Fogões longos: o que há e como fazer um forno maravilhoso com as próprias mãos

Aquecimento com fogão a gasóleo

O fogão a gasóleo é escolhido para aquecimento de garagens devido ao seu reduzido tamanho e baixo consumo de energia. Por exemplo, um fogão com capacidade de 2,5 kW consome no máximo 0,2 litros de óleo diesel por hora. O peso do fogão normalmente não ultrapassa os 10 kg, e a compactação do dispositivo permite colocar o fogão em qualquer lugar conveniente para uma pessoa.

Existem vários tipos principais de fogões a diesel:

  • mini forno com pavio;
  • pistola de calor;
  • forno de combustão direta;
  • fogão conta-gotas;
  • forno de água aquecida.

Cada um dos fornos possui características próprias.

forno a diesel
Fogão caseiro a gasóleo

Mini forno com pavio

Esses aquecedores podem ser adquiridos na loja. O projeto do forno consiste em duas partes principais - um tanque de combustível e um tanque aberto. As embarcações são interligadas e o abastecimento de combustível é controlado por uma válvula especial. Outro elemento indispensável de um miniforno é um pavio, cuja ponta fica imersa em um recipiente com combustível. O abastecimento de óleo diesel é regulado graças a uma válvula especial. Depois de girar a válvula, a válvula abre entre os vasos comunicantes, impregnando assim o pavio com uma mistura combustível. Da mesma forma, o aparelho desliga, cortando o fornecimento de combustível.

Essa fornalha é acionada manualmente. Um fósforo ou um isqueiro é adequado para isso. Vale a pena atear fogo ao pavio alguns minutos depois de abrir a válvula. Você também deve esperar 10 minutos para que o forno aqueça. Depois disso, o forno a diesel autônomo funcionará de forma independente. O miniforno a diesel desliga 5 minutos depois de desligar a válvula.

A potência dos fornos da fábrica é de 1,8 a 5 kW. Alguns deles são equipados com uma grade especial de metal na qual você pode aquecer algo. Por exemplo, ferva água. Este projeto é adequado para quem passa muito tempo na garagem durante o inverno.

Não se esqueça de que o fogão a diesel tem várias desvantagens significativas. Em primeiro lugar, é um cheiro desagradável pungente. É melhor acender o pavio ao ar livre. Os vapores do combustível diesel são tóxicos e cancerígenos; esse aquecedor não deve ser usado 24 horas por dia. Além disso, se você usa o fogão com freqüência, é necessário limpar o queimador regularmente. O pavio precisa ser substituído regularmente.

mini forno com pavio
Mini forno a diesel com pavio industrial

Características de uso

O conjunto de entrega deve incluir instruções, pois apesar da sua simplicidade, o forno é um aparelho e requer os devidos cuidados. A altura da frigideira de 7 cm não foi escolhida por acaso. Não encha o recipiente até a borda, o nível recomendado para cozinhar é a metade da altura, e para assar tortas - 1/3.

Os produtos que são ingredientes do futuro prato absorvem parte do calor irradiado pela tampa. Se não houver produtos na frigideira, essa situação poderá causar superaquecimento do elemento. Você pode ligar o forno vazio, mas apenas por um certo tempo. Após a cozedura, o forno pode ser lavado com qualquer detergente que não seja o que contenha partículas abrasivas. Não deixe umidade antes do armazenamento a longo prazo, portanto, após a lavagem, a superfície deve ser seca ou enxugada.

As questões relativas à segurança elétrica correspondem aos requisitos para a condição da fiação elétrica. O cabo deve estar completamente isolado e deve ser desconectado do dispositivo após desligá-lo. Ao operar o forno, é necessário restringir o acesso das crianças, pois o corpo fica muito quente.

Frigideira e tampa do aparelho
O aparelho consiste em uma tampa e uma frigideira

Fogão caseiro com pavio

Para a fabricação de um fogão caseiro a combustível, deve-se usar apenas materiais de alta qualidade. O forno deve ser necessariamente pequeno em tamanho, uma vez que os dispositivos de pavio têm uma grande liberação de calor. Se o dispositivo superaquecer, pode causar uma explosão.

Se possível, é melhor usar um primus em vez de um pavio. Devido ao baixo consumo de óleo diesel, é mais seguro.O primus deve ser feito de cordão de amianto. Deve ser enrolado em um loop morto. Os risers devem ser soldados no tanque de combustível. O volume do tanque de combustível não deve exceder 0,7 litros. Um pequeno palete deve ser soldado aos tubos de combustível sob o circuito morto, que será usado para a ignição. O princípio de funcionamento de um fogão caseiro é bastante simples: o óleo diesel é despejado no palete e aceso, o primus aquece e o processo de combustão começa.

Faça Você Mesmo

Construir você mesmo um aquecedor é um processo muito caro, demorado e trabalhoso. Só se justifica quando seu preço de custo é inferior ao preço de desenvolvimento da fábrica. Para um forno milagroso, este processo não se justifica, mas cada um decide por si o que é melhor.

Existem vários tipos de aquecedores a diesel.

Aquecedor de cilindro de gás

Para a fabricação, você precisará de:

  1. Um cilindro sem costura com uma espessura de parede inferior a 1,5 cm.
  2. Canos de chaminé com 4 m de comprimento e mais de 10 cm de diâmetro.
  3. Tanque de combustível até 15 litros.
  4. Tubos de cobre.
  5. Máquina búlgara e de soldagem.
  6. Quadrados de aço.

O processo de abastecimento do óleo diesel ocorre por gravidade. Não requer elementos adicionais para aquecer o ar. A fonte de combustão deve estar na mesma altura do circuito. Isso evita que o forno superaqueça a uma temperatura perigosa de incêndio.

Instruções de fabricação:

  1. Corte o balão com um moedor em duas partes iguais. Um deles servirá como uma cobertura, o outro - uma câmera.
  2. Soldar cantos de metal na câmerade modo a formar as pernas.
  3. Faça um pequeno furo na tampa com uma máquina de solda para um tubo de escape com um diâmetro de 10 cm. O orifício deve ser feito a uma distância de 15 cm do bordo.
  4. Faça um pequeno furo na caixapara ser usado para ajustar o fluxo de ar. Será coberto com um prato especial.
  5. Meça 10 cm do local da soldagem e faça um furo de 3 mm de diâmetro no ponto obtido. De acordo com este princípio, devem ser feitos mais 10 furos, sendo que o último deles estará localizado a uma distância de 0,5 m do ponto de soldagem.
  6. Faça um furo no tubo para um tubo com 8 cm de diâmetro e 4 m de comprimento. Deve ser montado paralelo ao chão e bem soldado.
  7. Para encher o fluido de combustível na tampa, faça orifício adicional com diâmetro não superior a 8 cm.

Forno caseiro
A fonte de combustão deve estar na mesma altura que o circuito, isso evita que o forno superaqueça a uma temperatura perigosa de incêndio

Tipo de fogão de gotejamento

O forno de gotejamento é muito fácil de fabricar. Via de regra, é utilizado para aquecer uma pequena área das instalações.

Instruções de fabricação:

  1. Faça um cálculo preliminar da área que será aquecida. Por exemplo, para uma sala de 3 por 3 metros, basta uma caixa com os parâmetros 30x30x45 cm.
  2. Para um pequeno fogão, você pode usar um recipiente de um extintor de incêndio, para tamanhos maiores, pode-se usar um recipiente de 200 litros.
  3. Para um recipiente para óleo diesel, um recipiente com um volume de 2 litros é suficiente, por exemplo, você pode usar um queimador médico comum. Para conectá-lo, conecte a mangueira de borracha do queimador em um ângulo de 90 graus a um tubo de cobre de pequeno diâmetro e comprimento de 1 m.
  4. A mangueira deve ser dobrada ao meio e presa com uma braçadeira para fixar as partes do fogão. O parafuso de ajuste deve ser montado de forma que o fluxo do fluido goteje.
  5. Em vez de um pavio, você pode usar trapos embebidos em óleo diesel.
  6. Instale a porta.
  7. Faça um furo no centro da caixa para o diâmetro do tubo de cobre.
  8. Se você planeja usar o aparelho para cozinhar, não monte o tubo pela parte superior, mas pela lateral.

Pistola de calor

Uma pistola de calor é usada para aquecer salas grandes o suficiente, até 20 m3. O canhão aquece o ar deixando-o passar com um ventilador, aquecendo assim o processo muito mais rápido do que um dispositivo com um pavio. Os modelos são fabricados com potências de 10 a 100 kW. Este é um dispositivo à prova de fogo que possui funções de desligamento de emergência do abastecimento de combustível.

Uma pistola de calor é uma estrutura cilíndrica que consiste em um ventilador, um tanque de combustível e um queimador. Para iniciar o ventilador, tal dispositivo precisa de fonte de alimentação.

Existem dois tipos de armas: aquecimento direto e indireto. O dispositivo de aquecimento direto é adequado para aquecer o ar em áreas abertas. Para as instalações, você deve comprar uma pistola de calor apenas para aquecimento indireto, cuja fumaça é retirada pela chaminé.

pistola de calor
Pistola de Calor Industrial Diesel

Faça você mesmo uma pistola de calor

Apesar do nome, a pistola de calor pode ser não apenas redonda, mas também retangular. Para criar o corpo da unidade, um tubo de metal ou chapa de ferro galvanizado é adequado. Vários recipientes precisam ser feitos. Um será usado como tanque de combustível, o outro como local para a câmara de combustão e ventilador.

Para aquecer o ambiente o mais rápido possível, é aconselhável usar um ventilador suficientemente potente. O ar vai circular mais rápido através da pistola de calor, assim a sala vai aquecer mais rápido.

É desejável fazer o tanque de diesel de um material com baixa condutividade térmica. Você pode usar metal comum, mas deve cuidar do isolamento térmico. É necessário colocar o tanque na parte inferior da estrutura, a distância até o topo deve ser de no mínimo 15 cm.

O ventilador é instalado na parte traseira da caixa superior. Um tubo de metal se estende do tanque de combustível, que é conectado ao filtro de combustível e uma bomba, que é conectada à câmara de combustão por meio de um bico. A parede frontal da estrutura é fechada com uma tela. Também vale a pena ter o cuidado de criar uma saída de fumaça.

O calor da pistola de calor pode chegar a 400 graus, então você não pode estar diretamente na frente da unidade. É melhor usar esse aquecedor ao ar livre. Se eles aquecerem a sala, você deve cuidar da fumaça que sai dela.

Especificações

Os elementos de aquecimento consomem 0,8 kW de eletricidade. Em comparação com um forno de micro-ondas, esse número é muito baixo. O cabo possui um conector conveniente e seguro com contatos deslizantes. O diâmetro da panela é de 28 cm e o volume máximo do recipiente quando está totalmente cheio é de 3,5 litros.

É bom saber: como construir um forno de pizza a lenha com suas próprias mãos

Com essas dimensões, o fogão é fácil de desmontar e colocar em uma das prateleiras do armário da cozinha. As contrapartes europeias estão equipadas com recursos modernos. Estes são termostato, revestimento antiaderente, alças isoladas, válvula de alívio de pressão. Mas essas opções apenas aumentam o custo do dispositivo. E, novamente, nossas hospedeiras preferem o fabricante russo.

Modificação moderna
Modificação original

Forno de combustão direta

Um fogão de combustão direta pode ser feito por você. Essa unidade irá operar devido à corrente de ar natural.

Para criar um forno de combustão direta, apenas três elementos estruturais são necessários - dois tanques de metal e um tubo. Os recipientes podem ser quadrados ou cilíndricos.

O tanque inferior serve como recipiente para o combustível diesel. É necessário anexar várias pernas a ele para a estabilidade da estrutura. O tanque não está mais do que meio cheio com combustível líquido. Deve ser feito um pequeno orifício com aba na tampa, através do qual será possível regular o fornecimento de ar.

Um tubo deve ser conectado ao tanque inferior. É a chamada pós-combustão. Nele, o combustível restante é misturado ao ar secundário.

O tubo é conectado ao tanque superior. O contêiner deve ser equipado com uma divisória interna, atrás da qual será feito um orifício para a saída da fumaça.

A desvantagem de tal forno é seu alto consumo de combustível. Uma hora de aquecimento pode consumir até 2 litros de óleo diesel. Como qualquer dispositivo de aquecimento feito em casa, um fogão de queima direta pode acender, então não deve ser deixado sem vigilância.

Forno a lenha milagroso

Quando uma pessoa planeja se instalar em uma casa particular, seja uma casa de aldeia, uma cabana na cidade ou uma casa em algum lugar isolado, surge sempre a questão do aquecimento de alta qualidade do edifício.

A capacidade de trazer aquecimento central para a casa está disponível apenas dentro da cidade e, mesmo assim, nem sempre, em locais menos civilizados um sistema de gás natural pode vir em seu socorro. Às vezes acontece que no local escolhido para a construção também não há gasoduto, ou a conexão com ele é muito cara, e o fornecimento de gás em botijão por algum motivo não é uma opção aceitável. Neste caso, a única solução adequada é a construção de uma unidade de aquecimento como um fogão milagroso com lenha ou outro combustível sólido, que normalmente é suficiente em qualquer lugar fora da cidade, e você não precisa pagar por isso. Você mesmo pode projetar um forno adequado se tiver todas as ferramentas e materiais necessários, bem como bons desenhos.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores