Instalação DIY de um sistema de aquecimento feito de tubos de polipropileno

O polipropileno utilizado na produção de tubos de aquecimento permite resistir a altas temperaturas (até +75 ° C). Os produtos feitos com este material não conduzem eletricidade e são leves.

Além disso, eles têm baixa condutividade térmica, e não só os profissionais podem instalar sistemas de aquecimento com a ajuda deles. Ao instalar tubos de polipropileno com as próprias mãos, leve em consideração seu diâmetro, dilatação linear, pressão constante no sistema e temperatura da água.

Vantagens dos tubos de polipropileno

Os dutos de polipropileno se espalharam devido ao custo relativamente baixo, alta qualidade dos produtos e outras vantagens deste material para laminação de tubos:

  1. O baixo grau de condutividade térmica do produto de polímero mantém bem a temperatura do refrigerante.
  2. A baixa rugosidade das paredes internas dos tubos não reduz a velocidade de circulação do fluido ao longo do circuito e aumenta a transferência de calor da rede.
  3. Uma instalação muito simples e fácil do sistema de aquecimento, que até mesmo um proprietário inexperiente pode manipular, e a ajuda de um soldador profissional é necessária para montar uma tubulação de aço.
  4. Os tubos de polipropileno não são suscetíveis à ferrugem e corrosão, o que aumenta significativamente a vida útil da rede.
  5. Depósitos não se formam dentro dos produtos PP, portanto, não formam plugues e bloqueios, como suas contrapartes de metal.
  6. Os tubos de polímero se distinguem pela boa flexibilidade, alta resistência mecânica, alta temperatura e resistência à pressão.
  7. Os custos de organização de tal sistema de aquecimento são muito menores em comparação com outros materiais.
  8. A construção soldada homogênea sem conexões roscadas é caracterizada pela alta confiabilidade.
  9. A vida útil dos tubos de aquecimento de polipropileno é em média 30 anos.

Segundo os consultores profissionais do recurso Portal Santekhnik, os tubos de polipropileno são a melhor opção para os sistemas de aquecimento de uma casa privada ou casa de campo.

Tecnologia de soldagem

Uma vez que apenas tubos de polipropileno reforçado são usados ​​em sistemas de aquecimento, na hora de comprar preste atenção a que tipo de reforço é usado nos produtos que você escolheu.

Os tubos PP podem ter reforço externo ou interno.

Tubos com reforço externo de alumínio estão mais prontamente disponíveis e, portanto, são mais comumente usados. Este tipo de reforço quase não tem efeito sobre a resistência do tubo, mas é usado para reduzir a quantidade de expansão linear térmica. O uso de tais tubos complica um pouco o processo de instalação, uma vez que requer a remoção da camada externa de alumínio por decapagem em todo o comprimento do contato do tubo com a conexão. Além disso, a camada de reforço externa pode ser danificada por esforços mecânicos no tubo.

Tubos com reforço interno de alumínio não apresentam essa desvantagem. E, embora não necessitem de limpeza, a borda cortada do produto deve ser aparada com uma ferramenta especial. Isso é feito de forma que a borda cortada fique estritamente perpendicular à superfície externa do tubo. Quando essa condição é atendida, a borda cortada acima da camada de reforço é fundida com a camada abaixo dela, portanto, mesmo em alta pressão na tubulação, a água não pode penetrar entre as camadas de PP e formar bolhas na espessura do material, o que em última instância levar à destruição do tubo.

Tubos com reforço interno de fibra de vidro apresentam a menor expansão linear.

Outra vantagem é que os pontos de fusão da fibra de vidro e do polipropileno são muito próximos, portanto, não há necessidade de limpar ou aparar os tubos. Quando aquecida, a fibra de vidro se funde com as duas camadas de PP, formando um material monolítico. O custo de tais tubos é o mais alto.

Como seleciono elementos para montar um caminho?

Na escolha dos tubos de polipropileno para aquecimento, as características técnicas devem corresponder a determinados parâmetros, pois disso depende a eficiência do circuito de aquecimento.

Para a instalação de abastecimento de água quente, a marcação dos tubos de polipropileno para aquecimento deve conter os seguintes indicadores:

  • PN 20;
  • PN 25.

Esta designação indica que o polímero pode funcionar em um sistema com coeficiente de temperatura de 90 ° C e é capaz de suportar picos de até 100 ° C. Além disso, esses tubos carregam uma pressão de 20 e 25 atm.

Atenção! Os tubos de polipropileno reforçado com marcação PN 25 são a melhor opção para redes de aquecimento As características de design destes produtos aumentam a sua resistência e permitem resistir a altas temperaturas sem deformação.

Ao escolher os elementos para a montagem de um circuito de aquecimento, você deve prestar atenção aos seguintes pontos:

  1. A aparência dos espaços em branco. Sua superfície deve ser plana, arredondada, sem danos.
  2. O material dos produtos deve ser homogêneo.
  3. Todas as peças devem ser marcadas de forma distinta.

Para conectar seções individuais da rede, são usados ​​acessórios especiais, sem os quais é impossível montar qualquer circuito de aquecimento em uma casa privada. Os elementos de conexão diferem em diâmetro e forma.

Os seguintes tipos de acessórios são usados ​​para montar uma linha de aquecimento de casa feita de tubos de polipropileno:

  1. Acoplamento. A parte mais simples para conectar seções de tubos do mesmo diâmetro.
  2. Adaptador. Outro elemento simples que serve para montar tubos de diferentes diâmetros.
  3. Canto. Usado para conectar o pipeline em seções com uma curva. Usando este acessório, você pode criar um canto na linha sem deformação. Os cantos são dotados de rosca metálica externa, que permite a conexão de misturadores e demais acessórios hidráulicos.
  4. Tee. Esta parte permite conectar vários tubos ao mesmo tempo. Podem ser fornecidos com cabos, tanto do mesmo diâmetro, como de diferentes tamanhos de ramal.
  5. Compensador. Como o polipropileno tende a se expandir sob a influência de altas temperaturas, juntas de dilatação são usadas para proteger a linha de dobras. Esses produtos representam uma peça de trabalho em forma de loop e são instalados em seções de uma longa tubulação.

Atenção! Para um loop desenhado em torno de um objeto, é necessário definir contornos para evitar dobras dos tubos.

Para conectar peças de polipropileno com elementos de metal, um tipo de conexão denominado "americano" é usado para atingir a resistência máxima da junta.

Ao escolher as conexões, deve-se prestar muita atenção ao seu diâmetro, que deve corresponder exatamente ao diâmetro dos tubos. Este parâmetro é indicado na rotulagem do produto. É melhor adquirir conectores dos mesmos fabricantes dos tubos para obter a melhor qualidade de instalação.

Preparação para a instalação do sistema de aquecimento

Uma questão tão responsável como a instalação de aquecimento requer uma preparação cuidadosa:

  • Para começar, você precisa desenvolver por conta própria ou com a ajuda de especialistas um diagrama do sistema de aquecimento com todas as nuances: a configuração da rede, a localização dos dispositivos de aquecimento, a caldeira, o tanque de expansão, a bomba (se fornecido) e válvulas.
  • Em seguida, é necessário adquirir o equipamento, de acordo com as características calculadas.
  • Na compra de materiais, não se esqueça dos elementos de conexão - conexões, torneiras e outros elementos incluídos no diagrama do sistema de aquecimento.
  • Você precisa preparar ferramentas como uma fita métrica, um marcador, uma tesoura para cortar tubos de polipropileno, um ferro de soldar com bicos substituíveis (uma ferramenta cara pode ser alugada).

Se você nunca soldou tubos PP antes, depois de colher todas as seções de tubo necessárias do sistema futuro, pratique o aparamento ao fazer juntas soldadas.

Antes de iniciar o trabalho, você também deve observar as seguintes recomendações:

  • A soldagem de tubos de polipropileno pode ser feita a uma temperatura não inferior a +5 graus. Caso contrário, o processo de cura do PP será muito rápido, o que não permitirá que a junta ganhe a resistência necessária.
  • Para que a soldagem seja bem-sucedida, é necessário observar rigorosamente o tempo de aquecimento das extremidades dos tubos no ferro de soldar. Ele pode ser visualizado em tabelas de referência especiais.
  • É aconselhável tratar as juntas dos produtos PP com álcool.

Qual caldeira é a melhor para um sistema de polipropileno?

Antes de iniciar a montagem independente de um sistema de aquecimento de polipropileno, é necessário selecionar uma fonte adequada de energia térmica:

  1. Gás. Se pretende ligar a rede de aquecimento ao gasoduto central, deverá adquirir e instalar o equipamento adequado. Se houver desejo, é permitido abandonar a chaminé clássica escolhendo um modelo do aparelho com câmara de combustão fechada e chaminé coaxial, através da qual o ar fluirá para a caldeira e dela serão retirados os gases de exaustão. Ao mesmo tempo, o tubo de troca de ar pode ser levado para a rua através de uma parede ou até mesmo por uma abertura de janela.
  2. Elétrico. Se se planeja usar a eletricidade como fonte de combustível da caldeira, então a escolha de uma caldeira automatizada equipada com bombeamento, os dispositivos de segurança necessários e um tanque de expansão será a melhor solução. É mais fácil montar essa linha de aquecimento com suas próprias mãos.
  3. Combustível sólido. Esta é a fonte de calor NÃO mais recomendada para um sistema de polipropileno, mas ainda é aceitável. Mas, no caso de usar combustível sólido como recurso energético, deve-se abordar com responsabilidade o desenvolvimento competente de um esquema de tubulação, a fim de eliminar muitos erros. Uma vez que uma caldeira de combustível sólido produz até 1000 ° C, é necessário instalar elementos de tubulação adicionais e cumprir uma série de requisitos de instalação.

Atenção! A melhor opção para organizar um circuito de aquecimento de polipropileno é uma caldeira a gás de parede moderna com mecanismos de proteção, as bombas necessárias e dispositivos de controle e gerenciamento automático.

No caso de usar um gasoduto de propeno, é melhor recusar completamente outras fontes de energia.

Soldagem de tubos de plástico usando tecnologia de encaixe

Ferramenta necessária

Ao conectar tubos de até 40 milímetros, uma ferramenta de instalação, como uma máquina de solda manual, é usada. Para a instalação de tubos mais largos, será necessário um dispositivo de pré-alinhamento estacionário.

Ferramenta de soldagem

Ferramenta de soldagem

O elemento de aquecimento que transfere o calor inicial para o polímero é uma luva especial que funde a superfície externa, criando condições para a difusão mútua de limite das moléculas de plástico das peças a serem unidas. Tanto a superfície interna do encaixe quanto a superfície externa da extremidade do tubo inserido nele estão sujeitas a aquecimento.

As mangas são partes removíveis, são revestidas com Teflon, o que evita que o material fundido grude nas resistências.

Dica profissional: No entanto, a limpeza das superfícies de trabalho deve ser monitorada e cuidadosamente limpa dos resíduos de polipropileno após cada ciclo de trabalho com um pano ou espátula de madeira, e isso deve ser feito para evitar danos até o endurecimento do polímero.

O aparelho estacionário é instalado na superfície para que não balance durante a operação. Antes de ligar, você precisa pegar os bicos e instalá-los. Se a soldagem é inconveniente por falta de espaço, por exemplo, ao instalar tubos de polipropileno no banheiro, é melhor envolver um auxiliar.

Bocais para tubos de diferentes diâmetros

Tecnologia de solda por soquete

A tecnologia para instalação de tubos de polipropileno prevê uma série de regras:

  • Recomenda-se cortar tubos de polipropileno com uma faca afiada ou tesoura de metal em um ângulo de 90 °.
  • Se forem reforçados, o revestimento de metal deve ser removido nas extremidades.
  • Use luvas para evitar queimaduras.
  • A seguir, a instalação dos tubos de polipropileno é feita diretamente: as instruções da máquina de solda, lidas antes de iniciar o trabalho, vão facilitar, mas, de modo geral, os bicos devem ser aquecidos até 260 graus, uma temperatura mais baixa não dará um conexão forte. Ao mesmo tempo, o superaquecimento é inaceitável aqui, pois levará à destruição da estrutura de polipropileno e até mesmo ao bloqueio da tubulação.
  • As conexões devem ser soldadas rapidamente, verificando se há distorções e costuras desiguais na junta.
  • Após a soldagem, é necessário garantir a imobilidade dos elementos conectados entre si por alguns minutos, até que a costura endureça.

Tecnologia de solda por soquete

Tecnologia de solda por soquete

Vídeo tutorial sobre instalação

Diagrama de projeto e fiação

Se todos podem montar aquecimento em uma casa de campo com tubos de polipropileno, então apenas um especialista pode desenvolver corretamente um projeto e um diagrama de tal rede.

Ao desenvolver um sistema, é necessário levar em consideração muitos fatores que afetam o desempenho do circuito:

  1. Diâmetros de tarugos de tubos laminados. Toda a linha de aquecimento é montada e montada a partir de tubos de diversos diâmetros, o que permite criar condições ideais para uma circulação de alta qualidade do refrigerante.
  2. Ângulos de inclinação de exposição. Isso é extremamente importante para um sistema de gravidade e significativo para uma rede de circulação forçada.
  3. A marca dos produtos utilizados. Recomenda-se instalar apenas espaços em branco reforçados.
  4. O número e a localização dos radiadores afetam as características de temperatura da sala.
  5. Características de design. Dependendo disso, as opções com um tipo de feed inferior ou superior são usadas.

Após um exame minucioso da estrutura individual, o especialista elabora um projeto, que indica todas as informações sobre os materiais utilizados:

  • diâmetros da linha;
  • ângulos de inclinação;
  • locais e métodos de fixação e instalação de dispositivos de aquecimento;
  • diagrama de tubulação da caldeira.

Com base neste projeto e esquema, é feito um orçamento para a organização do aquecimento de tubos de polipropileno.

Escolha de um esquema de sistema de aquecimento


Para fazer um sistema de aquecimento de polipropileno com suas próprias mãos, você deve escolher um layout de tubo.

Um diagrama de fiação de tubo único é considerado o mais simples e barato. Os radiadores de aquecimento são conectados em série, o número de componentes da rota é pequeno.

A cablagem está disposta de forma que quanto mais distante da unidade de aquecimento estiver a bateria, menos ela irá aquecer. A água é resfriada durante a condução na rodovia. Esta é a desvantagem de tal layout de tubo. É também chamado de "Leningrado" e é mais frequentemente usado em pequenas casas.

Ao organizar um sistema de aquecimento com circuito coletor, mais dinheiro será gasto, mas a qualidade do aquecimento será maior. O calor na casa é distribuído uniformemente.

A melhor opção é um sistema de aquecimento de dois tubos. Os canos se encaixam no chão ou na parede da casa.As linhas de retorno e abastecimento estão localizadas em paralelo. Todas as baterias aquecem uniformemente.

Regras de soldagem para produtos de polipropileno

É necessário soldar rolos de tubo de polipropileno com um dispositivo especial para soldar polipropileno. As peças que serão soldadas são aquecidas a uma temperatura de 260 ° C, o que acaba criando uma conexão permanente com o mesmo tipo de estrutura. Ao mesmo tempo, os átomos dos elementos passam uns para os outros, de modo que a junção é muito forte.

O processo de soldagem é realizado na seguinte sequência:

  1. O dispositivo de solda está conectado à rede elétrica. É permitido começar a trabalhar depois que o indicador de sinal se apaga pela segunda vez.
  2. As peças de trabalho são cortadas no tamanho necessário. Para isso, são utilizadas tesouras especiais.
  3. A borda do tubo destinado à soldagem deve ser removida da folha até o valor desejado usando um barbeador e uma faca comum.
  4. O tubo com o encaixe correspondente deve ser colocado nos bicos especiais do dispositivo de solda e resistir um certo tempo. A duração do aquecimento depende do tamanho das peças de trabalho.
  5. Além disso, os componentes são unidos. Neste caso, você precisa garantir que não haja inclinação, os elementos não podem ser movidos e girados.

Atenção! A colocação correta dos acessórios é essencial. Se você definir o canto na direção errada, terá que refazer o nó inteiro.

Muitas vezes, no processo de montagem do circuito, torna-se necessário conectar as peças de polímero com tubos de metal ou metal-plástico. Aqui você precisa prestar atenção para que os diâmetros de ambos os tipos de peças de trabalho coincidam.

Vale a pena aderir ao seguinte esquema ao conectar tubos de polipropileno e de metal um ao outro:

  • para ligação a produtos de metal-plástico de 20 × 2 mm, são utilizados tubos de polipropileno com um tamanho de 25 × 4,2 mm;
  • Os tubos de PP com tamanho de 20 × 3,4 mm devem ser conectados a tubos de metal-plástico com dimensões de 16 × 2 mm;
  • a tubos de metal com dimensões de 26 × 3 mm, são ligados tubos de polipropileno com dimensões de 32 × 5,4 mm.

Se os tubos forem colocados nos radiadores da casa a partir da tubulação principal e a fiação for realizada de acordo com o esquema de dois tubos, deve-se instalar um tubo de polipropileno com dimensões de 20 × 3,4 mm.

O uso de produtos de tubulação com um diâmetro maior não faz muito sentido. Também não faz sentido usar válvulas de radiador maiores que 1,2 polegadas. Portanto, a afirmação de que com o aumento do diâmetro dos tubos de polipropileno e das válvulas termostáticas torna-se mais quente nas instalações, não é verdadeira.

Tubos para conexão

Durante a instalação do aquecimento, você terá que conectar os elementos de plástico com tubos de metal-plástico. Seus diâmetros devem ser iguais.

Regras de conexão:

  • para tubos de metal-plástico de 20 × 2 mm, os tubos de polipropileno de 25 × 4,2 mm são adequados;
  • para tubos com tamanho de 16 × 2 mm, produtos de polipropileno de 20 × 3,4 mm devem ser conectados;
  • para tubos com tamanho de 26 × 3 mm, produtos de polipropileno de 20 × 3,4 mm devem ser conectados.

Não use tubos de grande diâmetro, pois isso não o aquecerá.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores