Instalação de pavimento aquecido por baixo de ladrilho sobre pavimento de madeira, escolha de sistema de aquecimento

Opções de aquecimento por piso radiante para ladrilhos

Mas, apesar de uma necessidade tão antiga e urgente, não existem tantos sistemas de aquecimento demandados fundamentalmente diferentes (que teoricamente podem ser preenchidos com uma solução):

  • Elétrico. Os materiais de folha e cabo para a criação de um circuito de aquecimento estão disponíveis tanto em uma forma preparada (um conjunto completo) e na forma de elementos separados.
  • Ar. A opção mais antiga e controversa.
  • Água. A maneira mais econômica de aquecer pisos em edifícios de vários apartamentos.

Características do reforço da mesa

Para instalar corretamente os cabos de aquecimento, certifique-se de que o piso não racha durante a secagem. Quando se formam fissuras, aparecem as chamadas zonas frias, devido às quais o calor é distribuído de forma desigual sobre a base.

No momento, existem várias opções de reforço:

  • Aditivos. Ao preparar uma solução, não se deve esquecer a fibra - um aditivo especial à base de polipropileno. A fibra melhora as características técnicas da mesa: resistência à propagação, fissuração e danos diversos. Ao mesmo tempo, o material aumenta os indicadores de resistência ao gelo e resistência ao fogo;
  • Malha de reforço. Uma malha de plástico especial é encontrada em várias recomendações de instalação do sistema. Os fabricantes os completam com suportes especiais que permitem que a rede seja elevada acima do chão.

Piso radiante eléctrico sem betonilha

Ao providenciar o aquecimento por piso radiante em divisões grandes, existe a possibilidade de fissuras devido ao facto de não terem sido fornecidas bolsas de compensação. O procedimento requer necessariamente o uso de uma fita amortecedora de compensação.

Prós e contras dos sistemas de aquecimento de piso disponíveis

As vantagens, bem como as desvantagens do aquecimento por piso radiante, não são decisivas na escolha. Afinal, este não é o sistema principal, mas apenas um sistema auxiliar.

Portanto, antes de mais nada, deve-se levar em consideração as características do ambiente (umidade, circuito principal de aquecimento, carga prevista no piso, mobiliário, frequência de residência). Na escala de um edifício individual, a disponibilidade de suprimento local de eletricidade, gás e água é de considerável importância para a priorização.

Elétrico

O aquecimento de equipamentos elétricos em uma mesa ou camada de cola para azulejos apresenta uma lista impressionante de vantagens em relação a outros sistemas.

  • obtenção rápida do efeito desejado;
  • a capacidade de ajustar os modos de temperatura e tempo;
  • a conexão paralela de elementos de aquecimento garante a operabilidade do sistema, mesmo se algumas seções do circuito deixarem de funcionar;
  • facilidade de instalação e possibilidade de equipar uma unidade com equipamentos de proteção (blindagem com RCD).

Das desvantagens significativas deste método, apenas o consumo de energia significativo e um período de operação relativamente curto são conhecidos.

Água

No caso do sistema de aquecimento por piso radiante, o baixo custo, juntamente com a excelente eficiência, muitas vezes é forçado a fechar os olhos para:

  • a probabilidade de congelamento do refrigerante nas tubulações (setor privado e varandas de prédios altos);
  • possíveis problemas com testes periódicos do sistema centralizado (edifícios típicos de vários apartamentos);
  • a necessidade de desenvolver um projeto especial para o apartamento e obter autorização para a execução de obras junto às autoridades locais.

O procedimento para instalação de tubos em esteiras de poliestireno

É fácil fazer um piso de água quente sem uma régua com as próprias mãos. Primeiro, a superfície áspera é limpa de detritos de construção. A base deve ser nivelada, se necessário.

Um filme plástico é colocado na superfície preparada. Sua espessura deve ser de pelo menos 200 mícrons. As lâminas impermeabilizantes de polietileno são colocadas sobrepostas (10-15 cm). As juntas devem ser firmemente fixadas com fita adesiva.

Uma fita isolante é colocada em torno do perímetro da sala. Ele compensa a possível expansão do sistema durante o aquecimento. Em seguida, as esteiras de poliestireno são dispostas. Se a espessura for pequena, as juntas devem ser untadas com cola. As ripas de metal são colocadas entre as saliências. Os tubos são colocados em suas ranhuras. Em cima deles, outra camada de impermeabilização é colocada.

Em seguida, você precisa fazer o layout de 2 camadas de folhas GVL. As juntas da primeira camada não devem se cruzar com a camada anterior. A espessura deste pavimento deve ser de 1 cm As juntas devem ser revestidas com cola PVA. As camadas devem ser fixadas com parafusos auto-roscantes. É importante não danificar os tubos durante este processo.

Depois disso, o acabamento é montado. Um underlay especial deve ser colocado sob o laminado. Ao instalar os ladrilhos, você deve escolher o adesivo certo. Deve ser à base de acrílico.

Que tipo de piso radiante funciona melhor para ladrilhos? O principal é não perder nada

Mais uma vez, a escolha final da construção de piso radiante para ladrilhos será ideal apenas com uma análise correta das condições existentes.

Por exemplo, um piso aquecido a água em uma casa de campo que fica vazia durante a maior parte do período de inverno é inaceitável, mesmo se houver um sistema autônomo de abastecimento de água. Enquanto as esteiras de aquecimento estão em uma camada de cola para azulejos, nas mesmas condições, o piso aquece rapidamente.

Torta de aquecimento de piso

Uma casa privada ou um arranha-céu típico é igualmente exigente na preparação da base (o chamado subpiso) para qualquer sistema de aquecimento. Com uma ligeira diferença, dependendo do princípio de operação, a estrutura de várias camadas de um piso quente é assim:

como instalar um piso quente sob os ladrilhos

1. Base sólida... As opções que contêm cimento são priorizadas.

2. Impermeabilização... O componente funcional é importante aqui.

3. Isolamento térmico... Ignorar esse ponto reduz significativamente a eficiência do uso de energia. Afinal, mesmo uma fita amortecedora para uma mesa (entre a parede e a mesa) reduzirá significativamente a perda de calor.

4. Grade de metal... A gama útil inclui uma instalação simplificada do refrigerante (tubos) e resistência estrutural adicional - devido ao reforço da mesa. É melhor colocar uma malha fina na armadura de modo que fique na profundidade da mesa, e não ao longo da borda inferior.

5. Folha ou outro refletor laminado metalizado em poliestireno expandido... A conveniência de uso não foi comprovada, mesmo em pisos a granel (mesa seca). Tendo considerado as opções experimentais com e sem um refletor, pode-se argumentar:

  • em um caso, a diferença de temperatura na superfície do bolo não ultrapassa um grau Celsius
  • no outro, o piso retém o calor por mais tempo se a base da mesa for efetivamente aquecida sob o refrigerante
  • a lucratividade do refletor é um fator que não resiste a um exame minucioso. A folha se dissolve sob a influência da solução autonivelante, e o polímero metalizado sob o peso da mesa achatará e perderá suas propriedades declaradas.

6. Sistema de tubulação... Para "kulibins" adequado metal-plástico, menos frequentemente tubos corrugados de cobre e aço. Para todos os outros cidadãos, os cálculos e a seleção dos materiais são realizados pelo fabricante do sistema.

7. Mesa... Camada mínima obrigatória de 30 mm acima dos tubos.

8. Acabamento decorativo.

Vídeo - qual piso quente é melhor colocar sob telhas de quartzo-vinil:

Métodos de mesa

A versão clássica - é usada uma composição de cimento e areia, mas outros tipos de contrapiso são excelentes para um piso quente, onde cada um tem suas características próprias:

  • Betonilha molhada. Para amassar, usa-se cimento, plastificante e areia.É necessária a adição de fibra de vidro, que protegerá a superfície de possíveis rachaduras e deformações durante a solidificação. A principal vantagem da solução é que é fácil de fazer com as próprias mãos e os componentes têm um custo acessível. Mas o método também tem pontos fracos - o piso vai secar em 28 dias, podem aparecer rachaduras e a base não pode ser perfeitamente nivelada;
  • Betonilha semi-seca. Durante o processo de fabricação, a água é adicionada à mistura. É melhor pegar uma composição pronta, mas se desejar, você mesmo pode fazer. A principal vantagem é que, quando o piso seca, não há mais rachaduras e não precisa ser nivelado;
  • Betonilha seca. Cada fabricante da composição tem sua própria receita, mas, via de regra, o uso de perlita fina ou areia de quartzo, escória de grão fino e assim por diante é relevante. O método tem os seguintes aspectos positivos: é rapidamente montado e seca. O trabalho subsequente é realizado 12 horas após a instalação.

Ao equipar a gravata, você deve ter muito cuidado para não estragar os cabos colocados. Se você acidentalmente quebrar o isolamento protetor ou núcleo condutor no momento de despejar, o sistema pode simplesmente não funcionar.

Contornos eletricamente dependentes

Aquecimento de piso infravermelho

Os sistemas de piso radiante elétrico são amplamente conhecidos, mas a suposição de seu uso futuro em uma camada monolítica obriga a abandonar a maioria do infravermelho. Os componentes do filme infravermelho simplesmente não são adequados para funcionar em uma mesa, eles não interagem bem com a argamassa de cimento. Seu objetivo principal é diretamente sob o revestimento decorativo (o mesmo laminado).

piso radiante infravermelho sob os ladrilhos, o que é melhor

Teoricamente, seria possível utilizar um sistema infravermelho de filme em uma mesa seca, com piso GVL (placas de gesso pareadas sobre o material vazado e compactado) e ladrilhos como superfície decorativa. Mas a condutividade térmica de uma espessa camada de lascas de argila expandida é tão insignificante que a opção com um sistema de infravermelho se torna francamente cara.

Vídeo - qual piso radiante elétrico é melhor dependendo da situação:

A opção mais aceitável entre os novos emissores de ondas é um sistema de barras de carbono. Mas este caso é mais experimental do que comprovado e durável. A razão para isso é a falta de confiabilidade da conexão dos elementos de aquecimento com o cabo condutor (o fabricante especifica o período de garantia para esta parte do sistema como um item separado). Ao incluir plastificantes especiais na mistura autonivelante (um pré-requisito para instalar um piso quente em uma solução), é possível reduzir um pouco a carga no sistema, mas o efeito de uma solução contendo cimento não é difícil de prever.

Sistemas de cabo

O piso radiante por cabo é certamente a opção mais indicada para quem não quer enfrentar canos congelados debaixo dos ladrilhos, por exemplo, no país. A simplicidade do dispositivo e os baixos requisitos de manutenção tornam o cabo de aquecimento uma boa alternativa ao sistema de água.

Os cabos de aquecimento estão amplamente representados no mercado nacional.

  • Resistivo implica uma carga constante no condutor de aquecimento, ao longo de todo o comprimento do circuito. O núcleo simples e o núcleo duplo, com características de design diferentes, funcionam de acordo com o mesmo princípio. Eles diferem apenas na maneira como o sistema é conectado à fonte de alimentação. O que afeta a metragem do cabo usado.
  • Autoajustáveldevido ao seu projeto complexo, eles são capazes de mudanças independentes na carga em seções individuais, dependendo da intensidade do impacto de fatores externos.

Esteiras de aquecimento - na verdade, são os mesmos cabos térmicos, só que já fixados em uma malha de polímero.Esses rolos são fáceis de instalar, dependendo das características do cabo emissor de calor, podem ser colocados tanto na betonilha como na camada de cola para azulejos.

Se for necessário aumentar a área aquecida, pode-se cortar a tela de suporte e girar um pouco o arame. Economias verdadeiras e prejudiciais, neste caso, podem levar a um aquecimento parcial insuficientemente eficaz (a chamada "zebra de calor") da superfície do piso.

Vídeo - que tipo de piso radiante é melhor para montar com suas próprias mãos:

Para pisos de cozinha, banheiro ou sala de estar, não há restrição ao uso de piso de cabo. Várias unidades de controle fornecem o efeito desejado.

A única coisa é que, com base nas regras gerais de organização da fonte de alimentação, é necessário focar na presença de um dispositivo de corrente residual (RCD). E um separado para cada quarto.

Resultados

O aquecimento do piso é bom nos casos em que uma mesa pesada não pode ser colocada devido à baixa capacidade de suporte dos pisos, em casas de madeira ou velhas, ou os tetos baixos não o permitem. Mais populares são os pisos de madeira com água quente; menos frequentemente, os sistemas de poliestireno são usados. Mas em qualquer caso, este método de aquecimento de piso só pode ser utilizado como meio de aumentar o conforto: a produção de calor não ultrapassa 60 W / m2, o que na maioria das zonas não permite utilizar estes sistemas como aquecimento principal.

teplowood.ru

Sistemas de transferência de calor líquido

O piso aquecido a água na mesa goza de uma merecida popularidade, com base em muitos fatores. Entre outros, a durabilidade, que por sua vez, afeta a formação de um baixo custo total de aquecimento em geral. Considerando o desempenho do sistema e a disponibilidade de materiais, a possibilidade de utilizá-lo em galpões não aquecidos, essa opção tornou-se generalizada.

Comprado

Se o sistema de aquecimento adicional planejado for instalado por especialistas que representam os interesses da empresa de manufatura, então o interesse do cliente é óbvio em termos de tempo e custo.

Com o que os tubos serão conectados, ou que tipo de refrigerante está envolvido em um caso particular, não é absolutamente importante.

Os interesses dos fabricantes normais não incluem o trabalho para restaurar o desempenho perdido do sistema de aquecimento. Garantia vitalícia, com manutenção periódica e esclarecimento obrigatório das regras de funcionamento - é com isso que o cliente deve contar.

Caseiro

Ao projetar um piso aquecido a água por conta própria, deve-se lembrar que as duas opções de instalação "caracol" e "cobra" possuem características técnicas diferentes. Por exemplo, nas mesmas condições, a primeira opção é caracterizada por uma metragem menor de tubos do que a segunda.

"Snail" fornece aquecimento uniforme; tubos colocados com uma "cobra" perdem um pouco a temperatura, à medida que se afastam do circuito principal. O desenho do “caracol” tem menor resistência, o que explica a diferença de temperatura. A propósito, este recurso também explica as diferentes mudanças de pressão no circuito de aquecimento geral.

Com base no fato de que a manutenção periódica de um piso aquecido sob um ladrilho é impossível, inicialmente você deve se concentrar em materiais duráveis. No caso de instalação de um sistema caseiro, a melhor escolha seriam tubos de metal-plástico e aço inoxidável. Tubos de polietileno e cobre são usados ​​com menos frequência, pois complicações indesejadas são possíveis devido ao contato com a mistura de cimento.

Dado o cálculo correto, para um sistema com sua própria caldeira, você pode evitar maiores problemas durante a operação. E montando o circuito de água "a olho", em um prédio de apartamentos, é perfeitamente possível enfrentar uma série de problemas.

Claro que o bypass (um jumper entre a alimentação e o retorno) servirá como uma espécie de proteção contra problemas com os vizinhos na entrada, mas de qualquer forma, levantar pisos e refazer o circuito é um prazer abaixo da média.

Avaliações de usuários

Um piso de água quente sem mesa, de acordo com comentários, é instalado rapidamente e sem problemas. Ao mesmo tempo, os proprietários de residências particulares afirmam que o tipo de instalação mais simples é a utilização de placas modulares de madeira ou poliestireno. Esses materiais podem ser adquiridos em lojas especializadas.

Porém, se você deseja economizar no orçamento familiar, pode escolher o método de cremalheira e pinhão para instalação de tubos. Nesse caso, você precisa de tempo livre suficiente. Este é um processo de instalação mais complexo e demorado.

Se você realizar todas as ações corretamente, você pode obter um sistema de qualidade. Será confiável e durável. O aquecimento das instalações, neste caso, será uniforme e menos oneroso do que com o uso de baterias. É preferível confiar a um profissional a ligação dos tubos à caldeira. A segurança do sistema de aquecimento depende disso.

Tendo considerado como é realizada a instalação de um piso de água quente sem mesa, você mesmo pode montar o sistema.

fb.ru

Dedicado a experimentadores

A ideia de criar um piso quente com um sistema de aquecimento de ar está sendo promovida exclusivamente com o entusiasmo de amadores. Em tese, trata-se de um sistema de dutos ao ar livre que conecta o ambiente à câmara térmica localizada abaixo, que aquece o ar que sai da rua.

O projeto, que, a princípio, não requer a substituição de refrigerantes, pode se tornar popular entre os proprietários de prédios suburbanos (se quiserem pisos com ladrilhos de cerâmica ou lajes de granito). Mas as dificuldades em projetar um sistema para uma sala já construída não permitem que este método ganhe aceitação em massa.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores