Tipos e GOSTs de ventilação, exaustão e coifas de esgoto em folha de metal e PVC. Fazer faça você mesmo

Os elementos complementares da cobertura são representados, na maioria dos casos, por produtos de metal ou plásticos modernos.

Tais elementos são utilizados nas áreas de juntas de cobertura, e também fecham as juntas e extremidades, o que confere à estrutura uma resistência adicional e a protege dos efeitos destrutivos da umidade.

A categoria de elementos adicionais também inclui guarda-chuvas de fumaça, que são parte integrante das chaminés de aço e dos sistemas clássicos de chaminés de tijolo.

Guarda-chuva de chaminé - o que é e por que é necessário

Um guarda-chuva protetor é o topo de uma tampa, que na aparência pode ser um cone, pirâmide, semicírculo ou outros designs e formas mais complexos.

As funções do guarda-chuva instalado na chaminé são as seguintes:

  • a entrada de água atmosférica ou neve na chaminé é evitada... Um efeito colateral das chuvas fortes é o acúmulo de grande quantidade de umidade na chaminé, causando uma diminuição da corrente de ar natural;
  • arranjo de uma chaminé de tijolos com um guarda-chuva impede a destruição de material, e a presença de ranhuras especiais permite que todo o condensado acumulado seja descarregado em tempo hábil;
  • a presença de um guarda-chuva de chaminé não permite que insetos entrem na chaminé, animais e pássaros, folhas e outros objetos transportados por rajadas de vento.

Guarda-chuvas de chaminé

IMPORTANTE!

Você também precisa se lembrar que, ao usar um guarda-chuva, a tração é visivelmente melhorada e os indicadores padrão para aumentar este nível deste parâmetro são cerca de um terço do volume total.

O guarda-chuva não impede a exaustão da fumaça com produtos de combustão apenas com a escolha certa de tal dispositivo... Por exemplo, em áreas com forte nevasca, é aconselhável usar elementos adicionais com um grande ângulo de inclinação para o derretimento desimpedido da massa de neve.

Quais são as tarefas de um guarda-chuva protetor?

A instalação de um guarda-chuva na chaminé ajuda a manter o sistema de aquecimento em ótimo estado, evita o envelhecimento prematuro da chaminé e melhora a circulação de ar na casa.

Tampas de tubos e tampas são projetadas para os seguintes fins:

  • fechar o duto de ventilação, protegendo-o da chuva, neve e sujeira. A falta de proteção pode levar à acumulação de grande quantidade de água na chaminé, o que contribui para a diminuição da tiragem e, consequentemente, para a diminuição do rendimento do sistema de aquecimento;
  • proteger o material do tubo de danos drenando o condensado acumulado devido à presença de ranhuras especiais;
  • não permita que insetos e pássaros caiam no tubo, sirva de obstáculo às folhas e galhos das árvores;
  • executar uma função decorativa. Eles dão ao telhado uma aparência completa, especialmente se houver elementos de forja artística na estrutura.

Observação! Com a ajuda de um guarda-chuva, pode resolver um dos problemas de humidade na casa ou na banheira. Se a chaminé for exposta a todos os ventos e chuvas, a umidade que entrou nela penetra nas instalações. Como resultado, as paredes e pisos são afetados por fungos e um odor desagradável aparece no ar.

Alguns tipos de capuzes são projetados para criar um ambiente rarefeito na parte superior do tubo. Com isso, consegue-se uma melhora na tiragem da chaminé, o excesso de umidade, o ar de exaustão e os produtos da combustão são removidos mais rapidamente.

Qual é a diferença entre um guarda-chuva e um cata-vento, um boné, uma cabeça e uma chaminé

Uma chaminé, um cata-vento, um boné, um guarda-chuva e uma cabeça - estruturas de proteção bastante simples e testadas pelo tempo para saídas de ar no telhado... Elementos adicionais de aço, cobre, alumínio, plástico e titânio-zinco, se devidamente dispostos, estão em operação há dez, e às vezes mais, anos, proporcionando uma vida confortável e segura:

  • bonés - nome geral para elementos que impedem a precipitação atmosférica e a entrada de objetos estranhos na chaminé, bem como transportam uma carga decorativa;
  • chaminés - tampas decorativas retangulares ou quadradas, concebidas para a disposição de chaminés e tubos de ventilação;
  • Guarda-chuvas - apresentados por gorros, caracterizados por um design simples e destinados a tubos redondos ou quadrados;
  • defletores - tampas para tubos redondos, caracterizados por uma estrutura interna bastante complexa para aumentar a tração.

O cata-vento também pertence à categoria de estruturas complexas. - coifas giratórias que direcionam a fumaça que sai exclusivamente em uma direção, dependendo da direção do vento.

NOTA!

Os guarda-chuvas são usados ​​para equipar uma cabeça redonda ou quadrada, mas os fabricantes modernos, além da funcionalidade, levam em consideração a facilidade de uso, incluindo a adição de uma tampa com divisor de fumaça.

Tipos de proteção para chaminé e tubo de ventilação

A classificação dos tipos de guarda-chuvas se dá em função da forma, da finalidade, bem como dos materiais utilizados na fabricação.

Dependendo da forma, os mais comuns são os desenhos padrão que repetem a aparência de um telhado de quatro águas, bem como variedades em forma de cabeça de cogumelo.

As variedades podem ser representadas por conta-gotas e sistemas de drenagem, projetados para coletar e drenar ainda mais toda a umidade do fluxo, bem como evitar que ela entre no interior.

Vários metais não ferrosos ou ferrosos podem ser usados ​​para fazer um fungo ou um guarda-chuva, mas o aço durável galvanizado é o mais usado.

Os defletores também pertencem às variedades do guarda-chuva de fumaça, que funcionam como um extintor de faíscas muito eficaz.

A aparência da estrutura e dos materiais para a fabricação do "fungo" da chaminé não tem efeito significativo nos indicadores de desempenho, portanto, na hora de escolher, o consumidor deve focar nas finanças e nas preferências pessoais na decoração.

Seleção e instalação de um defletor de exaustão

Ao contrário de um guarda-chuva, é bastante difícil fazer sozinho um defletor de turbina bonito e funcionando perfeitamente. Embora, se você tiver paciência o suficiente para cortar e rebitagem de metal com um conjunto de ferramentas e um padrão de lâmina comprovado, isso é perfeitamente possível.

Se não houver desejo de se envolver com corte de precisão, os kits para montagem do defletor de turbina são ativamente oferecidos por centros comerciais chineses. O cliente de tal conjunto simplesmente precisará montar tudo de acordo com as instruções e colocar rebites em cada lâmina.


Os defletores de turbina fabricados são equipados com rolamentos para facilitar a rotação. Esses guarda-chuvas são bem balanceados, o que elimina a fricção das peças durante a operação e garante um início confiável, mesmo com o menor vento.

Para selecionar o defletor correto, dois fatores principais devem ser levados em consideração:

  • Diâmetro e compatibilidade de design com seu tubo de ventilação;
  • Conformidade do defletor com as condições climáticas da área em que irá trabalhar.

O primeiro indicador garante uma fixação firme e segura da coifa na saída de exaustão.

Devido à grande área de sopro, o defletor sofre fortes cargas de vento, por isso deve ser preso com segurança durante a instalação. Além disso, a conexão entre o tubo de ventilação e o defletor não deve apresentar vazamentos, podendo o exaustor se mover.


O cata-vento defletor original, além de melhorar a tração e a proteção contra a precipitação, é capaz de enfatizar a exclusividade do design do seu telhado

As condições climáticas também são muito importantes. Se houver muito vento em sua área, não há necessidade de instalar defletores de turbina e capôs ​​em forma de cata-vento no capô, eles são necessários onde a tração é necessária de todas as maneiras possíveis.

No entanto, eles não serão capazes de trabalhar com eficácia em áreas com frequentes nevascas e oscilações de temperatura próximas a zero grau, pois estarão cobertos por uma crosta de gelo, perderão a mobilidade e não serão capazes de se ajustar à direção do vento.

Os defletores TsAGI e Volpert, embora menos eficazes na criação de empuxo com o vento, não incluem peças rotativas com medo de congelamento. Esses defletores não precisam de manutenção e são mais baratos.


Para garantir o correto movimento da ventilação e dos fluxos de ar do vento e para aumentar a tração na fabricação do defletor TsAGI, é necessário observar as dimensões corretas de seus elementos. Essas dimensões dependem principalmente do diâmetro do tubo de ventilação, de modo que podem ser calculadas de forma independente

Se você escolheu o defletor correto para seu tubo de ventilação, sua instalação não causará dificuldades. Os defletores são montados no tubo de ventilação, via de regra, em grampos ou parafusos auto-roscantes.


Para instalar o defletor em um tubo de ventilação quadrado ou retangular, use uma placa adaptadora, que você pode comprar com um defletor ou fazer você mesmo

Ao escolher um defletor com um design complexo para a fabricação de um fungo de ventilação, certifique-se de ter a oportunidade de mantê-lo convenientemente no telhado. Na verdade, mesmo o fungo mais simples pode exigir a limpeza periódica do gelo ou a lubrificação das peças rotativas.

Como escolher um guarda-chuva de chaminé

Ao escolher um guarda-chuva projetado para chaminés, assim como saídas de ventilação, é preciso estar atento à qualidade do material, além de levar em consideração o diâmetro da saída e do item a ser adquirido.

O sistema de proteção contra fatores desfavoráveis ​​externos deve ser pensado ainda na fase de projeto da saída dos gases de combustão, com a consideração obrigatória de todas as características do projeto.

Guarda-chuva com rede de segurança

Regras básicas de instalação

A instalação de um guarda-chuva de fumaça depende diretamente das características do projeto do elemento adicional e da chaminé, bem como do material utilizado na fabricação. Com base em uma folha de aço retangular padrão, a maneira mais fácil de criar um guarda-chuva piramidal tetraédrico é dobrar a folha de material algumas vezes na direção diagonal.

Esta opção é tradicional para arranjar chaminés em telhados de quatro águas, mas para a fixação de racks e posterior instalação, é necessário utilizar elementos adicionais em forma de cantos, bem como furos.

Instalação de cata-vento

Os guarda-chuvas abobadados simples com um número mínimo de dobras e cortes têm um design menos complexo. A fixação de tal guarda-chuva de fumaça em um tubo de chaminé oval é realizada devido à presença de grades dobradas em chapa de aço de espessura suficiente ou feitas usando cantos de metal padrão.

Independentemente do método de fabricação, os racks podem ser fixados de várias maneiras:

  • em chaminés de metal e amianto, você pode usar uma braçadeira de metal ou fazer você mesmo uma estrutura de arame normal;
  • o fio para a base da estrutura deve ser o mais forte e confiável possível;
  • orifícios de montagem são feitos nos racks;
  • As partes de saída da estrutura de arame trançado são passadas através dos orifícios de fixação nos postes e aparafusadas até que o guarda-chuva de fumaça esteja totalmente fixado.

Em chaminés de tijolo, mesmo pregos galvanizados padrão de comprimento suficiente, implantados diretamente na alvenaria, podem ser usados ​​para fixar o "guarda-chuva". No entanto, como mostra a prática, é melhor fazer furos na alvenaria através dos furos pré-perfurados nos postes do guarda-chuvae a seguir fixe o exaustor na chaminé com pinos de aço ou parafusos galvanizados.

Montando o guarda-chuva

Neste caso, se necessário, será possível desmontar o guarda-chuva de forma independente e rápida e com o mínimo de esforço para limpeza ou substituição.

CUIDADO!

Deve ser lembrado que ao usar um sistema de gás como aquecimento autônomo, não é altamente recomendável instalar um guarda-chuva na chaminé.

Tipos de exaustores industriais para ventilação

De acordo com suas características de design e finalidade, os elementos de ventilação são divididos em duas grandes categorias:

  • fornecimento e exaustão, que não apenas removem o ar poluído da sala, mas também fornecem uma entrada de ar fresco. A sua instalação é aconselhável nas instalações onde o acesso de ar fresco é significativamente difícil ou é necessário fornecê-lo diretamente ao local de trabalho;
  • exaustão, realização de limpeza preliminar e remoção de ar. Estruturas semelhantes são instaladas em salas onde a ventilação de abastecimento é implementada por um sistema separado.

Também são produzidos vários tipos de produtos, que se diferenciam na forma de instalação:

  • as chamadas travessias ou coifas de ventilação "churrasco". Eles são montados diretamente sobre uma fogueira, na forma de uma pirâmide ou cone truncado. São amplamente utilizados em estabelecimentos de restauração;
  • montados na parede, que são fixados com segurança à parede e não criam problemas com a instalação;
  • ilha. Eles são fixados no teto acima do equipamento localizado a uma distância considerável das paredes.

Todas as estruturas podem ser abobadadas, triangulares ou trapezoidais. A escolha da opção adequada depende das especificidades da atividade de uma determinada empresa.

Como fazer um guarda-chuva em uma chaminé com as próprias mãos

Antes da fabricação, o diâmetro da chaminé é necessariamente medido, e a tecnologia de fabricação passo a passo para tal estrutura é a seguinte:

  • corte uma tira de estanho com 70-80 mm de largura e o comprimento depende do diâmetro da chaminé com a adição de uma pequena margem para fixação;
  • em um compasso de calibre, desenhe as tiras com um recuo de 10 mm da borda da tira de estanho;
  • martelo através dos trilhos de acordo com as listras marcadas, que permitirá que você dobre a peça de trabalho de maneira fácil e uniforme;
  • faça quatro partes de acordo com as marcas da tira, bata, faça um ângulo reto, embrulhe e por fim esmurre com um martelo;
  • preparar um padrão redondo de papelãocujo diâmetro excede o tamanho da chaminé em 150 mm;
  • recorte um círculo de lata para o guarda-chuva de acordo com o molde preparado e recorte um ângulo que permita a montagem em forma de cone.

Guarda-chuvas faça você mesmo

O guarda-chuva acabado deve ser rebitado em alguns lugares, após o que é necessário fixar três tiras de reforço ou os chamados racks à estrutura.

IMPORTANTE!

A maneira mais fácil de melhorar a aparência da estrutura acabada é projetar lindamente as bordas.... Para isso, você pode fazer cortes de metal ao longo das bordas e dobrar levemente as "pétalas" resultantes ou dobrar as bordas do corte em forma de onda.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores