Acessórios para radiadores de aquecimento: tipos, instalação, características

Melhor preço para aquecimento
O aquecimento é a seção de engenharia mais importante, sem a qual uma vida confortável em uma casa de campo é impossível. O aquecimento de uma casa particular deve ser feito corretamente, e esta é uma grande arte. É preciso ter conhecimento de muitas sutilezas e nuances para não cometer erros. Tal conhecimento só pode ser fornecido por um complexo de teoria e experiência prática.
Se tiver questões sobre a organização do aquecimento correcto de uma casa privada e necessitar da consulta de um engenheiro, contacte-nos ou escreva-nos. Os especialistas terão prazer em responder a perguntas e esclarecer as nuances de seu interesse.

Seleção do sistema de aquecimento

Escolher um sistema de aquecimento para uma casa de campo não é uma tarefa fácil. Existem muitos prós e contras a serem previstos. Nesse caso, é necessário considerar e analisar os seguintes parâmetros:

  • Disponibilidade de combustível
  • Confiabilidade - as tecnologias utilizadas devem ser testadas ao longo do tempo
  • O custo do próprio sistema de aquecimento e sua operação e manutenção
  • A prevalência de tecnologias nas quais o aquecimento da casa é construído e a disponibilidade de especialistas para manutenção regular
  • Capacidade de Manutenção
  • Aparência e compatibilidade com design
  • Desejos individuais e sua viabilidade sem sacrificar a qualidade geral do sistema de aquecimento

Além disso, tentamos revelar as principais nuances, cujo conhecimento o ajudará a fazer uma escolha informada. Se você tiver alguma dúvida, pode sempre entrar em contato conosco para obter conselhos.

Características dos tubos de polietileno

Os tubos convencionais de polietileno, com a designação PE, são utilizados para a instalação de sistemas de aquecimento, esgotos e abastecimento de água, incluindo abastecimento de água potável. Os tubos feitos com esse material possuem algumas características, entre as quais se destacam:

  • Resistência a temperaturas abaixo de zero. A operação e manutenção de sistemas de polietileno é permitida a -20 graus. Isso é importante ao realizar qualquer trabalho de produção no inverno, incluindo a instalação de novos equipamentos e a reparação de áreas danificadas.
  • Flexibilidade e ductilidade. Essas propriedades permitem evitar a deformação dos tubos, não apenas durante a dobra. Tubos flexíveis para aquecimento feitos de polietileno reticulado são capazes de se expandir quando o meio de trabalho congela e encolher quando ele descongela. Nesse caso, o produto assume sua forma anterior.
  • O uso de tubos de polietileno em uma temperatura ambiente de trabalho não superior a 400C.

tubos de polietileno para aquecimento

A última característica pode ser chamada de desvantagem, mas o progresso na direção científica e técnica ajuda a resolver o problema. Graças a isso, foram projetados tubos especiais de polietileno reticulado, que podem ser usados ​​em sistemas de abastecimento de água e aquecimento com temperatura de refrigeração de até 900C. O novo material é denominado PEX.

Tipos de aquecimento em uma casa particular

Todos os sistemas de aquecimento podem ser classificados de acordo com os seguintes parâmetros:

Por tipo de combustível

Dependendo do combustível consumido, os sistemas de aquecimento instalados em casas de campo privadas podem ser dos seguintes tipos:

  • Gás (gás principal ou liquefeito)
  • Elétrico
  • Combustível sólido (lenha, serragem, pellets, carvão, etc.)
  • Combustível líquido (combustível diesel, óleo residual, etc.)
  • Geotérmico - sistemas baseados em fontes de energia renováveis ​​(alternativas)

Todos eles têm suas próprias vantagens e desvantagens. O gás natural é o combustível ideal para Moscou e sua região.Se uma casa de campo tem a capacidade de se conectar a uma rede de gás, você pode escolher esta opção sem hesitação.

Por tipo de refrigerante

Com base no tipo usado no circuito de aquecimento do refrigerante, o aquecimento da casa pode ser das seguintes classes:

  • Água
  • Ar
  • Vapor
  • Combinado - combinando vários tipos de refrigerante

Em Moscou e na região de Moscou, o tipo mais comum de aquecimento é o uso de sistemas de aquecimento de água. Iremos nos alongar sobre eles com mais detalhes.

Cálculo do sistema de aquecimento doméstico


Para ter a certeza de que o sistema de aquecimento da sua casa funcionará correctamente, é necessário efectuar o projecto. Mas se a casa for pequena, o desenho pode ser omitido. Neste caso, é necessário realizar um cálculo de engenharia das perdas de calor.

A essência do cálculo é reduzida para determinar a energia térmica necessária. Caracteriza a quantidade de calor que deve ser transferida para cada cômodo aquecido da cabana. A saída de calor necessária corresponde à perda de calor. Perdas de calor - a quantidade de calor que sai de uma casa de campo através de suas estruturas envolventes (circuito térmico).

O cálculo das perdas de calor é realizado para cada cômodo individual e casa de campo como um todo. Com base nisso, uma caldeira de aquecimento é selecionada e radiadores ou outros dispositivos de aquecimento são selecionados.

Existe uma metodologia simplificada que permite calcular a energia térmica aproximada necessária para cada cômodo em uma casa privada suburbana. Para fazer isso, a área da sala é multiplicada por 100-130 W (dependendo de quantas paredes externas existem). No entanto, esse método fornece resultados aproximados que não levam em consideração vários fatores.

Existem fórmulas especiais para cálculos precisos. Primeiro, a resistência térmica R é determinada (em m2 * C / W). É igual à razão entre a espessura das estruturas de proteção (em metros) e sua condutividade térmica. Este é um valor tabular.

Material Espessura R
Tijolo 0,8 m 0,6
0,7 m 0,5
0,6 m 0,4
0,3 m 0,2
Registro 0,3 m 0,6
0,2 m 0,5
feixes 0,2 m 0,8
0,1 m 0,4
Quadro isolado 0,2 m 0,7
Espuma de concreto 0,3 m 0,7
0,2 m 0,5
Gesso 0,03 0,04
Teto ou sótão 1,4
Chão de madeira 1,9
Porta dupla de madeira 0,2

Depois disso, a fórmula é aplicada para calcular a quantidade de perda de calor (em watts) que ocorre através do circuito de calor:

Q = S * (Tvn-Tnar) / R

S - área da sala aquecida,

Tvn - temperatura ambiente exigida,

Tнр é a temperatura externa mínima durante o período mais frio do ano.

A energia térmica também é consumida por meio da ventilação (natural e forçada). Seu valor é calculado usando a seguinte fórmula:

Q = c * m * (Tvn-Tnar)

m é a massa de ar nos quartos (produto do volume total dos quartos pela densidade do ar, c é a sua capacidade térmica, que é 0,28 W / kg * C).

Para calcular a saída de calor total necessária, é necessário adicionar a quantidade de perda de calor pelas paredes, piso, telhado e pela ventilação. O valor resultante é multiplicado por um fator de 1,3.

Além do cálculo térmico, um cálculo hidráulico também pode ser executado. Ele serve como base para a seleção de diâmetros de dutos e parâmetros de grupos de bombeamento. Este cálculo faz parte do projeto de aquecimento.

Circulação do meio de aquecimento

Dependendo do método de movimentação do refrigerante pelos tubos, o aquecimento da casa pode ser projetado de duas maneiras:

Opção com circulação forçada do refrigerante


Para um esquema de aquecimento de uma casa privada com circulação forçada, uma bomba de circulação deve ser instalada no sistema de aquecimento. Ele fornece o movimento do líquido aquecido através dos tubos até os radiadores. Neste caso, nenhuma inclinação das linhas é necessária.Quando os radiadores são instalados no sistema, é necessário instalar torneiras Mayevsky neles para deslocar as travas de ar. O transportador de calor resfriado é alimentado de volta para a sala da caldeira através do circuito de retorno.

As vantagens da opção com movimento forçado do refrigerante são:

  • Alta velocidade de movimento do refrigerante. Como resultado, o líquido no loop de retorno praticamente não esfria. Isso permite que você otimize o uso de combustível ou eletricidade (dependendo do tipo de caldeira)
  • A capacidade de ajustar o regime de temperatura de cada um dos dispositivos de aquecimento
  • Minimização da seção transversal interna dos tubos sem reduzir a resistência do meio nas linhas

Versão com circulação natural do meio de aquecimento


Outros nomes usados ​​para este sistema, construído com base nesta opção, são gravitacional, convectivo. Aquecimento de uma casa particular com circulação natural do refrigerante - uma opção econômica

O princípio de operação é o seguinte. Quando aquecida, a densidade da água diminui. Portanto, a água quente no circuito de alimentação é forçada para cima pela água resfriada mais pesada no circuito de retorno.

Para evitar o golpe de aríete devido ao aumento do volume (e, como resultado, da pressão do refrigerante no sistema), um tanque de expansão é instalado na parte superior do sistema. Como resultado, mais camadas aquecidas entram nos radiadores e o líquido refrigerante resfriado entra na caldeira ao longo do circuito de retorno.

Além do princípio de convecção, o princípio gravitacional também funciona neste esquema de aquecimento para uma cabana privada. Para isso, é feita uma ligeira inclinação no circuito de entrada do riser para os dispositivos de aquecimento, potencializando o movimento do refrigerante por gravidade. Consequentemente, o circuito de retorno prevê uma inclinação em direção à caldeira.

Este método tem algumas vantagens:

  • Preço baixo
  • Nenhuma bomba de circulação necessária, que precisa de fonte de alimentação. Isso permite um sistema de aquecimento independente de eletricidade (desde que uma caldeira adequada seja usada)

As principais desvantagens de tal sistema de aquecimento são que o circuito com circulação natural do refrigerante tem baixo nível de conforto e confiabilidade.

Razões para preencher e reiniciar o sistema

Em primeiro lugar, você precisa descobrir em que situações é necessário drenar o refrigerante do circuito de aquecimento. O primeiro caso é óbvio - o sistema deve ser esvaziado antes de realizar o trabalho de reparo. O aquecimento é totalmente zerado quando é necessário reparar e substituir as válvulas, bem como a substituição planejada e emergencial de trechos da tubulação principal.

O segundo caso é a reinicialização do sistema durante todo o verão e a subseqüente substituição do refrigerante. Todo o problema é que as juntas localizadas entre as seções dos radiadores de ferro fundido em algum ponto perdem completamente sua elasticidade. Na presença de água quente no radiador, as seções aumentam de tamanho e pressionam as gaxetas, mas quando a temperatura cai, devido à diminuição da pressão, começa o vazamento.

Obviamente, esse fenômeno não ocorre imediatamente - o vazamento ocorre vários anos após as baterias serem colocadas em operação. Na maioria dos casos, não é possível lidar com isso, já que nenhum radiador começa a vazar, mas quase todos os aquecedores conectados ao sistema. Para eliminar este problema, a água do sistema é drenada imediatamente após o fim da estação de aquecimento.

Esta solução tem várias desvantagens:

  1. Quando o refrigerante é despejado no sistema de aquecimento, você terá que se livrar do ar que entrou no circuito. Normalmente, essa operação é realizada por moradores dos andares superiores, mas se eles estiverem ausentes, será impossível eliminar os congestionamentos de ar. Na presença de um enchimento de fundo, este problema é resolvido mudando o riser para o modo de descarga, mas em outros casos será difícil resolver o problema.
  2. É impossível remover toda a umidade do circuito de aquecimento e, em combinação com o ar, acelera muito o processo de corrosão das baterias. Obviamente, tudo isso leva a uma diminuição da vida útil dos aparelhos de aquecimento e de todo o sistema.

Para entender por que é necessário encher constantemente o sistema de aquecimento fechado de residências particulares com refrigerante, vale a pena partir de dois fatores:

  1. Material para fazer tubos e baterias. Se o sistema usar elementos de metal ferroso, é altamente indesejável drenar o circuito por muito tempo. É outra questão se radiadores de alumínio e tubos de polímero forem instalados na casa - esses materiais são totalmente resistentes à corrosão, então a ausência de um refrigerante no sistema não os prejudicará de forma alguma.
  2. O volume total do refrigerante no sistema. É simplesmente inútil drenar água de um sistema que tem um grande volume - em casas particulares você tem que pagar pela água de acordo com o medidor. No entanto, este fator raramente é decisivo, uma vez que na maioria dos casos o volume de refrigerante necessário para o aquecimento não é tão grande que seu efeito sobre os custos se torne perceptível.

Métodos para colocar tubulações de aquecimento

No sistema de aquecimento de uma casa de campo, os tubos podem ser colocados de duas maneiras:

Caminho aberto de postura


Neste caso, são colocados ao longo das paredes, paralelamente aos rodapés. Em toda a sua extensão, eles estão à vista.

As vantagens deste método:

  • Acesso a tubos sem desmontar estruturas
  • Baixa perda de calor
  • Instalação de aquecimento simples

Principais desvantagens:

  • O pipeline muitas vezes estraga a aparência das instalações, não se encaixa no projeto
  • Para evitar flacidez e deformação, nem todos os tipos de tubos podem ser usados.

Maneira escondida de colocar


O tubo é emparedado na parede, no chão ou decorado com material externo.

As principais vantagens dos pipelines ocultos:

  • A capacidade de ocultar as rodovias para que não estraguem o interior
  • A capacidade de usar tubos feitos de materiais modernos

Entre as desvantagens estão:

  • O acesso às tubulações é difícil se necessário para seu possível reparo, substituição de seções individuais, eliminação de situações de emergência
  • Devido às altas perdas de calor da linha, é necessário isolar

Ao rotear de maneira oculta, apenas tubos confiáveis ​​e comprovados devem ser usados. A melhor opção são os tubos de polietileno reticulado.

O enchimento do líquido de arrefecimento com este método deve ser executado somente após um teste hidráulico do sistema de aquecimento.

Regras básicas para a instalação de dutos de aquecimento

Deve-se lembrar que o encaminhamento das tubulações é realizado após a instalação de todos os aquecedores nos locais selecionados. A sequência de montagem ideal é a seguinte:

Marcando a passagem de tubos de aquecimento

É melhor fazer isso com antecedência, antes da instalação. No processo de marcação, via de regra, são reveladas dificuldades de instalação, que são causadas pelas características arquitetônicas e construtivas da casa. Conhecendo-os, você pode se preparar com antecedência para sua solução ou mudar os caminhos das rotas.

Na maioria das vezes, as marcas de passagem de rodovias são aplicadas nas paredes. Em alguns casos, eles podem ser executados no chão, mas neste caso podem ser substituídos por pessoas que passam pelas instalações.

Fazendo os buracos e estroboscópios tecnológicos necessários

Também é melhor concluir esta etapa com antecedência em toda a frente da obra. As localizações dos orifícios necessários e a passagem dos estroboscópios são determinadas durante a marcação.

As ranhuras podem ser cortadas com uma fresa de corte. Se esta ferramenta não estiver lá, então eles são primeiro marcados com uma trituradora e, em seguida, escavados com um perfurador.

Isolamento térmico de tubos

Isso deve ser feito se você estiver roteando oculto. O principal objetivo do isolamento é evitar a perda de calor e aumentar a eficiência do sistema como um todo.

O isolamento é feito com um isolador térmico especial, feito para o diâmetro dos tubos. É colocado manualmente nas tubagens, no local de instalação. O mais eficaz e durável é um isolante térmico à base de borracha. Mas seu preço também é mais alto em comparação com os análogos.

Colocação e fixação de tubos em estruturas de construção

Os tubos devem ser protegidos não apenas com fiação aberta, mas também com fiação oculta do sistema de aquecimento de uma casa de campo privada.

Com a fiação aberta, os tubos são presos às paredes com clipes especiais. Parafusos ou pregos auto-roscantes são usados ​​como fixadores (dependendo do material das paredes).

Se for feita uma fiação oculta, os tubos são fixados na parede em ranhuras ou no chão com braçadeiras especiais ou fita perfurada. Se a linha consistir em vários tubos, por exemplo, vindos do coletor, então eles devem ser presos em laços. Os fechos usados ​​neste caso são os mesmos.

Conexão a dispositivos de aquecimento

Dependendo do projeto do radiador, os tubos podem ser conectados a ele diretamente ou por meio de um multiflex. Em qualquer caso, para a conexão, são utilizados os acessórios de conexão fornecidos no kit.

Com a fiação do coletor no sistema de aquecimento de uma casa particular, a conexão é feita não só para os dispositivos de aquecimento, mas também para os coletores de piso. Como no caso anterior, a conexão é realizada com acessórios de conexão completos.

Testes hidráulicos e pneumáticos

Esta é uma parte necessária do trabalho de instalação. Durante sua implementação, o sistema é preenchido com água ou ar. Então, com a ajuda de uma bomba ou compressor especial, é criada uma pressão excessiva (~ 1,5 trabalhadores quando testado com água). Uma hora depois, os resultados são coletados - não deve haver queda de pressão.

Se durante o teste houver queda de pressão no sistema, são identificados vazamentos. Então, o trabalho é feito para eliminar as causas do vazamento. Em seguida, são realizados novamente os testes hidráulicos do sistema.

Furos de vedação

O despejo da argamassa do piso e a vedação das ranhuras com a colocação de tubos escondida devem ser realizados somente após testes hidráulicos bem-sucedidos. Estas são obras gerais de construção. A selagem do entalhe é geralmente feita à mão, na maioria das vezes com gesso.

Circuito de aquecimento do coletor (feixe, ventilador)

Com a fiação do coletor, cada aquecedor é conectado ao manifold com duas linhas - alimentação e retorno.

A principal vantagem do aquecimento por colector é que o circuito permite regular a temperatura do líquido de refrigeração em cada dispositivo de aquecimento específico ou em cada um dos circuitos do sistema de pavimento radiante.

Ao usar tubos de aquecimento feitos de materiais modernos (por exemplo, polietileno reticulado ou metal-plástico), não há juntas de tubos entre os coletores e os dispositivos de aquecimento. Isso aumenta a confiabilidade do sistema. Nesse caso, não se preocupe com a formação de vazamentos nas cavidades. O circuito colector para aquecimento de uma casa privada realiza-se apenas de forma oculta. Em chalés, esse tipo de fiação é mais procurado do que outros.

Esquema de dois tubos

O aquecimento de uma casa com um esquema de dois tubos envolve a conexão de radiadores em série. Ao mesmo tempo, as linhas são comuns para todos os dispositivos de aquecimento.

Existem duas opções para implementar um sistema de dois tubos:

Passagem de tubo duplo (loop de Tichelman)


O movimento do refrigerante nos circuitos de avanço e reverso ocorre na mesma direção. O loop de retorno começa com o primeiro radiador e a alimentação termina com o último. O movimento correto do refrigerante é organizado pela seleção do diâmetro dos dutos. Usando o circuito de Tichelman, você pode conseguir um aquecimento uniforme das instalações.

Canal duplo beco sem saída


Ele difere do tipo anterior no movimento multidirecional do refrigerante nos circuitos de avanço e reverso e consiste em vários ramos (braços). O último dissipador de calor em cada ramal é um beco sem saída. O circuito de retorno começa a partir deste radiador.

Um sistema de aquecimento sem saída de dois tubos é mais difícil de implementar do que um de passagem. É necessário um cálculo cuidadoso do componente hidráulico do sistema. Além disso, é necessário observar a igualdade da carga em cada ombro. Recomenda-se equipar cada braço com no máximo cinco dispositivos de aquecimento.

As vantagens dos sistemas de dois tubos são o baixo preço de venda e a confiabilidade de operação (em comparação com os sistemas de um tubo).

Entre as deficiências, pode-se destacar - a necessidade de um grande número de conexões de tubos de aquecimento. Isso reduz significativamente a confiabilidade do sistema e é especialmente crítico com a colocação oculta.

Além disso, não há possibilidade de ajuste individual de cada aquecedor separadamente, o que muitas vezes não permite definir a temperatura desejada em uma determinada sala.

Com o roteamento de dois tubos, as linhas podem ser colocadas, abertas e ocultas. No primeiro caso, normalmente são usados ​​tubos de cobre ou polipropileno, no segundo - de polietileno reticulado. O polietileno reticulado é usado devido à maior confiabilidade da conexão de tubo para conexão.

Instalação adequada: um assunto delicado

Pode parecer que os acessórios para o sistema de aquecimento não serão difíceis de instalar. Na verdade, podem surgir dificuldades devido à grande variedade de modelos de tubos e conexões, muitas vezes suas roscas podem não corresponder. Portanto, é muito importante saber fazer as conexões roscadas para que tudo fique hermeticamente fechado.

A primeira opção é usar um filme fluoroplástico de vedação de roscas (FUM). Deve ser enrolado firmemente com uma camada espessa no fio. Aqui você precisa ter experiência para apertar tudo até parar. Muitas vezes acontece que o filme pode escorregar e não ir por baixo do fio.

Portanto, há uma segunda opção - o uso de uma rosca especial, que é enrolada de forma que não saia de debaixo da rosca, e a conexão rosqueada é apertada. Depois disso, recomenda-se deixar a estrutura por cerca de 12 horas.

Antes de enrolar a rosca, é necessário aparafusar a rosca da peça na tubulação para verificar se as roscas não apresentam problemas de funcionamento. Os acessórios para a ligação dos radiadores de aquecimento devem ser aparafusados ​​livremente.

Depois disso, a linha é enrolada e a conexão é finalmente torcida. O fio é enrolado obliquamente, de modo que o atravesse constantemente. O número de voltas necessário geralmente é indicado na embalagem, mas é recomendável aumentar este número várias vezes.

A seguir, é preciso cortar o cachimbo do tamanho desejado, deixando um pouco para o caldo.

Agora, usando um acessório, uma parte do pipeline é conectada.

Esquema de um tubo ("Leningrado")

A distribuição de aquecimento por um tubo é um esquema desatualizado, mas às vezes ainda é usado. Ele usa um tubo, formando um contorno anular. Os radiadores são conectados em série a este tubo. Por meio desse tubo, o refrigerante é fornecido aos radiadores e por meio dele retorna para a caldeira.

A única vantagem de "Leningrado" é seu preço baixo. Uma desvantagem significativa é a diferença de temperatura do líquido de arrefecimento nos radiadores. Os radiadores mais distantes da caldeira não aquecem o suficiente. Para aquecimento em casas particulares na realidade de hoje, o esquema de Leningrado praticamente não é usado exatamente por causa disso.

Materiais do tubo de aquecimento

Ao desenvolver um sistema, dependendo do método de assentamento de tubos, seu material é selecionado. Isso se deve à sua expansão térmica e flexibilidade.

Por exemplo, tubos de aço podem ser instalados dentro e fora. Recomenda-se colocar o polietileno reticulado e o metal-plástico de forma oculta.Uma forma aberta de assentá-los é indesejável, uma vez que a estética do interior é perturbada devido à flecha significativa. É aconselhável colocar as linhas de polipropileno à vista. Caso contrário, possíveis vazamentos nas juntas podem não ser detectados a tempo.

A seguir, examinaremos mais de perto os principais tipos de dutos de aquecimento e listaremos suas principais vantagens e desvantagens.

Polietileno reticulado


As modernas tecnologias para a fabricação de tubos com esse material permitem atingir altas propriedades de consumo. Os tubos produzidos por métodos de reticulação são marcados com PEX.

Os principais fabricantes de tubos XLPE produzem acessórios de pressão para eles. Eles são frisados ​​com uma ferramenta especial. Os compostos resultantes são altamente duráveis.

Benefícios:

  • Flexibilidade, resistência à tração, capacidade de retornar ao seu estado original, mesmo com deformação severa
  • Capacidade de suportar alta pressão - até 10-12 atmosferas
  • Instalação simples de aquecimento, ao usar esses tubos
  • Resistente a altas temperaturas e ambientes agressivos

Desvantagens:

  • Vulnerabilidade UV
  • A maciez do revestimento (isso pode fazer com que as paredes dos canos sejam comidas por camundongos e ratos). É também por isso que esses tubos são usados ​​principalmente em comunicações internas. Recomenda-se deitá-los no solo em conchas de metal.
  • Tubos e conexões XLPE são relativamente caros
  • O alto custo de uma ferramenta para unir um tubo a uma conexão

Polipropileno


É um material leve derivado de produtos petrolíferos. Tanto os tubos como os acessórios são feitos a partir dele. Os tubos são conectados uns aos outros por acessórios de solda.

Benefícios:

  • Preço baixo
  • Resistente a produtos químicos agressivos
  • Facilidade de montagem
  • Preço baixo da ferramenta para conexões de solda

Desvantagens:

  • Deterioração das propriedades devido à exposição à luz solar
  • Inflamabilidade
  • Criticidade para alta (acima de 70 graus C) temperatura do refrigerante
  • Baixa durabilidade

A instalação de aquecimento em casa privada, através de tubos de polipropileno, é utilizada para a instalação a céu aberto de um sistema de aquecimento interno.

Os tubos de polipropileno modernos são reforçados para melhorar suas qualidades de consumo e confiabilidade. Materiais de reforço - fibra de vidro ou alumínio. A melhor opção de aquecimento é o polipropileno reforçado com fibra de vidro.

Metaloplasto


O nome do material reflete sua estrutura. É constituído por camadas de polietileno, alumínio e uma camada adesiva. Tubos feitos com este material são usados ​​com acessórios de latão.

Benefícios:

  • Força elevada
  • Durabilidade
  • Resistente a altas temperaturas, luz solar e ambientes agressivos
  • Flexibilidade
  • Facilidade de montagem de tubos de metal-plástico

Desvantagens:

  • Baixa resistência à pressão do sistema
  • Custo relativamente alto
  • Tendência de deformação térmica
  • Delaminação ao exceder a pressão máxima permitida
  • Alto custo e falta de versatilidade da ferramenta para trabalhar com materiais

O aquecimento em uma casa particular com tubos de metal-plástico é usado principalmente para o assentamento interno.

Aço


Este material é tradicionalmente utilizado para a fabricação de tubos de aquecimento. Até recentemente, quase todos os tubos para aquecimento ambiente eram feitos apenas desse material. A ligação à rede é feita por meio de soldadura ou por meio de acessórios roscados.

Benefícios:

  • Alta resistência, resistência ao estresse mecânico
  • Capacidade de suportar qualquer temperatura e pressão do refrigerante
  • Preço baixo
  • Baixo coeficiente de expansão térmica

Desvantagens:

  • Instalação demorada e complexa de aquecimento em uma casa particular nesses tubos
  • Falta de flexibilidade
  • Suscetibilidade à corrosão
  • "Supercrescimento" interno
  • A vida útil (em comparação com os materiais modernos) é relativamente baixa - até 15-20 anos, dependendo das condições de operação.

Cobre


Os sistemas de aquecimento construídos em tubos de cobre são raros. O motivo é o alto preço desses dutos.

Benefícios:

  • Alta resistência, resistência ao estresse mecânico, alta temperatura e pressão
  • Longa vida útil
  • Sem corrosão
  • Estética (com preenchimento aberto)

Desvantagens:

  • Alto preço do material
  • Criticidade para a presença de impurezas no refrigerante e para sua composição
  • Instalação de aquecimento demorada na casa
  • Processos galvânicos negativos ao encaixar com alguns materiais

Deve ser lembrado que não é permitido instalar tubos de cobre na frente de tubos de aço e radiadores. Isso leva a processos galvânicos negativos. Para evitar isso, é necessário colocar tubos de cobre após as seções de aço ao longo do fluxo do refrigerante ou fazer uma junta galvânica de um material neutro (por exemplo, bronze, latão).

Aço inoxidável

O aquecimento de uma casa com tubos de aço inoxidável é significativamente mais caro, mas eles não apresentam uma das principais desvantagens - a suscetibilidade à corrosão. Como resultado, os tubos de aço inoxidável duram muito mais e podem ser usados ​​em quase todos os sistemas de aquecimento. Mas seu custo é muito alto e são usados ​​em casos muito raros.

Tubos de fole

São mangueiras flexíveis onduladas de aço inoxidável. Eles não são freqüentemente usados ​​em sistemas de aquecimento. Às vezes, eles atuam como entradas para radiadores ou convetores, se o uso de tubos comuns para esse fim for difícil por algum motivo.

Tubos flexíveis de aço inoxidável para aquecimento: preço

Calor e conforto são os principais critérios para uma casa confortável. O papel principal na reforma da casa é desempenhado por sistemas de aquecimento que fornecem aquecimento do ambiente e um regime de temperatura adequado. A escolha dos tubos para aquecimento deve ser feita com muito cuidado, deles depende a eficiência de todo o sistema e a vida útil da estrutura. Em primeiro lugar, os tubos de aquecimento devem garantir a estanqueidade do sistema, a sua resistência e durabilidade. O aço de alta qualidade, com o qual são feitos os tubos corrugados para aquecimento, oferece proteção anticorrosiva, bem como a confiabilidade dos sistemas autônomos e centralizados de abastecimento de água.

Tubos de aço inoxidável ondulados para aquecimento

GC "Flexor" oferece uma solução confiável para as questões de organização de dutos para sistemas de aquecimento de água em qualquer local - são tubos corrugados flexíveis feitos de aço inoxidável SUS304 e acessórios de latão para eles.

Com a ajuda de tubos e conexões inoxidáveis ​​onduladas, você pode realizar:

- conexão de radiadores de aquecimento

- substituição de risers de aquecimento nas instalações

- instalação de condutas a partir de fontes transportadoras de calor principais e locais (caldeiras de aquecimento) diretamente para instalações aquecidas residenciais e não residenciais.

- como um elemento ativo adicional do sistema de aquecimento (trocador de calor ou análogo de um radiador de aquecimento)

Vantagens do uso de tubos corrugados flexíveis em sistemas de aquecimento:

1. Resistência à corrosão e assoreamento:

o material com o qual os tubos são feitos (aço inoxidável SUS304) e a natureza do seu processamento (fita de aço polido) permite o uso de tubos ondulados flexíveis em sistemas de aquecimento onde água industrial e outros portadores de calor combinados são usados ​​como portadores de calor.

2. Resistência a altas temperaturas:

A temperatura de operação de dutos feitos de tubos flexíveis de aço inoxidável corrugado (com elementos de conexão - conexões para tubos de aço inoxidável corrugado) é de até + 150 ° C, o que torna possível não só utilizá-los como dutos principais do sistema de aquecimento, mas também em pontos de conexão com as fontes principais ou nós de distribuição de acesso ao refrigerante em regime de aumento de temperatura.

3. Resistência ao degelo:

Talvez a vantagem mais importante dos tubos ondulados de aço inoxidável flexíveis, que são usados ​​como tubos para sistemas de aquecimento, seja a resistência única ao "degelo" do sistema de aquecimento.

Ao contrário de todos os outros tipos de tubos usados ​​na instalação de sistemas de aquecimento (cobre, aço, metal-plástico, polipropileno) tubos flexíveis de aço corrugado durante o "degelo" (congelamento do refrigerante no sistema de aquecimento) não colapsam ou falham, mas completamente retêm sua qualidade operacional e, após aquecer ou substituir o líquido refrigerante no sistema, estão prontos para uso pleno.

Esta qualidade fenomenal é alcançada através da estrutura ondulada do tubo. Em caso de congelamento e como resultado da expansão do refrigerante, o tubo compensa imediatamente a expansão linear da tubulação, evitando pressão excessiva nas paredes do tubo e nas conexões do aquecedor da tubulação, preservando assim a integridade e funcionalidade de todo o sistema de tubulação descongelada.

4. Resistência ao golpe de aríete:

Toda a mesma estrutura ondulada de tubos para aquecimento do Grupo de Empresas Flexor garante a integridade dos dutos em sistemas de aquecimento de apartamentos residenciais, administrativos, comerciais e instalações técnicas durante os períodos de manutenção de rotina na preparação pré-temporada para testes de pressão de sistemas de aquecimento ou em o momento da ocorrência de choques hidráulicos destrutivos.

Os dutos feitos de tubos corrugados de aço inoxidável e acessórios de latão suportam o excesso de pressão no sistema de até 60 Atm., A uma pressão de trabalho de 15 Atm. para tubos com diâmetro de 12 mm, 15 mm, 18 mm, 12 atm. para um tubo com um diâmetro de 20 mm e 10 atm. para tubos com diâmetro de 25 mm e 32 mm.

5. Não requer manutenção preventiva subsequente:

Os dutos para sistemas de aquecimento feitos com tubos corrugados de aço inoxidável não requerem qualquer manutenção preventiva pré-sazonal ou fora de estação na forma de aperto de porcas de união de conexões ou lavagem do sistema de dutos.

A vida útil da tubulação de aço inoxidável não é limitada.

A vida útil das juntas de silicone em conexões é de até 30 anos.

6. Facilidade de instalação:

Para a produção de todos os tipos de trabalho na instalação de dutos de sistemas de aquecimento e conexão de dispositivos de aquecimento, habilidades especiais e o uso de métodos de instalação caros (soldagem, uso de ferramentas hidráulicas ou elétricas) não são necessários. Todo o trabalho é realizado apenas com o uso de duas chaves de boca ou ajustáveis. A leveza do material e a embalagem conveniente permitem a fabricação de seções individuais da tubulação diretamente no local de instalação, garantindo 100% de precisão das dimensões exigidas e, consequentemente, 100% de economia de material.

7. Economia de custos:

As propriedades únicas dos tubos corrugados - flexibilidade, baixo peso, embalagem conveniente, facilidade de instalação - juntas, permitem uma economia abrangente de até 30% dos custos de logística e mão de obra para organizar tubulações para sistemas de aquecimento em comparação com a organização de tais tubulações de outros tipos de tubos (polipropileno, metal-plástico, cobre, etc. etc.).

No entanto, a principal fonte de economia ao usar tubos corrugados de aço inoxidável em sistemas de aquecimento é o preço mais favorável em comparação com os análogos oferecidos pelo Flexor Group of Companies. O preço de um tubo para aquecimento está indicado no site por 1 metro.

fleksor.ru

Dispositivos de aquecimento

Vários tipos de dispositivos de aquecimento podem ser usados ​​para aquecimento de água em uma casa - radiadores, convetores, registros, piso radiante. Descreveremos com mais detalhes sobre cada um desses dispositivos a seguir.

Radiadores


Os dispositivos de aquecimento mais comuns são radiadores.Eles podem diferir no número de seções (além disso, há radiadores não seccionais) e no material. Quanto maior a área da superfície frontal, mais calor o dispositivo gera.

Os radiadores são divididos nos seguintes tipos:

  1. Aço
  • Painel
  • Tubular
  1. Seccional bimetálico
  2. Seccional de alumínio
  3. Ferro fundido

Eles podem ter o seguinte tipo de conexão:

  1. Diminuir
  2. Lateral
  3. Diagonal

Convectores


Além dos radiadores, o aquecimento doméstico pode ser feito com convetores de água. Seu princípio de operação é baseado no fato de que o ar aquecido sobe, deslocando o ar frio. Este fenômeno é chamado de convecção, daí o nome deste dispositivo. Como regra, os convetores são instalados sob as janelas. O ar quente que sai deles cria uma "cortina" que bloqueia o fluxo de ar frio de fora.

Por sua localização, os convetores podem ser:

  • montado na parede
  • Pé de apoio
  • Integrado

Os aparelhos montados na parede são fixados à parede por meio de suportes especiais. Eles têm uma pequena massa, portanto, ao contrário dos radiadores, podem ser instalados até mesmo em divisórias de gesso cartonado.

Os convetores de piso são montados no piso usando as pernas fornecidas. Eles são pequenos em tamanho, mas têm alta dissipação de calor.

Os convetores embutidos são instalados em um nicho sob o piso. A grelha na parte superior do aparelho está nivelada com o chão. Em alguns casos, essa treliça é decorada para combinar com o estilo do interior.

Pelo tipo de convecção, os convetores podem ser divididos em dispositivos:

  • Convecção natural
  • Convecção forçada

No primeiro caso, fluxos de ar quente fluem para cima, o ar frio flui para baixo devido à diferença de densidade, onde, por sua vez, são aquecidos pelo conversor. Além disso, esse processo ocorre ciclicamente, de forma natural.

Em modelos com convecção forçada, ventiladores elétricos são integrados aos dispositivos. Devido ao funcionamento dos ventiladores, o processo de convecção é acelerado, a transferência de calor aumenta.

Os convetores, via de regra, parecem mais esteticamente agradáveis ​​do que os radiadores, e os embutidos não são visíveis de todo (exceto para a grade). Portanto, eles são frequentemente instalados quando o design é de grande importância. Eles também são usados ​​onde radiadores tradicionais não podem ser usados, por exemplo:

  • Em frente às portas de vidro das varandas
  • Com "janelas baixas"

Convectores são freqüentemente usados ​​não só para aquecer aposentos, mas também em piscinas e jardins de inverno.

Tubos de polietileno reticulado (PEX) para uma residência privada.

O próprio polietileno reticulado tem resistência mecânica e resistência à temperatura suficientes, o que permite que seja usado não apenas como camada isolante em tubos de plástico reforçado, mas também como material principal para a produção de tubos. Hoje, existem três tecnologias para costura de polietileno, denotadas por índices na forma de letras minúsculas do alfabeto latino - a, be c. O material obtido por qualquer uma das três tecnologias é indexado pela letra correspondente na marcação do tubo, por exemplo, PEXc. Os índices de designação foram atribuídos em ordem cronológica conforme as tecnologias desenvolvidas, ou seja, PEXa não é melhor nem pior que PEXb, são materiais com características idênticas, obtidos por meio de tecnologias diferentes.

A variedade de fabricantes que produzem tubos XLPE inclui tubos de polímero puro e tubos reforçados com uma camada de folha de alumínio. Os tubos também podem diferir em seu campo de aplicação - para sistemas de aquecimento, sistemas de abastecimento de água sanitária ou universais.

Nenhum selo de borracha é usado em juntas de tubos XLPE - o próprio material do tubo serve como um selo. O diâmetro da parte externa da conexão que é inserida no tubo é ligeiramente maior do que o diâmetro interno do tubo.Durante a instalação, a extremidade do tubo é expandida com uma ferramenta especial, em seguida, um encaixe é inserido no tubo, após o que uma bucha é empurrada para o encaixe com uma ferramenta de pressão, que aperta o tubo ao redor do encaixe pelo lado de fora, pressionando o material plástico do tubo no relevo da conexão. O movimento das mandíbulas da ferramenta de prensagem durante a crimpagem ocorre ao longo do eixo do tubo, portanto esse tipo de prensagem é denominado axial.

Separadamente, deve-se notar que, ao contrário dos dutos de polipropileno, onde os diâmetros externos dos tubos são padrão, e dos sistemas de metal-plástico, nos quais, além dos diâmetros externos unificados, os tubos são mais frequentemente produzidos com uma espessura de parede padrão, os fabricantes de sistemas de tubulação de polietileno reticulado usam diâmetros interno e externo ligeiramente diferentes de tubos, portanto, acessórios de um fabricante podem não ser adequados para uso com tubos de outro e vice-versa (uma exceção a esta regra são algumas soluções exóticas de fabricantes nacionais, que não são considerados neste artigo).

Vantagens:

  • facilidade de instalação;
  • as tubagens e ligações de aquecimento podem ser muradas em betonilha ou paredes de casa de campo (garantia do fabricante);
  • confiabilidade das conexões (ao longo dos mais de 10 anos de história de presença de tais sistemas no mercado russo, não houve casos de vazamento de conexões instaladas em conformidade com a tecnologia);
  • a instalação de conexões não requer qualificações e experiência sérias;
  • o uso de líquidos não congelantes não afeta a vida útil das conexões;
  • em caso de desmontagem ou alteração do esquema de dutos, é possível reaproveitar os acessórios;
  • devido às características de design do sistema, as conexões criam quase nenhuma resistência hidráulica adicional.

Desvantagens:

  • a instalação requer uma ferramenta cara especial;
  • o custo de tubos e conexões é mais alto do que os sistemas de metal-plástico comuns e dutos de polipropileno.

Registros

Outro tipo de dispositivos de aquecimento são os registros. Eles são estruturas soldadas ou montadas feitas de tubos de metal (geralmente de aço). Os tubos são conectados uns aos outros por jumpers através dos quais o refrigerante circula. Os chalés raramente são aquecidos por registros devido à sua aparência pouco atraente. Os registros são usados ​​com mais frequência em instalações industriais.

Aquecimento da casa com piso radiante

Nos últimos anos, pisos aquecidos a água têm ganhado popularidade. Se a sala for grande, os radiadores nem sempre aquecem efetivamente todo o espaço, especialmente no centro da sala. Neste caso, para além dos radiadores, é aconselhável instalar o pavimento radiante. O ar aquecido que sai deles preenche todo o espaço uniformemente.

Outros componentes do sistema de aquecimento

O aquecimento de uma casa, além de tubulações e dispositivos de aquecimento, pode incluir os seguintes elementos.

Bomba de circulação

A bomba de circulação é usada em esquemas com movimento forçado do refrigerante. Uma bomba de circulação é instalada no tubo de retorno entre a caldeira e o radiador mais próximo localizado ao longo deste tubo.

Seu princípio de operação é o seguinte. O motor da bomba é acionado por um rotor giratório. A bomba começa a tirar o líquido refrigerante do circuito de um lado e, do outro, empurrá-lo pelos tubos.

Tanque de expansão

É um tanque de aço com duas câmaras internas. Essas câmaras são separadas por uma membrana. Um deles destina-se ao enchimento com água, o segundo é uma junta de dilatação do ar.

Os tanques de expansão são instalados em sistemas de aquecimento de tipo fechado para compensar possíveis choques de água.

Capacidade tampão

Sua finalidade é fornecer refrigerante aquecido e garantir o funcionamento do sistema de aquecimento por um determinado tempo com a fonte de calor desligada.

O aquecimento em uma casa com combustível sólido funciona perfeitamente ao usar este recipiente. Durante o dia, quando uma caldeira de combustível sólido está operando, o refrigerante é aquecido em um tanque tampão. E à noite, a casa pode ser aquecida a partir deste recipiente com uma caldeira inoperante, enquanto o refrigerante não esfriou.

Como iniciar um sistema aberto de aquecimento por gravidade

Não há dificuldades particulares com sistemas abertos. Encher o sistema de aquecimento com refrigerante, neste caso, é muito simples: basta colocar uma certa quantidade de água diretamente no tanque de expansão. Quando a água aparece no fundo do tanque, você precisa parar de derramar. Você não deve ter excesso de zelo com a quantidade de água - com a expansão térmica, o excesso dela vazará pelo tanque.

No caso de o sistema ter sido montado recentemente e o sistema de aquecimento ser enchido com um refrigerante pela primeira vez, então também vale a pena realizar um teste de estanqueidade. Para isso, basta inspecionar todas as conexões de dutos e radiadores.

Portador de calor

Os principais tipos de transportadores de calor em sistemas de aquecimento são água, vários anticongelantes e suas misturas em certas proporções.

O anticongelante é um líquido que é uma solução aquosa de etilenoglicol, propilenoglicol ou acetato de potássio com adição de aditivos modificadores. Eles diminuem seu ponto de congelamento.

Aquecer uma casa com um refrigerante, ao qual são adicionados inibidores especiais, evita a oxidação, a corrosão e a formação de incrustações. Seu conteúdo pode ser de frações de uma por cento a 3-4% em peso.

O refrigerante a ser escolhido é decidido individualmente, dependendo da situação. Se a probabilidade de falha da caldeira for pequena, não há problemas com combustível, é melhor usar água. Muitos fabricantes de caldeiras proíbem o uso de anticongelantes, sendo freqüentes os casos de recusa de garantias com base nisso.

Características de chaminés flexíveis

A chaminé flexível é um perfil redondo e oco. Para a fabricação de tal tubo, uma folha de metal enrolada em uma espiral é conectada usando uma costura de bloqueio.

para chaminé

A estrutura do produto difere pelo fato de que um fio de aço é inserido entre as camadas de metal, graças ao qual os tubos adquirem propriedades como flexibilidade e resistência. Eles têm diferentes tamanhos de seção transversal, mas os mais comuns são tubos com diâmetro de 110 a 300 mm.

Cada parte do tubo tem 65 centímetros de comprimento, mas pode ser facilmente estendido até 3 metros. A flexibilidade permite que a chaminé seja instalada com várias curvas e muitas curvas. A espessura da parede varia de 0,25 a 1 mm.

O cano ondulado pode ser utilizado para equipar uma parte da chaminé (passagem através de uma parede ou tecto, bem como na reconstrução de uma chaminé de tijolo indirecto) ou para instalar toda a conduta da chaminé.

Observação! Recomenda-se instalar a chaminé ondulada em um sistema de aquecimento operando com diferentes combustíveis com gases de combustão de alta ou baixa temperatura.

A confiabilidade é garantida devido às seguintes propriedades:

  • forma de espiral cilíndrica com uma costura de conexão de travamento;
  • uma camada de reforço em forma de fio, que torna o corpo mais resistente aos danos mecânicos, mas mantém a flexibilidade e elasticidade do produto.

Pelo tipo de resistência, distinguem-se os tubos leves, pesados ​​e superpesados.

Recomendamos que você se familiarize com: Tubos de revestimento de PVC-U para arranjo de poços

Trabalho preparatório

Antes de iniciar os trabalhos de instalação do aquecimento de uma casa privada, é necessário realizar os trabalhos preparatórios. O objetivo é reduzir ao mínimo a possibilidade de paralisação da equipe de montagem durante o processo de produção. O trabalho preparatório inclui:

  • Garantir a prontidão da construção - o circuito de aquecimento deve ser fechado, as instalações devem ser limpas de entulho de construção, deve haver pisos entre pisos ou toras
  • Arranjo de nichos para a instalação de radiadores e armários múltiplos - se necessário
  • Preparação da superfície da parede para a instalação de radiadores - de preferência um acabamento fino
  • Acabamento completo da sala da caldeira
  • Fazendo todos os furos necessários nos pisos, fazendo ranhuras e nichos

Leia outros artigos sobre este assunto

Aquecimento de uma casa privada com eletricidadeAquecimento de água em casa particular
Como economizar no aquecimento de uma casa de campoSobre esquemas de aquecimento para uma casa privada com caldeira a gás
Características de aquecimento de uma casa de campo com eletricidadeInstalação de sistema de aquecimento em casa particular
Consumo de gás para aquecimento de uma casa privada - cálculo do consumoAquecimento de uma casa com gás liquefeito
Aquecer uma casa particular de polipropileno com as próprias mãosAquecimento e abastecimento de água de uma casa de campo: uma descrição da tecnologia de instalação
Fiação de aquecimento para uma casa de dois andaresComo aquecer sua casa sem gás
Sistema de aquecimento de uma casa privada com circulação naturalOpções de aquecimento para uma casa de madeira
Sistema de aquecimento de coletor de uma casa particularAquecimento autônomo de uma casa particular
O melhor aquecimento para uma casa privadaEsquema de aquecimento para uma casa de dois andares
Diagramas de fiação de aquecimento de uma caldeira em uma casa particularAquecimento de uma casa particular com canos de metal-plástico
Projeto de aquecimento de casa privadaInstalação do sistema de aquecimento: regras e descrição

Serviços sobre este assunto

Projeto de aquecimentoAquecimento de combustível sólido chave na mão
Aquecimento a gás chave na mãoAquecimento chave na mão
Aquecimento em casa de madeira pronta para usoPiso com isolamento térmico de água pronto para uso
Instalação de piso aquecido a águaAquecimento de uma casa de dois andares
Instalação de aquecimento em casa de campoAquecimento de uma casa de campo: opções e preços
Instalação de aquecimentoInstalação de aquecimento em uma casa particular
Instalação de sistemas de engenharia para abastecimento de água e aquecimentoAquecimento a gasóleo de uma casa de campo
Aquecimento autônomo chave na mãoAquecimento de ar de uma casa de campo
Preços para instalação de aquecimento em casa privadaProjeto e instalação de sistemas de aquecimento
Aquecimento de água em casa particularAquecimento elétrico de uma casa de campo: opções e preços
Aquecimento em uma casa geminadaProjeto de aquecimento a gás
Custo do projeto de aquecimentoCalculadora de aquecimento de casa privada
Instalação de piso aquecido a água em casa particularPreço para instalação de piso aquecido a água
Instalação de piso aquecido a água em piso de madeira

Diagrama esquemático do sistema de aquecimento

O sistema de aquecimento individual de uma casa de campo é constituído por caldeira, bomba de circulação, tanque de expansão, radiadores de aquecimento e tubos que ligam todos estes elementos. A água é usada como um transportador de calor se o sistema de aquecimento funcionar durante toda a estação de aquecimento (uma casa de campo de residência permanente), ou anticongelante se o sistema de aquecimento for desligado por longos períodos durante a estação de aquecimento (uma casa de campo ou uma residência de verão de residência periódica).


Figura 1.

Diagrama esquemático de um sistema de aquecimento individual de uma casa de campo.

O princípio de funcionamento de um sistema de aquecimento individual é o seguinte. A caldeira aquece o refrigerante e, sob a ação da bomba de circulação, o refrigerante se move através dos tubos e dispositivos de aquecimento. Quando aquecido, o volume do refrigerante aumenta, o tanque de expansão compensa isso, protegendo o sistema de aquecimento de sobrepressão e possíveis rompimentos da tubulação.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores