Isolamento para chaminé: critérios de seleção e tecnologia de instalação


Por que você precisa isolar a chaminé?

O isolamento eficaz da chaminé impedirá seu resfriamento rápido.

Também melhora a tiragem e reduz a probabilidade de condensação.

O isolamento da chaminé indiretamente, mas ainda impede o aquecimento das estruturas do edifício.

Basicamente, as medidas de isolamento de chaminés são realizadas com chaminés de caldeiras a gás.

É possível usar isolamento de basalto para uma chaminé

O basalto, utilizado na fabricação de chaminés, é um dos tipos de isolamento mineral. Outro nome para o material é lã de rocha. O isolamento térmico é feito de resíduos de rocha basáltica de gabro. Durante o processo de produção, a rocha é triturada e derretida, esticada em uma fina fibra de vidro.
A temperatura de fusão no forno é de 1500 ° C. A espessura das fibras tracionadas não é superior a 7 mícrons, o comprimento é de 5 cm. Os fios resultantes são passados ​​duas vezes por uma prensa pré-aquecida a 300 ° C. O isolamento térmico resultante se distingue pela resistência ao fogo, respeito ao meio ambiente, resistência e outras características. Não é surpreendente que os maiores fabricantes usem isolamento de basalto retardador de fogo para chaminés.

O isolamento térmico da chaminé com lã de basalto, dadas as características do material, é bastante justificado. Durante o processo produtivo, o material adquire as seguintes vantagens:

  • Baixa condutividade térmica - dependendo da marca, o valor de isolamento térmico do material varia de 0,032 a 0,048 watts por metro por Kelvin. Borracha espumada, poliestireno expandido, cortiça têm as mesmas características.
  • Hidrofóbico - a umidade se instala na superfície e não pode entrar. Mesmo em ambientes úmidos ou sob a influência da precipitação atmosférica, a lã de rocha mantém suas características operacionais e de isolamento térmico. Portanto, escolher lã basalto para o isolamento de uma chaminé instalada ao ar livre é uma solução realmente boa.
  • Resistência ao fogo - lã basáltica, sem perda de resistência, aquece até uma temperatura de 1114 ° C. Em uma temperatura mais alta, o material começa a derreter. Essa capacidade permite que você resista até mesmo à exposição direta ao fogo aberto. A temperatura da chaminé, mesmo quando a fuligem é inflamada, não ultrapassa os 1000 ° C, portanto o basalto é adequado para isolar qualquer sistema de evacuação de fumos, independentemente do princípio de funcionamento e do tipo de combustível utilizado.
  • Força e resistência à subsidência - as fibras de lã de rocha estão localizadas tanto vertical quanto horizontalmente, o que leva à capacidade de suportar cargas de compressão de 5 a 80 quilopascais. Durante toda a vida útil, o material não muda de forma. A deformação não é permitida mais do que 10%.

A lã de basalto para isolar tubos de chaminés é recomendada para uso na fabricação de cortes anti-incêndio, instalação em salas úmidas, bem como decoração de exteriores.

selante de chaminé de aço inoxidável

As características da fibra basáltica permitiram ampliar significativamente o âmbito de aplicação, em comparação com o isolamento mineral convencional. Em sistemas de chaminés, a lã de rocha é usada para os seguintes fins:

  • Tubos sanduíche - o isolamento de uma chaminé de aço com lã de basalto é feito na fábrica, o que garante alto desempenho térmico e ausência de pontes frias. A construção de um tubo sanduíche distingue-se pelo seu peso leve, resistência ao calor e bom desempenho térmico.
  • Tubos de cerâmica com revestimento externo de aço inoxidável - cilindros de lã de basalto, com 3-4 mm de espessura, são inseridos na estrutura. A ausência de costuras aumenta as já elevadas características de isolamento térmico.Cerâmicas instaladas em blocos de concreto de argila expandida são isoladas durante a instalação. Você pode envolver o tubo da chaminé com isolamento com uma espessura de 30/40/50 mm. Fixe o algodão com grampos.
  • Isolamento de tubos de uma chaminé de aço de parede simples com lã de basalto. Para estes fins, é recomendado o uso de basalto folheado a folha para a chaminé. A lã de rocha laminada reduz a perda de calor e protege o tubo das influências externas da precipitação atmosférica.
  • Isolamento nas penetrações - corte do telhado para a chaminé, bem como a passagem nas lajes, de acordo com os requisitos de PB e SNiP, é isolado com um material incombustível. As lacunas entre tubos e estruturas são preenchidas com lã de rocha. O isolamento de basalto laminado à prova de fogo para chaminés também é utilizado para o fabrico de cortes anti-incêndio, protegendo com ele os elementos de madeira do edifício, localizados nas imediações de superfícies de aquecimento.
  • Isolamento da caixa da chaminé - para evitar o aparecimento de óxidos nas calhas dos tijolos, é necessário isolar as paredes. Para este efeito, as placas de basalto rígido são ideais, permitindo-lhe posteriormente fazer o acabamento sob reboco, colocação de ladrilhos cerâmicos, etc.

O basalto destina-se ao isolamento térmico de condutas de chaminés localizadas no interior e no exterior do edifício, para o fabrico de corta-fogos e nós de passagem de chaminés através de estruturas.

Tipos de abrigo

Por características puramente de design, essas estruturas são divididas em duas categorias: toldos e pavilhões. Os primeiros são telhados montados em suportes. A estrutura é aberta pelas laterais. O segundo é um tipo de edifício fechado em forma de casas de vários formatos.

telhado deslizante para a piscina
Recinto de piscina de metal liso coberto com policarbonato

Ressalta-se desde já que o desenho dos abrigos não impõe nenhuma restrição aos mesmos, mas devem ser levadas em consideração as propriedades dos materiais utilizados:

  1. A estrutura deve ser construída com materiais resistentes à umidade. Hoje, a preferência é dada aos perfis de ligas de alumínio. Operação barata, simples e de longo prazo. Ao mesmo tempo, o alumínio tolera facilmente alta umidade e mudanças de temperatura.
  2. Perfis de aço. Eles são usados ​​apenas se toda a estrutura for eventualmente acabada com tinta resistente à umidade ou outros materiais de acabamento. Por exemplo, ladrilhos de cerâmica, que enfeitam racks de dossel.
  3. Madeira serrada. Não é a melhor opção, mas esses abrigos ainda estão em uso hoje. Se a madeira for escolhida como moldura, ela deve ser de alta qualidade. Em segundo lugar, a árvore deve ser tratada com compostos de proteção que não apenas protegem o material da umidade, mas também evitam a formação de colônias de microorganismos nocivos. São vernizes incolores, tintas de diversas cores, anti-sépticos.

telhado de piscina de policarbonato
Abrigo de madeira para piscina externa
Quanto ao revestimento transparente propriamente dito, existem apenas duas opções: vidro e policarbonato. A segunda opção afastou gradativamente a primeira, por apresentar características técnicas e operacionais superiores. E o preço do policarbonato é muito mais baixo do que o do vidro. É mais fácil de trabalhar, é flexível, o que permite a sua instalação em estruturas arredondadas. Suas dimensões são maiores, o que significa que há menos juntas.

Toldos

Para muitos, uma cobertura de piscina para uma casa de verão é a opção ideal. É simplesmente mais fácil de construir com custos mínimos, tanto financeiros quanto de mão de obra. O principal é escolher os tamanhos certos. Quanto à forma, tudo depende da imaginação do cliente.

É preciso dizer que os galpões sobre as piscinas não resolvem completamente o problema de despejar a massa de água. Pelas laterais, a estrutura está aberta não apenas a todos os ventos, mas também à folhagem, insetos e outros problemas. Na verdade, o dossel serve apenas como um abrigo contra os raios do sol.

telhado da piscina
Cobertura da piscina do galpão

Mas, quanto à variedade de design, não há limites. Oferece galpão, empena, bem como várias encostas. Desenhos em arco são muito populares, e cada vez mais aparecem em chalés de verão. Embora isto se justifique pela flexibilidade do policarbonato e pela simplicidade da construção deste tipo de toldo.

Puramente estruturalmente, essas estruturas são um telhado de piscina de policarbonato montado em postes de apoio. Não há outros elementos neste design.

Pavilhões

Este é um tipo de edifício completamente diferente, diferente do anterior e com um pouco mais de funções. Em primeiro lugar, deve ser destacado que o pavilhão cobre totalmente a piscina por todos os lados. Claro, há uma passagem nele (com ou sem porta), há janelas que se abrem.

telhado da piscina
Recinto da piscina em estrutura metálica e policarbonato

Se considerarmos do ponto de vista construtivo, todos os pavilhões da piscina são divididos em dois grupos:

  • por altura;
  • a propósito de fechamento.

Preservação da piscina para o inverno - tecnologia e conselhos para o trabalho

O primeiro grupo tem dois subgrupos: abrigos baixos e abrigos altos.

  • Estruturas baixas têm uma altura de 1-1,5 m. Seu objetivo principal é proteger a água e as estruturas de lixo, raios atmosféricos e sol. Normalmente, em um edifício desse tipo, é feito um pequeno orifício por onde você pode entrar na própria piscina, ou seja, na água. Esta é a opção menos dispendiosa. Alguns proprietários de tais pavilhões os cobrem com filme plástico. A apresentabilidade da aparência de tal abrigo cai drasticamente, mas no verão ele desempenha suas funções cem por cento.

telhado de piscina de policarbonato
Recinto de piscina de tipo baixo

  • Alto. Não há limite de altura aqui. Qualquer coisa acima de 2 m se enquadra nesta categoria. Em princípio, esses pavilhões de piscina nada mais são do que uma área de lazer bastante grande. E se você aumentar sua largura e comprimento, sem limitar apenas os limites da própria piscina, então dentro da zona você pode instalar móveis, eletrodomésticos e até mesmo uma churrasqueira. O principal é instalar corretamente o sistema de exaustão de fumaça.

telhado da piscina
Cobertura de piscina alta na forma de uma grande área de estar
A própria categoria de abrigos altos pode ser dividida em dois grupos: completamente fechados e não completamente. A segunda parte consiste em estruturas com um nível inferior de espaço aberto. Uma opção mais econômica em termos de construção. Mas perde para os modelos do segundo grupo justamente pela ausência de uma parte da cerca transparente, por onde os detritos entram na estrutura.

Existe outra divisão em dois grupos:

  • Estruturas estacionárias. Isso inclui todos os modelos discutidos acima. Ou seja, eles são instalados em um lugar, não se movem, não são transportados.
  • Deslizando. Canopies com um nome "revelador" - que pode ser movido e redimensionado.

A cobertura deslizante da piscina é, de facto, o mesmo pavilhão, só que está dividida em vários compartimentos que se movem sobre carris. Tal desenho pode ser visto claramente na foto abaixo.

telhado da piscina
Piscina com teto retrátil de policarbonato

A propósito, deve-se notar que os modelos deslizantes não são necessariamente os designs mostrados na foto. Existe uma abordagem diferente para a implementação deste método de cobertura de estruturas hidráulicas. Por exemplo, se a piscina for redonda, o pavilhão acima dela será construído no mesmo formato. Isso significa que as seções serão deslocadas em relação umas às outras ao longo da circunferência. Por exemplo, conforme mostrado na foto a seguir.

um dossel para a piscina no interior
Teto deslizante da piscina redondo

A própria estrutura deslizante é descomplicada. O principal é instalar corretamente os trilhos ao longo dos quais as seções se moverão. Portanto, o próprio modelo do abrigo é selecionado de acordo com a forma e o tamanho da tigela. E aqui tudo depende se o dossel cobrirá apenas a superfície da água ou se uma área de recreação será organizada sob ele. Com base nisso, são selecionados os parâmetros do pavilhão deslizante.

Os trilhos são presos a uma base sólida, geralmente de concreto, com âncoras. Eles são colocados exatamente de acordo com as distâncias especificadas nas instruções. A alteração das dimensões de instalação, mesmo em valores desprezíveis, leva ao funcionamento incorreto da cobertura deslizante da piscina.

Tipos de isolamento de basalto para isolamento térmico de chaminés

A escolha de uma marca de lã basalto depende do desempenho térmico desejado. O material é selecionado em função das características de funcionamento, do tipo de desenho da chaminé. Você também terá que decidir sobre o isolamento adequado para a fabricação de cortes de cobertura e nós de passagem através da parede e lajes de piso.

Os reservatórios de chaminés de basalto com isolamento térmico são usados ​​em sistemas de evacuação de fumos industriais e domésticos. Pela espessura da parede, eles são subdivididos em vários graus: 55, 75, 90, 110, 150, 200. Os invólucros são fornecidos em comprimentos de 1 metro cada.

Sugerimos que se familiarize com: Instruções de instalação de chaminés a partir de tubos sanduíche

Ao instalar o isolamento cilíndrico de basalto prensado, eles são guiados pelos requisitos estabelecidos no SNiP 2.04.14-88 e, especificamente, pelas seguintes instruções:

  • Os cilindros possuem uma costura longitudinal para fácil instalação em tubos. O isolamento é fixado com bandas de chapa fina galvanizada ou aço inoxidável, com espessura de pelo menos 0,8 mm. Alternativamente, são utilizados fios de tricô de aço inoxidável ou preto, com diâmetros de 1,2 e 2 mm, respectivamente.
  • Os elementos isolantes térmicos de basalto não combustíveis dos cilindros são instalados em intervalos ao longo das costuras. As juntas são isoladas com fita de alumínio.
  • O trabalho de instalação começa pelo flange. O isolamento de folha não precisa de uma camada protetora. Em outros casos, um invólucro ou invólucro de metal é feito para isolamento.

O uso de isolamento de basalto nas chaminés de um sistema sanduíche, na forma de cilindros isolantes de calor, é limitado a tubos com temperatura dos gases de combustão não superior a 300 ° C.

Esteiras de basalto são usadas para isolar superfícies aquecidas em temperaturas de 450-700 ° C. Os métodos de operação são regulamentados por GOST-16381. O isolamento é selecionado de acordo com os seguintes parâmetros:

  1. Densidade.
  2. O tipo de revestimento.
  3. Costura de material de um ou dois lados.
  4. Limite de temperatura operacional.

Material refratário para chaminé

Em primeiro lugar, você precisa prestar atenção à densidade declarada da lã de basalto. Para conexão com unidades de combustível sólido, lã de rocha com um coeficiente de 30-125 kg / m³ é adequada. O material não possui camada de cobertura e é capaz de suportar uma temperatura de trabalho constante de 700 ° C.

Isolamento basáltico não combustível de alta densidade, utilizado na fabricação de nós de passagem, bem como isolamento de chaminés de qualquer projeto.

Para o isolamento externo e interno de tubos de parede simples, uma esteira de basalto com folha é usada. Quando instalado no interior de um edifício, não há necessidade de fabricar um revestimento de proteção. A camada de folha metálica é conectada ao isolamento por meio de costura.

Não é recomendado o uso de tapetes costurados para o duto da parede da chaminé. É possível instalar esteiras para isolamento de tetos no local de passagem das chaminés, fazendo cortes de combate a incêndios.

Uma das novidades do mercado de isolantes térmicos é o painel de fibra de basalto. As principais características do papelão basalto:

  • De pequena espessura, possui alta densidade e é capaz de suportar temperaturas de até 900 ° C.
  • É utilizado como revestimento refratário durante a instalação de fogões a lenha e combustível sólido, caldeiras.
  • Resistente à vibração e umidade.
  • A vida útil não é inferior a 50 anos.
  • Espessura do cartão basalto: 5/10/14/19 mm.
  • A criação de estruturas multicamadas é permitida para aumentar as propriedades de isolamento térmico.

É muito simples isolar uma chaminé de metal embrulhando-a em papelão de folha de basalto.O material se dobra bem em torno da circunferência. Após envolver o tubo, o isolamento é fixado com braçadeiras.

É permitido isolar a chaminé com papelão basalto folheado a folha para todos os tipos de sistemas de exaustão. Após a instalação, não há necessidade de fazer uma estrutura de proteção adicional.

O escudo de basalto é instalado como um corte de fogo, protegendo as paredes de madeira adjacentes ao tubo de aquecimento.

Por que é necessário isolar a chaminé

O uso de aquecedores para isolar chaminés evitará sua destruição devido à formação de condensação nas superfícies internas e mudanças bruscas de temperatura, violação da estanqueidade da torta de cobertura devido ao aumento do aquecimento e reduzir o risco de incêndio.

A umidade em contato com a fuligem depositada forma componentes quimicamente ativos, o que afeta negativamente as propriedades dos materiais. Os processos de oxidação são estimulados nas estruturas de aço e a alvenaria desmorona nas costuras.

Além disso, a presença de alta umidade na chaminé reduz significativamente a tiragem e piora a combustão do combustível no forno. O resultado é uma redução na produção de calor do forno e um aumento no tempo que leva para aquecer a sala até a temperatura necessária. Outro fator negativo é o aumento da quantidade de fuligem, que facilmente se acomoda na umidade, e após a secagem forma uma camada de difícil remoção.

A colocação do isolamento permitirá que o ponto de orvalho seja deslocado do material principal da chaminé. Graças a isso, a umidade não se acumula nele e reduz a vida útil da estrutura. Ao isolar a chaminé, a perda de calor do fogão será reduzida.

Marcas de isolamento de basalto para isolamento de chaminés

Vários fabricantes oferecem ao consumidor mais de várias dezenas de nomes de aquecedores de basalto. Alguns são fabricados no exterior, outros em empresas nacionais.

A julgar pelas avaliações dos clientes, os produtos das seguintes empresas são populares:

  • A lã basáltica de lã de rocha é produzida nas empresas da empresa com o mesmo nome, sediadas na Dinamarca. Pelas suas características: hidrofobicidade, isolamento acústico e térmico, além da resistência mecânica, Rockwool supera significativamente os análogos de outros fabricantes. Lã basáltica Rockwool é usada por empresas de manufatura para isolamento de chaminés de cerâmica acabadas Schiedel, Effe2 e outros.
  • Lã basáltica URSA - originalmente feita na Itália. Hoje a empresa possui 14 grandes centros de produção localizados na Europa, Oriente Médio e Ásia, o que, como resultado, não poderia deixar de afetar a qualidade dos produtos. A empresa URSA é especializada no isolamento de espaços industriais e domésticos, sendo popular pela boa relação qualidade / preço dos seus produtos.
  • Lã basalto Izovat é um aquecedor feito no estrangeiro próximo, na Ucrânia. A gama de produtos inclui placas minerais com densidade de 30 a 200 kg / m³. Vale a pena prestar atenção a uma marca destinada ao isolamento de dutos de chaminés de tijolo com posterior reboco da superfície. A espessura das placas Izovat é de 30 a 200 mm.
  • Lã basáltica Paroc é uma empresa sueca especializada na produção de lã mineral desde os anos 30 do século passado. As oficinas de produção Paroc estão localizadas exclusivamente nos países da UE, o que permite manter um alto nível de qualidade e total conformidade com as normas de segurança em vigor na Europa. Cilindros de basalto Paroc podem ser usados ​​para isolar tubos de chaminé de ferro. Para isso, a empresa desenvolveu as camadas de cobertura Paroc Pro Section e Paroc Pro Bend, que proporcionam o máximo isolamento térmico e proteção para estruturas de aço.

Sugerimos que você se familiarize com: Como impor um tijolo em um fogão de metal em uma casa: como sobrepor uma caldeira de aquecimento, um fogão de ferro, qual tijolo é melhor fazer

Ao escolher o basalto para o isolamento de tubos, é necessário focar principalmente nas características de engenharia térmica especificadas pelo fabricante. Com base em grandes preocupações, as modificações foram desenvolvidas especificamente para sistemas de extração de fumaça.

Isolamento de tubo de caldeira a gás

Para escolher um aquecedor para a chaminé de uma caldeira a gás, é necessário escolher e utilizar materiais não combustíveis de qualidade inferior. A opção mais comum é usar tubos sanduíche. O projeto consiste em dois tubos de diâmetros diferentes. Isso é necessário para que um produto com uma grande seção transversal entre no segundo e, assim, forme uma camada protetora adicional.

Como isolar um tubo de chaminé de metal - materiais e orientação:

  1. Devem ser feitos pequenos furos na laje de cobertura. Sua seção transversal deve exceder o diâmetro da chaminé em cerca de 25-30 centímetros;
  2. Produzimos isolamento com lã de basalto. Não deve haver lacunas após o enrolamento;
  3. Adicionalmente, fixamos o isolamento com arame;
  4. Caixa grande do tubo, deve ser fixada com fitas e laços;
  5. A folha de metal localizada perto do riser também deve ser isolada com amianto, argila expandida ou argila.

Características do isolamento da chaminé com lã de basalto

Além da escolha correta do isolamento de basalto, você precisa se preocupar em observar as regras de instalação. Como mostra a prática, as seguintes normas são especialmente violadas:

  • A espessura da camada de lã de basalto nas penetrações em estruturas de madeira é de pelo menos 5 cm. A distância das vigas de suporte é de pelo menos 1 m.
  • Se você precisar colocar o material em várias camadas, coloque corretamente a placa de basalto resistente ao fogo com um deslocamento para sobrepor as juntas da folha inferior com a superior. A mesma regra se aplica à instalação de um isolamento cilíndrico. A costura longitudinal de cada casca subsequente é deslocada 180 °.
  • O dispositivo de passagem da chaminé por piso de madeira em lã de basalto prevê a utilização de corta-fogo. Para o material combustível, a partir da superfície de aquecimento deve ser de 50-100 mm. A lacuna está preenchida com lã de rocha.
  • A espessura da fibra de basalto na chaminé não deve ser superior a 40 mm, para isolamento externo, até 100 mm. A densidade é selecionada dependendo das condições de operação. Para o isolamento de chaminés de cerâmica conectadas a caldeiras de combustível sólido, utiliza-se lã de basalto com densidade de 100 a 200 kg / m³.
  • Não faz sentido usar lã de basalto de alta temperatura para isolamento térmico de uma chaminé conectada a uma caldeira a gás ou óleo, uma vez que a temperatura dos gases de combustão raramente ultrapassa 200-300 ° C. A instalação de um isolamento cilíndrico será ideal.
  • Cálculo da quantidade necessária de lã de basalto para isolar uma chaminé de aço. A espessura do material necessária é selecionada. Na embalagem do isolamento, o consumo aproximado de algodão em rama é indicado para diferentes espessuras de camada. Resta calcular as dimensões do círculo em centímetros e o comprimento do tubo. Depois disso, o número de pacotes é calculado.
  • Depois de isolar um tubo de camada única com material não revestido de folha, é imperativo fabricar uma estrutura de proteção.

Em algumas lojas de ferragens, posso cortar pacotes com isolamento de basalto em dois ou vender tapetes individualmente. Isso permite que você compre a quantidade exata de material e evite pagamentos indevidos.

A principal desvantagem do isolamento de basalto é seu custo. Caso contrário, em comparação com qualquer outro tipo de isolamento térmico, o basalto sem dúvida vence. As vantagens do material incluem:

  • Baixa condutividade térmica - mesmo em uma temperatura de gás de exaustão de mais de 500 ° C, a lã de basalto não aquece mais do que 30 ° C.Durante uma curta ignição da fuligem e um salto de temperatura de até 900 ° C, o circuito externo do tubo sanduíche não aquece mais do que 45 ° C.
  • Incombustibilidade - o material pode resistir ao fogo direto de um queimador de gás sem se inflamar. A lã começa a derreter após exceder 1100 ° C. Portanto, você pode colocar o isolamento de basalto próximo à chaminé e não se preocupar com a segurança da sala durante todo o período de operação.
  • Fácil instalação - tapetes e folhas podem ser facilmente cortados com uma faca de pintura comum. O material é fixado com braçadeiras ou fio de tricô. Se você colocar lã basalto com suas próprias mãos ao instalar chaminés, poderá economizar significativamente no trabalho.
  • O peso específico mesmo da lã de basalto refratário é de 30 kg / m³, respectivamente, após o isolamento, a massa da estrutura da chaminé não aumenta muito.

A lã basáltica não possui análogos em suas características e é a solução ideal na hora de escolher um aquecedor para uma chaminé. A única coisa que limita a popularidade do material é o alto custo associado às peculiaridades do processo de produção.

Regras de aquecimento

Dependendo do material, as chaminés podem ser:

É imperativo isolar com material não combustível apenas as áreas que entram em contato com o ar frio da rua.

Também é permitido isolar partes de tubos que correm em sótãos sem aquecimento.

É pouco prático isolar as partes das chaminés que passam no interior das instalações aquecidas, uma vez que são uma fonte adicional de calor. Uma exceção é feita para tubos de metal, que aquecem de forma que você pode se queimar ao tocá-los. Mas, mesmo neste caso, às vezes é suficiente vedar essas seções de chaminés com telas de malha. Essas soluções são frequentemente usadas em banhos rurais.

As chaminés de aço devem ser isoladas em qualquer caso, e a espessura da camada de isolamento térmico incombustível deve ser a maior possível. Tubos de tijolo com espessura de parede de tijolo (25 cm) ou mais não podem ser isolados se a temperatura do ar não cair abaixo de -20 ℃.

As chaminés de cerâmica são geralmente uma construção de produtos com uma estrutura em favo de mel. Esses blocos são, por si próprios, eficientes em termos de calor e não precisam de isolamento.

Para isolamento térmico, apenas materiais não combustíveis resistentes ao calor são usados, o que garante alta resistência ao fogo em todo o edifício. O valor da resistência ao fogo do isolamento do tubo deve ser pelo menos EI 45.

Os principais parâmetros dos aquecedores

Condutividade térmica

Na hora de escolher um aquecedor, a atenção principal é dada ao seu parâmetro mais importante - a condutividade térmica, que em nada depende da densidade do material, como muitos erroneamente acreditam. Aquecedores com a mesma densidade, mas feitos com tecnologias diferentes, podem ter condutividade de calor diferente.

Quanto menor o coeficiente de condutividade térmica, mais eficiente e melhor o material de isolamento selecionado mantém o calor na casa.

Coeficientes de condutividade térmica de vários materiais (W / mK)
Coeficientes de condutividade térmica de vários materiais (W / mK)

Absorção de água

Outra característica muito importante de um material isolante é a capacidade de absorver umidade. O vapor de água está sempre presente no ar. Em uma determinada situação, pode se transformar em condensação dentro do isolamento, reduzindo significativamente suas propriedades térmicas.

Neste caso, a barreira de vapor é necessária. Esta questão torna-se relevante se a loggia também for isolada.

Resistência ao fogo

O isolamento, como toda a estrutura de uma casa, principalmente de madeira, também deve ter uma propriedade de combate a incêndio. Isto é especialmente importante para isolar chaminés, lareiras e outros elementos da casa, que estão diretamente expostos a forte aquecimento ou ao contato direto com o fogo.

Testes de fogo comparativos
Testes de fogo comparativos

Projeto de chaminé isolada

Qualitativamente, a construção de uma chaminé isolada termicamente pode ser descrita como um tubo em um tubo, no espaço entre o qual os materiais isolantes são colocados. Na verdade, trata-se de uma construção em sanduíche multicamadas. Um tubo de aço, alvenaria, uma caixa de madeira coberta com placas de amianto podem ser usados ​​como proteção externa.

O isolamento resistente ao calor está localizado entre as duas estruturas do tubo. Sua fixação é realizada com cola, selante ou fixadores especiais. O tubo interno é a própria chaminé para a retirada dos gases de combustão do recuperador.

Tipos de isolamento de fogo

Lã mineral

Foto de lã mineral
Foto de lã mineral

Isolamento térmico refratário

O isolamento de lã mineral é fornecido em placas ou rolos na forma de esteiras isolantes de calor. As placas são mais convenientes e fáceis de usar para isolamento de telhados, pisos e paredes. Os tapetes são mais práticos de usar para tubos e várias superfícies não retas, bem como equipamentos industriais.

O algodão é feito de areia, casco, refrigerante e outros componentes que, após serem aquecidos em alta temperatura, se transformam em fibra de vidro. Em seguida, o material é impregnado com uma resina especial e prensado.

A vantagem mais importante da lã mineral é a sua resistência ao calor. Algodão é um isolamento não combustível. A fusão do material começa quando aquecido acima de 1000 ° C.

Portanto, esse isolamento resistente ao fogo é efetivamente usado pelos construtores para isolar divisórias, banheiras, chaminés e outras estruturas resistentes ao calor.

O isolamento de lã mineral também tem sido usado para isolar paredes de cortina e telhados inclinados devido às suas excelentes características:

  • baixa condutividade térmica;
  • boa absorção de som;
  • alta hidrofobicidade (permeabilidade ao vapor), que permite que o edifício respire, evitando o aparecimento de mofo e bolor.

Este isolamento refratário consiste em uma camada de espuma de polietileno, que é coberta com folha de alumínio polido em um lado (ou em ambos os lados). É um material fino, muito leve e totalmente ecológico com boa flexibilidade.

Devido ao baixo coeficiente de condutividade térmica do polietileno espumado, o isolamento da folha é caracterizado pela alta resistência à transferência de calor.

A folha de alumínio polido é altamente reflexiva. O efeito de reflexão é de até 97%. Tendo as propriedades acima, este tipo de isolamento tem excelente capacidade de refletir a radiação infravermelha (térmica), evitando a perda de calor para o exterior.

Graças ao uso de isolamento revestido de folha, os custos de energia para aquecimento de um edifício ou sala são reduzidos significativamente. Por este motivo, encontrou ampla aplicação para isolamento térmico de sistemas de abastecimento de água quente (fria), sistemas de aquecimento, sistemas destinados a ar condicionado.

Com a sua ajuda, as costuras entre os painéis e as aberturas das janelas são seladas. É excelente para isolamento térmico de pisos e paredes em edifícios residenciais e públicos.

Isolamento térmico não combustível para lajes horizontais

A argila expandida pode ser colocada sob um piso de madeira ou uma mesa.

Quando falamos sobre lajes horizontais, queremos dizer:

Os métodos de instalação de isolamento nessas estruturas são os mais simples, enquanto nenhuma carga é aplicada aos materiais. Portanto, qualquer um dos materiais acima é adequado como isolamento não combustível para o piso. É dada preferência àqueles em que os ratos não iniciam.

Como você sabe, os roedores trazem muitos problemas, principalmente no interior. Na casa onde você mora permanentemente, este problema pode ser resolvido de forma bastante simples - você precisa de um gato. Em uma casa de campo, resta pegar os ratos com armadilhas ou veneno.

Ambas as opções estão perdendo.

Os camundongos se reproduzem tão rapidamente que podem ser destruídos com armadilhas por um longo tempo.A colocação de veneno carrega consigo o fato de que o roedor morre em seu buraco, isto é, sob o chão, como resultado do qual aparece um cheiro forte. Os ratos não começam em:

    vermiculita, perlita e argila expandida, mesmo misturados 50/50 com serragem; espuma de poliuretano e isolamento de espuma; espuma de vidro granulado.

Para escolher o isolamento não combustível para o telhado, você precisa construir na estrutura do telhado. Se for quase horizontal com uma ligeira inclinação, então, se desejado, até mesmo isolamento em massa pode ser usado. Se a inclinação for significativa, apenas lã mineral ou isolamento líquido são adequados.

Quais são os requisitos para isolamento

A disponibilidade constante de água em casa não só garante o conforto de vida, mas também evita os custos adicionais necessários para restaurar um local que falhou devido ao congelamento.

material para isolamento térmico de tubos de aquecimento

Os seguintes requisitos são impostos ao material usado como isolamento:

  • Montagem simples... Esta exigência deve-se à falta de competências básicas na área da construção por parte dos proprietários, cujas forças, na maioria dos casos, são o isolamento de canalizações de aquecimento ou água.
  • A duração do período operacional... Para isolamento de alta qualidade, sua duração é mais longa e a proteção é mais confiável.
  • Alto nível de segurança contra incêndio... Um dos principais requisitos para o material de isolamento é a sua capacidade de autoextinguir, o que minimiza as perdas em caso de risco de incêndio.
  • Aperto... Se o material for permeável à umidade, não será capaz de proteger a tubulação de congelamento.
  • Uso múltiplo... Este critério depende diretamente da duração da vida útil.
  • O custo... O preço deve ser razoável, mas dentro de limites razoáveis. A economia excessiva no isolamento pode levar a custos adicionais devido à sua má qualidade. A substituição de isolamento barato pode ser necessária após um ano de operação.

Polipropileno

Tubos de aquecimento PP
Os tubos de aquecimento PP são provavelmente uma das soluções mais populares e acessíveis. Entre as vantagens dos sistemas de polipropileno estão o baixo peso das estruturas criadas, excelentes propriedades hidráulicas, não corrosão e uma grande variedade de acessórios, adaptadores e elementos de travamento especiais. Os fabricantes fabricam este material com uma série de tubos PPR e PP-RCT totalmente em plástico e multicamadas na faixa de diâmetro de 16-125 mm. Tubos totalmente de plástico são projetados para sistemas com temperaturas de água de até 70 ° C. Sua característica é uma taxa bastante alta de mudança térmica - 0,12 mm / m ° C. O encolhimento ou expansão dos tubos ocorre devido a diferenças de temperatura durante a operação e instalação. Os tubos multicamadas são produzidos com uma camada de reforço de fibras de alumínio, vidro ou basalto. Este material é preferível para uso em sistemas com portador de calor quente (até 90 ° C), enquanto seu coeficiente de mudança térmica é muito menor (0,05 mm / m ° C). Recomenda-se a colocação da conduta de aquecimento no interior das estruturas dos edifícios, nas ranhuras dos pavimentos, paredes, tectos ou revesti-la com um revestimento decorativo articulado. Em locais onde dispositivos de aquecimento estão conectados, é recomendado o uso de acessórios de metal mais estéticos. Durante a operação de tubos reforçados com alumínio, pode ocorrer inchaço da camada superior de polipropileno. Isso não afeta a funcionalidade e não é motivo para substituição. A temperatura mínima de instalação é de + 5 ° C. Para ligar o sistema polimérico a uma caldeira de aquecimento ou caldeira, de forma a não sobreaquecer a tubagem, recomenda-se a instalação de um tubo metálico com 1,5-2 m de comprimento, sendo as partes unidas por polifusão, electrofusão ou soldadura de topo. A costura homogênea que ocorre durante o processo de instalação é altamente confiável e, se feita corretamente, cria uma estrutura monolítica.Se for necessário criar estruturas dobráveis, você deve usar acessórios roscados especiais. O auto-enfiamento de tubos de aquecimento de polipropileno não é recomendado. A fita FUM é usada para vedar as conexões roscadas.

Metal-plástico

Tubos de aquecimento de metal-polímero
Devido à construção multicamadas, os tubos de aquecimento de metal-polímero são caracterizados como materiais extremamente duráveis ​​e confiáveis, estando disponíveis para uma ampla gama de consumidores. O oleoduto consiste em uma folha de alumínio soldada a topo com uma camada interna e externa de polietileno. As camadas são coladas entre si com cola, proporcionando estabilidade da forma e solidez da estrutura. Os fabricantes produzem esses produtos de 16-50 mm de diâmetro e são fornecidos em bobinas ou seções curtas. A temperatura máxima do portador é 95 ° С, a temperatura limite é 110 ° С. Ao instalar sistemas de aquecimento, os requisitos padrão para isolamento de dutos são aplicados. A unidade pode ser montada abertamente ou dentro de estruturas sem o uso de uma concha de proteção. Durante a instalação, deve-se ter em mente que a tubulação de metal-plástico tem medo da luz solar. Os elementos do sistema são conectados por meio de vários tipos de conectores. Uma empresa Wavin oferece vários conjuntos fundamentalmente diferentes de acessórios para tubos de metal-plástico e cada um deles tem um design original e vantagens de uso. Tradicionalmente, os acessórios de pressão são usados ​​em sistemas de aquecimento. O processo de instalação usando esses conectores é simples, mas requer uma ferramenta especial. O corpo da conexão é feito de um material comparável em resistência ao metal - polifenilsulfona. A manga da prensa é feita de aço inoxidável. Em termos de propriedades físicas, os materiais do conector funcionam como um todo, mesmo com diferenças significativas de temperatura. Durante a instalação, a extremidade do tubo é calibrada, chanfrada e inserida na conexão. O aperto da pastilha pode ser controlado através das janelas tecnológicas na manga da prensa. Para crimpagem, uma ferramenta elétrica ou manual é usada. O tubo se curva facilmente com a mão e mantém sua forma. Para não criar vincos, é necessário usar uma mola flexível ou dobrador de tubos. Ao assentar trechos longos, deve-se levar em consideração a tolerância para mudanças térmicas no comprimento.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores