Como iniciar uma caldeira de aquecimento de duplo circuito a gás pela primeira vez?


Como iniciar uma caldeira a gás: preparação

Há uma instrução simples que explica como iniciar a caldeira a gás mostrada na foto. O arranque é executado quando a instalação e tubagem de todos os elementos do equipamento de aquecimento são concluídas e a correcção do trabalho foi verificada pelas autoridades competentes.
A localização da unidade de aquecimento deve ser selecionada de acordo com as normas e regras de segurança que evitam a ocorrência de incêndios. A caldeira deve estar localizada a uma certa distância da parede, que depende das recomendações do fabricante. Já agora, para alguns modelos de aparelhos a gás, este requisito não é relevante. Além disso, certifique-se de que não haja materiais ou objetos inflamáveis ​​por perto.

Além disso, é proibido colocar caldeiras perto de janelas, pois seu funcionamento é interrompido. O posicionamento igual da caixa do dispositivo não é de pouca importância - mesmo pequenas distorções são inaceitáveis.

Depois de concluída a instalação, eles começam a conectar o equipamento à fonte de água fria: os bujões são retirados dos bicos e um filtro com válvula esfera é colocado na entrada. Esse dispositivo protege a estrutura de aquecimento de todos os tipos de contaminantes que podem causar danos. As válvulas de esfera devem ser instaladas em todos os tubos ramificados usados ​​para tubulação.

como acender uma caldeira a gás
Ao resolver o problema de como iniciar uma caldeira a gás, atenção especial deve ser dada à tubulação da rede de gás. Não realizam estes trabalhos de instalação sozinhos, mas convidam os especialistas dos serviços relevantes que se ocupam da ligação, da selagem e, se necessário, da instalação de um contador de gás.

Até o momento em que você liga a caldeira a gás, uma linha de força separada deve ser instalada especificamente para a unidade de aquecimento. O equipamento deve ser fornecido com um cabo elétrico com plugue e uma tomada deve ser instalada próxima ao dispositivo, separando-o dos demais.

Em seguida, a caldeira é conectada à chaminé, onde é verificada a tiragem e seu desempenho. Ela tem que sair. O trabalho de instalação para a instalação da chaminé depende do tipo de dispositivo de aquecimento.
Concluída a preparação para o arranque, a caldeira é desligada da rede eléctrica para a encher e o sistema de aquecimento com água fria. Em seguida, eles verificam se há vazamentos, ligam o termostato no valor máximo para que o interruptor do modo de operação acenda no modo automático.

Recomendações do Mestre

caldeira a gás como ligar
Veja a galeria
Se você também decidir seguir a experiência da maioria e escolher uma caldeira a gás para aquecer um edifício suburbano, então certamente é recomendável que você se familiarize com as recomendações de operação, a partir das quais, entre outras coisas, você pode aprender como uma caldeira a gás funciona, como ligar este equipamento, e também como evitar sua quebra prematura. Por exemplo, para evitar a entrada de corpos estranhos no sistema, deve ser instalado um filtro rígido nas entradas de água corrente, gás e também no circuito de aquecimento. Também é importante garantir que um estabilizador de tensão esteja presente no sistema, localizado na entrada da caldeira de parede. Isso protegerá a placa de controle de picos de energia.

Regras para encher o sistema com água antes de ligar a caldeira a gás

Antes de acender a caldeira a gás e ligar o sistema de aquecimento, primeiro ela é abastecida com refrigerante frio, que, após o aquecimento, circulará por tubos e radiadores.No primeiro lançamento, tudo é verificado cuidadosamente para que as obras no futuro sejam ininterruptas e o equipamento não precise de reparos.

Existe uma válvula especial no corpo da unidade, localizada próxima à tubulação do ramal, para fornecer o refrigerante ao sistema. Durante o processo de enchimento, a pressão no sistema é monitorada, graças à presença de sensores e manômetros. Já estão instalados em caldeiras modernas, não sendo necessário adquiri-los adicionalmente. Quando o aparelho está cheio de água, uma marca sobe no sensor. Quando atinge a marca de 1,5-2 atmosfera, o abastecimento de água é interrompido e, assim, o enchimento é concluído.

como iniciar uma caldeira a gás
Esses parâmetros de pressão podem ser alterados, pois dependem dos requisitos do fabricante para a pressão de operação no sistema de aquecimento. Mas o enchimento com água fria não termina aí, pois a recarga será necessária depois que a estrutura for liberada dos congestionamentos de ar.

Recomendações para o funcionamento da caldeira Baxi

instrução de caldeira a gás
Veja a galeria

Se adquiriu uma caldeira de aquecimento a gás, pode descobrir como ligá-la lendo as informações nas instruções. Porém, isso não é importante apenas para o correto funcionamento do equipamento. Cada consumidor deve saber quais são as regras para operar o aparelho. Por exemplo, você pode conectar a caldeira Baxi a trocadores de calor e radiadores com fiação de dois tubos ou de um tubo. As seções transversais são determinadas de acordo com as fórmulas usuais, levando em consideração as características do fluxo de carga usado no sistema de bomba.

O primeiro arranque é efectuado exclusivamente por um especialista do centro de assistência. Se uma bomba adicional for usada no sistema de aquecimento, um coletor de baixa perda do tamanho necessário deve ser instalado a jusante da caldeira. Isso garantirá a operação correta do interruptor de pressão hidráulica.

Quando uma caldeira de circuito duplo de fluxo direto é conectada a um sistema com painéis solares, a temperatura da água quente na entrada não deve exceder 60 ° C. Uma caldeira a gás, cujo manual de operação deve ser estudado por todos os consumidores, é por vezes regulada em modo de baixa temperatura, no que diz respeito à presença de piso radiante no sistema. Para isso, a temperatura máxima da água de aquecimento não deve ultrapassar 45 ° C. Se os requisitos acima não forem atendidos pelo consumidor, a garantia do fabricante perderá sua validade.

Removendo bolsas de ar antes de acender a caldeira a gás

Antes de acender a caldeira a gás, você precisa preencher a estrutura de aquecimento com o portador de calor líquido frio. Mas só encher de água não é suficiente. Ou não funcionará ou o grau de aquecimento da sala será insuficiente. Uma primeira partida completa é impossível sem sangrar o ar acumulado no sistema. Freqüentemente, as caldeiras a gás modernas têm um sistema especial que libera o ar automaticamente quando abastecido. Mas muitas vezes sua eficácia é insuficiente: você ainda precisará redefinir manualmente os congestionamentos de ar. Só então o lançamento pode ser realizado.
É necessário retirar os bujões de ar antes de ligar a caldeira a gás, não só da unidade de aquecimento, bomba de circulação, mas também de todos os radiadores de aquecimento. O processo deve começar com baterias - para isso, como mencionado acima, elas são equipadas com guindastes Mayevsky. Eles são abertos substituindo um contêiner de baixo. Haverá um leve assobio no início, indicando que o ar está sendo gradualmente liberado do sistema. Após remover os plugues, a água começa a fluir. Em seguida, as torneiras são fechadas. Um procedimento semelhante deve ser feito com cada um dos radiadores.

Sobre os recursos da primeira partida

como ligar uma caldeira a gás de chão
Veja a galeria

Se você decidir adquirir uma caldeira a gás, poderá descobrir como ligar este aparelho lendo as informações do artigo. Ao equipar o sistema de aquecimento, muitos proprietários hoje preferem caldeiras de circuito duplo.Tal deve-se à sua eficiência, fiabilidade e capacidade de fornecer em casa não só água quente, mas também aquecimento.

Para que o dispositivo funcione por muito tempo e não necessite de reparos, é necessário organizar seu primeiro lançamento. Para isso, o sistema é abastecido com água, e o ar é retirado da bomba e dos radiadores. Para facilitar este processo, podem ser utilizadas torneiras Mayevsky para radiadores. Eles são desenroscados até que a água flua. Se estamos falando de uma bomba, primeiro você precisa remover o painel frontal e fazer os ajustes. Assim que for possível se livrar da congestão de ar, o equipamento pode começar a funcionar.

Dicas úteis

Para iniciar a caldeira, é necessário alimentar e colocar o regulador de aquecimento na posição de funcionamento desejada. A presença de um leve zumbido indica que a bomba de circulação está funcionando. Usando uma chave de fenda, desparafuse levemente a tampa na parte detectada. Mas isso deve ser feito antes que a água comece a fluir. Se o líquido começar a vazar, rosqueie a tampa de volta no lugar. Essas ações são executadas várias vezes e, em seguida, as travas de ar serão totalmente removidas do sistema. Os sons de borbulhamento também desaparecerão e a bomba funcionará silenciosamente.

Principais avarias e formas de eliminá-las

Queimador

Todo o processo desde a instalação até a configuração da instalação do baxi deve ser realizado estritamente de acordo com as instruções e o menor desvio da recomendação pode causar a quebra da válvula de gás ou ponte.

Desligando a caldeira baxi

Quando o nível de pressão diminui, ocorre uma ruptura, cuja eliminação pode ser feita substituindo-se, então, o microcircuito de automação.

Falhas do sensor de temperatura

Na maioria dos casos, o problema reside nos próprios sensores de pressão, que, via de regra, queimaram ou sua vida útil expirou.

Falha do circuito de aquecimento

Nesse caso, a solução para o problema será substituir o trocador de calor secundário. Para isso, é necessário um dispositivo de limpeza de canos, vãos de outras peças de reposição de difícil acesso para a caldeira Baksi.

Falhas no sistema de ignição

Em caso de avarias no sistema de ignição, o automatismo emite o código de erro e01. Em alguns casos, você pode reparar de forma independente a caldeira de parede a gás Baxi, acendendo novamente ou verificando a integridade do gasoduto.

Na hora de comprar uma caldeira Baxi é importante pensar em todas as nuances, por isso é importante adquirir inicialmente uma coifa para a condução de uma chaminé que retirará os produtos da combustão para fora. É da instalação da caldeira baxi e da saída de resíduos que a chaminé depende do estado de todo o sistema de aquecimento

Então, o gás natural, como combustível, durante a combustão, emite certas substâncias que devem ser retiradas da sala - é para isso que a chaminé foi projetada.

O processo de instalação do sistema de aquecimento como um todo e a durabilidade da caldeira a gás baxi dependem da qualidade da chaminé. Se houver um modelo com um sistema de dois circuitos como uma caldeira baxi de parede a gás, é necessário adquirir um estabilizador de tensão que minimize os danos causados ​​por mudanças repentinas na corrente contínua. O modelo Teplocom ST-450 pode ser usado como estabilizador.

Dispositivo e princípio de operação

A comparação do AGV com um samovar, encontrada em algumas descrições, embora um tanto exagerada, tem fundamento. O dispositivo é um grande cilindro de aço cheio de água, no qual um tubo é montado. O gás queima neste cano, aquecendo a água. A caldeira está equipada com sistemas de controle automático.

A principal vantagem do AGV é que ele não requer fonte de alimentação.

Opções atualizadas

Seções verticais ocas (geralmente não mais do que três) são instaladas em caldeiras a gás modernizadas, que são conectadas na saída em uma chaminé. Nela é montada uma chaminé com diâmetro de pelo menos 135 mm, que traz a fumaça para a rua.Um exemplo de tal dispositivo de água quente é AOGV-23.2-1.

Dois em um

Modelos totalmente novos são capazes de aquecer água corrente para as necessidades domésticas. Por exemplo, AKGV - 23.2-1. No final da estação de aquecimento, o sistema é desconectado da caldeira por meio de válvulas de corte e funciona apenas para o aquecimento de água. Os modelos mais recentes de tais dispositivos têm duas câmaras de combustão independentes.

Como resultado, os AGVs são usados ​​tanto para aquecimento doméstico quanto para abastecimento de água quente, como as mais recentes caldeiras de circuito duplo. Esta variedade permitirá ao usuário escolher o modelo mais adequado.

Chaminé da caldeira AGV.

Como lidar com AGV

Para que a própria caldeira não crie problemas desnecessários durante o funcionamento, é necessário levar em consideração alguns pontos relacionados com a instalação e manutenção desta unidade:

  • Primeiro, o AGV é instalado em uma sala separada.
  • Em segundo lugar, o diâmetro da chaminé não deve ser inferior a 135 milímetros. O tubo em si deve ser levado para a rua acima do nível do material de cobertura. A parte exterior da chaminé e a do sótão devem ser isoladas e isoladas. Cada vez mais, eles estão tentando instalar uma espécie de bolsão na própria chaminé para coletar os detritos que caíram na chaminé.

Apenas representantes da indústria regional de gás têm direito de conectar o AGV ao gasoduto, que fará o registro do dispositivo. É imperativo isolar a tubulação através da qual o refrigerante irá subir para os radiadores. O circuito de retorno não precisa ser isolado.


Quando instalado e usado corretamente, a segurança é garantida

Se a casa utilizar um esquema com circulação natural do refrigerante, então o dispositivo deve ser instalado abaixo da localização dos radiadores. Normalmente é colocado em um porão ou em uma sala separada com um piso rebaixado.

O diâmetro dos tubos deve ser selecionado com precisão de acordo com os cânones dos requisitos de encanamento. Além disso, é necessário definir corretamente o ângulo de inclinação das seções horizontais da rota do tubo. Deve ter 1 centímetro por metro de comprimento do duto. Este é um pré-requisito que melhora a circulação da água, reduz a probabilidade de formação de eclusa de ar e ajuda a drenar a água do sistema durante sua conservação ou para trabalhos de reparo.

Note que quando a temperatura atinge +50 C, começa a formar-se condensação nas paredes das tubagens e da caldeira. Ele reduz a vida útil das peças de metal e dos componentes do sistema. Além disso, a uma determinada temperatura, o próprio refrigerante deixa de circular.

Construir uma casa

A forma mais econômica de aquecer instalações residenciais hoje é o aquecimento a gás. E isso é compreensível, porque o gás geralmente está disponível e é um dos recursos energéticos mais baratos. Hoje, a maioria dos proprietários prefere usar os aquecedores automáticos de água a gás (AGV) tradicionais para aquecer prédios baixos e térreos. Permitem não só aquecer o espaço habitacional, mas também organizar o abastecimento de água quente.

Aquecimento a gás.

Portanto, um AGV moderno pode ser:

  • Circuito único;
  • Circuito duplo.

Hoje existem duas modificações nele:

  • AKGV (dispositivo complexo de aquecimento de água a gás), que permite a seleção de água quente;
  • AOGV (dispositivo de aquecimento de água a gás), que é usado exclusivamente para aquecimento.

Ao substituir uma unidade antiga, é sempre necessário modernizar o sistema de aquecimento como um todo. O único aparelho que dispensa troca de sistema é o AOGV, fabricado pela italiana Beretta para os países da CEI.

Princípios de operação AGV

O principal componente de qualquer AGV é um tanque de água feito de chapa de aço galvanizado, com espessura de 3 mm. Aquecedores de água a gás na primeira aproximação podem ser comparados com um samovar comum.O tanque é colocado em um invólucro especial, e dentro dele é instalado um tubo de chama, que é aquecido por gás natural queimado na câmara de combustível. O tubo da chama funciona como um trocador de calor, ou seja, aquece a água do tanque, que posteriormente segue para o sistema de aquecimento. Os produtos da combustão são retirados pela chaminé.

Termostato de bloqueio remoto

Todas as caldeiras modernas estão equipadas com termostatos automáticos, com a ajuda dos quais é mantida a temperatura necessária da água no reservatório.

Ao operar sistemas de aquecimento com base em AGV, dois princípios podem ser usados:

  • O princípio da circulação natural (termossifão). De acordo com as leis da física, a água mais leve e quente sobe por meio de dutos até dispositivos de aquecimento, onde esfria, liberando calor para o ar ao redor. A água resfriada é então devolvida ao tanque de água para aquecimento.
  • Princípio da circulação forçada. Neste caso, para acelerar o movimento da água a fim de potencializar os processos de troca de calor, são utilizadas bombas elétricas circulantes de injeção.

As caldeiras a gás são dispositivos absolutamente seguros. Utilizam dispositivos automáticos que desligam o fornecimento de gás em caso de queda da pressão da água na tubulação ou amortecimento do queimador. Além disso, o AGV é desligado quando não há tiragem suficiente na chaminé.

Vantagens e desvantagens do aquecimento AGV

A eficiência do sistema de aquecimento AGV é sua principal vantagem. Isso se deve ao baixo custo da caldeira e ao baixo consumo de energia das bombas circulantes utilizadas. Por exemplo, um dispositivo de 48 kW consome não mais do que 35 kW por mês. Além disso, é possível economizar ainda mais o consumo de energia instalando automáticas especiais na caldeira, que desligam a bomba no momento em que a água não é aquecida.

Outra vantagem é a simplicidade do design, que garante um atendimento rápido e de alta qualidade, além de baixos custos de reparo.

A desvantagem do AGV é sua robustez. O aparelho foi desenvolvido exclusivamente na versão de chão e ocupa muito espaço. O próprio sistema de aquecimento permite a utilização de canos de grande diâmetro, para que os alojamentos não aqueçam muito rapidamente e não arrefeçam durante muito tempo.

Instalação de AGV em apartamentos da cidade

Hoje, muitos habitantes da cidade estão se esforçando para abandonar o aquecimento centralizado. Ao mesmo tempo, muitos escolhem o AGV para isso. Mas é preciso lembrar que nem sempre sua instalação é possível. Isso se deve a requisitos estritos quanto à presença e tamanho das chaminés, bem como ao diâmetro da tubulação subaquática. É sempre mais fácil obter autorização para instalar aquecimento AGV em edifícios antigos e baixos, nos quais se utilizava aquecimento por fogão e se preservavam as chaminés. Ao instalar o aquecimento AGV em apartamentos de edifícios de vários andares, a chaminé é conduzida através da parede do edifício.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores