Tubos de ventilação: tipos e características de instalação


O tubo de ventilação é um dos principais elementos do sistema de alimentação de ar da caixa. A saída desses tubos é geralmente realizada através do telhado. A instalação deve ser realizada de acordo com os códigos e regulamentos de construção (SNiP), porque se o tubo de ventilação no telhado não for instalado corretamente, todos os odores desagradáveis ​​e substâncias nocivas se acumularão no ambiente.

Tubos para ventilação são mais frequentemente trazidos para o telhado e a instalação de tal sistema deve ser realizada de acordo com todas as regras

Características da saída de tubos de ventilação para o telhado

A principal tarefa do sistema de ventilação é criar e manter um microclima ideal na casa. O ar em ambientes ventilados deve obedecer obrigatoriamente às normas sanitárias e higiênicas. O ar não deve ser muito úmido, contaminado com poeira e substâncias perigosas.

A instalação da estrutura de ventilação é bastante fácil, porém, antes da instalação, um item obrigatório é a realização de um projeto. Deve incluir um plano que leve em consideração quais elementos serão usados ​​durante a instalação e onde serão colocados.

A instalação das peças de ventilação deve estar em conformidade com os códigos e regulamentos de construção (SNiP) e ser efectuada tendo em consideração todos os pontos de segurança. Além disso, o correto posicionamento dos tubos de ventilação permite uma ventilação mais eficiente. Um ponto muito importante é a localização do tubo de ventilação no telhado. Sua saída é realizada a partir do equipamento principal ou da parede. O número de peças componentes pode variar. Depende do caso específico e do plano de projeto futuro.

A saída do tubo de ventilação através do telhado é realizada para:

  • fluxo de oxigênio na casa;
  • instalação da parte do ventilador do riser de esgoto;
  • circulação de ar no sótão.

A escolha do local para a instalação do tubo na cobertura deve ser feita de forma que nada interfira na retirada do ar poluído. A altura e o diâmetro desses produtos são determinados levando-se em consideração suas características operacionais.

A altura e o diâmetro do tubo dependem do tipo de ventilação, do volume da sala e de outros fatores.

Observação! A opção mais simples de realizar a saída da tubulação pelo telhado é a instalação pela cumeeira. No entanto, essa instalação só deve ser realizada se as vigas do telhado não estiverem equipadas com uma viga de cumeeira. Além disso, com essa saída de canal, é muito fácil isolá-lo.

Para um tipo de telhado inclinado, a solução correta seria instalar uma estrutura de ventilação perto da cumeeira. Este arranjo não requer fixação adicional do duto.

Características de instalação de saída de ventilação no telhado

O método de instalação do duto de ventilação no telhado depende do projeto da torta, do ripado e do sistema de vigas. A maneira mais fácil é instalar um tubo de ventilação em um sótão não isolado. Nesse caso, você não precisa mexer no tapete de fibra mineral.

A coisa mais difícil é instalar dutos de ar em quartos do sótão, especialmente se materiais não rígidos como ondulin ou material de vidro para telhado forem usados ​​como telhado. Neste caso, a montagem da passagem da cobertura é realizada de acordo com o esquema de vedação do tubo de ventilação na cobertura de edifícios industriais.

Na maioria das vezes, o material de poliéster e fibra de vidro, folha fina de aço inoxidável ou aço galvanizado são usados ​​para a fabricação de dutos de ventilação. O diâmetro médio dos dutos de ar é de 150 mm.Se, de acordo com o projeto, a saída for instalada a uma altura de 2,5-3 m acima do teto ou 90-120 cm acima da cobertura, obtém-se uma estrutura bastante não rígida, que é fácil de deformar no inverno, especialmente durante fortes nevascas. Portanto, a saída precisará ser fixada em pelo menos dois pontos, e com um grande enrolamento do tubo, por exemplo, devido a um defletor ou bocal, o corpo deve ser fixado em três pontos.

O local para a instalação é escolhido de forma que o corpo do duto vertical saia bem próximo à viga da viga e à travessa mais próxima. A viga e a prancha de suporte apoiarão o tubo relativamente fraco.

Ao adquirir materiais, será necessário adquirir um kit de instalação:

  • Um conjunto de braçadeiras de montagem para fixar o tubo às vigas;
  • Placa adaptadora em metal ou plástico com gaxeta;
  • Caixa de silicone e selante adesivo.

Você pode passar sem um kit, mas neste caso será muito mais difícil conseguir uma vedação impermeabilizante de alta qualidade.

Às vezes, devido às condições de instalação, o sistema de ventilação não pode ser fixado nas vigas do telhado. Neste caso, é necessário montar um pacote de duas placas, entre as quais é colocada a caixa do tubo de ventilação. As laterais são fixadas com espuma de poliuretano e deixadas secar por uma hora. Uma placa é colocada em postes verticais adjacentes, aos quais a estrutura previamente montada de um tubo e placas é fixada.

Se não for possível fixá-lo desta forma, o duto de ar é instalado nas braçadeiras. Preliminarmente, dois anéis de plástico são colocados no corpo, diretamente sob o telhado e abaixo. O tubo é esticado pelos anéis com amarras de arame e envolto em material isolante.

Variedades de tubos de ventilação

A gama de tais produtos é bastante extensa e inclui peças de diversos materiais e características. Cada uma das espécies tem certas vantagens e desvantagens. O estudo das características dos produtos permitirá escolher o tubo mais adequado para um determinado sistema.

Requisitos de construção:

  • Resistência à umidade;
  • resistência à corrosão.

Em baixas temperaturas ambientes, a condensação se acumula nas paredes do tubo de ventilação, o que pode danificar a estrutura no futuro.

Indicadores importantes que um tubo deve ter:

  • a espessura das paredes deve ser pequena para garantir um alto rendimento da mina;
  • superfície lisa das paredes, devido à qual a resistência ao movimento do ar é reduzida;
  • o número de conexões deve ser minimizado para aumentar a capacidade de circulação;
  • a ventilação deve ser leve para que seja mais fácil de instalar e, se necessário, modernizar.

A seção do sistema de ventilação pode ter uma variedade de formas: retangular, redonda, quadrada; também afeta a produtividade do sistema. Os tubos redondos são considerados os melhores, pois permitem que o ar seja retirado sem impedimentos.

Em sistemas de ventilação, é preferível usar tubos com seção transversal circular.

Os materiais mais populares usados ​​na produção de elementos de ventilação para telhados:

  • Cink Steel;
  • plástico;

Galvanizado. A opção mais econômica são os produtos feitos de aço galvanizado. O revestimento protetor deste material tem boa resistência à corrosão. Além disso, esses produtos têm um bom fator de resistência. A desvantagem de tais tubos de ventilação para coifas no telhado é o seu peso.

Plástico. Esses produtos são os mais populares para o sistema de ventilação. Isso pode ser explicado pelo fato de que o plástico tem muitas qualidades positivas e não muitas desvantagens.As principais vantagens dos tubos de ventilação de plástico para instalação em telhados: baixo peso, baixo custo, facilidade de instalação. Qualquer pessoa pode instalar essa estrutura. Você não precisa ter nenhuma habilidade especial de construção para isso. Além disso, os produtos plásticos são resistentes à corrosão e a lisura das paredes permite que o sistema seja utilizado da forma mais eficiente possível.

O que você precisa considerar ao remover o tubo de ventilação para o telhado

A saída da conduta de ventilação para a cobertura é feita de forma a que a água não entre por baixo da cobertura. A vedação confiável da junta é uma medida muito importante. Se for implementado incorretamente, podem surgir problemas no futuro devido ao fato de que a água fluirá através da estrutura de ventilação para dentro da casa. Os selantes necessários neste caso podem ser adquiridos em qualquer loja de ferragens.

Atenção especial deve ser dada à vedação do tubo nos pontos de saída através do telhado.

Importante! A extremidade superior do tubo deve ser fechada com uma tampa protetora, o que evitará que a precipitação atmosférica entre no sistema. Existe uma forma mais funcional - equipar a extremidade do tubo com um defletor.

A extremidade inferior da estrutura de ventilação, que se abre para o telhado, é conectada ao duto de ar. O encaixe é geralmente realizado com flanges de conexão. Para melhorar a estanqueidade, a saída pode ser equipada com um anel de suporte especial. Além disso, uma válvula é montada diretamente no corpo do tubo, o que regulará o movimento do ar.

Os tubos de ventilação no telhado são montados com elementos auxiliares, que são oferecidos em uma ampla gama. Se desejar, você pode consultar especialistas que lhe dirão quais peças escolher para simplificar o trabalho ao máximo.

Tecnologia de instalação de tubo de telhado

Antes de construir a saída do tubo de ventilação, é necessário concluir a instalação dos utilitários internos e fixar as condutas de ar. A lista de ferramentas necessárias depende do tipo de material de cobertura e pode incluir um cinzel, tesouras de metal, uma broca e um quebra-cabeças. Além disso, você precisará de um nível de edifício para controlar a localização correta do tubo de ventilação e um marcador para marcação.

Etapas de instalação do conjunto de passagem

É mais conveniente levar o tubo para o telhado através dos tetos usando uma construção pronta do conjunto de passagem, que é instalado da seguinte forma:

  • determinar o local de instalação do elemento de passagem na cobertura, atendendo às peculiaridades da sua concepção e aos requisitos do SNiP;
  • delinear os contornos onde ficará o tubo de ventilação, e fazer um furo com o diâmetro necessário na cobertura, escolhendo a ferramenta e o método em função do material utilizado;
  • os furos são feitos da mesma forma na impermeabilização e no isolamento;
  • marque a posição do conjunto de passagem de acordo com o gabarito e faça vários orifícios para apertar os parafusos autoatarraxantes;
  • limpe a superfície do telhado de poeira, sujeira e umidade;
  • aplique uma camada de selante na superfície inferior da junta de vedação e coloque-a no local pretendido;
  • um elemento de passagem é instalado na gaxeta e fixado com parafusos auto-roscantes;
  • o tubo de ventilação é inserido no conjunto de passagem, então a verticalidade de sua localização é verificada e fixada com parafusos.

O projeto da unidade de passagem para a saída do tubo de ventilação para o telhado

Após instalar o tubo de ventilação no telhado, verifique a estanqueidade da base do elemento de passagem: deve ser pressionado contra o telhado para que o excesso de selante sob a junta de construção seja eliminado. Além disso, do lado do sótão, a saída do duto de ar para o telhado deve ser vedada.

Recomendações para escolher um local para uma saída de ventilação

Os artesãos recomendam escolher um local de saída para o telhado para fazer um canal sem curvas.Então, o desempenho do sistema será maximizado. Se esta opção não for viável devido a certas circunstâncias, você terá que usar produtos corrugados. O uso de tubos corrugados permitirá que você monte facilmente estruturas no formato desejado.

Conforme mencionado acima, em telhados inclinados, a penetração do telhado é instalada o mais próximo possível da cumeeira. Nesse caso, a confiabilidade do sistema aumenta, uma vez que um segmento maior do tubo ficará localizado na sala e protegido de temperaturas extremas e outros fenômenos atmosféricos. A ponta curta do duto que sai será mais resistente às rajadas de vento.

Os tubos devem ser instalados o mais próximo possível da cumeeira do telhado

Para qualquer variante da colocação do tubo de ventilação, os indicadores de contrapressão do vento devem ser levados em consideração. Ventos fortes podem impedir o fluxo de ar normal ou até mesmo direcioná-lo na direção oposta.

Escolher um local para o nó de passagem através do telhado

Todas as recomendações para a escolha do local de passagem pela cobertura se resumem a garantir que sua localização permita fazer o canal com o menor número de curvas. Nesse caso, os indicadores de desempenho do sistema tenderão para o máximo.

Às vezes, por razões objetivas, as curvas são indispensáveis. Tubos corrugados virão em seu socorro. A utilização de tubos corrugados permite a instalação de condutas de ar com as voltas necessárias.

Conforme observado acima, a passagem pelo telhado com o sistema de vigas é realizada o mais próximo possível da cumeeira. Assim, a maior parte da tubulação ficará no sótão, protegida de temperaturas extremas e da radiação ultravioleta. Todo o cano não terá medo de um vento forte, pois apenas uma parte menor dele sairá.

Os valores de wind back devem ser levados em consideração para qualquer localização da chaminé no telhado. Ventos fortes podem causar má saída de ar ou direcionar o ar para o sistema.

A altura do tubo de ventilação acima do telhado

Na hora de escolher a altura do tubo que ficará na cobertura, antes de mais nada, deve-se levar em consideração o seu diâmetro. De acordo com o SNiP, a altura dos tubos de ventilação acima dos telhados deve obedecer a uma série de regras, dependendo do tipo de telhado e outras condições. Os principais são:

  1. Se a estrutura de ventilação estiver localizada nas proximidades da chaminé, sua altura deve ser semelhante à da chaminé.
  2. Se a cobertura for plana, a altura recomendada da saída de ventilação deve corresponder a um parâmetro de pelo menos meio metro.
  3. Se o tubo for instalado a uma distância de 1,5 metros da crista, então sua altura deve ser superior a 50 cm.
  4. Quando a distância da crista ao tubo de ventilação for de um metro e meio para cima, a sua altura deve corresponder à crista ou ser superior a ela.
  5. Se o tubo estiver localizado longe da cumeeira (em 3 m ou mais), a altura, neste caso, é calculada da seguinte forma: uma linha condicional é traçada a partir da cumeeira em um ângulo de 10 graus em direção ao horizonte. A altura do tubo não deve ser inferior a esta linha.

O que considerar ao instalar saídas de ventilação

Existem vários fatores a serem considerados durante a instalação. A forma do telhado é importante, que pode ser inclinado e plano.

No primeiro caso, os engenheiros recomendam instalar a saída de ventilação o mais próximo possível da crista. Isso garantirá o aquecimento uniforme da parte interna do tubo de ventilação e a parte externa será mais resistente ao vento e à pressão da neve no inverno.

Para uma cobertura plana, a geometria do riser de saída de ventilação vem à tona: ela deve estar localizada diretamente sob a chaminé da cobertura para que o ar possa escapar livremente.

A altura do poço de ventilação acima do telhado também é importante: se a chaminé não for posicionada alta o suficiente, a força de tração será muito pequena e a ventilação não funcionará de forma eficiente. Um tubo muito alto também reduzirá o empuxo, pois a estrutura pode sofrer fortes rajadas de vento, portanto, será necessária uma fixação adicional.

Observação! Em um telhado inclinado, recomenda-se instalar uma saída de tubo a uma altura de até 50 cm, em um telhado plano - de 30 a 50 cm.

Dispositivos adicionais que aumentam o desempenho do sistema de ventilação

Elementos adicionais podem ser usados ​​para melhorar o desempenho do sistema. O acessório mais popular desse tipo é o defletor, que se parece com um bico e fica preso à borda do tubo.

Um dispositivo especial é colocado na borda do tubo - um defletor

Importante! O defletor é geralmente montado em tubos de ventilação ou acima das aberturas de exaustão. Depende do caso específico e do tipo de construção.

O defletor é movido pela força do vento. O elemento está equipado com um dispositivo especial de descarga de ar - um difusor. Dependendo do tamanho deste dispositivo, seu desempenho também aumenta.

Para evitar a entrada de detritos e precipitação atmosférica (chuva, neve), são utilizadas tampas especiais. Normalmente, esse dispositivo consiste em duas partes:

  • uma viseira que cobre a saída da estrutura de ventilação;
  • um gotejamento usado para remover a água do topo da viseira.

Além da saída de ventilação, o telhado pode ser equipado com dispositivos especiais - arejadores. Eles circulam o ar entre a camada de isolamento térmico e a cobertura externa do telhado. Eles são usados ​​nos casos em que o comprimento da encosta excede 3m e não há tiragem natural suficiente para a circulação normal do ar.

Os principais erros ao instalar a ventilação

SNiP de padrões básicos

Então, quais fatos devem ser levados em consideração no cálculo da altura da ventilação e da chaminé:

  1. Distância até a cumeeira.
  2. Estrutura e espessura do telhado - empena, plano, combinado.
  3. Regras de segurança contra incêndio.
  4. Seção.
  5. Organização de ventilação adequada da sala de combustão.

Se você decidir fazer tudo sozinho, então o conhecimento da tecnologia para calcular a altura, o diâmetro e outros parâmetros não fará mal.

O ângulo da crista à cabeça é de 10 graus

Se o tubo estiver localizado a uma distância de menos de 50 centímetros da crista, ele será elevado acima do nível do telhado em mais meio metro. O diagrama mostra como é fácil calcular a altura, dependendo da distância da cumeeira.

Distância de um e meio a três metros - localização ao nível do cume, mais de três metros - uma inclinação de dez graus para baixo do cume, altura desejada - a intersecção da linha do ângulo de inclinação e do topo do tubo.

Saída de ventilação do telhado: disposição dos terminais e regras de instalação

A altura do tubo acima da cumeeira é o parâmetro de cálculo mais importante. A boa tiragem na caldeira e a economia de combustível dependem deste valor. No cálculo deve-se orientar os requisitos recomendados pelas instruções para caldeira e SNiP41-01-2003, bem como SP 7.13130.2009 (normas básicas de construção para aquecimento e ventilação).

Outra regra muito importante é que o comprimento de toda a chaminé, desde a grelha da caldeira até à saída dos fumos, deve ser de pelo menos 5 metros. Para um telhado plano - pelo menos 50 centímetros.

Requisitos para a chaminé no anexo

O diagrama mostra que a chaminé do sótão é determinada pelo ponto de intersecção de um ângulo de 45 graus com o vale e uma linha vertical que desce do final da rampa a uma distância de 50 centímetros.

É quase impossível descrever esses cálculos em palavras, o diagrama é mais informativo. Por exemplo, não compliquei o processo. Um cálculo completo e um plano claro custam apenas 2.000 rublos - é realizado por organizações de design, parece-me que o preço é bastante aceitável.

A altura depende da estrutura do telhado

Para telhados inclinados, a altura é calculada de acordo com os padrões, dependendo da distância até o cume. Para telhados planos, os cálculos são diferentes.

múltiplas aberturas

O comprimento da chaminé acima de um telhado plano não deve ser inferior a 1m 20 cm. Se a chaminé for mais alta, é necessário instalar grampos de retenção e cintas de arame resistente para uma fixação rígida e confiável.

Para telhados de uma estrutura complexa de vários níveis, um cálculo é aplicado levando em consideração a diferença de altura. Mesmo assim, o ponto mais alto da crista é considerado o de base. Estruturas multinível devem ser calculadas por especialistas, pois neste caso muitos parâmetros específicos devem ser levados em consideração.

O principal problema com a altura incorreta da chaminé é o risco de turbulência do ar. Com fortes rajadas de vento, pode simplesmente apagar o incêndio da caldeira, o que acarreta consequências muito desagradáveis.

Essas condições devem ser observadas

Existem alguns requisitos de segurança contra incêndio e todos eles devem ser atendidos:

  • Todas as estruturas adjacentes à tubulação que podem pegar fogo devem ser cuidadosamente isoladas com folhas de amianto. Agora, os requisitos de segurança contra incêndio mudaram e muitas organizações não permitem amianto, apenas ferro galvanizado. O mesmo se aplica às chaminés.
  • Se o telhado for de material inflamável e houver orifícios de ventilação nos tubos, a altura deve ser aumentada em meio metro para que não caiam faíscas no revestimento.
  • Acima e abaixo da caldeira, deve ser instalada uma chapa de metal galvanizado, medindo 1,5 x 1,5 metros, no mínimo.
  • A distância da chaminé às janelas do sótão é de pelo menos dois metros.
  • A distância para árvores altas e edifícios é de pelo menos seis metros.

Agora, nos padrões alterados, é proibido colocar fungos protetores nas chaminés e saídas de ventilação. A exigência é terrível, já que pássaros e entulhos entopem os canos todo ano, é preciso chamar constantemente uma equipe para limpar todo esse entulho.

Na foto - uma tabela simples para determinar a seção e altura necessárias

Para chaminés retangulares de tijolo, o padrão é 1x1,5 cm (pelo menos 10 centímetros quadrados). Os cantos devem ser arredondados.

A chaminé é redonda - o diâmetro mínimo é de 15 centímetros, mas em nossa Crimeia eles geralmente exigem 30-35 cm. Ora, não presumo responder.

Há mais uma nuance desagradável - não há à venda adaptadores para passagem de tubo redondo pelo telhado, apenas para tubos quadrados. Portanto, você terá que solicitar esse adaptador individualmente aos funileiros.

Cálculo da seção em função da largura (vertical da mesa) e diâmetro (horizontal da mesa) em milímetros

A altura do tubo de ventilação acima do telhado de acordo com SNiP deve ser calculada em princípio da mesma forma que a chaminé. O principal requisito é um nível de altura para os tubos de ventilação e a chaminé, se estiverem localizados a não mais de 3 metros um do outro.

O diâmetro e as dimensões da ventilação devem proporcionar a ventilação do espaço da sala da caldeira, e isso depende do volume de ar contido na sala.

O volume necessário de ar que entra em uma sala residencial aquecida por uma caldeira é de três metros cúbicos por hora por metro quadrado de área. Em salas de serviço (salas de caldeiras), esse padrão é de pelo menos 180 metros cúbicos por hora.

Fórmula para determinar a seção transversal de ventilação

A fórmula de cálculo é baseada na relação entre a área total da sala e a seção do duto de ventilação. A altura do tubo de ventilação acima do telhado é determinada de acordo com o mesmo princípio que para a chaminé.

Claro que você pode fazer tudo sozinho, mas existe o risco de que os órgãos controladores da indústria do gás simplesmente não aceitem a instalação em operação e tudo tenha que ser refeito, o que custará muito mais. Faça perguntas - Terei prazer em discutir esse tópico nos comentários.

Etapas básicas de instalação:

  • cortar um buraco no telhado para ventilação;
  • fixação da junta de vedação;
  • instalação do conjunto de passagem;
  • remover o tubo para o telhado;
  • fixação no elemento de passagem;
  • vedando toda a junta.

Sugerimos que você se familiarize com a temperatura correta no banho russo
O conjunto de fixadores e acessórios depende do material do tubo e da cobertura do telhado. Se o telhado for isolado, então você terá que cortá-lo em toda a profundidade do bolo de telhado e instalar o elemento de passagem de comprimento adequado.

Os tubos de ventilação são instalados sobre uma cobertura metálica com uma folha flexível do perfil correspondente. Somente esse anexo fornecerá uma vedação confiável.

Mas para qualquer método de instalação, um conjunto de peças e ferramentas é necessário:

  • serra de vaivém para abrir um buraco no telhado;
  • tesouras para metal ou serras para tubos de plástico;
  • nível para determinar a vertical;
  • junta, tampa de vedação ou folha curva para ladrilhos de metal e ondulina;
  • elemento de passagem, fixado na cobertura;
  • furar;
  • parafusos auto-roscantes;
  • selante.

Saída de ventilação do telhado: disposição dos terminais e regras de instalação
Fixação do tubo de ventilação ao telhado
Finalmente, é necessário verificar a estabilidade de toda a estrutura. Se necessário, execute o fortalecimento adicional. No espaço sob o telhado - em suportes fixados a uma viga ou torneamento. No próprio telhado - com cabos de sustentação.

Um erro típico é a determinação incorreta da estabilidade necessária de toda a chaminé de ventilação. A fixação do tubo apenas na parte superior da cobertura, sem apoio nas vigas ou outro elemento do revestimento, não garante a confiabilidade da estrutura.

É necessário calcular a saída de ventilação na cobertura imediatamente, levando em consideração bicos e dispositivos adicionais. Eles não apenas aumentam o peso do tubo, mas também criam vento adicional durante rajadas de vento. Portanto, eles precisam de uma certa margem de estabilidade da estrutura.

A vedação da passagem do oleoduto pelo telhado deve ser realizada não apenas do lado de fora, mas também do lado de dentro do telhado.

Um erro grave é a ventilação desordenada do interior. Qualquer volta adicional da linha ou uma junta extra leva a uma diminuição da tração no sistema e a uma diminuição na eficiência de seu trabalho.

O que é necessário para instalar uma saída de ventilação no telhado

Para realizar os trabalhos de instalação do tubo de ventilação acima da cobertura, é necessário ter todas as ferramentas necessárias. Recomenda-se prepará-los com antecedência para que não surjam circunstâncias imprevistas durante a instalação.

A instalação de tubos é realizada usando as ferramentas mais simples

A lista de materiais e ferramentas que serão necessários ao instalar o tubo de ventilação:

  • Tesouras para cortar metal;
  • isolamento;
  • Jogo de chaves de fenda;
  • marcador (para marcação);
  • selante especial;
  • parafusos auto-roscantes;
  • elementos de vedação;
  • nó de passagem;
  • luvas de trabalho.
  • broca ou broca de martelo;
  • nível;
  • serra elétrica ou manual.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores