Aquecimento por piso radiante em ranhura, tecnologia de assentamento e métodos de ranhura. os prós e contras deste método

Home »Equipamentos» Piso aquecido

O piso radiante autonivelante é um conjunto de elementos para betonilhas que secam rapidamente e não requerem nivelamento adicional. Este tipo de revestimento é comparado ao gesso de parede. É fácil de aplicar, tem maior fluidez, requer uma base uniforme.

Piso autonivelante quente

Características do piso autonivelante

Em termos de características tecnológicas e finalidade, o piso autonivelante é comparado ao processo de aplicação de gesso nas paredes. Também requer uma base perfeitamente plana para o assentamento de vários revestimentos de piso. Para pisos de madeira, basta aplicar uma betonilha a partir de uma solução de concreto, mas o assentamento de parquete ou laminado significa eliminar até mesmo as pequenas irregularidades, que podem ser conseguidas com o uso de um piso autonivelante.

Com base na finalidade, os pisos autonivelantes são divididos em:

  • bases da mesa;
  • camadas autonivelantes na mesa;
  • revestimentos finais.

Para criar uma betonilha ou camada antes de instalar materiais decorativos para pavimentos, são utilizadas misturas especiais. Uma das principais propriedades de tais soluções é considerada a fluidez, com a ajuda da qual se obtém uma superfície plana que não apresenta fossos e depressões.

A massa de argamassa para pisos autonivelantes pode ser preparada manual e mecanicamente. Ao escolher os componentes da mistura, você deve levar em consideração a espessura do piso necessária e o nível de umidade residual do revestimento. A solução é preparada em água, com o que se consegue a fluidez necessária. Existem também misturas anidras com anidridos - massas de gesso, na preparação das quais se utiliza o sulfato de cálcio. Como ingredientes adicionais, tais soluções contêm antiespumantes e superplastificantes.

O primeiro aditivo evita a formação de bolhas de ar, garantindo ao pavimento a resistência necessária. Os componentes do plastificante reduzem o conteúdo de água e a taxa de fluxo. Essas mesas têm várias vantagens:

  • formar uma superfície lisa;
  • endurece rapidamente;
  • mantenha-se bem aquecido;
  • dar um encolhimento mínimo.

As misturas que contêm anidrita liberam quase toda a umidade em duas semanas. Tendo criado tal piso, é permitido andar nele no segundo e máximo terceiro dia. O nível mínimo de encolhimento não cria fissuras, o piso retém o calor perfeitamente, ajudando a poupar aquecimento. Mas não é recomendável encher as casas de banho com esse piso autonivelante, porque a betonilha perde rapidamente as suas qualidades originais com a exposição a um ambiente húmido. Deve-se acrescentar que no processo de endurecimento surge na superfície uma pátina - uma camada brilhante caracterizada por um baixo índice de resistência. E quando é necessário instalar o piso, a camada de pátina é removida por meio de lixamento.

Tipos de sistemas para piso autonivelante

Antes de instalar um piso autonivelante, é recomendável escolher um sistema de aquecimento adequado. A condição de qualidade e confiabilidade da cobertura futura dependerá da escolha certa. Hoje, existem vários tipos de sistemas que podem ser usados ​​para preencher pisos.

Chão elétrico

A opção mais adequada para a realização de um pavimento autonivelante com aquecimento. Os eletrodos de aquecimento são pouco espessos, o que permite reduzir os custos da mistura de enchimento e, consequentemente, os custos de reparos.


Chão elétrico

Chão infravermelho

A aparência moderna do sistema de aquecimento. Devido aos elementos de filme, o sistema difere em eficiência térmica.Além disso, o filme é mais fino do que os eletrodos do sistema elétrico, portanto, a instalação de um piso autonivelante para tal sistema de aquecimento custará significativamente menos do que a opção anterior. Mas há um recurso - os pisos de filmes são considerados uma novidade, então seu custo é muito mais alto do que a versão anterior.

Piso de água

O método de aquecimento mais popular, que é justamente chamado de clássico. Muitos consumidores fazem a pergunta - é possível encher um piso de água quente com um piso autonivelante? Sim, mas o procedimento não é considerado razoável o suficiente. A principal razão para isso é o tamanho dos tubos colocados no chão - uma grande quantidade de mistura é necessária para enchê-los, e o piso autonivelante não parecerá barato para você. Além disso, o processo de vazamento dura várias etapas para que o revestimento seque rapidamente e seja de alta qualidade. Em última análise, a espessura do piso autonivelante para um piso aquecido a água será máxima quando comparada com a instalação de outros sistemas de aquecimento.

Tipos de piso autonivelante e preços em Moscou

A classificação do piso autonivelante depende dos elementos incluídos na composição. Assim, existem 2 tipos principais:

  • concreto polimérico. A mistura é feita à base de areia, plastificantes e cimento. A mistura é colocada em uma base pronta usando balizas para facilitar a instalação. Malha reforçada reforça a estrutura. Esses pisos congelam após dois dias;
  • polímero. Esta variedade possui 3 subespécies;
  • epóxi. A combinação com um sistema infravermelho trará o maior efeito, devido à necessidade de uma espessura de enchimento de 2 a 3 mm. Dotado de proteção contra os efeitos de compostos quimicamente ativos, possui diversas variações de cores. No entanto, também existem desvantagens: folga na base devido ao aumento da densidade e baixa elasticidade, a temperatura de aquecimento não deve exceder 24-25 ° C;
  • poliuretano. Durável, flexível e se encaixa perfeitamente em qualquer base. Após o endurecimento, o piso torna-se resiliente e resistente à vibração. É agradável mover-se na superfície acabada. O piso autonivelante desta subespécie é combinado com todos os sistemas de aquecimento;
  • metacrilato de metilo. Subespécie de piso ecologicamente correta, resistente a produtos químicos, faixa de temperatura de aquecimento de -65 a + 140 ° C. A solução derramada endurece em 2-3 horas, é combinada com todos os tipos de aquecimento.

Nas lojas online de Moscou, você pode solicitar vários tipos de pisos autonivelantes. Considere marcas populares:

  1. Volma Level Comfort. Adequado para uso em banheiros. Cura rapidamente, autodistribuindo-se. O custo médio é de 300-350 rublos por saca;
  2. KnaufTribon. Cura rapidamente, para que o pavimento seja colocado ao fim de um dia. Preço de 350-400 rublos por 1 peça;
  3. Bolars Optim SV-210. Utilizado em plantas industriais. Endurecimento rápido, suporta cargas aumentadas. Os preços começam em 360-400 rublos por 1 peça;
  4. VetonitFastLevel. Utilizado em ambientes amplos, pode ser combinado com qualquer acabamento. Custo de 400 rublos por saco de 20 kg;
  5. VetonitFinishLevel. Uma opção econômica, se necessário, preencher um grande espaço com uma camada fina. Preço a partir de 550 rublos.

Recomendamos: Como escolher um revestimento para pavimentos quentes?

Pisos autonivelantes variam em preço e qualidade. Escolha a cobertura com base em suas preferências e implicações financeiras.

Critérios de escolha

Antes de fazer um piso autonivelante em um piso quente, você deve decidir a localização dos móveis. Para criar um sistema de aquecimento de alta qualidade e duradouro para um piso autonivelante, é necessário dominar todos os aspectos técnicos e pequenos truques do processo de construção. Atendendo aos requisitos técnicos, poderá instalar com sucesso um sistema de aquecimento, o qual terá um longo período de funcionamento:

  • arranjo de móveis. Antes do início de todas as obras, os móveis são distribuídos em seus lugares. Conforme estabelecido nos códigos de construção, a instalação de piso radiante começa a meio metro das paredes. Isso é necessário para que os móveis fiquem ao longo das paredes, o aquecimento abaixo do qual não é necessário, porque nesses locais o retorno de calor é mínimo;
  • portas. Não deve passar o sistema de aquecimento através de portas, uma vez que a desmontagem da caixa pode causar problemas associados a danos no sistema de aquecimento, que serão bastante difíceis de restaurar;
  • flutuações de temperatura. Isso deve ser sempre lembrado, porque saltos repentinos de temperatura são contra-indicados em sistemas. Assim, nos locais mais perigosos - varandas, corredores, etc., a instalação de sistemas de aquecimento implica a instalação de uma camada de isolamento adicional. Esse recurso é importante principalmente para sistemas de água.

Esteiras de postura

A disposição das esteiras de aquecimento é uma tarefa bastante simples, existem apenas algumas nuances. A primeira linha é rolada para o comprimento desejado, após o qual você precisa fazer uma curva. Para isso, é necessário cortar a malha de reforço no ponto de reversão, para não danificar o cabo.

Uma vez que a malha é cortada, a estrutura flexiona e gira facilmente na direção oposta. O cabo não se quebra ao ser dobrado, não é preciso ter medo.

Se no processo de corte a integridade do cabo foi violada, com maior grau de confiança podemos dizer que o sistema não funcionará, é melhor substituir todo o tapete. Os problemas só podem ser evitados com um novo teste. As esteiras colocadas no chão são fixadas ao chão com fita de montagem. É muito importante fixar a malha de reforço e em nenhum caso fixar o cabo.

Recomendações de instalação:

  • observância da distância entre as voltas do cabo, elas não devem se cruzar ou estar muito próximas;
  • é proibida a colocação do cabo térmico nos locais onde serão instalados móveis, equipamentos gerais, equipamentos;
  • conformidade com indentações de cabo: da parede - 5 cm, do equipamento elétrico - 10 cm.

Tecnologia de instalação

Considere as etapas do trabalho a serem executadas ao instalar um piso autonivelante aquecido.

Trabalho preparatório

Toda a superfície de trabalho é limpa de sujeira, os locais irregulares são eliminados, as áreas defeituosas são reparadas. Depois disso, você pode prosseguir para as massas, onde será instalado o sistema de aquecimento. Aqui você terá que levar em consideração certas nuances:

  • não se deve utilizar os locais para a colocação de filmes infravermelhos, nos quais está prevista a instalação de itens de grande porte;
  • ao instalar o sistema, a distância das paredes é mantida, conforme determinado pelos códigos de construção;
  • certifique-se de que seu sistema está a uma distância suficiente de outros dispositivos de aquecimento (pelo menos vinte centímetros);
  • sem falha, uma camada de isolamento térmico é colocada, o que minimiza as perdas de calor. É melhor usar materiais com uma superfície de folha, colocando-os com o lado metalizado para cima e fixando as bordas com fita adesiva.

Instalação de aquecimento por piso radiante

  • o piso com isolamento térmico de filme pode ser instalado de forma independente ou com a ajuda de ilhós. As áreas colocadas são conectadas por fios, conectados a uma instalação termostática. Depois disso, o termostato e o sensor de temperatura são sincronizados. Recomenda-se montar o sensor em um tubo corrugado. O sistema é verificado de forma simples. Ele é ligado por alguns minutos para aquecer todos os elementos. Se isso não acontecer, você deve verificar todas as etapas de instalação e localizar o erro;
  • pisos de cabos são dispostos quase da mesma maneira que pisos de filme, mas há certas diferenças. Não empilhe cabos uns sobre os outros. Além disso, você pode iniciar o sistema de aquecimento por piso radiante somente depois que a superfície de enchimento estiver completamente seca. Não encha o sensor de temperatura com uma mistura de argamassa.A formação de áreas vazias nas quais existem bolhas de ar é inaceitável;
  • sistema de água. Para organizar um piso tão quente, tubos são colocados na superfície, conectados e despejados com uma solução. Recomenda-se o uso de metal-plástico ou cobre como material para o dispositivo. A segunda opção é mais durável, mas também mais cara em termos de custo. Se você quiser aumentar a condutividade térmica, use tubos feitos de material plástico. Não é recomendado colocar polipropileno barato - ele irá falhar rapidamente.


Película de piso quente

Derramando o piso autonivelante

O piso autonivelante é composto por dois componentes, adquiridos separadamente. A mistura deles é permitida com uma broca comum, instalando um bico especial. Hoje você pode comprar uma composição pronta, mas seu custo será muito maior do que amostras simples.

A mistura é preparada de acordo com os requisitos das instruções. Após o cozimento, a composição é derramada no chão e desenrolada com um rolo de agulhas para homogeneizar e remover as bolhas de ar.

O piso seco fica coberto com verniz protetor e pode ser pisado.

Um pavimento autonivelante sobre um pavimento quente é considerado uma solução moderna para a questão da construção, pois aumenta o conforto da divisão. Energia elétrica ou água quente podem ser utilizadas como fontes de calor.

Como instalar uma betonilha e pavimento autonivelante com sistemas de piso radiante (piso radiante)? Quais misturas de construção podem ser usadas com aquecimento por piso radiante e quais não? Que erros podem ocorrer durante o aquecimento de piso radiante? Muitos compradores fazem essas perguntas aos nossos especialistas e, neste artigo, tentaremos respondê-las.

Espessura da mesa para piso radiante elétrico

Tecnologia de vazamento da mesa para piso elétrico aquecido

A colocação do aquecimento de piso do cabo em uma mesa pode ser realizada estritamente em uma superfície perfeitamente plana. As flutuações afetam a uniformidade do aquecimento e costumam ser a causa do superaquecimento do cabo.

Qual a espessura da mesa sobre o piso elétrico

As opiniões dos especialistas sobre este assunto podem variar. Portanto, é melhor consultar as recomendações dos fabricantes de piso radiante. De acordo com as instruções fornecidas nas instruções de operação, a camada mínima da betonilha deve ser de 4-5 cm.

Mas a espessura pode variar dependendo de vários fatores:

  • Espessura do cabo.
  • Tipo de piso.
  • A solução de betonilha usada.
  • Assim, as esteiras de aquecimento são dispostas na superfície do piso, após o que são imediatamente cobertas com um revestimento de piso. O cabo nas esteiras é preso à malha de reforço. O desenho permite a colocação de ladrilhos com adesivo sem betonilha.

    Quanto maior o volume do cabo, maior será a espessura da mesa de concreto. Para determinar os parâmetros mínimos, vale consultar o manual de instruções. A espessura mínima da betonilha sobre pavimento eléctrico quente não pode ser inferior a 4 cm para argamassas de cimento e 2 cm para misturas de nivelamento especiais.

    A altura total da betonilha para pavimento radiante eléctrico é de 5 a 8 cm. Desde que a instalação seja efectuada sobre uma superfície plana, a espessura do bolo pode ser reduzida para 4 cm. As esteiras de aquecimento juntamente com o revestimento do pavimento reduzem a altura da sala em não mais de 2 cm.

    Qual mesa escolher para despejar

    Para além da composição tradicional de cimento-areia, existem outros tipos de betonilhas recomendadas para a aplicação de pavimento radiante.

    Cada uma das opções existentes tem suas próprias vantagens:

    • Betonilha molhada. Para o preparo, levam cimento, areia e um plastificante. Certifique-se de adicionar fibra de vidro para evitar rachaduras e deformação durante a secagem e durante a operação. A vantagem da solução é que ela pode ser feita manualmente. Os componentes são baratos, o que torna o custo final da obra um pouco mais barato.A desvantagem de uma betonilha húmida é a secagem prolongada do pavimento (28 dias), uma elevada probabilidade de fissuras, a impossibilidade de fazer uma base perfeitamente plana.
    • Método de betonilha semi-seca. Uma pequena quantidade de água é usada para a fabricação. As misturas prontas são populares. Mas se necessário, você mesmo pode preparar a solução, com base no cálculo - areia de rio 120-140l / fibra de vidro 130gr / cimento 1m / água 14-17l. / plastificante 0,5 l. A vantagem de uma composição semisseca é a completa ausência de fissuras na betonilha após a secagem. Não há necessidade de nivelamento adicional dos pisos após a secagem.
    • Método de secagem. A composição da solução da betonilha pode diferir dependendo do fabricante, mas geralmente são utilizadas perlita fina ou areia de quartzo, escória de granulação fina, etc. As vantagens do método de secagem incluem: instalação e secagem rápidas. O trabalho posterior pode ser iniciado após 12 horas.

    A amarração deve ser feita com cuidado para evitar possíveis danos ao cabo. A quebra do isolamento protetor ou núcleo condutor durante o piso é a causa mais comum de falha do piso.

    Como reforçar a mesa

    Para que a instalação do cabo de aquecimento na mesa seja bem-sucedida, é imprescindível evitar deformações e fissuras no piso durante o processo de secagem. As fissuras causam zonas frias, distribuição desigual do calor em toda a superfície da laje.

    Quais são as formas de reforçar a mesa?

  • Aditivos. É importante o uso de fibra de vidro no preparo da argamassa. É um aditivo especial à base de polipropileno. Após adicionar fibra de vidro à solução, as características de resistência aumentam várias vezes: resistência a danos mecânicos, rachaduras, sedimentação e espalhamento da mistura. Ao mesmo tempo, a resistência ao gelo e a resistência ao fogo aumentam.
  • Malha de reforço. As recomendações para a concretagem de betonilha para aquecimento de piso indicam a necessidade de utilização de uma camada de reforço de plástico. O fabricante fornece adicionalmente suportes especiais para elevar a tela acima do chão.
  • Em salas grandes, podem ocorrer rachaduras no piso devido à falta de bolsas de compensação. Portanto, uma medida obrigatória é a instalação de uma fita amortecedora de compensação ao longo das paredes, bem como entre os trechos da laje.

    Como preencher a mesa corretamente

    A tecnologia de aplicação de betonilha para aquecimento eléctrico de pavimento não difere praticamente da utilizada na instalação de uma base de cimento convencional. Depois de concluir o trabalho preparatório e dispor o cabo para posterior instalação em uma mesa de concreto, prossiga para as seguintes etapas:

  • Faróis expostos. A superfície deve ser extremamente plana. Nesse sentido, o degrau entre os faróis é feito no máximo 0,8 m. Embora você possa encontrar recomendações de que a distância entre o nível do farol deve depender do comprimento da regra, a prática mostra que quanto mais longo o degrau, mais irregularidades aparecem durante o alongamento da solução. Inicialmente, colocamos balizas ao longo das bordas da sala, de forma que fiquem 10-15 cm na parede paralela à barra, a linha de pesca é puxada, o resto das guias são colocadas sob ela. Se as recomendações forem seguidas, obtém-se uma superfície perfeitamente plana, nivelada ao longo das balizas, mesmo quando se utiliza argamassa comum de cimento-areia.
  • Preenchendo a mesa. Após a secagem da argamassa com a qual são fixadas as balizas, pode-se começar a verter a betonilha. Se a espessura do piso for superior a 5 cm, o trabalho é realizado em várias etapas. Primeiro aplica-se a primeira demão de 2 a 3 cm, no segundo dia depois, a de acabamento é puxada ao longo das balizas. É importante garantir que a regra não retire o excesso de solução da superfície e, após a secagem, não se formem poços.
  • Secagem da solução. Deve-se tomar cuidado para evitar que a luz solar direta entre na sala.A betonilha é rasgada com uma película e regada a intervalos regulares durante os primeiros 5-7 dias.
  • Pode ligar o aquecimento radiante instalado na betonilha não antes de 28 dias após a aplicação da solução. De acordo com SNiP, ao mesmo tempo você pode começar a colocar o piso.

    Como fazer um piso radiante elétrico sem mesa

    É possível colocar o cabo do piso radiante sem amarração. Os dois métodos a seguir são populares:

  • Betonilha Shtroblenie para cabo de aquecimento de piso. Numa laje ou betonilha de betão são cortadas ranhuras com cerca de 2 cm de profundidade.Para evitar muito pó, utiliza-se uma ferramenta especial com sacos de recolha de pó. O cabo é colocado nas ranhuras. No topo é colocada com solução com adição de fibra de vidro ou adesivo para ladrilhos.
  • Colocar esteiras de aquecimento - Este método também é popular devido à facilidade de instalação. A construção das esteiras é bastante simples. Para conectar, você precisa espalhá-los sobre a superfície e conectá-los a uma tomada.
  • As muitas nuances e características que devem ser tidas em consideração na instalação de um pavimento radiante eléctrico numa mesa fazem com que cada vez mais compradores prefiram esteiras de aquecimento.

    Cálculo da potência e temperatura de um piso de água quente

    Que tipo de mesa é necessária para um piso quente - variedades e tecnologia de vazamento passo a passo

    Se você deseja construir um piso quente, certifique-se de ocultar todos os seus elementos antes de terminar. Isso pode ser feito com uma mesa. Naturalmente, você gostaria de saber mais sobre algumas nuances de seu arranjo. A betonilha para pavimentos quentes deve ser de elevada qualidade, caso contrário o aquecimento será irregular e ineficaz.

    Dispositivo de mesa


    A figura mostra o dispositivo da "torta" de aquecimento por piso radiante

    A mesa é uma camada de concreto que é aplicada à base para nivelá-la ou ocultar outros elementos antes do acabamento. Ressalta-se que pode ser feito não só com argamassa de cimento, mas também com misturas especiais.

    O arranjo padrão da pizza é:

  • Camada impermeabilizante.
  • Isolamento térmico.
  • Malha de reforço.
  • Chão quente.
  • Mesa.
  • Dependendo da construção do seu piso aquecido, o dispositivo de “torta” pode mudar. Por exemplo, a primeira camada é aplicada ao contrapiso para nivelá-lo. A próxima betonilha é colocada no isolamento. A última camada já está montada no piso quente. Não é difícil fazer o trabalho com as próprias mãos, basta seguir a tecnologia de vazamento.

    Variedades de mesa

  • Molhado. É feito à base de argamassa de cimento.
  • Semi seco.
  • Chão quente e seco. Esta opção passou a ser utilizada com bastante frequência, pois exclui o aparecimento de sujeira, problemas com contatos da versão elétrica do piso aquecido. Além disso, esta opção permite colocar ladrilhos ou outro material de acabamento no dia seguinte. Naturalmente, essa mesa deve ser devidamente equipada.
  • Essas opções têm suas próprias vantagens e desvantagens. No entanto, é necessário escolher uma mesa tendo em conta as características da divisão, o design do pavimento quente, bem como o tempo atribuído à reparação. O que é melhor para o seu caso, você decide.

    Qual deve ser a espessura da mesa?

    A betonilha de piso deve ser executada corretamente. A espessura da mesa é um parâmetro muito importante. Depende dos materiais de acabamento que você escolher. Se a espessura não for levada em consideração corretamente, o aquecimento se tornará irregular e o aquecimento em si será ineficaz.


    Espessura da mesa para piso radiante elétrico

    Portanto, caso seja necessário nivelar a base rugosa ou eliminar graves quedas horizontais sobre ela, a espessura da mesa será de cerca de 5 cm, neste caso pode-se colocar aquecimento e impermeabilização por baixo.É aplicada uma camada sobre os isolantes, cuja espessura não deve ser inferior a 2 cm, neste caso só será possível iniciar a instalação do pavimento quente após 28 dias. Todas as manipulações podem ser feitas manualmente.

    A espessura da betonilha também depende da argamassa que você vai usar. Se contiver cimento e areia, em geral deve haver uma camada de 5 cm acima da estrutura de aquecimento. Se você decidir adicionar um plastificante à mistura, a espessura da betonilha pode ser reduzida para 2-2,5 cm. neste caso, você terá que aplicar malha de reforço ou composição de reforço. Caso contrário, a espessura da camada será de 3 cm.

    Se a estrutura de aquecimento for feita à base de tubos, a altura do "bolo" será de cerca de 8,5 cm, tamanho inaceitável se a casa tiver tectos baixos. Além disso, você também precisa considerar onde o apartamento está localizado. Se for no andar inferior, a espessura da "torta" pode ser de 11 centímetros.


    Espessura da mesa para piso aquecido a água

    Se não quiser fazer uma mesa muito grande, faz sentido equipar um piso radiante elétrico. Neste caso, a sua espessura não ultrapassará os 3 cm, embora, ao utilizar plastificantes especiais, este parâmetro possa ser reduzido para 2 cm, neste caso exclui-se o sobreaquecimento dos elementos.

    Uma betonilha sob um piso quente é rapidamente construída com suas próprias mãos. É importante preparar e despejar adequadamente a mistura.

    Pouring technology Preparação para o trabalho

    Antes de começar a se servir, você precisa preparar o ambiente. Por favor, observe que a temperatura do ar no apartamento durante o trabalho deve variar de + 5 a + 25 graus Celsius. Naturalmente, a base deve ser limpa de detritos e poeira. Caso contrário, a solução pode ficar desnivelada e terá pouca aderência à superfície. Tente eliminar todas as lacunas na base. Se necessário, faça uma ondulação grosseira da base.

    É necessário preencher a solução somente após todos os contornos do piso aquecido terem sido colocados e seu desempenho verificado.

    Durante a preparação, é necessário levar em consideração a possibilidade de expansão da mistura de concreto sob a influência de uma queda de temperatura. Para evitar fissuras na argamassa após a secagem, é necessário equipar as juntas de dilatação. Para isso, pode-se usar uma fita isolante especial ou isolante rígido, com espessura de pelo menos 1 cm. Essa junta de dilatação deve ser feita em toda a profundidade da mesa.


    A foto mostra a instalação da fita amortecedora na frente da mesa. As juntas de dilatação também são dispostas nos corredores entre as salas.

    O aquecimento do piso radiante deve ser feito somente após uma preparação completa da base. Antes de usar a composição, não se esqueça de verificar o sistema quanto à operabilidade e ausência de defeitos.

    O que é necessário para equipar uma mesa?

    Para trabalhar, você precisará dos seguintes materiais:

    • Argamassa de cimento ou mistura seca.
    • Malha de reforço ou composição de reforço.
    • Impermeabilização.
    • Isolamento.
    • Prendedores.
    • Capacidade de agitar a solução.
    • Batedeira ou furadeira de construção com um acessório especial.
    • Espátula para nivelar a mistura.
    • Azulejo ou outro material de acabamento para acabamento de superfície.

    A malha de reforço não deve ter células muito pequenas. Ladrilhos para aquecimento de piso são usados ​​com mais freqüência. Naturalmente, também é necessário escolher este material corretamente. Você pode colocar com as próprias mãos, observando a tecnologia para realizar o trabalho.

    Características de enchimento

    Uma mesa quente é configurada em vários estágios:

  • Colocação de um filme impermeabilizante, que geralmente tem 250 mícrons de espessura. As telas são sobrepostas (20 cm) umas sobre as outras, bem como com folga para a parede. Fixe todas as juntas com fita de reforço.
  • Instalação de isolamento. Isso também é feito à mão. É melhor usar um material especial com refletor de alumínio, que direcionará o calor para cima.
  • Prendendo a fita amortecedora. Ele é fixado nas bordas e também divide uma grande área em partes.
  • Colocando a malha de montagem. É nele que são montados os elementos do piso quente.
  • Instalação de balizas de nível. Eles permitirão que você despeje a solução correta e uniformemente.
  • Preparação e vazamento da mistura. A composição deve ser diluída conforme indicado nas instruções da embalagem. Caso contrário, pode ser muito líquido ou muito espesso.
  • Se necessário, a camada pode ser reforçada com uma malha de reforço. Evita danos na betonilha após a secagem. A malha é necessária se a camada for espessa.
  • Após um dia, a composição seca deverá ser coberta com polietileno e deixada por 7 dias.
  • Se você estiver despejando água no piso radiante, deve haver pressão nos tubos neste momento.

    Algumas semanas após o lançamento da argamassa, você poderá colocar os ladrilhos.

    Recomendações de instalação

    Se você decidir usar uma construção de filme, o uso de um composto de mesa não é aconselhável. Aqui você deve usar um adesivo especial para azulejos. Os elementos estão fixos nele. Naturalmente, a espessura da camada neste caso deve ser mínima e a parte superior do piso do filme deve ser visível. Em seguida, você pode colocar os ladrilhos. Primeiro você precisa esperar até que a camada anterior de cola esteja seca. Esta forma de colocação dos ladrilhos evitará o descasque do revestimento do piso.


    Tecnologia de colocação de esteiras de aquecimento de piso elétrico

    Como você pode ver, uma mesa para um piso quente não é difícil se você seguir a tecnologia. Você pode equipá-lo sob ladrilhos ou outros materiais de acabamento com suas próprias mãos. O principal é escolher a composição certa para o lançamento da mesa, e não ignorar todas as etapas do trabalho. Deixe sua opinião sobre o artigo nos comentários e compartilhe sua experiência em colocar um piso quente.

    É possível usar um piso quente sob o autonivelante

    Sim, mas primeiro você deve selecionar um piso aquecido sob o piso autonivelante, que seja adequado para uma determinada área de estar. Disto dependerá a fiabilidade e a qualidade do revestimento, bem como o correcto funcionamento do pavimento radiante sob a camada autonivelante.

    Que tipos de sistemas de aquecimento por piso radiante são adequados:

    • um piso elétrico é o sistema mais adequado para um piso autonivelante aquecido. Os eletrodos são pouco espessos, o que permitirá reduzir o custo da composição a granel;
    • piso infravermelho é um tipo de sistema moderno. Devido aos componentes do filme, é caracterizado por uma maior transferência de calor. A espessura do filme é menor do que a dos eletrodos, de modo que para a instalação de um piso autonivelante usando este sistema, você precisará pagar muito menos dinheiro do que o acima. Mas há um ponto - os pisos infravermelhos são considerados uma inovação e, portanto, o preço por eles é muito mais alto do que os elétricos;
    • piso de água - o método de aquecimento mais popular, chamado de clássico. Muitos estão interessados ​​- é possível encher o piso de água quente com massa? Sim, mas este processo de instalação não será aconselhável devido à grande complexidade e alto custo. Portanto, para vazar tubos, é necessário um grande volume de composição. Além disso, o procedimento é realizado em várias etapas para que o revestimento seque mais rápido e tenha alta qualidade. Como resultado, a espessura do piso autonivelante será máxima em comparação. com enchimento de outros sistemas de aquecimento.

    Tipos de aquecimento radiante de água

    A estrutura do piso d'água é dividida em dois tipos: concreto e piso. O sistema de concreto envolve o lançamento da mesa. O sistema de tábuas é aplicado sem verter e pode ser instalado em casas de madeira. O elemento chave é uma placa de alumínio ou galvanizada com um recesso no meio. O tubo se encaixa com segurança na ranhura e as asas laterais dissipam o calor em vez de uma mesa.

    No geral, o bolo do seu gênero será dividido em camadas:

    • Base do piso, concreto ou madeira.
    • Impermeabilização.Incluindo a instalação de uma fita amortecedora, que irá proteger as juntas das paredes com a base e proporcionar uma lacuna tecnológica.
    • Camada de isolamento térmico.
    • Construção do piso de água.
    • Mesa de concreto, se necessário.
    • Pavimento fino.

    Recursos de estilo

    Ao escolher um sistema de aquecimento por piso radiante, em primeiro lugar, é necessário ter em consideração as especificidades do marcador:

    1. Não é recomendável usar os locais para a colocação de filmes infravermelhos, onde se planeja instalar objetos de grande porte.
    2. Ao instalar o sistema, é necessário manter a distância das paredes estabelecida pelos códigos de construção.
    3. Certifique-se de que o sistema está localizado a uma distância de pelo menos 20 cm de outros dispositivos de aquecimento.
    4. É necessário instalar uma camada de isolamento térmico para minimizar a perda de calor. O mais correto é utilizar materiais com superfície de folha metálica, assentando-os com o lado metalizado para cima e fixando as bordas com fita adesiva.

    Freqüentemente, em prédios de apartamentos, é indesejável instalar um piso aquecido em uma mesa devido ao teto baixo. Nesses casos, é mais aconselhável usar pisos de filme aquecidos.

    Para aquecimento constante ou para utilização como principal fonte de aquecimento, é preferível dispor de piso radiante a água, uma vez que é o mais económico.

    O aquecimento de piso autonivelante é instalado de acordo com o esquema:

    1. Despeje a mesa para nivelar a base.
    2. É colocado um certo tipo de isolamento térmico: poliestireno expandido, lã mineral e outros.
    3. Eles realizam a instalação de acordo com o esquema estabelecido de qualquer tipo de elementos de aquecimento.
    4. Uma composição para vazamento está sendo preparada: os elementos separados serão conectados por meio de uma furadeira com um misturador.
    5. A composição resultante é vertida sobre a base.
    6. A superfície é tratada com rolo de agulhas.
    7. A composição é deixada a secar durante 12-24 horas.
    8. A superfície é revestida com um verniz protetor incolor. Após 24 horas, você pode começar a operar o sistema.

    Instalação e conexão do termostato

    Ainda no estágio inicial, é necessário escolher o local correto para o termostato. Existem várias recomendações para simplificar este processo:

    • idealmente, estenda uma linha separada de eletricidade do painel elétrico;
    • a altura do chão deve ser de pelo menos 30 cm. Como regra, para facilidade de uso, o interruptor está localizado a uma altura de 1-1,5 m.
    • É estritamente proibido manter o regulador próximo a aberturas de janelas ou locais “úmidos” onde a água possa entrar no dispositivo.

    O regulador é instalado em um orifício de "bailarina" pré-perfurado, do tamanho de um soquete.

    A próxima etapa será conectar os fios do sensor de temperatura e esteiras ao regulador. Todos os fios são colocados em um tubo plástico corrugado, possibilitando a fixação dos contatos.

    Diagrama de fiação para aquecimento de piso para o termostato:

    • o sensor é conectado ao sensor por meio do primeiro e do segundo terminais;
    • o fio de alimentação é conectado através do quinto e sexto terminais (5 - fase; 6 - zero);
    • cabos de aquecimento são conectados ao terceiro e quarto terminais.

    Os blocos de terminais indicados não são típicos para todos os dispositivos, mas na maioria dos casos o diagrama está correto. Cada fabricante tem o direito de alterar as combinações, portanto, antes de conectar, é muito importante prestar atenção aos diagramas e inscrições aninhados presentes na parte traseira do dispositivo.

    Depois que todos os elementos do sistema estiverem montados e conectados, vale a pena fazer uma verificação funcional. Para fazer isso, meça a resistência da esteira de aquecimento com um multímetro.

    Você pode usar um multímetro doméstico comum (vendido nas lojas por 200-300 rublos). Há um valor de resistência permitido na etiqueta do cabo ou nas instruções de instalação do sistema, que deve ser medido antes de terminar o trabalho. O valor resultante não deve exceder ou ser inferior ao padrão em mais de 5%.

    Nosso especialista diz: “Sim, de acordo com as recomendações das instruções, é necessário verificar a resistência do cabo. Isso é muito importante porqueDepois de enrolar o piso quente na mesa, será tarde demais se o cabo estiver danificado ou não funcionar. "

    iwarm-pt.techinfus.com

    Aquecimento

    Caldeiras

    Radiadores