Válvula de alívio de sobrepressão, extintor de incêndio


Em sistemas técnicos, comunicações e muitas outras estruturas semelhantes, ocorrem frequentemente quedas de pressão. As razões para isso podem ser diferentes.

Se for considerado um sistema de abastecimento de água, o excesso de pressão é formado devido ao acúmulo excessivo de água e forçando-a para baixo na tubulação. Isso acontece devido a vários fatores ao mesmo tempo.

A pressão do ar é ainda mais difícil. Aqui, uma explosão pode provocar uma queda, uma diminuição acentuada no nível de oxigênio em uma das salas adjacentes, etc.

Válvula de segurança de alívio de pressão com manômetro

As consequências de tais situações são imprevisíveis e bastante perigosas. Uma válvula de alívio de pressão nos ajudará a evitar que eles apareçam. Vamos falar sobre isso agora.

O que é e para que serve

Este dispositivo é um tipo especial de válvulas de segurança instaladas em sistemas de dutos para proteger contra a destruição que ocorre quando há sobrepressão neles.

Externamente, não difere das válvulas de desvio, que mantêm uma pressão constante no sistema removendo continuamente o excesso de meio. Mas ao contrário deles, ele funciona periodicamente no sistema, apenas nos momentos de aumento de pressão acima da norma estabelecida.

Objetivo da válvula de gás

PSK é um elemento de válvula de segurança responsável pela segurança de um gasoduto e dos equipamentos de gás a ele conectados. Durante a operação, a válvula está na posição fechada, portanto, é chamada de conexão de tubo fechada.

Esses dispositivos não são instalados apenas em gasodutos, eles são parte integrante de outras comunicações - abastecimento de água, rede de aquecimento. Em todos os lugares desempenham a mesma função - estabilizam a pressão na rede, fornecem os parâmetros operacionais necessários para o correto funcionamento do sistema.


A válvula serve para despejar o excesso de gás se os parâmetros de pressão se tornarem críticos. O combustível que cria um desequilíbrio no sistema é descarregado em uma tubulação auxiliar ou descarregado na atmosfera

O pico de pressão geralmente é de curta duração e depende de vários fatores.

Causas que podem causar sobrepressão no sistema:

  • avaria do equipamento de gás conectado - caldeira de circuito duplo, aquecedor de água instantâneo ou tanque de armazenamento, válvulas de corte;
  • uso de combustível não adequado na composição;
  • mudança nos indicadores de temperatura no duto;
  • falha no circuito termomecânico.

O local de instalação da válvula de segurança do gás é padrão, devido à eficiência da aplicação: seja no regulador de pressão, ou imediatamente atrás dele. Após o acionamento automático da válvula, ela retorna ao estado de funcionamento - fechada.


Na rede de gás, a válvula é um dispositivo separado ou integrado ao regulador de pressão. É acionado se a pressão do gás de trabalho exceder o nível nominal em 15%

Qual é a ameaça da falta do PUK na rede? As consequências mais comuns são a destruição mecânica da tubulação ou a quebra de equipamentos conectados, o que pode causar vazamento de gás.


Também existe a possibilidade de explosão, por isso é necessário monitorar constantemente a saúde do dispositivo, para realizar a manutenção a tempo e para substituir os elementos avariados.

Junto com dispositivos de alívio, também são utilizadas válvulas de corte de segurança de gás, com o auxílio das quais o abastecimento de combustível é interrompido. Isso acontece automaticamente. O elemento da válvula de corte é instalado na tubulação, no vão entre o filtro e o regulador de pressão.

O limite de resposta slam-shut é indicado no passaporte técnico do dispositivo. O parâmetro crítico superior geralmente é igual à fórmula: escravo. pressão + 25%.

Finalidade e âmbito

A válvula é usada para proteger as instalações e equipamentos da sobrepressão do meio transportado por meio de tubos:

  • sistemas de aquecimento - para remover dos dispositivos de aquecimento um excesso de volume de refrigerante formado como resultado da expansão térmica;
  • abastecimento de água - para reduzir o risco de golpe de aríete;
  • ventilação - fornece movimento de ar apenas em uma determinada direção;
  • fornecimento de gás, fornecimento de ar comprimido, extintor de incêndio e outros tipos de estruturas de dutos - em caso de emergências.

Gestão e especificações

Os modelos mais simples de válvulas de explosão de baixo fluxo, usados ​​principalmente para sistemas de engenharia domésticos, são operados mecanicamente de maneira manual. Os produtos instalados em grandes dutos de produção podem ser controlados remotamente.

Dependendo do material de fabricação, características de design, os dispositivos são dotados de diferentes características técnicas.

As características de vários modelos de válvulas de alívio de emergência projetadas para serviço com substâncias gasosas são apresentadas na tabela.

Válvulas de sobrepressão

Sobrepressão do damper de fogo normalmente fechado

destina-se a abrir aberturas nas estruturas de fechamento de vestíbulos e outras salas para manter a sobrepressão necessária de 20 a 150 Pa, bem como para compensar os volumes de produtos de combustão retirados de salas protegidas por exaustão de fumos.

O fornecimento de compensação de ar externo pelo fornecimento de ventilação de fumaça com indução mecânica pode ser fornecido usando sistemas de fornecimento de ar para vestíbulos ou poços de elevação. Ao mesmo tempo, nos gabinetes dos vestíbulos-comportas, aos quais as instalações protegidas são diretamente adjacentes, podem ser instaladas válvulas de sobrepressão em projeto de combate a incêndio com os limites de resistência ao fogo exigidos.

O uso de válvulas é regulamentado pelo Código de Normas SP 7.13130.2013 “Aquecimento, ventilação e ar condicionado. Requisitos de segurança contra incêndio ".

A válvula é normalmente fechada Sigmavent –120-NZ, resistência ao fogo 120 min, e possui um certificado de conformidade com os “Regulamentos Técnicos sobre Requisitos de Segurança contra Incêndio” (Lei Federal nº 123-FZ de 22.07.2008).

A queda de pressão através da porta fechada do vestíbulo-eclusa de 20 Pa a 150 Pa, bem como o retorno do amortecedor para a posição fechada quando a pressão cair, é ajustada na válvula diretamente durante o teste do sistema anti-fumaça ajustando as molas.

O tamanho da válvula AxB (dimensão A é paralela ao eixo de rotação, dimensão B é perpendicular ao eixo de rotação) é uma válvula de patamar e corresponde à abertura no recinto do vestíbulo-eclusa. A profundidade padrão do corpo da válvula é 180 mm. O tamanho da abertura pode ser de 150x150 mm a 1000x1000 mm com um passo de 50 mm. É possível aumentar o tamanho A até 1500 mm enquanto reduz o tamanho B.

O tamanho da abertura na estrutura de fechamento do vestíbulo-eclusa é determinado pelo projetista, dependendo da capacidade e pressão dos exaustores de fumaça e da contrapressão do sistema antifumo.

Para determinar a área da abertura, uma fórmula simplificada é suficiente:

kpr.– coeficiente levando em consideração as características de projeto da válvula. Para Sigmavent-120 NZ (KID) -AHV, pode ser considerado 1,8. Vdv. - Velocidade do fluxo de ar na porta aberta com a válvula fechada, m / s. Sdv. - Área da porta aberta, m2 ΔРkid. - Queda de pressão na válvula quando a porta está fechada, corresponde ao excesso de pressão no vestíbulo-eclusa, Pa. ρw - Densidade do ar fornecido, kg / m3

É possível fabricar válvulas de sobrepressão com fluxo reverso para instalação na parede do eixo. Nesse caso, é calculada a profundidade do corpo, sujeita à exigência de que o amortecedor não se projete além do flange frontal do amortecedor.

Marcação de válvula Sigmavent-120-NZ (KID) -AhV-Op

É possível fabricar válvulas de sobrepressão em projeto de duto com a marcação Sigmavent-120-NZ (KIDK) -AхB com profundidade de corpo de 220 mm e com fluxo reverso Sigmavent-120-NZ (KIDK) -AхV-Op com cálculo profundidade do corpo.

Tipo de conexão

Pelo tipo de conexão ou conexão ao duto, as válvulas são divididas em:

  • produtos flangeados - equipados com placas de flange em cada saída e conectados aos contraflanges nas extremidades dos tubos por meio de parafusos;
  • roscado - implica a presença de tubos de saída com rosca externa;
  • soldado - preso ao gasoduto por soldagem e fornece 100% de estanqueidade.

Dispositivo

O projeto padrão da válvula de alívio de sobrepressão inclui:

  • corpo fundido em aço inoxidável, latão ou bronze;
  • placa - o principal elemento de fechamento que bloqueia o fluxo do meio;
  • alavanca do gatilho - usada para controlar esta parte;
  • alavanca de segurança - executa funções de proteção se o elemento de bloqueio principal não funcionou;
  • botão de ajuste;
  • molas;
  • detalhes adicionais (botões para controle, contadores, dials, barômetro, etc.).

Tipos e designs

As válvulas de alívio são divididas em dois grupos principais:

  • ação direta, abrindo apenas sob a influência da pressão do ambiente interno sobre ele. Isso inclui dispositivos usados ​​para evitar o aumento excessivo de pressão em sistemas de óleo e combustível;
  • ação indireta, utilizando uma fonte de pressão externa São mais adequados para sistemas líquidos e de ar.

Dependendo das características do projeto e do princípio de operação, eles são divididos em quatro tipos.

Com sensor remoto

O dispositivo está equipado com um mecanismo de mola e uma haste acionada pelo fole principal ou reserva. No momento do superaquecimento da água, eles são influenciados por um líquido termossensível subindo através de um tubo capilar do bulbo sensor.

Quando o dispositivo é acionado, a haste abre a placa para a movimentação do refrigerante. Dois tubos ramificados são fornecidos no corpo da válvula para a linha de abastecimento e para o sistema de esgoto para descarregar o excesso de água.

Sistemas combinados com maquiagem

Eles são um tipo de válvula de segurança em sistemas de aquecimento que podem realizar 3 funções ao mesmo tempo:

  • despejar o refrigerante superaquecido do tanque da caldeira ao sinal do sensor remoto;
  • resfriar efetivamente o gerador de calor;
  • alimentar automaticamente o sistema de aquecimento com água fria.

A haste de tal produto está equipada com duas placas que podem abrir simultaneamente 2 passagens: uma para despejar um refrigerante fervente, a outra para fornecer água fria.

Os modelos mostrados na foto a seguir possuem uma tomada tripla. Eles são embutidos na tubulação na frente do aquecedor ou caldeira. Para descarregar o meio, o tubo de ramal inferior é usado; dois tubos de ramal superior destinam-se a conectar o abastecimento de água e a linha de reposição.

Carregado com mola

Em tais dispositivos, o carretel é acionado pela força de compressão da mola de trabalho. As configurações da mesma válvula podem ser ajustadas substituindo os diferentes tipos de mola que estão incluídos no kit.

Vários modelos possuem uma alavanca montada adicionalmente no corpo, que realiza a detonação manual. Pode ser usado para purgar manualmente a válvula para verificar sua condição técnica geral ou para liberar parte do meio de trabalho.

Como a mola na maioria dos casos está sob a influência do ambiente interno de trabalho, para dispositivos que trabalham com substâncias agressivas, ela é coberta com uma camada protetora de polímero.Esses modelos de produtos têm vedações de haste do tipo caixa de espanque ou dispositivo de fole.

Alavanca de carga

O conjunto principal deste tipo de mecanismo de válvula é uma alavanca com um agente de ponderação suspenso nela. O acionamento do dispositivo é influenciado pelo peso da carga e pelo comprimento do braço da alavanca até o local onde é colocado. Quanto mais maciço ele for e quanto mais distante estiver da haste, maior será a pressão em que a válvula de alívio é acionada.

Um peso maior será necessário para vedar totalmente selas grandes e isso pode resultar em um nível bastante alto de vibração em todo o dispositivo. Nesses casos, são utilizadas válvulas em que a seção transversal da descarga média é formada por duas sedes paralelas. No caso de tal dispositivo, duas portas também são instaladas, operando em paralelo. Este design reduz o peso do agente de ponderação e o comprimento das alavancas e tem um efeito positivo no aumento da taxa de operação da unidade.

Características da instalação da válvula de segurança

Circuito de aquecimento com válvula de segurança instalada
A instalação profissional de uma válvula de segurança em um sistema de aquecimento deve levar em consideração não apenas suas características, mas também o funcionamento do tanque de expansão. Assim que este último não consiga expandir o volume interno dos tubos, a válvula de derivação deve funcionar e retirar o excesso de água dos tubos.

De acordo com as normas, a válvula de segurança de alívio do sistema de aquecimento deve ser instalada imediatamente após a saída da caldeira (no diagrama são os elementos 3 e 4). A distância ideal entre eles é de 20-30 cm. Para controle visual, um manômetro é montado na frente dele. De acordo com suas leituras, você pode determinar o estado atual do sistema.

Existem certas regras para a instalação de uma válvula de segurança em um sistema de aquecimento:

  1. Não instale equipamentos de corte na frente do aparelho e da caldeira - válvulas, torneiras etc .;
  2. Para remover o excesso de água, um tubo de drenagem é instalado na saída da válvula de segurança de aquecimento corretamente selecionada. Pode ser conectado a um retorno ou tubulação de esgoto;
  3. Em um sistema de gravidade fechado, a válvula de segurança de aquecimento é instalada no ponto mais alto.

Além disso, é necessário verificar periodicamente o estado do mecanismo. Os modelos de molas caracterizam-se por "colar" a placa às paredes do corpo. Isso aumenta a pressão máxima de abertura da válvula de segurança no sistema de aquecimento. Como resultado, se o valor de pressão permitido for excedido, o dispositivo não funcionará.

Em maior medida, este último está relacionado com as condições de funcionamento da válvula de segurança para aquecimento do que com o princípio do seu funcionamento. Porém, sem isso, mesmo com uma instalação perfeitamente executada, a probabilidade de operação incorreta do dispositivo aumenta.

Se o número de descidas de emergência for de 7 a 8 vezes, os especialistas recomendam a substituição da válvula. Isso se deve ao desgaste natural da mola e do disco.

O que deve ser considerado ao selecionar uma válvula de segurança para um sistema de aquecimento autônomo? Conformidade de suas características técnicas com as operacionais. Também é importante conectá-lo corretamente ao tubo. A melhor maneira de fazer isso é usar uma estopa tradicional. A fita FUM pode não resistir ao efeito da temperatura, resultando em um vazamento.

Para uma melhor compreensão do princípio de funcionamento da válvula de segurança, é recomendável assistir a um vídeo sobre o projeto e funcionamento do modelo de mola:

Vantagens e desvantagens

O uso de válvulas de alívio de sobrepressão permite estender a vida útil das tubulações, eliminando a ocorrência de golpes de aríete e aliviando a pressão no sistema quando ela atinge valores críticos. A vantagem desses dispositivos também é:

  • simplicidade e confiabilidade do design;
  • instalação não complicada e posterior manutenção do dispositivo;
  • baixos valores de resistências locais;
  • alto rendimento.

As desvantagens incluem condicionalmente:

  • baixa resistência ao desgaste das gaxetas, garantindo a estanqueidade na haste;
  • impróprio para trabalhar com meios que contenham partículas sólidas.

Objetivo e local de instalação

Os sistemas de aquecimento do tipo fechado operam a uma certa pressão. Aumentos significativos na pressão de operação levarão à falha do equipamento. As conexões podem vazar, peças de plástico e elementos podem estourar. Nas situações mais desfavoráveis, o trocador de calor da caldeira pode explodir. Isso já é muito perigoso e ameaça não só o piso inundado com refrigerante quente, mas também queimaduras. Afinal, a temperatura é grave.

Proteja o sistema de aquecimento de alta pressão excessiva e deve haver uma válvula de alívio de sobrepressão. Embora os parâmetros do sistema estejam dentro da faixa normal, ele não se manifesta de forma alguma. Embora a partir do momento em que a caldeira arranca a pressão no sistema aumente suavemente, é compensada pelo tanque de expansão, mantendo o estado estável do sistema. Mas ele não pode fazer isso indefinidamente, embora, com o cálculo correto, ele seja suficiente para situações regulares. Se o expansor falhar, a pressão começa a aumentar. Quando excede o limite, a válvula de alívio de sobrepressão é acionada aqui. Ele simplesmente libera um pouco do refrigerante, estabilizando a emergência.

Ou seja, a válvula de alívio de sobrepressão do sistema de aquecimento atua em situações de emergência. Portanto, também é chamado de "emergência". E também - "descarregar", "drenar", "protetor" e "subversivo". Todos esses são nomes para o mesmo dispositivo.

Qual é a aparência de uma válvula de segurança (emergência) para aquecimento?

Como fica claro na descrição, quando a pressão sobe acima de um certo limite, uma certa quantidade de transportador de calor é simplesmente descarregada do sistema. Se você veio para a sala da caldeira e uma poça se formou sob a válvula de emergência, significa que houve uma situação anormal durante a qual a pressão aumentou. Não há outro alarme. Portanto, vale a pena prestar atenção a esses rastros. Vale a pena verificar imediatamente a operabilidade da própria válvula e do tanque de membrana. Provavelmente, a razão está neles. Se você não prestar atenção a esses sintomas, depois de um tempo poderá ter problemas: ou algo vai "voar" no sistema ou vai romper a caldeira de água quente.

O local de instalação da válvula de emergência de aquecimento é no tubo de alimentação, não muito longe da caldeira

De todos os equipamentos para um sistema de aquecimento individual, o mais perigoso é a caldeira. Portanto, uma válvula de alívio de sobrepressão é instalada diretamente na própria caldeira (se houver saída adequada para a instalação) ou na linha de alimentação imediatamente após a caldeira. A distância é pequena - 20-30 cm do corpo. Se a caldeira não tiver este tipo de acessórios (indicados na descrição), é instalada no denominado grupo de segurança ou separadamente. O grupo de segurança é instalado na saída da linha de alimentação imediatamente após a caldeira (antes do primeiro ramal e qualquer outro dispositivo), na qual estão instalados um manômetro, um respiradouro automático e uma válvula de alívio de sobrepressão.

Dicas de Seleção

Ao escolher um dispositivo, você deve se concentrar em:

  • sua conformidade com a pressão máxima permitida no sistema;
  • seção do gasoduto;
  • temperatura média;
  • vazão e altura até a qual o carretel é capaz de subir;
  • tipo de substância de trabalho.

Se a intenção é descarregar o meio de trabalho diretamente no ar, então uma válvula com um projeto de tipo aberto pode ser usada. Para sistemas líquidos, é necessário um dispositivo de tipo fechado, de preferência com um bico especial para conectar a mangueira de descarga de água de descarga. No corpo do produto devem ser aplicadas marcações da direção de fluxo do meio, o que facilitará muito o trabalho de instalação.

Tipos de válvula de segurança:

  1. Fusíveis de acoplamento em latão. Essa visão é direta, ou seja, ela se abre por pressão. Esta é uma opção barata, mas confiável o suficiente. E tem um desenho simples: roscas em ambos os lados e haste com junta.
  2. Fusível de latão mais complexo. Instale essa válvula no sistema de aquecimento após a bomba de circulação. A mola e a haste neste projeto são feitas de aço inoxidável. Este dispositivo de segurança pode suportar temperaturas de até 1200C.
  3. Válvulas de retenção são um tipo de dispositivo de segurança que não deve permitir um refluxo do líquido refrigerante no sistema de aquecimento se a pressão cair.

Regras de instalação e operação do instrumento

A instalação do produto na tubulação deve ser feita com gaxetas sem distorções. A composição da substância de trabalho que passa pela válvula deve estar livre de inclusões mecânicas e partículas abrasivas. É aconselhável instalar um filtro de diâmetro adequado na entrada do sistema. A instalação do dispositivo com mecanismo de mola é feita estritamente na posição vertical, com a tampa levantada. Para a alavanca incluída no projeto do dispositivo de carregamento da alavanca, é necessário fornecer uma posição horizontal. Não é recomendado colocar elementos de fechamento na forma de torneiras, válvulas de gaveta, alavancas na frente da válvula de alívio.

Para eliminar o excesso de líquido, é necessário prever a instalação de uma saída adicional destinada ao escoamento da água para a rede de esgoto ou tubulação de efeito reverso.

Se o sistema incluir um dispositivo de gravidade, a válvula deve ser instalada no ponto mais alto.

Durante o funcionamento, é necessário revisar periodicamente o dispositivo, pois em produtos com mecanismo de mola, a placa pode deslocar-se para as paredes da caixa.

Ferramentas e materiais necessários

Para instalar a válvula, você precisará:

  • chave de boca ajustável;
  • fum - fita adesiva ou estopa;
  • pasta especial para vedação de juntas.

Diagrama de ligação

Por exemplo, considere o diagrama de instalação do dispositivo na frente do aquecedor de água quente do apartamento.

Progresso de trabalho

Cada produto projetado para liberar a sobrepressão está completo com as instruções de instalação, que devem ser lidas com atenção antes de iniciar o trabalho. Antes da instalação, você também precisa desconectar o aquecedor de água da rede e drenar a água dele. A válvula deve ser colocada no abastecimento de água fria até a torneira. A sequência de instalação da válvula é a seguinte:

  • marcação do local de instalação;
  • remover uma parte do tubo com um tamanho correspondente ao comprimento do corpo do dispositivo;
  • rosqueamento nas extremidades dos tubos:
  • cobrindo a parte roscada com estopa ou fita adesiva;
  • aparafusar a válvula na rosca do tubo;
  • conectar a outro tubo um tubo que leva ao sistema de esgoto.
  • apertar a conexão roscada com uma chave ajustável;
  • selar a junção com uma pasta especial;
  • configurar o dispositivo de acordo com os valores do passaporte (se necessário).

Especificações

Nome do parâmetroKSID-P-0,5- 600KSID-P-0,5- 600 (T)KSID-P-1,2- 600KSID-P-1,2- 600 (T)KSID-P-0,5-100KSID-P-0,5-1200 (T)KSID- P-1,2- 1200KSID- P-1,2-12 1200 (T)KSID-P-0.5- 1800KSID-P-0,5- 1800 (T)
Tipo de ambiente de trabalhoFreons, dióxido de carbono, gases inertes, ar
Aperto do obturadorclasse "C" de acordo com GOST 9544-2005. Substância de teste - "água"
Desempenho climáticoUHL, categoria de colocação 2 de acordo com GOST 15150, mas para temperaturas de -60 a mais de 80 С
Pressão de abertura da válvula *, kPa0,5 ± 0,20,5 ± 0,21,2 10,21,2 ± 0,20,5 ± 0,20,5 ± 0,21,2 ± 0,21,2 ± 0,20,5 ± 0,20,5 ± 0,2
Área de fluxo (abertura) da válvula com um amortecedor totalmente aberto, cm2600600600600120012001200120018001800
Pressão de fechamento da válvula **, kPa, não mais0,30,3110,30,3110,30,3
Posição da válvula em estruturas de fechamentodentro da área protegida, horizontal, entrada para baixo
Tipo de conexão com a envolvente do edifícioFlangeado
Material dos principais elementos da válvula: - corpoAçoAço isoladoAçoAço isoladoAçoAço isoladoAçoAço isoladoAçoAço isolado
- obturadorAçoTextoliteAçoTextoliteAçoTextoliteAçoTextoliteAçoTextolite
- selanteSilicone (perfil "D")
- rolamento amortecedorLatão
Dimensões gerais, mm, não mais: -comprimento;662662662662760760760760858858
- altura;160160160160225225225225290290
- largura150150150150240240240240300300
Peso, kg, não mais6,47,79,510,813,513,715,315,517,818,3
A pressão de abertura do KSID-P é determinada a partir da condição de manutenção da resistência das estruturas edilícias das instalações protegidas ou dos equipamentos nelas localizados.
Nota: * A pressão de abertura é o excesso de pressão do gás antes da válvula, na qual o elemento de corte começa a subir acima da sede.

** Pressão de fechamento - excesso de pressão do gás pela válvula, na qual, após a liberação do meio, o elemento de fechamento é assentado na sede com a estanqueidade especificada.

Conselho de profissional

  • O dispositivo de jateamento com especificações padrão permite que a água passe mesmo em níveis de baixa pressão quando entupida. Você pode resolver o problema limpando as partes do corpo. Para isso, o produto deve ser desmontado e colocado em um recipiente com vinagre por 2 a 3 horas. Em seguida, enxágue com água até que esteja completamente limpo e reinstale-o em seu lugar de origem, lubrificando a área de conexão com álcool.
  • Se a válvula continuar a vazar após a limpeza, provavelmente a gaxeta de borracha que repousa na sede está entupida com detritos. É mais fácil substituir essa peça do que limpá-la sem deformações. A substituição da válvula na linha de abastecimento da caldeira pode ser vista no vídeo:
  • Vários consumidores duvidam razoavelmente da durabilidade das válvulas com peças de plástico. Eles realmente têm uma vida útil mais curta, por isso é melhor comprar imediatamente com componentes de metal. Esses produtos são em média 100-150 rublos mais caros, mas duram muito mais tempo.
  • Você não pode simplesmente afogar o dispositivo, mesmo que ele vaze. Um grande número de caldeiras de aquecimento falhou precisamente após a instalação do plugue.
iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores