É possível fazer um piso aquecido no quarto: os prós e os contras

Concordo, é bom andar descalço em um chão quente, mesmo quando é inverno lá fora. E não é necessário cobrir tudo ao redor com tapetes coletores de poeira. Para manter a temperatura de superfície desejada, existem tecnologias especiais.

Estes são sistemas de piso radiante que podem ser combinados com o aquecimento clássico ou tornar-se a principal fonte de calor da casa e esquecer os radiadores para sempre.

Esses sistemas são divididos em elétricos e hidráulicos. Quais escolher para tornar sua casa mais quente e confortável? Você pode encontrar a solução certa se analisar todos os prós e contras dos pisos elétricos e hidráulicos.

Piso radiante elétrico ou aquecimento de água: comparação

A principal diferença entre um piso radiante elétrico e um piso radiante a água é já evidente pelo nome e consiste no método de aquecimento.

  • No primeiro caso, são colocados elementos sob a superfície que são aquecidos por eletricidade e transferem calor para o piso.
  • O piso da água é feito de tubos de metal-plástico ou polietileno, por onde passa a água quente. Tal sistema prevê a presença de uma caldeira e uma unidade de controle.

Existem muitas diferenças entre esses dois tipos de sistemas. Vamos examinar os principais.

Características importantes

Para entender qual piso aquecido escolher - elétrico ou água, primeiro você precisa entender as principais propriedades desses sistemas. É importante compreender que vários sistemas se enquadram na designação geral de “piso aquecido elétrico”. Eles diferem nos princípios de instalação, preço e operação.

Existem dois tipos principais de piso radiante elétrico:

  • infravermelho;
  • cabo.

No primeiro caso, é um filme revestido de carbono ou barras de carbono em esteiras. O piso é aquecido por ondas infravermelhas e transfere o calor para cima. Esses são os sistemas mais fáceis de instalar.

O piso radiante por cabo pode ser semelhante a fios separados ou tapetes acabados. Os tapetes prontos são muito mais convenientes.

Os sistemas de cabos são divididos em:

  • resistivo padrão
  • auto-regulável moderno.

Estes últimos são muito mais econômicos e possuem propriedades aprimoradas.

Como regra, os sistemas de cabos convencionais não devem ser instalados sob a mobília, caso contrário, o cabo pode superaquecer e se deteriorar. Os cabos autorreguláveis ​​podem ser instalados sob todo o piso.

Segurança

Claramente, os pisos de água são mais seguros. A pior coisa que pode acontecer com eles é um vazamento.

Embora a instalação de um piso radiante elétrico seja relativamente simples, um eletricista deve estar envolvido no processo. A instalação e conexão inadequadas do cabo podem representar problemas menores e maiores para o eletricista. Recomenda-se fazer um isolamento confiável e fornecer aterramento.

Outro problema com o cabo de aquecimento por piso radiante é a radiação elétrica. Embora não ultrapasse o limite legal, acredita-se que seja prejudicial à saúde. O aquecimento com ondas infravermelhas é considerado mais seguro.

Confiabilidade

Desde que a fiação atenda a todos os requisitos modernos, os pisos elétricos podem durar 30 anos. Mas o sistema de água às vezes terá que ser consertado. Embora os tubos em si sejam duráveis, várias conexões e outros conectores se desgastam com o tempo e precisam ser substituídos.

Portanto, ao colocar um piso de água, eles agora tentam realizar a instalação sem contrapiso, usando tapetes de perfis especiais, nos quais é conveniente fixar os tubos.

Recomendações para escolher um piso aquecido no quarto

  1. Em uma casa particular ou em um apartamento não mais alto que o primeiro andar, é racional usar sistema de água... Em termos de custos de aquecimento, é mais lucrativo do que elétrico. E em caso de avaria, o risco de inundação de vizinhos está excluído.
  2. Antes de instalar um piso aquecido, é necessário isolar a superfície e uma tela reflexiva por cima. Isso ajuda a distribuir o calor uniformemente por toda a mesa.
  3. Se o piso radiante for instalado para substituir o aquecimento principal, deve ser utilizado um sistema de água. Neste caso, um layout de tubulação mais denso pode ser feito próximo às paredes e janelas, o que irá aquecer adicionalmente as áreas frias da sala.
  4. Não é recomendado instalar o sistema elétrico sob o piso de parquete... Quando aquecido, ele vai secar e deformar. Os pisos hidráulicos são instalados sob qualquer superfície, pois o sistema hidráulico é instalado sob a mesa.
  5. Se for necessário equipar pisos aquecidos sem grandes reparos e uma nova mesa, usa-se filme infravermelho. Mas você não deve colocá-lo sob a mobília, pode superaquecer.

Outros prós e contras

A principal vantagem do pavimento radiante eléctrico é que pode ser utilizado “pontualmente”, por exemplo, apenas na zona infantil e na casa de banho. E é possível ligar o sistema conforme necessário.

A desvantagem é que a eletricidade é mais cara do que a água. Mesmo com o sistema elétrico mais avançado, prepare-se para investir no seu conforto.

Lembre-se de que os sistemas elétricos dependem da fonte de corrente. Se houver interrupções de energia freqüentes em sua área, você terá que fornecer uma fonte de alimentação ininterrupta para sua rede doméstica.

A principal vantagem de um piso aquecido a água é a relação custo-benefício. Embora você precise gastar muito mais dinheiro na instalação, no futuro seus esforços valerão a pena.

Se você mora em um apartamento de um prédio de vários andares, provavelmente o piso aquecido não é para você. Para tal, você deve obter uma autorização especial. Na verdade, para pisos, esse sistema é uma carga enorme. Além disso, ao ligar ao aquecimento central, reduzirá a qualidade do aquecimento dos apartamentos vizinhos. E se houver vazamentos no sistema, as consequências atingirão seu bolso com força.

Sumário breve

Então, vamos resumir os resultados preliminares. Descobrimos que os pisos de água têm as seguintes vantagens:

economia de uso;

  • segurança;
  • sem radiação.

Desvantagens:

  • instalação mais cara;
  • a necessidade de substituir acessórios;
  • possíveis vazamentos;
  • o problema de instalar um prédio alto em um apartamento.

O aquecimento elétrico de piso também tem suas vantagens:

  • facilidade de instalação;
  • a capacidade de instalar prédios altos em um apartamento e ponto a ponto em certas áreas;
  • longa vida útil.

E os contras:

  • o custo de pagar pela eletricidade;
  • a presença de radiação;
  • perigo de choque elétrico e incêndio devido à instalação inadequada;
  • a necessidade de uma fonte ininterrupta de eletricidade e boa fiação.

Em qualquer caso, o pavimento radiante (eléctrico ou a água) tem uma vantagem importante - cria uma sensação de aconchego e aquece os pés, o que é extremamente importante para a saúde.

Contras de instalar um piso quente no quarto

  • Alto custo de materiais e equipamentos... Custos adicionais de instalação. Sem habilidades especiais, você precisa confiar a colocação do piso a profissionais.
  • A necessidade de conduzir trabalho preparatório na forma de uma mesa de concreto e nivelamento da superfície original.
  • O sistema não pode ser reparado... Se os elementos individuais falharem, você precisará alterá-lo completamente.
  • Para revestimento de acabamento são usados apenas materiais naturaisde forma que quando aquecidos não emitem substâncias nocivas à saúde e cheiros desagradáveis. O revestimento do piso deve ter um alto nível de condutividade térmica.
  • Para instalar um piso de água em um apartamento, é necessário alcançar permissões dos respectivos serviços.
  • Muito tempo para aquecer a sala... Primeiro, o sistema aquece a mesa de concreto e só depois o revestimento e o ar da sala.
  • Não é adequado para quartos de teto baixo, já que a mesa de concreto e o próprio sistema podem ultrapassar 10 cm de espessura. Como resultado, a altura da sala é reduzida.

Para escolher um pavimento quente, deve ter uma ideia dos sistemas existentes e qual é o mais adequado para o quarto.

Pisos quentes no quarto

Revestimentos de acabamento para diferentes tipos de piso radiante

É importante que os revestimentos de piso radiante sejam adequados. Existem as seguintes recomendações:

Para o fundo da água é preferível:

  • laminado;
  • parquete;
  • linóleo em um substrato fino;
  • azulejo de cerâmica;
  • piso autonivelante.

Para um sistema de aquecimento elétrico de piso, recomenda-se:

  • laminado;
  • parquete fino;
  • telhas de cerâmica;
  • linóleo sem isolamento;
  • piso autonivelante.

Para o aquecimento radiante eléctrico em folha, é aconselhável a utilização de linóleo laminado e não isolado.

Mitos sobre colocar pisos quentes no quarto


Estadia confortável no quarto com aquecimento de piso
Muitas pessoas temem que o piso aquecido não possa ser colocado no quarto, alegando que eles são adequados apenas para salas de serviço e onde as pessoas são poucas. Esta afirmação é absolutamente errada e provavelmente surgiu após a utilização de pisos de baixa qualidade, que, ao serem aquecidos, exalavam odores desagradáveis. Existem hoje no mercado muitos revestimentos de boa qualidade que são ecologicamente corretos e não emitem substâncias nocivas. Portanto, é seguro e econômico usar o piso radiante no quarto.

O segundo mito que anda entre os consumidores: o aquecimento de piso não é usado no quarto, pois o calor que vem de baixo (perto da cabeça) prejudica o sono e a saúde humana. Afinal, sabe-se que durante o sono o quarto deve ser ventilado. É necessário ar fresco e fresco no quarto. Está certo. A propósito, este problema é resolvido pelo sistema de piso radiante, uma vez que tem a capacidade de regular automaticamente a temperatura. Portanto, definir o valor desejado é fácil.

Depois de estudar como equipar um piso aquecido no quarto, todos os prós e contras de instalá-lo, cada um faz sua escolha. No entanto, não se esqueça do grande número de vantagens e várias desvantagens que são abrangidas pelas condições de conforto na divisão.

Colocar o piso aquecido no quarto:

Aquecimento por piso radiante eléctrico ou a água - o que é mais rentável?

Então, qual andar é mais lucrativo, água ou elétrica? Tendo analisado todas as vantagens e desvantagens dos sistemas, é fácil responder a esta pergunta. Vamos analisar os benefícios ponto a ponto.

  1. Para residentes de prédios altos, apenas as opções elétricas são adequadas de maneira única. As únicas exceções são os apartamentos no rés-do-chão com um moderno sistema de aquecimento, para que o seu piso de água não prejudique os seus vizinhos.
  2. Mas os proprietários de casas particulares têm uma ampla escolha. Todos os tipos podem ser usados.
  3. Para aquecimento temporário e aquecimento em certas áreas, é mais lucrativo escolher sistemas elétricos.
  4. Para aquecimento permanente em toda a área da casa, é preferível escolher pisos de água.
  5. Quais pisos aquecidos são mais econômicos, água ou elétrica? Aqui, como descobrimos, vencem os primeiros. Mas a instalação geralmente é mais cara.
  6. Se você escolher o mais econômico dos sistemas elétricos, dê preferência ao cabo autorregulável ou filme infravermelho.

É claro que você decide qual piso aquecido é melhor escolher. Siga nossas recomendações e deixe sua casa ainda mais aconchegante e confortável!

Variedades de sistemas

  1. Piso de água tem um custo baixo. Sobre a base é colocado material isolante impermeabilizante e, em seguida, são montados tubos de plástico ou metal, através dos quais a água é posteriormente fornecida do sistema de aquecimento central. Eles podem ser colocados em toda a área da sala. A base do acabamento é uma mesa de concreto. É mais conveniente confiar a instalação de tal piso a um profissional. Em operação, esse tipo é mais econômico do que os outros. Definir o cronômetro e o termostato reduz os custos, permitindo que você defina uma temperatura confortável e o tempo de fornecimento de calor.O piso de água é adequado para casas particulares ou apartamentos com aquecimento individual. Recomenda-se substituir o sistema a cada 5 anos para evitar a corrosão de tubos de metal ou vazamentos.
  2. Chão elétrico adequado tanto para uma casa particular quanto para um apartamento. A base do elemento de aquecimento é o cabo. Pode ser amarrado em uma malha de base ou pode ser simples, livremente localizado na superfície. O assentamento é feito com aterramento e isolamento e o vazamento é feito com uma mesa de concreto com cerca de 5 cm de espessura. Esta cobertura é alimentada por eletricidade e conectada a uma tomada. Este sistema envolve altos custos de eletricidade. Para reduzir custos, controladores de temperatura especiais são instalados. Sujeito às normas de segurança, este tipo de piso não representa uma ameaça à vida e à saúde.
  3. Filme infravermelho considerada uma opção econômica. Para segurança adicional, placas de aglomerado são usadas como mesa. Mais frequentemente, o acabamento do piso é instalado diretamente na folha infravermelha. Laminado, parquet ou linóleo são adequados para acabamento. O princípio de funcionamento é a passagem da eletricidade por uma película de alumínio, que é fixada entre os isoladores. Devido à pequena seção de alumínio, o consumo de eletricidade também é reduzido junto com a dissipação de calor.

Comentários de pessoas sobre diferentes tipos de piso radiante

E aqui selecionamos os comentários mais indicativos de pessoas que já fizeram um piso quente. Também há críticas positivas, mas não são tantas. Mas, leia você mesmo e tire suas próprias conclusões. Por exemplo, aqui está uma revisão sobre pisos quentes de filme:

A pessoa listou detalhadamente e do ponto de vista prático os casos em que vale a pena usar tal piso. O que mais as pessoas estão dizendo nos fóruns.

Também existe um mito sobre os enormes danos do piso radiante elétrico devido ao campo eletromagnético que eles criam. Aqui está o que os cientistas têm a dizer sobre isso:

Também existe um boato de que esses pisos podem causar impotência e até diabetes. Não achamos que essas histórias valham nada, então não acredite nelas.

Em conclusão, podemos dizer o seguinte: o aquecimento por piso radiante não é uma necessidade urgente, mas sim um bónus agradável. Portanto, se vale a pena fazer isso ou não, sua carteira o dirá. E que tipo é melhor escolher, agora você sabe com certeza!

Em que casos é exatamente necessário um piso quente?

Às vezes, um piso quente é uma conveniência adicional, mas há casos especiais em que isso se torna simplesmente necessário.

1. Se você reformou e demoliu a parede entre a varanda e a cozinha para ampliar o espaço, uma bateria projetada para uma capacidade cúbica menor não será suficiente.

A cozinha não aquece bem, portanto, você precisa instalar um segundo radiador ou fazer um piso aquecido. A última opção é preferível, pois o aquecimento abrange toda a área.

2. Se você fez uma bancada no lugar do peitoril da janela acima do radiador na cozinha. Nesse caso, todo o calor que deveria sair da bateria não vai a lugar nenhum e, como resultado, a temperatura do ar na cozinha fica baixa. Claro, você pode fazer pequenos furos na bancada para o ar quente escapar, mas na prática, essa manobra não adianta.

3. Se você tem filhos pequenos, é difícil conseguir usar chinelos o tempo todo. Aqui é melhor não ser mesquinho e fazer aquecimento no fogão, pois, na estação fria, muitas vezes as crianças podem adoecer. Isso é especialmente verdadeiro para crianças muito pequenas que ainda estão engatinhando.

Além disso, não se esqueça de uma coisa: se você fizer um piso aquecido na cozinha usando qualquer persiana elétrica, isso não o obriga a nada. Você pode ligar e desligar o aquecimento sempre que quiser, pelo menos uma vez por mês. Portanto, o equipamento de tal piso não envolve necessariamente custos colossais de luz.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores