Fogões longos: o que há e como fazer um forno maravilhoso com as próprias mãos

Entre toda a gama de fogões de aquecimento, um lugar especial é ocupado pelo slobozhanka - um dispositivo de longa queima. Este dispositivo é caracterizado não só pela eficiência energética, mas também pelo relativo baixo custo do combustível utilizado, que pode ser quase qualquer matéria-prima vegetal. Mesmo as pessoas que não conhecem o comércio de construção serão capazes de equipar sua casa com esse dispositivo. Basta ter um equipamento vazio e funcionando com você.

Construção caseira

Antes de incorporar a ideia com suas próprias mãos, você precisa se preparar. O kit de ferramentas necessário consiste nos seguintes itens:

  • um martelo;
  • broca ou máquina de perfuração;
  • formão;
  • máquina de solda elétrica (automática ou semiautomática);
  • moedor, para o qual os discos de corte e limpeza são úteis;
  • quaisquer eletrodos de soldagem de uso geral.

Dos materiais que você precisa ter: várias partes de um tubo com paredes grossas, chapa de aço na forma de dois fragmentos com espessura de 5 e 10 milímetros e um barril (como alternativa, você pode pegar um cilindro de gás ou um cilindro de aço) .

Qual é o benefício de geradores de calor autônomos de longa queima

Por que os fogões independentes são mais lucrativos do que o aquecimento centralizado? O fato é que potentes caldeiras de aquecimento industrial com eficiência de 100% perdem até 30% do calor ao passar pelos dutos principais e de distribuição. O aquecimento autônomo funciona sem perda de calor e seu desempenho é determinado pela eficiência da caldeira utilizada para o aquecimento. Fogões caseiros podem ter uma aparência feia, mas têm uma eficiência de mais de 90%. Você pode aquecê-los com madeira, carvão e resíduos.

Caldeira de pirólise a lenha eficiente e econômica mantém o calor por um longo tempo

Como a pirólise prossegue

O processo de pirólise passa por quatro etapas:

  • Secagem - o excesso de umidade é removido da madeira. É realizado durante o processo de preparação ou na fornalha devido ao seu calor.
  • Pirólise - sublimação de componentes voláteis, decomposição de componentes pesados ​​- resinas e betume em voláteis. A massa do combustível começa a carbonizar, ou seja, carbonizar.
  • Combustão dos gases de pirólise ao atingir o ponto de fulgor sob a influência de alta temperatura e oxigênio livre. A combustão do carbono começa quando a temperatura sobe acima de 600 graus.
  • Após a combustão dos componentes voláteis e da maior parte do carbono, começam as reações de redução - a liberação de monóxido de carbono, hidrogênio livre e oxigênio.
  • Para que a eficiência seja alta, ao projetar o equipamento, é necessário garantir que os gases redutores sejam retidos na zona quente e que seja fornecido ar fresco aquecido. Quando esfriar rapidamente, a energia gasta na recuperação irá voar para o cano. Não se deve esquecer que o monóxido de carbono é venenoso.

    Observação: uma das principais vantagens de um forno de queima lenta é a facilidade de uso. Uma ou duas vezes por dia, a lenha é colocada nele, uma ou duas vezes por semana, as cinzas são removidas.

Para entusiastas de carros

Inicialmente, o fogão foi criado para aquecimento de estufas, aviários, oficinas, salas de secagem. Slobozhanka encantou especialmente os motoristas, aqueles que têm uma pequena oficina em sua garagem. E já existem muitos artesãos que fazem fornos de garagem com as próprias mãos. Afinal, é aqui que se exige um sistema de aquecimento fiável e simples com um elevado nível de segurança e eficiência.

Fogão faça você mesmo Slobozhanka pode ser feito com bastante facilidade.Para proprietários de garagens, os Slobozhanka feitos em casa ou industrialmente são igualmente eficazes.

A propósito! Uma carga de combustível permite que o forno opere por até 10 horas, ou seja, um dia inteiro de trabalho. Ou seja, basta acender o fogão pela manhã, e todo o dia de trabalho na oficina será realizado em uma sala aquecida.

O recuperador é à prova de fogo, o que é de particular valor para os motoristas. Os produtos voláteis da combustão através do sistema de chaminé são totalmente removidos do lado de fora das instalações, eliminando a possibilidade de envenenamento por monóxido de carbono. É importante notar também que a chaminé de um fogão ou caldeira deve ser levada a sério, pois negligenciando isso pode ser envenenada pelo monóxido de carbono. Além disso, surgiram as modificações de Slobozhanka, capazes de operar com óleo de motor usado. Dispositivos de aquecimento compactos fornecem condições de trabalho confortáveis ​​e podem economizar combustível significativamente.

Fogão a combustível sólido fogão barrigudo

Fora das cidades, a lenha é a mais acessível, então o fogão de longa duração mais popular é o de lenha. É aquecido não só com lenha da crista, mas também com resíduos de madeira - aparas, serradura, resíduos de cartão e aglomerado, pequenos galhos, palha, etc. Existem muitos sistemas de aquecimento para madeira e resíduos de madeira. Vamos considerar os mais eficientes, cuja eficiência é superior a 70%.

O fogão mais simples pode ser feito à mão

O fogão barrigudo é um fogão econômico que surgiu na Rússia após a revolução, durante os tempos de comunismo de guerra, quando muitos tiveram que passar por adversidades. A genialidade do fogão potbelly é que ele aquece instantaneamente, assim como a simplicidade de seu dispositivo, cujo protótipo é o fogão russo. A porta superior destina-se ao armazenamento de lenha e a inferior à regulação da combustão, fornecendo ar através da porta ligeiramente aberta.

A função do recuperador é manter o aquecimento em pelo menos uma divisão a um custo mínimo. Ao usar carvão, a grelha é removida e o ar do soprador é direcionado para a fornalha. É importante não enchê-lo com uma geleia - o volume do marcador não deve ser superior a um quarto do seu volume. O pós-combustor é uma parte longa horizontal ou ligeiramente inclinada da chaminé. Fabricado em metal, mantém o ambiente aquecido.

Importante! O fogão potbelly pode funcionar com todos os tipos de combustíveis sólidos, exceto serragem. É feito em forma de caixa de chapa de aço ou redondo de barril. Diâmetro da chaminé - 85 - 150 mm.

Esse fogão não só aquece, mas também decora o interior.

Ao atiçar, qualquer fogão tipo barrigudo fica incandescente, então sua superfície superior pode ser usada como fogão para cozinhar. Nas laterais, uma tela deve ser instalada a uma distância de 40-60 mm do forno. Ele protege a sala dos raios infravermelhos e mantém a temperatura em um nível ideal.

Com base em um fogão de barril, você pode fazer uma caldeira caseira para longa queima na lenha. Para fazer isso, em vez da tela, um aquecedor de água metálico em forma de U é instalado. A distância entre o corpo do forno e a caldeira deve ser a mesma que o recorte da tela.

Casa de palha

Os kievanos Irina e Aleksey Kravchenko construíram para si uma casa de campo de palha. Não é uma cabana, mas uma mansão de dois andares com excelente reforma. Não houve problema em comprar um tijolo e torná-lo "como o povo" - Irina é a diretora de busca, Alexey também é o contador-chefe do negócio de atacado lá, então eles podem construir uma dacha. Mas eu queria um lar especial. Para viver em harmonia consigo mesmo e com a natureza. Portanto, Irina e Alexei decidiram construir uma casa, observando os princípios védicos básicos na construção, como a orientação da casa em relação aos pontos cardeais, proporções, finalidade e disposição dos cômodos.

- Esta é a nossa casa de treinamento - esclarece Irina -, só depois de construí-la, percebi que tipo de casa precisávamos. Nós temos o objetivo é criar uma propriedade familiar em nossa ecovila Quebra-nozes, um pedaço da pátria dos nossos três filhos.


Mansão de palha europeia, primeira neve no telhado

- A propriedade também será de palha?

- Com certeza, já que a tecnologia testada se justificou plenamente, apesar dos erros cometidos. Por exemplo, usamos drywall, que, como se viu, só é aplicável em combinação com aquecimento com radiadores em cada ambiente, uma vez que não permite a passagem de calor, mas acumula frio.

Além disso, a palha não tolera o vazio, mas entre palha revestida de argila e drywall uns bons 5-7 cm. Este espaço agora é uma garrafa térmica de frio e um lugar para os ratos viverem.

Ou o sótão é uma fonte de perda de calor, já que o isolamento tradicional para telhados (lã mineral e poliestireno) não se compara aos fardos de palha, não retém muito bem o calor. O acabamento de um espaço "quebrado" é muito mais caro e o reparo e a manutenção do telhado são difíceis.

Era melhor fazer o segundo andar e o telhado não residencial, isolando o teto com fardos de palha. Mas, apesar dos erros cometidos, a casa é mais competitiva em termos de economia de calor.

A reputação da casa de palha foi arruinada por leitões

As casas com telhado de colmo não são nenhuma novidade. Eles começaram a ser construídos há muitos séculos. Em diferentes partes do mundo. E eles o construíram de maneiras diferentes. Uma das opções - o canudo era mergulhado no barro, puxado para fora e enchido com o auxílio de cofragem em uma moldura de madeira. Desde a invenção da enfardadeira, a tecnologia da palha entrou em um novo estágio de desenvolvimento. Se você usar palha embebida em argila e colocá-la na cofragem, então o processo de erguer paredes em uma casa de 100 m². levará de 3 a 4 meses e algum tempo para secar, dependendo do clima e das condições meteorológicas. Os fardos de palha, por outro lado, permitem terminar a montagem das paredes em 3-4 dias e por algum tempo para rebocar imediatamente, sem deixar a palha aberta por muito tempo. Quanto mais rápido, melhor.

- Nós em nossa casa experimentamos as geadas mais severas - quando chegava a 30 graus, - diz Irina, - durante as geadas da Epifania, todos os vizinhos partiram para a cidade, apesar do aquecimento a gás, eletrônicos, aquecedores elétricos. As paredes dos vizinhos estavam totalmente congeladas. E meus filhos e eu nos divertimos muito fora da cidade. Eles alimentaram em um fogão.

A palha retém o calor melhor do que o tijolo 4 vezes e 7 vezes melhor do que o concreto. E é mais fácil respirar em uma casa de palha - ela é feita de material natural. Sim, você passa, você verá por si mesmo.

Dentro da casa cheira a madeira, palha. No rés-do-chão encontra-se uma sala, um quarto, uma casa de banho, um quarto de bebé. No segundo, está a sala da liberdade. Toda a área sob o telhado não está bloqueada por nada, um espaço contínuo. E não há móveis - tapetes e travesseiros no chão.

- E quanto à força e resistência ao fogo? Não é à toa que dizem: queima como palha ...

- A reputação das casas de palha foi muito prejudicada pelo conto de fadas sobre três porcos - Aleksey ri. - Esta é uma casa de palha no desenho animado se espalha pelo fato de que um lobo soprou sobre ela. Na verdade, essas casas estão de pé há vários séculos e suas paredes são à prova de fogo.

Verifique - com a ajuda de testes: a parede está queimada há algum tempo e eles veem por quanto tempo ela pode pegar fogo. Assim, uma parede de palha feita de fardos resiste 45 minutos à exposição direta ao fogo, enquanto o gesso de cal-cimento racha e carboniza, a palha embaixo dela também carboniza um pouco, mas nunca pega fogo. Esses indicadores são considerados resistentes ao fogo. A argila de palha é espalhada por fora e por dentro. E a argila é um material refratário. A palha para a construção de uma casa é utilizada prensada, em briquetes densos. Atear fogo a um briquete não é tão fácil - é como com papel: uma folha toma conta rapidamente, mas um livro grosso não pode ser incendiado tão facilmente.

O fogão aquece a água no inverno, o sol no verão

Este sistema funciona de forma simples - a água é fornecida por uma bomba elétrica para um tanque instalado no sótão no frontão, de um poço e de um tanque flui por gravidade para todos os pontos de encanamento - uma pia, uma cabine de chuveiro, um vaso sanitário, uma pia de cozinha e uma máquina de lavar, saunas infravermelhos, além de um tanque instalado no forno para aquecimento de água.

“No inverno, a água quente é aquecida por um fogão”, diz Irina. - E no verão, quando o fogão não está aquecido, os coletores solares vão aquecer a água, agora estamos instalando. Já testamos seu trabalho em um chuveiro dacha, a eficiência superou todas as expectativas.

- Eu esperava ver uma cabana com "penas" de palha saindo dela.E você tem uma casa totalmente moderna. Como você o construiu?

- As paredes são feitas de fardos de palha - lembre-se, como em "Bem, espere!" o lobo dirigia uma ceifeira-debulhadora e tudo o que arrancava caía do carro em forma de briquetes.

Os fardos estão apertados - você não pode enfiar a mão. A altura de tal fardo de palha é de 36 cm, largura - 45 e comprimento - 90. Este é o material mais barato para construir uma casa - o tijolo de palha custa $ 1. No total, 400 tijolos foram para a casa - considere, $ 400. Paredes de tijolos custariam US $ 6.000.

É melhor usar palha de centeio para construir uma casa - ninguém come, o poeta não começa nela, portanto, a palha de centeio é usada na agricultura para forrar animais ou simplesmente queimada.

Além do custo muito favorável e das qualidades de economia de calor, fomos atraídos pelo fato de a palha ser um recurso de regeneração rápida. Portanto, uma árvore precisa de 30 anos para crescer para se tornar um material de construção, em palha por seis meses. Obviamente, as propriedades de economia de calor da palha quando aquecida com gás ou eletricidade reduzem significativamente o consumo desses recursos já esgotados.

Depois de dispostas as paredes, elas são untadas com argila.

- Você mesmo esfregou?

- Sim, junto com amigos. Como as casas eram construídas antes? A aldeia inteira se juntou e construiu uma casa em alguns dias. Então, toda a aldeia fica satisfeita com Toloka. Também combinamos - chamamos todos os amigos e parentes junto com as crianças. Eles trouxeram dois caminhões de barro da pedreira, prepararam uma mesa festiva. E todos juntos amassaram a argila e a palha com os pés, jogaram nas paredes como bolas de neve e espalharam a argila nas paredes e umas nas outras - tudo com a música.

O feriado durou dois dias. Este é um grande impulso de energia! Nossos convidados exigiram a continuação do banquete. E no próximo fim de semana, nós amassamos a argila novamente - manchamos as paredes internas. Não houve necessidade de ligar para ninguém, mas todos ligaram e perguntaram se era possível voltar.

Aí os especialistas começaram a trabalhar - começou a decoração do interior da casa. Mas somos um pouco duros com os especialistas, então a maior parte do trabalho ainda era feito por amigos que aprenderam rapidamente com os especialistas. Devo dizer que acabou não só não pior, mas às vezes até melhor. O principal é fazer isso com alma.


Fogão em casa de palha

- E como estava o fogão?

- Esta é uma história separada. Convidamos um fabricante de fogões da vila de Lukyanovka - um avô de 80 anos. Você deveria ter visto como ele se deitou! Em uma respiração. Cansado - um tijolo sob a cabeça e dormir por uma ou duas horas, de volta ao trabalho. Os rapazes pediram para lhe dar aulas, e ele disse que é negócio de mulher fazer fogueira, por isso a avó dele ensinou-lhe, e a mãe dela, e desde tempos imemoriais as mulheres colocam os fogões.

- O poço também é seu trabalho?

- E o poço, claro, cavado. Temos apenas eletricidade central. Água, calor e esgoto - autônomo. Planejamos fazer um suporte autônomo em Kedrovka também - é muito mais razoável do que puxar tubos em todas as seções e mais ecológico.

- Kedrovka será um vilarejo de casas de palha, ou cada um construirá sua própria casa, com o que quiser?

- Claro, do que ele quiser. Nós apenas experimentamos esta opção e a sugerimos como a mais econômica e ecologicamente correta. Você pode, é claro, construir uma casa de madeira - também um material natural. Mas, em primeiro lugar, não há árvore boa na Ucrânia e, em segundo lugar, as florestas já foram derrubadas, e você também quer respirar e de preferência ar puro agora, e não daqui a 30 anos, e a palha vai recomeçar em uma estação.

Se houver pão, haverá materiais de construção. $ 400 para paredes, aqui adicione um telhado, tetos, um piso - tal construção está ao alcance de quase todas as famílias. E o acabamento interno é um custo flexível. Pode ser revestido com cortiça ou o papel de parede pode ser colado. O principal é que a casa seja confiável, econômica e confortável. Verificado.

Entrevistado por Svetlana Skarlosh, jornal em Kiev

Compartilhe o post "Entrevista: Mansão de palha com" reparo de qualidade europeia "- o principal é fazer com alma"

Esta entrada também é lida:

  • Como trazer água para dentro de casa? Lista de perguntas para as quais ...
  • Uma casa de linho - um novo saber como substituto da palha?

O primeiro método ou caldeira número 1

O vórtice natural é substituído por pressurização forçada, e a pirólise é dividida em dois estágios no espaço: uma câmara de pirólise, um bico (bico) que forma um fluxo de gases de pirólise e uma câmara de combustão. O bico é feito de forma que não haja turbulências parasitas por trás da massa de combustível. Para controle total sobre o processo, é necessária uma purga.

Características das caldeiras de pirólise de fluxo direto e armazenamento de calor:

  • A temperatura na câmara de combustão é um parâmetro necessário para controlar o processo.
  • A otimização da geração de calor é diretamente proporcional à intensidade do impulso.
  • Insensibilidade do sistema à temperatura das paredes da câmara de combustão, portanto, o aquecedor de água pode ser montado de forma tecnicamente conveniente.
  • O carregamento adicional é possível em qualquer estágio e em qualquer quantidade permitida.
  • Nota: o tipo de combustível afeta a taxa de pirólise e a composição dos gases. Esses fatores são levados em consideração regulando a contrapressão de saída estrangulando a chaminé. Os reguladores para caldeiras de combustível sólido industriais são marcados com o tipo de combustível recomendado.

    A eficiência das caldeiras de passagem única pode ser superior a 90%. Eles requerem uma fonte de alimentação para funcionar. Ao desligar, para posterior inicialização do sistema, é necessário retirar a massa endurecida e fazer um novo marcador na fornalha.

    Em caldeiras de combustível sólido sem vapor, diferentes tipos de combustível são usados

    Princípio de funcionamento

    O fogão Slobozhanka obedece ao seguinte princípio de funcionamento. O combustível é consumido gradativamente, partindo da camada superior e terminando na inferior, ou seja, de cima para baixo, e não de baixo para cima, como nos fogões clássicos.

    O ar aquece e transfere energia térmica para as paredes da caixa, sobe para cima, aquecendo a chaminé.

    O grau de intensidade do suprimento de oxigênio e, portanto, a temperatura, a intensidade da combustão (combustão lenta) são regulados por amortecedores, pode haver vários deles, tudo depende das características de design de um determinado modelo.

    A câmara de combustão possui uma "camisa" através da qual o ar frio é aspirado por baixo, aquece durante a sua passagem e, ao sair da estufa, aquece a divisão, proporcionando a circulação contínua das massas de ar. O volume de ar aquecido na maioria dos casos é regulado através de uma tampa reflectora, que também permite regular a temperatura da divisão.

    Da teoria à prática

    Então, vamos passar da teoria à prática. Vamos pegar um modelo com um suprimento de ar central para a câmara de combustão.

    Precisamos fazer um canal de abastecimento e distribuição de ar. É feito de um tubo de parede grossa. Basta pegar um pedaço de tubo ao longo de um comprimento que não exceda a altura da câmara de combustão. Na parte inferior, você precisa soldar o parafuso. Em seguida, corte uma moeda de uma folha de aço de diâmetro igual ao diâmetro do tubo, faça um orifício e prenda-o ao parafuso com uma porca. Acontece que o tubo na parte inferior é fechado por um centavo que se desloca ao longo do eixo, e a intensidade do suprimento de oxigênio para a fornalha depende de quão fechada é a seção e, portanto, da natureza da combustão do combustível e da temperatura da sala . Usando uma rebarbadora, corte ranhuras no tubo para fornecer ar para a fornalha com uma largura de pelo menos 10,00 mm. Você também precisa soldar o círculo. Para fazer isso, corte uma "panqueca" de aço - um círculo com um diâmetro menor que o diâmetro da câmara de combustão, faça um orifício no centro correspondente ao diâmetro do tubo. Resta apenas colocar o círculo no tubo, 20-30 centímetros e soldar. Agora vamos passar para o corpo. Você pode usar um cilindro de gás, barril ou soldar um cilindro de chapa de aço. Em um cilindro ou barril, é necessário cortar a parte superior e soldar o fundo no cilindro; Na parte lateral superior do corpo, é feito um furo para uma chaminé, com diâmetro de pelo menos 100 mm, para a retirada dos produtos da combustão e soldado em um tubo de diâmetro correspondente; Um orifício é feito na parte inferior, no centro, para a instalação do tubo de suprimento de oxigênio que fizemos. O diâmetro do furo é igual ao diâmetro externo do tubo, que é instalado como um duto de ar; Voltamo-nos para a fabricação do disco de dissipação de calor. Use chapa de aço com 10 mm de espessura.Corte um círculo de diâmetro ligeiramente menor que o diâmetro do corpo, você pode soldar uma alça de arame de aço ou reforço por conveniência; Em seguida, precisamos fazer uma camisa de convecção (caixa do forno). Para isso, retire a chapa de aço e solde um cilindro com diâmetro que exceda em alguns centímetros o diâmetro do corpo principal da estufa. É difícil imaginar um forno Slobozhanka sem uma camisa de convecção; Conectamos o corpo principal e a jaqueta de convecção. Para isso, podem ser utilizados cilindros do tipo sólido ou tubular com cabeçote. Faça os furos com uma broca. Em seguida, fixe as cabeças aos rebites com um rebitador; Fazemos uma cobertura para o corpo principal

    Você pode pegar a parte superior cortada do cilindro ou a tampa do cano e soldar as alças de reforço ou fio de aço de grande diâmetro; Uma condição importante. O recuperador deve estar pelo menos 25 centímetros acima do nível do solo. Isso é necessário para garantir a circulação de ar na camisa de convecção.

    Portanto, não se esqueça de soldar as pernas, por exemplo, de um canto de comprimento adequado ao corpo.

    Isso é necessário para garantir a circulação de ar na camisa de convecção. Portanto, não se esqueça de soldar as pernas, por exemplo, de um canto de comprimento adequado ao corpo.

    Como você pode ver, o forno Slobozhanka não é fácil de montar sozinho, mas muito simples. A única coisa, mas, como observado acima, os dispositivos de aquecimento deste tipo podem diferir significativamente em características de design, portanto, siga o desenho selecionado e as recomendações gerais especificadas em nosso artigo.

    O segundo método ou caldeira No. 2

    Uma caldeira de pirólise com esquentador, que não necessita de eletricidade e automação, funciona segundo o princípio de oposição das duas leis do cubo quadrado. Refere-se ao abastecimento de combustível e ao revestimento de tijolos fireclay. O algoritmo do forno de tijolos:

  • No início, a intensidade do processo de pirólise é fornecida pela sublimação dos voláteis mais leves. O "primeiro calor" passa pela circulação da fumaça, sendo absorvido pelo forro.
  • No estágio estacionário, o forro funciona como um amortecedor térmico: em caso de excesso de calor da pirólise, ele o absorve e o devolve quando ele esfria.
  • Após a conclusão da carbonização do combustível, ocorre uma liberação gradual de calor do revestimento, o que não permite que a temperatura caia abaixo do ponto crítico.
  • O carregamento de madeira ou carvão na caldeira com amortecedor térmico é feito de forma gradual. Flutuações bruscas de temperatura são contra-indicadas para ela. Se for usado combustível muito lento, ele pode parar. Se o combustível for muito inflamável, existe o risco de uma emergência. Se o primeiro calor não for suprimido, a eficiência não excederá 76-78%, uma vez que a transferência instantânea de calor do forro para o exterior é excluída.

    Princípio da Operação

    O combustível para fornos de longa queima pode ser:

    • carvão;
    • pelotas;
    • turfa;
    • lixo doméstico;
    • lenha.

    Cada combustível tem vantagens e desvantagens. Por exemplo, a principal vantagem do carvão é sua alta transferência de calor. Mas, na maioria das vezes, os usuários preferem madeira, porque este tipo de combustível está disponível e, se a estufa não for muito grande, será suficiente colocar lenha na fornalha uma vez por dia.

    Os principais detalhes que estão presentes em cada estufa:

    1. Câmara de combustão: o processo de combustão ocorre nela.
    2. Canais que redistribuem o movimento do ar.
    3. Jaqueta de convecção.

    O funcionamento do recuperador de calor baseia-se na queima contínua de lenha durante 18-24 horas. As toras queimam por completo e depois delas praticamente não sobram cinzas, com base nisso, o forno pode ser limpo uma vez a cada duas ou três semanas.

    Para carregar o combustível com menos frequência, é recomendável usar lenha e toras de madeira nobre.

    Lareira inglesa

    Existem lendas sobre a atratividade do fogo, sua função decorativa e estética é de grande importância para uma pessoa.Uma pessoa comum pode construir uma lareira de longa duração em sua casa para desfrutar não apenas do calor, mas também da beleza do fogo? O principal em tais dispositivos não é a transferência de calor e eficiência, mas a capacidade de contemplar o fogo durante o dia.

    Lareira em estilo inglês feita com suas próprias mãos vai decorar seu interior

    Existem projetos assim, e os britânicos os criaram. Uma lareira clássica inglesa tem um dente fumê, que lembra um peitoril de um fogão russo, que forma a circulação dos gases de combustão, que não deixa o ar fresco subir, direcionando-o para o marcador, como acontece em um fogão.

    Devido à boca grande, o rendimento da lareira é pequeno - não mais do que 50%, mesmo que haja fluxos de fumo na chaminé. A combustão lenta e a geração de calor da noite à manhã ocorrem apenas quando se usa carvão da Cornualha ou carvão de coque semelhante. Dizem que antigamente os senhores ingleses atiçavam as lareiras com rizomas de pinheiros que cresciam nas rochas costeiras.

    Um exemplo de outra lareira "longa" é uma mulher holandesa comum. O soprador é fechado antes do acendimento, a lenha é colocada em um quarto da fornalha, a porta permanece aberta. A maior parte do calor escapa para o tubo, mas o efeito decorativo é garantido.

    Processo preparatório

    O acender do fogão russo é uma espécie de ritual que não tolera barulho e pressa. É imprescindível preparar a lenha, secar a lenha, abrir a vista e conferir a corrente de ar.

    Como escolher lenha?

    Lembro-me bem de como a lenha para o fogão russo era empilhada em uma pilha separada no depósito de lenha. Toras secas selecionadas do mesmo comprimento, razoavelmente regulares. Se de repente você se deparasse com lenha molhada, ela queimava muito e fumegava terrivelmente, era difícil respirar nos quartos. Das árvores, a preferência foi dada à bétula, que queima de maneira uniforme e quente e emite uma grande quantidade de calor.

    A madeira dura também queima perfeitamente e deixa um mínimo de fuligem: carvalho, freixo, faia. Agora eles começaram a aquecer fogões russos com briquetes de turfa, aparas prensadas e palha. Mas você não pode ficar sem lenha. Para obter calor suficiente, algumas toras são primeiro queimadas para formar carvão, só então os briquetes são colocados em cima.


    Lenha de carvalho

    Como preparar o graveto?

    Um estoque de casca de bétula e farpas finamente picadas deve sempre ser mantido no dilúvio. Ocasionalmente, a casca de bétula é trazida da floresta ou retirada com uma faca afiada de toras já cortadas. Uma luchina, do tamanho de um lápis, é estilhaçada com uma faca afiada ou machadinha de toras sem nós.

    Conselho: como controlar a tração em um fogão russo. Puxe a vista o mais longe possível, acenda um fósforo perto da porta do soprador e observe a chama. Se a fumaça de um fósforo aceso entrar no soprador, isso indica uma boa tração. A fumaça não é totalmente expelida, a sala cheira a queimado, o que significa que a corrente de ar não é forte o suficiente. Nesse caso, é melhor adiar a fornalha até a noite (quando esfria) ou uma mudança de clima.

    Quanto combustível devo colocar ao mesmo tempo?

    A regra básica aqui é esta: você precisa encher com lenha dois terços do volume da fornalha. Nesse caso, as toras não são empilhadas de maneira justa, deixando espaços entre elas. Se você colocar lenha em um poço, então duas ou três camadas, 8 ou 12 peças são suficientes. Ao acender, colocam lenha mais fina, lisa e bem seca. No processo de queima, são adicionados briquetes de combustível e lenha de qualidade inferior.


    Lenha na fornalha

    O fogão faça você mesmo mais simples

    As caldeiras de combustível sólido para queima longa, que foram mencionadas acima, são difíceis de fazer com as próprias mãos de acordo com o esquema. Os desenhos abaixo ajudarão o mestre do faça-você-mesmo a construir sozinho o dispositivo de aquecimento mais simples. Potência do equipamento - 35 kW, eficiência - até 85%, tempo de queima - 12 horas. Carvão ou pellets de combustível são usados ​​como combustível. O carregamento com madeira reduz a eficiência para 75%, o tempo de queima é reduzido para 8-10 horas.

    Um desenho do design do forno irá ajudá-lo a fazer você mesmo

    Dispositivo de fornalha

    Então, qual é o design do forno?

    Este é um forno vertical com uma câmara de combustão, que é carregada com combustível de cima. Em vez disso, não apenas de cima, mas de cima e de lado. Isso permite que você carregue o combustível de maneira conveniente, inclusive durante a operação do forno, sem esperar que a primeira aba queime. Na parte inferior do forno existe uma escotilha para retirada de cinzas, o que facilita a manutenção do dispositivo de aquecimento. Nos modelos industriais, amortecedores especiais são instalados para regular o suprimento de ar, bem como a saída de gás. Uma caixa é fixada no topo da câmara de combustão, através da qual o ar frio é aquecido e retirado para aquecer todo o ambiente. Uma chaminé especial remove produtos de combustão voláteis fora da sala.

    O desenho do forno Slobozhanka pode ser facilmente encontrado na Internet, em domínio público. Os inventores não escondem as características de seu desenvolvimento. Pelo contrário, em sua opinião, Slobozhanka gozará de especial confiança e demanda entre os residentes rurais depois que aprenderem mais sobre o assunto.

    Esquema e possibilidade de melhoria de design

    Slobozhanka é um forno a lenha milagroso completo com fogão. O ar é fornecido à aba latente a partir do lado ao longo de uma trajetória em forma de U: descendo o duto em forma de L e, em seguida, através do invólucro perfurado. O acesso é fornecido a todas as camadas, o que contribui para uma pirólise mais ativa, portanto, Slobozhanka funciona bem com carvão e pelotas. É um dispositivo econômico com eficiência superior a 80%.

    A potência do equipamento pode ser aumentada complicando seu design: esticando a caixa interna perfurada por toda a circunferência. Para equipar um soprador com um acelerador, uma terceira caixa estreita é feita para cobrir as entradas de ar do exterior.

    Slobozhanka vertical é feito na base de um barril

    Slobozhanka com um chapéu de cogumelo

    O Slobozhanka tradicional tem desvantagens:

    • Ela não aceita combustíveis oleosos e com alcatrão. Resíduos domésticos, papelão e papelão formam depósitos duros nas bordas dos orifícios no revestimento interno e no revestimento perfurado do duto de ar.
    • É necessário reabastecer com cuidado o marcador incompleto, uma vez que pelo menos uma pequena área em chamas deve permanecer livre perto da perfuração da caixa. Se isso não for previsto, depois que o marcador queimar, o fogão irá esfriar.

    O projeto com um duto de ar perfurado cônico central com uma cabeça de cogumelo é o desenvolvimento de um dos p / i soviéticos. Criado com base no Slobozhanka. O cone foi instalado livremente na escotilha de descarga da fornalha e removido para limpeza.

    As bordas da tampa jogavam combustível nas bordas e um anel brilhante se formava sob ela, necessário para aquecer o fogão. O carregamento adicional pode ser feito em qualquer quantidade e a qualquer momento. Devido às bordas do chapéu, o ar era direcionado para a zona de decomposição, o que garantiu o desenho onívoro.

    A desvantagem do "slobozhanka com fungo" era que, ao queimar resíduos domésticos ou pinho em bruto, era necessário verificar os depósitos de carbono. O cone pode ficar bem preso. Tirar sem distorcer, neste caso foi difícil.

    Materiais necessarios

    Antes de procurar desenhos para o forno Slobozhanka com suas próprias mãos, você precisa prepará-lo bem. É necessário selecionar materiais para a construção:

    • barril de metal ou cilindro de gás para o corpo;
    • chapa de aço;
    • tubo de parede espessa para fornecimento de ar.

    Você também precisará de algumas ferramentas para trabalhar:

    • lápis ou marcador;
    • máquina de solda elétrica;
    • formão;
    • Discos de trituração, decapagem e corte para metal;
    • broca com brocas de metal;
    • martelo de construção.

    Para montar o fogão Slobozhanka, que proporciona queima de longa duração, com nossas próprias mãos, a partir de desenhos e fotos, precisaremos das seguintes ferramentas:

    • máquina de solda elétrica (automática ou semiautomática);
    • formão;
    • rebarbadora (rebarbadora, não se esqueça dos círculos, vai precisar de limpar e cortar);
    • uma broca que pode ser substituída por uma máquina de perfuração;
    • eletrodos de soldagem ANO, UONI (ou seja, qualquer uso geral);
    • um martelo.

    Combustível

    Quanto aos materiais, o esquema de montagem pressupõe o uso de:

    • vários fragmentos de um tubo de paredes grossas;
    • chapa de aço (pode-se pegar duas chapas com espessura de 5,00 mm e 10,00 mm.);
    • barris (facilmente substituíveis por um cilindro de gás ou cilindro de chapa de aço).
    iwarm-pt.techinfus.com

    Aquecimento

    Caldeiras

    Radiadores