Por que a caldeira a gás está zumbindo - razões e métodos de solução

Por que há ruído na caldeira?

O ruído externo na caldeira geralmente não é tão perigoso quanto pode parecer para uma pessoa comum. A ameaça consiste apenas no aparecimento de avarias quando a caldeira necessita de grandes reparações ou substituição. Não adie a verificação do sistema de aquecimento indefinidamente quando sons estranhos aparecerem no queimador de gás. Você precisa entrar em contato imediatamente com um especialista que possa determinar a causa do ruído e eliminá-lo. Não é recomendável desmontar a caldeira por conta própria se não houver certezas quanto ao seu funcionamento e em que partes é composta.

As causas mais comuns de zumbidos, batidas, assobios e outros ruídos que acompanham a operação de uma caldeira a gás são:

  • operação de mídia anticongelante
  • diminuição da pressão do gás
  • calcário nas peças da caldeira
  • mau funcionamento das bombas de circulação
  • instalação incorreta do queimador
  • falha do ventilador

Razões para a formação de sons e palmas

Ruídos fortes e estalos têm as seguintes causas:

  • Se a válvula de três vias estiver com defeito, ela fará cliques todas as vezes ao ligar e iniciar o trabalho.
  • Um grande estrondo na inicialização indica um mau funcionamento do sistema de ignição. Talvez a faísca apareça tarde demais, quando uma quantidade excessiva de gás já se acumulou, que se inflama bruscamente e estala violentamente.
  • A razão pela qual o aparelho estala quando uma chama é acesa pode ser um pavio entupido em modelos semiautomáticos. A baixa tiragem da chaminé também leva a isso. Eletrodos em dispositivos com ignição automática sujam e podem desviar da posição correta sob a influência da temperatura.


    Pavio de caldeira semiautomático

  • Os bocais do queimador de gás podem entupir com o tempo, resultando em uma mistura pobre de gás e ar, resultando em ruído quando o fogo é aceso.
  • Sons de impacto de metal ocorrerão se os suportes articulados do radiador forem instalados incorretamente. Isso acontece quando o sistema de aquecimento se aquece e resfria devido à expansão térmica não compensada.
  • Uma batida ocorre se os tubos forem instalados na parede sem levar em consideração o grau de liberdade de movimento durante a expansão térmica. Isto é especialmente perceptível ao desligar e ligar o aquecimento, quando a temperatura do refrigerante muda.
  • Uma caldeira a gás explode se as aletas do radiador estiverem obstruídas.
  • Em alguns modelos de caldeiras a gás, os estalos ocorrem devido ao entupimento da malha da parte inferior da caixa. Isso resulta em menos impulso.
  • Além disso, quando a bomba opera de forma irregular, o que não corresponde aos indicadores de pressão nominal e desempenho, sons estranhos aparecem devido à ocorrência de ressonância no sistema.
  • Calcário nas peças da caldeira

    Devido ao fato de a água não ser filtrada antes de entrar nos elementos de aquecimento (leia sobre a escolha de um filtro para aquecimento em material separado), portanto, muitas vezes os sedimentos permanecem nas superfícies internas da caldeira a gás. As peças estão gradualmente perdendo sua funcionalidade. Os problemas começam com os elementos de transferência de calor. Além disso, os sedimentos se formam nas paredes dos radiadores, tubos, o que reduz o espaço através do qual a água deve fluir. É bastante simples eliminar as incrustações, basta abrir a caldeira a gás e limpar com meios especiais. Nesse caso, apenas a resistência ao desgaste do próprio equipamento sofre. Para evitar problemas semelhantes no futuro, basta realizar limpezas preventivas periódicas.

    Saturação de água do sistema

    O problema com uma alta concentração de gases dissolvidos na água ocorre com mais frequência em sistemas de aquecimento abertos. Devido à grande área de contato da água com a atmosfera dentro do tanque de expansão, os gases podem se dissolver livremente no refrigerante e entrar no sistema de aquecimento. Além disso, o oxigênio é capaz de penetrar nas paredes de tubos de polipropileno e saídas de ar, bem como entrar junto com a água e a composição do sistema.
    IMPORTANTE! Durante o funcionamento normal da caldeira, um pouco de ruído é inevitável. Este fenômeno não deve causar preocupação. Faz sentido se preocupar se esses sons mudaram drasticamente a tonalidade ou o nível de volume.
    Quando a água é aquecida, o gás dissolvido nela começa a evoluir na forma de bolhas, que se tornam uma fonte de sons estranhos. O ruído pode ocorrer pelos seguintes motivos:


    • devido ao acúmulo de gás na parte superior da caldeira ou radiadores. As bolhas de gás violam o fluxo livre do refrigerante e criam vibração na própria caldeira e em todo o sistema;

    • se a bolha de gás aumentou a tal ponto que começou a criar séria resistência ao movimento da água, então é carregada pela corrente e começa a se mover por todo o sistema. Este fenômeno é periódico.

    Para se livrar do problema com o conteúdo de gás do refrigerante, é útil mudar para um sistema de aquecimento fechado ou verificar a operabilidade da saída de gás. Outra maneira é instalar torneiras Mayevsky nos radiadores, o que permite que você purgue o ar do sistema conforme necessário.

    Instalação incorreta do queimador

    Muitas vezes, um ruído semelhante a batidas ou assobios pode ser causado pelo fato de que o queimador de gás na caldeira foi inicialmente configurado e instalado incorretamente. Para verificar, será necessário comparar o nível de pressão do gás saindo do queimador e os indicadores recomendados no passaporte técnico do equipamento. Confie esta tarefa ao especialista que instalou a caldeira a gás.

    Outras causas do zumbido da unidade de gás

    Existem outras razões pelas quais a caldeira a gás zumbe ou faz barulho:

    1. Bypass ou válvula de gás configurados incorretamente, resultando em sons uivantes.
    2. Se a potência do aparelho a gás for excedida, isso geralmente leva a vibrações e a um som de chocalho.
    3. Com a falta de refrigerante no sistema, a caldeira a gás também emitirá ruído de vibração.
    4. Se houver sons de metal batendo, isso pode ser devido a erros na instalação da unidade.

    Para evitar o mau funcionamento da unidade de gás, você deve seguir as regras de manutenção especificadas nas instruções.

    Sons estranhos na caldeira de aquecimento

    Às vezes, a iluminação da caldeira também é acompanhada por alguns sons. Quando o equipamento frio aquece e começa a rachar, os cliques característicos não devem causar pânico - o metal faz esses sons quando aquece.

    Gorgolejar e gorgolejar também são possíveis - este também é um fenômeno normal: o refrigerante começou a aquecer e colocar o sistema em movimento. No entanto, os mesmos sons podem ocorrer quando não há líquido refrigerante suficiente nos tubos. Nessa situação, basta adicionar água para aquecer por igual.

    Como evitar barulho

    É importante desligar o gás antes de fazer qualquer trabalho de reparo. Se de repente sentir cheiro de gás, feche imediatamente a torneira da entrada da casa, desligue os aparelhos elétricos, ventile e chame o serviço de gás.

    Durante a instalação, é possível instalar uma camada elástica absorvente de vibrações por baixo do corpo em todos os locais onde a caldeira está em contacto com a parede.


    Limpeza de caldeira

    Em primeiro lugar, é importante realizar a manutenção regular dos equipamentos de aquecimento, o que inclui a limpeza das unidades, a remoção do pó e a lubrificação de alguns elementos. Isso estenderá a vida útil da caldeira e eliminará o ruído antes mesmo que ele ocorra.

    Em um sistema fechado, deve-se adicionar água de vez em quando enquanto se monitora o manômetro. Em alguns dispositivos, por exemplo, Visman Vitopend, ele é exibido no painel de controle na parte inferior do gabinete.

    Vamos descobrir o que fazer quando o dispositivo já emite sons estranhos:

    • Se a saturação de oxigênio na água for a causa, o problema pode ser resolvido convertendo um sistema aberto em um fechado. Para isso, são montadas saídas de ar na caldeira de aquecimento de água e o tanque de expansão é substituído por um de membrana.
    • O ventilador deve ser inspecionado e limpo. É importante considerar que as lâminas principais estão localizadas dentro da carcaça sob o invólucro. Após limpar a poeira e sujeira, lubrifique adicionalmente seus rolamentos. Se isso não ajudar, o refrigerador precisa ser substituído.
    • Quando o trocador de calor uivar, você precisa limpar a incrustação dentro dele. Para removê-lo, o invólucro é removido e os tubos conectados a ele são desenroscados. O melhor é colocar dentro de um descalcificador químico especial, que é vendido em lojas de ferragens, e deixá-lo por algumas horas. Se for muito difícil remover o trocador de calor, o agente é despejado no interior usando uma mangueira flexível.
    • Se a válvula de gás apitar, verifique suas configurações. A configuração correta está escrita no manual de instruções.


      Válvula de gás automática

    • Quando a potência da bomba excede a demanda do sistema, é necessário reduzir a velocidade de sua operação, alterando a posição do interruptor branco sob a tampa do bloco de terminais.
    • O ar do sistema de aquecimento é descarregado através de um respiradouro de latão na parte frontal do dispositivo.
    • Se houver um som de estouro durante a ignição em modelos semiautomáticos com ignição piezo, como Bosch W, limpe o bico e o tubo do queimador de ignição que o motor de arranque acende de poeira e detritos.
    • Quando uma caldeira automática, por exemplo, Ariston Genius, liga com o barulho mais forte, os eletrodos de ignição devem ser limpos e, se necessário, sua posição deve ser corrigida. A ignição então ficará silenciosa.
    • O ruído das válvulas pode ser evitado substituindo-as por válvulas de esfera ou adicionando uma junta de borracha adicional.
    • Para se livrar do clique do medidor de gás, é preciso ligar para o serviço de gás para fazer uma verificação, conforme mostrado nele. Provavelmente, você terá que substituir o dispositivo.
    • Para remover a batida de metal quando a temperatura dos radiadores muda, os suportes de parede devem ser reorganizados em locais que coincidam com seus pontos de apoio. Também resolve o problema de colocar almofadas de borracha nos suportes.
    • Quando os tubos de aquecimento instalados no anel da parede, você precisa colocar um material isolante especial merelon em torno deles. É aconselhável pensar bem na altura da instalação para não estragar a reparação posteriormente.

    Causas de ruído

    Na verdade, não existem tantas razões para o aparecimento de batidas nos tubos de aquecimento durante o aquecimento. Alguns dos ruídos podem ser ignorados - eles não prejudicam o sistema e os dispositivos de aquecimento. Mas ruídos como zumbidos, estalos, batidas, gorgolejos e uivos devem dar razão para pensar e tomar medidas urgentes.

    • bloqueios de ar no sistema;
    • entupimento ou crescimento excessivo de tubos devido ao refrigerante de má qualidade;
    • vazamentos de oleodutos;
    • violação de trabalho de instalação durante a instalação de guindastes, válvulas e assentamento de tubos;
    • falha ou desgaste do equipamento de trabalho;
    • cavitação, aumento de pressão em locais de aumento (diminuição) no diâmetro do tubo;
    • cálculo incorreto ou não conformidade com as recomendações de projeto ao instalar o sistema de aquecimento.

    Canos zumbindo devido ao martelo de água

    Cliques ou batidas também podem ser causados ​​por fenômenos como o golpe de aríete. A razão para isso é que a água, sob a ação de forças inerciais, não pode parar instantaneamente na tubulação. Se a circulação de água no sistema parar temporariamente (por vários motivos), a água, repentinamente esbarrando em um obstáculo, atinge o interior do tubo. Isso é chamado de martelo de água.Você pode controlar o fluxo de água dependendo da temperatura usando reguladores especiais.

    Observação! Golpes de aríete e ruídos de água na tubulação de aquecimento ocorrem no momento em que a água é completamente desligada. Afinal, os líquidos são praticamente incompressíveis, portanto, a inércia não pode ser extinta instantaneamente. No ponto em que o fluxo de água para, a pressão pode chegar a dezenas de atmosferas. Por sua vez, isso pode ser carregado não apenas com ruídos desagradáveis, mas também com a destruição de conexões do sistema, arrancando válvulas e até mesmo rompimento de baterias.

    O golpe de aríete pode ocorrer em qualquer parte do sistema. Incluindo até o sistema de aquecimento por piso radiante. Assim, neste caso, a batida será ouvida debaixo do chão. A resistência do golpe de aríete pode ser afetada pelo comprimento da tubulação. No sistema de piso radiante, é o mais perigoso, pois aqui os tubos são dobrados em um comprimento muito grande. O golpe de aríete também é perigoso se um termostato for instalado na saída do sistema de aquecimento. Estruturalmente, pode suportar pressões de até 4 atmosferas, neste caso, não são observados choques.

    A causa do martelo de água
    Esta figura mostra a pressão da água no sistema e a causa do golpe de aríete.

    Os aparelhos fazem barulho ao aquecer água

    As caldeiras modernas funcionam silenciosamente, portanto, vibrações, ruídos e sons estranhos devem alertá-lo. O que pode servir como um motivo indireto:

    • Instalação incorreta, conexão.
    • Configuração incorreta.
    • Desgaste de nós.

    Existem também razões muito específicas pelas quais a caldeira está zumbindo.

    Alto teor de oxigênio

    A água nos canos está saturada de oxigênio, razão pela qual bolhas são liberadas quando aquecidas. Este efeito leva a um aumento do ruído e vibração não só do dispositivo, mas também das baterias.

    Acúmulo de ar no sistema

    Se a caldeira bater e soltar fumaça, é necessário liberar o ar nas tubulações. As torneiras são instaladas em radiadores modernos. Desaparafusando-os, você pode remover o ar acumulado.

    Formação de escala

    O alto teor de sal na água leva à sua deposição nas paredes do trocador de calor. Portanto, quando aquecido, a unidade irá chiar. Além disso, a taxa de aquecimento e a transferência de calor são reduzidas. Recomenda-se limpar o radiador uma vez por ano. Para isso, é preparada uma bomba com um reagente, um líquido de limpeza é bombeado pelas mangueiras.

    Existem vários motivos pelos quais uma caldeira a gás estala e faz barulho. Como solucionar problemas

    Problemas de ventilador

    O ventilador funciona em modelos com câmara fechada e remoção forçada dos produtos da combustão. Por que faz sons estranhos ao girar, assobiar:

    A graxa nos mancais secou devido ao posicionamento sobre a tocha. Quando exposta a altas temperaturas, a graxa seca rapidamente, o que leva ao desgaste do rolamento. A peça é desmontada e lubrificada.

    Existem vários motivos pelos quais uma caldeira a gás estala e faz barulho. Como solucionar problemas

    Desequilíbrio da lâmina, acúmulo de sujeira e poeira. As lâminas são limpas, ajustadas a partir da rotação.

    Sobrepressão na bomba de aquecimento

    A bomba está fornecendo alta pressão, você precisa ajustar suas configurações. Uma pressão muito alta no sistema pode levar a uma emergência. Os valores podem ser ajustados mudando a alavanca branca na caixa de terminais.

    Existem vários motivos pelos quais uma caldeira a gás estala e faz barulho. Como solucionar problemas

    A falta de água no sistema leva a um sério superaquecimento. Em primeiro lugar, verifique os valores do termostato, defina os valores mais baixos. Meça a pressão e ateste com líquido de arrefecimento, se necessário.

    Assim como:

    • Se a caldeira chiar, o problema está na configuração errada da válvula de gás ou do bypass (tubos de ponte).
    • Ao operar em alta potência, o medidor de gás pode trovejar.
    • Uma válvula gasta emite sons de chocalho.
    iwarm-pt.techinfus.com

    Aquecimento

    Caldeiras

    Radiadores