Instalação de aquecimento competente faça você mesmo: tipos de equipamentos e métodos de conexão


Estudando informações adicionais, você pode aprender a fazer muitas coisas por conta própria, sem recorrer à ajuda de profissionais, nos quais a maior parte do dinheiro é gasta no pagamento de serviços. Suas habilidades na prática, cometendo erros e superando dificuldades que surgiram a caminho. A princípio, tudo isso pode parecer um negócio muito difícil, mas esta é uma chance verdadeiramente real de economizar significativamente na produção, bem como desenvolver suas habilidades aprendendo algo novo no processo.

Tipos de sistemas de aquecimento

Sistemas de engenharia modernos, destinados ao aquecimento de casas de campo, podem ser:

  1. One-pipe. Esses são sistemas estruturalmente simples e bastante comuns. Suas vantagens incluem baixo custo e facilidade de montagem. As desvantagens são o aquecimento desigual das divisões localizadas a uma distância desigual da caldeira.
  2. Dois tubos. Os sistemas deste tipo são excelentes para o aquecimento de grandes casas e chalés. Sua montagem é mais cara do que a instalação de sistemas de um tubo. No entanto, aquecer as instalações com a sua utilização pode ser mais eficiente.

Também para aquecimento de casas sistemas podem ser usados:

  1. Com circulação natural do refrigerante. Nesse caso, a água se move ao longo das rodovias devido às quedas de pressão na entrada e na saída por gravidade. Isso ocorre porque sua densidade pode variar bastante dependendo da temperatura de aquecimento.
  2. Circulação forçada. Sistemas desse tipo são um pouco mais complexos de montar. No entanto, os radiadores de aquecimento incluídos em seu projeto aquecem muito mais uniformemente do que em projetos de um tubo. Nesse caso, a movimentação do refrigerante ao longo das rodovias ocorre em decorrência do funcionamento da bomba de circulação.

Sistema de aquecimento de um tubo

Esses sistemas são geralmente montados apenas em edifícios de um andar pequena área. Neste caso, uma linha é incluída no design, que é simultaneamente fornecimento e retorno. Pode ser colocado sob o chão ou diretamente ao longo da parede. Os radiadores em tais sistemas são instalados em um desvio com uma válvula de corte. Tal esquema no futuro facilita a sua reparação ou substituição, e também permite regular a temperatura do ar em diferentes divisões. Os próprios tubos são instalados com uma inclinação de pelo menos 0,005 m por metro linear em direção ao fluxo de água.

Sistemas de aquecimento de dois tubos

Equipamentos deste tipo são, como já foi mencionado, muito convenientes de operar, mas também mais difíceis de instalar. Existem apenas dois tipos de sistemas de dois tubos: vertical e horizontal. O primeiro tipo é geralmente usado em casas térreas. Para chalés de dois e três andares, um sistema de aquecimento vertical de dois tubos é mais adequado. Neste caso, dois risers são instalados: alimentação e retorno. Os contornos de cada andar estão conectados a eles.

Recomendações e dicas

Para concluir, gostaria de fazer algumas recomendações que podem ser úteis.

  • A instalação de sistemas de tubulação deve ser realizada levando em consideração o fato de que as conexões de encaixe de tensão não devem ser colocadas no chão e nas paredes. Se isso acontecer, então um pequeno espaço livre deve ser deixado para colocar as conexões.
  • Os radiadores devem estar dentro de 70% da largura da janela.Os radiadores de painel serão capazes de cumprir esta condição. Alterar a espessura do dispositivo permite que você altere suas dimensões gerais, e escolher a melhor opção não é difícil
  • A instalação de sistemas de exaustão de fumaça não deve passar por salas com uma longa permanência de pessoas. Com uma chaminé externa, deve-se ter em mente que a distância desta até as janelas dos aposentos deve ser de pelo menos 800 mm
  • Ao usar líquidos anticongelantes não congelantes como um transportador de calor, radiadores seccionais não devem ser instalados. Depois de um certo tempo, as conexões do mamilo podem vazar
  • O uso de um termostato ambiente com temporizador permite economizar até 40% da energia consumida para aquecimento

Ainda existe um grande número de sutilezas e nuances. Se você não tem experiência, conhecimento, habilidades de trabalho, então é melhor confiar a instalação de sistemas de aquecimento a um empreiteiro de confiança. O custo normal do trabalho é estimado em 30-40% do preço do equipamento e materiais.

A melhor opção é celebrar um Acordo com uma empresa que fará todo o trabalho chave na mão - elaborar um esquema ou concluir um projeto, completar o equipamento e instalá-lo. A prática mostra que a instalação de sistemas de aquecimento chave na mão ajuda o Cliente a economizar significativamente. É necessário atentar para o fato de que todos os materiais e obras estão cobertos por uma Garantia

Leia outros artigos sobre este assunto

Como aquecer sua casa sem gásAquecimento de uma casa particular com canos de metal-plástico
O melhor aquecimento para uma casa privadaOpções de aquecimento para uma casa de madeira
Aquecimento de uma casa privada com eletricidadeInstalação de sistema de aquecimento em casa particular
Sistema de aquecimento de uma casa privada com circulação naturalAquecer uma casa particular de polipropileno com as próprias mãos
Sobre esquemas de aquecimento para uma casa privada com caldeira a gásAquecimento de água em casa particular
Projeto de aquecimento de casa privadaAquecimento e abastecimento de água de uma casa de campo: uma descrição da tecnologia de instalação
Fiação de aquecimento para uma casa de dois andaresEsquema de aquecimento para uma casa de dois andares
Características de aquecimento de uma casa de campo com eletricidadeSistema de aquecimento de coletor de uma casa particular
Diagramas de fiação de aquecimento de uma caldeira em uma casa particularConsumo de gás para aquecimento de uma casa privada - cálculo do consumo
Como economizar no aquecimento de uma casa de campoComo fazer o aquecimento de uma casa privada
Aquecimento de uma casa com gás liquefeitoAquecimento autônomo de uma casa particular

Serviços neste assunto

Projeto de aquecimentoAquecimento de combustível sólido pronto para uso
Aquecimento a gás chave na mãoAquecimento chave na mão
Aquecimento em casa de madeira pronta para usoAquecimento de piso de água pronto para uso
Instalação de piso aquecido a águaAquecimento de uma casa de dois andares
Instalação de aquecimento em casa de campoAquecimento de uma casa de campo: opções e preços
Instalação de aquecimentoInstalação de aquecimento em uma casa particular
Instalação de sistemas de engenharia para abastecimento de água e aquecimentoAquecimento a gasóleo de uma casa de campo
Aquecimento autônomo chave na mãoAquecimento de ar de uma casa de campo
Preços para instalação de aquecimento em casa privadaProjeto e instalação de sistemas de aquecimento
Aquecimento de água em casa particularAquecimento elétrico de uma casa de campo: opções e preços
Aquecimento em uma casa geminadaProjeto de aquecimento a gás
Custo do projeto de aquecimentoCalculadora de aquecimento de casa privada
Instalação de piso aquecido a água em casa particularPreço para instalação de piso aquecido a água
Instalação de piso aquecido a água em piso de madeira

Tipos de caldeiras de aquecimento

Os proprietários que decidem montar um sistema de aquecimento para a sua casa devem, em primeiro lugar, decidir qual o equipamento a utilizar para tal. E antes de tudo, é claro, você precisa escolher uma caldeira adequada... Existem várias variedades dessas unidades:

  1. Gás. Este é o tipo de equipamento mais comum usado na maioria dos casos.Conectar tal caldeira é muito caro. No entanto, esse tipo de equipamento é bastante econômico em operação.
  2. Elétrico. Um equipamento deste tipo custa o mesmo que a sua instalação, é bastante barato. No entanto, seu funcionamento custa aos donos da casa muito mais caro do que as unidades de gás.
  3. Combustível líquido. Essas caldeiras funcionam com óleo diesel. Os donos da casa não precisam gastar muito dinheiro no funcionamento desses equipamentos. No entanto, não é muito conveniente de usar. Afinal, o combustível precisa ser armazenado em algum lugar, e é obrigatório atendendo a todas as normas de segurança contra incêndio exigidas.
  4. Combustível sólido. Este é o tipo de caldeira mais barato para operar. Esses equipamentos funcionam com madeira, carvão, briquetes, etc. No entanto, o uso de tais caldeiras é ainda mais inconveniente do que as de combustível líquido. Lenha ou carvão devem ser carregados manualmente de vez em quando.

As caldeiras elétricas geralmente são usadas para aquecer casas apenas onde não há rede de gás. Combustível líquido e sólido - em áreas remotas, na ausência de gasodutos e linhas de transmissão de energia nas proximidades.

Tecnologia de sequência de montagem do sistema de ventilação

O trabalho de instalação e montagem em sistemas de ventilação e ar condicionado inclui os seguintes processos principais executados sequencialmente:

  • preparação das instalações para instalação de sistemas de ventilação;
  • recepção e armazenamento de dutos de ar e equipamentos;
  • conclusão de dutos de ar, acessórios e peças de ventilação; seleção e conclusão do equipamento de ventilação e, se necessário, realização de uma auditoria de pré-instalação do equipamento;
  • montagem de unidades; entrega de conjuntos, peças e elementos no local de instalação; instalação de meios de fixação;
  • instalação de equipamentos;
  • montagem ampliada de dutos de ar;
  • instalação de dutos de ar principais;
  • fabricação e instalação de medições;
  • rodagem do equipamento instalado;
  • ajuste e regulação de sistemas;
  • comissionamento de sistemas.

Ao instalar dutos de ar metálicos, os seguintes requisitos básicos devem ser observados: não permitir que os dutos de ar apoiem sobre o equipamento de ventilação; os dutos de ar verticais não devem se desviar da linha de prumo em mais de 2 mm por 1 m do comprimento do duto; Flanges de duto e juntas de wafer não devem ser embutidos em paredes, tetos, divisórias, etc.

A instalação das condutas de ar, independentemente da sua configuração e localização, começa com a marcação e fiscalização dos locais de instalação para identificar as formas mais convenientes de transporte e elevação das condutas de ar e dos elementos de fixação em falta. Em seguida, os meios de elevação são instalados nas marcas de design, as peças do duto de ar são enviadas para a área de trabalho de instalação e as peças embutidas que faltam são disparadas. Além disso, os blocos ampliados são montados a partir de peças individuais de acordo com a lista de separação com a instalação de grampos para pendurar os dutos de ar.

Ao montar nos flanges, certifique-se de que as gaxetas entre os flanges garantam uma conexão firme e não se projetem para dentro do duto.

A instalação dos equipamentos de ventilação é realizada de acordo com os mapas tecnológicos padrão na seguinte ordem: verificar a integridade da entrega; fazer uma auditoria de pré-montagem; entregue no local de instalação; levantado e instalado em uma fundação, plataforma ou suportes; verificar a exatidão da instalação, endireitar e fixar na posição projetada; verifique o desempenho. No fornecimento de equipamentos de ventilação a granel, várias operações de montagem e agregação de equipamentos são adicionadas às operações tecnológicas listadas, que podem ser realizadas diretamente no local de instalação ou de montagem. Método de instalação e métodos de montagem do equipamento de ventilação.

Sistemas naturais e artificiais

A ventilação pode criar fluxo de ar natural ou forçado.O movimento natural das massas de ar é criado por diferenças de temperatura e pressão. Em sistemas forçados, o fluxo de ar é fornecido por equipamentos de ventilação.

O diagrama mais simples de um sistema de ventilação natural é apresentado em edifícios típicos convencionais. Neles, aberturas de portas e janelas fornecem o fluxo de ar. O ar é retirado através de dutos de ventilação e coifas, localizados, via de regra, na cozinha e nos banheiros. A ventilação natural não tem controle automático, é confiável, durável e fácil de instalar. A principal desvantagem de tais sistemas é a dependência de fatores externos que uma pessoa não pode influenciar. É impossível regular tal sistema.

No caso em que a ventilação natural não pode fornecer um fluxo normal de ar para os edifícios, esquemas artificiais ou forçados são usados. Incluem vários elementos - ventiladores, filtros, aquecedores de ar, umidificadores, etc., permitindo fornecer valores microclima normais para qualquer local, dependendo da sua finalidade, seja ele residencial, administrativo ou industrial.

Sistemas de abastecimento e exaustão


Esses sistemas diferem na direção do movimento do ar. Fornecer ventilação fornece ar para o interior das instalações. Dependendo dos elementos nele incluídos, o ar fornecido pode passar por uma preparação adicional - filtração, umidificação ou desumidificação, etc. A tarefa dos sistemas de exaustão é remover o ar poluído do edifício.

Como regra, o fornecimento combinado e a ventilação de exaustão são usados ​​para garantir um microclima normal em um edifício residencial ou instalações industriais.

Todos os elementos de sistemas combinados devem ser cuidadosamente equilibrados entre si. Caso contrário, pode ocorrer sobrepressão ou muito pouca pressão, e o efeito de porta batendo aparecerá na sala.

Sistemas locais e gerais

A ventilação local é mais frequentemente usada para instalações industriais. A opção de fornecimento local permite fornecer um fornecimento local de ar limpo, e a opção de extração permite remover o ar poluído dos locais onde as substâncias nocivas se acumulam. Os sistemas de exaustão locais podem ser usados ​​para evitar a propagação de substâncias tóxicas das áreas de produção em toda a instalação. Em condições domésticas, a ventilação local é amplamente utilizada em cozinhas na forma de exaustor.

Sistemas gerais ou gerais de troca são usados ​​para ventilar o ar em todas as áreas do edifício. Os sistemas de troca geral de abastecimento são mais frequentemente complementados com elementos para filtração e aquecimento do ar. As coifas se diferenciam por um design mais simples, já que não há necessidade de processar o ar de exaustão.

Sistemas de composição e monobloco

Os sistemas de composição são bastante complexos. Eles são montados a partir de componentes individuais - um ventilador, filtros, chokes, automação, etc. Eles superam os monobloco na capacidade de ventilar qualquer objeto. Eles podem ser instalados em um pequeno escritório ou apartamento, bem como em edifícios públicos. Esses sistemas são adequados para armazéns, hangares e instalações industriais.

Sua desvantagem é a complexidade do projeto com base em cálculos profissionais e dimensões gerais. Sistemas poderosos para instalações industriais ou edifícios de uma grande área são montados em uma câmara de ventilação especialmente equipada. Os sistemas de baixa potência podem ser montados atrás de um teto falso.

A ventilação monobloco está contida em um único invólucro. Ao contrário dos sistemas tipográficos, praticamente não emite ruído, pelo que a sua instalação pode ser efectuada em edifícios residenciais sem equipamento para câmaras de ventilação. Esses sistemas diferem da configuração do tipo e da facilidade de instalação.

Variedades de radiadores

Para sistemas de aquecimento de casas de campo, podem ser utilizadas baterias de ferro fundido, alumínio ou bimetálicas.Este último é o mais popular. Os radiadores de ferro fundido são bastante confiáveis ​​e eficientes. No entanto, eles não parecem particularmente agradáveis ​​esteticamente. Além disso, eles são muito pesados ​​e, portanto, inconvenientes na instalação. Baterias de alumínio pareça moderno e fácil de instalar. Mas eles têm uma desvantagem muito séria. Com o contato prolongado com o ar dissolvido no refrigerante, eles começam a corroer, como resultado, eles falham rapidamente.
Os radiadores bimetálicos não apresentam todas essas desvantagens. Seu corpo de alumínio é protegido por aço por dentro. E, portanto, seu contato com o refrigerante não ocorre. Conseqüentemente, esses radiadores podem ser considerados muito mais confiáveis ​​do que os de alumínio. As baterias bimetálicas pesam um pouco, mas parecem muito modernas e esteticamente agradáveis.

Quais tubos escolher

Rede de aquecimento pode ser montado manualmente usando tubos dos seguintes tipos:

  • Aço galvanizado. Este tipo de tubo apresenta vantagens como durabilidade e facilidade de manutenção. As linhas galvanizadas não enferrujam e não precisam ser pintadas. As desvantagens de tais tubos são o alto custo e a impossibilidade do dispositivo quando são utilizados no sistema de aquecimento de um grande número de juntas.
  • Aço convencional. Esses tubos são baratos, mas não muito convenientes de instalar e falham rapidamente devido à corrosão.
  • Tubos de polipropileno. O material dessa variedade é fácil de instalar e barato. As desvantagens do polipropileno incluem a capacidade de delaminar devido ao aquecimento desigual das superfícies interna e externa. Portanto, para sistemas de aquecimento, é permitido usar apenas tubos feitos de material reforçado deste tipo.
  • Polietileno reticulado. Tubos feitos desse material toleram melhor a diferença de temperatura externa e interna do que os de polipropileno. No entanto, eles também têm uma desvantagem bastante séria. É impossível montá-los sem o uso de equipamentos especiais.
  • Metal-plástico. Os tubos deste tipo são mais frequentemente usados ​​para a instalação de sistemas de aquecimento. Eles são completamente desprovidos de quaisquer deficiências. Suas vantagens incluem, em primeiro lugar, resistência, elasticidade, capacidade de suportar qualquer diferença de temperatura e facilidade de instalação.

Para sistemas com circulação natural do refrigerante, escolha tubos do maior diâmetro possível... Se este número for muito grande (cerca de 8-10 cm), você pode nem incluir radiadores no sistema. Seu papel será assumido pelas próprias rodovias. Mas, é claro, tal esquema pode ser usado apenas em cômodos onde a estética não tem importância especial, ou em casas muito pequenas.

A caldeira é uma das melhores opções para equipamentos de aquecimento

A escolha do tipo de caldeira depende, em primeiro lugar, do portador de energia, dos tubos e do tipo de sistema de aquecimento.

Existem vários tipos de caldeiras:

Gás. Eles são muito populares entre os consumidores, pois são convenientes e fáceis de usar.

Além disso, a tecnologia de instalação de aquecimento com caldeira a gás é a mais simples. No entanto, devido ao fato de nem todas as cidades e vilas serem gaseificadas, o uso deste tipo de caldeiras é limitado.

Caldeiras a diesel. Essas unidades funcionam com combustível líquido. Eles podem ser ajustados para o modo desejado usando um sistema de controle especial. O combustível líquido para essas caldeiras não ocupa muito espaço.

Este tipo de equipamento é bastante higiênico e fácil de operar. Uma desvantagem desagradável é o cheiro dos produtos de combustão.

Caldeiras elétricas. As caldeiras elétricas são consideradas o tipo de equipamento de aquecimento mais conveniente.

A ausência de salas de caldeiras volumosas, poeira e sujeira, a simplicidade e facilidade de uso de tal dispositivo o tornam um líder entre outros sistemas.A desvantagem desse aquecimento é seu alto custo.

Caldeiras de combustível sólido. As caldeiras de combustível sólido são consideradas muito populares entre os consumidores. Só eles têm a maior eficiência.

Os sistemas de aquecimento a diesel e a gás são confiáveis ​​e práticos.

Eles funcionam em modo automático - uma caldeira em funcionamento não requer intervenção humana constante (ao contrário de um fogão), por isso pode aquecer por semanas. Esta é a principal vantagem dessas caldeiras.

O custo de instalação de caldeiras vai depender de muitos fatores, como a área da casa, a complexidade da obra e, claro, do próprio tipo de equipamento.

Caldeiras combinadas podem ser instaladas em casa. O sistema de aquecimento tem garantia de funcionamento, mesmo se algum tipo de combustível não estiver disponível.

A instalação "faça você mesmo" de aquecimento de um edifício residencial custará muito mais barato aos consumidores e, se você conhece a sequência exata de instalação do sistema de aquecimento, pode fazer sem a ajuda de especialistas.

Instalação de caldeira de aquecimento a gás

A montagem deste tipo de sistema de aquecimento é a seguinte:

  • A caldeira de aquecimento é instalada no local previsto para a mesma (ou pendurada na parede, dependendo do modelo).
  • A chaminé está sendo instalada. Você também pode fazer com suas próprias mãos - dobre-o para fora da lata ou use canos de esgoto velhos. Você também pode comprar uma versão pronta da chaminé em uma loja especializada.
  • A caldeira está ligada à rede de gás. É proibido fazer este trabalho independentemente de acordo com as normas. Os donos da casa terão que chamar especialistas.

Instalação de tubos de aquecimento de polipropileno de acordo com um esquema de tubo único

É mais fácil instalar tubos de aquecimento de polipropileno de acordo com o esquema de um tubo. É este o esquema mais adequado para edifícios de apartamentos e a opção mais orçamental.

Se observarmos mais de perto a tecnologia pela qual esse esquema de aquecimento é elaborado, ficará claro que, de acordo com todos os dados calculados, quanto mais longe um radiador, a chamada bateria de aquecimento, está da fonte de calor, o menos vai aquecer. Este método de montagem pode reduzir significativamente o custo não apenas do trabalho de instalação, mas também o custo de aquisição dos elementos necessários do sistema de aquecimento. Vale ressaltar que, com esse esquema, o proprietário receberá uma taxa de aquecimento menor, uma vez que a distribuição dos recursos portadores de calor, neste caso a água quente, não será uniforme. Mesmo tendo em conta a instalação de uma bomba adicional, que bombeia, por assim dizer, à força, a água através do sistema de aquecimento é um indicador da sala aquecida. Considerando este aspecto e apesar de este esquema ser o mais barato, é fortemente desencorajado a sua utilização.

Tecnologia de instalação de aquecimento

Instalação de tubos e radiadores

Depois que a caldeira for instalada, você pode começar a pendurar radiadores... Eles geralmente são fixados sob as janelas. Ao mesmo tempo, procuram certificar-se de que a distância deles ao chão é de pelo menos 7 cm, ao peitoril da janela - 8 cm, devendo haver pelo menos 3 cm de espaço livre entre a parede e o radiador. Fixe os radiadores à parede com suportes.
A tubulação "faça você mesmo" deve ser feita levando-se em consideração o método escolhido de conexão das baterias. Ao instalar radiadores em casas de campo, usa-se com mais frequência a conexão diagonal ou a inferior. No primeiro caso, o tubo de retorno é conectado ao tubo ramal inferior da bateria e o tubo de alimentação é conectado ao superior pelo lado oposto. No segundo, os dois tubos são conectados por baixo. A própria operação de inserção real produzido de acordo com as instruçõesanexado ao tipo de radiador selecionado. Um guindaste Mayevsky ou algum outro dispositivo semelhante é obrigatório instalado em cada bateria.

Instalando radiadores

Os radiadores devem ser instalados com a maior responsabilidade possível.

Já concluímos o layout e a instalação dos suportes de montagem da bateria. Agora vamos começar a montá-los e instalá-los.

Em primeiro lugar, é necessário desparafusar as tampas (plugues) e preparar as torneiras do radiador. É melhor usar torneiras de polipropileno, que geralmente estão incluídas com o radiador.

Torneira do radiador em polipropileno.

A junta roscada deve ser untada com Unipak e embrulhada com estopa. Alguns encanadores usam fita adesiva FUM, mas rebocar e colar são mais confiáveis. Aplique uma camada generosa no fio e enrole as fibras de estopa de linho ao longo de seu curso.

Lubrifique os fios com pasta de alta temperatura "Unipack" e enrole o cabo.

Em seguida, colocamos a porca de união da válvula do radiador e aparafusamos primeiro com as mãos, depois com uma chave ajustável até o fim. Colocamos outra torneira, depois a válvula Mayevsky, e o último orifício é fechado com um tampão.

Aparafusamos as torneiras, a válvula Mayevsky e o bujão.

Importante! É necessário coordenar a posição das válvulas com o diagrama de conexão do dispositivo: pode ser inferior, lateral ou diagonal.

Se tivermos um sistema de um tubo de Leningrado, executamos a tubulação com bypass. Para fazer isso, solde as seções do tubo e conecte-as com um tubo mais fino:

Tubulação do radiador com sistema de um tubo.

Primeiro, montamos os adaptadores em polipropileno (se necessário), depois colocamos o T redutor de D20 a D16 de um lado, depois o tubo de ramificação e depois o T do lado oposto. O arreio está pronto.

Nós controlamos a precisão do trabalho por nível.

Por fim, colocamos o dispositivo nos suportes e o corrigimos. Verificamos a regularidade da instalação com um nível de construção.

Como incluir uma bomba de circulação no circuito

Este elemento estrutural pode ser instalado diretamente na fase de montagem do sistema ou cortado em uma estrutura existente com um fluxo natural de água. Recentemente surgiram à venda bombas, que podem ser instaladas tanto na linha de retorno quanto na de abastecimento. No entanto, eles são muito caros. Portanto, a maioria dos proprietários de casas de campo prefere adquirir modelos menos resistentes modelo antigo. Como estes últimos não toleram muito bem temperaturas elevadas, eles são instalados estritamente em um tubo de retorno em um bypass com três torneiras. Na frente da própria bomba, neste caso, é obrigatório um filtro de purificação do refrigerante.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores