Confeccionamos uma viseira para o escapamento da chaminé com nossas próprias mãos


Muito difundidos na Europa Ocidental, os cata-ventos estão gradualmente começando a encontrar seu lugar nas chaminés dos telhados das casas russas. É verdade que eles não alcançaram tamanha escala de popularidade em nosso país. Poucas pessoas sabem que, além de suas funções decorativas e da capacidade de indicar a direção do vento e a velocidade, esses aparelhos possuem uma série de outras qualidades que são úteis para o funcionamento dos fogões. A questão de como fazer um fungo em um tubo com nossas próprias mãos, vamos considerar agora.

O principal objetivo perseguido pelos proprietários com a instalação de coberturas para chaminés é evitar a tiragem reversa no fogão. Ao instalar uma palheta na chaminé, os proprietários a utilizam para reduzir o efeito das correntes de ar parasitas na chaminé, que, com ventos fortes e baixa pressão atmosférica, podem criar correntes de ar reversas. Este dispositivo tem vários outros nomes. Um cata-vento é chamado de bocal, tampa e cata-vento, exaustor e chaminé. A questão, em essência, não está no nome desse dispositivo, mas em suas funções positivas.

Um capô bem escolhido parece muito vantajoso em comparação com uma chaminé simples

Propriedades de construção

O produto consiste em duas partes:

- Cobrir. Protege da precipitação

- Conta-gotas. Drena a água que desce pelo cano

Este projeto foi inventado junto com chaminés. Depois que neve, chuva e até pássaros entraram nas primeiras estruturas, foram inventadas capas de proteção que eliminaram esses problemas. Depois de um tempo, esse dispositivo começou a ser complementado com estética. Desde então, as chaminés não só protegem os encanamentos de cerâmica, mas também decoram as casas.

viseiras para o tubo da chaminé no telhado
viseiras para o tubo da chaminé no telhado

Características de design

Cada chaminé tem as seguintes peças em seu desenho: uma tampa, uma base e três ou quatro suportes. A base é colocada no topo da chaminé e tem a forma de um quadrado ou círculo. Depende da finalidade da chaminé e as suas dimensões excedem ligeiramente as dimensões da própria chaminé. Geralmente, é necessária uma tira de metal para fazer a base.

Quando o sistema é multicanal e tem ventilação, faz sentido construir uma base complexa composta por várias partes. O primeiro ficará embaixo, em pé sobre os tijolos, cobrindo-os. Em seguida, instalaremos nesta estrutura tubos com diâmetro superior ao diâmetro dos canais. Seu número deve corresponder ao número de dutos de ventilação e fumaça. Montamos apoios e tampas no topo - se o canal for chaminé ou instalamos bocal (quando o canal realiza funções de ventilação e presença de tubos de ventilação). A ventilação é um fator importante para o bom funcionamento do sistema de aquecimento.

A tarefa dos suportes é criar espaço para o movimento da fumaça. Freqüentemente, uma malha de metal é colocada perto deles. Como resultado, o tubo do fogão fica protegido da penetração de objetos estranhos.

O chapéu pode ter qualquer formato, o principal é que, devido ao seu tamanho, evita que a precipitação entre no sistema de chaminés.

É necessário saber que os documentos regulamentares proíbem a instalação de cata-ventos, viseiras, chaminés nas chaminés se o aquecimento funcionar a gás. Não instale tais dispositivos em chaminés de gases de combustão para evitar problemas.

Materiais para o dossel sobre a chaminé

Ao fazer uma viseira para um cachimbo de chaminé com as próprias mãos, você pode usar vários materiais. Os mais comuns são zinco, aço inoxidável e cobre. São bastante resistentes à água e aos ácidos.Se você usar outros materiais, depois de um tempo a viseira sobre a chaminé ficará inutilizável. No entanto, o cobre é considerado o material mais durável para esses fins. Uma viseira feita de tal material é bonita e tem os mais altos indicadores de resistência à água. As fotos e os vídeos das copas da chaminé estarão abaixo.

como fazer uma viseira para um cano de chaminé
como fazer uma viseira para um cano de chaminé

Objetivo e dispositivo

A viseira para a chaminé realça os indicadores de tiragem na estrutura. Isso se deve à deflexão das correntes de ar. Além disso, esse dispositivo pode ser equipado com uma malha, que impedirá a entrada de detritos no sistema. Vamos considerar outras funções deste dispositivo:

  • chaminé, coberta com viseira, protegida da chuva e da neve;
  • aparência apresentável da chaminé no telhado;
  • aumento da eficiência da chaminé em cerca de 10–20% (se instalada corretamente);
  • reforço da alvenaria da chaminé.

Importante! Também é importante notar que um dispositivo tão simples como uma viseira na chaminé elimina a turbulência ou turbulência do ar na chaminé. Isso é muito importante, pois quando ocorre turbulência, a fumaça no sistema pode mudar de direção. Como resultado, ele entrará na residência e não será desviado para fora da casa.

Uma viseira é um elemento necessário de qualquer estrutura de chaminé. A instalação deste dispositivo é recomendada em todos os casos, independentemente das características individuais do projeto.

Preparando para instalar uma viseira na chaminé com suas próprias mãos

Antes de fazer a viseira para a chaminé com as próprias mãos, é necessário fazer um desenho para instalação no papel. É importante não esquecer o gotejamento em forma de saia. Com a ajuda dele, a água não desce pelo cano. O próprio cata-vento protege a chaminé de todos os lados.

viseira de chaminé faça você mesmo
viseira de chaminé faça você mesmo

Fazer uma viseira para uma chaminé com suas próprias mãos, desenhos e diagramas estão em primeiro lugar. Em seguida, você precisa ter certeza de que ele se comporta de forma constante sob vários fenômenos atmosféricos. Como o local é bastante difícil de acessar e não é muito conveniente subir lá o tempo todo. As melhores chaminés são consideradas de cobre ou aço inoxidável. Também pode ser feito de tubos moldados ou outros materiais disponíveis, mas será menos prático e confiável. Com a escolha certa do material, vai durar muitos anos.

A escolha do material para a confecção da viseira

Até à data, a escolha de materiais para a viseira é bastante ampla. Eles usam cobre, alumínio, galvanizado. Mas, via de regra, a preferência ainda é dada ao aço inoxidável com revestimento de polímero. É importante destacar que algumas empresas oferecem aos seus clientes a instalação adicional não apenas de uma tela de proteção, mas também de telas que refletem o calor. Essa tela protegerá o visor do superaquecimento de sua superfície de polímero.

A localização de difícil acesso da viseira sugere sua resistência à precipitação. Por isso, este elemento deve ser executado com alta qualidade, a partir dos materiais mais resistentes. Este material é cobre.

Antes de prosseguir com a instalação da chaminé e da viseira, é recomendável desenhar corretamente todas as suas ações em uma folha de papel. Não se esqueça de incluir no projeto uma gota que parece uma saia. Este elemento ajudará a evitar que a neve e a chuva entrem na alvenaria da chaminé do exterior. Como resultado, a viseira protegerá a chaminé de forma confiável, tanto por fora como por dentro.

As viseiras são dos seguintes tipos:

  • Apartamento
  • Em forma de casa, com telhado de quatro águas
  • Em forma de casa, com telhado de duas águas quadrangular.
  • Com teto semicircular
  • Com um cata-vento
  • Eles têm uma tampa que se abre.

viseira de chaminé

Tipos de viseiras em forma:

  • Abóbada (semicilíndrica)
  • Barraca
  • Quatro inclinações
  • Frontão
  • Em forma de espiral
  • Quadruplicar
  • Apartamento.

Um dossel plano feito de cobre é geralmente colocado nos telhados das casas Art Nouveau. O estilo europeu de construção de uma casa envolve o uso de uma cobertura com telhado semicircular. Mas, graças ao uso de uma viseira em uma chaminé com telhado de duas águas, ocorre uma boa ventilação, bem como uma proteção confiável da estrutura contra o enchimento de neve. Na viseira com cata-vento embutido, você pode fazer um amortecedor especial, graças ao qual os produtos de combustão se apagam livremente em dias de vento. O cata-vento, que pode ser aberto, é muito prático de usar, pois pode ser usado para limpar as condutas da chaminé sem esforço.

como fazer uma viseira para um cano de chaminé

v O uso de um visor facilmente removível feito na fábrica proporciona uma boa tração.

v No visor, feito por você, a seção externa é feita de 2 a 2,5 vezes maior do que a seção interna do tubo.

Iniciando a instalação das viseiras, você precisa aprender a entender os motivos pelos quais a chaminé fumega. Isto:

1). Diâmetro da chaminé incorreto.

2). Pequena altura da chaminé no telhado e colocação incorreta.

3). Soprando ar frio em uma rajada de vento intensificada. Isso cria uma certa pressão sobre os produtos da combustão, que saem. Isso leva a uma queda na tiragem e a maior parte da fumaça se acumula dentro.

Por material

A durabilidade da viseira depende da qualidade e do tipo de materiais. Ao escolher as opções, preste atenção aos acessórios de cobre. Esse material, com o envelhecimento, torna-se mais atraente e servirá com segurança por 50 anos.

A parte principal é um guarda-chuva, é melhor ser feito de aço inoxidável ou galvanizado. Ou você pode ter que remover a tampa anualmente e pintá-la novamente.

Rendendo para a viseira de cobre em termos de vida útil de 15-20 anos, as peças de aço inoxidável são muito mais baratas.

O titânio é atraente por sua durabilidade e boas propriedades de metal, mas custa mais do que o aço inoxidável.

Portanto, nesta questão (qual limite é melhor?) Não há um conselho inequívoco.

Alguém compra um capô de cobre com uma composição arquitetônica, ou um simples guarda-chuva galvanizado - qualquer estrutura deve proteger a chaminé de forma confiável. E a aparência é um conceito secundário.

Vantagens e desvantagens

A vantagem de instalar um exaustor em uma chaminé é:

  • aparência mais estética do duto da chaminé;
  • proteção do espaço interno dos tubos contra a entrada de objetos estranhos e vários detritos;
  • proteção do material da chaminé dos efeitos da precipitação;
  • a chaminé cobre parte da boca, não permitindo que o vento desvie a corrente de ar.

Não existem tantas desvantagens em instalar um guarda-chuva na chaminé, mas são bastante significativas:

  • o produto é instalado no caminho de saída dos produtos da combustão e serve como obstáculo ao seu livre escoamento. Um modelo selecionado e montado incorretamente pode reduzir a tração e causar fumaça na sala;
  • O vapor d'água gerado durante a combustão do combustível sai com a fumaça pela chaminé até a rua e se condensa, em contato com o metal frio da coifa, e congela quando a temperatura desce abaixo de 0º. Como resultado, os pingentes de gelo congelam na chaminé, o que bloqueia a abertura de passagem do tubo e impede o processo de remoção da fumaça.

Materiais defletores

Vários materiais são usados ​​para fazer uma chaminé. Os mais comuns entre eles são: cobre, assim como aço (galvanizado ou inoxidável).

Eles são bastante estáveis ​​em relação à água. Mas, para a construção de coberturas para chaminés, são impostos requisitos muito estritos de resistência à corrosão. Se você usar outros materiais, depois de um tempo a viseira ficará completamente inutilizável.

No entanto, o material mais durável é o cobre.O defletor feito desse material tem um visual bonito e esteticamente agradável, além de possuir os mais altos indicadores de resistência à água.

Para que serve uma tampa de chaminé?

Agora existe uma grande seleção de viseiras no mercado. Podem ter formato cônico ou ser confeccionados em forma de cata-vento, diferem em aparência, tamanho e outros parâmetros. Você pode fazer uma estrutura simples com uma folha de aço inoxidável por conta própria se tiver uma ferramenta e habilidades mínimas para trabalhar com metal.

As tampas são instaladas nas cabeças da chaminé com a seguinte finalidade:

  1. O projeto evita que o vento sopre na tubulação, o que pode levar a um retrocesso e a entrada de produtos de combustão na sala.
  2. Uma tampa de chaminé pode servir como função decorativa e complementar o exterior da casa, realçando o seu estilo arquitetónico especial. Neste caso, são instaladas zonas com ornamentos decorativos.
  3. O guarda-chuva protege a estrutura de tijolos da chuva e do vento, para que possa servir por mais tempo.
  4. A viseira impede a entrada de folhas e outros detritos.
  5. Um dossel com rede é uma solução eficaz para evitar que os pássaros façam ninhos dentro da chaminé.
  6. Não se deixe enganar pela afirmação do fabricante de que a instalação de um capô proporcionará uma boa tração. Um elemento metálico não só não melhora a tração, mas também a piora, pois impede que os produtos da combustão escapem para o exterior. As únicas exceções são designs com defletores, mas essa é uma história completamente diferente.

Como fazer você mesmo

Na verdade, tal estrutura não é o cúmulo do pensamento da engenharia e é bastante acessível para construção independente, mesmo para uma pessoa comum que já segurou uma régua e uma tesoura de metal nas mãos.

Boné

Dentre as várias dicas e recomendações para a construção de tal dispositivo, muitas devem ser atendidas, mas o trabalho deve ser iniciado a partir do mais simples - fazer um desenho funcional e de preferência uma maquete em papel.

Plantas

A opção mais simples e confiável para a autoprodução é uma tampa em forma de cogumelo com quatro lados - este projeto é bastante simples e não requer grandes custos durante a fabricação e instalação.

O principal elemento aqui é o nivelamento dos lados. Na maioria das vezes, as medições são feitas do tamanho externo da chaminé.

Os principais dados para o desenvolvimento de um desenho são:

  1. A altura do fungo.
  2. O comprimento da borda que conecta os lados da pirâmide.
  3. Comprimento do lado da base.
  4. Perímetro da chaminé por medição externa.

Na verdade, essa tampa é uma pirâmide com quatro lados, fixada em uma base - um retângulo igual à área da seção transversal do tubo e com um perímetro correspondente ao perímetro do tubo.

A sequência para desenvolver um desenho de trabalho pode ser a seguinte:

  1. Fazendo medições na chaminé.
  2. Determinação das dimensões do boné.
  3. Fazendo um esboço de trabalho do produto.
  4. Criação de um desenho de trabalho.
  5. Colagem de um modelo visual em grande escala de papel.

Ao calcular, é obrigatório verificar todos os dados antes de transferir para o metal.

Como base, você pode escolher opções de bonés feitos por você mesmo, que são apresentados em vários sites para DIYers. Mas, mesmo ao mesmo tempo, não é fora de propósito fazer um modelo em grande escala.

Instruções passo a passo

Para fazer a chaminé mais simples, você precisará de:

  1. Chapa de metal com espessura de 0,5-0,8 mm.
  2. Rebites de rebite.
  3. Rebitador.
  4. Tesouras para metal.
  5. Perfure com um conjunto de brocas.
  6. Um martelo.
  7. Barras de madeira para dobrar metais.
  8. Grampos ou outros clipes.

As etapas do trabalho prático serão as seguintes:

  1. O desenho de trabalho é transferido para a chapa metálica.
  2. O corte de metal está em andamento.
  3. As bordas são dobradas ao longo das linhas de dobra, orifícios de montagem são feitos.
  4. Os detalhes são fixados com rebites.
  5. A parte superior é disposta nos racks e conectada ao bypass do tubo.
  6. A estrutura resultante é fixada na chaminé.

Na fabricação dessa estrutura, a melhor opção é uma chapa metálica pintada ou galvanizada. Depois de juntar todas as peças para melhorar as propriedades anticorrosivas do revestimento, recomenda-se pintar adicionalmente as superfícies internas da tampa com um primer metálico.

Recomenda-se também que, ao instalar em uma chaminé, feche o canal da chaminé com um pano para evitar que detritos e tijolos quebrados entrem no canal.

O princípio do cata-vento

Os princípios básicos de design baseiam-se nas seguintes ações:

  1. As correntes de ar ao contornar as paredes na parte superior dos cilindros atingem e, deslizando ao longo delas, "enrolam" e sugam os gases que saem da chaminé.
  2. Depois de instalada a chaminé, o ar passa de forma mais intensa na chaminé, melhorando a tiragem e a ventilação.
  3. Se o vento for oblíquo / vertical, a viseira aumenta o empuxo. O ar consegue penetrar pelos orifícios do cilindro superior, sugando a fumaça para fora da chaminé.
  4. A direção descendente do vento diminui a velocidade de escape da fumaça, pois a turbulência aparece sob o topo do defletor.

Instalando defletores

A viseira de chaminé do tipo faça você mesmo pode ser feita de duas maneiras.

  1. Para fazer uma chaminé abobadada de forma simples e generalizada, você vai precisar de 5 peças - uma folha retangular de metal, cobre ou aço galvanizado e 4 postes.
      Corte um retângulo da folha preparada de modo que ele se sobreponha à abertura da chaminé com uma grande margem.
  2. Usando um ângulo de aço, faça 4 postes e faça furos nas extremidades para fixação.
  3. Prenda os postes pré-curvados nos cantos do retângulo de metal preparado com rebites.
  4. Dobre uma folha de metal em um arco e insira uma viseira pronta na abertura do canal de fumaça. Preste atenção para que as pontas dos postes se encaixem bem nas paredes.
  5. Faça furos na alvenaria e fixe o dispositivo com pregos.
  6. Um cata-vento é instalado em um tubo de cimento-amianto com diâmetro de 12 cm.
      Use parafusos e porcas M6 para prender as escoras ao cilindro inferior.
  7. Pegue o cilindro superior que está alargado para baixo e prenda-o com uma forquilha ao cilindro inferior.
  8. Recolher o cone reverso nas dobras.
  9. Instale a viseira cônica resultante usando rebites.

Instalando o defletor
Instalando um defletor em um tubo de chaminé de sanduíche

Como instalar o capô

Para instalar o capô, você deve:

    bater na alvenaria da parte superior da chaminé para verificar a sua fiabilidade, substituir os tijolos se necessário, preencher as juntas vazias com argamassa; colocar a base da tampa no tubo; fixar a estrutura na chaminé com pregos ou outros fechos.

Instalando o capô

Deve haver pelo menos dois fechos de cada lado do tubo. O passo ideal para os lados longos do tubo é de 25-30 cm. Para a instalação de cabeças de cobre, é melhor usar fixadores do mesmo material; para o resto das tampas, fixadores de aço inoxidável são adequados.

Variedades

A variedade de configurações de chaminés e alvenaria de telhado levou ao desenvolvimento de diferentes formas de tampas de proteção, bem como design, soluções de estilo, dimensões dos elementos.

As estruturas são divididas em:

  • típica;
  • multi-declive;
  • quadril;
  • complementado com um cata-vento;
  • modelos de topo plano;
  • produtos redondos com guarda-chuva em forma de cone;
  • complementado por uma tampa;
  • modelos de pára-faíscas;
  • modelos com teto de quadril, etc.

Um cata-vento padrão para um tubo é feito de folhas de metal e tem uma configuração piramidal. O elemento é preso ao avental por meio de colchetes. O modelo é universal, é executado dependendo das dimensões do tubo de diferentes dimensões.

O topo de um cata-vento de quatro inclinações em um duto é ideal para dutos de configuração retangular e feitos de tijolos.A forma é semelhante à estrutura do telhado.

A tampa com um guarda-chuva arredondado é usada para edifícios em estilos alemão, suíço e outros estilos europeus. O elemento possui características estéticas elevadas, é compacto, mas os indicadores de tração do modelo não são eficazes o suficiente.

Weathervans com guarda-chuvas retangulares planos são usados ​​no projeto de edifícios na direção da Art Nouveau, minimalismo. No entanto, deve-se ter em mente que a configuração plana dificulta a queda de neve, os suportes têm uma grande carga. Compostos fortes são usados ​​para prevenir a deformação.

Uma palheta redonda com um guarda-chuva em forma de cone é usada como elemento de proteção para tubos de seção transversal circular. Os modelos não complementam com gotas.

Os elementos de proteção da chaminé com configuração de múltiplas inclinações permitem uma ventilação de alta qualidade da chaminé. No inverno, as estruturas evitam a entrada de montes de neve.

Os modelos com tampa que pode ser fechada são fáceis de operar, reparar e limpar. A abertura de ventilação permite a passagem livre dos produtos da combustão.

Os modelos com corta-faíscas são projetados para dispositivos de fogão que operam com matérias-primas de turfa, madeira. Os produtos são destinados a telhados feitos de materiais perigosos para o fogo (painéis à base de madeira, madeira maciça).

O capô, complementado por um cata-vento, distingue-se pelo seu efeito decorativo e é utilizado em edifícios semi-antigos (renascentistas, góticos, etc.).

A estrutura do telhado de quadril é mais robusta do que outros tipos. O produto é ideal como proteção contra chuva, neve, granizo.

Dependendo do projeto, o cata-vento é complementado com detalhes funcionais (abas, portas de batente). No entanto, é importante preservar a funcionalidade da estrutura para uma operação confiável e durabilidade. As configurações complexas do exaustor podem criar ruído e vibração na chaminé.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores