Válvula de mistura termostática (três vias) para aquecimento de piso


Até recentemente, o piso radiante era associado a um item de luxo. Mas, como se viu, essa solução de engenharia é a mais eficaz para criar um clima interno satisfatório. A colocação usual dos radiadores leva ao fato de que todo o calor sobe imediatamente, deixando as camadas inferiores de ar menos aquecidas e o piso completamente frio. Isso não se encaixa no sistema de padrões que determinam as normas dos indicadores de temperatura favoráveis ​​para uma pessoa.

Objetivo da unidade de mistura

Ao contrário de um sistema de aquecimento com radiadores, no qual o refrigerante deve ser aquecido a 80-90 graus, o aquecimento do piso precisa de uma temperatura mais baixa, não superior a 40 graus. Nesse caso, ficar no chão é confortável e o risco de queimaduras é mínimo. O grupo de mistura cria certas condições devido às quais os aquecedores ocultos cumprem totalmente sua função.

unidade de mistura para aquecimento de piso

A unidade misturadora do sistema "piso quente" é um componente indispensável para permitir a ligação do coletor. A unidade coletora permite que você misture água quente e fria, criando assim um clima interno confortável. Mas a unidade múltipla para um piso quente também pode ser usada como um dispositivo de ajuste independente.

misturador para coletor de piso radiante

Certos equipamentos de bombeamento são cortados no sistema de aquecimento, o que fornece circulação forçada de água ao longo do contorno do "piso quente". A maioria desses equipamentos está equipada com reatores de alimentação de duas ou três vias que adicionam regularmente água fria do tubo de retorno ao refrigerante.

Como escolher a válvula de 3 vias certa

O parâmetro-chave de qualquer válvula de três vias é o rendimento, ou seja, o volume de água que o dispositivo é capaz de passar por si mesmo por unidade de tempo. Ao escolher um dispositivo, este parâmetro deve ser correlacionado com o desempenho da caldeira.

válvula de corte

Mais uma nuance deve ser levada em consideração aqui. Mesmo que o diâmetro das entradas e saídas das válvulas pareça ser de tamanho adequado, isso de forma alguma indica a capacidade real do dispositivo. Este parâmetro é inteiramente determinado pela seção interna dos furos, que, dependendo do projeto, são fechados por uma trava de esfera ou uma cabeça reguladora.

Em alguns modelos, as dimensões deste furo podem ser 4 vezes menores que o diâmetro de entrada. Para não se enganar e não se deparar com a necessidade de retrabalhar uma unidade cara, você deve estudar cuidadosamente a documentação que acompanha antes de comprar.

Outro parâmetro importante do dispositivo é a seção transversal. O ideal é que a válvula seja exatamente do mesmo tamanho que os tubos do sistema de aquecimento. Se uma correspondência exata não puder ser obtida, você terá que comprar adaptadores.

Além disso, você deve prestar atenção às seguintes nuances:

  • É imperativo verificar a disponibilidade da documentação que o acompanha: cupons de garantia, instruções de instalação e operação, certificados e licenças.
  • Na hora de escolher um material, você deve dar preferência ao latão ou bronze. São esses metais que se combinam melhor com líquidos quentes e também apresentam um baixo nível de expansão térmica. Você pode distinguir os produtos feitos de metais não ferrosos pelo peso - eles são muito mais pesados ​​do que a “estampagem” barata feita de materiais em pó prensado que não têm o nível de resistência exigido.

Quanto a modelos específicos, no mercado você pode encontrar produtos de várias empresas que há muito se estabeleceram como fabricantes confiáveis:

  • Esbe... Uma empresa sueca cujos produtos se distinguem pela confiabilidade, bom desempenho e aparência atraente. O período de garantia é de pelo menos 5 anos.
  • Valtec... Uma joint venture russo-italiana que produz válvulas de mistura térmica que combinam custo acessível e boas características técnicas. Toda a gama de aparelhos tem garantia de 7 anos.
  • Honeywell... Fabricante americano, que colocou na vanguarda a facilidade de instalação dos produtos manufaturados. As válvulas de três vias desta marca possuem um design marcante, alta confiabilidade, mas não menos alto custo.

Recomendamos que você se familiarize com: Finalidade e aplicação das válvulas de retenção do tipo wafer

Características vantajosas do misturador

O misturador de piso radiante tem várias vantagens que o tornam mais eficiente e popular. Dentre eles, os seguintes chamam atenção especial:

  • O sistema de piso radiante com unidade de mistura consome 50% menos energia do que os aquecedores elétricos ocultos.
  • O termo-misturador regula a temperatura do aquecedor, não permitindo que suba aos limites máximos. O uso de piso aquecido é totalmente seguro para todos os moradores da casa, pois o risco de queimaduras graves é reduzido a zero, pois a unidade de mistura para piso aquecido exclui tais casos.
  • Um sistema com um grupo de mistura para um piso quente pode ser operado por até meio século, apesar do fato de que o refrigerante tende a se desgastar. Em comparação com dispositivos com funções semelhantes, o piso radiante com uma unidade de mistura é considerado mais vantajoso. O cumprimento da tecnologia de assentamento do bloco de aquecimento permite aumentar a vida útil de todo o sistema.
  • O sistema está em total conformidade com os requisitos higiênicos e sanitários. É muito fácil cuidar da unidade oculta e o aquecimento regular contribui para a rápida evaporação da umidade, portanto, fungos e mofo não são formados em tal sistema.
  • O nível de aquecimento do sistema pode ser ajustado dependendo da temperatura externa. Isso é possível devido à presença de uma válvula térmica estática conectada ao regulador.
  • O controle manual permite que você ajuste de forma independente a operação da unidade de mixagem.
  • O sistema pode usar o modo de limitação, graças ao qual um microclima confortável é mantido na sala. O termostato permite definir determinados valores de temperatura e o dispositivo os mantém. Conseqüentemente, o refrigerante não ficará muito frio ou superaquecido.

Recursos de dispositivos automáticos

Para garantir a operação eficiente da válvula de mistura térmica, a formação de um fluxo de líquido misto deve ser monitorado continuamente. É melhor que isso seja feito automaticamente.

diagrama de fiação do piso radiante

Os dispositivos de controle automático são controlados por componentes elétricos ou pneumáticos.

  • Os atuadores elétricos são relativamente baratos e fáceis de conectar. Isso explica em grande parte sua popularidade e ampla distribuição. Por outro lado, sua dependência do fornecimento de energia e a necessidade de manutenção periódica os tornam insuficientemente confiáveis.
  • Os atuadores pneumáticos são mais caros e o procedimento de fiação é mais complicado. No entanto, essas deficiências compensam com uma longa vida útil e completa autonomia.

Recomendamos que você se familiarize com: O uso de válvulas de corte para interromper o fluxo em tubulações de água

Tipo No. 1

A principal função deste modelo é realizada por uma válvula de três vias, que mistura um novo refrigerante proveniente da caldeira com outro de temperatura inferior.Seus reatores geralmente possuem um servoacionamento, que é necessário para controlar o funcionamento do termostato e dos sensores sensíveis ao clima.

unidade de distribuição para aquecimento de piso

Esse tipo pode ser considerado a opção de misturador mais ideal para um piso de água quente, embora suas desvantagens não possam ser ignoradas. Primeiro, um sinal do termostato pode fazer com que a válvula se abra completamente. Como resultado, uma grande quantidade de água aquecida a uma temperatura de 85-90 graus entrará no oleoduto. Essas diferenças na maioria das vezes provocam uma ruptura do refrigerante como resultado de um forte aumento na pressão.

Em segundo lugar, a unidade de controle tem um rendimento aumentado. Isso torna difícil regular as condições de temperatura, portanto, o aquecimento ambiente será ineficaz.

misturador para piso de água quente

Apesar dessas desvantagens, um piso quente com uma unidade de mistura deste tipo aquece efetivamente salas que têm uma área bastante grande.

O lugar e o papel das válvulas de mistura no sistema de aquecimento "pisos quentes"

A principal tarefa que os consumidores têm de enfrentar ao decidir a questão da instalação de piso radiante em suas casas é atingir a temperatura necessária do refrigerante. Para radiadores, água com temperatura de 75 0 C é bastante aceitável, o que não se pode dizer de tubos que são colocados na espessura da mesa de concreto.

Importante! O aquecimento excessivo da mesa de concreto leva a uma deterioração no equilíbrio da temperatura dentro da sala aquecida. Os revestimentos para pavimentos (na maioria dos casos à base de madeira) a altas temperaturas perdem rapidamente as suas qualidades estéticas e tecnológicas, tornando-se inutilizáveis.

De acordo com as normas sanitárias, a temperatura normal de aquecimento do piso radiante não deve exceder 26 0 C. Em seguida, as camadas intermediárias da massa de ar dentro da sala aquecem até valores confortáveis ​​de 20-22 0 C. Parâmetros de temperatura, a água que entra nos circuitos do circuito de água deve ser aquecida a 50 0 C. Um pouco menos de 50% da energia térmica da água aquecida vai para o aquecimento do bolo de massa folhada do piso radiante. Levando em consideração a espessura da camada de concreto, o material e o tipo de revestimento, a temperatura na superfície do piso diminui.

Uma unidade de mistura, que é um conjunto de dispositivos e dispositivos interligados, ajuda a conseguir uma diminuição significativa da temperatura da água da caldeira na entrada dos circuitos de água de aquecimento. Uma das principais funções no trabalho do misturador é desempenhada por uma válvula termo-misturadora que mistura água para um piso aquecido. Graças a este pequeno dispositivo, duas correntes de água, fria e quente, são misturadas para que na saída seja obtida água à temperatura desejada. Existem dois tipos de válvulas instaladas em unidades de mistura, de três vias e de duas vias. Cada um dos tipos de guindastes desempenha suas próprias tarefas e funções determinadas pelo processo tecnológico. Qual aparelho é melhor para seus pisos aquecidos? O que está por trás da seleção do tipo de dispositivo de mistura e regulação?

Tipo No. 2

Este tipo de misturador para coletor de piso radiante baseia-se no funcionamento de uma válvula de controle bidirecional. Ao contrário da primeira opção, a mistura da água ocorre constantemente, e não por um sinal de um sensor de temperatura. Consequentemente, o regime de temperatura da superfície do piso não excede os valores especificados.

A característica especial da válvula bidirecional é a sua pequena capacidade de fluxo, o que significa que as condições de temperatura serão controladas de forma estável e gradual.

coletor de mistura para aquecimento de piso

A desvantagem deste tipo é a limitação da área aquecida. Os especialistas não recomendam a instalação de sistemas de aquecimento ocultos com essa unidade de mistura em salas com uma área de no máximo 200 metros quadrados.

Mão dupla

Em que consiste

Uma válvula de duas vias para aquecimento por piso radiante é um dispositivo que restringe o acesso do fluxo quente ao sistema de tubagem de aquecimento por piso radiante.Ele bloqueia o lúmen do canal que conduz o fluxo direto quente em uma determinada quantidade, reduzindo seu fornecimento dentro de certos limites, ou, inversamente, aumentando-o para elevar a temperatura de operação. Na verdade, uma válvula de duas vias é uma torneira convencional, como às vezes é chamada.

Atenção! A rigor, uma válvula bidirecional não é exatamente uma válvula no sentido pleno deste termo, no entanto, a terminologia estabelecida prefere essa designação do dispositivo.

Como funciona

A válvula bidirecional é instalada no intervalo da tubulação principal direta e define um certo modo de reabastecimento da mistura de trabalho com refrigerante quente.

Para uma ideia simplificada de sua ação, pode-se considerar a ação da válvula quente no misturador - a temperatura da água que sai da torneira depende do valor de abertura.

Uma válvula bidirecional funciona aproximadamente da mesma forma, a única diferença é que a mistura não é feita em duas partes separadas, mas uma e mesma corrente, que possui diferença de temperatura em seções diferentes.

Descrição do sistema de distribuição múltiplo

Um dos elementos importantes do sistema de "piso quente" é o coletor. É ele quem regula o modo de funcionamento dos elementos de aquecimento e distribui o refrigerante, aquecido a uma determinada temperatura, ao longo do circuito de aquecimento.

unidade de distribuição para aquecimento de piso

Para uma operação completa e eficiente do coletor, é necessária a instalação de elementos adicionais, incluindo válvulas térmicas e medidores de vazão. Portanto, não é recomendado realizar a automontagem da unidade de mistura para aquecimento de piso sem bomba. É melhor confiar o trabalho de instalação e instalação a um mestre profissional. Ele selecionará corretamente os componentes para a montagem do bloco manifold.

Processo de instalação

São os especialistas ou prestadores de serviço da empresa que fornecem e vendem misturadores para o sistema de "piso quente" que devem ligar os sistemas deste tipo. No entanto, para obter informações gerais, você pode estudar o processo de colocar o nó em operação. Além disso, essas informações devem ser estudadas por artesãos que planejam realizar trabalhos desse tipo de maneira independente.

coletor de mistura para aquecimento de piso

A instalação de uma unidade de distribuição de piso radiante consiste em cinco etapas:

  • Numa primeira fase, determina-se o local onde ficará o grupo colector e abastecem-se as tubagens de alimentação e retorno do sistema de aquecimento geral.
  • Na segunda etapa, as válvulas e o conjunto manifold são conectados e são realizadas as ações preparatórias para a instalação do circuito.
  • A terceira fase envolve a instalação de elementos de conexão e a instalação de um manômetro, sensor de temperatura e outros dispositivos de controle e medição.
  • O quarto estágio pode ser chamado de estágio de teste, pois neste momento o trabalho da unidade de mistura é configurado e são realizados os inicios de teste do sistema. Isso permite verificar a correta conexão e instalação dos equipamentos, bem como certificar-se de que a unidade coletora e todo o sistema como um todo estão funcionando corretamente.
  • Na quinta etapa final, a estanqueidade do sistema de "piso quente" e dos nós de conexão é verificada. Se, como resultado das verificações, nenhum vazamento for detectado e o sistema funcionar perfeitamente, a instalação do coletor para o piso quente pode ser considerada concluída.

Sensores de termostato de piso de água

Antes de usar o dispositivo de regulagem, você precisa saber como regular a temperatura do piso quente e em quais elementos o sistema é composto.

Sensores de controle de temperatura monitoram a temperatura:

  • aquecimento por piso radiante;
  • ar interior.

Escolha de uma válvula de três vias confiável para tipos de piso aquecido e características das regras de conexão

O fato é que ao instalar o termostato, uma série de condições devem ser observadas:

  • não deve haver fontes de ar frio ou quente nas proximidades do dispositivo;
  • a luz do sol não pode cair sobre ele;
  • falta de rascunhos;
  • deve ser colocado de forma que o dispositivo possa exibir a temperatura de uma determinada sala com a maior precisão possível, o que significa que deve ser instalado a uma altura de 1 a 1,5 metros do piso.

Escolha de uma válvula de três vias confiável para tipos de piso aquecido e características das regras de conexão

Um sensor de piso remoto é um pequeno dispositivo conectado à extremidade de um cabo longo. Este dispositivo deve ser fixado ao chão a uma distância de pelo menos 50 centímetros das paredes. Deve ser instalado a uma distância igual em relação aos tubos mais próximos com um transportador de calor. A extremidade oposta do cabo é conduzida ao termóstato e ligada aos terminais necessários (leia-se: "Instalação correcta do termóstato do pavimento radiante e condições de funcionamento").

Instale o sensor de piso antes de despejar a betonilha ao colocar o circuito de aquecimento. Porém, como os dispositivos podem quebrar, é aconselhável colocá-los em uma luva ondulada especial para garantir a possibilidade de substituição. A extremidade da manga na betonilha deve ser isolada, caso contrário pode entrar argamassa de cimento.

Escolha de uma válvula de três vias confiável para tipos de piso aquecido e características das regras de conexão

A outra extremidade é colocada em uma ranhura na parede e colocada na caixa traseira do dispositivo. Essa sequência de instalação de sensores de piso d'água não é uma tarefa fácil, mas se o dispositivo quebrar, ele pode ser trocado de forma rápida e fácil.

No caso em que foi usado um sistema de piso para organizar um piso quente, o método de instalação é semelhante. Neste caso, a manga corrugada deve ser fixada ao sistema e não deve ser comprimida.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores