Irá direcionar o refrigerante na direção certa! Coletor de aquecimento DIY: como fazer um dispositivo


Informação geral

Hoje, os coletores, popularmente chamados de pentes, são usados ​​para a conexão agregada de uma série de acessórios de aquecimento e encanamento. Externamente, este dispositivo é uma parte cilíndrica com uma entrada e vários ramos. Cada ramal é fornecido com válvulas de fechamento.
O princípio de operação deste dispositivo é o seguinte - água ou outro líquido é fornecido à entrada sob pressão. Além disso, é distribuído para as torneiras, que permitem ligar em paralelo várias instalações sanitárias ou, por exemplo, vários circuitos do sistema de aquecimento por piso radiante.

A conexão do coletor permite garantir uma pressão de água uniforme em todas as instalações hidráulicas quando são ligadas ao mesmo tempo. No caso de utilização de pentes em sistemas de aquecimento, é garantido o aquecimento uniforme de todos os dispositivos de aquecimento (radiadores ou circuitos de piso radiante).

Esquema de uso de coletores no sistema de aquecimento por piso radiante

É muito simples montar um pente de polipropileno com as próprias mãos, para isso basta um conjunto de tês e válvulas de esfera.

Nesse caso, o aparelho terá uma série de vantagens, como:

Resistente a corrosão. Aperto, uma vez que as conexões soldam juntas de forma confiável. Durabilidade - virtualmente nenhuma escala se instala nas paredes de polipropileno dos acessórios. Barato, devido ao fato de o preço dos tubos e conexões de polipropileno não ser alto. Confiabilidade, uma vez que o polipropileno é um material bastante resistente. A capacidade de fazer exatamente quantas curvas forem necessárias. Capacidade de utilização do produto tanto para abastecimento de água como para aquecimento.

Por essas razões, muitos especialistas preferem dispositivos automontados de peças de polipropileno a coletores de metal.

Como fazer um coletor de polipropileno com as próprias mãos

Colecionador caseiro

É importante seguir a direção

Fazer um coletor de distribuição caseiro deve começar com planejamento. Você precisa determinar por si mesmo alguns dos componentes da rede de aquecimento em casa.

O número de circuitos para onde o refrigerante será direcionado. O número de equipamentos de aquecimento. Não se esqueça de decidir sobre sua potência, temperatura da água e assim por diante. Ou seja, você precisa de suas especificações técnicas. Se, no futuro, você planeja integrar elementos de aquecimento adicionais no sistema de aquecimento, por exemplo, uma bomba de calor ou painéis solares, então é melhor levá-los em consideração com antecedência. O número de equipamentos adicionais (bombas, válvulas, acessórios, tanques de armazenamento, termômetros, manômetros, etc.).

Agora o design do dispositivo está sendo determinado, principalmente é necessário levar em consideração como cada circuito se encaixará e de que lado (parte inferior, superior, lateral)

Chamamos sua atenção para algumas das nuances da conexão

Caldeiras a gás ou elétricas são conectadas ao manifold por baixo ou por cima. Se for instalada uma bomba de circulação no sistema de aquecimento, a ligação é feita apenas a partir da extremidade do pente. Caldeiras de aquecimento indireto e unidades de combustível sólido cortam o coletor apenas na extremidade. Os circuitos de alimentação dos sistemas de aquecimento são interrompidos pela parte superior ou pela parte inferior.

É bom que um pequeno desenho da estrutura do coletor seja transferido para o papel. Isso dará uma imagem visual que tornará mais fácil a fabricação do dispositivo. Além disso, você pode indicar com precisão as características dimensionais que deverão ser mantidas durante o processo de fabricação.Por exemplo, a distância entre os bicos dos circuitos de alimentação e retorno deve ser de 10 a 20 cm. Não faça mais nem menos, simplesmente será inconveniente em termos de manutenção. A distância entre os dois compartimentos (alimentação e retorno) deve estar na mesma faixa.

Torne seu dispositivo compacto e bonito. Recomendamos que indique na figura todas as ligações roscadas com indicação dos tamanhos das roscas, não se esqueça de assinar todos os contornos necessários. Isso permitirá que você não cometa erros ao se conectar. Agora, a partir do esboço, fica claro quanto e quais materiais você precisará para fazer um coletor de distribuição caseiro.

Processo de manufatura

Observe que os compartimentos de abastecimento e retorno podem ser feitos de tubos redondos ou quadrados. Muitos artesãos preferem a última opção.

Eles afirmam que é mais fácil trabalhar com.

Então, aqui está a sequência de fabricação:

Para todas as dimensões que foram indicadas no esboço, é necessário preparar os materiais adequados. Praticamente todos são canos. Eles são conectados de acordo com o desenho do desenho de acordo com a finalidade de cada um. A conexão é feita por meio de uma máquina de solda. Os pontos de soldagem devem ser limpos com escova de ferro, se necessário, desengraxados. O dispositivo acabado deve ser testado quanto a vazamentos. Portanto, todos os tubos deverão ser fechados hermeticamente, restando apenas um. Água quente é derramada nele. Se nenhuma das juntas estiver pingando, o trabalho foi realizado em alto nível. O coletor deve ser pintado e seco. É possível realizar a instalação e conexão de todos os sistemas de tubos com a instalação de válvulas.

Uma opção mais simples

Agora, à questão, não é melhor comprar uma versão pronta? Existe um "MAS" aqui. O coletor de distribuição acabado pode não se ajustar exatamente ao seu sistema de aquecimento; você terá que alinhar os indicadores de engenharia de calor de outras maneiras. Por exemplo, instalando um pente adicional. E isso representa custos extras e volume extra de trabalho de instalação. E um pente caseiro, no qual você teve em conta todas as características do design para aquecer sua casa, vai caber com certeza e vai funcionar com eficiência e racionalidade.

Portanto, vale a pena pensar na pergunta que foi feita no início do artigo, como fazer um manifold de distribuição com as próprias mãos? Digamos que é um processo simples que levará um dia. Mas você simplesmente deve ter as habilidades para trabalhar com uma máquina de solda e outras ferramentas de chaveiro. Sem isso, será impossível garantir a qualidade do aparelho.

gidotopleniya.ru

Disposição do sistema de aquecimento

Para aquecer o edifício, é utilizada uma caldeira de aquecimento indireto, que é ligada ao coletor. Além disso, uma caldeira deve ser usada como fonte de calor adicional. Pode ser gás e combustível sólido. No outono e na primavera, quando a temperatura desejada no circuito pode ser atingida exclusivamente por meio da energia solar, a caldeira pode ser deixada de fora.

Se os invernos em sua região forem suficientemente frios, você não conseguirá obter o aquecimento normal do refrigerante com apenas um coletor. No entanto, a utilização do equipamento em questão permite-lhe poupar bastante. Desde um pouco aquecida a água fluirá para a caldeira. Conseqüentemente, menos combustível deve ser consumido para aquecê-lo totalmente.

O tamanho do coletor deve ser o maior possível. Isso permitirá que você o use da maneira mais otimizada. O tamanho do coletor deve ser igual a 0,4-0,45 da área do edifício aquecido.

Visualizações

Os grupos coletores para sistemas de aquecimento são vendidos prontos, podendo ter diferentes configurações e quantidade de pontos de venda.Você pode escolher um conjunto de coletor adequado e instalá-lo você mesmo ou com a ajuda de especialistas.

No entanto, a maioria dos modelos industriais são versáteis e nem sempre atendem às necessidades de uma determinada casa. Convertê-los ou retrabalhá-los pode aumentar significativamente os custos. Portanto, na maioria dos casos, é mais fácil montá-lo a partir de blocos separados com suas próprias mãos, levando em consideração as características de um determinado sistema de aquecimento.

Grupo coletor para sistema de aquecimento, completo

O desenho do grupo coletor universal é mostrado na figura. É constituído por dois blocos de fluxo direto e reverso do meio de aquecimento, equipados com o número necessário de saídas. Os medidores de vazão são instalados no coletor de alimentação (direto), os cabeçotes térmicos estão localizados no coletor de retorno para regular a temperatura da água de retorno em cada circuito. Com a ajuda deles, você pode definir a taxa de fluxo necessária do refrigerante, que determinará a temperatura nos radiadores de aquecimento.

A unidade de distribuição múltipla está equipada com manômetro, bomba de circulação e válvulas de ar. Os coletores de suprimento e retorno são combinados em uma unidade com suportes, que também servem para fixar a unidade em uma parede ou gabinete. O preço de tal bloco é de 15 a 20 mil rublos, e se algumas das torneiras não forem usadas, sua instalação será claramente inadequada.

As regras de instalação do bloco finalizado são mostradas no vídeo.

Pente - unidade manifold

Os itens mais caros em um bloco manifold são medidores de fluxo e cabeçotes térmicos. Para evitar pagar a mais por elementos desnecessários, você pode comprar um coletor, o chamado "pente", e instalar os dispositivos de controle necessários com as próprias mãos apenas onde for necessário.

O pente é constituído por tubos de latão com um diâmetro de 1 ou ¾ "com um certo número de ramificações com um diâmetro para tubos de aquecimento de ½". Eles também estão conectados entre si por um suporte. Os ramais do coletor de retorno são dotados de plugues que permitem a instalação de cabeçotes térmicos na totalidade ou em parte dos circuitos.

Alguns modelos podem ser equipados com torneiras, com a sua ajuda, você pode ajustar o fluxo manualmente. Esses pentes têm um corpo fundido e são equipados com uma rosca de união / porca nas extremidades, o que permite montar de forma rápida e fácil um manifold a partir do número necessário de ramos.

Para economizar dinheiro, o coletor para sistemas de aquecimento pode ser montado de elementos individuais de forma independente ou totalmente feito à mão.

Construção de tubo flexível

PVC

Apenas materiais de alta qualidade são usados ​​para criar um coletor solar confiável. Para este propósito, tubos de metal-plástico ou mangueiras comuns usadas para irrigação são adequados. O coletor pode ser composto por vários módulos. Os tubos devem ser colocados neles e bem apertados.

Este projeto é o mais simples. Sua principal desvantagem é a necessidade de usar uma bomba. Uma vez que a circulação natural é impossível em tal projeto. Se o comprimento dos tubos for muito longo, o indicador da resistência hidráulica será maior do que a força inicial criada devido à diferença de temperatura.

Observe que a instalação da bomba não apresenta nenhum problema. Além disso, esse sistema vai render rapidamente.

Instalação de piscina

A opção de coletor em consideração também pode ser usada para aquecer a água da piscina. Deve ser conectado a um sistema de filtração com equipamento de bombeamento. O líquido que circula no interior será aquecido antes de entrar no recipiente da piscina.

Existem opções para as quais é permitido abandonar a instalação do tanque de armazenamento. Esta abordagem pode ser implementada se a água aquecida for destinada exclusivamente para uso durante o dia em um pequeno volume. Por exemplo, o comprimento do circuito é cento e cinquenta metros.Neste caso, o indicador do diâmetro interno é dezesseis milímetros. Este projeto tem capacidade para trinta litros de líquido. Se a estrutura consistir em vários compartimentos conectados em um sistema, haverá muito mais água aquecida.

Dicas para instalar um coletor para aquecimento de piso

Tipos de colecionadores.

A instalação de tal estrutura para um piso quente pode ser feita de forma independente. O manifold para distribuição está, na maioria dos casos, localizado em um gabinete do manifold ou em uma sala separada, escondida na parede. Ao instalar a estrutura, você deve levar em consideração as nuances:

  1. Procure colocar o coletor de distribuição no ponto mais alto do sistema de aquecimento em relação ao nível das dobradiças colocadas. Isso é necessário para que, se necessário, seja possível retirar o ar das tubulações instaladas.
  2. O coletor de distribuição deve estar localizado na parte central das instalações que são aquecidas.
  3. Você precisará conectar circuitos do mesmo comprimento a uma estrutura. Se tais contornos não estiverem disponíveis, o comprimento deve ser o mais próximo possível do comprimento do elemento que está localizado nas proximidades.

Finalidade funcional

Para começar, existe uma regra muito importante e, se não a cumprir rigorosamente, o sistema de aquecimento da casa não funcionará bem. Esta regra estabelece que o diâmetro do tubo de saída da caldeira de aquecimento deve ser sempre igual ou ligeiramente inferior ao indicador total dos diâmetros de todos os circuitos que consomem o refrigerante

A melhor opção se for maior.

Para efeito de comparação, aqui está um exemplo de uma unidade montada na parede em que o diâmetro do tubo de saída é de ¾ polegada. Imagine que esta caldeira vai aquecer três circuitos separados:

  • O aquecimento principal é o sistema de radiador.
  • Chão quente.
  • Caldeira de aquecimento indireto, que utilizará água destinada ao consumo doméstico.

Agora imagine que o diâmetro de cada circuito é de pelo menos ¾ polegada, como a caldeira. Mas o número total será três vezes maior. Ou seja, não importa como você queira, será simplesmente impossível fornecer a quantidade necessária de refrigerante através do diâmetro do bico da caldeira de aquecimento de forma que seja suficiente para todos os três circuitos. Tanto para uma diminuição na transferência de calor em toda a área da casa.

É claro que, individualmente, todos os circuitos funcionarão bem. Por exemplo, o circuito principal (radiador) sem a inclusão de pisos quentes dominará completamente o espaço aquecido. Mas assim que você ligar o sistema de aquecimento por piso radiante, tudo, nem aqui nem aqui, não terá refrigerante suficiente. O refrigerante tem temperatura suficiente, seu volume não é suficiente.

Este problema bastante sério é resolvido com a instalação de um coletor de distribuição no sistema de aquecimento. Na verdade, trata-se de uma estrutura feita de tubos de metal inoxidável, em cujo dispositivo estão instalados os dispositivos de entrada e saída do refrigerante distribuídos ao longo dos circuitos. Para regular a temperatura, pressão, vazão e velocidade, são instaladas válvulas de fechamento ao longo das saídas, que realizam todas as funções necessárias.

O mais importante é que com a ajuda do coletor de distribuição, você pode controlar o regime de temperatura em uma única sala. E isso não afetará os cômodos vizinhos e a temperatura da casa como um todo.

Dispositivo coletor

O coletor consiste em dois tubos:

  1. Conecta a linha de fluxo da caldeira aos circuitos de fluxo dos sistemas de aquecimento. Este compartimento auxilia na distribuição de água quente. Seu dispositivo ajuda especialmente no caso em que surge a questão de consertar um ou outro ramo. Nesse caso, em um determinado circuito, onde é necessária a realização de reparos, a válvula de corte fecha. Ele simplesmente desliga o suprimento de refrigerante.
  2. O compartimento de retorno regula a pressão dentro de cada circuito, o que garante a qualidade da movimentação do refrigerante.E, portanto, a qualidade da transferência de calor dos sistemas de aquecimento.

Quem não entende qual é a essência de instalar um coletor de distribuição começa a construir várias instalações adicionais no sistema de aquecimento: uma bomba de circulação, válvulas para vários fins e assim por diante. Sejamos realistas, isso não adianta, eles não podem ser usados ​​para aumentar o volume do refrigerante. Você simplesmente fará despesas desnecessárias que acabarão sendo em vão.

Atenção! Se você for o proprietário de um grande edifício de vários andares, é recomendável instalar um coletor de distribuição separado para cada andar.

Esquema de "inverno"

Para equipar um coletor solar que funciona o ano todo, é necessário usar um refrigerante diferente. O anticongelante é usado em vez de água. Teremos que usar um esquema completamente diferente. Para fazer isso, você precisa usar uma caldeira que funcione com base no aquecimento indireto. O resultado final é que o transportador de calor aquecido pela energia solar passa pelo trocador de calor serpentina até a caldeira e aquece a água dentro do tanque.

Para garantir o funcionamento normal do circuito em questão, é necessário o uso de uma válvula de segurança, um respiradouro automático e um manômetro.

Para que é necessário

Ao instalar sistemas de pressão de água, há uma regra: o diâmetro total de todos os ramais não deve exceder o diâmetro do tubo de alimentação. No que diz respeito aos equipamentos de aquecimento, esta regra é a seguinte: se o diâmetro da saída da caldeira for de 1 polegada, então dois circuitos com um diâmetro de tubo de ½ polegada são permitidos no sistema. Para uma pequena casa aquecida apenas por radiadores, esse sistema funcionará com eficiência.

Na verdade, há mais circuitos de aquecimento em uma casa ou chalé particular: piso radiante, aquecimento de vários andares, despensas e garagem. Quando eles estão conectados através de um sistema de ramificação, a pressão em cada circuito será insuficiente para aquecer efetivamente os radiadores, e a temperatura da casa não será confortável.

Portanto, os sistemas de aquecimento ramificados são realizados com sistemas coletores, esta técnica permite ajustar cada circuito separadamente e definir a temperatura desejada em cada ambiente. Portanto, para uma garagem, mais 10-15 ° C é suficiente, e para um berçário, uma temperatura de cerca de mais 23-25 ​​° C é necessária. Além disso, os pisos quentes não devem aquecer mais do que 35-37 graus, caso contrário, será desagradável andar sobre eles e o revestimento do piso pode deformar-se. O coletor e a temperatura de desligamento também podem resolver esse problema.

Vídeo: utilização de sistema coletor para aquecimento doméstico.

Os grupos coletores para sistemas de aquecimento são vendidos prontos, podendo ter diferentes configurações e quantidade de pontos de venda. Você pode escolher um conjunto de coletor adequado e instalá-lo você mesmo ou com a ajuda de especialistas.

No entanto, a maioria dos modelos industriais são versáteis e nem sempre atendem às necessidades de uma determinada casa. Convertê-los ou retrabalhá-los pode aumentar significativamente os custos. Portanto, na maioria dos casos, é mais fácil montá-lo a partir de blocos separados com suas próprias mãos, levando em consideração as peculiaridades de um determinado sistema de aquecimento.

Grupo coletor para sistema de aquecimento, completo

O desenho do grupo coletor universal é mostrado na figura. Consiste em dois blocos para o fluxo direto e reverso do meio de aquecimento, equipados com o número necessário de saídas. Os medidores de vazão são instalados no coletor de alimentação (direto), os cabeçotes térmicos estão localizados no coletor de retorno para regular a temperatura da água de retorno em cada circuito. Com a ajuda deles, você pode definir a taxa de fluxo necessária do refrigerante, que determinará a temperatura nos radiadores de aquecimento.

Como fazer um coletor de polipropileno com as próprias mãos

A unidade de distribuição múltipla está equipada com manômetro, bomba de circulação e válvulas de ar.Os coletores de suprimento e retorno são combinados em uma unidade com suportes, que também servem para fixar a unidade em uma parede ou gabinete. O preço de tal bloco é de 15 a 20 mil rublos, e se algumas das torneiras não forem usadas, sua instalação será claramente inadequada.

As regras de instalação do bloco finalizado são mostradas no vídeo.

Pente - unidade manifold

Os itens mais caros em um bloco manifold são medidores de fluxo e cabeçotes térmicos. Para evitar pagar a mais por elementos desnecessários, você pode comprar um coletor, o chamado "pente", e instalar os dispositivos de controle necessários com as próprias mãos apenas onde for necessário.

O pente é constituído por tubos de latão com um diâmetro de 1 ou ¾ "com um certo número de ramificações com um diâmetro para tubos de aquecimento de ½". Eles também são conectados entre si por um suporte. Os ramais do coletor de retorno são dotados de plugues que permitem a instalação de cabeçotes térmicos na totalidade ou em parte dos circuitos.

Como fazer um coletor de polipropileno com as próprias mãos
Alguns modelos podem ser equipados com torneiras, com a ajuda deles você pode ajustar o fluxo manualmente. Esses pentes têm um corpo fundido e são equipados com uma rosca de união / porca nas extremidades, o que permite a montagem rápida e fácil de um manifold a partir do número necessário de ramos.

Para economizar dinheiro, o coletor para sistemas de aquecimento pode ser montado de elementos individuais de forma independente ou totalmente feito à mão.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores