Quais materiais de construção são combustíveis e quais não são combustíveis


As propriedades de inflamabilidade são de importância decisiva para a segurança contra incêndio de substâncias e materiais. A este respeito, todas as composições conhecidas são divididas em inflamáveis ​​e não inflamáveis. Esses termos definem sua inflamabilidade. Com base nesta qualidade dos materiais, é possível calcular com antecedência a opção ótima de proteção contra incêndio de uma estrutura, mesmo na fase de seu projeto. Quais materiais não são combustíveis e quais são propensos a ignição rápida podem ser calculados com grande precisão no estágio preliminar de construção.

Quais materiais são não inflamáveis?

O grupo dos materiais incombustíveis inclui aqueles que, no processo de exposição a uma chama aberta, mantêm seu estado original. Ao mesmo tempo, eles não se acendem, não carbonizam, não ardem em chamas e não contribuem para a propagação do fogo.
Como fonte regulamentar, classificando as substâncias de acordo com o grau de risco de incêndio, são utilizados os Regulamentos Técnicos de Requisitos de Segurança Industrial de 2008. O principal material sobre o assunto está contido no artigo 12 deste documento. Informações adicionais sobre risco de incêndio e explosão estão contidas no GOST 12.1.044-89.

De acordo com estes regulamentos, o grupo de inflamabilidade refere-se aos parâmetros que determinam a combustão de materiais em diferentes condições. Deve-se notar que:

1.

A categoria de substâncias não combustíveis inclui compostos que são incapazes de queimar em um ambiente normal.
2.
Existe um grupo de substâncias não inflamáveis ​​que, em contato com o ar ou a água, se tornam explosivas e perigosas para o fogo. Este grupo também inclui compostos com propriedades químicas de poderosos agentes oxidantes. Para determinar com precisão as propriedades dos materiais e avaliar a sua resistência ao fogo, é necessário conhecer a sua composição, quais as características das substâncias que os compõem.

No decorrer das atividades de certificação e perícia, as propriedades de trabalho e químicas das substâncias de teste são estabelecidas com precisão. Os resultados obtidos são tomados como base para o desenvolvimento de GOSTs, condições técnicas para o funcionamento das empresas, a emissão de um certificado e o desenvolvimento de medidas de prevenção de incêndios nas instalações.

Altamente inflamável

Classe de inflamabilidade 2

Grupo que inclui materiais, durante a combustão em que a temperatura dos gases de combustão começa a ultrapassar o limite de 450 ° C. A classe de inflamabilidade G4 apresenta um grau de danos materiais ao longo de todo o comprimento da amostra de mais de 85%, um grau de destruição de mais de 50% e autocombustão superior a 300 segundos.

Requisitos adicionais são impostos aos materiais de inflamabilidade G1, G2. Ao queimar, eles não devem formar gotas derretidas. Um exemplo é o linóleo. A classe de inflamabilidade deste revestimento não pode ser 1 ou 2 devido ao fato de que derrete fortemente durante a combustão.

Âmbito de aplicação

O principal objetivo de determinar o grau de inflamabilidade de substâncias está no campo prático. Os resultados dessas atividades são normalmente utilizados na indústria de construção e paisagismo. O uso combinado de substâncias inflamáveis ​​e não inflamáveis ​​garantirá alta segurança contra incêndio em combinação com um montante moderado de custos de produção.
Os materiais utilizados na indústria da construção permitem a operação segura dos edifícios após a conclusão da construção. Materiais não combustíveis para o banho podem reduzir o risco de incêndio a valores aceitáveis. Um exemplo é o uso ativo de materiais ocos na construção.

Especialmente muitas vezes um tijolo com vazios dentro da estrutura é usado nesta capacidade.Além disso, é utilizado como material incombustível para fogões em estruturas baixas. Deve-se lembrar que os pontos de contato de chaminés e fogões acoplados a estruturas combustíveis devem ser isolados com retardantes de fogo: mastique, gesso, selante.

O material não combustível para a chaminé deve ser isolado na junção com elementos inflamáveis. Na indústria da construção, os materiais perigosos estão mudando ativamente para formulações estáveis ​​e resistentes ao fogo. A estrutura tradicional do piso de madeira é quase totalmente substituída por uma mesa convencional combinada com piso de cerâmica ou linóleo incombustível. Os materiais não combustíveis para paredes e tetos são amplamente usados ​​em construções baixas e em prédios de apartamentos.

Materiais à base de madeira e aparas de madeira estão sendo constantemente substituídos pela indústria de construção. Normalmente, esses materiais são alterados para elementos de bloco, por exemplo, blocos de tufo ou produtos de concreto de espuma. Como painéis de acabamento, tanto internos quanto externos, é utilizado material de folha não combustível.

Material de folha de basalto retardador de fogo
Para isolamento de paredes, tetos, pisos, rolos e folhas de material à base de basalto e outras composições minerais fibrosas são usados. Esses produtos são caracterizados por alta segurança contra incêndio e são usados:

  • para isolamento térmico de aberturas técnicas de janelas e portas;
  • garantir o isolamento térmico dos pisos externos, estruturas do telhado, piso da sala;
  • para isolamento de superestruturas superiores e pisos de sótão;
  • a fim de garantir o isolamento térmico de dutos para vários fins, incluindo dutos de água, tubos de gás, sistema de descarga de águas residuais, estruturas cilíndricas ou amostras de rolo são usados ​​como elementos de economia de calor;
  • compostos minerais fibrosos também são usados ​​para isolamento acústico em instalações para diversos fins.

Várias estruturas metálicas também possuem um alto grau de segurança contra incêndio. Este número inclui:
1.

Ferro fundido e aço usados ​​para criar produtos de tubulação, equipamentos industriais e de construção, acessórios para dutos. A partir desses invólucros de metais são fundidos para máquinas-ferramentas e equipamentos para diversos fins, eles são usados ​​para produzir equipamentos de engenharia

2.

O aço convencional é usado ativamente para a produção de acessórios para acessórios estruturais. Elementos de estruturas de suporte para estruturas de vários fins são criados a partir de aço.

3.

Cobre, alumínio e várias ligas com base neles são usados ​​como materiais condutores no setor de energia.

Drywall

materiais de acabamento não combustíveis
Veja a galeria

Outro tipo de painel incombustível, bastante conhecido tanto no meio profissional quanto entre os proprietários comuns. É verdade que, neste caso, é a modificação resistente ao fogo do drywall que se refere, uma vez que nas versões padrão se refere a um acabamento combustível. As placas refratárias desse tipo podem suportar até 20 minutos de contato direto com a chama. Este indicador está longe dos valores recordes e é difícil atribuí-lo até mesmo à média, mas essa desvantagem é compensada pelo preço baixo. O fato é que os materiais não combustíveis baseados na mesma base de silicato de cálcio são calculados para atender aos altos requisitos de segurança contra incêndio e, portanto, são mais caros. No caso de drywall, você pode esperar obter um revestimento barato, mas visualmente atraente, com proteção básica contra incêndio.

Classificação de materiais

GOST 30244-94 é o documento principal que define métodos para classificar materiais por classes de inflamabilidade. Este ato normativo estabelece os métodos para testar materiais e identifica dois grupos:

  • não combustível "NG";
  • combustível "G".

O grupo de não combustíveis inclui compostos que resistem a testes, que são os seguintes:

  • redução na massa da substância testada - não mais do que 50%;
  • a temperatura não deve subir mais de 50%;
  • tempo de queima estável com fogo aberto - até 10 segundos.

Resistência de objetos ao fogo
Todos os tipos de materiais que participaram dos testes e não passaram em nenhum dos critérios são classificados como combustíveis. Diferem na resistência ao fogo e nos objetos de construção. Entre esta categoria, dois tipos de edifícios podem ser distinguidos:
1.

Todos os detalhes de construção são feitos de compostos não combustíveis. Os principais elementos de suporte de carga têm um grau extremo de resistência ao fogo, o que lhes permite resistir até 2 horas de exposição a uma chama aberta.
2.
O diferencial da segunda categoria é a utilização de estruturas metálicas que não foram tratadas com proteção contra incêndio. Elementos de metal devem ser usados ​​ao criar elementos de aberturas de treliças, vigas e outros padrões na área do telhado do edifício. Nesse caso, o limite de resistência ao fogo será de 1,5 horas.

Os objetos que atendem aos requisitos de resistência ao fogo acima atendem ao máximo os padrões de segurança contra incêndio. Como uma classificação adicional de compostos não combustíveis usados ​​na construção, reconstrução e reparo de estruturas, vários tipos de divisão são usados.

Dependendo do tipo de produtos fabricados, as substâncias são divididas em:

  • produzidos em forma de rolo, ladrilho, folha tecnológica;
  • na forma de uma substância de fluxo livre;
  • na forma de elementos rígidos, como treliças de metal ou lajes de concreto armado.

Dependendo da finalidade do produto:

  • materiais de acabamento decorativos, por exemplo, ladrilhos para vários fins ou painéis de parede;
  • estruturas de construção acabadas, por exemplo, lajes, tijolos, pisos;
  • materiais a granel para vários fins, produtos moldados com isolamento térmico e insonorizantes.

Tecido NG

Os tecidos não combustíveis são amplamente utilizados na construção, sendo feitos a partir dos seguintes tipos de matérias-primas:

  • Poliésteres. Os filamentos são sintetizados a partir de vários poliésteres e compostos de fósforo. Tecelagem - qualquer: do jockard ao veludo. Os tecidos são caracterizados pela não inflamabilidade, durabilidade, resistência à radiação ultravioleta e infravermelha, segurança para a saúde humana. Quando exposto ao fogo direto, ele diminui de tamanho, mas não emite toxinas.
  • Carbono. São materiais obtidos por síntese. Eles são compostos apenas de carbono e são altamente retardadores de chamas. Por exemplo, os filamentos de lâmpadas elétricas são feitos desses materiais. Além disso, esses NGs são resistentes a produtos químicos, alongamento, deformação e temperaturas acima de +300 graus C.
  • Sílica. Semelhante aos tecidos de quartzo. Resistente a temperaturas, temporariamente capaz de suportar até + 2.000 graus C. Tecido ecológico, até mesmo filtros são feitos dele.
  • Quartzo. A fibra é extraída do mineral em altas temperaturas. Externamente, o material se assemelha à fibra de vidro, mas resiste ao aquecimento a mais de +1300 graus C, enquanto as propriedades não mudam. Os tecidos foram usados ​​para fazer trajes espaciais para cosmonautas soviéticos.
  • Aramida. É um produto polimérico. O plástico possui costuras transversais e longitudinais. É produzido de acordo com diferentes tecnologias, dependendo do método específico, possui características diferentes. A trama do tecido pode variar. Os produtos podem suportar temperaturas de até +370 graus C e são muito duráveis. A lista de materiais de aramida está em constante expansão.
  • Amianto. Este grupo é feito de fibras finas de silicato natural. Ele pode suportar o aquecimento de até +500 graus C e tem bons parâmetros de isolamento. Mas o amianto não é seguro para a saúde humana, por isso não deve ser usado como um material incombustível para decoração de paredes em edifícios residenciais ou escritórios e outros trabalhos internos. É bom para revestimento externo e para revestimento de salas especiais, por exemplo, salas de caldeiras, garagens, hangares, gazebos, quadros elétricos e outros objetos.

Deve ser entendido! À venda estão tecidos que não queimam devido ao tratamento com compostos especiais retardantes de chama. Essas impregnações suprimem a combustão e são amplamente utilizadas para fins de combate a incêndios. O preço desses tecidos NG é baixo, por isso são amplamente usados. Mas eles mantêm suas propriedades por um certo tempo, principalmente - este é 1 ano. Após a expiração, será necessário reprocessar

Tipos de substancias

É comum distinguir entre três tipos principais de substâncias não combustíveis de várias origens. O primeiro tipo inclui materiais sólidos apresentados em vários estados estruturais e agregados. Podem ser substâncias de fluxo livre, estruturas e produtos de peças individuais.
Este número inclui:

Isolamento de espuma de vidro

  • várias amostras de rochas, tanto rochosas como mais macias, incluindo calcário, dolomita, mármore;
  • concreto e produtos de concreto armado;
  • rochas soltas, incluindo cascalho, areia, brita;
  • aglutinantes - giz, argila, cimento, gesso, cal, emplastros, argamassas;
  • produtos de ferro fundido e aço de vários tipos e designs - cantos, canais, vigas;
  • metais não ferrosos, incluindo bronze, cobre, latão, ligas de alumínio;
  • fibras minerais como basalto;
  • vários tipos de materiais têxteis, incluindo tecido de amianto, fibra de basalto;
  • vidro comum e resistente ao fogo.

Substâncias líquidas:

  • agentes espumantes e detergentes;
  • todos os tipos e condições de água, desde a fonte para beber até o uso como portador de calor;
  • fluidos sintéticos que são incapazes de queimar;
  • ácidos, álcalis, sais na forma de uma solução aquosa.

Substâncias gasosas:

  • dióxido de carbono;
  • azoto;
  • freon;
  • argônio.

Requisitos para segurança contra incêndio de materiais

O quadro regulatório moderno não se limita a um documento que regula a segurança contra incêndio de substâncias e materiais. A lista de documentos básicos inclui: 1.
GOST 30244-94 contém informações sobre o procedimento de teste de materiais de construção sujeitos a incêndio. As normas do documento não se aplicam a tintas e vernizes, grânulos, substâncias a granel, soluções utilizadas na construção.
2.
GOST 4640-2011 regula as condições para a produção de lã mineral de rochas de várias origens, resíduos de escória de metalurgia, materiais de silicato. A principal área de aplicação das fibras é a construção.
3.
NPB 244-97 contém normas para materiais de acabamento e revestimento, impermeabilização, amostras de telhados, revestimentos de pisos.
4.
GOST 32313-2011 regula a condição de qualidade de produtos de vários formatos feitos de lã mineral, feitos na forma de placas, esteiras, cilindros com e sem metal. Usado na indústria e construção para fornecer propriedades de isolamento térmico.
5.
GOST 21880-2011 define as condições técnicas para a produção de tapetes usados ​​para isolamento térmico de habitações e serviços comunitários e industriais. Os produtos são fabricados com tecnologia de costura.
6.
GOST 32603-2012 regula a produção de painéis de metal usando isolamento à base de lã mineral.
7.
GOST 32314-2012 contém informações sobre produtos feitos à base de lã mineral. O âmbito de aplicação dos produtos é a indústria da construção.

As normas contidas nestes regulamentos não limitam os requisitos de materiais a uma única resistência ao fogo. Os documentos também contêm outras características das composições utilizadas na área de produção:

  • resistência a várias deformações após aquecimento ou exposição à água;
  • resistência à umidade e higroscopicidade;
  • qualidades condutoras de calor;
  • a capacidade de suportar tensões mecânicas, incluindo ruptura e flexão;
  • viscosidade específica da substância.

Substâncias não combustíveis e materiais em estado frio demonstram qualidades completamente diferentes do que sob a influência de uma chama aberta.É importante estabelecer a adequação de uma estrutura específica para uso como um elo confiável capaz de suportar as cargas projetadas, incluindo a exposição a chamas abertas.
Postado: 19/05/2020

Características técnicas e operacionais

A principal propriedade desses materiais é a resistência ao fogo, que expressa a temperatura na qual o processo de deformação começa. No que diz respeito a este valor, é considerada a eficácia da sua utilização para diversos fins. Além deste parâmetro, outros são considerados. Ou seja, como o refratário se comporta sob a influência de forte aquecimento:

  • alteração na forma e violação da integridade do produto sob carga em temperaturas elevadas;
  • os parâmetros da força compressiva quando aquecidos, refletem a estabilidade da estrutura;
  • neutralidade às influências químicas.

Em uma nota! Os materiais resistentes ao fogo suportam temperaturas significativas, valores mínimos - +1580 graus C, máximos - 3 mil graus C. Produtos capazes de reter propriedades nos parâmetros de temperatura mais elevados são chamados de super-refratários.


Cartão refratário MKRKL

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores