pipe (X-L Pipe) da campanha coreana Daewoo Enertec - aquecimento elétrico de água

O anticongelante é usado como refrigerante, por isso é mais correto chamar esse sistema de "aquecimento elétrico de piso", mas não é esse o ponto. Tudo deve ser instalado em uma mesa: assim o calor se espalha de forma mais uniforme. Acontece que com este projeto, a principal desvantagem do aquecimento da água foi eliminada: aquecimento desigual, porque a temperatura do líquido e, portanto, do piso, é a mesma em todo o comprimento. Esta opção não apresenta uma "doença" comum do aquecimento elétrico - um piso aquecido a água elétrica não tem medo de travar, ou seja, você pode colocar e mover móveis e equipamentos de grande porte para onde quiser.

O pavimento radiante "DEU" pode ser utilizado como aquecimento principal ou como um simples pavimento radiante para aumentar o conforto: a potência de aquecimento depende da fase de colocação dos tubos de aquecimento, à sua escolha.

Composição do sistema e princípio operacional

Como em qualquer sistema de aquecimento, um termostato (termostato) com um sensor de temperatura do piso é necessário para operar e manter uma temperatura estável. São instalados da mesma forma que os pavimentos elétricos convencionais, sendo necessário um termostato especial para este tipo de equipamento.

O sistema XL Pipe consiste em um aquecedor elétrico de água e um termostato com sensor de temperatura

O sistema XL Pipe consiste em um aquecedor elétrico de água e um termostato com sensor de temperatura

O princípio de funcionamento do XL Pipe é o seguinte: ao ligar a alimentação, o cabo de aquecimento aquece o líquido de refrigeração (trata-se de um anticongelante de composição especial). O aquecimento ocorre muito rapidamente: o volume do líquido é muito pequeno e a saída de calor é decente. Quando um líquido é aquecido em um volume fechado, surge um aumento da pressão, o que contribui para um aquecimento mais rápido e uma distribuição uniforme do calor (fervura da bolha). Portanto, esse piso quente atinge temperaturas de operação muito mais rápido do que o normal.

O fabricante do pavimento radiante hidroeléctrico Daewoo Enertec garante a fiabilidade, o respeito pelo ambiente e a segurança do seu sistema. Para absorver o excesso de pressão que ocorre quando o transportador de calor é aquecido, um sistema de amortecimento foi desenvolvido e patenteado, que estabiliza o estado do elemento de aquecimento. Provavelmente, você pode confiar neles - o período de garantia é de 10 anos e a vida útil é declarada de 50 anos. A dificuldade é que enquanto o sistema é novo e as avaliações dos donos deste milagre não puderam ser encontradas.

Especificações do tubo XL

Especificações do tubo XL

Mas o mais agradável é o seguinte: dizem que o piso com isolamento térmico a água pode ser reparado. É verdade que apenas os prestadores de serviço podem realizar o trabalho - é usado equipamento especial. Mas o que me agrada é que para reparos não é necessário quebrar toda a mesa como um todo, e levará várias horas para reparar o dano. Se a integridade do cabo for danificada, a zona de vazamento é facilmente determinada: o líquido escorre e uma mancha aparece na mesa. Neste ponto, você precisará quebrar a mesa. Depois de aberta a caixa de junção, efetue algumas manipulações com equipamento especial. O trabalho de reparo em si é descrito no vídeo.

Qual é a lucratividade do XL Pipe

Os fabricantes do sistema afirmam que o sistema é mais econômico de operar do que pisos elétricos (20-30% menos conta de eletricidade) e menos caro para instalar do que pisos d'água (sem necessidade de caldeira, unidades de mistura e manifold e bomba de circulação).

Assim, a economia tem duas partes:

  • Menor custo financeiro na fase de instalação (em comparação com a instalação de pisos aquecidos a água).
  • Menor custo de aquecimento mensal (em comparação ao aquecimento elétrico).

Devido a que os custos de instalação são mais baixos - é claro: você não precisa de uma caldeira, uma unidade de mistura e manifold, uma bomba de circulação. Requer um encanamento elétrico de água e um termostato com sensor de temperatura. Mas é preciso explicar a economia de aquecimento: como o refrigerante não se move, ele é aquecido muito rapidamente. E sem perdas para aquecimento do ar na unidade de mistura e manifold. Todo o calor vai para o aquecimento do chão. Portanto, os custos são menores. Em qualquer caso, é o que dizem os fabricantes.

Para salas grandes, use vários circuitos.

Para salas grandes, use vários circuitos.

Instalação de tubo XL (tubo X-L)

Toda a sequência de instalação repete o processo de instalação de sistemas de água nos mínimos detalhes:

  • Isolamento térmico do piso e perímetro da sala.
  • Colocar uma camada metalizada refletora de calor.
  • Instalação do sistema de fixação (rede metálica ou fita de fixação de montagem).
  • Layout do cabo. Aqui, a única diferença é que as pontas do tubo não precisam ser colocadas no conjunto coletor, mas em uma caixa de junção especial localizada no chão. Após selar as pontas dos fios com fita isolante, são fixados em ranhuras especiais, a tampa da caixa é apertada com parafusos e envolvida com fita impermeabilizante. Em seguida, os fios da caixa de junção são levados para o termostato (seu princípio de instalação é semelhante aos princípios de instalação do regulador para um piso elétrico convencional).
  • Preenchendo a mesa.

    Como a maioria dos sistemas de tubos XL são rebatidos

    Como a maioria dos sistemas de tubos XL são rebatidos

Como podem ver, o pavimento radiante eléctrico de água na instalação praticamente não difere em nada de um aquecedor de água (com excepção da ligação de um termóstato e da montagem eléctrica do sistema). Depois que a betonilha estiver seca (28 dias ou menos), você pode colocar o revestimento do piso. Você pode ver a sequência de instalação no videoclipe.

Pisos elétricos: prós e contras

Os quartos com cabos elétricos ou tapetes de aquecimento nos pisos são sempre aconchegantes e aconchegantes. Para obter energia térmica, neste caso, apenas a eletricidade é necessária. Os pisos elétricos são exigentes nas instalações: devem cumprir as normas para a instalação de aparelhos elétricos, ou seja, secos.

Se, com o método de aquecimento da água, as superfícies são aquecidas de forma desigual, visto que têm tempo de esfriar, percorrendo as tubulações, então as elétricas são estáveis ​​nesse aspecto e proporcionam um calor uniforme em toda a área.

aquecimento elétrico de piso de água

Mas também existem desvantagens no aquecimento de piso. Pisos elétricos nem sempre são convenientes de usar. Muitos fatores devem ser levados em consideração: que tipo de acabamento terá o ambiente, como organizar os móveis. Antes de iniciar a instalação do piso radiante elétrico, é elaborada uma planta baixa, à qual é feita a adesão.

Pisos elétricos são de filme e cabo. Os filmes são colocados em uma base plana e limpa sob a camada de acabamento. O cabo, por analogia com o circuito de água, é derramado com uma mesa de concreto. Ao escolher qualquer opção de aquecimento, você pode construir o piso radiante em qualquer casa ou apartamento. Existe uma terceira via, onde se combinam as vantagens da água e do pavimento eléctrico: trata-se do aquecimento radiante eléctrico líquido.

Aquecimento capilar de piso radiante UNIMAT AQUA

Este aquecimento radiante eléctrico à base de água tem um princípio de funcionamento diferente. A principal diferença aqui é o diâmetro dos tubos: é muito pequeno, daí o nome - capilar. Esses tubos são conectados a um pequeno dispositivo que simultaneamente aquece o refrigerante, controla sua temperatura e cria pressão no sistema (sistema fechado).

Como o diâmetro das tubulações é pequeno, há uma pequena quantidade de água no sistema - até 6 litros (necessariamente destilada) e um pequeno aquecedor (não mais que 2,4 kW) aguenta seu aquecimento. Portanto, para instalar esta versão do piso líquido-elétrico, não é necessária a presença de uma entrada separada, embora seja melhor conectá-la através de um RCD e um dispositivo automático.

A área máxima de aquecimento é de 20m2. Portanto, o sistema não é muito adequado para salas grandes, embora vários dispositivos possam ser instalados que funcionam independentemente uns dos outros. O período de garantia é de 5 anos.

A composição do sistema de assoalho capilar e suas capacidades

Para montar este tipo de aquecimento, são necessários pelo menos dois conjuntos: básico e adicional. O conjunto básico da UNIMAT AQUA inclui uma unidade de controle completa, duas peças de tubo de conexão e um kit de montagem (luvas, tês e braçadeiras), com o qual a tubulação é montada e conectada. Um conjunto adicional é uma ou duas bobinas de tubos capilares para diferentes áreas (de 10m2 a 20m2). Além disso, para o assentamento, será necessário isolamento, fita isolante, camada reflectora de calor e fixadores para tubos, além de argamassa de cimento-areia com plastificante para verter a betonilha (ou um composto especial).

Conjunto básico • piso capilar UNIMAT AQUA

Conjunto básico • Piso capilar UNIMAT AQUA

A principal vantagem deste sistema é a funcionalidade suficientemente grande da unidade de controle. Aqui está o que a unidade de controle capilar pode fazer:

  • Manter o modo anticongelante (temperatura + 15 ° C).
  • Controle o estado do refrigerante ou a temperatura ambiente de sua escolha.
  • Mantenha a potência que você mesmo ajustou ao iniciar o sistema (a configuração de fábrica é 2,4 kW e você pode fornecer de 0,1 kW a 2,4 kW).
  • O cronômetro pode ser usado para definir o tempo de desligamento do sistema.

Instalando UNIMAT AQUA

Quanto aos sistemas de aquecimento elétrico, tudo deve ser iniciado escolhendo o local de instalação da unidade de controle. Ele está localizado na parede, a uma altura de 1-1,2 metros acima do nível do chão. O método de instalação é articulado, portanto, não há necessidade de fazer furos. Você precisa fixar com segurança a placa de montagem, isso é tudo. Observe que o dispositivo está conectado a uma tomada, então escolha um local próximo a ele.

Os tubos de conexão do piso capilar serão fornecidos à unidade de controle e para o seu assentamento serão necessárias ranhuras na parede (ou você pode colocá-los em uma caixa de junção de plástico fixada na parede).

Diagrama de instalação de pisos capilares da Caleo (clique na imagem para ampliar)

A instalação dos tubos capilares é padrão: em uma mesa. Não há diferenças em relação ao dispositivo de aquecimento de água ou ao método descrito acima.Os mesmos requisitos para a base (deve ser plana) e um excelente grau de isolamento térmico é desejável. O "bolo" e a sequência de instalação são os mesmos. O esquema de colocação em uma mesa é uma cobra dupla (veja a foto), o passo de colocação é de 10-12 cm, a distância das paredes é de 10-15 cm e mais. Após a colocação dos tubos de aquecimento, estes são ligados através dos componentes do kit de instalação aos de ligação (incluídos no kit básico). Os tubos de conexão são fáceis de distinguir - eles têm uma seção transversal quadrada. Para maior facilidade de manutenção do sistema, é aconselhável colocar o local de encaixe em uma caixa de montagem fixada ao chão. E a partir dele, traga tubos inteiros para a unidade de controle (em um portão ou uma caixa de montagem não em uma parede). Existem pequenos tubos especiais na unidade de controle, para os quais os tubos de conexão são puxados.

Unidade de controle - coração e cérebro do sistema capilar do piso eletro-água

Unidade de controle - coração e cérebro do sistema capilar do piso eletro-água

A próxima etapa da instalação é preencher o sistema. Água destilada é despejada na entrada. Em seguida, o sistema é testado: a temperatura de aquecimento é ajustada na unidade de controle e o sistema começa a funcionar. Após a verificação, o aquecimento é desligado, a água não é escoada. Quando o refrigerante esfriar (mas não frio), a betonilha é derramada. Sua espessura é de 3cm a 5cm. Só é possível ligar o sistema capilar do piso quente após a completa secagem da betonilha (mínimo 28 dias).

Vantagens e desvantagens do sistema de aquecimento de piso capilar

Esta versão do piso hidráulico só pode ser usada para aumentar o conforto. Não tem potência suficiente para o aquecimento principal. A vantagem é a segurança do sistema (sem eletricidade no chão), o que permite a sua instalação em ambientes húmidos (por exemplo, na casa de banho de uma casa de banho) sem quaisquer restrições. Por outro lado, até certo ponto, as desvantagens dos pisos aquecidos com água permanecem: a água que sai do bloco é mais quente e, portanto, o piso aquece de forma desigual. A desvantagem não é tão pronunciada devido à recomendação de dupla serpentina na colocação de tubos, bem como ao pequeno volume do sistema, que permite manter uma pequena diferença de temperatura entre os dutos de alimentação e retorno.

Dados técnicos UNIMAT AQUA

Dados técnicos UNIMAT AQUA

Não há dados sobre a manutenibilidade do sistema, embora a principal unidade problemática - a junção dos tubos de aquecimento e de ligação - seja recomendada para uma caixa acessível separada, que prevê a possibilidade de reparação. Todas as outras peças que podem falhar estão localizadas na unidade de controle, portanto, os reparos são possíveis.

Tubo XL: dispositivo e princípio de operação

O tubo xl de aquecimento de piso está organizado da seguinte forma. O reservatório do refrigerante é um sistema de tubos de polietileno de parede espessa com diâmetro de 20 mm. O refrigerante, neste caso, é anticongelante (de uma determinada marca). Um cabo elétrico de sete núcleos feito de liga de cromo-níquel, coberto com um isolador de Teflon, é colocado nos tubos.

O tubo é hermeticamente selado em ambas as extremidades. Ou seja, não há necessidade de circulação do refrigerante. Todo o sistema aquece muito rápida e uniformemente.

O consumo de energia do sistema de aquecimento por piso radiante xl pipe é de 14,5 watts / m2.

piso com isolamento térmico líquido

Uma das vantagens do XL Pipe é que os móveis podem ser colocados em cima do revestimento onde são montados. Objetos pesados ​​não farão mal, pois a instalação é realizada sob uma mesa de cimento de cinco centímetros.

Os tubos são colocados de acordo com um esquema especial. Para regular a temperatura, um termostato e um sensor de temperatura são instalados. Eles são conectados aqui da mesma forma que para outros sistemas de piso radiante. No entanto, é necessário um termostato especial, que é adequado especificamente para piso radiante líquido.

O fabricante dá garantia de 10 anos para o funcionamento de seu produto. No entanto, se a instalação for feita corretamente, esse sistema servirá por até meio século.

Resultados

O piso radiante elétrico a água é uma opção interessante em todos os aspectos do piso radiante.XL Pipe (X-L Pipe) parece ser mais vantajoso, mas também custa mais, mas dá a possibilidade de usá-lo como aquecimento principal (há energia suficiente com bom isolamento). Se necessita apenas de uma temperatura confortável no chão em divisões relativamente pequenas, incluindo aquelas com elevada humidade, então o aquecimento radiante capilar UNIMAT AQUA parece mais aceitável, embora esta seja a sua escolha.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores