Isolamento térmico do teto na banheira com argila e serragem

Foto 1

Para aumentar a eficiência e os benefícios do banho, ele deve ser isolado com alta qualidade.

Afinal, a alta perda de calor leva ao aparecimento de pontes de frio, o que não só reduz a temperatura geral, mas também faz circular o ar frio, o que pode causar resfriados.

Para isolamento térmico de banhos usar diferentes tipos de materiais, incluindo resíduos de serrar madeira (serragem).

Neste artigo, abordaremos:

  • Qual é a diferença condições térmicas e de vapor banhos e casas;
  • como paredes, pisos e tetos são isolados com serragem;
  • como o isolamento de serragem difere do isolamento outros materiais.

Diferenças entre o regime térmico e de vapor de um banho e uma casa

Foto 2

Apesar de muitas pessoas perceberem o banho a mesma estrutura da casa, seu isolamento difere do isolamento de uma casa devido às sérias diferenças nas condições térmicas e de vapor.

Para obter mais informações sobre isolamento residencial, consulte o artigo Isolamento residencial.

Em um edifício residencial, a umidade raramente atinge níveis perigosos, levando a o aparecimento de mofo e podridão. No entanto, no banho, a umidade ultrapassa esse limite muitas vezes.

Além disso, é possível dispor de um sistema de ventilação em um edifício residencial utilizando um recuperador, o que permitirá fornecer constantemente ar fresco e aquecido aos quartos. No banho este tipo de ventilação inaceitável.

Afinal, aqueça o ar para que não esfriou o espaço interno da sala de vapor quartos sem aquecimento intensivo do fogão é impossível, e o recuperador só aumentará ligeiramente sua temperatura.

Portanto, durante o uso do banho para a finalidade pretendida parte do excesso de umidade é absorvido pelas paredes, penetrando profundamente.

É muito importante que a humidade acumulada nas paredes escape não só para o interior da divisão, mas também para o exterior, saindo imediatamente para a atmosfera. Por este motivo, é extremamente indesejável construir as paredes do banho com materiais que não deixem passar bem a umidade, sendo também impossível o uso de isolantes, que impede o movimento livre vapor de água.

Foto 3

Devido a sua habilidade absorver e liberar umidade rapidamentesem perder suas propriedades de isolamento térmico, a serragem é o material de maior sucesso para o aquecimento de um banho.

Afinal, eles não só não interferem na movimentação do vapor d'água, mas também em certa medida são um regulador que evita uma forte queda de umidade no material das paredes.

Devido a mudanças de umidade desiguais a madeira está rasgada e o tijolo, o bloco de concreto e o concreto desmoronam... Portanto, é necessário utilizar um material que não apenas não interfira com a movimentação do vapor d'água, mas também regule o teor de umidade das paredes.

desvantagens

Argila para isolamento

Além de um grande número de vantagens óbvias, o isolamento de teto de argila tem várias desvantagens. Esses recursos devem ser levados em consideração a fim de avaliar com sobriedade suas forças e calcular corretamente o tempo que levará para reparos:

  • o barro é bem difícil de trabalhar, é fisicamente, vai exigir muita força;
  • o processo de aquecimento é trabalhoso;
  • a argila seca por muito tempo, mesmo no calor leva pelo menos 15 dias para secar completamente a camada, em tempo nublado, frio ou úmido - até 1 mês;
  • reparos só podem ser feitos no verão, no inverno não é recomendável realizar trabalhos

Como isolar uma sala de vapor?

Essas operações estão em muitos são semelhantes às mesmas ações em casas comuns, por isso vamos fornecer links para artigos onde você pode obter informações úteis, bem como as principais diferenças.

Afinal, é preciso não apenas saber o que e como fazer, mas também entender por que é tão certo.

Isso o ajudará a encontrar a solução mais adequada em determinadas condições, quando as medidas preconizadas no artigo são inaplicáveis ​​quer pela construção da parede, quer pela inacessibilidade do material ou impossibilidade de execução de determinadas obras.

Para obter mais informações sobre compostos isolantes e aglutinantes à base de serragem, clique aqui.

Isolamento térmico do teto da banheira com serragem com argila, cimento

Foto 11

Devido à alta umidade do banho, o teto não deve ser equipado com hidro, mas barreira de vapor.

Caso contrário, a serragem conterá constantemente condensação e eles perderão rapidamente sua eficiência térmica e então começarão a se deteriorar.

Como barreira de vapor pode ser usado:

  • material de cobertura;
  • glassine;
  • papel kraft;
  • celofane;
  • polietileno;
  • folha de alumínio.

Filme de barreira de vapor colocado entre as placas teto e isolamento, e o filme deve ir para as paredes.

Se o orçamento permitir, é melhor fazer uma barreira de vapor de folha de alumínio, não só protegerá o isolamento da umidade, mas também aumentará propriedades de isolamento térmico.

Afinal, a folha reflete os raios infravermelhos, devido ao qual parte da energia térmica retorna para a sala de vapor e participa do aquecimento do ar.

Foto 6

Além disso, você precisa usar uma mistura serragem com cal e argila, pois outros ligantes não são adequados para isolar o teto da banheira.

Durante a lavagem, parte da umidade, apesar da barreira de vapor, irá passar para o isolamento e depositar-se na serragem como cinza, portanto, a borda inferior da camada de isolamento frequentemente estará úmida.

O PVA não permite que a serragem absorva a umidade com eficácia, portanto a umidade irá transferir para as placas teto, por isso eles apodrecem rapidamente e precisam ser substituídos.

Cimento e gesso têm medo de alta umidade, portanto, eles entrarão em colapso, e depois deles a madeira começará a se desintegrar.

A argila é desprovida dessas deficiências, portanto, após o término da lavagem a umidade será distribuída uniformemente atravessa a camada isolante e vai começar a evaporar, saindo pelo sótão.

Além de ligar a serragem individual, a argila também atua como um elemento, acelerando a propagação da umidade em todo o maciço isolante, além disso, após a perda do excesso de umidade, a argila voltará a unir a serragem.

Espessura mínima camada de isolamento de 10 cm, ideal 20-25 cm Além disso, é necessário estabelecer uma ventilação de alta qualidade do telhado, caso contrário, a umidade que sobe de baixo não será capaz de escapar efetivamente para a atmosfera.

Quando você vai isolar o teto da banheira, você deve entender que faça este trabalho de forma eficaz só é possível de cima, ou seja, do lado do sótão ou do andar superior.

Na verdade, ao isolar por baixo, é impossível criar uma barreira normal de vapor, de forma que a serragem ficará saturada com uma grande quantidade de umidade, o que irá danificar não só eles, mas também o revestimento do teto.

Decoração de parede interior

Foto 7

O método de isolar as paredes do balneário e da casa diretamente depende do design deles.

Para mais informações sobre o isolamento das paredes da casa, leia o artigo Isolamento das paredes.

A principal diferença é que na ausência de um sistema de ventilação de alta qualidade que possa ventilar rapidamente a sala após o término da lavagem, as paredes devem proteger com uma barreira de vapor por dentro.

Em primeiro lugar, isso se aplica a casas feitas de toras, vigas ou tábuas, incluindo casas de madeira. De fato, devido à alta umidade e pouca ventilação a madeira está fortemente cheia de água e incha tanto que danos estruturais são possíveis.

Em banheiros de tijolos, má ventilação leva a destruição rápida da superfície interna paredes, por causa das quais eles começam a desmoronar.

Menos ainda, a alta umidade prejudica as paredes de concreto, mas depois de alguns anos elas também começam a desabar lentamente, espirrando por dentro.

Por isso é necessário primeiro de tudo, providencie a ventilação, o que criaria uma circulação de ar cobrindo toda a sala.

Especialmente eficaz nos banhos do sistema de ventilação forçada, pois permitem ventilar rapidamente a sala de vapor e retirar o excesso de umidade.

Foto 8

No entanto, a barreira de vapor não pode proteger totalmente as paredes da alta umidade, portanto, do lado de fora, nada deve interferir na evaporação do líquido e seu escape para a atmosfera.

Por isso, as paredes dos banhos não podem ser isoladas com espuma, poliuretano e outros materiais semelhantes.

E o uso de lã mineral não dará o efeito esperado, porque ela tem medo até de um ligeiro aumento na umidade.

Portanto, como isolamento para paredes você pode usar as formulações à base de serragem, cal e argila / cimento como aglutinante.

É indesejável o uso de PVA e gesso como aglutinante, pois a cola é muito menos permeável ao vapor de água, e gesso tem medo de até mesmo um ligeiro aumento na umidade. Em todos os outros aspectos, as paredes da banheira são isoladas da mesma forma que nas casas comuns.

Calor e impermeabilização do chão

Sobre os principais métodos falamos sobre isolamento de piso aqui, portanto, falaremos apenas sobre as diferenças que surgem ao trabalhar em um banho.

O principal problema que surge ao isolar o piso de uma banheira é em umidade muito alta.

Portanto, é necessário excluir qualquer contato entre o material isolante e a água. Isso pode ser feito de duas maneiras:

  • a realização de uma mesa impermeabilizante;
  • adicionar vidro líquido à composição da solução isolante.

Mesa impermeabilizante preferível se a base puder suportar facilmente o peso adicional.

Foto 10

Portanto, esse método é mais frequentemente usado em pisos de concreto.

No entanto, também pode ser usado em pisos de madeira, mas apenas em quartos pequenos, porque a capacidade de suporte da madeira é muito inferior à do concreto armado.

Se o contrapiso for feito de madeira, você pode isolá-lo com uma composição com vidro líquido, bem como cobrir com uma fina camada de impermeabilização.

É aconselhável o uso de vidro líquido como material impermeabilizante, pois impermeabilização betuminosa medo de altas temperaturas... Você também pode usar impermeabilizantes de polímero à base de poliuretano e borracha.

Se você precisar de um isolamento mais eficaz, use uma mistura de serragem e cal e argila ou PVA como aglutinante.

Depois que a mistura de aquecimento solidificou, sair um pouco (depende do tipo de aglutinante, argila - por um mês, PVA por dois dias), após o qual é coberto com uma barreira de vapor (celofane / filme plástico ou folha de alumínio).

Em seguida, uma camada de impermeabilização é derramada e só depois disso as tábuas são colocadas. Além disso, sobre essa base, o contrapiso é colocado sem fixação, por isso é aconselhável usar uma placa macho e fêmea. Se o piso for de ladrilhos, uma betonilha de 10 cm de espessura é colocada sobre a barreira de vapor.

Isolamento camada por camada

Este método é implementado nos casos em que o sótão não é uma sala de serviço e não é usado para armazenar ou secar quaisquer materiais. Presume-se que o sótão tenha pavimento em madeira. Todo o trabalho é feito manualmente.

  1. A superfície do piso é revestida com argila - a consistência da solução é creme azedo. Em seguida, o chão é coberto com areia. Se, após a secagem ou durante a operação, a superfície da argila rachar, a areia preenche a lacuna e o isolamento térmico do teto não é perturbado.
  2. Como a serragem é um prato saboroso para os roedores, antes de colocá-la, o chão é coberto com uma mistura de cal apagada e carboneto. O material, como mostram as resenhas, deve ser tratado com anti-séptico, adicionar folhas de tabaco e vidros quebrados.
  3. No chão é colocada uma camada de serradura, com uma espessura de 150 a 300 mm, dependendo do grau de isolamento pretendido. Uma camada de 250-300 mm é considerada ideal para a faixa do meio.
  4. Para evitar a possibilidade de inflamação, a serragem é polvilhada com uma camada de escória fina.

O revestimento de pranchas de madeira sobre o isolamento não é esperado. É possível colocar tábuas separadas para movimentação no sótão.

Como escolher a serragem para isolamento térmico e acústico do teto

A serragem é dividida em frações:

Os especialistas recomendam dar preferência ao segundo tipo, pois Materiais de granulação fina são difíceis de trabalhar e os grandes não podem fornecer isolamento térmico de alta qualidade.

Ao comprar aparas de madeira formadas a partir de madeira redonda em um nível natural de umidade, certifique-se de que estejam bem secas. Se eles não estiverem secos o suficiente, você precisa espalhá-los sobre uma superfície horizontal e deixá-los por uma semana sob um dossel. Em clima úmido, o período de secagem é aumentado. Também é recomendável colocar uma estopa grossa sob a serragem.

Como serragem para isolamento de teto em uma casa particular, é melhor escolher coníferas, porque possuem alto teor de resina, o que ajuda a prevenir o aparecimento de insetos. Os banhos devem ser isolados com aparas de lariço. Este material, quando misturado às cinzas, reduz o risco de processos de apodrecimento.

Importante: após a compra da serragem, deve-se esperar pelo menos seis meses. Isso reduzirá o açúcar que causa o apodrecimento.

Os indicadores de serragem de qualidade são a ausência de umidade e mofo. É necessário garantir que impurezas e detritos estranhos não entrem nos cavacos. Se isso acontecer, o material é peneirado e as partículas grandes são selecionadas manualmente.

Processamento preparatório de serragem

É necessário processar serragem de forma complexa e seguindo o algoritmo de ações:

  • os anti-sépticos podem prevenir o aparecimento de podridão e insetos;
  • preparações para proteção contra fogo e altas temperaturas;
  • Os repelentes de água evitam a formação e a entrada de umidade na estrutura das aparas e evitam a lixiviação de componentes úteis.

Observe que os repelentes de água não devem impedir que o excesso de umidade escape das placas. Também é necessário observar a compatibilidade das ferramentas utilizadas. Os especialistas recomendam escolher um fabricante.

Proporções e tecnologias de mistura de serragem com argila ou cimento

Para preparar o lote como isolamento de teto, você precisará das seguintes proporções de argila e serragem - 2 a 3. A consistência da mistura se assemelha a creme de leite espesso.

Atenção! O uso de sulfato de cobre é proibido, pois quando exposto a altas temperaturas, libera toxinas prejudiciais à saúde.

Antes de iniciar o trabalho, é necessário embeber a argila em duas partes e deixar embeber completamente. Em seguida, misture os demais componentes, evitando a formação de grumos. Misture a consistência resultante com argila encharcada. Neste caso, a serragem é introduzida na solução de forma gradual, mexendo bem.

Para verificar a qualidade do "cimento" resultante, pegue um pedaço de pau e coloque-o em um recipiente. Uma boa amassadura mantém o palito na posição vertical. Se a consistência for líquida, deixa-se um dia para engrossar. Não é necessário cobrir o tanque, pois isso evita que a umidade evapore.

O isolamento do teto da casa com serragem e cimento é feito com base nas proporções - aparas, água, cimento - 20 a 3 para 2. A tecnologia de assentamento é, de fato, idêntica a uma mistura de argila com serragem.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores