Como iniciar um piso de água quente corretamente após o derramamento: fornecimento de refrigerante para o sistema, execução de teste, primeiro aquecimento


A qualidade da instalação de um piso de madeira sobre toras depende da correta formação da base, da seleção e processamento dos materiais adequados, do cumprimento das instruções e da ordem de trabalho. O piso feito com sucesso e bom gosto irá deliciar os proprietários com conforto e confiabilidade.

Instalação "faça você mesmo" de piso de madeira em toras

  • 6 Instalação de piso
  • 7 Instalação de isolamento térmico
  • 8 Acabamento folheado
  • 9 Placas de assentamento: dicas
  • 10 Acabamento fino
      10.1 Vídeo - Instalação faça você mesmo de um piso de madeira em toras
  • 10.2 Vídeo - Piso de madeira em toras
  • Benefícios de instalação

    Os troncos são fragmentos de madeira de formato alongado e fino, que para fins de construção são substituídos sob o acabamento. Vantagens materiais:

    • isolamento térmico, isolamento acústico parcial;
    • distribuição adicional da carga na base;
    • preparação da superfície para acabamento da mesa;
    • criação de um piso ventilado, em cuja espessura existe a possibilidade de colocação de sistemas de comunicação.
    • maior força. O piso pode suportar uma carga de até 5 toneladas por 1 m;
    • instalação relativamente simplificada;
    • o trabalho será barato.

    As toras podem ser colocadas sobre um fundo de terra, antes disso é aconselhável fazer uma betonilha de cimento, também em betão armado ou lajes de madeira em edifícios de vários pisos.

    Dispositivo lag


    Dispositivo lag

    Pisos de madeira. As vigas raramente são produzidas de forma absolutamente uniforme, por isso é difícil obter uma superfície estritamente horizontal durante o revestimento. Para facilitar a instalação, eles podem ser fixados nas vigas pela lateral. Ao fixar os suportes desta forma, não há necessidade de usar um forro especial que regula a altura da tora. As defasagens são fixadas com parafusos incompletos com um comprimento que excede a seção transversal das barras em mais de 2-2,5 vezes e com um diâmetro de 6 mm.

    Para evitar a formação de aparas na madeira durante o trabalho de instalação, é necessário fazer furos nos pontos de fixação, que são 2-3 mm menores do que a largura dos parafusos. Se as tábuas precisarem ser colocadas a uma distância considerável, as toras devem ser colocadas perpendicularmente a elas e com um pequeno degrau. A camada de acabamento deve ser feita de tábuas grossas.

    Pisos de concreto. Para colocar toras em pisos de concreto, você precisa conhecer as características de design do piso montado dessa forma.

    Para excluir a umidade do piso, é necessário fazer uma impermeabilização completa. Na etapa seguinte, é feito o isolamento e, se necessário, o material de isolamento acústico. As camadas de isolamento são terminadas com uma mesa de cimento flutuante.

    No topo do piso de concreto são colocadas toras, que servem de base para o revestimento final do piso. As tábuas devem ter mais de 2 m de comprimento, se as toras forem mais curtas do que o necessário para cobrir completamente a base, devem ser unidas pelas extremidades. Ao conectar as travas, deve-se prestar atenção para que a localização das juntas adjacentes difira das juntas das barras vizinhas em pelo menos 50 cm.

    Se a betonilha não for feita, a impermeabilização ainda é necessária. As toras não devem ser colocadas sobre um isolamento instável, pois uma base pouco confiável facilitará sua movimentação constante, o que com o tempo contribuirá para a destruição do acabamento do acabamento.

    Instalação de piso radiante e sua conexão (inicialização do sistema)

    Dia bom. Hoje falaremos sobre como fazer você mesmo um piso aquecido com as próprias mãos. Desde o início, quero expressar minha opinião que a instalação de um piso aquecido a água não é um prazer tão caro, especialmente se você abordar este assunto a fundo.A seguir, contarei como a instalação de um piso aquecido a água foi realizada pessoalmente comigo, logo após a compra de uma casa.

    Estágio preparatório

    Todo o processo não foi filmado e demorou mais de um mês. Não foi possível tornar o piso de água quente mais rápido devido à obra principal. Bem, também houve outros momentos que demoraram, eles serão discutidos mais tarde.

    A primeira coisa que se fez foi arrancar os velhos soalhos de madeira e retirar parcialmente o solo que preenchia o espaço por baixo do pavimento (para aumentar a altura dos tectos).

    Devido ao fato de não haver compactador vibratório, o solo foi compactado pela lavagem usual do solo com água. Esse processo demorou mais de um dia, pois o jato de pressão não é forte, mas foi necessário processar 60 m2.

    Após a compactação, o chão foi coberto com areia e novamente derramado com água. O nivelamento da superfície horizontal do piso também foi realizado com areia. Com isso, a principal etapa preparatória foi concluída.

    Compra de materiais

    Foi adquirido um tubo especial de polietileno reticulado para o abastecimento de água quente para a colocação de água no piso radiante. Foi encomendado pela Internet pela baía (portanto, custou a metade do preço).


    Após um longo estudo dos materiais oferecidos na rede, optou-se por optar por produtos baratos, já que em termos de suas características eram bastante satisfatórios e não diferiam muito de produtos caros.
    Como exemplo, aqui está uma breve descrição:
    • resistência a altas temperaturas (até 120оС); • resistência a trincas; • extraordinária estabilidade de forma (sem aplicação de carga, o material não deforma até 200 ° C); • Resistência ao impacto; • alta resistência a reagentes químicos; • a vida útil potencial dos tubos é de mais de 50 anos a uma temperatura constante de 70 ° C; • resistência à corrosão, etc.

    Para a fixação do tubo, existem fechos especiais - âncoras. Alguns fabricantes, ao comprarem um lote grande (baia), anexam-nos como presente. Mas eu tive muito azar. Portanto, um fio comum foi usado para a fixação, que foi cortado em pedaços.

    Além de tubos e fixadores, você precisará de:

    1. O oleado barato usual. Você pode comprar uma barreira hidro, mas é mais cara. 2. Folhas de poliestireno (1mX1m). Seu número dependerá da área da casa. Uma espuma de 2 cm de espessura é suficiente. 3. Cimento, areia, faróis, misturador de concreto, cocho de concreto e alguns baldes.

    Além disso, você pode colocar um refletor, mas no meu caso foi decidido fazer sem ele.

    Processo de instalação

    Uma hidro-barreira é colocada em uma superfície plana preparada. Suas bordas devem envolver a parede alguns centímetros. Disponha as folhas de espuma em cima do oleado. Em seguida, passamos para o próprio processo de instalação do tubo.

    Inicialmente, você deve determinar onde o pente ficará localizado (o local onde os tubos são conectados ao sistema comum). Vamos prosseguir com isso. Deixamos a ponta do cano com uma margem e começamos a colocar o cano. Começamos a colocar a partir da parede. Tendo aprendido com os seus erros (visto que no local de residência anterior ocorreram as primeiras tentativas de aquecer o pavimento), recomenda-se que todos os ramais do pavimento radiante tenham o mesmo comprimento. Isso permitirá no futuro aquecer uniformemente cada ambiente. O tamanho da sala não importa. Se uma sala for grande e a outra pequena, 2 galhos precisarão ser lançados na grande. Se o segundo ramo for grande, eles não serão encurtados, mas continuarão a ser enviados na próxima sala.

    Apesar do grande número de exemplos na Internet, onde é descrito que é necessário colocar tubos para um piso quente com uma espiral, não o fiz. Eu coloco o tubo com uma cobra. A distância entre eles era um pouco menor que o pé (tamanho de 41 pés). Após várias voltas, voltamos a cauda (retorno) ao local onde o pente será montado no futuro.Outra recomendação - após colocar um galho, enrole suas bordas (fornecimento e retorno) com fita adesiva e sinalize em qual quarto. O comprimento de cada ramal do tubo quente é de 40-42 metros.

    Após a instalação, prossigo para verter a betonilha. Inicialmente, exponho balizas para que o piso da casa fique nivelado. A solução foi preparada da seguinte forma:

    Para 1 balde de cimento de grau 400, 4 baldes de areia e água. A quantidade de água dependerá das condições climáticas e de onde a areia é armazenada. Se a areia estiver molhada, então, portanto, menos água será necessária. A consistência da mistura de concreto deve ser média.

    A espessura da mesa era de 8 cm. Para quem fala muito, discordo, também com base na experiência anterior. Sim, essa espessura vai aquecer por muito mais tempo do que se você fizer uma mesa, por exemplo, 2 cm. Mas depois que todo o sistema tiver aquecido, ele vai esfriar por muito mais tempo. Consequentemente, a caldeira a gás não liga com tanta frequência. Se os pisos forem totalmente aquecidos e depois o aquecimento for desligado, 8 cm das betonilhas esfriarão por cerca de um dia. É claro que em fortes geadas tudo acontecerá mais rápido. Com um piso radiante de concreto de 2 cm de espessura, o piso resfria em algumas horas. Depois de terminada e seca a betonilha, os ladrilhos de grés porcelânico foram colocados no chão. Isso acrescentou mais alguns centímetros à espessura do piso.

    E é assim que já fica o piso de ladrilho:


    Mais uma coisa, eu também decidi esconder os canos de água quente e fria em uma mesa:

    Instalando o pente

    Você pode ir pelo caminho mais fácil e comprar um sistema pronto, mas seu custo é bastante alto. Tive a oportunidade de fazer praticamente de graça. É aqui que estava o atraso. Tive que esperar até que todas as peças necessárias fossem usinadas e soldadas ao tubo.

    Em seguida, precisamos:

    • fita adesiva; • guindastes; • bombear; • Guindaste Mayevsky (de preferência automático).


    Primeiro, retiramos a solda dos tubos de plástico da caldeira ao pente. Em seguida, conectamos cada ramificação do piso aquecido. Para fazer isso, pegue um par enrolado com fita adesiva, prenda uma das extremidades à fonte de água quente e a outra extremidade à torneira do pente de retorno. Instalei as torneiras apenas para o retorno da água resfriada para a caldeira, pois há o suficiente para ajuste.
    O tanque de expansão também ficará localizado próximo a todo o sistema. Ele o tirou de debaixo de uma cartilha usada anteriormente. Enchemos a água e ligamos o sistema de aquecimento. Só falta esperar que todas as bolhas de ar saiam. É por isso que recomendo a grua automática de Mayevsky, e não como a minha.

    O sistema está funcionando há vários dias, mas há uma bolha de ar que vagueia pelo sistema e não consigo capturá-la de forma alguma. É por esta razão que em planos futuros irei religar o tanque de expansão. Quero fazer um dreno do filtro da bomba hidráulica, ou seja, a água aqui:

    Torne-se um autor do site, publique seus próprios artigos, descrições de produtos caseiros com pagamento por texto. Mais detalhes aqui.

    Escolha de madeira


    Escolha de madeira

    Para o lag, uma seção retangular da barra é usada. A altura deve ser duas a uma vez e meia a largura. Este tipo de seção transversal fornece capacidade máxima para suportar cargas pesadas.

    1. O material mais confiável é o carvalho. É possível executar o revestimento não apenas em uma área residencial, mas também em uma unidade de produção.
    2. O larício siberiano não difere em força do carvalho, mas tem uma característica importante - não é suscetível à decomposição. Graças às resinas que contém, você pode colocar um piso de madeira com este material até mesmo em uma sauna. O larício é mais caro, por isso é usado com menos frequência.
    3. Os toros podem ser selecionados de madeiras baratas, como pinheiro, abeto ou abetos.
    4. A madeira de amieiro e de álamo tremedor tem um efeito positivo na saúde, pelo que se recomenda a sua utilização em viveiro.

    As tábuas do assoalho podem ser feitas de espécies de madeira de baixo custo apenas nas salas em que o piso não tenha que suportar cargas regulares e constantes, uma vez que a madeira é bastante macia. Traços de qualquer dano mecânico podem permanecer em tal árvore.

    O tipo de madeira deve ser selecionado levando em consideração o revestimento do piso e sua finalidade.

    1. O grau mais alto é adquirido quando se planeja deixar o revestimento de piso com aparência natural.
    2. Para revestimentos de laca, é desejável comprar um material de primeira qualidade.
    3. Na hora de pintar, pode-se dar preferência às madeiras de segundo grau.

    Para criar pisos confiáveis, geralmente é suficiente madeira de 2 ou 3 graus com um teor de umidade aproximado de 20%.

    O teor de umidade ideal da madeira é de cerca de 12-14%. Se for mais, é necessário secar adicionalmente o material, umidade muito alta pode causar rachaduras.

    As placas devem estar isentas de defeitos, por isso é aconselhável inspecionar a mercadoria antes de efetuar a compra.

    Para evitar a falta de material, você precisa comprar de 10 a 15% a mais do que o necessário.

    Para que a árvore não sucumba ao bolor, não seja suscetível a insetos, fungos, é preciso tratar toda a árvore que vai ficar embaixo do chão com uma composição anti-séptica. As placas na parte inferior requerem dois tempos de processamento. A composição é aplicada em intervalos de 3-5 horas. Recomenda-se a compra de produtos solúveis em água, pois basta um pincel ou pulverizador para aplicá-los.

    Os conservantes de madeira mais famosos são o fluoreto de sódio, fluorossilicato de sódio e fluorossilicato de amônio.

    Regras de preenchimento

    Antes de iniciar o piso de água quente, deve ser enchido. O método de enchimento é selecionado dependendo do tipo de sistema e do transportador de calor, que é usado tanto com água quanto com anticongelante. No futuro, o derramamento de líquido no piso aquecido terá de ser realizado anualmente e, antes disso, as tubulações deverão ser lavadas. A água é despejada no sistema, que continua a escoar até ficar limpo.

    A primeira fase de enchimento é comum para qualquer opção. Antes de encher o sistema de piso radiante com transportador de calor, todos os acessórios são abertos. Inclui válvulas de corte, válvulas no coletor, válvula de três vias na unidade de mistura, respiros de ar. Os próximos passos dependem do tipo de líquido refrigerante despejado nos canos, água ou anticongelante, e do tipo de aquecimento.

    Para um sistema de água fechado, antes de iniciar o piso quente através do coletor, execute as seguintes ações:

    • espere até que todo o ar saia dos canos;
    • ligue a bomba de circulação;
    • manter o equipamento de bombeamento ligado por cerca de 3 minutos, até que a maior parte do ar saia do sistema, revezando-se para fechar e abrir as válvulas de cada circuito (se houver);
    • desligue a bomba.

    Quando utilizar um sistema aberto, antes de iniciar o aquecimento por baixo do piso, execute as mesmas ações que para o aquecimento fechado. As diferenças residem na ausência de uma bomba para movimentar o refrigerante e no fato de que apenas água pode ser usada para isso. Nesse caso, o ar é retirado devido à pressão no sistema de abastecimento de água, de onde o piso é abastecido com líquido. Primeiro, os circuitos são preenchidos com uma torneira no coletor, conectando a mangueira aos tubos. Em seguida, a válvula é fechada e depois de algum tempo é aberta, adicionando líquido, cuja pressão diminui à medida que o ar sai da tubulação.

    Antes de iniciar o piso aquecido com o anticongelante (a vantagem é manter a temperatura baixa), o sistema é derramado com uma técnica especial. Para preencher, você precisará de um equipamento especial - um prensador. A mangueira do dispositivo é conectada ao coletor e o refrigerante é bombeado para os tubos. Depois de encher o sistema com anticongelante, eles se livram do excesso de ar, inclusive da bomba.

    Estilo correto


    Estilo correto

    1. A superfície na qual o reforço de lag deve ser feito deve ser lavada e cuidadosamente preparada.
    2. As vigas e vigas de madeira devem ser secas e tratadas com um composto anti-séptico.
    3. O isolamento acústico pode ser feito com isolamento mineral, espuma ou materiais à base de madeira.
    4. Não é recomendado fazer os intervalos entre as defasagens mais de 40-50 cm.
    5. A superfície da tora é medida de acordo com as marcas horizontais usando um nível longo, que está localizado entre as vigas. Se não houver folgas entre as vigas e o nível, o trabalho foi executado corretamente. Em caso de discrepâncias, você precisa nivelar a superfície alterando o nível do substrato / âncoras sob um certo atraso.
    6. Os logs devem ser instalados perpendicularmente ao lado maior da sala. A placa de acabamento é colocada em um ângulo de 90 ° em relação às vigas. É aconselhável fazer o layout dos materiais de forma que o revestimento de acabamento seja instalado paralelo aos raios solares, ou seja, com o lado comprido voltado para a janela.

    Instalação de toras e instalação do piso em concreto

    Em prédios altos, onde o piso é de concreto, é a base para o revestimento do piso. Ao instalar toras, surgem dificuldades com a fixação de elementos de madeira em uma superfície sólida. Os artesãos usam diferentes tipos de fixação da estrutura de suporte: fixação com pregos longos (cavilhas) ou cantos de metal.

    Em salas pequenas, a tecnologia de emenda de lag é usada. O resultado é uma estrutura pré-fabricada. É executado costas com costas ou em meia árvore. É importante que o comprimento da peça “incrementada” não ultrapasse 1 metro. Ao emendar várias defasagens, a seguinte regra é seguida: as costuras das barras adjacentes devem estar localizadas a 50 cm uma da outra. Isso distribuirá a carga no chão de maneira uniforme.

    No processo de reparação do apartamento, numa primeira fase, procede-se à desmontagem do pavimento de madeira, que se tornou inutilizável. As placas antigas são examinadas, ficando as que estão bem conservadas e podem ser reaproveitadas.

    Atenção! Após a retirada da estrutura antiga, é aconselhável revisar o material desmontado. Isso pode economizar dinheiro na compra de novos produtos.

    A instalação de novos pisos de madeira no apartamento é realizada na seguinte ordem:

    • remova a sujeira, a poeira, limpe bem e nivele a base de concreto. Não deve ter rachaduras profundas e lascas. São selados com argamassa de cimento e areia. Leva tempo para solidificar;
    • então eles colocam atrasos. Em apartamentos com tetos baixos, vale a pena usar barras finas. Normalmente, os produtos são retirados com 50 mm de espessura. Eles são colocados com um intervalo de 40-50 cm;
    • se necessário, realizar isolamento térmico e acústico. Para isso, é colocada uma camada de material impermeabilizante. Uma camada de argila expandida é derramada sobre ela ou são colocadas esteiras de lã mineral. Esses materiais preenchem o espaço entre as barras. Uma folha de barreira de vapor é colocada em cima deles;
    • em seguida, os contrapisos são colocados em compensado, OSB ou placa de fibra de gesso. Eles são necessários para laminados, linóleo, carpete. Se a placa com ranhuras naturais for usada como revestimento de piso, as folhas não precisam ser colocadas. As tábuas do piso são fixadas diretamente nas toras.

    Atenção! Em apartamentos com tetos baixos, um piso instalado em toras "comerá" alguns centímetros de altura. Neles, as placas são colocadas diretamente no concreto.

    Como desmontar corretamente um piso de madeira e o dispositivo de um novo revestimento mostrará um vídeo.

    Defasagens ajustáveis


    Defasagens ajustáveis

    Furos pré-rosqueados são feitos nas vigas do novo projeto para simplificar sua instalação. A defasagem pode ser ajustada girando os parafusos, com a ajuda dos quais a posição das vigas é rapidamente alterada. Quando o nível é ajustado, o resto dos parafusos são cortados. A instalação é bem pós:

    • os fixadores são aparafusados ​​nas reentrâncias de produção das toras.Para 2,5 metros da viga, serão necessários até 5-6 fixadores;
    • a defasagem é apresentada, ao mesmo tempo que a distância entre eles é medida e nivelada;
    • nos tetos, reentrâncias são formadas para fixações de travas ajustáveis ​​- pregos de cavilha;
    • o revestimento de acabamento é colocado - placas de madeira.

    Vídeo - defasagens ajustáveis

    Instalação de piso


    Instalação de piso

    Se o pavimento de madeira for bem assentado, a sua aparência irá deliciá-lo com originalidade. O piso de madeira não agride o meio ambiente e a saúde humana. Outras vantagens principais também são destacadas:

    • a superfície do piso é facilmente nivelada;
    • a capacidade de fornecer boas propriedades de isolamento térmico;
    • instalação simples que pode ser feita com rapidez suficiente;
    • economia de recursos materiais, em comparação com outras opções para arranjar pisos;
    • bom desempenho de isolamento acústico;
    • existe a possibilidade de colocar comunicações sob o chão.

    Para trabalhar, você precisará dos seguintes materiais:

    • perfurador;
    • laser ou nível convencional;
    • Serra elétrica;
    • furar;
    • Chave de fenda;
    • tábuas de chão e toras;
    • materiais isolantes, entre os quais há necessariamente impermeabilização, e para alojamentos e isolamento;
    • hardware (âncoras, parafusos, pregos).

    Em primeiro lugar, calcula-se a distância ideal entre as defasagens e, em seguida, elas são colocadas sobre o material impermeabilizante (filme). Para tornar a superfície uniforme, use um nível. Os parafusos de ancoragem são usados ​​para prender as barras ao concreto. Para o resto das bases, você pode usar buchas. Para calcular o comprimento necessário do parafuso, você precisa adicionar 6-8 cm à seção do tronco.

    Acabamento de revestimento


    Acabamento de revestimento

    O piso de tábuas de madeira é colocado no canto da sala. A primeira linha deve ser contígua à parede com um vão de 1 cm, distância necessária para nivelar as possíveis deformações da árvore sob a influência de cargas ou oscilações de temperatura.

    A próxima linha é deslocada em comparação com a anterior em 2 posições. Para que as tábuas se encaixem o mais firmemente possível, você precisa bater com um pequeno martelo, que é aplicado na lateral da tora instalada.

    Quando as tábuas são fixadas nas paredes, os fechos devem ser colocados por cima. Isso não afetará a aparência, pois suas cabeças cobrirão o rodapé. Em outros casos, as placas são fixadas apenas na parte inferior das ranhuras. Os parafusos junto com as tampas são colocados atrás da placa, portanto, eles são mascarados com sucesso.

    Após a conclusão da instalação dos rodapés, é necessário instalar os rodapés.

    Assentamento de tábuas: dicas


    Assentamento de tábuas

    1. A instalação dos pisos de madeira pode ser iniciada após a instalação de todas as toras, verificando a sua estabilidade e conformidade com o nível.
    2. As tábuas são fixadas nas toras, não se deve faltar nenhum tipo de fixação, pois isso pode violar a integridade do revestimento devido ao afrouxamento da tora.
    3. Durante a instalação, você precisa colocar as juntas das placas na parte do meio do log.
    4. Para tornar o revestimento o mais confiável possível, você precisa apertá-los com grampos usando um grampeador de construção antes de fixar as placas com fixadores.
    5. Para evitar a formação de rachaduras nos fixadores, é necessário fazer pequenos furos com antecedência, usando uma broca fina.
    6. Para mascarar as rachaduras, você pode colocar um filete em vez de um rodapé.
    7. Para fazer os furos de maneira adequada para os tubos, você precisa calcular seu diâmetro e, em seguida, adicionar cerca de um centímetro a ele.

    Piso limpo

    Placa macho e fêmea
    Placa macho e fêmea

    Para um piso limpo é necessário usar uma placa macho e fêmea, que possui um sistema de ranhura espinhosa, ou seja, um espinho está localizado em um lado e uma ranhura estreita ou ranhura do outro, na qual o espinho da próxima tábua vai se encaixar bem.

    Todos os materiais do piso de madeira devem ser bem secos antes.

    O piso de madeira sempre começa do outro lado da sala. Depois que o tabuleiro foi colocado sobre o tronco, é necessário movê-lo quase perto da parede. Em seguida, é necessário colocar uma junta de 2 cm de espessura entre a parede e a placa e, em seguida, fixar a placa com parafusos auto-roscantes.Um parafuso auto-roscante é aparafusado na borda da parede na parte superior da placa, que ficará oculto sob o pedestal. Do lado aberto da placa, ele deve ser aparafusado diretamente na ranhura em um ângulo de 45º.

    Esquema de montagem para placas macho e fêmea
    Esquema de montagem para placas macho e fêmea

    Em seguida, a espiga da próxima placa é inserida nesta ranhura. Tendo arrancado uma tábua com um martelo (um martelo é um martelo com um botão de borracha ou madeira), você pode continuar a aparafusar os parafusos na ranhura, observando o passo entre eles. Em seguida, os espaçadores entre a parede e a placa são removidos. Como resultado, uma lacuna de cerca de 2 cm permanece em torno de todo o perímetro entre o plano do piso e a parede adjacente - é necessária para que a árvore possa respirar livremente. Durante o ano, a umidade do ar mudará e a lacuna impedirá a deformação da superfície plana.

    Uma alternativa para uma placa com ranhuras pode ser folhas de aglomerado, compensado e OSB. Sua vantagem é a maior velocidade de trabalho devido à área de sobreposição. Além disso, o resultado final é menos juntas. Portanto, esses materiais são bons se você planeja colocar laminado ou linóleo posteriormente.

    Piso OSB
    Piso OSB

    Esses painéis de aglomerado são aparafusados ​​às toras por cima. Para o parafuso autorroscante, é feito um recesso, "varrido" de modo que a cabeça autorroscante não se projete acima do plano do piso acabado. Então, todas essas ranhuras devem ser massajadas. Você também deve fazer com as juntas das placas. No entanto, as juntas devem ser massajadas com selante acrílico, caso contrário, se você usar compostos de massa não-plástica, elas irão rachar e desmoronar subseqüentemente. E com o passar do tempo, todas essas ranhuras e costuras aparecerão na forma de arranhões no linóleo, o que atrapalhará o efeito decorativo do aspecto geral.

    Na hora de escolher um material para o piso, não se deve esquecer um aspecto importante: quanto mais fino ele for, mais estreito deve ser o vão entre as toras. Por exemplo, se a espessura do material de assentamento for de 20 mm, o espaço entre as toras não deve ser superior a 30 cm, dependendo disso a resistência do piso.

    Ao aplicar essas dicas, você pode realizar o seu trabalho de revestimento com segurança. Trabalho de sucesso!

    Acabamento fino


    Acabamento fino

    É necessário eliminar irregularidades nas tábuas do piso, nivelar as saliências, desníveis. Você pode usar uma lixadeira. Com a sua ajuda, é fácil tornar o pavimento completamente plano, bastando passar o aparelho por toda a superfície. Se você não tiver uma lixadeira, pode remover rapidamente qualquer imperfeição perceptível com uma lixa grande e, em seguida, usar uma lixa de grão fino para polir a base.

    Para o piso, é necessário aplicar um revestimento especial que pode aumentar sua resistência a danos. Principais variedades:

    • esmerilhamento;
    • impregnação com óleo misturado com óleo secante;
    • lixiviação com refrigerante (tratamento com solução semelhante em consistência a uma pomada);
    • verniz para parquete;
    • pintura;
    • mastique de cera.

    Na aplicação de impregnação, tinta ou envernizamento, deve-se ter o cuidado de aplicar o revestimento em movimentos paralelos à fibra da madeira. Em seguida, a heterogeneidade da camada formada na forma dos movimentos do rolo ou pincel será suavizada.

    Seguir as tecnologias para arranjar um piso de madeira sobre toras garantirá sua durabilidade e apelo estético. O cumprimento das recomendações para a escolha do material e preparação da base irá garantir a confiabilidade do piso, o trabalho pode ser feito uma vez por muitos anos.

    Vídeo - Instalação faça você mesmo de um piso de madeira em toras

    Colocando toras no chão

    Este método de instalação de pisos de madeira é usado na construção de edifícios residenciais leves e baixos. O preço é baixo. Os custos de mão de obra são insignificantes. Você pode construir essa estrutura com suas próprias mãos.

    1. Sob as travessas, uma pequena camada de solo é removida e a base é nivelada.
    2. Uma camada de areia e cascalho fino é derramada sobre toda a área.
    3. A uma distância de 50-60 cm uma da outra, são colocadas toras finas ou madeira tratada com anti-sépticos.

    Atenção! O tratamento com equipamento de proteção é importante neste caso.Sem ele, a árvore apodrecerá rapidamente, será comida por roedores e insetos.

    1. Se desejar, você pode isolar pisos futuros usando qualquer material a granel: argila expandida, vermiculita, serragem.
    2. Um piso áspero é colocado em cima das vigas. Para ele, é utilizada uma prancha sem bordas de baixo custo. As bordas desiguais dos produtos criam fendas, necessárias para a ventilação natural e melhor preservação do calçadão. As partes ásperas são cobertas com agentes protetores.
    3. Um revestimento de acabamento é montado nas placas da primeira camada do piso. Sua função é realizada por tábuas de piso cuidadosamente processadas, uniformes e lisas. Se for utilizada uma placa ranhurada, cujo preço é ligeiramente superior ao do forro, os produtos são fixados com uma conexão espinhosa e fixados com suportes (parafusos auto-roscantes) ao piso áspero e às toras.

    A instalação do pavimento no solo é efectuada após a montagem das paredes. Eles não fazem furos para as vigas. Em casas antigas, as partes do piso de madeira que serviram ao seu propósito são substituídas sem afetar outras superfícies.

    iwarm-pt.techinfus.com

    Aquecimento

    Caldeiras

    Radiadores