Jumpers flexíveis e de derivação para PGS, derivações de aterramento, condutores e fios de aterramento - para aterramento de estruturas metálicas.

Um bypass (jumper no radiador) é um tubo que conecta os tubos de entrada e saída do radiador. A seguir, consideraremos que bypass é necessário para aquecimento.

o que é desvio e como se parece

Normalmente, os edifícios de apartamentos usam um sistema de aquecimento de um tubo. Normalmente, a água quente sobe pelo riser e depois desce, passando pelas baterias de aquecimento. Ou seja, primeiro o refrigerante entra nos radiadores dos andares superiores e, em seguida, para os andares inferiores. Existem casas onde o refrigerante se move na direção oposta (de baixo para cima) - mas a essência do sistema não muda. A principal característica de um sistema de um tubo é que a bateria do seu apartamento é conectada diretamente à bateria do apartamento por baixo e por cima. Surge a pergunta: o que acontecerá se alguém desligar a bateria - todos os vizinhos no riser ficarão sem aquecimento? Este será o caso se o bypass (jumper) não estiver instalado na bateria de aquecimento. Se houver um bypass, o refrigerante irá mais além, desviando da bateria bloqueada.

Quando um jumper não é necessário?

Se não houver torneira na bateria com a qual possa ser desligada, o bypass no radiador de aquecimento não é necessário. Afinal, ainda não há como desligar a bateria sem desconectar o riser.

Em chalés e em alguns edifícios novos, há um sistema de aquecimento de dois tubos. Neste caso, cada radiador é conectado de forma independente a dois tubos - alimentação e retorno. O jumper não é usado com este esquema, uma vez que as baterias são independentes uma da outra. A temperatura em sistemas de dois tubos geralmente é controlada automaticamente.

Por que você precisa de um jumper nos radiadores

Um jumper no radiador, ou bypass, é um tubo especial que permite isolar a bateria do riser de aquecimento. Em um sistema de um tubo, a água se move ao longo do degrau de cima para baixo ou vice-versa, aquecendo o apartamento após o apartamento em cada andar. Do cano, a água quente entra na bateria e, após passar por ela, retorna ao cano comum.

Um sistema de aquecimento de tubo único é uma estrutura de vários níveis de radiadores de fluxo dependentes subordinados a um aquecedor

O bypass conecta os tubos ascendentes comuns entre si, o que permite regular os radiadores do apartamento sem desligar o aquecimento de toda a casa.

O bypass permite que o aquecedor passe pelo riser desviando do radiador, o que possibilita o controle da temperatura de cada bateria por meio de um regulador

Em geral, o jumper permite que você:

  • desligar o aquecimento de um radiador específico, retirar ou substituir a bateria, que pode ser necessária em caso de vazamento ou reparação de um apartamento;
  • instalar reguladores de aquecimento para cada radiador individual, o que permite definir de forma independente o microclima nos quartos do apartamento.
  • O bypass é legalmente permitido e pode ser incorporado no sistema de aquecimento de qualquer apartamento, sem exceção. De acordo com as normas, o jumper deve ter um diâmetro menor que o tubo de aquecimento principal do riser, não podendo nele ser instalados válvulas ou reguladores de água. Conexões, medidores e filtros só podem ser legalmente instalados se estiverem localizados a jusante do desvio e não interferirão no aquecimento de todo o riser.

    Na presença de um desvio, controladores de aquecimento, bem como válvulas de fluxo e gaveta são instalados após o jumper de riser

    Regras para instalar um bypass no sistema de aquecimento

    É aconselhável que especialistas cuidem da instalação do bypass na bateria de aquecimento.Eles irão montar todos os equipamentos de acordo com as regras e padrões estabelecidos, realizar testes de pressão do sistema e verificar se há defeitos. Mas se surgir uma situação em que você mesmo precise colocar o saltador, use uma série de regras que o ajudarão a fazer isso.

    • O papel decisivo na instalação do jumper é desempenhado pela exatidão dos cálculos. O diâmetro do desvio deve ser um tamanho menor que o diâmetro do tubo. Você pode pegar um jumper pronto ou fazer você mesmo.
    • Se você ainda não montou esses elementos, é melhor usar um jumper já pronto. Isso reduzirá a chance de erros ao mínimo.
    • O bypass não deve ser colocado diretamente no riser. Aproxime-o do radiador. No entanto, não deve ser instalado de ponta a ponta, pois pode levar ao mau funcionamento do sistema de aquecimento e ao sobreaquecimento da corrente de retorno. Como resultado, o efeito da instalação do jumper torna-se mínimo.
    • Após a instalação do bypass, é necessário realizar um teste de pressão com uma pressão 1,5 vezes maior que a calculada e verificar se há vazamentos no sistema.

    Ignorar instalação

    Instalação de jumpers

    A instalação do jumper requer conformidade com certas regras:

    • em termos de diâmetro, o tubo de derivação deve ser menor em diâmetro do que os tubos de alimentação e retorno. Isso se deve à lei da hidráulica, quando a água vai contornar o radiador ao longo do caminho de menor resistência;
    • a instalação deve ser realizada o mais longe possível do riser e no proximidade do dispositivo de aquecimento;
    • se for planejada a regulagem automática, então, em vez de válvulas de esfera, é necessário instalar termostatos.

    Para maior clareza, você pode dar um exemplo de instalação de um desvio em um sistema de aquecimento de um tubo de uma casa de campo, as vantagens e desvantagens de tal instalação, as regras para o trabalho de instalação e que tipo de conexões de tubulação são necessárias.

    Instalação de bomba de circulação

    Em casas de campo onde o sistema de aquecimento funciona de forma autônoma, sem falhas é necessária a instalação de uma bomba de circulação. Isto permite não só distribuir uniformemente o refrigerante por todo o sistema de aquecimento, mas também economizar significativamente, uma vez que o aquecimento de toda a casa levará muito menos tempo do que com a circulação natural.
    O problema é que a bomba de circulação requer disponibilidade de eletricidadee, dado que em áreas remotas suburbanas, seus desligamentos podem ser constantemente observados, então surgem certos problemas com a circulação do refrigerante. Eles podem ser resolvidos com a simples instalação de um bypass. O principal para que o sistema funcione de forma eficiente tanto com bomba de circulação em funcionamento como sem bomba é a instalação de um bypass em conformidade com todos os requisitos tecnológicos.

    A operação eficaz da bomba de circulação só é possível se diretamente integrado no sistema de aquecimento. Ao mesmo tempo, é desejável instalá-lo na linha de retorno e este requisito é explicado de forma bastante simples: permitir que a bomba de circulação esgote o período de garantia. O dispositivo de bombeamento consiste em:

    • anéis diferentes
    • focas
    • algemas de borracha

    Se a bomba for instalada no tubo de alimentação, então sob a influência de altas temperaturas, é muito vai falhar rapidamente, e no "retorno" a temperatura do refrigerante é uma ordem de grandeza menor, o que permite que ele trabalhe por um período mais longo.

    É bem sabido que quanto menos seções curvas no sistema de aquecimento, mais funciona com mais eficiência. Portanto, eles tentam instalar a bomba de circulação em uma seção reta. Mas isso é se não houver desvio. Se for, então, neste caso, o refrigerante terá que superar três obstáculos ao mesmo tempo: válvulas de corte e duas ramificações. isto irá reduzir muito a circulação do refrigerantePortanto, em um sistema de aquecimento de um tubo com desvio, a bomba deve ser instalada diretamente no tubo com um jumper. Quais válvulas de corte e consumíveis, neste caso, você pode precisar?

    Observe que o refrigerante deve, se possível, passar em seções retas. Quanto mais acessórios diversos no sistema de aquecimento, menos eficientemente ele funciona. Esta é a lei.

    Agora vamos nos voltar para tal situação quando a bomba é instalada em uma seção reta e o refrigerante deve passar naturalmente através desviar... Nesse caso, ele terá que superar dois ramos e uma válvula (válvula gaveta), que corta o bypass da rede principal. Para água quente, 3 obstáculos ao mesmo tempo em uma pequena área são demais. A circulação será lento, o que significa que a eficiência do sistema cairá drasticamente.
    Então, está decidido - a bomba de circulação está sempre deve ser instalado na seção de bypass... O que é necessário para isso de consumíveis e válvulas? Em primeiro lugar, a válvula. Eles são de dois tipos:

    • com dispositivo de bloqueio de bola
    • com haste móvel

    A válvula de haste deslizante tem uma desvantagem significativa... O diâmetro da sede da válvula é quase metade do diâmetro do tubo de aquecimento. Isso atua como um obstáculo para o refrigerante e por isso há uma diminuição acentuada na eficiência de sua circulação através da tubulação de aquecimento. Portanto, não é praticável instalá-los em um sistema de bypass.

    As válvulas de esfera no seu diâmetro coincidem exatamente com o tubo de aquecimento, mas se não forem usadas por muito tempo, podem ficar presas e será muito difícil abri-las, se houver essa oportunidade. Existem duas maneiras de sair dessa situação. No primeiro caso, instale válvula de fole de duplo diâmetro... No segundo caso, não se esqueça de abrir e fechar regularmente as válvulas de esfera. É quando falamos sobre o sistema de bypass. É muito mais difícil com a linha central, em paralelo com a qual o bypass está localizado. Irá requerer a instalação de vários tipos de válvulas, com o auxílio das quais será regular a cabeça e a qualidade da água quente.

    Instalando o dispositivo de travamento

    Em primeiro lugar, você precisará instalar um dispositivo de corte - uma válvula de retenção ou uma torneira. Se a linha central de seu sistema de aquecimento não estiver bloqueada, o refrigerante fornecido ao sistema pela bomba de circulação pressurizada se moverá em um pequeno círculo fechado. O padrão de tráfego, neste caso, será semelhante a este: bypass-main line-bypass... Para evitar que isso aconteça, quando a bomba de circulação estiver funcionando, a linha principal deve ser fechada. Se você instalar uma válvula de esfera, ela precisará ser fechada manualmente. Ao instalar uma válvula de retenção, a linha será cortada automaticamente.

    Seria útil instalar no bypass imediatamente antes da bomba de circulação
    filtro mecânico substituível, que também retém impurezas estranhas no refrigerante. Isso aumentará a vida útil da bomba, especialmente se água dura for usada como transportador de calor. Recomenda-se instalar o filtro em uma seção horizontal da tubulação.
    Como pode ser visto acima, em um sistema de aquecimento autônomo, um desvio é um dos elementos mais importantes da rede... Portanto, ao instalar o aquecimento, a instalação de um bypass deve receber atenção especial e tentar não violar o esquema tecnológico.

    É possível colocar uma torneira no bypass?

    Alguns moradores de apartamentos usam uma torneira no lintel para aumentar sua capacidade de controle de temperatura. No entanto, no caso de um prédio de apartamentos, esta é uma violação grave. A válvula pode interferir com o fluxo de líquido e interferir com a circulação adequada em todo o riser.

    Mesmo com uma válvula, a bateria não esquenta mais.E em vez de melhorar o microclima do apartamento, você pode fechar a torneira do bypass e esquecer. Como resultado, você terá que lidar com vizinhos de apartamentos congelados.

    Casos de uso

    Os desvios têm várias finalidades.

    Controle de temperatura no radiador

    Foto 6

    Para controle de temperatura em um sistema com desvio para o aquecedor (após uma válvula de corte) elementos de instalação:

    • Válvula de controle para mudança manual de temperatura. Girar o botão muda a área do orifício de passagem na válvula. Consequentemente, a quantidade de bomba de calor que entra no dispositivo de aquecimento e sua temperatura também mudam.
    • Válvula de cabeça térmica para mudança automática de temperatura. O regulador define a posição correspondente à temperatura desejada. Para aumentar a temperatura, a válvula é movida para a posição "aberta" e passa o HT para aquecer o aquecedor. Caso contrário, a válvula é movida para a posição "fechada" para que o aquecedor esfrie.

    Ambos os elementos regular o fluxo do refrigerante através do aquecedor, direcionando seu excesso desviando do radiador através do shunt jumper.

    Operação sem fonte de alimentação

    Se o sistema de aquecimento gravitacional estiver equipado com um sistema de aquecimento central com bypass, em caso de queda de energia a circulação da bomba de calor continua através do desvio... Com uma válvula de retenção no bypass, isso acontece automaticamente, a válvula de esfera deve ser aberta manualmente.

    Atenção! Se a válvula de esfera não for aberta a tempo quando a bomba estiver parada (enquanto a caldeira de combustível sólido estiver funcionando), isso pode levar a a interrupção da circulação e danos ao equipamento da caldeira.

    Portanto, para a bomba central, uma fonte de alimentação ininterrupta é instalada com um tempo de operação autônomo de 5-10 minutos... Basta ter tempo para abrir a torneira após uma queda de energia.

    Melhoria do sistema de um tubo

    Foto 7

    Para a modernização complexa de um sistema de um tubo aplicar soluções técnicas:

    1. Equipar todos os radiadores na casa ponte de derivação e válvula com cabeça térmica para aquecimento uniforme de todos os dispositivos de aquecimento.
    2. Cada riser após a última bateria equipar regulador termostático especial com um sensor térmico externo. Quando os reguladores da bateria do riser estão fechados, a temperatura de retorno é mais alta do que a temperatura projetada. Para não desperdiçar o HP aquecido, o regulador termostático fecha o riser. Isso permite que você equilibre todos os risers da casa em termos de vazão da bomba de calor, dependendo da temperatura.

    Como resultado de uma modernização abrangente, o real Consumo de HP pode diminuir de 500 litros por hora a 100 litros por hora enquanto mantém uma temperatura confortável.

    iwarm-pt.techinfus.com

    Aquecimento

    Caldeiras

    Radiadores