Piso quente: princípios de criação, temperatura, prós e contras


Ao instalar um piso aquecido, é necessário não só realizar a instalação corretamente de acordo com a tecnologia e todas as normas, como também se familiarizar com a gradação do regime de temperatura. Qual é a temperatura do piso quente que é considerada limite alta, baixa ou ótima? Em primeiro lugar, esse conhecimento é necessário para proteger o piso de danos (significando ladrilhos de cerâmica, parquet ou linóleo). Freqüentemente, os usuários definem seus próprios parâmetros para o sistema de aquecimento, o que afeta negativamente seu funcionamento.

Temperatura do aquecimento por piso radiante

Como funciona um piso quente?

É importante ter uma ideia do dispositivo e das características do aquecimento por piso radiante para perceber como os indicadores de temperatura podem ser ajustados e até que ponto, em princípio, o aquecimento é possível. Independentemente do fabricante ou do tipo de sistema, o piso é composto por várias camadas. Existem apenas três deles. Somente este design permite que você garanta a temperatura ideal do piso na sala. Agora vamos considerar os recursos de cada uma dessas camadas separadamente.

Diagrama de conexão do aquecimento de piso elétrico

Piso quente - vantagens do sistema

Primeira camada

É uma betonilha de cimento, sobre a qual é colocado um substrato especial com propriedades impermeáveis ​​e de isolamento térmico. A principal tarefa do underlay é reter o calor na casa e proteger os pisos inferiores de possíveis vazamentos. A mesa também protege a tubulação de esforços mecânicos, o que é muito importante durante a fase de instalação.

Qual é a aparência de um dispositivo de piso aquecido sob um ladrilho?

Segunda camada

A próxima camada do sistema de aquecimento por piso radiante é uma tubulação através da qual circula água quente ou transportador de calor. Para a fabricação do oleoduto, o metal e a argila expandida são os mais usados. Na instalação de outros sistemas de aquecimento, são instalados elementos de aquecimento especiais no lugar da tubulação, embora o sistema de aquecimento de água seja considerado o mais comum (é econômico e seguro).

Piso com isolamento térmico de água em toras

Terceira camada

A camada final do sistema é uma mesa de concreto sólida que cobre a tubulação. No topo da mesa está um revestimento de piso, como parquet ou linóleo. Existem vários requisitos principais para um acabamento. Em primeiro lugar, não deve ser apenas resistente à umidade, mas também não deve ter medo de altas temperaturas.

Camada de concreto - diretamente na mesa do piso

Preços para pisos quentes DEVI

Pisos quentes DEVI

Taxa de aquecimento dos modelos de piso radiante

A temperatura ambiente também é influenciada pela taxa de aquecimento do revestimento do piso. O aquecimento e o piso radiante dependem principalmente da escolha do modelo e da profundidade da sua ocorrência. Considere a taxa de aquecimento da sala, com a participação de diferentes modelos:

  1. Sistema de água. Na instalação deste sistema utiliza-se uma mesa de betão com uma espessura média de cerca de - 5 cm, que demorará cerca de 25 horas a aquecer, após o que se atinge o microclima pretendido na divisão. Quando o sistema é desligado ou em caso de falha, a mesa de concreto é capaz de reter o calor ao longo do dia.
  2. Modelo de cabo. Quando se utiliza um sistema elétrico, a temperatura desejada em um edifício residencial é de 12 a 24 horas, dependendo da área da sala. Ao mesmo tempo, os elementos de aquecimento começam a aquecer 6 a 8 minutos após ligar o modelo e, após 2 horas, a base do piso torna-se mais confortável. Quando a energia é desligada, o modelo elétrico mantém o clima interno por muito tempo.
  3. Sistemas infravermelhos e mate.Esses modelos inovadores são capazes, pela primeira vez, de horas de conexão, para aumentar a temperatura no ambiente. Esta característica reside no facto de a radiação térmica entrar imediatamente no edifício, sem aquecer a betonilha ou o revestimento do pavimento.

Mas para atingir esse microclima e uma determinada temperatura para sistemas de aquecimento, é necessário adquirir adicionalmente produtos reguladores de aquecimento de piso.

Leituras de temperatura ideais

Não há uma resposta definitiva para a questão de qual temperatura do piso quente é considerada normal. Afinal, se considerarmos a situação do lado das regras e regulamentos de construção, então os indicadores de temperatura serão os mesmos, e se for do lado de uma pessoa que mora em um apartamento com piso aquecido, então a temperatura confortável para ela pode ser completamente diferente. Portanto, primeiro você precisa entender os códigos e regulamentos de construção (SNiP) - do que eles estão falando?

Temperatura confortável de pisos quentes para diferentes revestimentos

Observação! Para locais onde as pessoas estão constantemente hospedadas, a temperatura ideal é de 26 ° C. São áreas como a cozinha, a sala de estar e o quarto. A temperatura do piso radiante para quartos em que as pessoas ficam por um curto período de tempo é de 31 ° C. São corredores, banheiros e banheiros.

Distribuição de calor do piso quente

Temperatura de conforto

Em cada caso, a temperatura confortável é selecionada individualmente, de modo que os indicadores podem diferir daqueles estabelecidos pelos códigos de construção. Algumas pessoas gostam de um ambiente fresco na casa, enquanto outras, pelo contrário, preferem um clima mais quente. Muitas pessoas sofrem de má circulação sanguínea nas extremidades inferiores, razão pela qual seus pés costumam ficar frios. Nesse sentido, a temperatura confortável para cada pessoa pode ser diferente..

Temperatura ideal do piso

Preços de piso radiante REHAU

Pisos quentes REHAU

Temperatura máxima

Apesar das preferências individuais de cada pessoa, existem valores máximos para a temperatura do pavimento quente, que estritamente não se recomenda ultrapassar. Há várias razões para isso. Em primeiro lugar, os médicos não recomendam ultrapassar a temperatura, pois o contato prolongado das pernas com a superfície quente do chão pode provocar dilatação venosa das veias. Com a exposição constante ao calor, as veias também se expandem continuamente.

Limite de temperatura (máxima) da superfície do piso aquecido

Em segundo lugar, se o piso superaquecer, o revestimento do piso pode sofrer, especialmente se for feito de madeira. Esses revestimentos incluem parquet e laminado. Esses materiais, sob a influência de altas temperaturas, vão secando gradativamente, o que leva à formação de trincas, e o próprio material está rapidamente sujeito ao desgaste.

Qual é a temperatura ideal para aquecimento de piso

Opinião de um 'expert

Afanasyev E.V.

Editor-chefe do engenheiro do projeto pol-exp.com.

Com o superaquecimento prolongado, o linóleo pode liberar formaldeídos - substâncias nocivas que afetam negativamente o corpo humano. Portanto, o superaquecimento do piso não deve ser permitido ao usar linóleo como revestimento de piso.

Os linóleos mais prejudiciais

Temperatura ambiente ideal

A distribuição da temperatura do piso quente ocorre gradativamente desde o revestimento do piso até o teto do edifício. Assim, um certo microclima prevalece em cada zona ao longo da altura da sala. Com seu valor, você pode se familiarizar visualmente com a tabela a seguir.

Distância do chãoMicroclima
30 cm.+ 22 graus
30 cm - 20 m+ 18 - + 20 graus
Acima de 20 m.+ 16 - + 18 graus

Diagrama da distribuição do ar quente na sala.

Mas de acordo com o documento regulamentar de códigos e regulamentos de construção (SNiP), existem certos valores de temperatura confortável para cada tipo de divisão. Vamos considerar sua proporção de acordo com o esquema fornecido.

Tipo de salaTemperatura ótima
Quartos, corredor+ 21 - + 27 graus
Workrooms+ 29 graus
Sala de estar, corredor+ 30 graus
Salas húmidas+ 33 graus
Salas de esportes+ 17 graus
Instalações com estadia limitada+ 37 graus

Esquema do valor normativo de SNiP

Assim, de acordo com o parágrafo 44 - 01 - 2003 do SNiP, a temperatura máxima para aquecimento da sala deve ser de cerca de - + 35 graus, e a mínima - + 25 graus. Tais indicadores se devem ao fato de que em valores menores podem ocorrer resfriados, e valores maiores levam ao cansaço do corpo humano.

Além desses indicadores, o tipo de acabamento também afeta a temperatura confortável do piso quente.

Por que a temperatura sobe

Ao usar um piso aquecido a água, a temperatura geralmente sobe para 60-65 ° C, e a própria superfície do piso fica apenas ligeiramente quente. Em primeiro lugar, isto deve-se à instalação inadequada do sistema de aquecimento por piso radiante. Existem muitos motivos prováveis ​​pelos quais o sistema não está funcionando corretamente. Abaixo estão os mais comuns.

Características de transferência de calor na sala

  1. Para isolamento térmico ao colocar um piso quente, foi usado um material muito fino ou está completamente ausente... Devido à falta de isolamento térmico para aquecer o ambiente, é necessário superaquecer o sistema, pois a maior parte do calor gerado evapora.
  2. Durante a instalação, uma grande etapa de assentamento foi usada, como resultado do qual o apartamento não pode aquecer até a temperatura ideal.
  3. A perda de calor da casa é muito grande e o sistema não pode compensá-la... Portanto, o piso aquecido não cumpre sua tarefa principal.

Distribuição da temperatura ambiente

Ao executar uma betonilha fina, a superfície do piso aquece fortemente e, com a queda da temperatura, a temperatura na casa fica mais fria. Esses casos são bastante raros, mas para evitar problemas com um piso quente, o trabalho de reparo deve ser confiado apenas por especialistas experientes. Claro, isso pode chegar ao bolso na fase de reparo, mas economizará eletricidade no futuro.

Preços para pavimentos quentes "Teplolux"

Pisos quentes Teplolux

Temperatura de um piso de água quente em diferentes revestimentos (laminado, azulejos)

Em um campo de água quente, muitos são atraídos pelo equilíbrio da temperatura ambiente. Por exemplo, se o fundo é +25 ° C, então na parte do meio é cerca de 20, e sob o teto - 17. Nem todo revestimento decorativo pode ser colocado em tal piso.

Você pode colocar ladrilhos de cerâmica, parquet, linóleo, mas cubra com um tapete, cubra com materiais de cortiça é indesejável.

A temperatura do ar confortável para humanos é de cerca de 24 ° C. E o chão deve estar alguns graus mais quente que o ar, ou seja, 26 ° C. A norma europeia considera que a temperatura de trabalho de um piso de água também depende do revestimento.

Por exemplo, a temperatura confortável de um piso de água quente é 21 ° C em um piso acarpetado, 24 - em um piso de madeira. A temperatura do piso aquecido a água sob ladrilhos ou ladrilhos é de 26 ° C. A temperatura ótima para um piso aquecido para parquet é 30 ° C, para laminado e linóleo - 27. Para um piso aquecido com água, a temperatura do refrigerante pode ser 55 ° C, o que é suficiente para um aquecimento de alta qualidade de instalações.

É bem sabido que diferentes salas têm diferentes perdas de calor. Portanto, o piso deve funcionar de maneira diferente em cada cômodo. Assim, o viveiro perde 75 W / m2, a sala - 100 W / m2, o quarto - 50 W / m2.

Máximo e mínimo

O conceito de temperatura admissível é definido no SNiP41-01-2003 "Aquecimento, ventilação e ar condicionado".Segundo ele, a temperatura máxima de um piso aquecido a água não pode ultrapassar 26 ° C nas salas onde as pessoas estão o tempo todo.

Se a temperatura máxima do refrigerante em um piso de água quente for de 55 graus, isso fornecerá um aquecimento de piso confortável - 28 ° C. Não será supérfluo levar em consideração as especificidades do piso. Eles podem suportar 27 ° C, mas se o piso foi envernizado, você não pode ultrapassar a linha dos 21 ° C. Se houver um tapete no chão, você terá que adicionar cerca de 5 ° C.

De acordo com as normas de saúde, se os locais onde as pessoas estão constantemente devem ser de 26 ° C, então em quartos úmidos - já 31. A mesma temperatura deve ser prevista nos locais onde as pessoas ficam por algum tempo, e não constantemente. Acima do eixo do tubo deve estar 35 ° C, e em um piso de parquete, o máximo é indicado a 27 ° C.

Características do regulamento

Se falamos sobre a classificação dos sistemas de controle automático para o funcionamento de um piso quente de acordo com as características de trabalho e o local de instalação, distinguem-se as seguintes variedades:

  • zonal;
  • em geral;
  • complexo.

Controle de temperatura do aquecimento por piso radiante

Sob sistemas zonais para regular a temperatura do piso quente presume-se que haja um elemento de controle separado para cada sala. Os sistemas compartilhados permitem o uso de controle de grupo do sistema em um apartamento. A temperatura é controlada da seguinte forma: a temperatura desejada é definida em um dispositivo especial (termostato), após o qual o sinal é enviado para o painel de controle do sistema. Ao receber o sinal correspondente, o refrigerante sai do sistema usando válvulas com servoacionamentos.

Imagem do controle de aquecimento por piso radiante

Para aumentar a temperatura dá-se o arranque do refrigerante e, para diminuir, pelo contrário, é retirado do sistema de aquecimento do piso. Graças a essas ações, ocorre a regulação da temperatura. Dependendo do tipo de termostato e das características do próprio sistema, o processo de ajuste pode ser ligeiramente diferente.

Esquema de aquecimento por piso radiante com injeção

Equipamento de controle de aquecimento de piso

Hoje, o mercado consumidor está transbordando de vários tipos de equipamentos adicionais para aquecimento de piso. Cada modelo difere em forma, cor e função. Considere os produtos mais populares com os quais será possível regular o clima interno:

  1. Para regular a temperatura da água das tubagens, juntamente com o sistema de água, recomenda-se a aquisição de um grupo coletor. Com a potência deste equipamento, o líquido quente de entrada e o fluxo de retorno resfriado são misturados. A regulagem é realizada manualmente pelas válvulas do manifold do produto. Para rastrear as informações de aquecimento da superfície do acabamento, um protetor de tela é adicionalmente adquirido e instalado.
  2. Para rastrear e definir a temperatura do piso radiante usando modelos elétricos, você precisará adquirir como opção sensor e termostato... Neste caso, o sensor atuará como um condutor entre a temperatura do ar e o termostato, e o termostato configurará o modo de operação do sistema de aquecimento.

Assim, sabendo qual é a temperatura do piso aquecido a água e dos modelos elétricos que é definida pelo SNiP, o consumidor, com a ajuda de um equipamento regulador adicional, poderá definir de forma independente seus valores corretos. De acordo com as recomendações dos especialistas, não vale a pena perder estes valores, uma vez que com a utilização de modelos de aquecimento não haverá aquecimento de alta qualidade da divisão e a sua vida útil diminuirá várias vezes.

AdminAuthor do artigo

Você gostou do artigo?

Compartilhe com os seus amigos:

Comentários (1)

  1. Máximo 10 de novembro de 2020 em 20: 21

    No meu banho, o chão aquece todos os 38, acima do normal, mas ainda quente para as pernas e para o gato)

    Responder

Controle de temperatura

Como definir a temperatura desejada para o piso quente e quais os métodos de ajuste existentes? Abaixo estão os principais métodos de correção de temperatura usados ​​em sistemas modernos.

Ajuste manual de coletores TP

Mesa. Métodos para ajustar a temperatura do piso quente.

Nome do método, fotoDescrição
GrupoMétodo geral de controle de temperatura, pressupondo a presença de um piso aquecido em toda a casa ou apartamento.
IndividualCorreção do modo de temperatura do piso radiante em quartos individuais, por exemplo, no banheiro ou no corredor.
ComplexoOutra forma de ajustar a temperatura do piso quente, combinando todos os métodos acima.

Calculadora de comprimento de contorno de tubo de aquecimento de piso

Vá para os cálculos

Conjunto de piso aquecido a água até 60 m - 3. (controle automático de temperatura)

Conjunto de piso radiante para aquecimento de divisões com área de 60-80 m2 com unidade misturadora com regulação manual da temperatura do meio de aquecimento com base na válvula misturadora e separadora MIX 03. A temperatura de funcionamento do meio de aquecimento é ajustado automaticamente pela válvula servo dependendo da temperatura do meio de aquecimento ajustada na escala do termostato aplicado.

O sistema utiliza um bloco manifold com válvulas de controle com medidores de vazão (opcional) para garantir uma vazão igual do agente de aquecimento nas malhas de piso radiante (equilíbrio hidráulico das malhas). O uso de um bypass regulado por coletor permite redirecionar o fluxo do portador de calor da alimentação para o coletor de retorno no caso em que o fluxo através dos loops do coletor diminua abaixo do valor definido na válvula de bypass.

Isso permite que as características hidráulicas do sistema coletor sejam mantidas independentemente da influência dos controles da malha do coletor (manual, válvulas termostáticas ou servoacionamentos).

Com a colocação em espiral do circuito de aquecimento do piso (espessura da betonilha de 3 cm com piso de cerâmica) com um passo de 15-20 cm e uma temperatura de refrigeração calculada de 30 ° C - a temperatura da superfície do piso é 24-26 ° C, o consumo de líquido é cerca de 0,2 m3 / h, a velocidade do fluxo é 0,2-0,5 m / s, a perda de pressão no circuito é de aproximadamente 5 kPa (0,5 m).

Um cálculo preciso dos parâmetros térmicos e hidráulicos pode ser realizado usando o programa de cálculo de piso radiante gratuito Valtec Prog.

Usando termostatos

Para evitar o superaquecimento do sistema, ao instalar um piso quente, um termostato - um pequeno dispositivo que regula a temperatura. Existem três tipos principais de termostatos: eletrônicos, mecânicos e programáveis. Todos eles diferem entre si não apenas no nome e no preço, mas também nas características técnicas. Portanto, ao escolher um produto, é imprescindível consultar um especialista.

Tipos de termostatos para aquecimento de piso

Depois de comprar um termostato, você precisa instalá-lo corretamente. Abaixo, segue uma instrução passo a passo para a instalação do regulador e um sensor de temperatura especial, sujeito ao qual até um iniciante pode fazer esta tarefa. Primeiro, você precisa fazer uma pequena ranhura na parede para colocar o fio no sensor de temperatura. Em seguida, você precisa seguir as instruções.

Conectando o controlador de aquecimento por piso radiante

Passo 1. Passe o fio com o sensor de temperatura através do tubo corrugado (o diâmetro do corrugado é selecionado de acordo com as dimensões do fio).

Passe o fio no tubo corrugado

Passo 2. Conduza cuidadosamente o fio do sensor para fora do outro lado da ondulação.

Conduza o fio para fora da outra extremidade

Etapa 3. Feche a extremidade do tubo da lateral do sensor usando um plugue de plástico especial. Isso é necessário para proteger o tubo de poeira e argamassa.

Instale o plugue de plástico

Passo 4. Fixe a extremidade do tubo corrugado com o sensor entre os circuitos de aquecimento.Para isso, é aconselhável usar uma fita especial ou pinças fortes de plástico.

Prenda a extremidade do tubo

Em uma nota! Não instale o sensor de temperatura muito próximo a um fogão, lareira ou aquecedor elétrico. Devido à proximidade, as leituras do sensor de temperatura podem não ser confiáveis.

Etapa 5. Conduza o tubo do regulador para o chão, ou melhor, para a ranhura previamente preparada. Certifique-se de que não haja dobras fortes no tubo.

Traga os tubos para o chão

Etapa 6... Depois de instalar a fiação e o tubo corrugado especial, selar a ranhura na parede com argamassa de cimento. A superfície deve permanecer lisa e nivelada.

Mascare o sulco com argamassa

Etapa 7. Limpe e estanhe bem os fios. O funcionamento do termostato dependerá da qualidade do trabalho realizado.

Passe os fios

Etapa 8. Conecte o termostato aos fios e instale o dispositivo em seu lugar. Para isso, deve ser feito um furo na parede para as dimensões do regulador.

Conecte os fios ao termostato

Etapa 9... Teste todas as conexões elétricas para operação adequada. Após a verificação, ligue o sistema de piso radiante por um breve período. Isso é necessário para verificar a integridade do sistema.

Esta é a aparência do termostato instalado

Etapa 10. Se tudo correr bem e o piso radiante funcionar, acender-se-á uma luz no termóstato, ou melhor, no seu painel. A operabilidade de todo o sistema também será evidenciada pelo aquecimento da superfície do piso. O diagrama mostra o local de instalação do sensor de temperatura.

Um exemplo de um esquema de piso quente

Portador de calor

Útil

Na maioria dos casos, é suficiente fornecer um agente de aquecimento ao sistema de piso radiante, cuja temperatura varia de 50 a uma temperatura máxima de fornecimento de 70 graus.

Esses indicadores permitem garantir o aquecimento do piso, que não excede os valores ideais. Como resultado, é possível prevenir qualquer dano aos materiais utilizados - ladrilhos, carpetes, linóleo, parquet, etc.

A escolha da temperatura da água ou de qualquer outro líquido que precise ser fornecido ao piso aquecido deve ser baseada em fatores como:

  • tipo e espessura da mesa;
  • características de funcionamento das instalações;
  • disponibilidade de aquecimento adicional;
  • tipo de revestimento do piso;
  • o propósito da sala, etc.
  • temperatura ambiente desejada

É necessário regular a temperatura do refrigerante após testar o sistema por várias horas.

Recomendações adicionais

Para não continuar a enfrentar problemas durante a operação de um piso quente causados ​​por um regime de temperatura incorreto, você precisa seguir algumas regras simples:

Instalação correta do sensor de temperatura

  • o isolamento térmico durante a instalação de um piso quente deve ser de alta qualidade. A melhor opção é a espuma de poliestireno. A espessura da camada isolante é de 5 cm;
  • a espessura da betonilha deve ser suficiente, caso contrário o piso ficará muito quente. Os especialistas recomendam verter a betonilha cerca de 3-5 cm acima do tubo;
  • deve haver um degrau de 15 cm entre os canos, e se esta for a zona da borda da sala, então 10 cm;
  • o sistema deve ser instalado de acordo com um projeto de aquecimento de piso previamente preparado na casa. Essa é a única maneira de evitar erros comuns durante o trabalho.

Calculadora para cálculo das proporções de fabricação de argamassa cimento-areia para contrapiso

Vá para os cálculos

Sequência de trabalho ao conectar o aquecimento de piso

A procura de piso radiante é inegável, uma vez que é capaz de fornecer uma determinada temperatura na divisão. Os sistemas de aquecimento de piso modernos são uma adição valiosa aos sistemas de aquecimento da casa.

Máximo

Atenção

Os indicadores de temperatura máxima não devem exceder 27 graus Celsius. Esta regra se aplica apenas àquelas instalações nas quais as pessoas vivam permanentemente.

Vale a pena prestar atenção às seguintes temperaturas máximas de aquecimento do piso quente dependendo dos materiais do piso usados:

  1. Se um laminado ou parquete for colocado no chão, não é recomendado aquecer o refrigerante em mais de 27 graus Celsius.
  2. Na maioria dos casos, ao usar ladrilhos, permite que o piso quente aqueça até 28-33 graus Celsius. Neste caso, um papel extremamente importante é desempenhado pelo tipo de mesa, características de funcionamento da sala, etc.

Foto 5

  1. Se for usado carpete, o meio de aquecimento pode ser de até 27 graus Celsius.
  2. Sob o linóleo, o piso quente pode aquecer até no máximo 26 graus Celsius.
  3. Se houver verniz na superfície do piso, a temperatura de aquecimento do sistema de aquecimento por piso radiante não deve exceder 21 graus Celsius.

Assim, ao utilizar um sistema de aquecimento de piso, é extremamente importante controlar a temperatura do seu aquecimento.

Conjunto de pavimento aquecido a água com área superior a 60 m. (Unidade bomba-misturadora Combimix)

Conjunto de pavimento radiante para aquecimento de divisões com área superior a 60 m2 com bomba-mistura com manutenção automática da temperatura do refrigerante.

A potência máxima do sistema de piso radiante é de 20 kW.

O sistema utiliza um bloco manifold com válvulas de controle com medidores de vazão (opcional) para garantir uma vazão igual do agente de aquecimento nas malhas de piso radiante (equilíbrio hidráulico das malhas).

Um cálculo preciso dos parâmetros térmicos e hidráulicos de dobradiças de piso radiante pode ser realizado usando o programa de cálculo de piso radiante gratuito Valtec Prog.

Bem, agora é hora de terminar o artigo. Todo o material que eu queria compartilhar foi revisado. Espero que seja útil para você, e que você use, se necessário, temperatura para aquecimento de piso. Melhore suas próprias habilidades práticas e adquira todos os novos conhecimentos, como se costuma dizer: "Nunca é tarde para aprender!" Isso é tudo, obrigado pela sua atenção, reparo fácil e bem-sucedido!

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores