Fogão a diesel para garagem escolha e manufatura faça você mesmo

O equipamento de aquecimento é regularmente aprimorado por designers, o que permite que os fabricantes produzam soluções atraentes para uma variedade de características de desempenho. Por exemplo, a maioria dos consumidores está interessada em dispositivos compactos do tipo convector. Eles diferem em seu tamanho pequeno, estilo de design original e ergonomia, mas, ao mesmo tempo, tais dispositivos não são capazes de encher salas grandes com calor. Para tais casos, recomenda-se o uso de aquecedores a diesel, também chamados de pistolas de calor. Estas são unidades mais massivas que requerem abastecimento regular de combustível, mas na saída fornecem alta transferência de calor com custos financeiros mínimos.

aquecedores a diesel

Informações gerais sobre pistolas de calor a diesel

À primeira vista, o projeto de tal aquecedor pode parecer excessivamente complicado e impraticável. Enquanto os mesmos convetores e radiadores são painéis de parede quase invisíveis, os aquecedores a diesel incluem vários componentes funcionais, incluindo uma câmara de combustão, um tanque de combustível, um ventilador e vários canais de comunicação. A estrutura multicomponente deve-se ao princípio de funcionamento, cuja eficácia justifica as falhas de projeto.

Durante a operação, o combustível é queimado com geração de calor. Um ventilador é usado para dissipar as correntes de ar aquecido geradas - ele deve ser direcionado para a área-alvo. Na verdade, esse princípio de operação levou ao segundo nome da unidade - uma pistola de ar quente. Uma vantagem importante do equipamento é a independência de fontes de energia. Como regra, um aquecedor a diesel autônomo não requer alimentação da rede elétrica, pois sua função é fornecida pela energia da câmara de combustão. No entanto, também existem modelos combinados, nos quais o ventilador é alimentado separadamente por eletricidade.

aquecedor infravermelho diesel

Fornos caseiros: opções de montagem

Se você quiser economizar dinheiro, você pode tentar fazer um fogão a diesel para a garagem por conta própria. Considere as opções mais básicas para estruturas de um plano semelhante e entenda as especificações de sua fabricação.

Opção número 1 - de um cilindro de gás usado

Um fogão a diesel pode ser feito de um cilindro de gás usado. E se houver, então considere que metade da estrutura já está pronta. O principal requisito para a fabricação de tal estrutura é a espessura da parede do cilindro - não deve ultrapassar a marca de 1,5 mm.

O próximo passo é a seleção de um cano para a chaminé. Basta um pedaço de tubo com um diâmetro de pelo menos 10 cm e a chaminé deve ter pelo menos 4 metros de comprimento. A espessura recomendada da parede de metal é de 2 mm.

Neste caso, o tanque de combustível pode ser feito de qualquer tanque com volume não superior a 15 litros, mas não inferior a 8. Os demais componentes são adquiridos em loja especializada - cantos de aço com prateleira de 20 cm - para pernas futuras e um queimador de cobre.

Para fazer sozinho um fogão a diesel para garagem, neste caso, você precisará das seguintes ferramentas:

  • Búlgaro;
  • furar;
  • máquina de solda;
  • roleta;
  • nível de construção.


O princípio de funcionamento de um canhão de gás.

Algoritmo para criar um aquecedor a diesel:

  1. Nós liberamos o recipiente da condensação e enxaguamos do odorante.
  2. Usando uma esmerilhadeira, corte a parte superior onde a válvula está localizada.
  3. A parte inferior do cilindro funcionará como uma câmera - soldamos as pernas a ela, que são cantos de aço. A parte superior é a tampa do futuro recuperador. Para garantir a possibilidade de ajuste do suprimento de combustível, uma válvula especial é montada nele.
  4. Após a montagem e instalação do recuperador no local pretendido, procede-se à instalação da chaminé. Deve ser posicionado estritamente verticalmente. Esta nuance deve ser levada em consideração na escolha do local para a instalação do aquecedor: ele deve ser colocado apenas no local onde seja possível montar a chaminé sem curvas e inclinações.

Para referência! O balão pode ser colocado tanto vertical quanto horizontalmente. No primeiro caso, é possível utilizar as pernas metálicas da estrutura como dutos de ar.

Conselho! O acendimento do recuperador é um processo que requer atenção especial. O cilindro deve ser enchido 2/3 com combustível, sobre o qual é colocada uma folha de papel. Então você deve abaixar a tampa e esperar que o vapor do óleo diesel acenda. Também é proibido adicionar combustível enquanto o aquecedor estiver em funcionamento.

Este tipo de construção funciona exclusivamente com óleo diesel ou óleo residual purificado, sem impurezas de água e álcool. O uso de gasolina e querosene como combustível é estritamente proibido.

Opção número 2 - de um tanque soldado

A estrutura pode ser realizada por soldagem de chapas de aço resistentes ao calor de 4-6 mm de espessura. A única coisa é que você precisa comprar ou alugar uma dobradeira. Outros consumíveis e ferramentas estão mais disponíveis gratuitamente.

A maioria deles está no arsenal de qualquer homem, enquanto outros podem ser adquiridos em uma loja de ferragens.

É possível implementar esta versão de um forno a diesel com as seguintes ferramentas e consumíveis:

  • cantos de aço com prateleira de 20 mm - futuras pernas da estrutura;
  • tubo de queimador;
  • tubo de escape de fumos - Ø10 cm e 4 m de comprimento;
  • roleta;
  • Búlgaro;
  • Arquivo;
  • máquina de solda;
  • nível de construção;
  • um martelo.

O resultado deve ser um compacto -70x50x35 mm e um aquecedor relativamente leve - cerca de 26 kg. A estrutura, quando devidamente montada, é estável, fácil de usar e eficaz em termos da velocidade de aquecimento da divisão. Além disso, se houver uma oportunidade e desejo, tal dispositivo pode ser conectado a um sistema de aquecimento de água.

Para referência! Fogões feitos de aço resistente ao calor são caracterizados por altos indicadores de durabilidade. Garagens e oficinas são frequentemente equipadas com isso. Esses dispositivos são capazes de operar com óleo diesel, óleo residual e combustível diesel.


Dispositivo de pistola de calor.

O fundo do tanque de combustível e sua tampa são feitos de uma espessa chapa de aço - 6-7 mm, e o próprio tanque é cozido em chapas de 4 mm de espessura. Em primeiro lugar, vale a pena escolher um esquema para o design futuro - pode ser encontrado na Internet.

De acordo com o esquema selecionado, as folhas são cortadas, que depois precisam ser soldadas, e as costuras são processadas com uma lima.

O tubo do tanque não é difícil de fabricar: recortamos uma tira de metal de 4 mm de espessura e 115 mm de largura, dobramos com um anel e soldamos ao tanque. Deve-se obter um tubo de Ø34-34,5 cm, deve ser equipado com uma tampa: é cortado de uma folha de 6 mm de espessura e soldado ao tubo. E então passamos a fazer as pernas.

O tanque de combustível é feito de chapas de aço de 6 mm. Recortamos uma peça redonda de Ø35,2 cm e uma tira de 6 mm de largura. No centro do círculo fazemos um furo para a futura chaminé - o seu diâmetro depende do tamanho do diâmetro da chaminé.

O tamanho ideal do furo para a estrutura será de 100 mm. Você também precisará de outro orifício de abastecimento de óleo. É um pouco menor em tamanho do anterior - 50-60 mm, e está localizado a uma distância de 40 mm do duto de exaustão.

A parte inferior do corpo é de metal mais grosso - precisamos de um círculo de Ø35,2 cm. Nele fazemos um furo para um tubo de Ø100 mm, posicionando-o de forma que entre o centro do próprio círculo e o centro do furo é 110 mm.

Corte uma divisória retangular de 7x33 cm de uma folha de 6 mm de espessura e solde-a ao círculo, aproximando-a do tubo. O tubo de escape é feito de um pedaço de chaminé - bastam 13 cm de comprimento.

Para a fabricação do queimador, perfuramos 48 furos de Ø9 mm no tubo com espaçamento de 60 mm entre si. Como resultado, devemos obter 6 linhas, cada uma com 8 orifícios.

Agora passamos à instalação do queimador: colocamos de maneira uniforme e firme na tampa do tanque, corrigindo as imprecisões com uma lima. Um tubo de 16 cm é inserido no tanque de combustível, após o qual conectamos as partes superior e inferior sem usar uma máquina de solda.

Para a vedação da estrutura, é aconselhável utilizar um anel de Ø35,4 cm, restando apenas montar a estrutura completamente e nela instalar a placa corrediça.

Opção número 3 - modelo tipo gotejamento


Para implementar esta versão do fogão, você precisará de um queimador de borracha convencional com mangueira de 2 litros. Fixamos à mangueira um tubo de cobre com 1-1,5 metros de comprimento, previamente dobrado com a letra "G".

Em seguida, dobramos a mangueira ao meio e fixamos com braçadeiras de parafuso. O próprio queimador é colocado na parede e o combustível já foi despejado nele. A taxa de entrega de combustível é regulada por meio de um parafuso.

O pavio será feito de trapos: nós o confeccionamos com a ajuda de um fio metálico flexível, que deve ser enrolado em um trapo e embebido em óleo diesel. A melhor opção seria usar um colchão velho, que deve ser picado em briquetes de combustível de 20x10x4 cm.

Esses briquetes impregnados com combustível queimarão perfeitamente. Se o fogão for grande, é aconselhável colocar um tijolo sob o pavio, aumentando assim a eficiência do equipamento de aquecimento.

O forno pode ter qualquer configuração. Ele pode ser feito de um pedaço de um velho barril de metal. O principal é soldar ou visitar a porta e equipá-la com uma chaminé. É feito um furo para o combustível, que é equipado com um tubo de cobre que sai do queimador.

Se fizer este furo na lateral do barril, o recuperador pode ser utilizado não só para aquecer a divisão, mas também como placa de fogão.

Parâmetros básicos de seleção

A energia térmica é um parâmetro chave a ser guiado durante a seleção. E aqui é importante realizar os cálculos corretos da relação de potência e área da sala. Para começar, deve-se notar que o conjunto principal de pistolas de calor a diesel tem um potencial de 10 a 100 kW. O cálculo é feito da seguinte forma: 1 quilowatt é capaz de fornecer cerca de 10-12 metros cúbicos de calor. m. Ou seja, uma unidade de 10 kW será suficiente para uma pequena casa. Mas grande parte da eficiência do equipamento também dependerá do desempenho. A base de alimentação da instalação do ventilador já é responsável por este parâmetro.

Aquecedores a diesel, que direcionam o ar a uma velocidade de 250-300 m3 / h, são considerados a melhor solução para residências particulares. Se falamos de aquecimento tecnológico de uma área específica no âmbito do processo produtivo, então esse valor aumenta. E se, além da câmara de combustão, estiver previsto um motor elétrico no projeto, é importante avaliar inicialmente as necessidades de alimentação da instalação, ou seja, determinar o número de fases. Os modelos monofásicos são alimentados por uma fonte de alimentação de 220 V e os modelos trifásicos mais potentes são alimentados por 380 V.

Fogão a diesel para garagem - escolhendo e fazendo suas próprias mãos

Para a maioria dos homens, a garagem se tornou uma segunda casa. Aqui é possível não só fazer consertos de automóveis, mas também fazer alguma coisa, economizar ferramentas e materiais, pescar, e também apenas passar o tempo na companhia de funcionários amadores.

Para uma estadia confortável de uma pessoa neste quarto, como uma pequena garagem, é necessário manter uma boa temperatura do ar no quarto.Para fazer face às dificuldades de aquecimento pode ajudar, segundo pechnoy.guru, um forno a gasóleo para garagem.

Os dispositivos deste tipo são feitos de fábrica e caseiros. O principal tipo de combustível com o qual trabalham é o diesel, mas também é possível usar óleo combustível e óleo de motor usado.

Variedades de aquecedores a diesel

É possível dividir condicionalmente toda a gama de aquecedores a diesel por áreas de aplicação. Assim, os modelos convencionais indoor, industrial, automotivo e suburbano terão destaque. As salas internas são pequenas e geralmente fornecem um princípio combinado de fornecimento de energia - isso permite que você minimize a quantidade de emissões prejudiciais. As unidades industriais são caracterizadas por alta potência, dimensões e também podem ser alimentadas pela rede elétrica - via de regra, 380 V.

O aquecedor a diesel do interior dos carros também é bastante difundido, que, ao contrário, tem um design modesto e baixa potência. A produção de calor de "armas" automotivas raramente excede 6 kW. Têm características e modelos próprios, concebidos para serem utilizados em ambientes afastados da cidade. Estas são unidades suburbanas, em cuja criação a ênfase está na autonomia e completa independência do fornecimento de energia.

aquecedor a diesel

Com um princípio de funcionamento direto ou indireto?

Esta é uma diferença fundamental nos aquecedores a diesel que é importante considerar ao escolher. O princípio de operação direta assume que as emissões prejudiciais serão realizadas diretamente no espaço aberto da área de trabalho. Ou seja, na sala onde a unidade está instalada. Esses modelos são usados ​​em áreas abertas ou em oficinas de produção. Para fins domésticos, use aquecedores a diesel indiretos. O conjunto completo de resistências deste tipo inclui um sistema de filtragem e um tubo de derivação especial para a conduta de ventilação. É por meio desse canal que os resíduos são liberados, preservando a limpeza ecológica do ambiente de trabalho.

aquecedor de carro a diesel

Vantagens e desvantagens

Qualquer opção de criar ou comprar um fogão para manter a temperatura necessária na garagem tem lados positivos e negativos. Não há necessidade de insistir na primeira opção que surge.

Só depois de considerá-los e analisá-los, e também, levando em consideração todos os aspectos positivos e negativos, você poderá determinar plenamente a escolha em cada situação específica.

Os pontos positivos são:

  • O baixo preço do combustível utilizado e seu baixo consumo quando comparado com a lenha ou o carvão.
  • Uma pequena quantidade de emissões nocivas para o espaço da sala e para o ar atmosférico. Mas nunca se esqueça da segurança, todo processo de queima de hidrocarbonetos é acompanhado pela liberação de um gás perigoso, insidioso e invisível - o monóxido de carbono, que não tem cheiro. Graças a isso, as questões de arejar a sala devem ser levadas muito a sério.
  • A disponibilidade e os materiais são baratos para construir tal forno, tudo o que é necessário é um pouco de metal.
  • A facilidade de fazer um fogão semelhante, mesmo uma pessoa que está longe das complexidades da metalurgia pode lidar com esse tipo de trabalho. Tudo que você precisa é saber como usar uma rebarbadora e um inversor.
  • Possibilidade de bom funcionamento em épocas quentes e frias.
  • Pequenas dimensões da unidade de aquecimento.

Existem menos fatores negativos, mas também existem:

  • O fogão emite aroma de derivados de petróleo queimados, e o efeito do monóxido de carbono no corpo humano foi descrito acima.
  • O radiador precisa de limpeza constante, pelo menos uma vez por semana.
  • Na ausência de cuidados com um fogão a diesel, ele muitas vezes falha.
  • Os aparelhos de aquecimento e outras superfícies quentes não devem ser usados ​​perto de um fogão semelhante.

de volta ao conteúdo ^

Qual é a diferença entre um aquecedor infravermelho a diesel?

Se nos modelos de ventiladores convencionais a dissipação de calor é realizada pelo fornecimento direcionado de fluxos de ar, então no equipamento infravermelho este problema é resolvido com a ajuda de emissores especiais. Com a ajuda de elementos reflexivos, ocorre o mesmo fornecimento de energia, mas com efeito diferente. Graças aos radiadores ativos, um aquecedor infravermelho a diesel não aquece o ar, mas os objetos localizados próximos a ele. O princípio desse aquecimento há muito é reconhecido como o mais eficiente e uniforme. Já dos próprios objetos, o ar ambiente é aquecido, e a temperatura permanece por mais tempo do que com aquecimento por ventilador.

aquecedor a diesel autônomo

Aquecedor de chapa a diesel

Lá fora, os fornos a diesel para uma garagem de metal parecem dois discos acoplados por um tubo com um grande número de orifícios e um tubo de descarga para produtos de combustão de cima. O dispositivo é montado a partir de 2 recipientes, que são combinados com uma tigela de pavio, ou seja, um tubo largo com orifícios para entrada de ar e chaminé.

O combustível diesel entra no recipiente do pavio do tanque de combustível de forma independente. Nele, o óleo diesel é aquecido e convertido em uma mistura de gás e ar. Ele entra na câmara de combustão, onde se inflama. Uma espiral colocada no topo do forno atua como um trocador de calor. Pode aquecer até 800? Os resíduos são descarregados pela chaminé.

forno a diesel

Tal design é inofensivo, econômico e não agride o meio ambiente externo. Para a montagem, são necessárias 2 chapas de 5 mm. A chaminé está instalada afastada da porta, tem dois cotovelos encaixados um no outro. O tanque no fundo é a câmara de combustão e o tanque de combustível. O combustível é despejado nele através do orifício. O volume do recipiente é de 2 a 12 litros.

Fabricantes e preços

Pistolas de calor a diesel podem ser encontradas em fabricantes nacionais e estrangeiros. Na Rússia, a produção de equipamentos de alta qualidade deste tipo é realizada pelos especialistas "Prorab", "Interskol" e "ProfTeplo". Os modelos desses fabricantes estão disponíveis em média por 15-20 mil rublos. Um aquecedor a diesel potente, tecnológico e funcional é apresentado pelas empresas mundialmente conhecidas FUBAG, Master, Elitech, etc. Esses fabricantes se especializam em equipamentos de engenharia, oferecendo soluções de alta qualidade, mas não baratas, com um custo médio de 40-50 mil rublos.

aquecedor interno a diesel

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores