Fogão metálico para casa - os critérios para a escolha certa

Um fogão metálico para casa de banhos, casa, garagem ou anexo é a solução ideal para aquecer uma divisão e, se necessário, cozinhar.

O metal tem muitas vantagens sobre o tijolo. No entanto, o material também tem desvantagens que devem ser consideradas antes de comprar ou fazer você mesmo.

Benefícios

O fogão de metal de aquecimento tem muitas qualidades positivas:

  • alta resistência do material e flexibilidade ao processamento;
  • alta eficiência;
  • custo acessível;
  • facilidade de fabricação própria;
  • mobilidade. Um forno de metal é geralmente uma estrutura separada que pode ser movida para outro local, se necessário;
  • aquecimento efetivo da sala devido à alta condutividade térmica do metal;
  • o metal não pode umedecer, o que é importante para tijolos de uso pouco frequente.

Tipos de fogões de ferro para chalés de verão

Os fogões modernos que funcionam sobre madeira e são feitos de metal têm pouca semelhança com um "fogão de barril". Os fogões de metal para uso doméstico são geralmente divididos em dois grupos:

  • Os clássicos que funcionam em sistema de combustão direta.
  • Aquecimento, projetado para longa duração.

Este ou aquele sistema pode estar presente em fornos de aço, que são projetados para cozinhar ou aquecer. Há um grande número de fornos no mercado, entre eles os seguintes são dignos de nota:

  • O fogão tipo campânula é um aquecedor de aquecimento, que utiliza o princípio do movimento convectivo dos gases que se movem pelos canais e saem pela chaminé. Em vez da placa, é instalado um forno aberto, localizado directamente por baixo do exaustor. Isso ajuda a manter os alimentos quentes por muito tempo. A lenha é carregada horizontalmente, a porta da fornalha é feita de vidro à prova de fogo.
  • Forno de combustão direta. Na maioria das vezes, esses modelos são pequenos, por exemplo, Thermofor ou Cinderela. O design desempenha duas funções ao mesmo tempo - aquece a sala e ajuda a cozinhar. A potência térmica de um tal "bebé" é de 4 kW ou um pouco mais, o que permite aquecer uma divisão até 50 m2. Existem modelos que são equipados com geradores de eletricidade, que aumentam a geração de tensão e potência do forno. Por exemplo, o fogão Indigirka, que funciona com lenha, e além de aquecer a casa, é adequado para carregar aparelhos.
  • Fornos geradores de gás. Perfeito para chalés de verão, já que as estruturas são econômicas e de tamanho compacto, apresentam um alto índice de eficiência, que chega a 80%. Para o funcionamento a longo prazo deste tipo de recuperador, é necessário equipar a chaminé e aquecê-la com lenha de alta qualidade. Os fogões a gás funcionam porque a lenha (ou outro tipo de combustível) é carregada na câmara de combustão, acesa e, em seguida, a porta é fechada. O ar fresco flui pelo tubo telescópico, que afunda mais quando a quantidade de lenha diminui. O processo de fornecimento de ar é regulado por um amortecedor. O forno tem vida média de três dias. Se os fogões a gás tiverem modo de aquecimento de água, pode-se economizar no uso de lenha.

desvantagens

Mas, apesar das vantagens do metal, esses fornos também têm algumas desvantagens:

Ao contrário dos fornos de tijolo, as paredes de metal não "respiram". O tijolo absorve a umidade e, no processo de aquecimento, a devolve ao ambiente. Portanto, em salas com fogões de metal, o nível de umidade diminui.

Menor capacidade de calor. O forno de metal esfria rapidamente. Os análogos de tijolo permanecem quentes por mais tempo, continuando a aquecer a sala.Alternativamente, você pode fazer um forno de metal com tijolos.

Neste caso, um fogão de metal é construído em uma estrutura de tijolos. Isso permite combinar as propriedades positivas de ambos os materiais, mas à custa da mobilidade.

Fragilidade. O metal queima com o tempo, especialmente fino. Se usado com pouca freqüência, um fogão de metal dura no máximo 20 anos. Mas, se você usá-lo todos os dias, o metal durará apenas 2 a 3 temporadas.

Visão geral dos modelos mais populares

Depois de descobrir a funcionalidade e o desempenho necessários, o proprietário da casa se depara com o problema de escolher um fabricante e um modelo específico. Você pode confiar o aquecimento doméstico apenas a empresas confiáveis ​​que competem há muito tempo e com sucesso no mercado de equipamentos de aquecimento. Os modelos importados são geralmente mais caros, mas de melhor qualidade do que os nacionais. Os fogões russos são atraentes por seu preço.

Fogões de aquecimento e fogões de lareira

Estas estruturas são fáceis de instalar e aquecem a casa de forma rápida e eficiente. A diferença entre uma lareira metálica e um recuperador de calor está na porta transparente que permite admirar a vista do fogo. Os modelos com vidro resistente ao calor são mais caros do que os fogões com portas opacas, mas têm uma aparência melhor no interior. Mais popular:

  • Vesúvio 150 cz. Modelo doméstico econômico com revestimento de bobinas. O recuperador é fabricado em aço de alta qualidade com 5 mm de espessura. A prática gaveta para cinzas foi concebida de forma a poder ser limpa quando o forno for aquecido. A porta é em ferro fundido, com vidro, com sistema de autolimpeza e autorresfriamento. A parte superior do modelo aquece muito, pelo que pode ser utilizada como placa de fogão, se desejar.
  • Termofor-Butakov-Engineer. O modelo está equipado com uma porta de ferro fundido com vidro e uma tampa protetora de aço inoxidável. As telas são menos duráveis ​​do que toda a estrutura como um todo, e precisam ser substituídas periodicamente, porque queimam, mas protegem bem os tubos de convecção da caldeira. O fogão é alimentado com carvão. Fabricante - Rússia.
  • THORMA Borgholm Keramik 950. Fabricante - Eslováquia. Eficiência do forno - 79%. O modelo é forrado com azulejos, muito bonitos, práticos e duráveis. A fornalha é forrada com chamotte e equipada com uma fornalha.

Na hora de escolher um fogão, preste atenção aos produtos das marcas La Nordica e Jotul. Cada modelo dessas marcas é uma verdadeira obra de arte. Elementos de ferro fundido são frequentemente estilizados como forjamento, o vidro resistente ao calor parece fino e leve. O revestimento exterior é invariavelmente bonito: os designers são especialmente cuidadosos para trabalhar os elementos decorativos.

lareira a lenha
Lareira Jotul F100BP metal a lenha - design requintado, decoração sofisticada, alta eficiência

Fornos de aquecimento e cozimento

Alimentos cozidos em fogo vivo sempre têm um gosto muito melhor do que a gás. Se está a instalar um recuperador de calor para aquecimento, faz sentido escolher um modelo com placa. Você pode recomendar o seguinte:

  • Nordika Izotta. Um modelo único que combina as funções de recuperador de calor e recuperador de calor. O aumento do volume da fornalha permite que você aqueça a sala até 280 m3. O corpo e a placa são em ferro fundido. O recuperador é estético, confiável e multifuncional.
  • Bateria de fogo 7. Fabricante - Russo. O modelo compacto é equipado com uma fornalha espaçosa, um queimador de dois anéis e tem um visual elegante. Um design bem pensado permite atingir a eficiência máxima do forno em um tamanho bastante modesto. A intensidade da combustão pode ser ajustada. A chaminé está conectada à parede superior e à parede posterior.

Aquecimento e fogão de cozinha
Aquecimento e fogão com forno e fogão a lenha. A porta transparente permite que você observe o fogo e controle o processo de combustão

Os fogões de metal a combustível sólido são a escolha de quem deseja equipar sistemas de aquecimento autônomos. As estruturas podem ser instaladas em qualquer local. Eles são seguros, confiáveis ​​e duram muito tempo.Escolher um modelo com fogão irá ajudá-lo a tirar o máximo proveito do combustível - tanto para aquecimento quanto para cozinhar. Dê uma olhada mais de perto, decida, compre. Que seja sempre aconchegante e aconchegante em sua casa!

Seleção de metal

Se você planeja fazer um fogão de metal com suas próprias mãos, deve cuidar com antecedência da escolha do material.

Metais diferentes diferem significativamente nas propriedades físicas e químicas, o que afeta diretamente a qualidade do trabalho e a durabilidade do forno.

Na foto dos fogões de metal, você pode ver diferentes modelos feitos de diferentes materiais. Ao escolher um metal, em primeiro lugar, deve-se levar em consideração suas propriedades, necessidades específicas e condições de operação.

Como escolher um fogão para uma casa de madeira ou de campo

As paredes de uma casa de madeira têm menos condutividade térmica do que outras semelhantes feitas de pedra ou concreto. Um fogão de metal de baixa potência é perfeito para uma casa de madeira. Para uma casa de madeira, você pode comprar um produto de aço ou ferro fundido. O cálculo da potência deve ser feito com base na área aquecida.


Fogão para uma casa de madeira ou de campo

Para instalar em piso de madeira, deve-se escolher um produto com pés especiais. A instalação pode ser realizada tanto a meio da sala como contra a parede. Antes da instalação, é necessário equipar a parede com uma tela resistente ao calor. O fogão está conectado à chaminé. A melhor opção para uma casa de madeira seria usar uma chaminé ondulada.

Para casas de campo, deve-se escolher produtos com potência suficiente para aquecer o ambiente. Um fogão de metal compacto fornecerá aquecimento uniforme de uma pequena casa. Uma boa opção para uma casa de campo seria adquirir um dispositivo de combustão longa. Isso eliminará a necessidade de carregamento frequente de combustível. Você pode comprar um fogão com fogão e forno embutidos.

Ligas de alumínio

As ligas de alumínio geralmente não são usadas para fazer fornos. Alguns artesãos fazem esses fornos com latas de leite. A única vantagem dessa lata é sua grande capacidade, suficiente para o forno.

Mas, ao contrário do aço, o alumínio tem um ponto de fusão significativamente mais baixo. Começa a derreter a 660 ° C.

Para queimar uma árvore com eficácia, você precisa de uma temperatura de 400 ° C. E para excluir a formação de gases nocivos, é necessário garantir uma temperatura de 600 ° C. Conseqüentemente, o alumínio não é adequado para a fabricação de fornos.

Produção de aço em fornos de lareira

A obtenção de aço está associada à oxidação e fundição de materiais que contêm ferro. Um dos métodos de produção de aço é a produção em forno aberto. Quais são seus benefícios? A produção de aço em fornos de sola aberta é adequada para diversas escalas de produção. Além disso, os requisitos para as matérias-primas são menos rigorosos e a qualidade do aço resultante é alta. Ao mesmo tempo, o controle do curso do derretimento não é difícil.

Eu me pergunto como surgiu a ideia de produzir aço em fornos de lareira?

As pré-condições para o método de coração aberto surgiram em 1856. A opinião de que o ferro fundido pode ser transformado em aço em um forno a fogo foi expressa pelo cientista alemão F. Siemens. E P. Martin (que dá nome ao método de produção do aço), não só construiu, mas também colocou em operação o primeiro forno regenerativo com efeito reflexivo. O aço fundido foi derretido nesta fornalha. E na Rússia, os irmãos Goryanov desenvolveram a tecnologia para derreter o ferro líquido. O processo a fogo aberto começou a desenvolver-se em ritmo acelerado a partir do final do século XIX, e já no início do século XX tornou-se a principal produção siderúrgica. Em meados do século 20, com o advento do método conversor de oxigênio para a produção de aço, a produção em forno aberto ficou em segundo plano.

Qual é a essência do processo de coração aberto?

O processo de coração aberto pode ser dividido em períodos.

Reabastecendo a fornalha. Nesta etapa, é mantida a condição de trabalho de todos os elementos do processo, a saber: são lançados materiais refratários como dolomita triturada e pó de magnesita. Neste caso, a lareira é inspecionada adequadamente após a escória e o metal terem sido descarregados do forno. Se necessário, os problemas são corrigidos.

Preenchendo e esquentando a carga. A carga é preenchida com uma máquina de envase especial. O fornecimento de substâncias de carga sólida para o forno é realizado. Antes de despejar o ferro líquido, o forno é completamente aquecido por 1,5 horas.

Derramando ferro líquido e sólido. Nesta fase, o ferro fundido é derramado durante 20 a 60 minutos.

Derretimento do ferro fundido. Para derreter o ferro fundido, o combustível é fornecido ao forno de sola aberta e o oxigênio é purgado. Este processo é acompanhado pelo aparecimento de escórias como resultado da oxidação. Para garantir que as escórias não interfiram na transferência de calor para o metal, algumas delas são retiradas do forno. Para isso, uma tigela de escória é baixada.

Lançamento. A essência do estágio de refinamento é trazer o aço resultante à composição química desejada. Para isso, o metal deve ser aquecido a uma determinada temperatura e ao ponto de ebulição. Nesse momento, ocorre a oxidação do carbono do metal, cuja taxa é regulada pela introdução de vários fluxos no banho.

Ebulição. A fervura pode ocorrer de duas maneiras. No primeiro caso, vários fluxos são adicionados ao banho de metal durante a ebulição. A segunda opção é a fervura pura, ou seja, a oxidação do carbono ocorre sem a adição de elementos adicionais. É no momento da fervura pura que o aço adquire as propriedades químicas necessárias. O processo de fervura dura de 1 a 2,5 horas.

Desoxidação e formação de liga. Nesta etapa final, a quantidade de oxigênio contido no aço é regulada e as substâncias de liga são introduzidas. A adição de certas substâncias depende do tipo de aço que está sendo fundido.

Extração do metal do forno A extração do metal do forno é realizada através de uma abertura que é perfurada na parede posterior do vaso com um jato de oxigênio. Esse processo dura no máximo 20 minutos.

Quais são os elementos de uma fornalha de lareira?

Uma fornalha de sola aberta consiste em: um espaço de trabalho, uma cabeça, canais verticais, escória, regeneradores, suínos, válvulas de reversão e de controle, aproveitadores, limpeza de gás e chaminé.

O aço obtido pelo método de forno aberto é de alta qualidade.

Aço liso

A resistência térmica do aço comum é limitada a 400 ° C. Normalmente, é utilizado um material com espessura de pelo menos 4 mm.

Para uso raro em climas relativamente quentes, esta opção é apropriada. Embora tal fogão dure apenas 2-3 anos, talvez 5 anos se usado muito raramente.

Mas, se o forno for para ser usado todos os dias, esse material não funcionará. Com o uso diário, um fogão de aço comum não dura mais do que 1 estação.


  • Fogão - Fogão - tipos, esquema de trabalho, conselhos na escolha, preços e características de instalação (135 fotos)

  • Aquecimento e fogão - projetos e desenhos dos melhores modelos de aquecimento e cozinha de tijolos (100 fotos)
  • Fogão com aquecimento de água - os melhores fogões e circuitos com circuito de água. Dicas para escolher e instalar recursos faça você mesmo (95 fotos)

Ferro fundido

O ferro fundido também é adequado para fazer fornalhas de metal. É muito frágil.

Em termos de condutividade térmica, é um pouco inferior ao aço. Mas, ao mesmo tempo, tem uma capacidade de calor significativamente maior. Portanto, a estufa de ferro fundido continuará a aquecer o ambiente por algum tempo (cerca de 3 horas) após o término do processo de combustão.

Os fornos de ferro fundido são feitos de um material com espessura de 6-25 mm. Estas são estruturas muito pesadas. Via de regra, eles são usados ​​para aquecer salas compactas.

Devido à sua baixa condutividade térmica, o ferro fundido não é capaz de aquecer grandes espaços, mas é adequado para pequenos espaços devido à sua alta capacidade calorífica.


  • Fogão Buleryan - prós, contras, nuances na escolha de um design e seu uso em um sistema de aquecimento (145 fotos)

  • Fogões para casa: opções modernas TOP para fogões de aquecimento. 125 fotos e vídeos dos melhores fornos para casa

  • Salamandra - os melhores modelos e sua utilização em sistemas de aquecimento de casas de campo e chalés de verão (95 fotos)

O ferro fundido não "respira", mas em termos de resistência química aproxima-se da cerâmica. Em comparação com as contrapartes de aço, os fogões de ferro fundido não se deterioram com o desuso prolongado.

Via de regra, estufas, coelhos, galinheiros e salas de utilidades semelhantes são aquecidos por meio de fogões de ferro fundido.

Upgrades de fogões a lenha de aço

"Fogões" caseiros agora podem ser encontrados apenas na garagem de alguém ou em outra despensa. Esses fogões de queima direta mais simples queimavam lenha em um ritmo terrível, jogando a maior parte do calor na chaminé. Por este motivo, quem utiliza "fogões de sala" procurou fazer com que a secção horizontal da chaminé fosse o mais longa possível, passando-a por toda a divisão. O objetivo é tirar o máximo de calor dos produtos da combustão que saem do fogão a lenha com uma temperatura de 400-500 ° C.

Hoje em dia, qualquer fogão moderno para aquecimento de uma casa privada assemelha-se um pouco a um "fogão", visto que está equipado com uma caixa protectora decorativa com aberturas para a entrada de ar, ou o corpo da câmara de combustão é rodeado por condutas de ar. Existem razões para isso, a primeira é que a temperatura elevada da superfície torna o aquecedor perigoso para instalações residenciais, onde pessoas e crianças estão constantemente presentes, que podem acidentalmente se queimar. Além disso, a superfície de metal quente produz um poderoso fluxo de calor que excede a norma. A caixa recebe forte radiação sobre si mesma e, quando aquecida, transfere calor para o ar do ambiente.

Devido à introdução de novas soluções técnicas, os designs dos fogões a lenha também mudaram. Resumindo, as mudanças são as seguintes:

  • O fornecimento de ar fresco para a combustão no forno está agora regulamentado.
  • Várias divisórias estão dispostas acima da câmara de combustão, por causa das quais os gases de combustão não podem mais voar direto para a chaminé. Primeiro, eles liberam seu calor fazendo vários movimentos dentro do aquecedor e dobrando-se em torno dessas divisórias.
  • Para aumentar a vida útil de seus produtos, muitos fabricantes revestem fornos de aço com tijolos refratários.
  • A pós-combustão dos gases de pirólise desenvolvidos é organizada.
  • Uma placa de aço ou ferro fundido está instalada.
  • Em alguns modelos, trocadores de calor são instalados para aquecimento de água para as necessidades de abastecimento de água quente.
  • Uma solução inovadora foi implementada - um fogão a lenha simples gera eletricidade.

Fotos de fornos de metal


Você gostou do artigo? Compartilhar ;)

0

2

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores