Como e como isolar tubos de aquecimento na rua com as próprias mãos

A necessidade de isolamento térmico

Diante de um capataz que decide otimizar o circuito de aquecimento, duas questões surgem inevitavelmente: por que fazer isso e como isolar os tubos de aquecimento?

O isolamento térmico de tubos de aquecimento na rua e em casa é altamente desejável pelas seguintes razões:

  1. Esta medida ajuda a reduzir significativamente a perda de energia térmica durante a transferência do transportador de calor (geralmente água quente) do local de aquecimento primário para radiadores e outros dispositivos.
  2. O isolamento térmico de canos de aquecimento na rua permite evitar o descongelamento com posterior afundamento da camada de solo nos locais por onde passa a linha de fornecimento de calor.
  3. Cobrir os elementos do circuito de aquecimento com uma camada isolante é um excelente meio de prevenir processos de corrosão (se tubos de metal forem usados ​​para fornecer calor).
  4. Uma vez que, como mostram as estatísticas, quando o transportador de calor (incluindo água) é transportado por longas distâncias, até 25% da energia térmica é perdida (em alguns casos, mais), o isolamento térmico de alta qualidade em tempo oportuno permite reduzir o custo de pagar pelo aquecimento.

Materiais utilizados

Hoje, graças ao desenvolvimento da indústria química, levando não só a uma melhoria na qualidade do produto final, mas também à criação de novos materiais com maior ergonomia, um grande número de materiais são apresentados no mercado que permitem a você para isolar tubos de aquecimento na rua e em casa.

Além disso, uma grande seleção permite que cada artesão escolha um produto que se adapte perfeitamente a ele em todas as características tecnológicas - das condições de operação ao custo.

O isolamento para tubos de aquecimento na rua ou em casa deve atender aos seguintes requisitos:

  • baixa condutividade térmica do material - é necessário reduzir ao mínimo a perda de calor;
  • incombustibilidade, resistência ao fogo - permite não apenas usar o material nas tubulações mais quentes, mas também fornecer segurança adicional contra incêndio do edifício e áreas adjacentes;
  • facilidade de uso - deve ser possível instalar e trocar os elementos de aquecimento sem aplicar muito esforço.

De acordo com o método de aplicação e a forma de liberação, os materiais para isolamento térmico do circuito de aquecimento são divididos nas seguintes categorias:

  1. Folha (peça) de material.
  2. Isolamento em rolo.
  3. Elementos de revestimento isolantes.
  4. Aquecedores de enchimento.

A seguir, consideraremos os tipos mais populares de materiais de isolamento.

Critérios para escolher aquecedores para tubos de aquecimento

Olhando em uma loja de ferragens, e mais ainda em um hipermercado, você pode se confundir com a abundância de materiais de isolamento térmico. Além disso, essa diversidade se manifesta tanto na variedade de produtos quanto em seu valor. Na hora de escolher, antes de mais nada, é preciso focar nas características técnicas do material. Um bom isolamento deve atender aos seguintes requisitos:

  • baixa condutividade térmica;
  • baixa absorção de água;
  • resistência a altas temperaturas;
  • durabilidade;
  • facilidade de instalação.

Os tempos em que o isolamento multicamadas de tubos era amplamente utilizado há muito caíram no esquecimento, deixando para trás imagens com canos de aquecimento desgrenhados que são bem conhecidos por todos nós. Hoje, a prioridade são soluções de isolamento térmico simples de instalar, práticas e organizadas.

isolamento térmico
Como não isolar a rede de aquecimento

Os seguintes materiais são usados ​​principalmente:

  • lã mineral;
  • Lã de pedra;
  • poliestireno (penoizol, poliestireno expandido);
  • polietileno (penofol, espuma de polietileno);
  • borracha artificial;
  • pintura de isolamento térmico;

De acordo com o método de instalação, os seguintes tipos de aquecedores para tubos são diferenciados:

  1. Rolar
  2. Mortalha
  3. Secional
  4. Pulverizado

A escolha de um tipo específico de isolamento térmico depende da capacidade financeira do desenvolvedor, do método de instalação dos tubos e de sua disponibilidade, da temperatura do refrigerante e da disponibilidade de ferramentas de instalação.

Poliestireno expandido

Além disso, um material polimérico que se tornou tradicional, denominado, devido à sua rigidez, "casca". O isolamento consiste em dois hemisférios com recessos do tamanho dos elementos isolados da tubulação.

  • baixo custo;
  • pequeno valor de transferência de calor;
  • resistência à umidade - a espuma de poliestireno não absorve líquidos;
  • facilidade;
  • facilidade de instalação;
  • a capacidade de se combinar com metais e materiais poliméricos.

A principal desvantagem é a inadmissibilidade do uso em tubulações excessivamente quentes.

Vantagens e desvantagens do isolamento de espuma

Polyfoam (também conhecido como PPS, espuma de poliestireno, poliestireno expandido, "poliestireno" na linguagem coloquial) é um isolamento popular para tubos, projetado para proteção máxima contra os efeitos do frio e da umidade. Os aquecedores de espuma são fáceis de instalar, fornecem uma alta classe de proteção térmica e também protegem os tubos de impactos físicos (dentro de limites razoáveis). A espuma é confiável e capaz de resistir até mesmo ao impacto constante sobre o solo, o que torna possível utilizá-la para proteger os tubos colocados no solo, que mais precisam.

Além disso, a espuma também pode ser utilizada como isolante acústico, por isso, se se incomoda com o som da água nas canalizações, esta é a única saída. Vale ressaltar que o casco de espuma é reutilizável, portanto, caso seja necessário trocar o cachimbo ou mesmo desmontá-lo, pode-se sempre retirar o casco e usá-lo em outro lugar. Dada a facilidade máxima de instalação, isso é muito importante.

Também é importante notar que as conchas são baratas, especialmente se a única alternativa for colocar tubos profundamente em uma base de concreto. Um metro em execução de proteção de espuma custará cerca de 160 rublos para um tubo com um diâmetro de 110 mm (o padrão para colocar o abastecimento de água / esgoto em toda a casa). Para produtos maiores, o preço aumentará exponencialmente - por exemplo, um tubo com uma espessura de 219 mm custará 310 rublos, o que ainda é mais lucrativo do que opções alternativas.

Isolamento confiável

Este isolamento não tem desvantagens (se for usada espuma de alta qualidade e não saturada com estireno), por isso recomendamos o seu uso.

Além da espuma, outro isolamento é usado ativamente, que veio direto da época soviética. A lã mineral é o isolamento mais simples conhecido. Meio século atrás, ele comandava o mercado. O principal problema é a complexidade da instalação, uma vez que o isolamento é fornecido apenas por peso e requer que seja fixado com segurança aos tubos de alguma forma. A solução clássica é envolver o cachimbo com um tecido hidrorrepelente, na superfície interna do qual se cola algodão. O método é complexo, não confiável e descartável, razão pela qual a lã mineral (e seu tipo - lã de vidro) está quase fora do mercado atualmente.

Um pouco mais popular é a lã mineral inshell - uma decisão recente, uma tentativa de trazer esse material de volta ao mercado em uma nova forma. É uma casca feita de material sólido (geralmente espuma de poliuretano, mas também é encontrada espuma) e realmente combina as vantagens da espuma de poliuretano e o baixo preço da lã mineral.

No entanto, esta solução não é particularmente popular devido à sua confiabilidade teoricamente baixa e características de proteção fracas em relação à mesma espuma. Talvez um dia consiga competir com a espuma ou mesmo com a espuma de poliuretano totalmente desenvolvida, mas no momento é tratada com desconfiança.

Penofol com uma camada de folha de alumínio refletora de calor

Este rolo de isolamento é uma folha de alumínio com uma camada de espuma de polietileno aplicada. O material é leve, confiável e fácil de usar.

Qualquer que seja o material escolhido por um artesão doméstico, pensando em como isolar tubos de aquecimento no solo, ele deve lembrar que não só o tipo de isolamento é importante, mas também a qualidade do trabalho executado; caso contrário, o custo do material será em vão.

Pessoas não iniciadas podem duvidar da conveniência de isolar a tubulação que vai da sala da caldeira até a casa ao longo da rua. Na verdade, por que precisamos de isolamento de linha direta?

Aplicação de isolamento de folha para tubos

Segundo especialistas, a forma mais simples de isolar dutos no porão é o uso de lã mineral, que é coberta com uma camada de papel alumínio, enquanto a espessura da lã chega a 50 milímetros, e a camada reflexiva é de 10-30 mícrons.

Antes de proceder ao isolamento das tubagens do sótão ou da cave, é necessário estudar as condições de funcionamento dos materiais. Por exemplo, a folha com polietileno espumado é frágil e sujeita a deformação sob influências externas. Os indicadores de força podem ser aumentados se você preferir isolamento térmico com folha para tubos e espuma.

Vantagens dos invólucros de espuma para isolamento de tubos

Por sua vez, o isolamento de basalto tem muitas características em comum com a lã mineral, mas é mais pesado porque tem uma densidade mais alta.

É conveniente instalar isolamento autoadesivo. Se a folha estiver danificada, use fita de alumínio. O filme Lavsan com folha e espuma de polietileno não reflete a radiação infravermelha, portanto, tal material deve ter uma espessura significativa da camada de folha.

Por que você precisa isolar as comunicações nas ruas?

Parece que esta é uma tarefa desnecessária. Bem, digamos que a localização dos tubos de aquecimento ao ar livre, da casa à sala da caldeira, não possa ser feita de outra forma. Mas eles estão sempre quentes, então por que também protegê-los do frio?

Na verdade, o isolamento de tubos externos é essencial. O calor fornecido pela rodovia se “perde” no frio do caminho. Ou seja, o tubo, mesmo com gelo, não congelará se um líquido quente fluir por ele. Mas a eficiência do retorno diminuirá e, conseqüentemente, o consumo de energia aumentará e, como resultado, os preços gastos com aquecimento.

Isso é especialmente verdadeiro para o sistema DHW. Ao isolar um tubo ao ar livre, o objetivo é principalmente manter a temperatura. As mesmas medidas não serão supérfluas para as condutas principais do aquecimento autónomo da casa.

Isolamento para tubos de espuma de poliestireno, características de fabricação e uso

A casca de espuma é feita em máquinas especiais, cortando um segmento de placas de espuma com um fio aquecido. A casca de isolamento industrial tem os seguintes parâmetros operacionais:

  • O isolamento é produzido na forma de um cilindro pré-fabricado de vários comprimentos e espessuras, um invólucro padrão para tubos tem dois ou quatro segmentos, para poços seu número pode ser de até 8.
  • Os materiais padrão para a fabricação da casca são espumas PSB-S de várias densidades; para tubulações abertas, um material com uma estrutura mais forte é usado.
  • A temperatura das tubulações sobre as quais o casco está instalado não deve ultrapassar 80 C., com gaxetas adicionais especiais, é possível operar o isolamento em temperaturas de até 110 C.
  • O tamanho padrão da concha tem um comprimento de 1 metro, o diâmetro mínimo do círculo interno é 17 mm., O tamanho máximo do círculo inscrito é 1220 mm. a espessura da parede pode variar.

Vantagens dos invólucros de espuma para isolamento de tubos

FIG. 6 Como a casca isolante é obtida

  • Todas as metades da casca têm saliências, que garantem a conexão do espinho na ranhura; cola ou fita adesiva adicionalmente é usada para fixá-las. A carcaça montada sempre pode ser desmontada sem danos ou deformação.
  • Para trabalhos ao ar livre, é utilizada uma concha de poliestireno, revestida com um material que protege sua superfície da exposição à radiação ultravioleta.
  • As máquinas operatrizes com comando programado permitem, a pedido, fabricar bainhas com a espessura e o diâmetro pretendidos; em algumas modificações, é fornecida uma ranhura para a colocação do cabo de aquecimento.

Requisitos tecnológicos para material isolante

O mercado moderno é rico em ofertas diversas, por isso não haverá problemas com a escolha. Para isolar a rodovia de forma confiável, é melhor dar preferência a materiais especializados que atendam às seguintes características:

  • baixa condutividade térmica;
  • resistência ao ambiente agressivo;
  • ampla gama de temperaturas de operação;
  • longa vida útil;
  • instalação simples.

Vários materiais atendem a esses critérios e cada opção está sujeita a consideração.

Características de isolamento com lã mineral

Material que não precisa de palavras extras. Um produto antigo e confiável para isolamento de tubos internos e externos. Com a sua utilização, proporciona não só o isolamento do tubo do frio, mas também a protecção de factores externos. O material não queima, é imune a ácidos e é inerte a álcalis e outros compostos químicos. O custo da lã mineral, que é um dos mais baixos do segmento, também tem efeito positivo.

Como a maioria dos materiais de isolamento porosos, a lã mineral é higroscópica e absorve bem a umidade. Esta é uma desvantagem. A água absorvida pelo material entrará em contato com o tubo, causando uma reação de corrosão. Portanto, para utilizá-lo como aquecedor de rodovias, é necessário realizar a impermeabilização adicional. Mas de olho nos canos escolhidos para aquecer a casa. O plástico ou o polipropileno não requerem essas modificações. Se a linha for feita a partir de tubos de metal, a parte externa do isolamento é envolvida com material de cobertura ou películas de alumínio. O que certamente afetará o aumento do custo da obra.

Características técnicas e qualidade do poliestireno expandido

Simplicidade e qualidade distinguem este tipo de isolamento de tubo de aquecimento exterior. São dois semicilindros de poliestireno fixados com uma fita especial. Nas juntas, ranhuras especiais são fornecidas para garantir um ajuste perfeito.

O custo do isolamento de espuma de poliestireno não é muito superior ao da lã mineral. É preferível usá-lo para isolar canos de água no porão e no sótão. É conveniente isolá-los e risers. O design simples e a instalação fácil permitem fixá-lo mesmo em locais de difícil acesso, evitando saídas complexas de tubulações.

Em uma nota. Ao todo, o material positivo tem um pequeno inconveniente - a impossibilidade de processar dobras, o que faz pensar na sua utilização.

Proteção confiável de comunicações com penoizol

O isolamento de tubos de aquecimento com penoizol é considerado um dos mais confiáveis. Em termos de qualidade, esse material pode ser comparado ao poliestireno. A única diferença está na aplicação. O tubo é isolado ao ar livre por pulverização de um produto líquido, que, após solidificação, adquire uma forma caracterizada pela alta densidade. Para aquecimento individual, esta é uma das melhores opções. É possível tratar os locais mais inacessíveis com penoizol.

Nenhum trabalho adicional é necessário após o processamento. O material é absolutamente inerte a qualquer impacto: não absorve umidade, o ar não passa por ele, produtos químicos não causam danos à estrutura. Para fins de decoração, você pode envolvê-lo em cima com feltro de telhado.

Isoladores de líquido para proteção de comunicações rodoviárias

Esses são materiais relativamente novos que podem ser usados ​​para isolar dutos de aquecimento de maneira confiável. Nessa linha existem dois tipos de isoladores:

  • Pulverizável. Spray aplicado e requer equipamento especial;
  • Pintura. Para aplicação, use uma escova ou rolo comum.

A vantagem de ambos os tipos de isoladores de líquido para tubos de aquecimento é a capacidade de aplicação em qualquer lugar, até mesmo nos locais mais inacessíveis.

Polietileno espumado: qual a melhor época para usar este material?

Esse isolamento de tubos é vendido no mercado em rolos. Este é um filme revestido de várias espessuras. É cortado em partes e enrolado nas linhas. As vantagens do poliestireno expandido incluem as seguintes qualidades:

  • Resistência à umidade;
  • durabilidade;
  • instalação fácil;
  • higroscopicidade.

Os mestres têm opiniões diferentes sobre este material. Dada a baixa espessura, pelo menos 3 camadas devem ser aplicadas para criar uma barreira de ar frio. Se os tubos de polipropileno forem selecionados para aquecimento, então, pelo menos, 5 camadas. O trabalho é simples, mas demorado. Além disso, muitos têm dúvidas sobre a confiabilidade. O isolamento em 3 camadas protegerá a rodovia em regiões com clima ameno. Para evitar que os tubos congelem em geadas severas, é necessário envolvê-los em pelo menos 7–8 camadas, e isso já é um alto consumo de material e trabalhoso.

Borracha espumada: novidade do mercado em guarda do calor

Pelas suas características, este isolamento térmico de tubos de aquecimento localizados na via pública supera todos os materiais apresentados acima. Mas deve-se notar que o custo do material também é alto. Portanto, o âmbito de aplicação não se aplica ao setor privado.

Por classe, o isolamento térmico pertence aos materiais do rolo e, das qualidades positivas, pode-se distinguir o seguinte:

  • resistência a baixas temperaturas (até –40 ° С);
  • imunidade à luz ultravioleta;
  • segurança contra incêndios.

Variedades de materiais isolantes de calor e métodos de seu uso para isolar tubos na rua

A gama de materiais termoisolantes, apesar dos elevados requisitos para as suas características, é hoje muito ampla, por isso, o orçamento passa a ser o critério orientador na escolha do modo de isolar as tubagens do sistema de aquecimento de rua.

Polietileno espumado

A espuma de polietileno (PPE) é razoavelmente considerada um dos isolantes de calor mais eficazes, uma vez que sua condutividade térmica é de apenas 0,035 W / m2 graus. C é duas vezes inferior ao da lã mineral (0,07 W / m2 graus C). Esse polietileno é oferecido ao consumidor em rolos, folhas e na forma de capas de manga de vários tamanhos.

A estrutura de bolha elástica do EPI em sua versão em rolo facilita a aplicação de isolamento em válvulas e dutos de configuração complexa, pois permite cortar o material em tiras com a largura necessária e envolver com ele os nós problemáticos. O polietileno é estanque ao vapor de água, portanto, além do calor, também é um revestimento impermeabilizante.


A densidade específica do PPE, dependendo da estrutura, é de 32 - 35 kg / m3, de modo que o revestimento de isolamento térmico dele não cria cargas significativas na tubulação e nos suportes.

Apesar de o polietileno poder pegar fogo, sua inflamabilidade é baixa (classe G-2), e quando aceso na ausência de fontes adicionais de fogo, o PPU se extingue rapidamente, enquanto as substâncias por ele liberadas durante a combustão são de pouca toxicidade.

Para o dispositivo de isolamento térmico de trechos retos de duto, é mais conveniente utilizar mangas de EPI (com ou sem entalhe lateral), pois o enrolamento de tubos com material enrolado com a necessária sobreposição tecnológica requer reforço adicional da camada isolante com malha fio ou grampos e não parece esteticamente agradável.

Com tantas vantagens, o preço do EPI não é alto, o que explica sua grande popularidade entre os proprietários de casa própria.

Penofol

Este isolamento é um tipo de EPI e difere dele pela presença de uma camada laminada de um lado, que é um refletor das ondas de calor, o que aumenta as propriedades de isolamento térmico e hidrofóbico da casca.

Isolamento térmico em espuma de espuma - o EPI folheado a folha também é produzido na forma de rolos, folhas e invólucros cilíndricos.

Importante!

O uso de espuma de polietileno e penofol é limitado ao limite superior da temperatura de aplicação de 85 graus. Este valor é suficiente para a utilização de materiais nas tubagens de um sistema de aquecimento autónomo, mas a temperatura elevada da rede de aquecimento central degrada as características do PUF e torna-o impróprio para utilização nestas condições.

Lã mineral e produtos baseados nela

Isolar os tubos de aquecimento externos com lã mineral comum ou folheada a folha, envolver a linha principal com uma tira deste material com fixação com um fio de tricô, é o método mais antigo de isolamento térmico. Mas a popularidade desta tecnologia, devido à eficiência bastante elevada de sua aplicação e acessibilidade de custos, ainda é alta - a escolha da lã mineral como material isolante para grandes volumes de trabalho é bastante justificada.

A lã mineral é produzida em três variedades:

  • lã de vidro;
  • pedra;
  • escória.

As duas primeiras variedades atendem à maioria dos requisitos de isolamento térmico - têm baixa condutividade térmica, são neutras em relação à superfície isolada, são suficientemente elásticas, quimicamente resistentes e à prova de fogo. Quanto à variedade de escória desse material, o processo de sua fabricação determina a presença de acidez residual nesse algodão, o que afeta negativamente os dutos de aço - nesse sentido, os dutos precisam ser revestidos com uma tinta especial, o que anula a vantagem de escória no preço.

No entanto, todas as três variedades de lã mineral são permeáveis ​​à água e higroscópicas em vários graus, portanto, o isolamento feito desses materiais deve ser protegido com invólucros de ferro galvanizado, que irão proteger simultaneamente contra danos mecânicos.

Isolamento de espuma de poliuretano

A espuma de poliuretano (PPU) é produzida em textura elástica (espuma de borracha), rígida e pulverizável. Espuma de poliuretano rígida e pulverizada é usada como isolamento térmico - um material isolante eficaz e funcional com mais de 30 marcas.

Todas as marcas de PPU são unidas pelas seguintes vantagens:

  • respirabilidade;
  • resistência a produtos químicos (superior à da espuma de poliestireno expandido);
  • baixa absorção de umidade (boa hidrofobicidade).


O poliuretano rígido é produzido na forma de uma concha pré-fabricada ou cilindros com uma fenda de montagem, tendo certas dimensões, com uma superfície externa revestida de folha metálica. Os produtos são colocados no tubo e fixados com braçadeiras, selante resistente ao calor ou na própria superfície interna autoadesiva.

Também são produzidos tubos, nos quais o isolamento térmico já é feito de espuma de poliuretano com uma bainha protetora - os chamados pré-isolados, que são unidos por solda seguida de isolamento apenas das juntas soldadas.

A espuma de poliuretano pulverizada é aplicada na superfície previamente preparada da tubulação com um dispositivo especial de pulverização em camadas e, à medida que se solidifica, a espessura da camada isolante é aumentada para o valor calculado. Para realizar o isolamento térmico com esta tecnologia, são necessários equipamentos especiais caros e roupas de proteção, portanto, não é utilizado em condições domésticas.

Borracha espumada

A matéria-prima desse material de alta qualidade é a borracha sintética, cujo custo de produção é muito inferior ao custo do material natural, mas as características de qualidade são igualmente elevadas.

Propriedades da espuma de borracha:

  • alta elasticidade com uma grande margem de resistência à tração;
  • baixa densidade específica do material - 40 - 80 kg / m3;
  • características de alto isolamento térmico;
  • sem encolhimento durante a operação;
  • baixa inflamabilidade;
  • resistência zero ao vapor e à água;
  • inércia química.

O isolamento térmico de borracha é produzido na forma de material em rolo, folhas de um determinado formato e mangas de tubos para tamanhos de tubos padrão. Ao usar espuma de borracha como isolamento para tubos de aquecimento ao ar livre, é necessário o uso de capas protetoras feitas de ferro para telhados galvanizado, que protegerão o material da poluição por poeira e danos mecânicos, incluindo vandalismo.

A faixa de preço do isolamento de borracha, dependendo da espessura e do fabricante, é ampla e permite escolher um material com um valor objetivo para a relação preço / qualidade.

Locais onde as comunicações precisam ser isoladas

Cada empresa tem suas próprias nuances. O isolamento da tubulação de aquecimento e todas as obras relacionadas são ajustadas pelas condições climáticas da região e pelos fatores de projeto dos sistemas. O isolamento é necessário se as estradas forem subterrâneas, em espaços abertos, em sótãos e porões e, claro, em áreas abertas.

Os tubos de polímero são menos suscetíveis ao frio. Mesmo assim, em geadas severas, a transferência de calor é interrompida nelas. E, apesar de qual das opções de aquecimento para uma casa particular está instalada, o isolamento dos tubos permite reduzir as perdas de calor, bem como protegê-los da abrasão e danos físicos.

Apesar da rigidez, os tubos metálicos de aquecimento também não são onipotentes. Eles estão expostos a fatores externos. Além de liberar calor de forma mais intensa, o metal também é suscetível à corrosão. O isolamento do tubo de aquecimento e do abastecimento de água quente é capaz de impedir essas deficiências.

Não pode haver dúvida de que o isolamento dos tubos de aquecimento é necessário. Longos anos de operação mostraram pontos fracos, então engenheiros de muitas empresas estão se esforçando para desenvolver materiais perfeitos que ajudem a reduzir as perdas de calor.

As perdas de calor na tubulação são um dos problemas mais urgentes para os sistemas de aquecimento autônomo e central. No caso de os serviços de utilidade pública estarem envolvidos neste problema nas regiões, então nas residências o isolamento térmico dos tubos de aquecimento é a preocupação dos proprietários. E devido ao fato de que a quantidade de trabalho é muito pequena, é muito fácil fazer você mesmo.

Poliestireno expandido e seus tipos

Vantagens dos invólucros de espuma para isolamento de tubos

FIG. 2 Folha de espuma - estrutura

O invólucro para isolamento e isolamento de tubos é feito de espuma de poliestireno, que é espuma de poliestireno expandido com um teor de ar de mais de 90%. Segmentos cilíndricos de tubos de isolamento são cortados de folhas de espuma de várias espessuras e graus.

Dependendo da tecnologia de fabricação, existem três tipos de espuma de plástico (PPS): não prensado (PSB), prensado (PS) e extrudado (EPS).

O PSB é produzido a partir da espumação de uma suspensão de espuma de poliestireno em altas temperaturas, possui uma marcação industrial, que inclui, além da designação da letra, a indicação digital de sua densidade e o símbolo C - autoextinguível. É um material barato comum amplamente utilizado na construção para isolar as superfícies externas de edifícios e interiores para vários fins.

PS é feito após a mistura e prensagem de poliestireno e poróforo, após o que os espaços prensados ​​são espumados em um ambiente de vapor. Marcas bem conhecidas - PS-1 e PS-4 têm uma densidade maior e melhores características físicas do que o PSB convencional.

EPPS - espuma de poliestireno extrudado é produzida pela adição de gases catalisadores ao poliestireno, levando à sua formação de espuma, após a qual o material é espremido para fora de uma instalação especial (extrusora). Na indústria de construção, a espuma de poliestireno extrudido sob a marca comercial Penoplex é amplamente utilizada, que tem os indicadores de resistência mais altos de todos os tipos de espuma.

Vantagens dos invólucros de espuma para isolamento de tubos

FIG. 3 Características técnicas do poliestireno expandido PSB

Como escolher um isolante térmico?

Uma vasta gama de isolamentos permite escolher um tipo específico de isolador térmico mais adequado para uma situação e carteira específicas.

Requisitos para materiais isolantes de calor:

  • um baixo coeficiente de condutividade térmica específica, é a principal condição para a adequação do material ao desempenho da tarefa principal (isolamento térmico);
  • estabilidade térmica suficientemente alta - o material deve ser capaz de manter suas características e estrutura em altas temperaturas (105 ° C - em uso, até 700 ° C - em produção) sem qualquer reação com as substâncias circundantes, não ser um catalisador para produtos químicos reações e não emitem substâncias nocivas.
  • resistência química - a capacidade de um material de não reagir com substâncias orgânicas;
  • hidrofobicidade suficiente - características repelentes à água que evitam que a camada isolante de calor se molhe, devido ao fato de que quando os poros são preenchidos com água, o material torna-se um excelente condutor de calor e ao mesmo tempo contribui para a formação de corrosão no o pipeline;
  • permeabilidade ao vapor - a capacidade de um aquecedor de secar rapidamente se ficar molhado;
  • permeabilidade ao ar - característica que impede que o isolante térmico se encha pelo movimento do ar com partículas de poeira, o que aumenta a condutividade térmica do material isolante (todos os isolantes térmicos sólidos atendem a esse requisito, para os moles é necessária proteção adicional);
  • durabilidade - o material deve manter suas características e atender a todos os requisitos ao longo do prazo de validade, o que está indicado nas instruções de uso.

Vantagens e desvantagens do isolamento de tubos com poliestireno expandido

Casco de isolamento para tubos
O poliestireno expandido é o isolante térmico mais popular para instalações sanitárias.
Suas vantagens incluem as seguintes qualidades:

  • Boa condutividade térmica, que reduz a perda de calor em sistemas em 2 a 4 vezes.
  • Alta densidade, o que permite suportar altas cargas mecânicas durante toda a vida útil.
  • A capacidade de reutilizar o produto. Esta propriedade permite desmontar o sistema e instalar o isolamento no local antigo.
  • O material tem uma longa vida útil.
  • O poliestireno expandido absorve uma quantidade mínima de água e pode ser usado sem impermeabilização. Elimina completamente a entrada de umidade na superfície da tubulação, protegendo-a da corrosão.
  • O isolamento é bem resistente a soluções salinas e substâncias agressivas, abundantes nas águas subterrâneas.
  • Não tem medo de bactérias, mofo e bolor, não é comido por animais e insetos.
  • A casca mantém suas qualidades em quaisquer extremos de temperatura.
  • O poliestireno expandido refere-se a produtos autoextinguíveis. Ele queima por apenas 2 segundos, o que é um bom indicador para salas. Para maior confiabilidade, o isolamento pode ser tratado adicionalmente com retardantes de fogo para que não reaja ao fogo aberto.
  • O shell reduz o tempo de montagem. O procedimento pode ser realizado mesmo por uma pessoa sem experiência em encanamento.
  • Mesmo as peças cilíndricas mais longas são muito leves e, portanto, podem ser empilhadas sem ajudantes. O baixo peso permite o transporte de grandes quantidades de elementos em um carro de passageiros.
  • Ao trabalhar com poliestireno expandido, não há razão para temer que possa prejudicar o corpo humano.
  • A caixa está disponível em vários tamanhos e formas, o que permite selecionar amostras para cada caso específico. Parece muito esteticamente agradável e não requer decoração.
  • Isolamento refere-se a isoladores universais, pode ser usado tanto fora como dentro da sala.
  • Após a instalação, não há pontes frias deixadas nas tubulações.
  • O poliestireno expandido absorve bem o ruído, de modo que o som do movimento do refrigerante não será ouvido.
  • Os diâmetros e espessuras do produto são definidos, as dimensões são mantidas com grande precisão, o que aumenta o isolamento térmico e a velocidade de instalação.

Mesmo esse isolamento moderno tem desvantagens. Isso inclui propriedades desagradáveis:

  1. A carcaça não deve ser pintada e envernizada com produtos que contenham gasolina, solventes e outros líquidos que podem destruí-la.
  2. O material é rapidamente destruído pela radiação ultravioleta, portanto, em locais abertos deve ser protegido da luz solar.
  3. O isolamento é frágil.
  4. Sob a influência de um fogo aberto, a espuma de poliestireno emite uma fumaça venenosa.

Instruções sobre como isolar você mesmo os canos

  • é necessário calcular e comprar isolantes térmicos;
  • enrole os tubos com fita adesiva ou papel alumínio. A folha, neste caso, desempenha o papel de um refletor de calor;
  • instalação de isolamento ao redor do tubo. O invólucro seccional rígido e o isolamento macio precisam apenas ser colocados no tubo. Com relação a outros materiais macios, eles devem ser cortados em pedaços iguais à largura do diâmetro do tubo. Em seguida, enrole-o ao redor do tubo e fixe-o com grampos, fita ou arame. Com o isolamento rígido, a situação é mais complicada. A partir dela, é necessário criar uma espécie de caixa ao redor do tubo (ou usar cascas de tubo com o diâmetro necessário);
  • inspecione a tubulação quanto à presença de "pontes frias" e elimine-as;
  • fixar o isolamento térmico na tubulação com fita metalizada ou de encanamento;
  • se necessário, cubra o isolamento térmico com um material protetor (filme) e sele as juntas com fita adesiva.

O dinheiro gasto na compra e no isolamento dos encanamentos se paga rapidamente graças à economia no pagamento do aquecimento da casa.

Instalação de isolamento

Os invólucros com a qual se comercializa o isolamento para tubos de poliestireno expandido podem ser emparelhados, trinar ou quadripartidos. Em outras palavras, um anel de isolamento completo, colocado no tubo, é montado a partir de dois, três ou quatro invólucros. Nas extremidades das conchas existem ranhuras e saliências - as chamadas travas, que servem para prendê-las entre si.

Colete as conchas não diretamente, mas com uma sobreposição ou passo a passo. Isso é necessário para que você possa conectar várias conchas de maneira confiável, sem cola, fita adesiva ou algo semelhante. No entanto, para fins de confiabilidade, ainda pode valer a pena usar fita adesiva.

Como instalar isolamento para tubos de poliestireno expandido na rua 4

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores