O procedimento e esquema para calcular a altura da chaminé

Requerimentos técnicos

O dispositivo de chaminé no banho é planejado antes do início da construção. No diagrama, o recuperador de calor da sala de vapor está posicionado de forma que o tubo que leva ao telhado seja colocado o mais próximo possível da cumeeira ou da parede externa. Canais com seções horizontais de mais de 1 m não oferecem boa tração. Os fornos leves são equipados com tubos compactados e os grandes com tubos de raiz maciça autônomos.

Os requisitos básicos para o tamanho da chaminé são os seguintes:

  1. Diâmetro do canal. Eles são escolhidos de acordo com a produção de calor do forno. O tamanho mínimo é 150 mm, e se o forno for de tijolo, a seção de fluxo do tubo deve ter área de pelo menos 1 tijolo (25x12 cm). A área da seção transversal do canal para fornos elétricos é de 8 cm² por 1 kW. Se o duto for muito grande, a fumaça ascendente esfriará rapidamente e causará a formação de condensação, e o duto estreito não será capaz de gerar a tiragem necessária.
  2. A altura da chaminé interna para uma boa tiragem deve ser de pelo menos 5 m (da soleira do recuperador ao rebordo superior) e estar localizada no telhado mais próximo da cumeeira. Se a distância for inferior a 1,5 m, o tubo deve ser 50 cm mais alto que a crista. Para telhados planos, a altura ideal do tubo é de 1,2 m. A estrutura acima de 1,5 m deve ser fixada adicionalmente com cintas.
  3. Espessura. As paredes devem permitir que a chaminé resfrie lentamente. Para uma estrutura interna, sua espessura deve ser de pelo menos 12 cm, e para uma externa - 38-40 cm.

Canais de cerâmica ou tijolo mantêm o calor por muito tempo. Menos do que outros, um sanduíche é coberto com garoa, que é uma estrutura de dois tubos encaixados um no outro com isolamento térmico entre eles. Para um banho, sua camada de argila expandida ou lã de basalto deve ser de pelo menos 50 mm.

É importante que a superfície interna do canal seja lisa, não porosa. Isso fornece tração e evita que grandes quantidades de fuligem se acumulem nas paredes. As irregularidades dificultam o movimento da fumaça, por isso é melhor que a parte interna tenha uma seção transversal circular.

Características do

O dispositivo de chaminé exclusivo consiste em três partes:

  • tubo interno feito de aço inoxidável de excelente resistência e resistência ao calor;
  • material de isolamento térmico na forma de basalto ou lã de cerâmica, espuma de poliuretano, vermiculita.
  • tubo externo de proteção em aço galvanizado / inoxidável.

Para melhorar a aerodinâmica, os designers forneceram uma forma de cilindro. Todas as três camadas de tubos sanduíche de aço inoxidável são coladas, e algumas partes da chaminé são montadas, como em tubos de drenagem, com soquetes.

Sanduíches de parede dupla resolvem o problema de formação de condensação nas paredes da chaminé em climas frios devido ao isolamento que faz parte da estrutura. Este isolamento evita a formação de fuligem na superfície interna e prolonga a vida útil.

Para facilitar a montagem da estrutura pré-fabricada, estão disponíveis acessórios para conexão, rotação do canal e outras funções.

  1. O comprimento principal da chaminé é realizado em segmentos de 1 e 0,5 m de comprimento.
  2. As seções horizontais (espreguiçadeiras) são conectadas usando tees de revisão para eliminar o entupimento do tubo.
  3. Um T para coleta de condensado e limpeza da cavidade interna é instalado no início da seção vertical do canal. Isso geralmente acontece imediatamente após a saída da chaminé para o exterior do edifício. Uma das saídas do tee é rosqueada para remover a umidade da condensação.
  4. Os cantos do dispositivo para girar a chaminé em 90º são feitos de materiais tubulares e isolados com uma camada isolante.
  5. Compensador para mudanças suaves nas dimensões lineares do sanduíche ao mudar de temperatura.Em prédios altos, ele é instalado em cada andar e em edifícios de um andar acima do andar.
  6. A estrutura de apoio do telhado é projetada como uma unidade única e serve para formar a saída do canal da chaminé para o telhado.
  7. Nó para eliminação de vazamentos na saída do telhado. A instalação realiza-se à volta da chaminé.
  8. Uma dica para manter os detritos, neve e poeira longe das aberturas dos dutos.

Material

Tubos de fogão para banho são feitos dos seguintes materiais:

  • tijolo queimado (silicato não é adequado) - tem boa troca de calor com o meio ambiente, é à prova de fogo, é necessário um suporte sólido para tal chaminé;
  • cerâmicas - resistentes a altas temperaturas, influências físicas e químicas, os blocos de cerâmica são feitos especificamente para chaminés.
  • metal ferroso - para protegê-lo da corrosão, é revestido com esmalte, resiste a temperaturas de até 500 ° C, mas não é adequado para banhos de trabalho intensivo;
  • aço inoxidável - é durável e leve, um tubo a partir dele pode ser instalado em um forno com espessura de parede de meio tijolo, a melhor marca é AISI 321 (com uma mistura de molibdênio), o material deve ser adquirido em uma empresa de confiança fabricante.

O cimento-amianto é um material muito poroso, absorve facilmente o condensado que, quando combinado com a fuligem, destrói a tubulação, podendo estourar. Para evitar isso, deve ser isolado e revestido com alvenaria. Na sala de vapor não são utilizadas chaminés com revestimento externo galvanizado, pois este material emite substâncias nocivas quando aquecido.

Partes de madeira do telhado e telhados feitos de materiais combustíveis apresentam alto risco de incêndio. O tubo é colocado a partir deles a uma distância de 15 e 30 cm, respectivamente, e esses elementos estruturais são isolados com aço de cobertura, chapa de amianto flexível.

Os principais tipos de cálculos para chaminés industriais

Projetar chaminés industriais requer cálculos complexos de várias etapas

Cálculo da aerodinâmica do tubo

Observação!

Esta parte do projeto é necessária para determinar o rendimento mínimo da estrutura.

Deve ser suficiente para garantir a passagem livre de problemas e posterior remoção dos produtos da combustão do combustível para a atmosfera, ao operar a sala da caldeira em carga máxima.

Deve-se observar que a vazão calculada incorretamente da tubulação pode causar o acúmulo de gases no duto ou caldeira.

Um cálculo aerodinâmico competente permite avaliar objetivamente o desempenho dos sistemas de jateamento e tração, bem como a queda de pressão nas vias de ar e gás da sala da caldeira.

O resultado dos cálculos aerodinâmicos são as recomendações de especialistas sobre a altura e o diâmetro da chaminé e a otimização de seções e elementos do trajeto gás-ar.

Determinação da altura da estrutura

O próximo ponto do projeto é a comprovação ambiental do tamanho do duto, com base em cálculos da dispersão de produtos nocivos da combustão de combustível na atmosfera.

A altura da chaminé é calculada com base nas condições de dispersão para a emissão de substâncias nocivas.

Nesse caso, devem ser observadas todas as normas sanitárias para empreendimentos comerciais e industriais, bem como a concentração de fundo dessas substâncias.

A última característica depende de:

  • o regime meteorológico da atmosfera em uma determinada área;
  • taxa de fluxo de massa de ar;
  • terreno;
  • a temperatura dos gases descarregados e outros fatores.

Durante esta fase de design, é determinado:

  • altura ideal do tubo;
  • o volume máximo permitido de emissão de substâncias nocivas para a atmosfera.

Durabilidade e estabilidade do tubo

Os cálculos também são necessários para determinar a estrutura do tubo.

Além disso, o método de cálculo da chaminé fornece um conjunto de cálculos que determinam a estabilidade e resistência ideais da estrutura.

Esses cálculos são realizados para determinar a capacidade da estrutura selecionada de resistir aos efeitos de fatores externos:

  1. Atividade sísmica;
  2. comportamento do solo;
  3. cargas de vento e neve.

Fatores operacionais também são levados em consideração:

  1. peso do tubo;
  2. vibrações dinâmicas do equipamento;
  3. expansão térmica.

Os cálculos de resistência permitem escolher não apenas a estrutura e a forma do tronco da estrutura. Eles permitem e calculam a fundação da chaminé: determinam sua estrutura, profundidade, área dos pés, etc.

Cálculo térmico

O cálculo da engenharia de calor é necessário:

  • encontrar a expansão térmica do material da chaminé industrial;
  • determinar a temperatura de seu revestimento externo;
  • seleção do tipo e espessura de isolamento para tubos.

Instalando um tubo em uma banheira

A chaminé pode ser instalada assim:

  • dentro do banheiro com acesso pelo telhado;
  • trazido através da parede para o exterior do edifício.

Com um design interno, o tubo aquece adicionalmente o ambiente. Porém, sua instalação é considerada difícil devido à necessidade de eliminar vãos na cobertura para que não haja vazamentos e para proteger a cobertura de incêndios.

É mais fácil fazer uma chaminé em um banho através da parede com as próprias mãos. Para isso, é necessário posicionar o forno próximo à parede externa e excluir o contato do cano principal de gás ou elétrico com as seções da estrutura.

A instalação da chaminé da sauna começa por baixo - cada secção é inserida na anterior. Todas as juntas são fixadas com grampos e tratadas com um selante. A parte vertical é instalada montada. Dependendo do projeto e da saída do tubo, o canal pode ter 1-2, no máximo 3 voltas. As recomendações de instalação são as seguintes:

  1. Parte da chaminé é conectada ao tubo de ramal do forno por meio de um adaptador. Em seguida, um pedaço de tubo com uma válvula de gaveta (gaveta) é colocado e selado.
  2. A seção horizontal é desenhada através de um orifício na parede com diâmetro de pelo menos 450 mm, um T com fixadores para a parte vertical é instalado em sua extremidade.
  3. Na saída da tubulação, a alvenaria é feita em argamassa de cimento ou uma caixa resistente ao fogo é feita de chapa ou cimento-amianto. Um material de isolamento térmico não combustível é colocado entre as paredes da caixa e do tubo.
  4. A parte vertical da chaminé é fixada à parede com consolas especiais a uma distância de 1 m.
  5. A saída inferior é bloqueada por um plugue, que é removido ao limpar a fuligem.
  6. No interior da sala, a área de colocação dos canais é revestida com folhas de metal, que protegerão as superfícies das paredes de sobreaquecimento e fogo.

Instalação de tubo sanduíche: destaques

Todo o trabalho de instalação de uma chaminé sanduíche começa com a marcação e corte de todos os buracos tecnológicos necessários. Isso se refere ao teto ou parede, bem como ao próprio telhado. Deve-se ter em mente que a distância do tubo às estruturas de madeira não protegidas não deve ser inferior a 40-45 cm. Para fins de segurança contra incêndios, deve ser superior a inferior. Caso contrário, o uso de telas de proteção é obrigatório!

Opções de cachimbos sanduíche para banho

A instalação da "chaminé projetada" é iniciada de baixo para cima. Em primeiro lugar, um tubo de circuito único é instalado no forno. Devido à falta de isolamento, a transferência de calor aumenta significativamente. Por exemplo, um tubo sanduíche de circuito único para um banho pode ser completado com um tubo articulado. É possível usar uma malha de metal cilíndrica para pedras, o que aumenta muito a eficiência do fogão. O uso de economizadores-convetores especiais no primeiro segmento da chaminé também aumenta o coeficiente de transferência de calor.

O denominado adaptador de arranque é montado na "manga de circuito único" instalada. É necessário para conectar de forma confiável e bonita um tubo de parede única a um sanduíche. Em seguida, é montado um portão para ajustar o nível de tiragem ou uma chaminé de duplo circuito é imediatamente colocada.

Deve-se esclarecer a seguinte nuance: os tubos sanduíche podem ser montados de duas maneiras ("por fumaça" e "por condensação"). "Na fumaça" é quando o tubo superior é empurrado para o inferior.Ao mesmo tempo, a fumaça não encontra nenhum obstáculo. “Por condensação” - o oposto é verdadeiro: o segmento superior é inserido no inferior. Para um resultado ideal, colocamos as mangas internas dos tubos "para fumaça" e as externas para "condensação". Para um melhor efeito de vedação, é aconselhável usar um selante especial resistente ao calor e grampos de crimpagem.

Calcule a altura da chaminé ao teto de forma a excluir a junção dos segmentos na área de sobreposição. Isso aumentará o grau. E agora o ponto mais importante. Muitas pessoas consideram as chaminés em sanduíche o padrão absoluto de segurança e não instalam uma caixa de passagem na passagem do teto, contando apenas com o isolamento térmico dos próprios tubos.

O resultado costuma ser desastroso. É obrigatória a utilização da caixa de tecto de passagem. Ele protegerá as estruturas de madeira do calor e do fogo. Pode ser coberto com argila expandida, mas não com areia. É possível usar a mesma lã mineral como isolante térmico.

Ao passar a chaminé através do telhado, é razoável usar um elemento como um flash master

... Este é um selante especial para passagens de telhados, que nas pessoas comuns é chamado de "flash drive". O elemento é necessário e prático, você não pode prescindir dele. Aqui, também é usado um elemento de metal do corte do telhado, o que garante uma posição confiável e estável da chaminé.

Suporte de chaminé

Sanduíche de esmalte portátil

Diâmetros do tubo da chaminé

Corte de teto

Dependendo do desenho da chaminé, às vezes é instalada uma "revisão" na parte inferior. Este elemento de tubo sanduíche é normalmente instalado em uma chaminé lateral, que tem uma seção horizontal. Existe uma pequena porta para. Um momento muito conveniente e necessário.

Na parte superior da chaminé estão instalados corta-faíscas e defletores de guarda-chuva. Objetivo: extinguir faíscas e proteger a tubulação da precipitação atmosférica e detritos.

Ao instalar tubos sanduíche para uma chaminé, deve-se excluir seu toque em várias comunicações (fiação elétrica, gasodutos, tubos de água e esgoto, dutos de ventilação). Seguindo as instruções do fabricante para a montagem de tal "construtor", você pode facilmente fazer a instalação de uma chaminé a partir de um tubo sanduíche com suas próprias mãos. Não será difícil, embora você ainda tenha que “mexer o cérebro” e trabalhar com as mãos.

Frase de sabedoria: Aquele que não precisa de ninguém, mas vive de forma independente, é mais rico que todos.

Entre os dois tubos da estrutura da chaminé (externo e interno) existe um material para isolamento térmico. Basicamente, trata-se de lã mineral (basalto ou cerâmica).

Oferecemos a você que se familiarize com a Ventilação por canos de esgoto - mito ou realidade?

Às vezes, a vermiculita de material natural atua como um aquecedor. Para usá-lo para a finalidade pretendida, é preliminarmente triturado até um estado granular e, em seguida, queimado em um forno especial.

Esses procedimentos são necessários para obter as características da mais alta qualidade:

  • resistência a altas temperaturas e suas quedas;
  • baixo peso;
  • força, etc.

A vermiculita é muito mais cara do que a lã mineral, mas se distingue pela capacidade de manter suas características de qualidade a uma temperatura operacional da chaminé de 1150̊ С.

Mas a lã de cerâmica é mais resistente ao calor e pode suportar uma temperatura operacional de 1260̊C, ou seja, mais do que o dobro do material anterior. Conseqüentemente, o preço dos sanduíches com esse enchimento será mais alto do que os cachimbos com lã basalto ou vermiculita.

É importante lembrar que as dimensões do tubo sanduíche da chaminé dependem do diâmetro da saída da caldeira. Durante a instalação, o produto é montado nele, portanto, a seção transversal do tubo sanduíche deve necessariamente ultrapassar o tubo de saída.

Hoje, sanduíches de chaminé com uma área transversal de 0,5 e 1 m são mais procurados, mas também existem diâmetros na faixa de 110-300 mm. Na linha de tamanhos padrão de tubos para estrutura de chaminé, existem outras opções, mas com muito menos frequência.

Os elementos de conexão de tubos têm cantos:

  • 90̊ С - para cantos e camisetas;
  • 135 ° C - apenas para camisetas.

A espessura da parede interna é de 0,5-1 mm e a parede externa é de 0,7 mm. O indicador da espessura da camada de isolamento térmico interno varia de 2,5-6 cm, e o diâmetro externo da estrutura em sanduíche é de 200-430 mm.

Como calcular o diâmetro da chaminé

Ao projetar uma chaminé, você deve escolher o material a usar. E o material depende muito de que tipo de combustível será usado para aquecimento. Afinal, a chaminé foi projetada para remover os resíduos da combustão de um combustível, e não funcionará com outro. Por exemplo, uma chaminé de tijolo funciona muito bem com madeira, mas não é adequada para aquecedores a gás.

Além disso, é necessário um cálculo correto do diâmetro da chaminé. Se a saída de gás de combustão for utilizada para um único aquecedor, o problema pode ser resolvido através da revisão da documentação técnica fornecida pelo fabricante do aparelho. E se vários sistemas diferentes são conectados a um tubo, então para calcular a chaminé, você precisa de conhecimento das leis da termodinâmica, cálculo profissional, especialmente o diâmetro do tubo. É errado presumir que um diâmetro maior seja necessário.

Método sueco

Entre os diferentes métodos de cálculo do diâmetro, o esquema ideal adequado é importante, especialmente se os dispositivos forem de baixa temperatura e longa duração.

Para determinar a altura, é considerada a relação entre a área da seção transversal da chaminé e a câmara de combustão interna. A altura do tubo é determinada de acordo com o cronograma:

Onde f é a área do corte da chaminé e F é a área da fornalha.

Suponha, por exemplo, que a área da seção transversal do forno F seja 70 * 45 = 3150 sq. cm, e a seção da chaminé f é 26 * 15 = 390. A proporção entre os parâmetros acima é (390/3150) * 100% = 12,3%. Comparando o resultado obtido com o gráfico, vemos que a altura da chaminé é de aproximadamente 5 m.

Importante! Este método de cálculo é mais adequado para lareiras, porque não leva em consideração o volume de ar dentro da fornalha.

Importante! No caso de instalação de uma chaminé para sistemas de aquecimento complexos, é importante calcular os parâmetros da chaminé.

Cálculo exato

Para calcular a secção necessária da chaminé, certifique-se de que leva em consideração todas as suas características. Como exemplo, você pode realizar um cálculo padrão das dimensões de uma chaminé conectada a um fogão a lenha. Eles usam os seguintes dados para cálculos:

  • a temperatura dos resíduos de combustão na tubulação é igual at = 150 ° С;
  • a velocidade de passagem pela tubulação de resíduos é de 2 m / s;
  • a taxa de queima da madeira B é de 10 kg / h.

Se você seguir esses indicadores, poderá fazer os cálculos. Para este efeito, a quantidade de produtos de combustão de saída é calculada pela fórmula:

Aqui, V é igual à quantidade de ar necessária para a combustão do combustível a uma taxa de v = 10 kg / h. É igual a 10 m³ / kg.

Em seguida, o diâmetro necessário é calculado:

Como calcular a área da seção transversal de uma chaminé?

Existem vários métodos para calcular a seção ideal. Por exemplo, no tamanho da câmara de combustão da lareira ou na área da janela de sopro do forno. Mas, nesta publicação, as atenções estarão voltadas para a metodologia, que se baseia na avaliação do volume dos gases de combustão formados durante a combustão.

A combustão da madeira e de outros combustíveis sólidos é sempre acompanhada por uma geração de fumaça muito significativa. E a chaminé deve poder desviar esses volumes para o exterior em tempo hábil.
A combustão da madeira e de outros combustíveis sólidos é sempre acompanhada por uma geração de fumaça muito significativa. E a chaminé deve poder desviar esses volumes para o exterior em tempo hábil.
Com base em cálculos e experimentos, os especialistas elaboraram longas tabelas a partir das quais é possível obter informações sobre a produção específica de fumaça para diferentes tipos de combustíveis sólidos. Ou seja, qual volume de produtos de combustão é formado ao queimar, digamos, um quilograma de lenha, carvão, turfa, etc.

Também apresentaremos essa tabela (em uma versão abreviada). Além da geração específica de fumaça, mostra o poder calorífico do combustível (a quantidade de calor liberada durante a combustão de um quilograma) e a temperatura aproximada dos produtos da combustão na saída da chaminé. A primeira dessas características não é de particular interesse para nós em um determinado momento - ela apenas dá uma ideia geral da eficiência de combustível. Mas a temperatura, sim, será necessária para os cálculos.

Tipo de combustívelValor calorífico específico do combustível, kcal / kg, em médiaVolume específico de produtos de combustão emitidos da combustão 1 kg, m³Temperatura recomendada à saída da chaminé, ° С
Lenha com um nível médio de umidade - 25%330010150
Turfa irregular (a granel), secagem ao ar, com um nível médio de umidade não superior a 30%300010130
Turfa - briquetes400011130
Carvão marrom470012120
Carvão duro520017110
Antracite700017110
Pellets ou briquetes de madeira48009150

Como você pode ver, os volumes são impressionantes. Mesmo os tipos de combustível que proporcionam o mínimo de fumaça já são cerca de 10 metros cúbicos para cada quilo queimado. Isso significa que, simplesmente por razões de física e geometria, a seção do canal da chaminé deve ser capaz de desviar constantemente para fora esses volumes consideráveis.

A partir disso e "dançar" ao calcular.

chaminé

O volume de produtos de combustão liberado durante a combustão de combustível sólido dentro de uma hora pode ser determinado pela seguinte fórmula (levando em consideração a expansão térmica dos gases).

Vgh = Vsp × Mth × (1 Td / 273))

Vgч é o volume de produtos de combustão gerados em uma hora.

Vsp é o volume específico dos produtos de combustão gerados para o tipo de combustível selecionado, m³ / kg (da tabela).

Mtch é a massa da carga de combustível queimada durante uma hora. Geralmente é encontrado como a razão entre a carga total de combustível e o tempo de sua queima completa. Por exemplo, 12 kg de lenha são carregados no forno de uma vez e queimam em 3 horas. Isso significa que Mtch = 12/3 = 4 kg / hora.

Тд - temperatura do gás (℃) na saída da chaminé (da mesa).

273 é uma constante para trazer os parâmetros de temperatura para a escala Kelvin usada em cálculos termodinâmicos.

Sugerimos que você se familiarize com um aquecedor de água a lenha com suas próprias mãos

Vgс = Vgч / 3600

Para saber a área da seção transversal do canal, que tem a garantia de passar este volume por si mesmo a uma certa velocidade do movimento do gás, é necessário encontrar sua razão

Sc = Vgc / Fd

Sc - área da seção transversal do canal da chaminé, m2.

Fd - vazão de gás na chaminé, m / s

Algumas palavras sobre essa velocidade. Para dispositivos de aquecimento e estruturas de uma classe doméstica, eles geralmente tendem a parar na faixa de 1,5 a 2,5 m / s. Com isso, por um lado, em baixa velocidade, não há resistência significativa ao escoamento, não há redemoinhos fortes que retardem o movimento dos gases.

Se for encontrada uma seção transversal (e este é seu valor mínimo), então de acordo com as fórmulas geométricas conhecidas, pode-se encontrar o diâmetro de um tubo de seção transversal circular, ou o comprimento da lateral - com uma cruz quadrada -seção, ou escolha os comprimentos dos lados com um retangular.

Abaixo está uma calculadora que simplificará esses cálculos ao limite. É necessário indicar o tipo de combustível, o consumo aproximado do seu consumo (mais precisamente, a massa e o tempo de burnout da plena carga) e o caudal de gases previsto na chaminé. O programa fará o resto sozinho.

- o diâmetro mínimo para uma seção circular;

- o comprimento lateral mínimo para uma seção quadrada;

- a área da seção transversal, de acordo com a qual, por exemplo, você pode escolher as dimensões dos lados para uma seção transversal retangular.

Vá para os cálculos

Mesa de diâmetro de chaminé

Hoje em dia, as tabelas de diâmetros compiladas para várias chaminés são relevantes, uma vez que muitos preferem instalar elementos tubulares pré-fabricados de vários materiais.Para compreender facilmente esses diversos materiais e aprender como escolher os parâmetros corretos, foram desenvolvidos documentos com dados regulatórios inseridos em tabelas especiais. Os parâmetros relevantes estão listados aqui. Para calcular as dimensões necessárias, você pode usar essas tabelas.

Atenção! Deve-se lembrar que a seção transversal do tubo de combustão deve ser maior ou igual à seção transversal do canal interno do aquecedor.

As tabelas exactas dos diâmetros calculados da conduta de fumos para o seu correcto funcionamento são calculadas de acordo com os parâmetros técnicos de todos os elementos, de acordo com as recomendações dos especialistas, os materiais da conduta de fumos, ou utilizando as tabelas de diâmetros - potências.

Diâmetro da chaminé.

Instalando a chaminé, é muito importante calcular o correto diâmetro da chaminé, esta questão deve receber atenção especial ao projetar um sistema de aquecimento autônomo. Freqüentemente, a chaminé é selecionada com base em parâmetros aproximados. Muitas pessoas comuns acreditam que seria melhor aumentar o diâmetro da seção da chaminé, mas não é o caso. Para que o sistema de aquecimento funcione perfeitamente, é necessário um cálculo preciso do diâmetro da chaminé.

Qual deve ser a altura do cano da chaminé do fogão?

O cálculo deste parâmetro permite evitar a ocorrência de impulso reverso e outros possíveis problemas. Este assunto é regulado pelas regras do SNiP e outros documentos.

Por que esse parâmetro é necessário?

Para compreender a importância deste fator, analisaremos com mais detalhes várias leis físicas e as consequências de chaminés mal feitas. Quando os gases aquecidos passam, a temperatura cai, mas o ar quente ou os gases sempre sobem.

Cálculo dos parâmetros iniciais da chaminé.

Para calcular a chaminé, você pode usar a calculadora da chaminé.

As características da futura chaminé são influenciadas diretamente por certos parâmetros, dos quais os mais importantes são:

1. Tipo de aquecedor. A organização do sistema de descarga de gás na maioria dos casos é necessária para caldeiras e fornos de combustível sólido. O cálculo leva em consideração o volume da câmara de combustão, bem como a área da abertura da câmara de entrada de ar no forno - o cinzeiro. Freqüentemente, o cálculo é feito para caldeiras caseiras que funcionam com óleo diesel ou gás.

2. O comprimento total da chaminé e sua configuração. O projeto ideal é considerado como tendo 5 metros de comprimento e uma linha reta. Zonas de vórtice adicionais que afetam adversamente o empuxo são criadas por cada ângulo de pivô.

3. A geometria da seção da chaminé. A opção ideal é o desenho cilíndrico da chaminé. Mas esta forma é muito difícil de conseguir para alvenaria. Menos eficaz é uma seção retangular (quadrada) da chaminé, mas também exigirá menos trabalho.

Tipos de elementos de conexão

O dispositivo de aquecimento, além de tubos sanduíche, inclui outros acessórios, por exemplo:

  • chaminé-convector, utilizado para a saída de produtos de combustão para fora do edifício;
  • joelho, que consiste em várias partes, que são unidas em um ângulo apropriado. Com a ajuda do joelho, você pode mudar a direção da saída dos produtos de combustão
  • um tee que desempenha a função de remover condensado e fumaça é usado com muita frequência;
  • um adaptador para conectar alguns tubos, o elemento mais comum;
  • revisão - para limpar a estrutura da fuligem;
  • tração reguladora de kagla;
  • roseta - para decorar a chaminé;
  • cata-vento e cone que protegem o sistema de aquecimento da precipitação natural;
  • um fungo feito de chapa de aço galvanizado, que protege a estrutura da chaminé da neve e da chuva. Instalado na extremidade do tubo de saída.

Todos esses elementos de conexão podem ter diâmetros: 120, 150.200 mm e são usados ​​dependendo das características de projeto do dispositivo de chaminé e outros fatores. O diâmetro do tubo interno sempre corresponde ao tamanho do sanduíche da chaminé e seus acessórios.

Cálculo aproximado e preciso do diâmetro da chaminé.

Cálculos precisos são baseados em uma plataforma matemática complexa. Para calcular o diâmetro da chaminé, você precisa conhecer suas principais características, bem como as características do combustível e do dispositivo de aquecimento. Por exemplo, você pode fazer o cálculo de um tubo padrão com uma seção transversal circular sem nós rotativos, conectado a um fogão e funcionando sobre lenha. Os seguintes parâmetros de entrada do cálculo são usados:

  • temperatura dos gases na entrada da tubulação t– 150 ° С;
  • velocidade média de passagem dos gases ao longo de todo o comprimento - 2 m / s;
  • taxa de queima de lenha (combustível) com uma guia B = 10 kg / h.

Seguindo esses dados, você pode ir diretamente para os cálculos. Primeiro, você precisa descobrir qual é o volume dos gases de escape, é determinado pela fórmula:

Onde V é o volume de ar necessário para manter o processo de combustão a uma taxa de 10 kg / h. É igual a - 10 m³ / kg.

Substituindo esse valor, obtemos o resultado:

Em seguida, substituímos esse valor na fórmula pela qual o diâmetro da chaminé é calculado:

Para fazer esse cálculo, você precisa saber exatamente todos os parâmetros do futuro sistema de remoção de gás. Este esquema é muito raramente usado na prática, especialmente no caso de organizar um sistema de aquecimento autônomo doméstico. Determine o diâmetro da chaminé é possível de outras maneiras.

Por exemplo, com base nas dimensões da câmara de combustão. Como a quantidade de combustível queimado depende de seu tamanho, o volume de gases que chegam também depende dele. Se houver uma fornalha aberta e uma chaminé com seção transversal circular, a proporção é considerada 1:10. Ou seja, quando o tamanho da câmara de combustão for 50 * 40 cm, o diâmetro ideal da chaminé será de 18 cm.

Ao erguer uma estrutura de tijolo de uma chaminé, a proporção é de 1: 1,5. Diâmetro da chaminé neste caso, deve ser maior que o tamanho do soprador. A seção quadrada será de pelo menos 140 * 140 mm (isso é devido aos vórtices criados no tubo de tijolo).

Escolhendo a chaminé certa

As dimensões da chaminé usadas simultaneamente para vários dispositivos de aquecimento é um tópico separado para conversa.

Se for necessário remover a fumaça de vários dispositivos de aquecimento, a chaminé é calculada levando em consideração todos os dispositivos de aquecimento usados ​​no sistema, seu tipo, potência, combustível consumido.

  • Por exemplo, numa casa com uma única chaminé, estão instalados vários aparelhos de aquecimento, uma caldeira para um sistema de aquecimento comum e uma lareira.
  • Imediatamente fica claro que temos sistemas completamente diferentes. O diâmetro da chaminé do recuperador não corresponde em nada ao diâmetro da chaminé da caldeira.
  • Via de regra, as lareiras funcionam com lenha e as caldeiras do sistema de aquecimento doméstico funcionam com gás natural.

É possível combinar esses 2 sistemas completamente diferentes? Posso. Além disso, com o correto posicionamento dos aquecedores, eles não só não criarão problemas, como também se complementarão.

Como isso acontece?

  • Uma chaminé inclui uma caldeira e uma lareira. Durante o funcionamento, a caldeira desliga-se periodicamente e passa para o modo de espera. Neste momento, temos uma lareira. Portanto, uma temperatura normal é mantida na chaminé, os gases não esfriam.
  • Daí a ausência de condensação e boa tiragem durante o próximo arranque da caldeira.
  • Mas o tamanho da chaminé da lareira deve ser muito maior do que o da caldeira. E se utilizarmos apenas a caldeira sem ligar o recuperador, podemos ter problemas com tiragem excessiva, levando ao mau funcionamento da caldeira.
  • Como sabemos, o diâmetro da chaminé de uma lareira é calculado em uma proporção de 1:10 para sua fornalha. Torna-se claro que esse diâmetro de chaminé é muito grande para uma caldeira.As pessoas raramente usam a lareira e a caldeira de aquecimento funciona constantemente no inverno.
  • Então, você precisa fazer uma chaminé com um diâmetro menor, adequada para a caldeira? Não, isso seria um grande erro. Quando a caldeira funcionar sozinha, tudo ficará bem. Quando a lareira arranca, aumenta a resistência aerodinâmica na chaminé.
    Chaminé de duas vias. FIG. 1

Como resultado:

  • operação inadequada de dispositivos de aquecimento;
  • entrada de gases de monóxido de carbono na sala.

Isso já é uma ameaça à vida. O envenenamento por monóxido de carbono costuma ser fatal.

Como esse problema pode ser resolvido?

Diâmetros do tubo da chaminé

Nosso conselho é usar uma chaminé de duas vias.

Chaminé de duas vias. Figura 2

  • a possibilidade de usar vários dispositivos de aquecimento simultaneamente e separadamente em uma chaminé;
  • operação estável de cada dispositivo;
  • economia na construção e instalação;
  • economizando espaço.

Ao instalar tal chaminé, é necessário cumprir todas as condições para o correto funcionamento de cada dispositivo. Se a lareira pode funcionar perfeitamente com uma chaminé de tijolo, então deve ser feita uma manga para a caldeira. Isso protegerá o tijolo dos efeitos alcalinos da condensação.

A loja "Lareiras e Fogões" oferece uma vasta gama de tubos e chaminés de fabricantes de confiança. Em nosso catálogo, você encontrará sistemas de chaminés de parede simples para revestimento e proteção contra condensação agressiva de dutos de tijolo. Também dispomos de modelos de parede dupla com camada isolante térmica, com a ajuda das quais são equipadas chaminés no exterior da divisão. Os tubos sanduíche não permitem que os gases de combustão esfriem rapidamente, evitando uma diminuição da tiragem na estação fria.

Ao escolher uma chaminé para uma casa de banhos, um chalé ou uma pequena casa de campo, é importante adquirir produtos verdadeiramente de alta qualidade. Só assim é possível garantir o funcionamento correcto dos modernos equipamentos de aquecimento. Nossa tarefa é ajudá-lo a tomar a decisão certa!

Nesse caso, alguns fatores são importantes:

  1. O funcionamento de alta qualidade de toda a estrutura em sanduíche está em proporção direta com a resistência do material utilizado em sua fabricação.
  2. Dimensões do tubo de sanduíche.
  3. A densidade da camada de isolamento.
  4. Tipo de costura do tubo (laminado, laser).

Método sueco para calcular o diâmetro da chaminé.

Nos exemplos acima, a altura do sistema de combustão não é levada em consideração. Para isso, utiliza-se a relação entre a área da câmara de combustão e a seção transversal do tubo, levando em consideração sua altura. O valor do tubo é determinado de acordo com o gráfico:

Onde f é a área da chaminé e F é a área da fornalha.

No entanto, este método é mais aplicável a sistemas de lareira, uma vez que o volume de ar para a fornalha não é levado em consideração.

Você pode escolher entre diferentes métodos para calcular o diâmetro da chaminé, mas ao instalar sistemas de aquecimento complexos, um layout perfeitamente preciso é importante, especialmente isso se aplica a dispositivos de aquecimento de longa duração de baixa temperatura.

Efeito do diâmetro na altura do tubo

Como se depreende do exposto, o funcionamento de qualquer equipamento de aquecimento consiste no facto de, para a formação de uma boa tiragem, o ar quente deve arrefecer gradualmente, ou seja, quanto mais próximo do final da chaminé, mais frio é o ar. Se o diâmetro do tubo for muito grande para a chaminé, então as seções transversais dentro dele também, então o resfriamento do ar quente ocorre várias vezes mais rápido. Como resultado, a umidade é formada, o que é chamado de condensado. É ele quem afeta negativamente a qualidade da tração. O ponto de orvalho é a temperatura ideal na qual a umidade do ar se transforma em água.

Em tal situação, pode ajudar se a altura for aumentada reduzindo as seções transversais. Então, um impulso suficientemente forte pode se formar, levando a uma diminuição na eficiência do dispositivo de aquecimento. Mas deve-se levar em conta que o fluxo de ar aumenta muito e o aparelho esquenta muito. Como resultado, mais combustível e mais tempo serão gastos no aquecimento das instalações.

Vejamos outra opção freqüentemente usada e errônea. Muitos construtores não profissionais acreditam que, se a chaminé for alta e o tamanho das seções internas for reduzido, a tiragem melhorará. Isso não é verdade! O oposto está acontecendo aqui. É até possível que a fumaça da chaminé comece a entrar na área de estar da casa. Como resultado, as instalações serão preenchidas com monóxido de carbono, o que levará a consequências desastrosas.

De acordo com as recomendações dos especialistas, será ideal se a seção transversal do tubo for igual ao tamanho do orifício do soprador.

Chaminé faça você mesmo na banheira

Foto do site Tuning-house.ru

Um banheiro privativo é um sinal de sucesso e um atributo indispensável de todo rico proprietário de uma casa particular. Se você planeja construir essa estrutura por conta própria, precisará fazer os cálculos com cuidado. Para instalar corretamente a chaminé, você precisa pesquisar quais são as opções e como instalá-las corretamente. Uma saída de fumaça corretamente selecionada não só permitirá que sua sala de vapor funcione uniformemente, mas também permanecerá um lugar seguro.

Hoje no artigo iremos explicar-lhe como fazer, instalar e trazer correctamente a chaminé da banheira através da parede com as próprias mãos, bem como qual das opções é mais adequada para a sua estrutura.

Como instalar um tubo em uma banheira: quais dispositivos existem

A instalação de uma chaminé em uma sala de vapor pode ser feita de várias maneiras, dependendo do local do fogão. Os tipos de remoção de fumaça são distribuídos de acordo com os seguintes indicadores:

  • Matérias-primas usadas. Existem duas opções aqui - uma chaminé de metal ou uma estrutura feita de tijolos resistentes ao fogo. A segunda maneira é clássica. Há muito que é usado pela maioria dos construtores. No entanto, nos últimos anos, muitas pessoas preferiram estruturas metálicas ao construir uma chaminé. A principal razão para isso é que esses tubos são fáceis de instalar e levam muito menos tempo.
  • Método de instalação. Existem dois métodos - chaminé interna e externa. Surge uma pergunta lógica: como tirar o tubo da banheira pela parede? Para isso, é feito um furo especial e todo o sistema vai para fora. Esse tipo também é chamado de norte-americano. Este método de construção de ventilação de fumaça não tem a principal desvantagem do método de instalação geralmente aceito - instalar um tubo através do teto. Isso significa que você não precisa realizar manipulações complexas para retirar a dobra. Basta fazer um furo na parede e colocar o tubo do lado de fora. A instalação de uma chaminé em uma banheira através do teto requer mais custos de instalação, por isso recomendamos o uso de um método comprovado.

Se tiver dúvidas e não souber que tipo de chaminé escolher, lembre-se que a versão metálica é muito mais barata e fácil de instalar. A seguir, consideraremos as vantagens e desvantagens de cada tipo de tubo.

Como colocar um cachimbo em uma banheira corretamente: as vantagens dos dispositivos de tijolo

Em comparação com o análogo de metal, este método foi usado por muito mais tempo. Anteriormente, não havia metais na produção que pudessem suportar temperaturas extremamente altas. Fazer uma chaminé de tijolos é uma tarefa muito trabalhosa e requer formação profissional, experiência e cálculos perfeitamente comprovados. Não é altamente recomendável construir você mesmo esse dispositivo, se você não for um profissional. Ao contrário dos tubos de metal, o método de alvenaria de tijolo tem as seguintes vantagens:

  • Isolamento térmico e térmico. O método antigo e comprovado permitirá que você se mantenha aquecido dentro da banheira por muito tempo. A circulação do vapor também é melhorada.
  • Durabilidade. A curva, feita de tijolos refratários, dura muito mais do que sua contraparte de ferro. A construção, feita de acordo com os desenhos corretos e com materiais de alta qualidade, fará as delícias do proprietário por muitos anos, e o sistema não precisará ser substituído.
  • Alta resistência ao fogo.O balneário é um local com maior risco de incêndio, por isso a segurança e a resistência ao fogo passam a ser um dos principais indicadores na escolha dos materiais. A estrutura de tijolos impedirá que as chamas se espalhem, protegendo assim a propriedade e o próprio proprietário.

Uma característica importante da manutenção de uma chaminé de tijolo é a necessidade de limpeza periódica. A superfície do material tende a acumular poeira, cinzas e outros elementos sobre si mesma, prejudicando a vazão e a tração do tubo. O processo de limpeza não é complicado e ajudará a manter sua sauna limpa e segura.

Cachimbo de tijolo para chaminé em uma banheira: como e como limpar uma chaminé

Para realizar este procedimento não é necessário chamar um especialista, a tecnologia de limpeza é simples e está ao alcance de cada pessoa. Para fazer isso, você precisará de pincéis e produtos químicos para remover a sujeira.

O método mais fácil é trabalhar com uma escova de náilon. Trate-o na solução e comece a limpar.

Variedades de chaminé

Atualmente, os mais populares são os cachimbos para remover a fumaça dos seguintes materiais:

  1. Tijolo.
  2. Aço.
  3. Painéis de aço mais sanduíche.
  4. Aço ondulado.
  5. Cerâmica.
  6. Amianto com cimento.
  7. Material polimérico.

Chaminés de tijolo

As chaminés feitas com este material eram muito populares até recentemente. O tijolo é utilizado na sua construção há muito tempo. Um pré-requisito para a construção de uma chaminé com este material é que o tijolo seja maciço e os canais estejam localizados na própria alvenaria.

Propriedades positivas incluem:

  1. Força mecânica;
  2. Tijolo emite calor por um longo tempo.
  3. Sujeito aos requisitos de segurança contra incêndio necessários, uma chaminé feita deste material pode ser classificada como segura.


Tubo de tijolo
Os especialistas referem-se a qualidades negativas:

  1. Como o tijolo é retangular, a fumaça pode permanecer nos cantos do tubo.
  2. A superfície externa áspera também afeta a taxa na qual a fumaça é removida do aquecedor.
  3. A argila, usada na fabricação de tijolos, tem uma estrutura porosa. Como resultado, eles são suscetíveis à destruição interna, uma vez que o condensado se deposita nas paredes da chaminé com o tempo.
  4. A alvenaria é uma estrutura muito maciça que requer a colocação adicional da fundação.
  5. É preciso muito tempo e esforço para construir uma chaminé de tijolos.
  6. Difícil de manter e reparar.
  7. Dispositivos de iluminação adicionais são usados ​​para verificar o canal da chaminé.

Aço

O aço é utilizado na fabricação dos seguintes tipos de tubos: modulares, chaminés de aço de circuito único. Estas são construções que são montadas a partir de partes separadas, como um construtor. O melhor material para a fabricação de tal chaminé é o aço com maior resistência ao calor, resistência aos ácidos, bem como "aço inoxidável". A espessura da chapa de aço varia de 0,6 a 1 milímetro. Mas, infelizmente, essas chaminés falham rapidamente.

Vantagens de uma chaminé modular de aço de circuito único.

  1. Possui seção transversal redonda.
  2. O interior é liso.
  3. Não é caro.
  4. Muito fácil de instalar.
  5. Fácil de fazer reparos.
  6. Excelente resistência à corrosão.

As principais desvantagens incluem:

  1. Em tais estruturas, não há material isolante de calor, portanto, os gases em tal chaminé esfriam rapidamente.
  2. Não longa vida útil em média cerca de 12 anos.

Chaminés de aço corrugado

A chaminé de aço corrugado é assim chamada porque é um tubo muito flexível feito da mais fina tira de aço. É utilizado para impermeabilização em chaminés de seus tijolos cerâmicos, ou seja, os tubos são acabados com esse material em seu interior. Seu custo é bastante alto.

Chaminés de cerâmica

Este é um material relativamente novo, mas já conquistou sua participação no mercado e recebeu o reconhecimento das construtoras.Essa chaminé geralmente inclui três partes principais:

  1. Chaminé em cerâmica refratária.
  2. Isolamento térmico (isolamento não combustível).
  3. Caixa externa para proteção. Consiste em blocos de concreto celular.

Existem características mais positivas em uso e operação:

  1. A seção transversal é apenas redonda.
  2. Superfície lisa por dentro.
  3. Material refratário.
  4. Excelente isolamento térmico e estanqueidade.
  5. Instalação simples.
  6. Confiável e durável.

Quanto ao menos. Ele é o único - é muito caro.

Chaminés de amianto e cimento

Ele é usado apenas para aqueles dispositivos de aquecimento, cujo aquecimento não exceda 300 graus Celsius. Essa limitação está diretamente relacionada ao fato de o material com o qual são feitos esses tubos apresentar baixa resistência ao fogo.

Existem apenas quatro vantagens principais:

  1. Pesa um pouco.
  2. Possui seções redondas.
  3. Fácil de construir.
  4. É barato.

As desvantagens incluem:

  1. Baixa resistência ao calor.
  2. Material bastante frágil.
  3. Sem isolamento.
  4. Ao realizar curvas na estrutura, é muito difícil de montar.
  5. O material possui uma estrutura porosa.
  6. Requer limpeza constante.

Chaminés feitas de materiais poliméricos

É usado principalmente para reparar e criar impermeabilização adicional de chaminés antigas. A resistência ao calor não é alta. Portanto, a aplicação é limitada, apenas àqueles equipamentos de aquecimento que possuem uma temperatura baixa.

As propriedades positivas incluem:

  1. Elasticidade.
  2. Pesa um pouco.
  3. Fácil de construir e instalar.
  4. Pela vida útil - material resistente ao desgaste.
  5. É barato.

As características negativas incluem:

  1. Baixa resistência ao calor.
  2. Baixa resistência a danos mecânicos.

Recomendações de operação da chaminé

Ao operar chaminés, você deve evitar:

  1. Seque todos os itens.
  2. Limpe a fuligem queimando.
  3. Violar as regras operacionais estipuladas na documentação do equipamento. Cada unidade de aquecimento tem instruções para o funcionamento posterior da chaminé.
  4. É estritamente proibido usar substâncias que contenham cloro.
  5. Também vale a pena evitar o armazenamento próximo de equipamentos de aquecimento e seus constituintes, substâncias que são inflamáveis.
  6. Use produtos químicos domésticos, lixo na forma de materiais de construção como combustível.
  7. Para melhor funcionamento, são instalados geradores de fumaça na chaminé.


Segurança contra incêndios
Em caso de incêndio, é melhor embrulhar o cano da chaminé. É muito simples de fazer no momento, uma vez que a gama de tais materiais é grande.

Vantagens de uma chaminé de metal

Se você planeja instalar um cachimbo na banheira com suas próprias mãos, a solução mais conveniente é uma chaminé de um cachimbo de ferro. Em qualquer prédio de supermercado ou mercado, você encontrará muitas unidades prontas. As vantagens de tais sistemas incluem:

  • Preços acessíveis. O custo dessa solução é várias vezes inferior ao das chaminés de tijolos.
  • Instalação simples. Todo o processo de instalação pode ser executado de forma independente e sem recorrer a caros serviços de assistente.
  • Fácil de usar. Ao contrário do tijolo, a superfície do metal é lisa, o que significa que a fuligem e outras sujeiras não se acumularão nas paredes. Assim, poupará esforços e tempo, pois não há necessidade de limpar a chaminé.

As estruturas metálicas também têm suas desvantagens. O mais importante deles é o isolamento térmico deficiente. No inverno, o elemento trazido para o exterior acumula condensação em si mesmo. Para resolver este problema, foram criados tubos sanduíche. Eles consistem em duas camadas de metal com material de isolamento térmico entre elas.

A seguir, explicaremos como instalar corretamente o tubo na banheira.

Instalação de chaminé faça você mesmo em uma banheira: um guia passo a passo

Em primeiro lugar, para iniciar a instalação, deve traçar o diagrama correto para a sua chaminé. Aconselhamos você a entrar em contato com um especialista.Ele fará um plano detalhado de como fazer a chaminé da banheira e instalar a saída pelo teto e telhado. A escolha deve ser em primeiro lugar com base no forno instalado no banho. Cada unidade tem seus próprios requisitos e o tubo deve ser escolhido com base nesses indicadores.

Em seguida, é necessário selecionar o material da dobra. Se você planeja realizar a instalação por conta própria, recomendamos que examine as opções de metal mais de perto.

Agora vamos dar uma olhada nas instruções passo a passo para instalar e passar o tubo na banheira através do teto.

  • Passo 1. Isole a passagem no teto para a chaminé da banheira. É importante deixar um espaço de dez centímetros entre a curva e a superfície. Recomendamos o uso de lã de vidro para cercas.
  • Etapa 2. Instale o conjunto de descarregamento. É esta parte da chaminé que assume todas as cargas e amortece as vibrações laterais.
  • Etapa 3. Monte o sanduíche inicial. Um ponto importante - esta parte deve se encaixar perfeitamente no cano principal, caso contrário, você pode permitir que a sala fume.
  • Etapa 4. Coloque braçadeiras ou fixadores em todas as conexões de tubos. Isso manterá a estanqueidade dentro do sistema.
  • Etapa 5. Feche a passagem da chaminé pelo teto da banheira. Para evitar que o ar quente escape, use lã mineral para bloquear o orifício.
  • Etapa 6. Passagem do teto e telhado para a tubulação no banho. Depois de isolar o furo no teto, faça um furo no telhado. A saída da chaminé deve estar meio metro acima do nível do telhado.
  • Passo 7. Como consertar o tubo da chaminé no telhado? Instale o acessório e fixe-o bem. Isso será o suficiente para que o elemento segure com firmeza.

Chaminé para banho: diagrama de instalação

Hoje vimos como colocar e montar um cano em uma banheira na cobertura, conversamos sobre os tipos de chaminés e demos dicas úteis. Seguindo as regras sugeridas, instalar a chaminé será uma tarefa fácil para você.

Avaliação do artigo:

Como calcular o diâmetro da chaminé para um banho, link para a publicação principal

Publicações semelhantes

  • Aerador de teto com ventilação de teto macio

Regulamentos tecnológicos e regras para a instalação de uma chaminé

Todas as normas para a determinação competente da altura do duto de gás em relação à crista são estabelecidas pelo SNiP 2-04-05 / 91.

De acordo com os requisitos da norma:

  1. O comprimento total da chaminé deve ser superior a 5,0 m. Nos edifícios onde não haja compartimento no sótão, a altura da chaminé é considerada inferior a 5,0 m.
  2. Neste caso, a condição para a criação de um projeto de trabalho será cumprida.
  3. A altura da parte do canal, que se projeta para além da borda do telhado, deve ser superior a 500 mm.
  4. Acima da crista, deve sobressair 500 mm ou mais, nos casos em que a distância entre ela e a crista não exceda 1500 mm.
  5. O comprimento do tubo é considerado igual à altura da crista ou um pouco mais se parte da superfície horizontal dele até o contorno da crista for definida na faixa de 1500 a 3000 mm.
  6. O nível máximo do tubo deve estar acima da linha traçada da crista até o beiral com uma inclinação de 10 graus.
  7. Se a distância da chaminé à cumeeira for de 1500 mm, a altura é definida tendo em conta a configuração da estrutura.

Altura da chaminé
Instalação de chaminé
Antes de estabelecer a altura que a chaminé deve ter, faça o cálculo:

  1. No diagrama, uma linha paralela é desenhada em relação ao nível do solo. Desta linha, no ponto de intersecção do telhado com o canal de fumaça, uma seção de 500 mm é marcada no topo em uma escala semelhante.
  2. Uma nova linha é desenhada no ponto recém-formado - esta será a menor altura na qual a boca do tubo será localizada.
  3. De acordo com este método, o tamanho máximo da altura do tubo é definido se a distância entre a crista e o tubo for superior a 1500 mm, mas inferior a 3000 mm. Uma linha horizontal é colocada no topo da estrutura do telhado, indicando um nível inferior da seção do tubo.
  4. Deve-se lembrar que é proibido aumentar a altura da tubulação acima do telhado em violação às normas. Uma grande pressão do vento pode facilmente derrubar essa chaminé.
iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores