Piso aquecido na varanda ou loggia sob os ladrilhos: como equipar

Piso radiante elétrico sob telhas

Isolamento de piso nas condições do inverno russo é uma etapa importante na construção de prédios privados e de apartamentos.

E se antes era um item de luxo, agora, mais frequentemente a escolha dos projetistas recai sobre o tipo de isolamento do piso, onde todo o sistema pode ser regulado.

O ladrilho, tendo boa condutividade térmica, é material ideal sob o sistema de aquecimento piso radiante. Dentre a variedade de tipos de isolamentos, vale destacar o elétrico.

o que piso radiante elétrico? É um tipo de aquecimento de piso, em que o piso é aquecido por um cabo ou película que passa por baixo da cobertura. Esse piso recebe energia do sistema elétrico da casa.

Por que é melhor escolher um piso radiante elétrico:

  • Piso elétrico - o mais "regulado"... O sistema de controle permite não só aumentar ou diminuir a potência, a temperatura do calor que entra, mas também desligar / ligar o aquecimento de cada ambiente separadamente.
  • O piso radiante elétrico é durável.
  • A taxa de aquecimento é significativamente maior em comparação com outros tipos de pisos quentes, o que significa que não precisa esperar muitoaté a sala aquecer.
  • A capacidade de localizar a quebra no cabo do elemento de aquecimento usando uma chave de fenda indicadora sem ter que abrir todo o revestimento do piso para localizá-la.
  • Segurança durante a operação e em caso de danos aos elementos. Um dispositivo de corrente residual é embutido em cada sistema no caso de um acidente ou danos menores ao sistema.
  • O principal critério para a escolha da instalação de um piso radiante elétrico sob um ladrilho são as propriedades do próprio ladrilho. Com excelente dissipação de calor, os ladrilhos são praticamente 100% transferência de caloro obtido a partir do sistema de aquecimento.

Que tipo de isolamento escolher?

  • Lã de vidro e suas modificações.

Hoje em dia, você pode comprar as seguintes variedades deste material: lã de vidro, lã mineral, basalto, pedra, shpak. Todos esses aquecedores têm uma estrutura de algodão e diferem no material de origem do qual são feitos. Seu método de produção é praticamente o mesmo: fusão. Por exemplo, os componentes da lã mineral são vidro fundido, pedras e polainas.

As características de isolamento térmico dos diferentes tipos deste material também são idênticas. Cada um deles pode ser enrolado e em forma de esteiras de diferentes espessuras. As marcas mais conhecidas e populares: Isover, Rockwool, PAROS, URSA. Eles podem isolar o chão se não houver muita umidade na sala ou no porão. Qualquer um desses materiais é higroscópico e se deteriora quando molhado.

  • Penofol.

O penofol é um material em rolo, via de regra, folha em um de seus lados ou em ambos os lados ao mesmo tempo.

Esta é uma nova geração de isolamento. É um material em rolo, via de regra, folha em um de seus lados ou em ambos os lados ao mesmo tempo. Este revestimento refletor de calor o distingue de outros isolantes e, portanto, é um produto exclusivo que evita o vazamento de calor. O Penofol pode ter uma camada autoadesiva, o que só aumenta a confiabilidade da barreira para acesso de ar frio. É produzido em rolos e vem em diferentes espessuras.

  • Isopor.

É um isolamento universal, o mais popular e usado em todos os lugares. As lâminas deste material podem ter espessuras de 2, 2,5, 3, 5 e 10 cm. Tamanhos padrão: 100x100 cm e 100x200 cm.

Polyfoam pode ter densidades diferentes. Além disso, quanto maior for, maiores serão as propriedades de isolamento térmico deste material. O isolamento do piso é feito de material sólido e de alta qualidade, com alto grau de densidade.Esta é a opção mais preferível para colocar sob um ladrilho.

Tipos de isolamento e as ferramentas necessárias

As vantagens de um piso isolado são bastante óbvias. Em primeiro lugar, as pernas estarão sempre quentes, o que não fará com que o nariz corra. A distribuição uniforme do ar quente por toda a sala evitará correntes de ar. Você pode abordar o processo de aquecimento de piso de diferentes maneiras.

Esses incluem:

  • aquecimento de piso elétrico;
  • aquecimento com água;
  • isolamento com materiais isolantes (lã mineral, vidro, fibra de basalto, etc.).

Tipos e tecnologia de isolamento de piso para ladrilhos

Esquema de métodos de colocação de tubos para aquecimento radiante.

Para enfrentar o processo de reparação de pisos, você precisa se preparar para esse negócio. Para fazer isso, você precisará das seguintes ferramentas e materiais:

  • um perfurador, que será necessário para remover os ladrilhos antigos e preparar o revestimento;
  • um misturador ou agitador com um bico para um cartucho perfurador para preparar uma solução em uma betonilha;
  • nível de construção para determinar o horizonte do piso;
  • um voltímetro ou testador, que será necessário para verificar as conexões elétricas;
  • tubo de polipropileno com tesoura, ferro de soldar e os acessórios necessários para a preparação do aquecimento de água;
  • malha de reforço para preparação da betonilha.

Isolamento do piso de concreto sob os ladrilhos

Os ladrilhos só podem ser colocados sobre cimento-areia ou outra argamassa de alvenaria.

Os ladrilhos só podem ser assentados sobre cimento-areia ou outra argamassa de alvenaria. Portanto, o piso dessa sala será de concreto. Ele, assim como a cerâmica, não retém bem o calor, portanto precisa de um isolamento de alta qualidade. A tecnologia de trabalho em casas com e sem cave apresenta pequenas diferenças. Vamos dar uma olhada em cada um desses métodos.

  • Isolamento de piso de concreto em casas com cave.

O problema do piso frio é mais relevante para os moradores dos primeiros andares. A melhor opção seria isolar diretamente do lado do porão, revestindo o piso de concreto com folhas de espuma. Mas, na prática, esse método raramente é usado. Portanto, as obras de isolamento dos apartamentos são realizadas pelos próprios inquilinos. Sequência de trabalho:

  1. Desmontagem do topo, geralmente uma cobertura de madeira.
  2. Limpamos a superfície da laje de concreto de detritos e sujeira.
  3. Utilizando o nível hídrico, fazemos marcações nas paredes da sala, que deverão corresponder à altura do futuro piso, tendo em conta o revestimento. As linhas devem ser estritamente horizontais.
  4. Colocamos o material de impermeabilização. O material de cobertura é o mais usado, mas você pode usar um método mais moderno: trate a superfície com qualquer um dos mastiques betuminosos.
  5. Colocamos isolamento entre as defasagens. Se o clima da região de residência for quente, basta preencher uma camada de argila expandida.
  6. Colocamos um material de barreira de vapor em cima dele (se a espuma for selecionada, então não é necessário).
  7. A seguir, colocamos a malha de reforço com uma seção de barra de pelo menos 5 mm.
  8. Preparamos uma solução de concreto na proporção de 1: 3, onde 1 parte de cimento e 3 - areia.
  9. Preenchemos o piso com concreto camada por camada, com foco nas linhas de marcação. Cada subseqüente - somente após o endurecimento da anterior.A última camada é nivelada, então o concreto deve estar mais fluido.
  10. Realizamos assentamento de ladrilhos ou grés porcelanato.
  • Isolamento térmico do pavimento sob os ladrilhos em moradias sem cave.

Freqüentemente, esses edifícios são sobre estacas e seus andares inferiores estão localizados próximos ao solo. A tecnologia do seu isolamento difere porque é necessária uma grande espessura de isolamento. Todo o trabalho é realizado dentro de casa. Sua sequência é semelhante à descrita acima.

Tecnologia de assentamento de piso radiante elétrico sob piso cerâmico

Trabalho preparatório:

  • Projetar um fluxo de trabalho para cada sala.A localização do móvel, o futuro termostato, é levada em consideração, a localização das ranhuras na parede e na base do piso para a conexão dos fios, a localização do sensor de temperatura é delineada. A etapa de instalação dos fios é levada em consideração.
  • Limpar o chão de objetos desnecessários, pequenos detritos, se necessário - remover o revestimento do chão antigo.
  • Nivelamento da superfície, aplicando primer no piso, necessário para uma melhor aderência da base com o adesivo para cerâmica.

Conselho: não coloque o cabo do piso radiante perto da parede. O recuo recomendado é de 10 cm.

É necessário levar em consideração a disposição dos móveis sem pernas ao projetar o circuito e não atribuir a colocação de cabos nesses locais, uma vez que a transferência de calor será difícil, o que em última instância irá causar mau funcionamento do sistema.

Ao instalar o piso radiante apenas em um cômodo específico, e não em toda a casa, o poder precisa ser levado em consideração fiação elétrica já existente. Pode ser mais fraco e precisará ser substituído.

Preparação da base... O assentamento do substrato isolante térmico é realizado com o método de cabo de isolamento do piso. Eles não são usados ​​para termofixos. O isolamento térmico é de folha, cortiça, poliuretano, etc.

Importante: é impossível colocar o cabo sem colocar o isolamento térmico, pois impede a transferência de calor para o fundo do forro e o retém no revestimento do piso. Este design torna o piso quente verdadeiramente funcional e não permite o desperdício de energia.

Thermomats não requer uma camada isolante, uma vez que o cabo já está colocado e fixado em uma superfície especial. Em seguida, a malha de metal é colocada na camada de isolamento térmico.

Instalação de equipamento elétrico:

  • Instalação do termostato na parede, próximo às tomadas (altura mínima - 30 cm, máximo recomendado 60 cm do piso).
  • Instalação de um sensor térmico em um tubo corrugado até 20 mm de largura, para a livre circulação do sensor e em caso de avaria - possibilidade de fácil substituição. O sensor é instalado no chão (em uma camada isolante de calor).
  • O sensor de temperatura não deve ser localizado próximo ao cabo de aquecimento, nem devem se cruzar.

Instalação de aquecimento por piso radiante:

  • Colocação do cabo de piso radiante com uma etapa, de acordo com o esquema de layout acordado no início e tendo em conta as recomendações do fabricante do cabo. O cabo é preso com fita de montagem. Os termofixos são convenientes porque o cabo é fixado em sua teia com o passo necessário. Verificação obrigatória da resistência do cabo com um multímetro. A diferença no valor da resistência não deve diferir do passaporte em mais de 10%. A verificação deve ser feita antes e depois da instalação do cabo.
  • Conduza as pontas do condutor aos terminais do termostato instalado.
  • Preenchendo a mesa.

Importante: antes do lançamento final da betonilha de pavimento radiante, é necessário verificar o cabo quanto a curtos-circuitos e quebras. Isso pode ser feito com um ohmímetro.

  • Colocar telhas. Conectando, verificando o piso radiante.
  • Após a cura da betonilha (2-3 dias), pode começar a revestir o pavimento. O ladrilho é colocado em adesivo para ladrilhos.
  • Recomenda-se ligar o chão quente depois de 28 dias (tempo de endurecimento do concreto) após a instalação completa.

Instalação do sistema "piso quente" como opção para isolamento do piso sob os ladrilhos

  1. Preparamos a base. Removemos o revestimento antigo e limpamos o espaço entre as defasagens.
  2. Se necessário, nivelamos os defeitos com uma argamassa de cimento e areia.
  3. Instalamos impermeabilizantes.
  4. Nós colocamos o isolamento. A melhor opção são placas de poliestireno, penofol, espuma de poliuretano com 3-5 cm de espessura.Também é vendido um isolamento especial para o sistema "piso quente", que possui reentrâncias para tubos, o que facilita muito o trabalho.
  5. Para evitar a deformação do isolamento durante o aquecimento dos tubos, recomenda-se deixar uma folga de pelo menos 0,5 cm entre a espuma e a parede, podendo as folgas entre as folhas ser vedadas com espuma de poliuretano.
  6. Fazemos colocação de tubos.A melhor opção é usar metal-plástico ou polipropileno, pois são duráveis, resistentes e possuem boa flexibilidade. Sua instalação é possível de uma das seguintes maneiras:

Independentemente da disposição dos tubos, a distância entre eles deve ser de 30-40 cm. Levamos as pontas de abastecimento e retorno para o armário coletor. Você pode anexar tubos ao isolamento das seguintes maneiras:

  • deitado entre "patrões";
  • usando suportes de mola em forma de U;
  • placas de alumínio de montagem;
  • montagem em rede metálica especial com clipes de plástico para fixação de tubos.

Ligamos o sistema à rede de abastecimento de água, fazemos os ajustes necessários no armário coletor, enchemos os tubos com líquido refrigerante, ligamos o sistema.

Chão quente e suas vantagens

O dispositivo de um piso aquecido em uma loggia coberta com ladrilhos de cerâmica é uma boa solução. O azulejo será uma decoração maravilhosa da sala por muitos anos. E o calor sob as telhas pode ser equipado com elementos elétricos de aquecimento ou de tubos com água como portador de calor. As principais vantagens do aquecimento por piso radiante incluem:

Chão quente na varanda sob os ladrilhos

O azulejo na varanda parece esteticamente agradável, e especialmente bom quando está quente

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores