Tipos e capacidades técnicas de uma válvula de retenção para aquecimento

Data de publicação: 13 de setembro de 2020. Categoria: Automotivo.

Um adsorvedor (geralmente chamado de absorvedor) é um dos componentes de um carro responsável por absorver e neutralizar os vapores de gasolina que saem do tanque. Muitos proprietários de automóveis acreditam que este é um dispositivo completamente desnecessário que apenas cria problemas desnecessários, então eles freqüentemente o removem completamente.

Adsorber no carro

Porém, o aumento do consumo de gasolina e outros problemas no funcionamento do sistema, via de regra, ocorrem apenas se a válvula do absorvedor falhar. Portanto, antes de remover sem piedade este nó, será útil aprender um pouco mais sobre as características de seu funcionamento e o procedimento para trocar o dispositivo.

Para que é usado o adsorvedor?

Durante o funcionamento do motor do veículo, a gasolina esquenta um pouco, emitindo vapores muito voláteis. Sua formação é intensificada pela vibração de um veículo em movimento. Se o veículo não possui um sistema de neutralização de vapores nocivos e se instala uma ventilação primitiva, as formações são simplesmente levadas para a rua por meio de aberturas especiais.

Essa imagem foi observada em quase todos os carros antigos com carburador (razão pela qual o carro muitas vezes cheirava desagradavelmente a gasolina) antes do surgimento do padrão ambiental EURO-2, que controla o nível de gases nocivos na atmosfera. Hoje, todo carro deve estar equipado com um sistema de filtragem adequado para atender aos padrões. Via de regra, o mais simples deles é o adsorvedor.

Instalação

Uma válvula de retenção para um sistema de aquecimento gravitacional é mais frequentemente usada em um circuito de tubulação de caldeira. Por exemplo, em uma situação em que é necessário conectar um par de geradores de calor em uma cascata, ou para sincronizar o funcionamento de caldeiras em diferentes fontes de energia. Nessas situações, graças à válvula, não ocorrerão fluxos parasitas do refrigerante.

Se a água for fornecida ao sistema de aquecimento por meio de uma bomba, qualquer válvula pode ser usada. Em circulação natural, apenas a válvula de gravidade pode ser usada.

Ao instalar, observe os seguintes requisitos:

  1. Ao escolher um dispositivo, preste atenção aos indicadores de pressão e ao nível de temperatura da água nas tubulações. A água dos encanamentos de residências geralmente se move sob uma pressão de cerca de 3 bar e a uma temperatura de 95 ° C Escolha um dispositivo somente após todos os indicadores terem sido identificados.
  2. A instalação da estrutura deve ser realizada de acordo com os requisitos especificados no passaporte da válvula.
  3. A bomba deve estar localizada na frente da válvula.
  4. A forma como o dispositivo será instalado é influenciada pela pressão na rede. Abaixo de 16 bar - uma válvula de acoplamento, acima - uma válvula flangeada.

A resposta à pergunta: há necessidade de uma válvula de retenção no sistema de aquecimento, é óbvio - claro que sim. Este dispositivo é parte integrante. Ao fazer uma escolha, leve em consideração todas as nuances de um determinado sistema de aquecimento.

O que é um elemento de filtro e como funciona

Em termos simples, o absorvedor é uma grande lata cheia de carvão ativado. Além disso, o sistema contém:

  • Separador com válvula de gravidade. É responsável por reter partículas de combustível. A válvula de gravidade, por sua vez, é usada muito raramente, mas em caso de emergência (por exemplo, se o carro capotou durante um acidente), evitará que o combustível transborde do tanque de gasolina.
  • Medidor de pressão. É necessário controlar o nível de vapores de gasolina no tanque. Assim que seu nível é excedido, componentes nocivos são descarregados.
  • Parte de filtragem.Na verdade, esta é a mesma lata com carvão ativado granular.
  • Válvula solenoide. É usado para alternar entre os modos de captura dos vapores de gasolina emitidos.

Qual é a aparência de um adsorvedor?

Se falamos sobre o princípio do sistema, então é muito simples:

  • Primeiro, os vapores da gasolina sobem no tanque de gasolina e são enviados para o separador, onde ocorre a condensação parcial do combustível, que na forma líquida é enviado de volta para o tanque de gás.
  • A parte do vapor que não conseguiu se assentar na forma de líquido passa pelo sensor gravitacional e é direcionada ao adsorvedor.
  • Quando o motor do carro é desligado, os vapores da gasolina começam a se acumular no elemento do filtro.
  • Assim que o motor dá partida, a válvula do canister entra em ação, a qual abre e conecta o canister ao coletor de admissão.
  • Os vapores da gasolina se combinam com o oxigênio (que entra no sistema através do conjunto do acelerador) e passam para o coletor de admissão e os cilindros do motor, onde os vapores prejudiciais queimam junto com o ar e o combustível.

Princípio da Operação

Via de regra, é a válvula adsorvente que falha. Se começar a abrir e fechar no modo errado ou quebrar completamente, isso pode afetar negativamente o funcionamento de todo o carro e provocar avarias.

Princípio da Operação

Apesar do fato de que as válvulas de retenção diferem na estrutura, dependendo do modelo, um componente permanece inalterado em todos os dispositivos - a mola. Esta parte atua como um atuador e fecha a veneziana. A mola é comprimida no momento em que os parâmetros permitidos do sistema mudam. É muito importante aqui comprar e instalar uma válvula com uma mola maciça e resiliente. Garante que a válvula permaneça fechada, o que é considerado normal.

Quando o refrigerante se move pelo sistema, é gerada pressão, por isso o líquido abre a válvula de retenção para aquecimento com circulação natural e segue adiante pelos tubos.

Em caso de emergência, por exemplo, na forma de martelo de água, o fluido circulante não será capaz de mudar a direção do movimento, porque a válvula de retenção do sistema de aquecimento gravitacional impedirá o refluxo da água. Este dispositivo distingue-se pela simplicidade de design, mas é um elemento indispensável que ajuda a evitar consequências negativas no circuito.

Verifique o dispositivo de válvula dentro

Dispositivo de válvula de retenção

Você pode ler sobre a válvula de equilíbrio para o sistema de aquecimento nesta página.

Mau funcionamento da válvula solenóide

Se o adsorvedor estiver no modo sem problemas na maior parte do tempo, a válvula de purga pode facilmente parar de funcionar. Isso danificará a bomba de combustível. Se o adsorvedor não fornecer ventilação adequada, a gasolina se acumulará gradualmente no coletor de admissão.

Isso leva a "sintomas" bastante desagradáveis:

  • Em modo inativo, aparecem os chamados mergulhos.
  • A tração é prejudicada (parece que o veículo está constantemente perdendo potência).
  • Quando o motor está funcionando, nenhum som de operação é ouvido.
  • O consumo de combustível aumenta visivelmente.
  • Ouve-se um chiado e um assobio ao abrir a tampa do tanque.
  • O sensor do tanque de combustível literalmente vive sua própria vida (pode mostrar que o tanque de gasolina está cheio, e depois de um segundo - que não há nada nele).
  • Um desagradável "aroma" de gasolina aparece no interior do carro.

Às vezes, o elemento do filtro, ao contrário, emite sons muito altos, o que também não é a norma. Para ter certeza de que a causa é a válvula defeituosa e não a correia dentada, basta pressionar o gás com força. Se o efeito de som permanecer o mesmo, provavelmente o problema está na válvula do adsorvedor.

Neste caso, recomenda-se apertar levemente o parafuso de ajuste do dispositivo. No entanto, você não precisa girar mais do que meia volta.Um travamento muito forte resultará em um erro do controlador. Se essas manipulações não ajudarem, você precisará conduzir um diagnóstico mais detalhado.

Válvula reguladora de pressão

Repúblicas 61) Suplementar ao ed. svid-wu22) Declarado em 21/07, 71 (21) 1682844 / 22-2 C 21 b 9/12 G 161 c 1/20 51) com o anexo da candidatura Comitê Estadual do Conselho de Ministros da URSS para Invenções e Descobertas (088.8) lletn 08.09.75 (54) VÁLVULA DE PRATO A invenção refere-se ao equipamento de aquecedores de ar de um alto-forno e pode ser utilizada, por exemplo, em válvulas de fumaça e de explosão a frio. , uma sela, uma placa, articuladamente conectada a uma alavanca fixada em um eixo é conhecida. Tal válvula é inconveniente, pois é impossível ajustar a posição do disco em relação à sede durante a montagem (especialmente ao fabricar válvulas de grandes diâmetros 1600 a 20 mm). Como resultado, durante a operação da válvula, o disco é localizado na sede com uma polarização deliberada, o que causa um desgaste desigual da superfície de contato e a estanqueidade das válvulas é quebrada. Uma característica distintiva da válvula proposta é que está equipado com buchas excêntricas montadas no eixo de rugido ha conectado a uma placa. Na Fig. 1 mostra a válvula proposta, vista geral; na fig. 2 - seção ao longo de A - A na Fig. 1; na Fig, 3 - nó 1 na Fig. 2; na fig. 4 é uma vista ao longo da seta B na FIG. 3. A válvula consiste em um corpo 1, uma tampa 2, uma sede 3, uma placa 4, suspensa por meio de uma unidade de dobradiça 5 em uma alavanca 6, que, por sua vez, está assentada em um eixo 7 e é fixada a partir de movendo-se ao longo do eixo com os parafusos de fixação 8, Os mancais servem como os suportes do eixo 9. No suporte 10 há um acionamento, feito na forma de um cilindro hidráulico 11, conectado por meio de uma manilha 12 ao eixo 7. O a unidade de dobradiça 5 consiste em dois 5 rolos perpendiculares entre si 13 e 14 (dobradiça de Hooke). O rolo 13 é baseado em buchas excêntricas 15, que são montadas de forma móvel na alavanca 6, e o rolo 14 é passado através das orelhas 16 da placa 4 e do rolo 13.0. A válvula funciona da seguinte forma. Aplicando pressão na cavidade direita do cilindro hidráulico 11, sua haste, movendo-se para a frente, empurra a manilha 12 e gira o eixo 7 com a alavanca 6 fixada nela 15 em um determinado ângulo. A placa 4, separando-se da sede 3, afasta-se do fluxo do meio (ar) que vai para a tubulação principal. A válvula fecha quando a pressão é aplicada à cavidade esquerda do cilindro hidráulico 11. Baixando, a placa 4, graças ao conjunto de dobradiça 5, se auto-alinha ao longo da sede 3. O alinhamento da placa 4 com a sede 3 é realizado ao montar a válvula, movendo a alavanca 6 ao longo do eixo 7 e subsequente fixação com parafusos 8, placas de instalação 4 ao longo do eixo X. Por rotação simultânea de ambas as buchas 15, a instalação da placa 4 ao longo do eixo T é alcançada, após a qual as buchas 15 são soldadas. 472976 Gênero entre OAG Objeto da invenção Uma válvula de gatilho contendo um corpo articulado com uma sede e montada no corpo no eixo uma alavanca giratória, na extremidade da qual um eixo é fixado , conectado de forma articulada à placa de travamento da sede, caracterizado por, para ajustar o encaixe da placa na sede e aumentar a estanqueidade da válvula, esta é equipada com buchas excêntricas montadas no eixo da alavanca conectada à placa.
Veja

Nós verificamos a eficiência do adsorvedor

Para ter certeza de que o mau funcionamento está associado à válvula deste elemento, pode-se enviar o carro para um diagnóstico completo. Mas é caro, então vamos tentar identificar possíveis problemas por conta própria.

Em primeiro lugar, você precisa ver se o controlador emite erros, por exemplo, "controle de circuito aberto". Se tudo estiver bem, use a verificação manual. Para isso, basta preparar um multímetro, uma chave de fenda e alguns fios. Depois disso, você precisa seguir algumas etapas simples:

  • Levante o capô do carro e encontre a válvula correta.
  • Desconecte o chicote de fiação deste elemento.Para fazer isso, primeiro você precisa apertar a trava especial dos fechos das almofadas.
  • Verifique se há tensão na válvula. Para fazer isso, você precisa ligar o multímetro e colocá-lo no modo voltímetro. Em seguida, a sonda preta do dispositivo é conectada ao aterramento do carro, e a vermelha ao conector marcado "A", que está localizado no chicote de fiação. A próxima etapa é ligar o motor e ver quais leituras o dispositivo fornece. A voltagem deve ser a mesma da bateria. Se não existir, ou se for muito pequeno, talvez você precise procurar um problema mais sério. Se tudo estiver bem com tensão, prossiga para a próxima etapa.

Válvula checada

  • Remova a válvula de purga. Para removê-lo, é necessário afrouxar um pouco a fixação das pinças com uma chave de fenda. Depois disso, será possível mover facilmente a válvula ligeiramente para cima e puxá-la suavemente ao longo do pequeno suporte. Depois disso, o dispositivo deve ser conectado diretamente aos terminais da bateria. Um fio vai para a válvula de purga (para "+") e o outro é conectado para "menos". Depois disso, os dois condutores são conectados aos terminais correspondentes da bateria. Se não clicar, a válvula está completamente fora de serviço e é melhor substituí-la.

Tipos de válvulas de retenção

Todos os tipos de dispositivos têm a mesma função, mas podem ter um design diferente, diferentes corpos executivos e ser conduzidos por diferentes princípios físicos.

Com base no design e no princípio de operação, existem tipos básicos como

  • disco, ou em forma de disco;
  • bola;
  • pétala;
  • bivalve.

Cada tipo tem suas próprias vantagens e desvantagens e um campo de aplicação vantajoso.

Boneco

O corpo de trabalho, ou obturador da válvula, é um disco conectado a uma haste com mola. Na direção normal do fluxo, a mola é comprimida pela pressão do fluido e a válvula se abre. Assim que a pressão do líquido cai ou tende a fluir na direção oposta, a mola se expande e pressiona o disco contra a sede e a veneziana fecha.


Figura 2. Projeto da válvula borboleta

Uma junta de borracha ou silicone é colocada na placa (com menos frequência na sede), o que garante a adesão máxima do disco à sede e exclui a infiltração de fluido.


Figura 3. Princípio de operação da válvula de retenção do gatilho

Esses dispositivos ganharam popularidade merecida no projeto e montagem de sistemas de aquecimento doméstico. Eles têm vantagens como:

  • Simplicidade do dispositivo. É composto por 5 peças e não requer alta precisão durante a fabricação.
  • Confiabilidade. Devido à simplicidade do design, esses dispositivos funcionam por anos sem substituição.
  • Livre de manutenção.
  • Acessibilidade do preço.

Existem também esses dispositivos e desvantagens:

  • Alta resistência ao fluxo no estado aberto.
  • Susceptível a depósitos minerais no disco e na sede. Isso leva a um mau funcionamento.
  • Baixa manutenção. Em caso de mau funcionamento, todo o dispositivo é substituído por um novo.
  • Quando aberto, crie um martelo de água. Isso não prejudica a unidade em si, mas pode acelerar o desgaste em outras unidades dinamicamente sensíveis, como bombas de calor.

Existem designs especiais de válvulas de gatilho equipadas com um dispositivo de abertura suave. Mas eles são muito mais caros.

Bola ou gravitacional

Em uma válvula de retenção gravitacional para sistemas de aquecimento, uma bola de metal serve como o principal elemento operacional que bloqueia o fluxo de água. Para melhorar o ajuste, a bola é coberta com uma fina camada de plástico ou borracha resiliente. Quando o fluido flui através do dispositivo em uma direção predeterminada, ele levanta a esfera acima da sede com sua pressão e abre o lúmen.


Figura 4. Válvula de esfera

Se a cabeça do fluxo cair ou a direção do movimento do fluxo do fluido for invertida, a bola sob a ação da gravidade cai no assento, pressiona contra ela e bloqueia o lúmen. Quanto mais o líquido tentar fluir na direção oposta, mais forte será o controle e mais confiável será a sobreposição.

As vantagens deste design são as seguintes:

  • Baixa resistência ao fluxo na posição aberta.
  • Confiabilidade máxima. O dispositivo não contém elementos de atrito e praticamente não se desgasta na posição aberta.
  • Alta manutenção. A tampa removível facilita a limpeza da câmara e os elementos de trabalho do dispositivo e, se necessário, substitui a esfera.

As desvantagens incluem fatores como:

  • Diâmetro grande.
  • Alta pressão de trabalho.
  • A necessidade de aderência estrita à orientação do dispositivo durante a instalação. Caso contrário, a bola não vai subir e abrir a lacuna.

Os requisitos de alta pressão de instalação e operação limitam o uso de tais acessórios em sistemas de aquecimento doméstico.

Pétala

Uma placa de aço ou latão é usada como veneziana. É fixado em um eixo com mola perpendicular à direção do movimento do fluido


Figura 5. Válvula de flap Wafer

O princípio de funcionamento da válvula rotativa é simples. Quando o líquido se move na direção principal, a força da pressão gira o obturador, vencendo a resistência da mola. Em caso de queda de pressão ou reversão de fluxo, uma mola movimenta a válvula pelo tubo, fechando-o. Existem designs sem mola. Neles, o amortecedor é devolvido ao seu lugar pela ação da gravidade.

Este design tem suas vantagens:

  • Preço baixo.
  • Baixa resistência hidráulica quando aberto.
  • Alta sensibilidade e curto tempo de resposta.

As desvantagens incluem a presença de peças móveis e em atrito. Isso leva ao seu desgaste inevitável e ao reparo ou substituição.

Bivalve

As válvulas borboleta são um tipo de válvula de pétala, seu eixo está localizado exatamente no meio do tubo, e duas pétalas de meio disco podem ficar ao longo do riacho, abrindo o obturador, ou sob a ação de molas, elas podem ser localizadas transversalmente o riacho, bloqueando-o.


Figura 6. Diagrama de uma válvula borboleta

Essas válvulas são extremamente rápidas de agir, mas criam uma resistência significativa ao fluxo. Eles são usados ​​em sistemas de aquecimento de médio a grande porte com alta pressão de trabalho.

Elevação

De acordo com o princípio de funcionamento, a válvula está próxima à do disco, mas difere dela porque o disco e a haste acionada por mola não estão localizados ao longo, mas perpendiculares ao fluxo do fluido.


Figura 7. Diagrama de ação e seção da válvula de elevação

A força da pressão do fluxo eleva a bandeja, liberando assim o lúmen para o movimento do líquido na direção desejada. Se a pressão cair ou o fluxo tentar reverter, o gatilho é abaixado pela força da mola e pressionado contra a sede, bloqueando o lúmen.

As vantagens deste design incluem:

  • A confiabilidade é garantida pelo número mínimo de peças móveis e pela simplicidade do dispositivo.
  • Baixa sensibilidade à pureza do fluido, tanto mecânica quanto química.
  • Capacidade de manutenção. Através da tampa superior, a câmera pode ser limpa e as peças defeituosas substituídas.

A desvantagem é a necessidade de instalação em posição estritamente horizontal. Isso torna a válvula inadequada para trechos de tubos verticais. O design é adequado para sistemas de circulação natural.

Colocamos uma nova válvula adsorvente

Não é necessário entrar em contato com um serviço de automóveis para substituir um elemento. O trabalho pode ser feito de forma independente com algumas chaves de fenda Phillips. Você também precisa comprar uma nova válvula (sua marcação deve corresponder completamente aos dados do dispositivo antigo).

Substituição de válvula

Depois disso:

  • Encontramos o adsorvedor.
  • Removemos o terminal negativo da bateria.
  • Desconecte o bloco de fiação pressionando a trava e puxando o dispositivo em sua direção.
  • Afrouxamos as fixações da válvula solenóide e desconectamos as mangueiras.
  • Retiramos o dispositivo antigo (o suporte sairá com ele) do absorvedor.
  • Instalamos um novo dispositivo e montamos tudo na ordem inversa.

Encontro

Por que você precisa de uma válvula de retenção no sistema de aquecimento? Para responder a esta pergunta, considere uma situação específica.

Durante o funcionamento do sistema de aquecimento, a pressão hidrodinâmica pode aumentar em alguns locais, o que levará inevitavelmente a uma mudança na direção do fluxo de água quente. Para evitar uma emergência, uma válvula de retenção deve ser instalada no bypass. O principal objetivo deste elemento é evitar o movimento reverso do refrigerante.

Graças à válvula de retenção, a água quente circula livremente pelo sistema. Ao mesmo tempo, não permitirá que se mova na direção oposta, e suas características técnicas e operacionais permanecerão inalteradas. Aborde a escolha da válvula com responsabilidade, porque é muito importante escolher o modelo certo, disso dependerá a segurança e a fiabilidade de todo o sistema de aquecimento.

Verifique as válvulas para aquecimento

Válvulas de retenção

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores