Gesso isolante isolante de calor: como isolar uma casa


O que é?

Gesso quente - vantagens e desvantagens

Por falar em reboco, falamos da complexidade da sua execução e da necessidade de atrair artesãos experientes. No entanto, o problema é que o gesso de cimento comum não resolve os problemas de isolamento de paredes.

Para criar uma camada isolante adicional, gesso isolante térmico é usado para paredes externas e internas. O material possui alta eficiência energética e seu custo é bastante aceitável.

Preparação da mistura

A mistura adquirida na loja deve ser diluída com água de acordo com as instruções. Não é recomendável usar toda a composição de uma só vez, pois neste caso não será possível obter a consistência correta. É necessário misturar bem a massa, deixe por 4 minutos. Durante esse tempo, ele "amadurecerá". Artesãos experientes preparam o gesso quente da seguinte maneira: pegam 4 kg de vermiculita e misturam com 1 kg de pó de cimento. A solução deve ser espessa. Após o cozimento, é mantido por 15 minutos.

Em que consiste?

Normalmente, o gesso é uma mistura de areia e cimento, o que cria um revestimento com densidade de até 1.800 kg por metro cúbico e condutividade térmica de 1,2 W / mS.

Os rebocos de isolamento térmico são feitos de cimento e cargas, que criam bolhas de ar no revestimento monolítico, o que reduz a densidade e a capacidade de transmitir calor. Vários materiais podem ser usados ​​como enchimento:

  • perlite. É formado quando a lava vulcânica que se solidifica na superfície da terra entra em contato com a umidade. No processo de hidratação, formam-se núcleos arredondados, chamados de pérolas. Uma característica distintiva é a alta porosidade, a capacidade de absorver água em grandes quantidades, dez vezes o seu próprio peso. No preparo da mistura de gesso, via de regra, utiliza-se perlita expandida - pequenos grânulos de tonalidade acinzentada ou branca;
  • vermiculita. Um representante do grupo de minerais, externamente parecendo escamas de pequeno porte de uma cor marrom-dourada. Incha com o aquecimento, enche-se de ar. Nessa forma, é utilizado em diversas indústrias, incluindo construção civil, na preparação de argamassas leves de concreto e composições de gesso quente;
  • pequenas lascas de argila expandida. Para a produção, são usados ​​graus especiais de argila de baixo ponto de fusão. Os grânulos são pequenos, não excedem cinco milímetros e muitas vezes são comparados à areia. O enchimento é leve, arejado, com condutividade térmica mínima;
  • serragem. Os resíduos obtidos com o processamento da madeira também são utilizados como enchimento. Com a ajuda deles, a argamassa de gesso fica com porosidade, enquanto a estrutura da massa e sua homogeneidade são totalmente preservadas;
  • grânulos de espuma de poliestireno. Eles são usados ​​como um aquecedor na preparação de uma mistura de gesso. São produtos da indústria química, seus análogos de origem natural são inferiores em resistência a incêndios, influências biológicas e período de operação. Mas eles fazem um excelente trabalho com a função atribuída - eles dão porosidade à massa de gesso e reduzem sua capacidade de transmitir calor.

Gesso quente - vantagens e desvantagens

Além dos componentes principais listados, modificadores podem ser adicionados à mistura de gesso que aumentam a elasticidade, aumentam a vida útil e protegem contra rachaduras.

Os fabricantes adicionam plastificantes e repelentes de água às formulações secas; para a auto-preparação, muitos usam microfibra, detergentes e modificadores prontos.

O gesso com isolamento, aplicado nas paredes, não é inferior nas suas qualidades a um análogo da areia e do cimento. Qualquer tipo de acabamento é aplicado a ele.

Aplicação de gesso quente

O gesso quente é colocado à venda como isolamento. Mas os especialistas em construção não consideram este material como uma alternativa possível aos aquecedores para isolamento térmico de edifícios. E apenas em alguns casos seu uso é recomendado. Por quê? É necessário fazer o isolamento com uma camada de gesso termo-isolante? Como aplicar corretamente?

Qual é a diferença entre gesso quente

A resposta por que o gesso quente não pode competir com o isolamento nas tecnologias convencionais de isolamento está na superfície. Seu coeficiente de condutividade térmica é de 0,065 - 0,12 W / mK, enquanto para aquecedores convencionais é de 0,033 -0,04 W / mK. Aqueles. quase 2 vezes.

Para conseguir o efeito que se obtém com o uso de isolantes convencionais, a camada de gesso quente deve ser 2 vezes mais espessa. Se para a fachada a camada de isolamento usual é de 10 cm de poliestireno, então apenas 20 cm de gesso podem substituí-la.

Isolamento térmico de paredes irregulares

Mas tal camada é impossível - muito pesada, ameaça colapso e perigo. Com o gesso isolante, é simplesmente muito problemático até mesmo atingir os valores de resistência à transferência de calor prescritos no SNiP. Isso evita que este material seja registrado de forma confiável naqueles. documentação.

Não lucrativo

Além disso, o custo do gesso quente é 2 a 3 vezes superior ao do isolamento do mesmo volume. Como resultado, temos uma perda de 4 (!) Vezes em termos de investimentos em dinheiro em comparação com os "métodos convencionais" para economia de calor $ / W. Não há viabilidade econômica para fazer isolamento térmico direto com o material em questão.

Deve-se também ter em mente que o gesso que economiza calor não é um material de acabamento. Sua superfície, assim como o isolamento, também deve ser recoberta com uma camada de acabamento final.

Variedades

Para decidir sobre a escolha do gesso quente, é necessário examinar mais de perto sua composição e características.

O gesso torna-se economizador de calor devido à presença de grânulos, partículas de isolamento na composição. Na maioria das vezes, a mesma espuma é usada como parte de uma mistura de areia-cimento com plastificantes e aditivos de ligação.

Outra base comum para o gesso quente é a vermiculita expandida e / ou perlita.

Os gesso à base desses materiais têm propriedades semelhantes em termos de condutividade térmica, mas os gesso vermiculita se distinguem pela alta absorção de água, portanto, requerem proteção contra a entrada de água, não são usados ​​em porões, na fundação.

Existem também misturas à base de serragem e celulose. Eles têm menos custo, mas a condutividade térmica é muito maior e a gravidade específica é maior.

Para escolher o gesso quente, você deve primeiro determinar os locais onde é possível usar. Vamos olhar mais de perto. Vamos considerar em ordem as declarações publicitárias dos fabricantes sobre a finalidade do gesso quente.

A parede permanece em camada única

Isolamento de fachadas, paredes, tetos. Em primeiro lugar, as paredes são feitas de blocos de grande formato - concreto aerado ou cerâmica porosa. O aumento da espessura da alvenaria destes materiais acarreta um aumento significativo do custo, e não só das paredes, as exigências para a fundação são cada vez maiores. O gesso que economiza calor ajudará a trazer a resistência à transferência de calor de uma parede de blocos quentes para os requisitos dos padrões.

Mais importante ainda, a parede permanecerá com uma única camada - apenas a camada de suporte dos blocos. Uma parede de camada única tem vantagens muito significativas sobre multicamadas, com uma camada de isolamento, principalmente em termos de durabilidade.

O gesso quente pode ser aplicado nas paredes como uma argamassa normal

Nivelamento de superfícies e isolamento térmico de dutos.

Na verdade, a mesma coisa - tanto os dutos quanto as paredes precisam ser isolados ao máximo.Normalmente, os dutos são isolados com uma bainha de poliestireno extrudado para o melhor efeito. Mas às vezes é necessário aquecer canos já colocados, e isso geralmente é mais fácil de fazer apenas com gesso quente.

O gesso quente pode ser aplicado em uma camada de espessura considerável e, portanto, pode ser usado para nivelar superfícies muito irregulares.

Uma camada significativa pode ser colocada onde é difícil isolar o calor - em locais de difícil acesso, cavidades fechadas ...

Características

Características típicas para gesso à base de poliestireno quente: Coeficiente de condutividade térmica - 0,7 W / mK. Grupo de inflamabilidade - G1. Gravidade específica - 200 - 350 kg / m3 Absorção de água - 70%. Custo - a partir de $ 30 / m² M.

O gesso quente pode ser colocado não apenas na parede

Por que você pode usar gesso isolante

O gesso quente deve ser aplicado de acordo com as recomendações do fabricante. Mas isso não significa que a melhor solução será obtida em termos de isolamento.

Um especialista deve tomar uma decisão sobre o isolamento da parede (isolamento adicional) com gesso quente, ou tal decisão deve estar na documentação do projeto.

Além disso, o gesso quente pode ser adequado para vedar quaisquer fissuras, locais de difícil acesso, juntas de estruturas, onde a "adaptação" do isolamento é mais problemática e um ajuste confortável não funciona.

O gesso quente pode ser aplicado à máquina

Na parede de ambos os lados - isolamento adicional pesado

A possibilidade de aplicação de gesso quente de ambos os lados - por fora e por dentro - também pode ser considerada. Neste caso, pode-se obter um efeito isolante muito significativo, por exemplo, numa parede de cerâmica porosa. Por dentro, recomenda-se o uso de gesso sem poliestireno expandido, cujo respeito ao meio ambiente é questionável.

Para um material como o gesso quente, com seu custo significativo, também existem locais de aplicação onde será ideal e conveniente. Em primeiro lugar, trata-se de um aumento da resistência à transferência de calor de estruturas de fechamento feitas de materiais pesados ​​e leves, mantendo uma única camada. Mais sobre paredes quentes de camada única feitas de blocos de cerâmica Além disso, o isolamento com gesso aquecido economiza calor, onde parece que a perda de calor é inevitável ...

Vídeo - processo de inscrição

Como o gesso quente é aplicado pode ser visto no filme

Fabricantes líderes

Esse gesso isolante foi produzido recentemente, mas os fabricantes já começaram a competir. Hoje, as seguintes marcas são especialmente populares:

  • misture "Umka". Um material conceituado, excelente para paredes interiores. A base é composta por bolas de silício granulares. A composição se distingue por uma boa barreira de vapor, resiste à umidade, protege contra sons estranhos e retém o calor perfeitamente. O enchimento não cheira, não faz mal ao corpo humano. Os grânulos adicionam força extra à superfície. Após a aplicação de tal composição, não há necessidade de aplicação de primer ou reforço de parede.
  • "Bear" ou "Warmix". Alguns confundem esses materiais de construção, embora os produza em estado bruto, representado por uma mistura seca, imediatamente antes do uso, diluída em água nas proporções certas. A massa pronta a usar é caracterizada por uma elevada aderência a várias superfícies, o que permite não recobrir as paredes com primários. Este material de construção cria uma boa barreira de vapor e proteção contra ruídos externos, é usado para trabalhos de acabamento em exteriores.
  • Knauf. Um produto universal aprovado para uso em qualquer superfície. Até mesmo pisos de concreto são rebocados e isolados com essa mistura. A composição pode ser aplicada manualmente ou por mecanismos de máquina para economizar tempo de trabalho.

conclusões

Embora alguma ilusão esteja associada ao gesso isolante - supostamente é um excelente isolante de som e ruído, o que é amplamente falso, seu uso é um passo significativo na "arte" de isolar as fachadas externas dos edifícios e as paredes internas. Lembre-se desta oportunidade de economizar calor em sua casa e convide profissionais de verdade para fazer o trabalho.


Observando todas as tecnologias, sem esquecer o acabamento e a necessidade de preservar ou criar a aparência da parede, o resultado é simplesmente brilhante. Isso não pode ser alcançado com isopor

Visualizações

Gesso quente - vantagens e desvantagens

Do ponto de vista técnico, a composição do gesso apresenta as propriedades desejadas pelo facto de se basear em materiais isolantes.

De acordo com a composição da mistura, são divididos em três tipos:

  • massa de gesso à base de vermiculita. O aditivo é produzido a partir de rocha tratada termicamente de origem montanhosa. A vermiculita expandida tem propriedades anti-sépticas, protege as paredes de formações fúngicas. O mineral é leve, é derramado em composições secas prontas;
  • mistura com grânulos de poliestireno expandido. Excelente material para armazenamento de energia térmica. A composição contém cimento e cal, componentes de enchimento e aditivos especiais. Adequado para todas as superfícies;
  • gesso de serragem. Não resiste aos efeitos de um ambiente húmido, pelo que não é utilizado para decoração de exteriores. Ao isolar as paredes internas com esta composição, observe que durante a solidificação, você deve ventilar constantemente o ambiente. Este tipo de gesso é aplicado em madeira e alvenaria e endurece em duas semanas.

Separadamente, deve-se falar sobre a composição do gesso isolante de calor Knauf Grünband. Esta linha de produtos é conhecida por muitos, representa as formulações mais populares.

As frações da mistura não ultrapassam um milímetro e meio de diâmetro, a aplicação é possível manualmente e com recurso a equipamentos elétricos.

Essa mistura é usada para acabamento de fachadas, porões e outras salas com alto teor de umidade. Além disso, com a ajuda do gesso, a superfície da fachada é reforçada, as paredes recebem proteção adicional contra danos mecânicos, a formação de fissuras é totalmente excluída. A estrutura da argamassa de gesso é tal que pode ser utilizada para acabamentos decorativos.

Dignidade

  • velocidade do processo;
  • não há necessidade de usar malha de reforço;
  • nenhum alinhamento de parede necessário;
  • não há necessidade de usar pontes adicionais;
  • depois de terminar, nenhuma criatura viva, incluindo roedores, será capaz de se instalar nas paredes.

Mas, como todos os materiais, este tipo de decoração de fachada de edifício tem suas desvantagens. Alguém atrai fortemente a atenção para eles, enquanto outros não.

  1. É melhor aplicar uma camada decorativa adicional.
  2. A camada de isolamento é espessa o suficiente.

Existem vários tipos de gesso, tudo depende das superfícies em que pretende aplicá-lo. Portanto, para paredes feitas de blocos de cerâmica, você pode usar os seguintes tipos de gesso:

  1. Decoração de fachada em alvenaria tradicional.
  2. Simples - talvez o método de processamento mais simples e barato.
  3. Fachadas ventiladas são um método relativamente novo para o acabamento de fachadas de blocos de cerâmica.
  4. Isolamento - uma camada isolante é usada aqui, que pode ser fixada na parede. Uma camada adicional de gesso é aplicada por cima.

Será interessante descobrir no artigo que tipo de gesso pode e deve ser usado para pinoplexos na decoração de uma casa ou quarto.

No vídeo, gesso quente para uso externo:

Quais propriedades esses ou aqueles preenchimentos, que fazem parte do gesso quente, exibem?

  1. A serragem de madeira é o tipo de enchimento mais simples e mais barato. E com tudo isso, o material menos eficaz. O reboco de serragem pode ser preparado mesmo em casa.

    serragem de madeira

  2. Poliestireno expandido - também pertence à classe de materiais baratos, mas tem uma desvantagem bastante significativa. Este material é inflamável. Esse preenchimento é usado com muito menos frequência do que todos os outros tipos.

    poliestireno expandido

  3. A perlita também é produzida por vidro vulcânico. Obsidiana incha sob a ação de uma alta temperatura de 110 graus, resultando em bolhas. Uma desvantagem significativa é a capacidade de absorver umidade. O gesso, que contém esse enchimento, precisa de uma camada protetora.

    perlite

  4. O vidro de espuma é areia de quartzo, que também é espumada. As bolhas de vidro não são inflamáveis ​​e são à prova d'água. Como resultado, é o enchimento perfeito. Para trabalhos de fachada, este tipo de gesso será a melhor opção.

    vidro de espuma

Na hora de escolher um ou outro tipo de gesso, é preciso estar atento não só ao preço, mas também à composição. Depois de comprar gesso barato, você pode se condenar à compra de materiais adicionais de acompanhamento, o que só aumentará o custo total do isolamento da fachada do edifício.

Leia também como fazer gesso texturizado com gesso comum.

Vantagens e desvantagens

As principais vantagens são:

  • resistência ao desgaste, sem alterações de deformação;
  • indicador de alta resistência;
  • a ausência de componentes na matéria-prima que representem perigo para a saúde humana;
  • resistência a condições de temperatura negativa;
  • qualidades de alta adesão;
  • a capacidade de uso em qualquer tipo de superfície;
  • o reforço não é necessário na maioria dos casos.

Infelizmente, também existem aspectos negativos:

  • a capacidade de isolamento térmico de tal composição é muito menor do que os materiais de isolamento clássicos. Para obter um indicador semelhante, será necessário dispor uma camada de gesso uma vez e meia a duas vezes mais espessa que a camada isolante de calor usual;
  • a mistura raramente é usada como acabamento. Após a secagem, requer processamento final com materiais mais adequados em sua composição do que outros.

Uma mistura de gesso quente para decoração de interiores não é ideal. Como outros bens, ele difere em suas propriedades positivas e negativas.

Descrição

gesso quente para fachada

Quais são os ingredientes do gesso quente?

  1. Um filler é uma substância que ajuda a aumentar a permeabilidade ao vapor de toda a camada de gesso.
  2. Um plastificante é um componente que confere boa elasticidade ao gesso.
  3. Repelente à água - permite que o gesso seja resistente à umidade.
  4. O cimento Portland branco ou uma mistura de cal e gesso é usado como aglutinante.

Há também gesso estrutural para trabalhos de interiores, cujos detalhes podem ser encontrados aqui no artigo.

No vídeo, gesso quente para a fachada:

Quais são as vantagens do gesso quente? Além do fato de que exibe altas propriedades de isolamento térmico, também tem uma série de outras vantagens:

  1. É leve. Ao contrário do gesso convencional, seu peso específico é em média 300 kg / m3 após o processo de presa.
  2. A camada permanece sólida. Mesmo que haja impacto de fatores externos, como vento, água, ar seco, não aparecerão rachaduras, a camada superior não cairá e outros fenômenos semelhantes não ocorrerão.
  3. Boas propriedades de adesão. Isso o torna adequado para todos os tipos de substratos. Se a espessura da camada for superior a 5 cm, será necessário usar um primer e reforço de fibra de vidro.
  4. Acessível à restauração. Se ocorrer algum dano mecânico, eles podem ser facilmente reparados. Neste caso, não é necessário remover completamente toda a camada de gesso.
  5. Conveniente de usar. Para gesso quente, você não precisa comprar muitas ferramentas. Você só precisa ter uma espátula, ralador e espátula.
  6. Segurança.Esta propriedade indica que ele é feito de materiais ecológicos. Portanto, seu uso não é limitado no processamento de fachadas. Ele também é usado para trabalhar dentro de casa.
  7. Acabamento de acabamento. Esse gesso é usado como última camada de acabamento. Se você adicionar um agente de coloração permeável ao vapor à composição, poderá obter a cor desejada.

Saiba mais sobre gesso decorativo para decoração de paredes de interiores aqui.

No vídeo - gesso quente para uso externo:

Como fazer a mistura sozinho

Gesso quente - vantagens e desvantagens

Você pode preparar um gesso para isolamento com as próprias mãos adquirindo todos os materiais necessários para isso no mercado de construção. Então, precisamos de cimento, um material com estrutura porosa, plastificantes.

A porosidade dos componentes permite que a mistura de gesso desempenhe funções de isolamento, confere-lhe propriedades permeáveis ​​ao vapor, conferindo às paredes a capacidade de "respirar". O mofo não se forma nesses materiais, porque não há uma fonte principal para isso - umidade.

O uso de plastificantes para a base de cimento confere à mistura uma boa plasticidade e garante a adesão às bases de suporte.

Por esse motivo, os compostos de gesso termoisolantes diferem em características que permitem sua aplicação em superfícies de concreto, madeira, tijolo e até cerâmica.

Tecnologicamente, o processo de preparação de uma mistura de gesso é assim:

  • uma parte do cimento grau M500 é retirada;
  • quatro partes de grãos de perlita ou vermiculita são derramadas;
  • a água é derramada de forma que a mistura adquira uma consistência semelhante a creme de leite;
  • plastificantes são tomados a uma taxa de 50 g para cada balde de cimento.

Os plastificantes são diluídos em água, o cimento é bem misturado com os grânulos. A água é despejada na mistura seca, a mistura é realizada até a plasticidade necessária. A solução repousa por quinze minutos, após os quais está completamente pronta para uso.

A mistura de gesso "faça você mesmo" vai custar muito menos.

iwarm-pt.techinfus.com

Aquecimento

Caldeiras

Radiadores