Como isolar uma porta da frente de metal com suas próprias mãos


A principal desvantagem das portas de entrada de ferro em residências particulares é a alta condutividade térmica do metal, razão pela qual a condensação se forma no interior da caixa durante a geada, flui e se acumula em um espaço confinado, possibilitando o desenvolvimento de corrosão do metal. Em prédios altos com entradas, esse problema não é tão agudo, já que o ar na entrada no inverno é sempre mais quente que a temperatura externa. Mas para uma entrada aberta de uma casa, o problema de como isolar uma porta de metal de entrada é indicado de forma bastante específica e tem uma solução eficaz e barata - leia sobre isso no artigo abaixo.

Esta é a aparência de uma porta de aço não isolada no inverno

A escolha de materiais para isolamento de portas

A melhor solução é comprar uma porta de aço isolada, mas nem sempre isso é possível por vários motivos. Para isolar uma porta com suas próprias mãos feitas de metal, materiais fibrosos são usados, e na maioria das vezes - poliestireno ou espuma de poliestireno extrudido, e antes de isolar uma porta de entrada de ferro, você precisa decidir sobre este item.

À questão de como isolar portas: os materiais fibrosos são placas ou rolos de lã mineral. A lã mineral é um bom isolante para a porta da frente, não é inflamável e não tóxica, mas não é adequada para sua casa particular - muita diferença de temperatura dentro e fora da sala cria as condições ideais para a ocorrência de umidade, e quando umidificada , a lã mineral perde visivelmente sua condutividade térmica. Portanto, fica espuma ou poliestireno - não absorve umidade, não tem medo de mudanças de temperatura, por isso vai funcionar por muito tempo e de forma eficiente na zona de terminação.


A escolha de espuma com diferentes espessuras de folha

Como você pode isolar a porta na entrada?

Ao planejar isolar e embainhar o bloco da porta com suas próprias mãos, você deve escolher o material isolante certo. De acordo com a localização da entrada da caixa, um isolamento confiável é selecionado. Não se esqueça das propriedades dos materiais utilizados, o que permite fazer a escolha certa e obter um resultado duradouro:

Borracha de espuma

Adequado para estruturas internas (vestíbulo, entrada). Não tolera influências externas e colapsa rapidamente com a precipitação e o vento.

Isolamento de espuma para a porta

Minvata

Difere na alta absorção de umidade. Se lã mineral for usada para isolar portas externas, um isolamento adicional será necessário para proteger contra a umidade.

Isolamento de lã mineral para portas

Espuma de poliuretano

É resistente às influências externas, não se deforma com as gotas térmicas e tem uma longa durabilidade. É usado como isolamento interno.

Espuma de poliuretano isolante para porta

Izolon

Um tipo de material em rolo, sobre o qual é aplicada uma composição adesiva, que simplifica o processo de instalação. Adequado para estruturas que precisam ser isoladas por fora / por dentro.

Isolon isolon para a porta

isopor

Resistente à umidade, não deforma, mas possui baixa resistência ao fogo.

Espuma de isolamento para porta

Poliestireno

Um material celular semelhante ao poliestireno, mas com maior resistência ao fogo e durabilidade. Adequado para todos os tipos de isolamento.

Poliestireno isolante para portas

Kits prontos

Para não se preocupar com a escolha do isolamento térmico, você pode usar kits prontos. São conjuntos padrão, que já incluem tudo o que você precisa: isolamento, contorno de borracha da vedação, estofamento, pregos decorativos.

Kits prontos para isolamento de portas

Uma solução pronta igualmente eficaz para Moscou e outras cidades é um modelo de porta com ruptura térmica. É composto por dois materiais isolantes de calor com uma camada de tecido de poliamida de baixa condutividade térmica.

  • Porta de entrada laminada VLD 003
  • Porta de entrada laminada VinL 1
  • Porta de entrada com pintura a pó PN-8
  • Porta de entrada quente VFD 007
  • Porta de entrada elite VFD 013
  • Porta de entrada com ruptura térmica VMDT001

Tecnologia de isolamento de espuma

Existem apenas duas maneiras de isolar uma porta de metal: externa e interna. Claro, você não quer cobrir uma superfície bonita, por exemplo, forjada ou corrugada com uma camada de isolamento, então a forma mais comum é instalar isolamento térmico na superfície interna das portas. Essa tecnologia usa materiais para isolar grandes superfícies e vedações para fendas e fendas.

Antes de isolar uma porta de ferro em uma casa particular, deve-se preparar:

  1. Meça a profundidade do espaço fechado que se formou a partir dos reforçadores, bem como o comprimento e a largura dessas células;
  2. Prepare folhas de espuma da mesma espessura;
  3. Corte os blocos de PPU de acordo com as dimensões especificadas com uma margem positiva de 2-3 mm para que a espuma se encaixe perfeitamente em cada célula;
  4. Numere todos os espaços em branco.


Fraquezas no isolamento de portas de aço
A tabela mostra os resultados da comparação das propriedades de isolamento térmico em unidades convencionais:

Características de comparaçãoPPPMinvata
Preço1≥ 1,15
Peso1≥ 3,0
Coeficiente de condutividade térmica1≤ 0,75
Resistência à flexão lateral1≤ 0,8
Coeficiente de absorção de ruído1≤ 0,8
Resistência a influências química e biologicamente agressivas1≤ 0,67
Amizade ambiental1
Segurança contra incêndios1≤ 4,6
Faixa de temperatura operacional permitida:
Para superfícies externas Para superfícies internas
- ꝏ, + 700С
- ꝏ, -350C
-600C, + 6500C
-350C, + 6500C
Requerimentos de instalaçãoNãoProibido em tempo chuvoso
Restrições de instalaçãoNãoAo trabalhar na indústria alimentar e médica

Nuances de isolamento externo

Uma porta de metal feita em casa ou de fábrica é isolada ao longo de uma faixa localizada na parte interna da sala. Os mesmos aquecedores são usados. A proteção contra perda de calor é realizada de duas maneiras:

  • Proteção térmica através de moldura sobre trilhos. Após a desmontagem das ferragens, as lâminas são fixadas na tela por meio de parafusos auto-roscantes, ou um perfil metálico é montado por soldagem. A moldura resultante é preenchida por dentro com um isolante térmico preso à cola. No topo da estrutura resultante, a placa de fibra é fixada, pré-cortada nas dimensões desejadas.
  • Uma opção menos trabalhosa é o revestimento com material de isolamento térmico. Para a execução do trabalho, a tela é retirada, sua superfície é limpa e coberta com cola e é colocada uma camada de isolamento. O mascaramento térmico é feito com um tecido de estofamento preso em todo o perímetro externo.

A localização da espuma na porta

Nas células, o poliestireno é fixado usando espuma de poliuretano de construção:


Instalação de espuma com espuma

  1. Antes de isolar a porta de ferro com as próprias mãos com auxílio de espuma de poliestireno, sacuda o cilindro de espuma fixado na pistola de montagem;
  2. Você precisa aplicar espuma com uma garrafa invertida. Eles fazem isso primeiro em todos os lados de cada célula e, em seguida, fazem várias linhas de espuma dentro das células (veja a figura acima);
  3. Insira a folha recortada e numerada de espuma isolante na célula sob o mesmo número, pressione-a contra a espuma;
  4. Repita as operações com todas as células;
  5. Depois de preencher todas as células, os espaços entre a espuma e o metal são despejados com espuma. O isolamento principal da porta metálica de entrada com as próprias mãos pode ser considerado completo - falta decorar a tela.


Colocação de peças de trabalho em células

Isolamos lacunas tecnológicas.

A perda de calor pode ocorrer mesmo com uma porta isolada. Isso pode ser devido a lacunas tecnológicas entre a parede e a moldura da porta. Via de regra, eles têm de 20 a 25 mm e são vedados com espuma de poliuretano. Para fazer isso, você precisa seguir as seguintes etapas:

  • Remova as bandejas de dentro da porta;
  • Na junção da caixa com a parede, use fita adesiva para prender um filme plástico;
  • Remova as platibandas do lado de fora;
  • Para acelerar o processo de endurecimento da espuma de poliuretano, lacunas pré-tecnológicas podem ser umedecidas;
  • Primeiro, aplique suavemente a primeira camada de espuma;
  • Após sua expansão, após 20 minutos, proceder à aplicação da segunda camada com a expectativa de que, ao expandir, a espuma não ultrapasse o perímetro da caixa (se ultrapassar, corte o excesso com faca de construção);
  • Quando a espuma estiver completamente endurecida, você pode remover a película protetora de dentro da porta e reinstalar as bandejas.

Como instalar e consertar o painel da porta interna

  1. A porta metálica é isolada por dentro da seguinte maneira: a folha de espuma e a espuma são revestidas com contraplacado impermeável. Para isso, é aconselhável retirar a porta dos toldos e apoiá-la no chão sobre suportes;
  2. Uma barra em forma de U com uma ranhura é fixada na estrutura metálica da porta nas laterais e no fundo com parafusos, ao longo dos quais o compensado e o MDF devem ser inseridos. A altura da bolsa deve corresponder à espessura da chapa de compensado mais a espessura do painel de MDF e a altura das cabeças dos parafusos;
  3. A madeira compensada cortada e a folha de MDF são inseridas nas tiras em forma de U nas laterais da moldura, empurradas até o fim;
  4. A barra superior deve ser dobrável para que você possa reparar o MDF, substituindo-o, para que seja preso ao silicone usando uma pistola de construção.

Importante: recomenda-se selecionar o painel de MDF que combine com a decoração interna do corredor de forma que a superfície interna da porta de entrada seja semelhante à superfície das portas internas do apartamento. Também é aconselhável escolher ferragens semelhantes às instaladas nas portas interiores.


Esquema de isolamento de porta

https://youtu.be/cHAhTXyNd9A

Características do isolamento do bloco da porta em ambientes internos

Antes de iniciar o isolamento interno, você deve estudar o projeto do bloqueio da porta instalado. Em designs divididos tradicionais, a camada de isolamento térmico está localizada entre o painel decorativo e a chapa de aço. Com modelos não dobráveis, o procedimento de isolamento será mais complicado.

O isolamento de estruturas dobráveis ​​envolve o desempenho sequencial de uma série de ações:

  1. Desmontagem de todos os elementos das ferragens para simplificar a desmontagem.
  2. Acesso ao espaço interior removendo o painel decorativo, removendo o isolamento antigo (se houver).
  3. Preenchendo o espaço interno com o isolamento térmico selecionado. Ao usar materiais em folha, uma pequena margem deve ser feita para preencher densamente os vazios.
  4. O isolante térmico é fixado em cola, pregos líquidos.
  5. Eliminação de vazios deixados após o trabalho com espuma de poliuretano.
  6. Instalação do painel decorativo após verificação do espaço livre para montagem do olho mágico, bem como do mecanismo de travamento.

Você quer desmontar uma porta de entrada de metal para isolamento? Use a opção externa para manter a integridade do bloco. Este método também é perfeito para modelos não separáveis.

Neste caso, o espaço interno é preenchido com isolamento térmico na forma de materiais granulares. O corte do cartão na extremidade permite preencher o isolamento interno. No entanto, se houver travessas anti-roubo de bloqueio no projeto, esta opção não funcionará, pois o uso de materiais a granel pode bloquear seu mecanismo.

Recomendações para mestres

Se o isolamento da porta de ferro for feito corretamente, a espessura da porta aumentará notavelmente, e isso pode afetar a conveniência de abertura - o comprimento da chave pode não ser suficiente e você terá que encomendar novas chaves. Isso não se aplica às travas do nivelador - elas têm chaves longas.

Além disso, o isolamento das portas levará ao fato de que você precisará fazer o quadrado de suporte no qual as maçanetas são colocadas mais longo. Esses quadrados são vendidos separadamente das fechaduras e podem ser escolhidos em qualquer comprimento.


Esquema de isolamento padrão

Opções de isolamento da moldura da porta

Para a fabricação de uma caixa de portas metálicas, é utilizada uma esquina de aço, fixada com chumbadores. Depois de desmontar a estrutura antiga, muitas vezes surgem grandes lacunas entre a parede de suporte e a nova estrutura. Posteriormente, eles são preenchidos com espuma de poliuretano, embora este material tenha uma desvantagem significativa: ele colapsa sob a influência da luz solar. A proteção do isolamento da radiação ultravioleta ajuda a excluir a destruição. Isto exige:

  • Remova o excesso de espuma de poliuretano da parede. Retire a camada de gesso até a alvenaria ou concreto, remova a poeira resultante.
  • Umedeça a superfície com água, o que melhorará as propriedades de adesão da espuma, espumará os vazios.
  • Remova o excesso de material após a solidificação.

Para dar à abertura um aspecto atraente ao final da obra, aplica-se gesso, cal ou tinta.

Lã mineral

Minvata é feito de rochas de silicato. As características de alto ruído e isolamento térmico do produto são determinadas pela estrutura fibrosa. O Minvata é amigo do ambiente, não inflamável, resistente à penetração da humidade, à influência das oscilações da temperatura, não teme os efeitos dos produtos químicos e, além disso, caracteriza-se por um custo moderado.

As principais desvantagens do material são o afundamento sob seu próprio peso, o que resulta na formação de vazios. A instalação de reforços adicionais que podem evitar que o isolamento escorregue ajuda a evitar isso.


Lã mineral

O algodão em rama é aplicado em toda a superfície da folha da porta, evitando vãos, com cola ou fixadores, prestando atenção ao isolamento em todo o perímetro. De cima é coberto com um revestimento decorativo (couro sintético).

Hoje, este método de isolamento de portas raramente é usado na prática devido à obsolescência moral e tecnológica.

O custo do material é de 385 rublos. por pacote e acima. A lã mineral sem aglutinante custa a partir de 35 rublos. para 1 kg.

Os principais tipos de produtos de isolamento térmico

Existem diferentes tipos de vedantes de porta. Qual é o melhor para eles cabe ao consumidor decidir. Os seguintes tipos de material isolante térmico são usados ​​para isolar estruturas de portas externas:

  1. Papelão ondulado

    Isolamento da porta com papelão ondulado

    O produto é um papelão comprimido com alto grau de condutividade térmica. O desempenho do isolamento acústico é ruim. A sua principal função é a de preencher as lacunas da porta. É melhor não usar papelão como selante isolante de calor em regiões com climas frios, ele é adequado para uso em locais com climas quentes.

  2. Lã mineral

    A lã mineral se distingue por suas propriedades não inflamáveis

    O produto tem sido usado como um aquecedor por muito tempo, um selo ecológico com um preço bastante baixo. As principais desvantagens são a exposição à umidade, o algodão sedimentando após um certo período de tempo, como resultado do qual vazios são formados em a tela. O algodão, ao absorver a umidade ou seus vapores, perde suas características de isolamento térmico, congela em baixas temperaturas. Ao usar isolamento para portas de metal, é necessário instalar uma barreira de vapor para evitar a penetração de umidade. Você pode usar filme plástico.

  3. isopor

    Polyfoam tem excelentes propriedades de economia de calor

    A junta é muito procurada entre os materiais isolantes de calor para isolamento de portas, é fácil de usar e possui altas propriedades de isolamento térmico e acústico. Polyfoam tem um preço moderado e acessível.Além das suas vantagens, o produto também apresenta desvantagens, que incluem a inflamabilidade do produto, uma grande quantidade de substâncias tóxicas são liberadas durante a combustão.

  4. Espuma de poliuretano

    O isolamento com espuma de poliuretano é um dos mais populares

    Um produto sintético pode ser usado tanto na forma de espuma quanto a granel. Quando utilizada, a espuma preenche todo o espaço das portas, bem como todos os locais de difícil acesso. Quando curada, tem propriedades de baixa condutividade térmica, o produto não queima e é fácil de instalar. O selante tem dois tipos da estrutura celular, que são formados como resultado da espuma. Eles são divididos em tipos: estrutura rígida, células fechadas e totalmente preenchidas com gás; estrutura elástica, as células deste tipo são abertas.

  5. Isolamento reflexivo

    O isolamento reflexivo funciona como uma garrafa térmica

    Produtos deste tipo são usados ​​para estruturas de metal e madeira. É feito de polietileno por formação de espuma com uma superfície revestida com uma folha termo-refletiva. O isolamento tem um aspecto fino, ao mesmo tempo que consegue reter quase 70% do ar quente. Isso é conseguido por um refletor que devolve o calor, e o restante do calor é retido pelo polietileno.O material pode estar com um refletor em um lado ou nos dois lados do produto. Um selo autoadesivo com um refletor unidirecional é freqüentemente usado, ele tem um refletor de um lado e cola do outro. Sua instalação é bastante simples. O isolamento autoadesivo é colado em ambos os lados da folha da porta e coberto com um produto decorativo. Por exemplo, pode ser couro genuíno ou um substituto.

Além disso, para o isolamento das portas exteriores da casa, podem ser utilizados tipos de vedantes como o inverno sintético, fitas de vedação e produtos semelhantes. Ao utilizá-los, é necessário um revestimento superficial obrigatório da folha da porta.

A melhor vedação com isolamento térmico depende do tipo de folha da porta e das condições climáticas.

Como isolar uma porta de aço dividida?

O processo de proteção de uma porta bipartida de ferro da penetração do frio é semelhante ao isolamento térmico de um modelo de metal convencional. As características de design são de primordial importância aqui.

Isolamento da porta da frente

A faixa é removida das dobradiças e posicionada horizontalmente nos batentes. Todos os elementos (puxadores, fechaduras, etc.) são desmontados, após o que o forro interior é removido. Nos modelos não monolíticos, a fixação da guarnição é geralmente realizada em parafusos auto-roscantes. Após a desmontagem, o papelão é removido do espaço interno da tela, a superfície é limpa de poeira e detritos.

Se houver reforços no interior, são feitos furos neles através de uma pequena fenda, após o que os vazios são preenchidos com espuma.

Depois disso, eles passam a criar uma barreira hídrica, cortando e fixando o isolamento (vários materiais não precisam de proteção contra umidade). O procedimento de isolamento em si não causa dificuldades e é realizado por analogia com uma estrutura integral.

Uma almofada está localizada no topo do isolamento fixo. Se for danificado durante a desmontagem, o painel interno é substituído. Depois disso, o olho mágico, puxadores e elementos de travamento são instalados no lugar, o caixilho é pendurado nas dobradiças.

Propileno expandido

As principais vantagens deste isolamento são a compatibilidade com o meio ambiente, leveza, características de isolamento, resistência ao fogo, umidade, produtos químicos e agentes atmosféricos. A espuma de polipropileno suporta cargas, não absorve água.

Disponível na forma de placas de ar, que podem ser facilmente cortadas nas dimensões exigidas e facilmente fixadas à porta com cola especial ou pregos líquidos.

O material custa a partir de 1100 r para 1 pacote, que difere no tamanho ou número de folhas.


Propileno expandido

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores