Bombas para aquecimento de uma casa privada: instalação DIY

Qual é a diferença entre circulação forçada e circulação natural?

Com circulação natural, o refrigerante nas tubulações se movimenta sozinho, sob a influência da gravidade. Forçado implica a presença de uma bomba que empurra o refrigerante na tubulação, acelera seu movimento. Existem vantagens e desvantagens em tal sistema.

Prós:

  • a inércia diminui, a velocidade do movimento aumenta. Uma bomba de aquecimento em uma casa particular permite encher os circuitos com refrigerante quente em um curto espaço de tempo. Isso também se aplica a caminhos longos. Com a circulação natural, a água freqüentemente flui para radiadores distantes já resfriados e não sobe para o segundo andar;
  • aquecimento uniforme;
  • como a água flui sob pressão, o número de eclusas de ar diminui;
  • nos sistemas gravitacionais, utilizam-se tubos com grande seção transversal - a falta de velocidade é compensada por um grande volume de água;
  • para que a circulação natural funcione, a tubulação deve ser instalada em um determinado ângulo. Se houver uma bomba para o sistema de aquecimento, os tubos às vezes podem até ter uma inclinação negativa, a bomba vai dar conta desse obstáculo. A instalação de tal pipeline é muito mais fácil.

Desvantagens:

  • custos de equipamento adicionais - o custo da própria bomba;
  • o custo da eletricidade, a partir da qual a bomba funciona;
  • volatilidade. Em caso de queda de energia, o sistema irá parar de funcionar e a casa será resfriada.

O último problema é o mais sério na instalação de uma bomba de circulação para aquecimento: a forma correta de instalá-la depende das características do sistema. Se você colocar em paralelo no bypass, na ausência de eletricidade, o refrigerante pode circular naturalmente.

Mas, ao mesmo tempo, surgirão as dificuldades mencionadas: baixa velocidade, aquecimento desigual. É melhor ir com custos adicionais: comprar uma fonte de energia autônoma para a casa (o que é um gerador para uma caldeira de aquecimento).

Você precisa de um bypass?

Os especialistas aconselham a instalação de uma bomba de circulação no desvio, que pode ser desconectada do sistema principal pela sobreposição de duas válvulas de esfera. Esta abordagem de instalação permitirá a reparação ou substituição do equipamento sem quaisquer perdas especiais para a rede de aquecimento. Para economizar energia elétrica, a unidade de circulação é desligada na entressafra pelas mesmas válvulas esfera, deixando o sistema com circulação natural. Quando a temperatura do ar cai, as válvulas de corte são abertas, reconectando a bomba ao sistema.

Dispositivo e tipos

A bomba consiste em um rotor, eixo, impulsor, motor elétrico e carcaça. O princípio de funcionamento é centrífugo. Um impulsor (impulsor) são dois discos conectados por lâminas curvas. Os discos possuem orifícios para a entrada do refrigerante e para fixação da roda no eixo.

Ao girar, o impulsor puxa água para a bomba e, devido à força centrífuga, empurra ainda mais para o circuito sob pressão. Um vácuo é formado na zona de admissão e aumenta a pressão na zona de saída. A rotação do eixo com o impulsor é realizada quando a energia é fornecida pelo motor.

Diagrama do dispositivo da bomba de circulação

As bombas são divididas em dois grandes grupos: secas e úmidas. Para instalar bomba de circulação no sistema de aquecimento de residências, costuma-se utilizar a úmida: neste projeto, o refrigerante lava o motor e desempenha a função de lubrificação.

Em caixas secas, o motor não entra em contato com a água, superaquece facilmente, o que prejudica sua durabilidade.

A potência das bombas secas é alta; via de regra, não há necessidade disso em uma residência particular.

Selecionando um local para a bomba

O equipamento de bombeamento requer manutenção periódica, portanto é necessário disponibilizar o seu livre acesso. Quanto ao local em si, há poucos anos as unidades de circulação colidiram apenas no “retorno”, onde a temperatura do refrigerante já não é tão elevada. Já à venda você encontra produtos feitos de materiais que entram em contato tranquilo com a água quente - podem ser instalados na tubulação de abastecimento.

Depois de se certificar de que a unidade selecionada é capaz de suportar a pressão do refrigerante quente, instale a bomba na "alimentação" não muito longe do tanque de expansão. Essa tática irá garantir a maior temperatura possível em uma determinada área, o que aumentará a eficiência do sistema de aquecimento. Na reconstrução de um sistema de aquecimento com tanque de compensação de membrana, é melhor cortar o dispositivo de circulação no "retorno", aproximando-o o mais possível do tanque de expansão.

Bomba e desvio

O desvio torna o sistema de aquecimento mais confortável para operar

Recursos de instalação

Como instalar uma bomba de aquecimento em um sistema de aquecimento? Para minimizar obstáculos no caminho do refrigerante, para garantir o resfriamento completo das peças de trabalho, o eixo de trabalho deve ser localizado estritamente horizontalmente.

Na maioria dos casos, o diagrama de ligação da bomba de circulação ao sistema de aquecimento é o seguinte: o dispositivo é colocado no tubo de retorno em frente à entrada da caldeira. Um filtro de lama é instalado na frente da bomba. Sua tarefa é reter areia, partículas de calcário, calcário e outros elementos abrasivos que podem danificar o rotor ou rolamentos e reduzir a vida útil do dispositivo.

Por que a instalação de uma bomba de circulação no sistema de aquecimento é preferível para o fluxo de retorno: rolamentos e elementos plásticos do dispositivo são sensíveis a altas temperaturas. A água quente reduz seu recurso.

Diagrama de fiação da bomba

Se a casa for aquecida com piso radiante, a instalação da bomba no sistema de aquecimento com as próprias mãos também pode ser feita na alimentação, uma vez que o refrigerante do piso radiante é de baixa temperatura, dentro de 50 graus. Se o aquecimento for radiador - apenas para o retorno.

Instalação direta

O processo de instalação de uma bomba para aquecimento requer a compra preliminar de equipamentos com roscas destacáveis. Se estiver ausente, a instalação será complicada pela necessidade de auto-seleção dos elementos de transição. Para operação de longo prazo, você também precisará de um filtro profundo e válvulas de retenção para garantir a operação sob pressão.

A instalação é realizada por meio de um conjunto de chaves de tamanhos apropriados, válvulas e bypass iguais ao diâmetro do riser.

A potência de aquecimento final será influenciada pela escolha do local onde o equipamento poderá ser colocado.

Lugar para inserção

Ao conectar a bomba, leve em consideração sua manutenção periódica e coloque-a ao alcance direto. O local de instalação prioritária também é determinado por outras nuances. No passado, as bombas úmidas eram freqüentemente instaladas em circuitos de retorno. A água resfriada que lavava a parte funcional do equipamento prolongava a vida útil dos retentores, rotores e mancais.

Partes dos modernos dispositivos de circulação são feitas de metal durável, protegidas dos efeitos da água quente e, portanto, podem ser fixadas livremente na tubulação de abastecimento.

Melhorando a eficiência

Uma unidade de bomba montada corretamente pode aumentar a pressão na zona de sucção e, assim, aumentar a eficiência de aquecimento. O diagrama de conexão implica a instalação do dispositivo na tubulação de abastecimento próximo ao tanque de expansão. Isso cria uma zona de alta temperatura em uma determinada área do circuito de aquecimento.

Antes de inserir um bypass com uma bomba, você precisará se certificar de que o dispositivo pode suportar o ataque de água quente.Se uma residência particular estiver equipada com piso aquecido, o dispositivo deve ser instalado na linha de suprimento de refrigerante - isso protegerá o sistema contra o aparecimento de congestionamentos de ar.

Um método semelhante é adequado para tanques de membrana - os desvios são montados na linha de retorno na proximidade mínima do expansor. Isso pode complicar o acesso à unidade. A montagem no circuito de alimentação com uma válvula de retenção vertical de encaixe corrigirá o problema.

Esquema estrutural

A instalação de equipamentos de circulação exige o cumprimento das regras relativas à sequência dos elementos de fixação:

  • as válvulas de esfera montadas nas laterais da bomba permitem removê-la para inspeção ou substituição;
  • um filtro embutido na frente deles protege o sistema de inclusões que obstruem os tubos. Areia, incrustações e partículas abrasivas finas destroem rapidamente o rotor e os mancais;
  • as partes superiores dos desvios são equipadas com válvulas de alívio de ar. Eles podem ser abertos manualmente ou funcionam no modo automático;
  • o esquema de instalação correto para uma bomba "úmida" assume sua montagem horizontal. Nesse caso, a flecha no corpo deve coincidir com a direção do movimento da água;
  • a proteção das conexões roscadas é garantida pelo uso de selante, e todas as partes correspondentes são reforçadas com gaxetas.

Por razões de segurança, o equipamento de bombeamento só pode ser conectado a uma tomada aterrada. Se o aterramento ainda não foi realizado, ele deve ser fornecido antes de usar o dispositivo.

A dependência da bomba da disponibilidade de eletricidade não é um obstáculo ao funcionamento normal. Ao desenvolver um projeto, é necessário incluir nele a possibilidade de circulação natural.

Seqüência de trabalho

Quando conectado a uma rede de aquecimento existente, você precisará drenar o líquido de arrefecimento e soprar o sistema. Se a tubulação tiver sido usada ativamente por muitos anos, deve ser lavada várias vezes para remover quaisquer resíduos de incrustação das tubulações.

A corrente funcional da bomba de circulação e seus acessórios são montados em local pré-selecionado de acordo com as regras de conexão. Quando o ciclo de instalação é concluído e todos os dispositivos adicionais são conectados, os tubos são novamente preenchidos com refrigerante.

Para remover o ar restante, você precisa abrir o parafuso central na tampa do dispositivo. O sinal para o sangramento bem-sucedido será a água fluindo dos orifícios. Se a bomba for operada manualmente, os gases precisarão ser ventilados antes de cada partida. Para economizar equipamentos e reduzir a interferência com o processo de aquecimento, uma bomba automática com um sistema de controle de operação pode ser instalada.

Expansão do sistema

Se a área da casa aumentou, o equipamento antigo já não é suficiente para o aquecimento total, é necessária uma segunda caldeira e uma bomba adicional no sistema de aquecimento. O local de sua instalação dependerá do esquema geral com duas caldeiras.

Em alguns casos, recomenda-se também a instalação de uma bomba adicional no sistema de aquecimento com uma caldeira: se for potente, a casa é grande, existem muitos circuitos, o esquema é combinado (pavimento radiante + baterias). Nesta última versão, é desejável ter também dois coletores (para radiadores e para o piso), cada um com sua própria bomba.

Instalação

Como conectar uma bomba a uma caldeira de aquecimento quando o esquema e o local são selecionados?

Instalação correta e incorreta da bomba

O procedimento é o seguinte:

  1. Drene o refrigerante e limpe a tubulação.
  2. Corte o desvio no tubo, coloque a bomba nele.
  3. Instale válvulas de esfera em ambos os lados do dispositivo - em caso de desligamento / reparo / desmontagem da bomba.
  4. No trecho da linha próximo ao bypass, uma válvula de corte também é necessária.
  5. Instale um filtro de limpeza na frente da própria bomba.

Vídeo sobre a instalação de uma bomba de circulação em um sistema de aquecimento.

As principais regras para a instalação da bomba

A compra de produtos equipados com roscas bipartidas facilitará a instalação de equipamentos de bombeamento.Caso contrário, você terá que comprar adaptadores especiais. Como qualquer outra técnica, as bombas são acompanhadas por uma instrução, que reflete as recomendações básicas de instalação. Você precisa ler o documento antes de começar a trabalhar.

Posição da bomba em relação ao horizonte

Posições corretas e incorretas da bomba de circulação

Ao instalar o equipamento de circulação automaticamente, é importante determinar corretamente a posição da unidade em relação ao horizonte. Lembre-se que o eixo do motor elétrico deve ser posicionado horizontalmente, caso contrário não será possível evitar o aparecimento de travas de ar, o que irá desabilitar rapidamente o equipamento. Durante a instalação, seja guiado pela seta no corpo, indicando a direção do movimento do refrigerante na rede.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores