Metal-plástico para pisos quentes: escolha, instale

  • Colocar tubos para aquecimento de piso (por exemplo, um tubo de metal-plástico)
  • Colocação de tubos PEX: características da instalação de tubos XLPE
  • Instalação do tubo de aquecimento de piso Rehau em tapetes com terminais

Aqui veremos como colocação de tubos para aquecimento de piso no exemplo de tubos de metal-plástico e PEX.

Atenção! Os tubos de aquecimento por piso radiante com uma betonilha de concreto são colocados após todas as outras camadas da "torta" do aquecimento por piso radiante terem sido feitas: betonilha rugosa, isolamento, filme plástico, malha de reforço (ou tapetes com saliências / ranhuras) e uma fita amortecedora fixada ao redor o perímetro da sala. Se você não sabe do que se trata, porque você acessou esta página imediatamente a partir de um mecanismo de busca, então primeiro leia os artigos das seções Arranjo de um piso de água quente e Instalação de um piso de água quente. Num sistema de pavimento radiante em deck ou em madeira, a disposição dos tubos também é precedida por diferentes ações, pelo que tudo o que foi dito acima também se aplica a tais sistemas.

Quais tubos são melhores para usar

Para linhas de piso, apenas os circuitos adequados que podem suportar altas temperaturas.

Hoje no mercado existem diversos produtos feitos com os seguintes materiais: cobre, metal-plástico, polietileno reticulado. Separadamente, falaremos sobre materiais laminadores de tubos galvanizados.

Cada tipo tem suas próprias características e se destina ao uso em condições específicas.

Tubos XLPE PEX

Os tubos de polietileno reticulado apresentam excelentes características de desempenho devido às quais recebem uma vantagem indiscutível sobre os demais materiais, por isso são populares tanto para abastecimento de água fria quanto para assentamento em uma estrutura de piso quente.

Foto - tubos XLPE

O material para sua fabricação é o polietileno de certa densidade. A costura dos produtos é realizada de acordo com vários métodos.

Dependendo do processo de produção, o pipeline é de diferentes classes:

  • PEX-a - polietileno de alta densidade é utilizado na fabricação. O método de produção é o peróxido, que consiste na fusão do polietileno sob a influência da alta temperatura. Depois disso, a mistura amorfa resultante é espremida por um orifício de formação especial, esse método é chamado de extrusão.

O PEX-a é uma construção multicamadas com uma inserção de alumínio entre as camadas, o que ajuda a manter a forma do produto. Uma cola especial é usada para unir as camadas, mas não altera suas propriedades sob a influência da temperatura.

Para a sua informação! O produto é capaz de passar oxigênio para o refrigerante. Para eliminar a penetração, os fabricantes passaram a equipá-lo externamente com um revestimento protetor EVOH - uma fina camada de plástico (poliviniletileno).

  • PEX-b - para sua fabricação é utilizado o polietileno de média densidade, que amolece até obter uma consistência sólida. Com este método, a reticulação é feita após a extrusão.
  • PEX-c - a matéria-prima neste caso também é o polietileno de média densidade. A costura é realizada a uma temperatura igual à do ambiente, enquanto o estado do material é sólido.

As mangueiras de polietileno reticulado são muito utilizadas na instalação de pavimento radiante, mas o PEX-a é mais utilizado, pois têm boa elasticidade, e permitem colocar um cabo com uma dobra de até 5 diâmetros.

PEX-b são mais duros e, portanto, quebram facilmente. E o PEX-c não tolera altas temperaturas, por isso é mais usado para água fria. Além disso, os produtos feitos com este material são duráveis ​​e leves, o que é uma vantagem ao instalar com as próprias mãos.

Os tubos PEX-a têm memória - quando deformados conseguem recuperar totalmente a sua forma, para isso necessitam de ser aquecidos. PEX-b não tem essas propriedades, enquanto PEX-c tem essa propriedade rebaixada.

Polietileno PE-RT

O enrolamento de tubos PE-RT é modificado, difere do PEX na ausência de costuras. O sistema feito de tais tubos é praticamente silencioso, resiste a temperaturas abaixo de zero, mas a altas temperaturas positivas, embora tolere bem, mas não por muito tempo.

Além disso, este material é suscetível a substâncias agressivas e não possui memória estrutural. Mas, apesar disso, o polietileno resistente ao calor é muito utilizado no piso radiante, por ter um preço acessível.

Plástico reforçado

Foto - Tubos de plástico reforçado para aquecimento de piso

Um tubo de metal-plástico para um piso quente é uma excelente opção. É flexível e maleável e pode ser dobrado mesmo sem aquecimento. Além disso, o material é durável, tolera bem as mudanças de temperatura e é amigo do ambiente.

A tubulação de plástico reforçado consiste em várias camadas - polietileno reticulado por dentro, depois folha metalizada e um revestimento de polímero por fora, que protege contra danos mecânicos. Nesse projeto, a corrosão não se forma e não ocorre acúmulo de incrustações. Com instalação adequada, o duto vai durar mais de 50 anos.

Se compararmos o que é melhor - metal-plástico ou polietileno reticulado para aquecimento de piso, podemos notar a alta condutividade térmica do plástico. Mas, ao mesmo tempo, há um grande risco de quebra da bobina, e como tal produto não tem a capacidade de restaurar sua forma, essa área terá que ser removida.

Metálico

Os tubos de metal para pisos de água quente são produzidos nos seguintes tipos:

  1. Cobre - são de alto custo, por isso não são muito populares na instalação de pisos hidráulicos. Além disso, não é fácil instalar esse duto, é necessário equipamento especial e é improvável que seja possível instalá-lo por conta própria.

Foto - Tubo de cobre

No entanto, deve-se destacar que um tubo de cobre é ideal para um piso quente, pois possui excelentes características:

  • alta condutividade térmica;
  • durabilidade;
  • não suscetível à corrosão;
  • plasticidade e resistência.
  1. O aço ondulado feito de aço inoxidável é um tipo relativamente novo, adequado para aquecimento de piso, mas devido ao alto preço, eles não são usados ​​com frequência. O produto possui uma capa protetora de polímero, sendo que o aço inoxidável não sofre corrosão, tolera perfeitamente influências mecânicas, químicas e de temperatura.

Além disso, tal modelo tem maior flexibilidade, sendo possível o assentamento de acordo com o esquema mais complexo, sem o risco de vincos.

Resumindo, podemos dizerque os modelos mais populares usados ​​para aquecimento de piso são tubo de plástico reforçado ou loop XLPE.

Eles têm bom desempenho e são acessíveis. Mas se os recursos financeiros permitirem, então é melhor usar um duto de metal (cobre), que tem alta condutividade térmica e durabilidade.

Como é feita a instalação da linha?

Para o piso radiante à base de água, é necessária uma superfície plana da base rugosa. Recomenda-se executar uma betonilha, piso autonivelante ou utilizar uma mistura autonivelante. O encanamento é colocado em uma superfície seca. Recomenda-se a utilização de materiais isolantes para que todo o calor do circuito hídrico seja direcionado para o piso.

  1. A base é coberta com um filme plástico fino.
  2. Eu instalo isolamento térmico. Recomenda-se o uso de revestimento de contorno de poliestireno Rehau. O tubo de piso radiante PEX adapta-se bem ao contorno do revestimento. A linha é colocada com uma "cobra" ou "caracol", delineando os saliências salientes. Eles espremem o tubo pelas laterais, fixando-o com segurança em um determinado lugar.
  3. A linha é alimentada para um manifold que possui saída para água quente e gelada. Conecte todo o sistema à caldeira de aquecimento.Testando o sistema de aquecimento.
  4. Verter o pavimento radiante com tubos PEX com betonilha de betão até 8 cm de profundidade.

Recomendamos: Como instalar a película de aquecimento por piso radiante?

Placas de espuma são utilizadas como isolamento para a base do piso. O material da folha é colocado nas placas. É uma tela reflexiva que direciona o calor para cima. Malha reforçada e suportes de montagem são usados ​​para fortalecer a linha.

Os grampos são instalados na malha com um certo passo. Eles são feitos de plástico e têm dentes voltados para baixo. Os dentes não permitem que o circuito de água mude de posição, saia da ranhura.

Os tubos PEX são utilizados não apenas para aquecimento de pisos, mas também para abastecimento de água quente e fria. Não se formam depósitos de corrosão e sal na superfície interna do produto, o que prolonga a vida útil do circuito de água.

Quando aquecido, o polietileno reticulado PEX-a não emite substâncias tóxicas. Os produtos são usados ​​em empreendimentos farmacológicos. O polietileno reticulado para PEX-a e PEX-c são classificados como produtos ecologicamente corretos.

O YouTube respondeu com um erro: Acesso não configurado. A API de dados do YouTube não foi usada no projeto 268921522881 antes ou está desativada. Ative-o visitando https://console.developers.google.com/apis/api/youtube.googleapis.com/overview?project=268921522881 e tente novamente. Se você ativou esta API recentemente, aguarde alguns minutos para que a ação se propague para nossos sistemas e tente novamente.

    Postagens semelhantes
  • Como escolher um plastificante para um piso quente?
  • Como instalar o aquecimento radiante em um piso de concreto sob um laminado?
  • Como é colocada a malha sob o piso?
  • Como configurar um termostato programável para um piso quente?
  • Como é calculado o comprimento do tubo de aquecimento radiante?
  • Como instalar um piso quente com um caracol?

É possível ligar tubos de aquecimento radiante ou não?

Ao colocar uma tubulação para um piso quente, não é incomum que o comprimento do circuito não seja suficiente para fazer um loop de uma peça. Nesse caso, surge a pergunta - é possível conectar os tubos entre si e como fazer isso? Existem vários métodos para conectar contornos, que dependem do tipo de material.

Importante! Ao escolher o método de união dos tubos de piso, deve-se levar em consideração a pressão de operação, pois cada junta é projetada para suportar uma determinada carga.

Vamos considerar com mais detalhes os métodos - como conectar os tubos do piso aquecido.

Conexão de tubos de polietileno reticulado e metal-plástico

Os contornos de polietileno ou metal-plástico podem ser costurados com ferragens (latão, bronze e plástico), resistem a altas temperaturas. Os acessórios são:

  1. As soldas elétricas são eficazes, mas são necessários equipamentos especiais para a sua instalação, por isso raramente são utilizadas. O processo é assim:
  2. um encaixe de solda elétrico é colocado no corte do tubo;
  3. o equipamento de soldagem é conectado aos terminais, ele fornecerá tensão ao elemento, o que levará ao aquecimento e fusão das juntas;
  4. o dispositivo é desligado, a conexão resultante é capaz de suportar uma pressão de até 12 Amp.
  5. Prensagem - a principal vantagem é que durante a prensagem todo o espaço é preenchido com polímero, obtendo-se assim uma conexão de alta resistência.

Sequenciamento:

  • uma porca é colocada na borda do tubo de crimpagem, com a rosca voltada para a conexão;
  • o anel de divisão é colocado com um recuo do corte de 1 cm e é fixado;
  • a mangueira é puxada com um encaixe para o encaixe;
  • a porca de crimpagem é bem apertada com duas chaves.

Foto - Conexão de tubos de piso com encaixe de pressão

  1. Os acessórios de crimpagem são os mais fáceis de instalar em casa:
  2. uma luva de fixação é colocada na mangueira de polímero;
  3. o final do contorno é alongado em diâmetro usando um expansor;
  4. a extremidade esticada do tubo é puxada até o batente na conexão da conexão;
  5. a junta é fixada nesta posição por vários minutos, o que é suficiente para uma emenda apertada da conexão.

Costurar tubos de cobre

Assim como ao instalar um circuito de plástico, o cobre pode ser unido usando acessórios de pressão ou de pressão. Este método é recomendado em áreas abertas, para que em caso de vazamento você possa trocar facilmente a peça.

Foto - Tubos de cobre de brasagem para aquecimento de piso

Porém, o mais confiável e prático é soldar tubos de cobre. Este é um processo mais demorado, mas a conexão é durável e confiável. Sequenciamento:

  • cortes de contorno são limpos por fora e por dentro;
  • com um conector especial para soldar tubos de um piso quente de cobre, as bordas das peças são lubrificadas - somente por cima;
  • os produtos são unidos e o excesso de mistura é removido;
  • a junta é aquecida com um maçarico a gás e a solda preenche as lacunas.

Como conectar tubos de aquecimento sob o piso (encaixe de pressão)

Conforme mencionado acima, a tubulação pode ser conectada usando acessórios de pressão. Esta parte consiste em:

  • corpo - pode ter diferentes formas (ângulo, T, acoplamento);
  • mangas - base do encaixe, o aço inoxidável é a matéria-prima para a sua fabricação;
  • clipes - um anel elástico (gaxeta) que conecta o corpo e a luva.

Foto - encaixe de imprensa

Para a sua informação! O corpo da conexão é dotado de uma “janela” para controlar a correta inserção do produto tubular. Somente quando o tubo estiver visível neste orifício você pode começar a pressionar.

A prensagem é realizada com pinças de prensagem especiais A essência do procedimento é apertar as alças do instrumento. O processo é rápido e fácil, e nenhuma habilidade especial é necessária para realizar esses trabalhos.

A vantagem de usar tal conexão é a resistência, longa vida útil e a estrutura não precisa de manutenção.

Características dos produtos de tubo de metal-plástico

Um tubo de metal-plástico é uma combinação de camadas de polietileno, metal e cola especial.

Cada camada tem sua própria função de suportar cargas e contribui para a resistência do tubo de plástico reforçado.

Sua estrutura pode ser descrita esquematicamente da seguinte forma:

  • A camada interna é de polietileno reticulado. Um material que se caracteriza como quimicamente inerte, resistente a solicitações mecânicas e ecologicamente correto. A estrutura do polietileno garante uma lisura perfeita da parede interna, o que evita o acúmulo de sais ou sujeira.
  • Primeira camada de cola. A diferença entre metal-plástico de alta qualidade e análogos baratos está na cola usada, o que aumenta o custo do processo de produção.
  • Camada de alumínio. A espessura do metal varia de 0,2 mm a 2,5 mm. Para o aquecimento por piso radiante, utiliza-se material de tubo com um diâmetro de 16 mm com uma espessura mínima de folha.
  • Segunda camada de cola.
  • Camada externa. Dependendo do material escolhido, pode ser costurado ou polietileno comum. O polímero reticulado torna os tubos mais fortes, mas também mais caros.

construção de metal-plástico

Observação! Você pode verificar a qualidade da colagem das camadas aquecendo o tubo no corte. No ponto de ebulição da água, um cachimbo barato esfolia, o que se torna perceptível visualmente.

Conexão de tubos de aquecimento por piso radiante em uma mesa

Foto - Conexão de tubos de aquecimento por piso radiante na mesa

Embora os especialistas aconselhem a colocação de um pavimento aquecido a água por baixo de uma betonilha sem juntas, não é proibido fazê-lo.

Mas é importante notar que é impossível conectar os contornos do piso por um método roscado: "Americano" ou PRH. É melhor se os tubos forem conectados por meio de um encaixe de pressão ou acoplamento.

Importante! Ao preencher essas áreas com betonilha, as conexões ou acoplamentos devem ser isolados da solução de concreto. Isso pode ser feito embrulhando-os em filme plástico.

Como você pode dobrar tubos de plástico?

Os tubos de plástico reforçado para piso radiante podem ser virados e dobrados com um dispositivo especial - um dobrador de tubos. Projetado para o processamento manual de tubos, leves e manobráveis, o dobrador de tubos forma com precisão e rapidez qualquer estrutura.

Via de regra, o homem comum na rua não tem em estoque um dobrador de cachimbo e sua compra é totalmente opcional. Com uma estimativa limitada, você pode dobrar o tubo manualmente usando um condutor de mola.

O dispositivo custará cerca de 150 rublos e salvará você de casamento e erros. Sem essa rede de segurança, o raio é frequentemente excedido, o tubo se quebra ou se achata demais.

Graças à mola condutora, a flexão de três raios é realizada com precisão e eficiência. O dispositivo é interno ou externo, que se move facilmente ao longo de um tubo curvo.

Como soldar um tubo de aquecimento de piso

Soldar é um método comum de conectar tubos de plástico para aquecimento de piso. A tecnologia é simples e não requer grandes investimentos financeiros. Existem duas técnicas de soldagem:

  1. Acoplamento - para isso, utiliza-se uma peça modelada (um acoplamento ou contorno com grande diâmetro). Este método é adequado para tubos de 63 mm. O processo de soldagem consiste em derreter a borda do produto por fora e parte da manga por dentro. Depois disso, as peças são unidas, formando uma conexão firme.
  2. Linha reta - consiste na fusão de pequenos trechos de dois tubos plásticos, que são unidos por suas extremidades. Este método bastante simples combina de forma confiável duas partes em um único contorno.

Para a sua informação! Junto com as tecnologias quentes, o método de soldagem "a frio" é praticado. Um solvente especial é usado para amolecer o plástico.

Seleção de tubo por diâmetro

O assentamento de metal-plástico no sistema "piso quente" é realizado estritamente de acordo com as regras de instalação. Os próprios tubos mantêm bem a sua forma quando rodam. O principal é observar a correção das dobras.

O diâmetro do tubo afeta a conveniência de trabalhar com a tubulação MP do sistema de "pisos quentes". A seção de 16 mm é considerada a mais conveniente. Recomenda-se começar a trabalhar com ele para um mestre novato. Esse material carrega uma quantidade mínima de água ou transportador de calor. Por exemplo, em 1 metro de um tubo com uma seção transversal de 16 mm, entram 110 mililitros de água; com uma seção de 20 mm - 180 mililitros de líquido. É mais difícil dobrar o "vinte" em uma cobra. No assentamento, observa-se um degrau de 0,5 m, além disso, a seção de 16 mm é mais barata.

Como conectar uma tubulação de aquecimento por piso radiante a uma tubulação de metal-plástico

Embora os especialistas recomendem o uso de uma tubulação feita de um material ao instalar um piso aquecido, às vezes é necessário conectar um circuito de metal-plástico com produtos de outras matérias-primas.

Por exemplo, ao conectar este circuito a peças de aço (cobre) do abastecimento de água ou aquecimento. Isso requer um encaixe de compressão e um calibrador. Ao unir produtos de diferentes materiais, a rosca deve ser selecionada de acordo com o tamanho do tubo de aço, e os colares e arruelas - ao longo da tubulação de metal-plástico.

O reboque é enrolado em torno do tubo de cobre e, em seguida, a conexão é aparafusada. A borda do produto é empurrada para o cone e a porca é apertada.

Se for necessário encaixar o circuito de plástico reforçado com produtos de polietileno, podem ser usados ​​acessórios roscados especiais como um conector para tubos de piso radiante. Essa junta é mais frequentemente feita ao conectar um piso quente a uma caldeira.

Como é feita a instalação dos tubos de metal-plástico?

Em primeiro lugar, é necessário calcular o comprimento máximo do circuito, enquanto o assentamento é realizado em incrementos de 0,3-0,35 m. Se calcular a área da divisão, pode calcular o comprimento total do circuito de aquecimento para um chão quente.

Economizar comprimento sem perder o desempenho do sistema é possível se você não aquecer o contorno das áreas sob os móveis ou objetos maciços. Isso reduz o comprimento da tubulação e evita o superaquecimento do sistema. Está sendo elaborado um projeto para traçar o contorno de um piso aquecido em espiral ou em cobra.

É mais fácil fazer uma cobra, mas é caracterizado pelo aquecimento desigual. A sala dos fundos, por exemplo, será aquecida com água mais quente do que a porta de entrada da sala.

Esta propriedade pode ser usada para aquecer diferentes áreas da sala - em locais de visitas frequentes, um refrigerante mais quente é necessário e em locais de uso raro, o ar pode ser mais frio.

O assentamento em espiral dará uma distribuição uniforme da água, mas a instalação é mais difícil devido à necessidade de um duplo degrau para o retorno.

Usando acessórios

As conexões podem ser dobráveis ​​(compressão ou crimpagem), bem como prensadas. Dispositivos de prensagem são mais fáceis de instalar, mas comprar equipamentos especiais para eles nem sempre é aconselhável.


Acessórios para tubos de metal-plástico

Acessórios dobráveis ​​são mais simples e baratos para o trabalho de instalação, mas seu uso faz sentido com uma pequena filmagem do objeto. O tempo de instalação para dispositivos de crimpagem ou compressão é geralmente muito longo.

Como são usados ​​os acessórios de compressão:

  • O tubo é processado em ambos os lados pelo calibrador em um círculo perfeitamente uniforme. Lixas são passadas sobre a superfície e removem rebarbas;
  • A porca da conexão é torcida juntamente com o anel de união. A qualidade da vedação deve ser verificada com especial cuidado - não deve haver saliências na ranhura;
  • O anel de compressão (cracker) é colocado sobre a porca de união na primeira seção do tubo;
  • O encaixe da conexão é inserido até o fim;
  • O anel e a porca são aparafusados ​​perto da conexão;
  • A porca é aparafusada com uma chave de boca até parar.

Instalação de encaixe de pressão:

  • O tubo é processado ao longo das bordas com um calibrador;
  • O encaixe de compressão é empurrado o mais profundamente possível;
  • O bico na prensa é selecionado de diâmetro adequado, o equipamento trabalha com a rotação da base, o que facilita o trabalho com ela;
  • Um tubo é inserido na boca da prensa, crimpado e enviado para a instalação do circuito.

No caso de juntas de tubos dentro da mesma divisão, é necessário evitar a colocação das ferragens em betonilha, é preferível encostar na parede e tapar com rodapés.

O que fazer se o tubo do piso radiante estiver furado?

Foto - Reparação de um piso aquecido a água

Na presença de pisos de água quente em uma casa ou apartamento, há momentos em que o encanamento do piso pode quebrar. Em primeiro lugar, se o piso estiver funcionando, deve ser desconectado da rede de abastecimento de água. Porém, mais frequentemente, esses danos ocorrem durante a instalação ou reparo do sistema, quando o acabamento não é aplicado e a mesa não é derramada - isso é uma grande vantagem.

Na presença de uma mesa de concreto, para localizar o local da avaria, será necessária uma broca de percussão, formão e martelo para romper o concreto. Isso deve ser feito com cuidado para não danificar todo o circuito.

Na punção de tubos de metal-plástico ou polietileno, eles são reparados com engates de pressão, utilizando uma prensa especial.

Para a sua informação! Se o elemento de aquecimento após o reparo for preenchido com uma mesa, o uso de acessórios roscados não é possível.

Tendo calculado o local da avaria, a área danificada deve ser removida e um circuito completo deve ser instalado em seu lugar. A ligação é feita por mangas de prensa, que devem ser envolvidas em filme plástico para proteção contra argamassa de cimento.

Vantagens do metal-plástico para aquecimento de piso

Taxa de expansão aceitável. Ou seja, quando aquecidos, os tubos não crescem muito, a camada de alumínio torna o tubo resistente e elástico.

Excelente qualidade, considerando que o tubo é simplesmente despejado em uma laje de concreto. Os tubos podem ser dobrados, enquanto mantêm sua forma - isso é muito conveniente para um piso quente. A cobra pode ser dobrada a partir de uma única peça sem recorrer a juntas, que são o ponto fraco do sistema. A temperatura a que o tubo pode funcionar de forma estável é de + 95 ° C, o que pode não ser suficiente para o aquecimento convencional, mas suficiente para um sistema de piso quente. Geralmente é aquecido a 28 - 36 ° C. A pressão de trabalho é de 10 bar, enquanto em um sistema doméstico médio é de 1,5 - 5 bar.

Colocação de tubos feitos de metal-plástico

A cola é resistente ao calor, proporciona aderência confiável de materiais diferentes, eles não delaminam.

É conveniente conectar o tubo - você pode fazer isso sem equipamento especial. Você só precisa pegar adaptadores, acessórios e acoplamentos nas lojas para todos os pontos de encaixe.

Os tubos podem ser alongados se não houver comprimento suficiente?

Como você sabe, fazer um loop de um piso de água quente é melhor do que um sólido, isso dá confiabilidade ao sistema, e as conexões são feitas nos pontos de fixação com o coletor. Com uma grande dimensão da sala aquecida, recomenda-se dividir a área em vários ramos.

Para não cometer erros no tamanho do loop, o cálculo deve ser feito corretamente. Para fazer isso, você pode usar uma calculadora online.

No entanto, ainda é possível alongar o circuito de piso radiante, se necessário, conectando a seção de tubo em falta a ele, o que, a propósito, é permitido de acordo com GOST. É possível construir laços de piso com aquecimento usando vários métodos; para isso, são utilizadas juntas de topo - mais frequentemente, encaixes de pressão.

Para a sua informação! Recomenda-se usar tubulação e conexões do mesmo fabricante em tais casos.

Resumindo, podemos dizer que a ligação de tubos de aquecimento por piso radiante é permitida, e existem várias formas. Mas é mais prático e mais confiável colocar um laço maciço, principalmente sob a mesa, para que em caso de vazamento não seja necessário destruir a camada de concreto.

Além disso, você deve dar preferência a produtos tubulares de alta qualidade e conexões de fabricantes confiáveis. Nesses casos, o piso de aquecimento servirá por muito tempo e criará um ambiente confortável na casa.

Cálculo do comprimento do tubo

Para calcular corretamente a metragem necessária do tubo, você deve primeiro desenhar um diagrama de sua colocação. O piso radiante pode ser instalado com serpente, espiral e espiral dupla. Cada um dos métodos tem suas próprias vantagens e desvantagens, sua própria área de aplicação. Em salas grandes, vários circuitos devem ser instalados, uma vez que o comprimento máximo de um circuito não deve ser superior a 60 metros (120 metros de tubo). Recomenda-se colocar os circuitos de forma que tenham aproximadamente o mesmo comprimento - isso garantirá uma pressão uniforme e a ausência de estagnação do sistema na alimentação do refrigerante e, portanto, um aquecimento mais uniforme das instalações. A variação máxima permitida no comprimento dos contornos é de 15 metros.

No planejamento do esquema de traçado dos contornos, a distância entre as curvas é de 30 cm, os recortes das paredes são de 15 a 20 cm Os contornos não são colocados sob eletrodomésticos e móveis. De acordo com o esquema acabado, o comprimento das voltas é calculado, somado e multiplicado por 2, pois haverá dois tubos - abastecimento e retorno. Recomenda-se adicionar 10-15% ao comprimento obtido. Você mesmo pode calcular a quantidade de material, usar uma calculadora online (você precisará especificar o material, diâmetro, espessura da mesa e do revestimento) ou consultar especialistas.

Elementos de aquecimento de um piso aquecido a água e seus cálculos


aquecimento a gás

O aquecimento por piso radiante a água é um sistema de aquecimento popular em que o portador de calor é a água, que é retirada do sistema de aquecimento ou.

Além disso, elétricos e são usados ​​para aquecer o refrigerante. Antes de entrar nos elementos de aquecimento, o transportador de calor é fornecido ao coletor, que é o principal centro de distribuição deste tipo de aquecimento.

No sistema de aquecimento central e encanamento, a água tem uma temperatura suficientemente alta (60-80 0 С), e o próprio piso quente deve ser aquecido a 30-40 0 С.

Para isso, são instalados medidores de vazão no manifold, que controlam o fornecimento do refrigerante a cada circuito.

Uma tubulação separada é chamada de circuito em um sistema de aquecimento por piso radiante de água. Uma vez que o coletor é instalado sozinho para todo o apartamento ou casa, muitos tubos são conectados a ele ao instalar este tipo de aquecimento em todo o apartamento. Os tubos, por ser um elemento de aquecimento, devem ter uma estrutura flexível e ser feitos de materiais confiáveis, sem deformar com as mudanças de temperatura.


Existem vários tipos de elementos de aquecimento que têm certas características:

  • tubos de polipropileno;
  • Tubos de cobre;
  • tubos de metal ondulado;
  • elementos de aquecimento de metal-plástico.

Os elementos de cobre e aço do sistema têm a melhor condutividade térmica, mas não são tão usados ​​como os de metal-plástico e polipropileno devido ao seu custo.

impermeabilização, redes de reforço às quais são fixados os elementos de aquecimento, os próprios tubos, a betonilha de cimento-betão e o acabamento.

Métodos de colocação de tubos


Hoje, dois métodos de colocação de elementos de aquecimento são amplamente utilizados:

  • ziguezague;
  • espiral.

A colocação de cachimbos em espiral ou caracol (2º nome) é realizada em amplas salas, locais com geadas prolongadas e nas regiões do norte do país. Uma vez que este sistema de instalação envolve custos elevados do transportador de calor, o aquecimento intensivo das salas é obtido em conformidade.

Um piso de água quente com um método de colocação de tubo em espiral é freqüentemente usado para organizar a fonte principal de aquecimento. Este novo tipo de aquecimento é capaz de aquecer uniformemente o piso de acabamento e todo o ambiente, criando um excelente microclima.

É possível colocar os elementos de aquecimento em ziguezague em qualquer divisão. Este método requer menos (do que com uma espiral) quantidade de refrigerante para criar um ambiente interno confortável. Mas há uma desvantagem desse sistema de tubulação - o aquecimento desigual. Como a água é fornecida no início do circuito e retirada no final, ocorre uma queda suave da temperatura do piso, no mesmo sentido.

Para evitar tal fenômeno, é utilizado um sistema de tubulação dupla em zigue-zague, com abastecimento de água de diferentes circuitos de aquecimento. Isso permite um aquecimento uniforme. Ao colocar tubos em zigue-zague, um piso quente é freqüentemente usado como um tipo adicional de aquecimento para salas pequenas (banheiros, varandas).

Deve-se lembrar que dependendo das características atmosféricas do local de instalação do piso quente e da zona climática, bem como levando em consideração os requisitos do proprietário quanto à temperatura ambiente, a distância entre as tubulações do piso quente para ambos os métodos de instalação pode ser diferente.

Causas de vazamentos no sistema de aquecimento por piso radiante

Um piso quente montado de metal-plástico em um único sistema inteiro pode vazar por três razões:

  1. A tecnologia de instalação foi violada.
  2. Da influência de uma força externa.
  3. Conexão com vazamento nas juntas.

A terceira razão que aparece com mais frequência é quando gotas de água aparecem nas junções.

  • A primeira coisa que se recomenda é apertar mais a porca do elemento de conexão.
  • Se o problema persistir, as juntas de borracha da conexão são revisadas.

Depois de eliminado o vazamento, todas as conexões roscadas são lubrificadas com graxa de silicone, além de envoltas em uma vedação.

  • A reparação da junção do tubo com o encaixe de pressão começa com a sua desmontagem. Em seguida, o anel no material plástico-metal é alterado.
  • Um pedaço da tubulação muda se um vazamento é observado em sua superfície ou um curativo é aplicado em uma área problemática.

Por mais de 15 anos, o sistema de "piso quente" tem sido procurado. Ele é montado para aquecer uniformemente o ambiente. Ao longo dos anos, a questão da escolha correta dos tubos de metal-plástico, sua quantidade continua relevante. A principal conclusão sobre este assunto permanece inalterada: o desempenho e a durabilidade de todo o sistema como um todo dependem da qualidade do material.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores