Como a composição e as propriedades da argila afetam a qualidade dos tijolos?

Antes do advento dos materiais de construção modernos, as pessoas usavam ativamente materiais naturais com a capacidade de reter calor para isolar as casas. Por muitos séculos, a argila e a serragem foram usadas para isolar casas feitas de pedra e madeira.

Esquema de coeficiente Esquema de isolamento de piso com serragem serragem
Esquema de isolamento de piso com serragem.

Argila com serragem - possui propriedades únicas de isolamento térmico e não é apenas um meio de isolamento, mas também de impermeabilização. As propriedades impermeabilizantes e isolantes da argila, complementada com serragem, podem até ser utilizadas para equipar banhos, uma vez que este material não está sujeito à destruição mesmo em condições de possível contato com vapor quente, o que nem todos os materiais de construção utilizados para isolamento e impermeabilização conseguem efetivamente lidar com ...

Usando argila com serragem como isolamento

A vantagem da argila com serragem como calefator é que ela evita a perda de calor no inverno e ajuda a manter um agradável frescor no ambiente no verão.

Uma das principais vantagens de um meio de isolamento como a argila com serragem é que esta opção pode ser usada em quase qualquer área: tanto onde faz calor na maior parte do tempo, como onde a temperatura cai para temperaturas criticamente baixas. A argila misturada com serragem não só evita a perda de calor no inverno, mas também ajuda a manter um agradável frescor no ambiente no verão. Além das propriedades térmicas e de impermeabilização únicas, este material é muito durável e ao mesmo tempo amigo do ambiente. Alguns promotores privados preferem o barro justamente pela sua segurança ambiental, porque nem todos os materiais de construção modernos são fiáveis ​​a este respeito e podem ser usados ​​para decorar o interior das instalações.

No entanto, deve-se notar que consertar uma casa com barro misturado com resíduos de madeira está longe de ser a maneira mais fácil de isolar. Muitos fatores influenciam a eficácia do isolamento com argila e serragem. Em primeiro lugar, é muito importante preparar bem a mistura, pois se a proporção for violada, o material acabado não endurecerá e, conseqüentemente, borrifará muito rapidamente. Em segundo lugar, é necessário aplicar corretamente o isolamento nas paredes para obter o efeito máximo.

A argila com serragem é utilizada principalmente para isolamento de tetos, ou seja, em uma área onde não haverá carga significativa no revestimento.

Se o isolamento da parede for planejado, é melhor usar junco ou palha em vez de serragem pequena. Acredita-se que seja preferível usar junco misturado com argila, pois os ratos não gostam muito. Acontece que, neste caso, palha ou junco servirão como reforço adicional, aumentando assim a capacidade de carga e a resistência de toda a camada de isolamento.

Qual argila e serragem é melhor usar para a preparação de uma mistura de isolamento?


Esquema do coeficiente de condutividade térmica da serragem.

Depende da escolha correta dos materiais básicos para a preparação do material de isolamento, quão bem o calor na sala permanecerá no futuro. A argila é o principal agente de ligação. No estado úmido, a argila é muito plástica e muito parecida com a plasticina infantil. Acredita-se que o melhor uso de argila vermelha no preparo da mistura, por ser mais plástico, endurece mais rápido e é menos suscetível à saturação de água.Porém, se não for possível obter argila vermelha, é perfeitamente possível substituí-la por outras variedades desse material, por exemplo, argila branca. Isso não afetará tanto o resultado final, mas a superfície acabada pode exigir uma manutenção mais cuidadosa.

Uma atenção especial deve ser dada à escolha da serragem. A serragem de carvalho é mais adequada para a fabricação de misturas de isolamento. Os materiais de carvalho são considerados a melhor opção, uma vez que quase não estão saturados de umidade e, mesmo que tenha ocorrido contato com a umidade, não haverá muito dano. A serragem de carvalho não apodrece e não aumenta de tamanho devido à saturação com água. Se não for possível obter serragem de carvalho, pode-se usar resíduos da serragem de coníferas, incluindo larício, pinheiro ou abeto. O uso da serragem desses tipos de árvores também tem suas vantagens. A madeira dessas árvores contém grande quantidade de óleos essenciais, de acentuado caráter antibacteriano e antifúngico, o que reduzirá significativamente o risco de mofo e bolor na superfície do material e nos vazios.

Métodos de teste de argila

Antes de colocar o forno diretamente, é preciso saber como o teor de gordura da argila pode afetar a solução e como, se necessário, é possível alterar suas características. Em primeiro lugar, o teor de gordura da argila depende da presença de areia nela. A argila oleosa contém uma pequena quantidade de areia. Por outro lado, se contiver muita areia, será fino. São essas qualidades que afetam a plasticidade da argamassa para fornos.

Gostaria de observar que, em contato com a água, a argila a absorve como uma esponja, ao mesmo tempo em que se torna plástica e aumenta significativamente de volume. Por sua vez, sob a influência da alta temperatura, perde líquido rapidamente e se a água evaporar completamente, sua estrutura se tornará porosa. Com o aquecimento posterior, a argila começará a derreter e simplesmente assar, transformando-se em um material sólido semelhante a uma pedra. Essas propriedades de tal substância útil são muito importantes na construção de um forno.

Controle de qualidade de argila por método de secagem

Nossos ancestrais também usaram vários produtos de argila e argamassas na construção de fornos. Além disso, como ficou sabendo da história, de forma independente, a construção de um forno de barro, uma pessoa feita não só de argamassa, mas também de tijolos, que eram uma base sólida para o assentamento de uma chaminé. Mas hoje em dia, esse componente de conexão usado apenas como uma mistura de construção para unir uma variedade de materiais uns aos outros.

  1. Pegue meio litro de argila e adicione um pouco de água a ele, após o que tudo é amassado com mãos de alta qualidadeaté que a mistura deixe de absorver umidade.
  2. Depois de preparada a massa empinada, é enrolada uma bola de até 5 cm de diâmetro, da qual se faz um bolo com o dobro do tamanho.
  3. Em condições naturais, seca por 3 dias. Se ocorrerem fissuras no bolo, a argila tem alto teor de gordura e para se preparar uma argamassa de boa qualidade para assentar o forno deve ser diluída com areia.
  4. Se, durante o processo de secagem, não se formaram rachaduras no bolo e quando ele caiu de uma altura de 1 metro sobre uma superfície sólida, ele não se desintegrou, então isso o fichário está completamente pronto para a preparação da solução.

Gostaria de observar que a argila fina não racha, mas também não tem a resistência necessária. É necessário acrescentar-lhe mais análogos gordurosos. Argila ou areia, dependendo do que falta na solução, são adicionadas em várias etapas, controlando-se a consistência da argamassa.

Verificando argila com um saltador

Como ficou sabido pela prática, o dispositivo do forno, feito à mão de barro, não é de forma alguma inferior às suas contrapartes de tijolo. Recentemente argila é usada como aglutinante para a fixação de elementos de alvenaria uns aos outros. Ninguém mais constrói uma fornalha inteiramente de argamassa de argila. Ao mesmo tempo, a qualidade do aglutinante ainda é verificada quanto ao teor de gordura.

  1. 3 litros de argila são colocados em um recipiente adequado e enchidos com água. Os caroços são amassados ​​com as mãos e a composição resultante é mexida com uma geleia. Se a argamassa começar a aderir fortemente à geleia, significa que a argila tem um alto teor de gordura e, portanto, deve-se adicionar areia.
  2. Se o véu estiver coberto com coágulos separados, o aglutinante da solução é normal e não há necessidade de adicionar areia a ele.
  3. No caso em que a veselka é uniformemente coberta com uma composição de argila fina, a argila é considerada magra e deve ser diluída com um análogo graxo.

Também gostaria de observar que não há necessidade de pressa para adicionar certos componentes à solução, de modo a não obter o efeito contrário. Faça uma solução gordurosa a partir de uma solução enxuta ou vice-versa.

Verificar a consistência da solução usando pranchas

Este método pode ser considerado o mais preciso para determinar a qualidade da argila, embora consista em uma série de manipulações simples.

  1. Meio litro de argila é amassado com água até uma consistência que lembra uma massa compacta e amassado com as mãos até que os caroços estejam completamente dissolvidos. Uma bola com um diâmetro de 5 cm é rolada da solução resultante.
  2. A bola resultante é colocada entre duas placas lisas, sobre as quais produzem uma pressão lenta, espremendo gradativamente o barro.
  3. A compressão ocorre até que se formem rachaduras na bola. Com este método de verificação, o teor de gordura da argila é determinado pela natureza das fissuras formadas e pelo grau de compressão da bola.

Se uma composição de argila fina for usada para fazer uma bola, ao menor impacto sobre ela, ela se desintegra em pedaços. Uma bola de argila de consistência oleosa, quando exposta à influência externa sobre ela, começa a estalar ao diminuir do volume inicial em 1/5. Argila normal enrolada em uma bola começa a rachar quando espremido 1/3 do diâmetro inicial. Mas a bola de argila muito oleosa racha ligeiramente quando mais da metade do volume original é perdido.

A argila é uma rocha macia terrosa que, quando a água entra nela, se torna plástica e homogênea e pode assumir qualquer forma. E quando queimado, esse material se torna tão duro quanto pedra.

Outras maneiras de testar o teor de gordura e a plasticidade da argila

Se você enrolar um flagelo de argila com alto teor de gordura, quando esticado suavemente, ele vai afinar, enquanto após uma ruptura, pontas pontiagudas se formam em seu lugar e, quando dobrado, não se formam rachaduras.

A argila normal, ao se enrolar em flagelo e se esticar, começa a se esticar gradativamente e, no momento de perder 20% de sua espessura, rompe-se abruptamente. Ao mesmo tempo, ao dobrar, o flagelo fica coberto com pequenas fissuras.

Por sua vez, se a argila fina for usada para o flagelo, ela se quebra mesmo no estágio inicial de alongamento. Além disso, se você começar a dobrar esse flagelo, ele se rachará ou se quebrará imediatamente.

Se você repetir o procedimento de apertar a bola ou esticar o flagelo várias vezes, poderá determinar a qualidade da argila com precisão suficiente, da qual dependerá a vida útil do forno. Durante o teste você precisa experimentar diferentes tipos de argila diluindo-o com areia. Só o método de seleção pode determinar corretamente a consistência da argamassa de barro para assentar a estufa.

Gostaria de frisar que, segundo os especialistas do ramo de fogões, se a argamassa para assentamento de tijolos for mais espessa, isso não afetará muito a qualidade da construção final. Se a solução, ao contrário, é supersaturada de areia, então tudo é muito mais sério. Se a solução for muito pobre, o forno colocado sobre ela simplesmente desmoronará durante a operação.

Como preparar adequadamente uma mistura de argila e serragem?

Vale dizer que existem várias formas de se utilizar argila com serragem como material de isolamento, portanto, o método de preparo da mistura pode diferir um pouco, assim como toda a tecnologia de posterior assentamento do material acabado. Se desejar, você pode usar uma mistura ainda úmida, que é despejada no teto pela lateral do sótão. No entanto, existe uma outra opção, que envolve o fabrico de painéis de argila e serradura, que são depois colocados sob a forma seca, quase da mesma forma que todos os materiais de painéis modernos destinados ao isolamento.

Em primeiro lugar, é necessário preparar todos os materiais necessários que serão necessários não só durante a preparação da mistura, mas também durante a sua utilização para isolamento. O trabalho pode precisar dos seguintes materiais e ferramentas:


Esquema de isolamento de parede e teto com serragem.

  1. Argila.
  2. Serragem.
  3. Água.
  4. Balde.
  5. Calha grande para mistura de maquiagem.
  6. Enxada.
  7. Blocos de madeira para fazer moldes para painéis.
  8. Folha de madeira compensada.

Na fabricação de uma mistura de isolamento, é muito importante observar corretamente as proporções, pois isso permitirá no futuro evitar severas fissuras na superfície acabada. Se você planeja usar uma mistura destinada à aplicação em estado úmido, 2/3 de um balde de serragem é usado para 1 balde de argila. Em primeiro lugar, é necessário preencher a argila com água para fazer um mingau grosso. É difícil dizer exatamente quanta água deve ser ingerida, pois neste caso tudo depende de quão seco o barro estava originalmente. A argila pode ficar saturada de água por um longo tempo, especialmente se ela foi originalmente seca até o estado de pedra. Se desejar, você pode acelerar o processo de saturação da argila com água mexendo-a constantemente, mas mesmo esse método não terá um efeito rápido o suficiente.

O melhor é molhar imediatamente a quantidade necessária de argila e deixá-la fermentar por vários dias até adquirir a consistência desejada. Depois de diluir a argila até o estado líquido, pode-se adicionar serragem. Argila e serragem devem ser bem misturadas até que uma mistura espessa e homogênea seja obtida. Você pode usar uma enxada de jardim para misturar argila e serragem, mas uma betoneira doméstica deve ser usada sempre que possível.

Para a preparação de placas de isolamento, argila e serragem são tomadas em proporções iguais. Nesse caso, você precisa preparar imediatamente os moldes nos quais a solução será despejada no futuro. Para fazer um molde, é necessário bater juntos a partir de barras, cuja altura deve ser de pelo menos 15 cm, uma treliça com células de pelo menos 50x50 cm. Esta treliça é então colocada sobre uma chapa de compensado, para que fique mais conveniente para derramar a solução nele. Além disso, o uso de madeira compensada permite que as placas tenham uma parede lateral plana. A solução preparada de argila e serragem é colocada em moldes e deixada para solidificar. Depois de despejar a solução nos moldes, é necessário nivelar cuidadosamente a superfície com uma espátula. Não seque os painéis de isolamento sob a luz solar direta, pois isso pode causar rachaduras graves. É necessário fazer um dossel sobre as formas ou, em casos extremos, jogar grama por cima para garantir um nível de sombreamento suficiente.

Fabricação de tijolos queimados

O processo de fabricação de tijolos cozidos é mais trabalhoso, mas perfeitamente possível.

A tecnologia é parecida com esta: aquecer, torrar e resfriar o produto. Claro, é desejável ter uma fornalha especial em que um tijolo de barro seja queimado, mas se não houver, também sairá um barril de metal com cerca de 250 litros de volume.

O fundo do barril deve ser cortado em 2 lados e instalado em um forno de metal aberto. O tijolo será colocado dentro e queimado.

Existe outra maneira mais simples.Você precisa cavar um buraco com cerca de 0,5 m de profundidade, instalar um barril nele nas pernas baixas (cerca de 20 cm). Em seguida, empilhe o tijolo cru dentro, mantendo uma pequena distância. Assim que o barril estiver cheio, cubra-o para evitar a entrada de ar frio. O tempo de disparo dependerá dos dados específicos, mas o fogo precisa ser mantido por cerca de 20 horas.

Durante o processo de secagem, a argila é sinterizada e transforma-se em cerâmica. Não deixe o processo sem supervisão - você precisa monitorar o resfriamento do tijolo. Reduza o fogo gradualmente, mas não abra o barril. Você pode abri-lo somente após cerca de 6 horas após o tijolo ter esfriado. Caso contrário, o tijolo simplesmente rachará com a queda de temperatura.

Voltar para o índice

Tecnologia de isolamento doméstico usando argila e serragem

A tecnologia de isolamento, tanto com mistura quanto com blocos prontos, é bastante simples. Depois de assentada e totalmente endurecida, a superfície do isolamento feito de argila e serragem torna-se muito dura, podendo até caminhar sobre ela sem medo de rachar. É melhor tratar a superfície a ser instalada com gesso ou argamassa de cimento antes de colocar o isolamento. A camada de base do gesso deve ter cerca de 1 cm e ser o mais uniforme possível. O isolamento é colocado em cima da base congelada.

Se for planejado colocar uma mistura úmida, então é necessário fazer uma cofragem de madeira para que a mistura seja despejada em caixas, cuja largura deve ser de cerca de 1 m. As caixas evitarão que a mistura se espalhe e permitirão que a mistura seja formada uma camada de isolamento mais confiável. Se as vigas estiverem próximas, podem ser utilizadas como cofragem.

Em seguida, uma espessa mistura de argila misturada com serragem é despejada. É necessário preencher o isolamento progressivamente, caixa a caixa, ao longo do caminho nivelando a superfície de cada novo fragmento. Após o vazamento total da mistura de argila e serragem, é necessário deixar a superfície endurecer. A espessura da camada de isolamento deve ser de no mínimo 15 cm, durante a secagem podem surgir pequenas fissuras que devem ser esfregadas com uma solução de argila. Este método de arranjar o isolamento térmico é considerado aceitável na fase de construção de uma casa, uma vez que está bastante sujo.

Se a construção já foi concluída, é melhor usar argila pronta e placas de resíduos de madeira para reduzir o risco de contaminação das superfícies circundantes. Para equipar a camada de isolamento, basta colocar as placas sobre a superfície tratada para que se encaixem confortavelmente uma na outra. As juntas das placas devem ser cuidadosamente processadas com uma solução de argila para evitar a perda de calor por microfissuras.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores